Os Agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Brumado, Tanhaçu e Ibicoara participaram de uma qualificação promovida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP). Os ensinamentos, teóricos e práticos, abordaram técnicas para um melhor atendimento pré-hospitalar. A qualificação dos motoristas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos que trabalham no Samu tem o papel de preparar ainda mais estes profissionais, os capacitando para levar cada vez mais cuidado, atenção e excelência nos atendimentos prestados durante as ocorrências. Em Brumado, o Samu 192 é uma das 20 centrais de regulação geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência baiano. A central daqui regula ao total 21 municípios.
A sede do Comando de Policiamento da Região Meio Oeste (CPR- MO) foi inaugurada neste domingo (06), no município de Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela Polícia Militar da Bahia (PM-BA). De acordo com a PM-BA, esta é mais uma ação que faz parte da política de modernização das estruturas de segurança pública do estado. Na oportunidade, foram entregues seis viaturas para reforçar o policiamento da Companhia Independente de Policiamento Tático - Rondesp MO. O evento contou com a presença do governador, Jerônimo Rodrigues (PT), do secretário de segurança pública, Marcelo Werner, do comandante geral da PM-BA, coronel Paulo Coutinho, do comandante do CPR- MO, coronel Arthur Mascarenhas, do comandante do CPR-N (Juazeiro), coronel Valter Araújo, do prefeito do município, Fábio Nunes Dias (PSD) e demais autoridades.
O corretor de imóveis Cláudio Silva está em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal de Brumado após ser intoxicado com veneno em uma chácara na Lagoa do Arroz, na zona rural da cidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Cláudio esteve na propriedade na quinta-feira (03), quando aplicou o veneno Nexxor no local, não utilizou uma máscara de proteção e acabou inalando o produto. Na sexta-feira (04), ele passou mal, enquanto estava em uma igreja evangélica. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou os primeiros socorros no local. De acordo com a família, a equipe médica identificou a intoxicação em Cláudio, que de imediato foi entubado. Ele foi levado para a unidade de saúde. O Hospital Municipal não divulgou um boletim sobre o estado de saúde do paciente. Através das redes sociais, a família pede orações em prol da recuperação de Silva.
O município de Malhada de Pedras, na região sudoeste da Bahia, está próximo de receber o seu completo policial. Neste sábado (05), o site Achei Sudoeste esteve no local e pode conferir o andamento das obras que estão sendo realizadas pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A cidade vai receber uma sede do pelotão do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e da Delegacia Territorial, ligada a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). Ainda não há uma previsão para a entrega dos equipamentos de segurança pública. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) irá ao município para a inauguração, acompanhado do prefeito municipal, Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto.
Uma guarnição da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) deteve um homem com drogas na tarde deste sábado (05), na cidade de Boquira, na região sudoeste da Bahia. Segundo informou a 4ª CIPM, o flagrante foi realizado na Travessa Santa Bárbara, por volta das 13h30, durante rondas ostensivas pelo município. Os policiais militares avistaram o indivíduo em atitude suspeita a bordo de uma motocicleta. Foi dada voz de abordagem e, durante a busca pessoal, foi encontrada em um dos bolsos, 60 papelotes de substâncias análogas à cocaína. O homem foi conduzido para a Delegacia Territorial de Ibotirama para adoção de medidas cabíveis. As drogas e a motocicleta também foram apreendidas.
Fiéis católicos lotam na noite deste sábado (5) a Esplanada do Bom Jesus na tradicional romaria de Bom Jesus da Lapa, na região do Velho Chico, Oeste baiano. Neste sábado, ocorre o último dia do novenário na considerada principal romaria do município. Há outras romarias ao longo do ano. Segundo a TV Oeste, a multidão se concentra em frente ao Santuário do Bom Jesus. Neste domingo (6), ocorre o último dia da romaria que completa neste ano 332 anos. A primeira missa ocorre às 7h na Esplanada do Bom Jesus. Outras missas acontecem às 11h e às 15h. Depois a imagem do Bom Jesus será levada para a Catedral Nossa Senhora do Carmo, no bairro Amaralina. Por volta das 16h, a imagem é levada pelas ruas da cidade até o Santuário do Bom Jesus. A última celebração deve ocorrer por volta das 22h.
