Policiais civis que estavam de plantão na delegacia de Brumado conseguiram impedir uma fuga em massa na madrugada deste domingo (02). Dois delegados, seis investigadores da polícia e um carcereiro ouviram um barulho estranho no pátio externo, ao lado da custódia, e, ao verificarem do que se tratava, encontraram um preso no pátio e outro dentro de um buraco escavado no chão. O preso que estava no pátio chegou à custódia na madrugada do último sábado (1º), após ser flagrado por câmaras do circuito de vigilância do carnaval vendendo drogas.
Os delegados solicitaram apoio da polícia militar, que enviou guarnições para o local. Uma guarnição da Cipe/Sudoeste Caesg também ajudou a conter a fuga. Na custódia, a polícia encontrou todos os cadeados das celas quebrados, e uma grande quantidade de terra em cima dos colchões na cela por onde os detentos realizaram a escavação. A polícia também encontrou uma broca manual e uma ferramenta em forma de cruz, que foram utilizadas para cavar o buraco.
Segundo informou o delegado plantonista Arilano Botelho ao site Brumado Notícias, os presos fizeram um buraco em forma de ‘U’ de mais de dois metros de profundidade, e ainda tiveram de quebrar parte da calçada de concreto, o que provocou o barulho que chamou a atenção dos policiais de plantão. A polícia técnica esteve na cadeia realizando a perícia. A cela com o buraco foi interditada e os 37 presos ficaram alojados nas três celas restantes. Do lado de fora, a polícia improvisou uma barreira com uma cela antiga e duas motocicletas. A última fuga registrada na cadeia ocorreu no dia 11 de dezembro de 2012. Na ocasião, 14 presos conseguiram escapar e deixaram um bilhete mandando reforçar a segurança no local.