Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
16/Mar/2022 - 14h30

Um professor do interior para governar a Bahia, por Luiz Frederico Rêgo

Um professor do interior para governar a Bahia, por Luiz Frederico Rêgo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira, 11 de março, a Executiva Estadual do PT se reuniu para referendar o nome do companheiro Jerônimo Rodrigues como candidato a governador do Estado da Bahia. Dias antes, o Senador Jaques Wagner, até pouco tempo o provável nome para a disputa do Palácio de Ondina, confirmou sua desistência, mas apontou para a militância petista que ao menos 3 quadros do Partido estavam sendo considerados para tão importante missão. Após sucessivas rodadas de conversas, as instâncias partidárias foram unanimes em consagrar o atual Secretário de Educação da Bahia como candidato, numa demonstração da força e qualidade dos quadros do partido e de seu potencial de renovação. O nome que todos querem conhecer melhor agora, tive a oportunidade de conhecer no início do ano de 2014. Jerônimo é um dos melhores quadros do PT da Bahia. Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 1991, formado em Cruz das Almas, tem Mestrado em Agronomia pela mesma instituição, com trabalho sobre o Desenvolvimento da Agricultura Familiar no Semiárido baiano. É Especialista em Desenvolvimento Territorial Sustentável pela Universidade Federal de Campina Grande. Desde 1995 é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), ministrando aulas nos cursos de Ciências Econômicas, Direito, Administração, Ciências Contábeis e Geografia. No curso de Pós-Graduação trabalha com disciplinas como Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade e em sua extensa produção bibliográfica concentra-se em temas como desenvolvimento, semiárido, educação ambiental, sustentabilidade e participação social, sobre os quais tem livros publicados, escreveu capítulos de outros dois livros e publicou diversos artigos em revistas científicas.

Na gestão pública, Jerônimo Rodrigues foi Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretário Nacional do Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), Secretário Executivo do Programa Proterritórios/Cumbre Ibero Americana e Assessor Especial do Ministro do Desenvolvimento Agrário. Em 2014, ano em que o conheci, Jerônimo foi o Coordenador do Programa de Governo Participativo (PGP) do Partido dos Trabalhadores com a pré-candidatura de Rui Costa, percorrendo todos os territórios baianos.

No dia 25 de maio de 2014, na AABB de Brumado, o resultado do Grupo de Trabalho do PGP dos Territórios do Sertão Produtivo e da Bacia do Paramirim foi apresentado ao público que estava diante dos pré-candidatos ao governo Rui Costa, a vice-governador João Leão e a Senador, Otto Alencar. Nos ajustes finais do texto a ser apresentado, Jerônimo Rodrigues me convocou para auxiliá-lo, o que não seria necessário, mas demonstrava assim sua generosidade e sua vocação natural de professor.

Nos encontramos ao longo do ano em várias atividades das campanhas políticas e, consagrada a vitória de Rui Costa e toda a chapa majoritária, nos encontramos pela última vez naquele ano no dia 15 de dezembro no Auditório Iemanjá do antigo Centro de Convenções de Salvador, quando o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia realizou a cerimônia de diplomação dos eleitos. Naquela ocasião, tive a oportunidade de ouvir em primeira mão que Jerônimo seria o ocupante da cadeira de comando da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR) a partir do dia 1º de janeiro de 2015. Encerrada a cerimônia de diplomação fomos todos, os companheiros mais próximos de Jerônimo, comemorar, ainda que rapidamente, a boa notícia.

Jerônimo fez um belíssimo trabalho como Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural da Bahia, entre os anos de 2015 e 2019. Em todo canto da Bahia, em todo os territórios, nas zonas rurais dos municípios mais distantes, existe a marca do seu trabalho. A Agricultura Familiar na Bahia teve um desenvolvimento e uma atenção nunca vistas antes. Quem lida com a Agricultura Familiar sabe, que existe o antes e o depois da passagem de Jerônimo Rodrigues na SDR, um verdadeiro divisor de águas no tocante às políticas públicas de assistência técnica e extensão rural, bem como do fortalecimento do trabalho dos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAFs) e dos Serviços Municipais de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAFs).

Por seu perfil trabalhador, e apresentando um desempenho extraordinário no comando da SDR, na 2ª gestão do Governador Rui Costa, Jerônimo foi convocado para uma missão das mais desafiantes: assumir a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, que está à frente desde fevereiro de 2019. Nestes quase 3 anos e 2 meses no cargo, mesmo com mais de 2 anos de pandemia – e a Educação foi uma das áreas mais afetadas por conta das necessárias políticas de isolamento e distanciamento social – Jerônimo comandou uma pasta que realizou inúmeras reformas e construções de escolas pelo Estado, implementando também, por conta da Covid-19, o maior programa de transferência de renda em curso no Brasil: o Bolsa Presença.

Em Brumado, a marca do trabalho de Jerônimo, que em várias oportunidades já esteve no município, desde a época de Secretário de Desenvolvimento Rural, pode ser vista nas centenas de cisternas de captação de água, nas políticas de assistência ao trabalhador rural, nas milhares de declarações de aptidão ao PRONAF, enfim, em muitos serviços de assistência aos agricultores familiares, que reconhecem a qualidade e importância destas políticas públicas. Também na área da Educação, escolas estaduais do município tiveram melhorias de estruturas, com reformas e ampliações e, na última visita do Governador Rui Costa ao município, acompanhado de Jerônimo, em julho do ano passado, foi lançada a licitação para a construção de uma nova unidade escolar de 12 salas, com auditório, refeitório e implantação de complexo poliesportivo com piscina semiolímpica, campo society e pista de atletismo, além da entrega de 10 ônibus escolares para Brumado e região.

Nos próximos meses, Jerônimo vai voltar a pisar o chão de cada cidade da Bahia, voltar a percorrer o interior que ele tanto conhece e, aos que ainda não o conhecem, será dada a oportunidade de conhecer melhor este professor, nascido no interior da Bahia, filho de Aiquara, criado em Jequié, formado em Cruz das Almas, professor em Feira de Santana, gestor público em Salvador, e que desde menino se banhou nas águas serenas do Rio de Contas. A Bahia vai conhecer muito bem um ser humano que tem profunda relação com o seu povo, que carrega em si os sonhos, desejos e esperanças de homens e mulheres de todas as classes, credos e etnias. Um filho do interior que conhece a Bahia, que venceu na vida e se destacou, chegando aonde chegou por sua inteligência, dedicação e estudo, e sabe a importância transformadora da Educação. Foi por mérito, por persistência, com muita luta, que Jerônimo construiu sua trajetória, e não ter a sorte desde o berço, de ter nascido numa família tradicional da política ou por ter o sobrenome das velhas oligarquias, sempre presentes nas estruturas de poder. Ao contrário, é filho da classe trabalhadora, tem das profissões a mais nobre, e é por isso que eu vou votar no professor, pois quem vota no professor – como fiz em 2018 – não se arrepende do voto que deu. Sucesso, Jerônimo!

Luiz Frederico Rêgo, ex-presidente do PT de Brumado.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Rogenildo Figueredo
O melhor nome que o PT tem no momento, é a renovação com compromisso. Grande Jerônimo.. esse ano vamos de professor Jerônimo.

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo