Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
17/Dez/2019 - 16h00

Profissionais do Nasf buscam apoio do legislativo para continuarem suas atividades em Brumado

Profissionais do Nasf buscam apoio do legislativo para continuarem suas atividades em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No dia 12 de novembro, o Ministério da Saúde publicou a portaria nº 2.979, que altera o financiamento do SUS e pode causar a extinção do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) em muitos municípios. Em Brumado, profissionais do Nasf estiveram no legislativo em busca de apoio dos parlamentares para que o núcleo continue suas atividades na cidade. Isso porque, embora o governo federal tenha publicado a referida portaria, ainda mantém o envio da verba correspondente ao custeio do programa, concedendo ao prefeito autonomia para decidir quanto à manutenção das equipes multiprofissionais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Olindina dos Santos disse que o programa fará muita falta, visto que ela deixará de ser assistida na parte de fisioterapia. Já Joaquim dos Santos contou que a esposa participa do grupo do Nasf e que, se realmente o mesmo for extinto, vai prejudicar muita gente no município. Também assistida pelo Nasf, Maria das Graças relatou que é atendida pela equipe de multiprofissionais do núcleo por conta de dores na coluna e tem tido bastante resultados positivos. “Se acabar, vai acabar um pouco com a saúde da gente”, afirmou. A psicóloga do Nasf Juliana Novaes destacou a resolutividade das ações do programa no município. Para ela, a mais prejudicada caso o Nasf seja extinto será a comunidade. “Defendemos um serviço, a resolutividade, a qualidade e a integralidade das ações. Compreendemos que os profissionais especializados atuando no SUS e na Atenção Básica aumenta e qualifica a oferta desses serviços”, declarou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo