Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/Nov/2013 - 09h00

Caculeense Rosa Maria recebe prêmio ao lado de ícones da cultura brasileira

Caculeense Rosa Maria recebe prêmio ao lado de ícones da cultura brasileira Rosinha ganha maior prêmio da cultura nacional. (Foto: Divulgação).

A caculeense Rosa Maria dos Santos Alves, também conhecida como Rosinha, recebeu a Ordem do Mérito Cultural 2013 das mãos da presidenta da República, que é a grã-mestre da Ordem, e da ministra da Cultura, a chanceler, em reconhecimento pela sua grande contribuição cultural desde a época em que era artista circense até hoje. A cerimônia da mais alta condecoração da cultura brasileira aconteceu na última terça-feira (5), data em que se comemora o Dia Nacional da Cultura, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Dentre quase 300 pessoas e grupos indicados em todo o Brasil, 37 foram escolhidas pela Ordem do Mérito Cultural, e Rosinha está entre as 37. 

Caculeense Rosa Maria recebe prêmio ao lado de ícones da cultura brasileira A caculeense é uma referência artística que está sendo reconhecida nacionalmente. (Foto: Divulgação).

Natural de Natal, Rosinha tornou-se filha de Caculé com a chegada do circo de seus pais ao município. Durante a temporada, ela se casou com o mecânico João Alves e constituiu família na localidade. Nasceu em uma barraca de circo, tornou-se artista circense e, na adolescência, foi considerada a melhor rumbeira da região. Atualmente, a caculeense faz palestras em escolas sobre suas memórias da vida do circo, participa dos Reis das Ciganas, da quadrilha junina Busca-pé, faz artesanato e é membro da Cia. Teatral Flor de Mandacaru, que tem suas filhas como coordenadoras. Rosinha é uma referência artística que está sendo reconhecida nacionalmente.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo