Em Brumado, a Embasa tem feito um amplo trabalho de investigação para identificar pontos de fraude e roubo de água ao longo do caminho da adutora de Cristalândia. Até o momento, já foram identificados 11 pontos de fraude, o que representa 12% do que é captado da Barragem de Cristalândia, ou seja, 63 mil litros de água por hora. Ao site Achei Sudoeste, Manoel Matheus, gerente da unidade regional da Embasa, justificou que as falhas de abastecimento reivindicadas pela população na sede do município se devem a esses furtos de água. “Não tenho a menor dúvida disso. Se você tem recorrentemente uma perda do que você deveria estar entregando ao longo de dias há uma defasagem no abastecimento”, afirmou. Segundo o diretor, o pico de reclamações em Brumado ocorreu entre os dias 5 e 10 de outubro, quando se iniciou o trabalho de apuração da Embasa. Após a reversão dos pontos de fraude, a empresa detectou uma queda significativamente no número de reclamações. “Desde então, a evolução vem sendo gradativa e as reclamações vem caindo. Se as reclamações caem é natural que estamos tendo uma melhoria na oferta”, destacou Matheus.