Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
18/Abr/2018 - 09h00

Do túnel do tempo: Zé Lôbo, primeiro locutor esportivo de rádio de Brumado

Do túnel do tempo: Zé Lôbo, primeiro locutor esportivo de rádio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nossa vigem no Túnel do Tempo, o site Achei Sudoeste conta um pouco da história de José Lôbo Souza, o popular Zé Lôbo, primeiro locutor esportivo de rádio da cidade de Brumado. Nascido em 10 de outubro de 1939, Zé Lôbo foi pioneiro na transmissão e locução radiofônica que abriu caminho para a comunicação auditiva na capital do minério, no final da década de 1950. Lobo contou a nossa reportagem que mantinha a Rádio Perereca, uma emissora pirata que funcionava com transmissor caseiro, voltada apenas para as transmissões esportivas. Como era o único integrante da emissora, tinha a múltipla função de narrar o jogo, palpitar na arbitragem e reportar o que acontecia no campo, como a substituição dos jogadores. “Tinha que me desdobrar muito pra fazer a transmissão chegar bem aos ouvintes, era um período até de romantismo, quando as radionovelas tinham toda a audiência dos ouvintes e nossa proposta era bem diferente, apenas difundir o esporte”, relembra o ex-locutor. Zé Lôbo relatou que seu período no rádio foi curto, de 1958 até 1964, quando a TV Tupi lançou as telenovelas.

Do túnel do tempo: Zé Lôbo, primeiro locutor esportivo de rádio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Daí então passou a se proibir a difusão de rádio amadora, como era meu caso, e com isso fomos obrigado a cancelar as transmissões da Rádio Perereca”, lamentou. De seu período de locução, Zé Lôbo mantém em sua memória o registro vivo de ter narrado a participação de Mané Garrincha no então Campo dos Prazeres, em Brumado, logo após a Copa do Mundo de 1962, além de vários jogos cobrindo o time do Magnesita no Estádio Lomanto Júnior, em Vitoria da Conquista, e os duelos do time dos mineradores, com fortes agremiações do sul do estado, como o Colo-Colo de Ilhéus. Fora dos microfones, Zé Lôbo se aventurou nos gramados como ponta direita, mas, como era apenas bom da cabeça e sem samba nos pés, não teve muito sucesso e logo passou a treinador, comandando os melhores times da segunda metade da década de 1960: Portuguesa, que tinha em seu elenco os atacantes Jeová Santana, o Testemunha, e Edmundo Pereira, ex-prefeito de Brumado. Também treinou o lendário Magnesita, time com maior número de títulos em Brumado. Ao final, Lôbo deu uma canja de como se narrava os jogos nos tempos românticos do rádio. “E lá vem o ponta direita em sua elegante postura, conduzindo com maestria a esfera de couro tão disputada entre os atletas que buscam o triunfo da vitória. Com sutileza, ele transfere o balão por elevação aos seus companheiros de equipe, que de dentro do quadrante riscado buscam o tento de vencer o guarda-redes para nos fazer soltar o grito de gol...”.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo