Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/Mai/2019 - 11h00

Eleições do Conselho Tutelar 2019 podem utilizar urnas eletrônicas em Brumado e Malhada de Pedras

Eleições do Conselho Tutelar 2019 podem utilizar urnas eletrônicas em Brumado e Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste ano, as eleições da mesa diretora do Conselho Tutelar de Brumado podem utilizar urnas eletrônicas em Brumado e Malhada de Pedras. Os cinco conselheiros eleitos atuarão durante um mandato de quatro anos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Chefe do Cartório Eleitoral, Ígor Araújo, destacou que o órgão tem relevância social e está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na resolução do Conanda - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e dos Adolescentes. “A Justiça Eleitoral tem uma resolução que é de 2007, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que prevê a possibilidade de inserção de urnas eletrônicas para realização de eleições comunitárias, nas quais as eleições do Conselho Tutelar se encaixam”, afirmou. Segundo Araújo, o Conselho Tutelar de Brumado e também de Malhada de Pedras realizaram o pedido de cessão das urnas ao Cartório Eleitoral e o órgão está fazendo o estudo de viabilidade técnica para atender o mesmo. “As urnas eletrônicas fazem parte do patrimônio do Tribunal Regional Eleitoral, inclusive Brumado é um polo de urnas. Porém, nem sempre fica claro para a população que realizar eleições demanda um custo e é um custo relativamente alto. Para as eleições do Conselho Tutelar, existe também uma demanda do ponto de vista econômico, já que seria preciso elaborar o software próprio para cadastramento dos candidatos”, explicou, acrescentando que as tratativas estão sendo realizadas.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo