Passado um mês desde que foram registrados cinco homicídios, a cidade de Brumado registrou mais um assassinato na noite do último sábado (20). Josevaldo Reis do Nascimento, o Zé de Roxa, de 36 anos, foi morto com três tiros, sendo dois na cabeça e um na região do abdômen. Segundo testemunhas, o crime teria sido praticado por quatro homens, que executaram a vítima sem que esta pudesse reagir. A Cipe-Sudoeste, uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e a Polícia Civil compareceram ao local do crime e deram suporte ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no socorro ao homem, que ainda chegou com vida ao Hospital Professor Magalhães Neto, morrendo em seguida. O corpo de Zé de Roxa foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A polícia suspeita de que a ação criminosa possa ter sido um acerto de contas, tendo em vista que Josevaldo foi acusado de ter assassinado um homem no dia 18 de setembro de 2009, ficando preso até julho de 2012, quando foi absolvido por júri popular. Com esta ocorrência, Brumado registra o 11º homicídio no primeiro semestre do ano.
O Clube Social de Brumado (CSB) realizou na noite da última sexta-feira (20), à beira da piscina, mais uma edição Happy Hour do Social. O cantor Jay foi a atração do evento. (Veja Fotos).
Após inúmeros acidentes e muitas reclamações, a rampa da central de distribuição de medicamentos foi retirada e o piso de entrada do setor está sendo rebaixado. O Brumado Notícias já havia divulgado o problema, que atingia principalmente os idosos. Com o rebaixamento do piso e a retirada da rampa, o local passa a oferecer mais segurança e acessibilidade aos populares e funcionários.
Uma carreta carregada de minério se envolveu em um acidente a menos de 1 km da Magnesita, empresa de onde saíra, na rótula da BR-030, em Brumado, na noite desta sexta-feira (19). Segundo disse o condutor ao Brumado Notícias, um veículo de passeio, com placa da cidade de Ibiassucê, que vinha em sentido contrário, passou direto pela rótula e entrou na contramão. “Eu ainda tentei tirar a carreta, mas quando vi que poderia capotar na ribanceira voltei pra pista. Foi quando ocorreu a colisão”, contou o motorista da carreta. Já o motorista do veículo de passeio disse que, por falta de iluminação e sinalização no trecho, ele não percebeu que se tratava de uma rótula. Ele e o passageiro não apresentaram sinais de fraturas, mas precisaram de ajuda de aparelhos para respirar e foram encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para o Hospital Professor Magalhães Neto. No carro de passeio, havia dois ocupantes.
Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias
Valdinei Leite de Lacerda, que completaria 23 anos no próximo mês de maio, morreu na tarde da última sexta-feira (19) após tentar pular uma cerca de arame farpado. Segundo disse um tio da vítima ao Brumado Notícias, o rapaz iria manusear uma bomba d’água, cujo fio, que estava desencapado, passava por cima da cerca. Valdinei recebeu uma descarga elétrica e morreu ainda no local. O rapaz estava sozinho e os pais só o acharam no final da tarde, quando chegaram em casa. A polícia técnica foi acionada e o corpo de Valdinei foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado. A vítima morava no povoado do Sucuruiú, próximo à comunidade de Umburanas, em Brumado.
Na última quarta-feira (17), foi realizada no Fórum Dr. Duarte Moniz uma Audiência de Instrução durante a qual foram julgados dois casos de agressão contra agentes de trânsito da cidade de Brumado. As agressões aconteceram no ano de 2012 e em um dos casos, ocorrido no mês de novembro, o agente foi golpeado com um capacete por um motociclista. Nas duas ações, a justiça condenou os agressores por terem tentado contra a vida de servidores públicos no exercício da função. Ambos foram condenados a prestar serviços comunitários e a reparar os danos causados aos agentes. O diretor do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU), Alcir Xavier, comentou sobre o resultado da audiência. “A justiça nos favorece aplicando o que é determinado pela lei, pois não estamos em uma cidade sem lei”, destacou.
Em uma motocicleta, bandidos jogaram uma bomba em um veículo de um policial militar na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano, nesta quinta-feira (19). O carro estava estacionado na Rua Manoel Cotrim, no Bairro Alvorada. De acordo com a polícia local, o artefato seria de fabricação caseira. A polícia realizou diversas buscas em todo o município, mas até o momento ninguém foi preso. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, o veículo é de um policial que trabalha no 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Guanambi, no setor de inteligência. O veículo do PM ficou bastante danificado.
Os vereadores do município de Capim Grosso, no Centro-Norte Baiano, estiveram no gabinete do deputado estadual Marquinho Viana (PV), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Conduzidos pelo vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Vado Verdes Mares (PV), os parlamentares Manuel Fernando da Cruz (PSD), presidente da Câmara, Samuel Ferreira dos Santos (PMDB), Wanderley Araújo Queiroz (PSD) e Ariveltom Mota (PTB) também foram realizar reivindicações ao deputado. Os vereadores convidaram Viana para fazer uma visita ao município a fim de que junto com a comunidade possam fazer solicitações de obras e investimentos para o desenvolvimento da cidade.
Na última quinta-feira (18), o vereador Castilho Viana (PSB) se reuniu com o Major Mascarenhas na sede da CIPE-Sudoeste/Caesg, em Vitória da Conquista. Na ocasião, o parlamentar brumadense debateu com o comandante a possibilidade de manter uma base fixa de apoio da companhia na cidade. O Major explicou ao vereador que a solicitação não pode ser atendida por questões institucionais, vez que a corporação foi criada para determinadas operações e o município não está dentro desses padrões operacionais, conforme avaliado pelo comando geral. Apesar de não ter a solicitação acatada, Castilho considerou a reunião produtiva. “O Major atendeu o apelo que fiz em nome da população e se comprometeu a manter uma guarnição nos fins de semana em nosso município”, disse Viana em entrevista ao Brumado Notícias.
Na sessão da última quinta-feira (18), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) considerou parcialmente procedente a denúncia formulada contra o prefeito de Caetité, José Barreira de Alencar Filho (PSB), em função de contratações irregulares durante os exercícios financeiros de 2011 e 2012. O gestor deverá pagar multa no valor de R$ 4 mil, com recursos próprios, quantia que será devolvida ao erário municipal. No processo, as principais irregularidades identificadas foram a contratação de servidores temporários, contrariando a legítima regra do concurso público, em desacordo com a art. 37 da Constituição Federal, além do fornecimento irregular de informações ao Sistema SAPPE. O gestor ainda pode recorrer da decisão. Barreira já havia sido condenado pelo TCM pela contratação irregular de veículos sem o devido processo licitatório, com vistas a beneficiar colaboradores e financiadores de sua campanha.
O prefeito de Guanambi, Charles Fernandes (PP), cancelou a realização dos festejos juninos da cidade neste ano. A decisão foi tomada em conjunto com secretários e vereadores e após ser realizada uma pesquisa junto à comunidade. O prefeito disse que está muito preocupado com a falta de chuvas e a situação em que se encontra a maioria das comunidades rurais do município. Pensando nisso, Fernandes decidiu cancelar o São João e investir recursos em fortes ações de convivência com a seca, sobretudo no interior do município. “Sei que a festa já virou tradição, mas diante do quadro que se apresenta, tenho que eleger prioridades”, justificou. De acordo com pesquisa realizada junto à comunidade, 62% dos entrevistados respondeu que o prefeito agiu corretamente. Para o gestor, o povo entendeu a situação de emergência. Até o final do mês, obras e intervenções na zona rural do município para amenizar o sofrimento do homem do campo deverão ser anunciadas pela prefeitura.
Nos dias 16, 17 e 18 de abril, a vereadora brumadense Liu Vasconcelos (PCdoB) esteve em um evento organizado pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) debatendo diversos assuntos pertinentes ao mandato dos parlamentares brasileiros. Na pauta, a reforma política, como exercer um mandato de vereador com eficiência e como fiscalizar e denunciar os recursos da União no seu município, entre outros. O último tema contou com a presença do Ministro Augusto Nades, Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Liu Vasconcelos conversou com o presidente do órgão sobre as diversas obras paralisadas em Brumado. “Falei que o nosso município vive um caos em decorrência das diversas obras da União, em parceria com o governo municipal, que estão paralisadas desde o mandato passado e continuam na atual gestão”. Segundo a vereadora, o presidente a orientou a denunciar o caso no TCU para que se possa investigá-lo. Por fim, a parlamentar disse que voltou do evento com a sensação de dever cumprido e ainda mais conhecimentos para defender o município.
Para realização de melhorias na rede elétrica do município de Brumado, a Coelba informa que no próximo dia 22 de abril, das 14h às 17h, o serviço de energia será interrompido na Rua Anita Garibaldi, Rua Cassemiro M. Sertão, Rua Edgar F. Brito, Rua Henrique Caldeira, Travessa Isaura Caires Gama, Rua Laudilino Azevedo, Rua Laurinda Matos, Rua Manoel Leite, Rua Plínio Virgílio Meira, Rua Sabino L. de Carvalho, Rua Voltaire Meira Sertão, Travessa Isaura Caires Meira e Travessa Corina Pereira da Silva. O serviço deve ser realizado com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas para evitar acidentes. A Coelba coloca-se à disposição para esclarecimento de todas as dúvidas.
Desde a última segunda-feira (15), a Central de Marcação e Regulação está sem atendimento ao público em Brumado. O setor de informática da prefeitura informou a reportagem do Brumado Notícias que o problema ocorreu por conta de raios que atingiram os equipamentos de transmissão e deixaram o sistema fora do ar. Uma equipe de técnicos do setor está trabalhando na central de transmissão na troca dos equipamentos danificados. A expectativa é de que nesta sexta-feira (19) o sistema seja normalizado.
Na madrugada desta sexta-feira (19), Renan Correia, apontado como autor dos assaltos a vários mercados de Brumado, foi detido em sua residência, no Bairro Baraúnas. Analisando as imagens do circuito interno de segurança de alguns estabelecimentos, a polícia identificou o suspeito e a justiça expediu mandado de busca e apreensão, que foi efetuado nesta madrugada por policiais civis e militares. Não foram encontrados materiais de furto ou a arma do crime, mas como foi identificado nas imagens o rapaz terá de responder pela participação nos assaltos. A polícia agora convoca os comerciantes e populares a comparecerem à delegacia para fazerem o reconhecimento do acusado.
Por sua participação e desempenho na Olimpíada Brasileira de Física, a aluna do Centro Educacional Monteiro Lobato, Gabriele Silva Dias Moreira, do 9º ano, recebeu uma medalha de bronze. A premiação aconteceu no Instituto Federal da Bahia (Ifba), campus Vitória da Conquista, no último dia 17 de abril, durante o Concerto de Piano do IFBA. O Centro Educacional Monteiro Lobato parabeniza a aluna por essa condecoração tão significativa, comprovando a eficácia da escola na formação de alunos comprometidos e participativos.
Os sentimentos de nativismo afloraram no povo brasileiro a partir do século XVII, quando índios, brancos e negros formaram a primeira força que lutou e expulsou os invasores estrangeiros na conhecida Guerra dos Guararapes. O episódio ocorreu no dia 19 de abril de 1648 e teve como desfecho a vitória do Exército Patriota. Diante deste ato, o dia 19 de abril ficou marcado como o Dia do Exército Brasileiro. Em Brumado, o Tiro de Guerra 06/024 irá celebrar a data a partir das 19h de sexta-feira (19), na sede da companhia. Dentro da programação está a diplomação do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos como colaborador emérito e a posse do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) como presidente da delegacia militar.
Na tarde desta quinta-feira (18), o diretor da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Léo Teixeira, registrou imagens da Barragem de Cristalândia e encaminhou a reportagem do Brumado Notícias no intuito de compartilhá-las com a população de Brumado. Através das fotos, é possível ver que a barragem transbordou, mostrando o grande potencial hídrico que o Rio das Contas representa para o município e região. “A felicidade é tanta que gostaria de compartilhar com a população Brumadense a chegada de água na Barragem de Cristalândia”, disse Léo. A Barragem de Cristalândia abastece Brumado e logo mais abastecerá também o município de Malhada de Pedras.
Fotos: Léo Teixeira/Brumado Notícias
Técnicos do setor de Infraestrutura da prefeitura de Brumado realizaram nesta quinta-feira (18) a medição da Praça Coronel Zeca Leite com o intuito de se fazer um mapeamento do local. As medidas devem ser utilizadas para elaboração de projetos que serão apresentados na próxima quarta-feira (24) ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). Em entrevista ao Brumado Notícias, o secretário de Infraestrutura, André Cardoso, esclareceu que haverá algumas mudanças na arquitetura da praça, especialmente em pontos estratégicos e que necessitam de uma reforma urgente, como banheiros, iluminação e fonte luminosa. Ainda segundo o secretário, após um projeto ser aprovado com o respectivo levantamento orçamentário, será aberta licitação para execução da obra. Esta deve ser iniciada no prazo de trinta dias.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciou na última quinta-feira (11) a implantação do sistema de abastecimento de água das comunidades de Pedra Preta, Lagoa dos Algodões e Itaquere. A obra foi uma conquista do vereador Édio Pereira (PCdoB), que teve o apoio do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) na luta pela implantação do sistema, que beneficiará mais de 150 famílias. Na tarde de quarta-feira (17), o vereador esteve na comunidade visitando a obra que é motivo de satisfação e alegria dos moradores da região.
Indignado por causa de um entulho que tomava conta da via pública, um morador da cidade de Guajeru, no sudoeste baiano, resolveu chamar a atenção das autoridades para o problema fixando uma cruz em um monte de terra. O protesto despertou a curiosidade dos populares, que tiraram fotos e postaram no Facebook. A manifestação surtiu efeito, pois assim que ganhou repercussão o entulho foi retirado da rua, desobstruindo a via pública.
A obra de pavimentação na Rua Isaías Dias de Oliveira está há meses interrompida e sem previsão de retorno. Com parte da pavimentação se soltando e a chuva que caiu no município nos últimos dias, formou-se uma poça d’água no local, a qual tem prejudicado a passagem de veículos. Além da falta de atenção da prefeitura, os moradores da localidade têm de conviver com o lixo que é jogado às margens do Riacho do Bufão por caçambeiros e carroceiros. Segundo os moradores, os mesmos não respeitam o meio ambiente e muito menos a placa que proíbe o despejo de entulho no local.
O Cruzeiro Esporte Clube de Minas Gerais autorizou a Escolinha de Futebol Ajax de Brumado a realizar uma peneira na região. Em entrevista ao Brumado Notícias, o professor de futebol da escolinha, Zé Everaldo, esclareceu que como o Estádio dos Prazeres está em reforma, foi firmada uma parceria com o município de Malhada de Pedras e a peneira será realizada no dia 19 de maio, no Estádio Minhocão. A seletiva será para garotos de toda a região sudoeste nascidos entre os anos de 1996 e 2002. As inscrições já começaram na sede do Ajax, que fica localizada na Rua Frei Caneca, 211, no Bairro das Flores, em Brumado, e vão até o dia 17 de maio. Nos últimos anos, o Ajax se tornou uma referência em lançar jovens talentos para grandes clubes de todo o país, alguns já titulares em suas equipes. A expectativa é de que centenas de candidatos se apresentem na peneira.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) negou o Pedido de Reconsideração e multou o prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda Leite (PV) em R$ 3,5 mil. As contas da prefeitura, relativas ao exercício financeiro de 2011, foram rejeitadas e o prefeito terá de ressarcir ao erário municipal os valores de R$ 109.368,70, referente à ausência de comprovação de despesa, nos meses de agosto e setembro, e R$ 69.471,48, referente à saída de numerário da conta bancária do FUNDEB sem suporte em documento de despesa, totalizando R$ 178.840,18. O relator considerou que as irregularidades constatadas no período referido atentam contra a norma legal e contrariam princípios de natureza contábil, financeira, orçamentária e patrimonial. As quantias deverão ser pagas no prazo de trinta dias. O relator do processo foi o Conselheiro José Alfredo Rocha Dias.