Um acidente entre um carro e uma moto deixou uma pessoa morta e outra ferida gravemente neste sábado (5), no KM-807 da BR-116, em Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a batida frontal foi tão forte que o motociclista morreu ainda no local. Não há detalhes sobre a outra pessoa que ficou ferida. Ainda de acordo com a PRF, havia cerração na rodovia.
A Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste prendeu um homem em flagrante, após encontrar drogas em um compartimento secreto do carro que ele conduzia, na sexta-feira (4), em Vitória da Conquista. Os PMs receberam informações pelo disque-denúncia de que um indivíduo estaria traficando drogas no bairro Jurema nos fins de semana. Ainda de acordo com os dados recebidos, ele utilizava um carro preto para o crime. Segundo a corporação, com base nas informações referentes às características do homem e do carro, buscas foram iniciadas, sendo um veículo suspeito localizado e interceptado pela guarnição e o ocupante do automóvel, abordado. Durante a vistoria no veículo, os militares encontraram um compartimento secreto embaixo do banco do carona, em cujo interior estavam 13 pinos e uma porção de cocaína, três comprimidos de LSD, dinheiro em espécie e um caderno de anotações. Ao ser indagado a respeito do material, o motorista informou que o caderno era utilizado para o controle das dívidas de pessoas com as quais ele comercializava as substâncias ilegais. O indivíduo foi preso e encaminhado, juntamente com todo o material apreendido, para o Disep, onde a ocorrência foi registrada.
A secretária de educação da cidade de Guanambi, Edésia Aparecida de Araújo, encaminhou um ofício aos diretores da rede municipal de ensino informando sobre o cancelamento do desfile cívico de 7 de setembro. No ofício, que foi recebido pelo site Achei Sudoeste, a secretária justificou a necessidade de antecipação das eleições para os cargos de diretor e vice das escolas municipais, que ocorrerão no dia 24 de agosto de 2023, em razão da condicionalidade prevista no inciso I, parágrafo 1º, artigo 14 da Lei nº 14.113/2023, bem como da Resolução nº 01, de 28 de julho de 2023, do Ministério da Educação. O atendimento da referida condicionalidade visa garantir o repasse da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo Edésia, não haveria tempo suficiente para o planejamento e execução de dois eventos de grande porte. O desfile teria, além das escolas municipais, diversos outros órgãos estaduais e federais.
O Hospital Geral de Guanambi (HGG), na região sudoeste da Bahia, realizou na quinta-feira (03) a primeira captação de múltiplos órgãos do ano. Após o diagnóstico de morte encefálica, a família tomou a decisão de doar os órgãos do ente falecido. Em seguida, o setor responsável acionou a equipe da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital e a Central Estadual de Transplantes da Bahia para que a captação ocorresse. Segundo informou a unidade ao site Achei Sudoeste, o procedimento foi conduzido pela equipe captadora da central, coordenada pelo médico Avio Brasil e sua equipe. Foram captados os rins, o fígado e as córneas do paciente. Os órgãos foram encaminhados para capital baiana via transporte aéreo para serem transplantados numa pessoa que, por ser compatível e ser a próxima na fila, já esperava para recebê-los. Para a Diretora Geral do HGG, Kelly Pozzi, a doação de órgãos é um gesto de solidariedade e amor ao próximo. Ela destacou que a realização dessa captação só foi possível devido à dedicação e compromisso da gestão e profissionais da unidade, da Central Estadual de Transplantes da Bahia e equipe captadora.
No mês passado, o atual prefeito de Riacho de Santana, na região sudoeste da Bahia, Tito Eugênio Cardoso de Castro (PP) anunciou o seu pré-candidato para a sucessão municipal em 2024. Atual vice-prefeito, o médico João Vitor Martins Laranjeira (PP) foi o preferido de Tito para a disputa municipal do próximo ano. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Eugênio teria um acordo com Martins, desde as eleições de 2020, para ser o indicado para a sucessão. Castro cumpriu o seu compromisso e confirmou o nome de Laranjeira.
O que ambos não esperavam é a resistência do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), que não quer apoiar o atual vice-prefeito de jeito nenhum. De acordo com fontes ouvidas por nossa reportagem, o médico é aliado de ACM Neto (União Brasil), candidato derrotado por Jerônimo para o governo do estado nas eleições 2020. Cardoso tem resistido e busca dialogar com Rodrigues para manter o seu indicado para a disputa. Tito está em seu sexto mandato como prefeito de Riacho de Santana.
Um homem foi preso na noite desta sexta-feira (04) na Rua Padre Sinval, no centro da cidade de Dom Basílio, na região sudoeste da Bahia, por tráfico de drogas. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) foi recebeu denúncia de perturbação do sossego devido ao som em alto volume em uma residência. No local indicado, os militares localizaram um indivíduo sentado em uma calçada. Ele foi abordado e, em sua posse, estava uma bolsa de cor vermelha contendo 19 papelotes de substância análoga a maconha, 27 trouxinhas de substância análoga a cocaína, anotações de compra e venda de material ilícito Nos bolsos da bermuda do indivíduo foi encontrada uma carteira contendo documentos pessoais, dois aparelhos celulares e a quantia em espécie de R$65. O homem e todo o material foram apresentados na Delegacia Territorial de Dom Basílio para adoção de medidas cabíveis.
Nesta sexta-feira (04), uma guarnição da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada em virtude de um acidente ocorrido na BR-030, na cidade de Caetité, na região sudoeste da Bahia. Segundo informou a 94ª CIPM, no local, o veículo Saveiro Cross, conduzido por Rafael Jesus dos Santos e a moto Honda CG Titan, conduzida por Edson dos Anjos Santos, colidiram. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O Registro de Acidente de Trânsito (RAT) foi confeccionado e as causas da colisão serão investigadas.
Um homem, de 44 anos teve o mandado de prisão cumprido pelo crime de estupro de vulnerável na sexta-feira (4), por policiais da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM) de Itapetinga, na região sudoeste da Bahia. Ele é investigado por estuprar o sobrinho, de 14 anos. O suspeito é tio do adolescente e se aproveitou da confiança familiar para praticar o crime. A titular do NEAM, delegada Deborah Soares, informou que o acusado abusava do sobrinho há 4 anos. “Através de escuta especializada com o adolescente, foi possível identificar que os abusos ocorriam, desde os seus 11 anos de idade”, inteirou. Na quarta-feira (2), a prima da vítima denunciou o crime na unidade, onde foi expedida a requisição de exame pericial para constatação do ato libidinoso. O adolescente está sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar e o preso foi encaminhado para a carceragem e segue custodiado à disposição da Justiça.
O transporte de drogas realizado por um homem que integra uma facção foi interrompido pela 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/, na quinta-feira (3). Equipes do motopatrulhamento do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) receberam uma denúncia sobre o transporte ilícito no bairro do Urbis II, em Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. Os PMs montaram bloqueios e quando abordaram um carro modelo Santana, encontraram 20 kg de maconha divididos em tabletes, um caderno com anotações do comércio de drogas e 538 reais. O motorista e os entorpecentes foram apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).
O ex-jogador da seleção brasileira Paulo Roberto Falcão foi denunciado por suspeita de importunação sexual nesta sexta-feira (4) por uma funcionária do apart hotel onde mora em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo G1, o caso foi registrado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do município. Uma recepcionista do local afirmou à polícia ter sido importunada por Falcão, que desde agosto de 2022 é coordenador esportivo do Santos FC. Com base no Boletim de Ocorrência (BO), a autoridade policial, a fim de preservar a intimidade da vítima, decidiu resumir as informações no documento. O texto diz, ainda, que como “os atos” de Falcão “não deixaram vestígios”, não será necessário exame de corpo de delito. O Santos e a defesa de Falcão não se pronunciaram.
Na quarta-feira (2), os secretários municipais de meio ambiente, planejamento, educação, saúde, assistência social e infraestrutura se reuniram com um grupo de moradores mobilizados para retirada do famoso lixão em Guanambi, na região sudoeste da Bahia. A reunião também contou com a presença de vereadores. O lixão tem causado grandes transtornos para a comunidade em geral e, especialmente, para os moradores do entorno. Diante da complexidade do problema, o debate abordou vários aspectos e as possíveis medidas imediatas. Os envolvidos chegaram à conclusão de que é necessário resolver o problema social das famílias que exploram a venda de reciclagem no local, adotar medidas de combate e prevenção às queimadas e restringir o acesso de pessoas. Posteriormente, o lixão deverá ser desativado e, através de parcerias com a iniciativa privada, construído um aterro sanitário na região. Na oportunidade, também ficou decidido sobre a importância de um amplo projeto para melhorar o nível de educação ambiental e conscientização para a coleta seletiva no município. Será formado um comitê de discussão composto por representantes do Executivo, Legislativo e moradores com a finalidade de encaminhar os trabalhos visando uma solução definitiva.
A ejaculação precoce é uma das disfunções sexuais mais prevalentes: ela acomete 1 a cada 3 brasileiros acima de 18 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). As informações são do jornal o Globo. Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro medicamento específico para o problema com indicação em bula e uso sob demanda. Essa medicação já é usada em mais de 50 países, como Itália, Reino Unido, Austrália, Argentina e Uruguai. Pessoas com ejaculação precoce normalmente chegam ao orgasmo em menos de um minuto. O tempo ejaculatório considerado normal, do momento da penetração até a ejaculação, é de três a seis minutos. A disfunção está, em muitos casos, relacionada à ansiedade. Há dois tipos de ejaculação precoce, a primária, quando o paciente sofre com isso desde o primeiro relacionamento, e a secundária, quando ele passa a apresentar uma ejaculação mais rápida como efeito colateral a algum fator ocorrido, de fundo psicológico ou físico. A dificuldade de manter uma relação sexual por mais tempo acaba trazendo prejuízos emocionais para o paciente, assim como problemas para o relacionamento. Com o princípio ativo de cloridrato de dapoxetina (com o nome comercial de Prosoy, comercializado pela Farmoquímica), o remédio deve ser tomado de uma a três horas antes da relação sexual, por isso é considerado sob demanda. Antes da chegada do novo medicamento, as únicas alternativas de tratamento para a ejaculação precoce eram com o uso ansiolíticos e antidepressivos, por conta do fundo emocional do problema. Os fármacos eram de uso contínuo e demoravam quase 1 mês para começar a surtir algum efeito. O remédio deve ser prescrito por um médico e sua venda é controlada (tarja vermelha). Ele é vendido em comprimidos em dois tipos de dosagens: de 30 e 60mg. No entanto, a bula recomenda que o paciente comece com a dose de 30mg tome, no máximo, um comprimido a cada 24 horas.
Em Guanambi, segundo o coordenador da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpinn), Clécio Magalhães, o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) representou pela prisão preventiva de Maykon Douglas Assunção Rodrigues, de 25 anos, suspeito de cometer feminicídio contra Vitória Bisão dos Santos Ferreira, de 20 anos (veja aqui). O delegado informou que já representou pela prisão preventiva do suspeito e a justiça já acatou o pedido. A jovem deu entrada no Hospital Geral de Guanambi (HGG) no dia 22 de julho com ferimentos pelo corpo após ser socorrida por familiares do suspeito. Estes alegaram que ela havia sofrido um acidente de trânsito. No entanto, a família de Vitória registrou uma ocorrência no Neam, onde relataram que ela havia sido espancada e, depois, arrastada pelo ex-companheiro em uma moto. Ambos tinham um filho de apenas oito meses. A irmã da vítima disse que os sonhos de Vitória foram interrompidos de forma monstruosa. “A sensação é de que o mundo desabou sobre nós. Nunca mais vamos poder vê-la, apenas lembrar da menina tão doce que era”, disse.
Francisco Aquilino da Silva, mais conhecido como Preto Neto, pai do prefeito de Malhada de Pedras, Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, morreu na tarde desta sexta-feira (04) aos 88 anos. Segundo informou o site Achei Sudoeste, ele estava internado no Hospital Municipal de Brumado e foi a óbito após complicados em seu estado de saúde. O sepultamento de Francisco está acontecendo na comunidade de Poço Dantas, zona rural de Malhada de Pedras. O sepultamento será neste sábado (05), às 14h, no município. A prefeitura local decretou luto oficial de três dias.
A Justiça do Trabalho condenou uma patroa a indenizar uma babá que, segundo denúncia, não recebia os direitos trabalhistas, foi acusada de furto e era obrigada a enrolar cigarros de maconha para os patrões. As informações são do G1. A mulher trabalhava numa casa no Parnamirim, bairro nobre da Zona Norte do Recife, e a decisão foi proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6). Além dos direitos trabalhistas, a mulher deve receber R$ 5 mil de indenização por danos morais. Segundo a sentença emitida pela 10ª Vara do TRT-6, a mulher era “compelida a confeccionar os cigarros de maconha que eram consumidos pelos seus patrões”, além de ser obrigada a presenciar o consumo de drogas ilícitas em festas organizadas pela patroa, Luiza Costa Diógenes Melo. O patrão, Saul José da Fonseca Filho, também chegou a ser processado, mas a babá desistiu de acusá-lo. À decisão, ainda cabe recurso. A juíza responsável pelo caso, Maria Carla Dourado de Brito Jurema, apontou que a babá “era vítima de humilhações constantes” durante o trabalho. Por causa disso, a Justiça determinou a indenização por danos morais sofridos ao longo dos anos. “[...] forçá-la a concorrer para a prática da infração penal prevista no art. 28, da [...] 'Lei de Drogas', consistem em violações gravíssimas da dignidade pessoal”, apontou a juíza. A babá entrou na Justiça contra os patrões em março de 2020, para receber as verbas rescisórias de sua demissão. Segundo a sentença, ela foi contratada em agosto de 2017 para trabalhar como babá. Em setembro de 2019, a funcionária foi demitida sem justa causa e sem ter o vínculo de emprego anotado na sua carteira de trabalho. Além das irregularidades trabalhistas, a babá foi acusada de roubo. A demissão aconteceu após uma viagem internacional de Luiza Costa. Ao retornar ao Brasil, ela sentiu falta de uma joia e acusou a babá de ter furtado durante o período que ela esteve fora. No processo, consta a informação de que o avô paterno das crianças chegou a vasculhar a bolsa da babá em busca do pertence. Mesmo sem encontrar a joia, a empregadora demitiu a babá e descontou R$ 2.400, que, segundo a patroa, seriam para ressarcimento do bem desaparecido. A babá disse à Justiça do Trabalho, também, que foi “demitida 'de forma grosseira' e sob a ameaça de que seria responsabilizada criminalmente”. Luiza Costa foi julgada à revelia, que é quando o acusado não se defende. Durante a tramitação do processo, ela chegou a ser intimada por um oficial de Justiça, mas não compareceu à audiência, nem enviou nenhuma documentação para defesa. A juíza responsável pelo caso julgou que as alegações eram compatíveis com a realidade e decretou a "pena de confissão" por causa da falta de defesa.
O deficiente visual Jenilson Marcos denunciou a falta de acessibilidade nas ruas da cidade de Livramento de Nossa Senhora, na região sudoeste da Bahia. Ele já entrou em contato com a Prefeitura Municipal, porém não obteve êxito no atendimento da demanda. O jovem relatou que o problema é gravíssimo. “Já morei em São Paulo e nunca tive esse problema tão gravíssimo como acontece aqui em Livramento, com os passeios ocupados com veículos. As autoridades não fazem nada. Será que Livramento não tem autoridades pra isso?”, questionou em entrevista a Rádio Portal FM. Nas imagens registradas por Jenilson é possível ver materiais de construção e veículos sobre as calçadas.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 3,2 kg de cocaína durante um comando de fiscalização com foco no combate à criminalidade. A ação, que foi registrada no final da tarde desta quinta-feira (03), aconteceu na BR-116, em Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, e resultou na prisão de uma pessoa. Por volta de 17h, os policiais abordaram um ônibus interestadual. No decorrer da fiscalização, a equipe localizou uma mala contendo 3 tabletes de substância análoga à cocaína no compartimento acima das poltronas. Uma mulher de 27 anos assumiu a propriedade da bagagem. Ela alegou que recebeu a mala em São Paulo (SP) de um desconhecido e receberia R$ 2.500,00 para entregá-la em Recife (PE). Diante das circunstâncias, a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil responsável para adoção das medidas cabíveis. Inicialmente, a mulher responderá pelo crime de tráfico de drogas.
Durante patrulhamento no Povoado de Muriçoca, zona rural de Macaúbas, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), avistou indivíduos em atitudes suspeitas. Ao perceberem a aproximação da viatura, eles empreenderam fuga na direção da mata. Foi realizado o acompanhamento, porém sem êxito. Após varredura no local, foram encontradas duas espingardas e uma sacola contendo espoletas, pólvora e esferas de aço, as quais, juntas, são utilizadas como munição. Diante disso, o material apreendido foi apresentado na Polícia Judiciária para a adoção das medidas legais cabíveis.
Um homem, que não teve o seu nome divulgado, foi agredido por populares, no bairro Monte Azul, na cidade de Guanambi, na região sudoeste da Bahia, na manhã desta sexta-feira (04). Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, a ocorrência do linchamento foi registrada às 11h, quando a guarnição foi solicitada para averiguar a situação de agressão física. A vítima relatou que estava no local quando foi surpreendida por vários homens munidos com pedaços de madeira. Segundo populares, a motivação da agressão se deu por conta de o homem ter sido acusado de violência sexual. Após a agressão, os suspeitos fugiram. A PM realizou rondas no intuito de encontrá-los, mas até o momento não foram identificados. A vítima foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). Não há informações sobre seu estado de saúde. O caso será investigado pela 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) de Guanambi.
Na tarde dessa quinta feira (03) a Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou a fiscalização com radares móveis na BR-030. Segundo informou a PRF ao site Achei Sudoeste, o local escolhido para a fiscalização foi o km 276 da rodovia, em Caetité, na região sudoeste da Bahia. Essa localidade está nas proximidades de uma curva com alto índice de acidentes no km 277. Nesse trecho, inclusive, foram realizadas várias matérias na imprensa chamando a atenção para a acidentalidade elevada. Nessa rodovia, os condutores não estão habituados a fiscalização com radares móveis. Com o objetivo de atuar de uma forma transparente e preventiva, a PRF informa a todos os condutores que a fiscalização com radares na BR-030 será rotineira. Os pontos serão escolhidos conforme análise de inteligência artificial da PRF, que indica, baseado no histórico, uma maior probabilidade de ocorrência de acidentes graves naquele trecho.
Gabriel Paschoal Rossi, de 29 anos, foi encontrado morto em uma casa de Dourados, em Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira (3). As informações são do G1. O médico, que estava desaparecido há uma semana, foi encontrado com os pés e mãos amarrados em cima de uma cama. Gabriel desapareceu no dia 26 de julho, depois de deixar o plantão no Hospital da Cassems, em Dourados. Sem notícias, a família registrou boletim de ocorrência e começaram as buscas pela polícia. Uma mulher acionou a polícia na manhã desta quinta-feira (3) devido a um carro que estava parado na frente do portão de uma casa há uma semana, no bairro Vila Hilda, região sul da cidade. A moradora viu um jaleco dentro do veículo e desconfiada, se aproximou de uma janela da residência. A mulher não viu a vítima, mas notou moscas e cheiro forte. Segundo informações da polícia, o corpo de Gabriel foi encontrado sobre a cama em decomposição, o que indica que a morte ocorreu há vários dias. O médico estava vestido com a roupa do plantão e tinha ferimentos na cabeça, e os pés e mãos amarrados. De acordo com a polícia, a casa em que o médico foi encontrado é alugada por diária. A Perícia, Polícia Civil e Polícia Militar estão no local e o caso segue sendo investigado. Natural do Rio Grande do Sul, Gabriel se formou em março deste ano pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Cassems e no Hospital da Vida.