Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
25/Mai/2021 - 15h30

Secretários de Guanambi e Conquista falam de impactos e cancelamento do São João: 'Não há clima'

Secretários de Guanambi e Conquista falam de impactos e cancelamento do São João: 'Não há clima' Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Os festejos de São João foram cancelados nas cidades de Vitória da Conquista e Guanambi, ambas no sudoeste da Bahia, devido a pandemia da Covid-19. Em Vitória da Conquista, o cancelamento ocorreu antes mesmo do governo estadual proibir qualquer festejo junino na Bahia. Por causa do cancelamento, a prefeitura de Vitória da Conquista estima um prejuízo de R$ 30 milhões. De acordo com o G1, Junho era um dos meses do ano, na cidade, onde comércio, hotéis, bares e restaurantes ficavam aquecidos por causa das festas de São João. “A gente entende que não há condição de fazer festa até que a vacina chegue de uma forma mais ampla para todo o país e, no momento, não há condição de se fazer festa alguma. Embora seja frustrante economicamente, é bastante triste a gente não poder fazer a festa, mas significativa para o nordestino, que é o São João”, diz Marcos Ferreira, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Vitória da Conquista.

Secretários de Guanambi e Conquista falam de impactos e cancelamento do São João: 'Não há clima' Foto: Reprodução/TV Sudoeste

A cidade de Guanambi abriga um dos maiores e mais tradicionais festejos juninos de toda a Bahia: O São João do Gurutuba. O evento não será realizado pelo segundo ano consecutivo, por causa da pandemia da Covid-19. Antes da pandemia, a festa era iniciada um dia após o encerramento da Trezena de Santo Antônio, sempre em 13 de junho. No dia 14 de junho, o São João do Gurutuba era iniciado. A marca da festa é a valorização do talento dos artistas locais, como pessoas e grupos de destaque regional, estadual e nomes do cancioneiro nacional. “Guanambi, que tem como padroeiro o Santo Antônio, o trezenário vai de 1º a 13 de junho e nessa data, já iniciaria o São João do Gurutuba, que se estendia por mais de uma semana”, relembra Victor Oliveira, Secretário de Cultura de Guanambi.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo