Vaqueiros das cidades de Guajeru, Malhada de Pedras e Rio do Antônio iniciaram na madrugada desta sexta-feira (16) uma cavalgada em romaria ao Coração de Jesus, na Gruta da Mangabeira, em Ituaçu, no sudoeste baiano. A companhia se encontrou no Bairro Esconso, em Brumado, e escoltada pela polícia militar desfilou pelas principais ruas do centro comercial, parando no Bairro Apertado do Morro para o café da manhã. Após o descanso rápido, o grupo deslocou-se até a comunidade de Umburanas, onde vai pernoitar em uma fazenda particular.
Na manhã do sábado (17), o grupo segue viagem. A previsão é de que a cavalgada chegue ao destino final no período da tarde. Já na manhã do domingo (18), a companhia assistirá a missa do vaqueiro na Gruta da Mangabeira. A romaria foi iniciada pelo saudoso vereador da cidade de Malhada de Pedras, Zé de Leobino, um dos fundadores da Associação do Vaqueiro no município. A sua filha, atual madrinha da companhia e também vereadora, Maria de Lurdes, a Lurdinha (PT), vem mantendo a tradição da cavalgada há sete anos.
“Posso dizer que essa é a cavalgada da união entre os vaqueiros de Malhada de Pedras, Guajeru e Rio do Antônio. Estamos mantendo viva uma tradição iniciada por meu pai e que vem ganhando novos adeptos a cada ano. É mais que um grupo de vaqueiros, é uma família que vive sua devoção em harmonia”, explicou Lurdinha ao site Brumado Notícias. Coordenador da Associação dos Vaqueiros de Malhada de Pedras e região, Irênio Nascimento adiantou que a companhia também participará da vaquejada em Lagoa Real e do aniversário de Malhada de Pedras no mês de julho.
Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias