Após nota de protesto dos funcionários da Shalev Empreendimentos Ltda., empresa terceirizada que presta serviços para a Secretária de Educação do Estado da Bahia, os trabalhadores passaram a ser ameaçados de demissão. A ameaça teria sido feita por um funcionário da Diretoria Regional de Educação (Direc 19), a qual havia dito que não interviria no caso por se tratar de uma empresa terceirizada. Um dos funcionários da Shalev afirmou que um membro da Direc esteve em seu local de trabalho e ameaçou demitir todo mundo. Na sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira (29) o assunto foi debatido pelos parlamentares e o vereador Weliton Lopes (PR) declarou que esteve com um representante da empresa e, na ocasião, o mesmo disse que irá processar o Brumado Notícias por ter noticiado o protesto dos trabalhadores. “Continua o desrespeito da empresa com os funcionários. Os trabalhadores não merecem o tratamento que vêm recebendo da Shalev. Fui informado hoje de que, ao invés de resolver o problema, a Shalev irá processar o blog Brumado Notícias”, relatou Lopes, que falou em apresentar uma nota de repúdio contra a empresa e o governador Jaques Wagner (PT) caso as demissões se concretizem. O vereador salientou que se o governo permitir que as demissões em massa aconteçam será um fato lamentável. “Não acredito que o governador Wagner, que já foi Ministro do Trabalho, permita que esses funcionários sejam demitidos”, acrescentou Welinton. O vereador Édio Pereira (PCdoB) endossou a discussão, reiterando que a situação é “um absurdo, uma chantagem e uma irresponsabilidade”. Pereira afirmou que a Shalev está usurpando os direitos dos trabalhadores. Após os debates, o vereador Welinton Lopes reforçou que irá fazer um requerimento e encaminhar à Secretaria de Educação para que o governador tome conhecimento dos fatos.
O empresário Vanderlito Souza recebeu alta do Hospital Albert Einsten e encontra-se hospedado em um hotel, em São Paulo. A informação foi divulgada pelo filho do empresário, Vanderlito Júnior, em sua página pessoal no Facebook. Segundo Júnior, serão necessários mais 15 dias na capital paulista realizando trabalhos de Terapia Ocupacional, Fonoaudiólogo e exames complementares, até que se possa voltar para Brumado. No entanto, Júnior salientou que a reabilitação completa do paciente ocorrerá em um prazo de 6 a 8 meses. O fisioterapeuta brumadense Juliano Gama irá acompanhar o paciente em seu processo de reabilitação. O profissional esteve na capital paulista juntamente com o médico Jorge Roberto Pagura, médico responsável pelo caso do empresário, para saber mais detalhes sobre a evolução do paciente. Ontem (29) o empresário completou mais um ano de vida. O filho de Vanderlito agradeceu novamente as mensagens de apoio e solidariedade e disse que a família está muito feliz com o progresso e a alta do pai.
Diretores da Valec e o Ministro dos Transportes César Borges realizaram uma vistoria em todo o trecho da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) entre os municípios baianos de Brumado e Jequié. Durante o sobrevoo de helicóptero, as autoridades puderam analisar o avanço das obras nos lotes mais adiantados. No canteiro de obras do lote 4, em Brumado, as autoridades participaram de uma reunião com a concessionária responsável pela obra local. O consórcio Andrade Gutierrez/Barbosa Mello/Serveng trabalha na infraestrutura da ferrovia em dois turnos (dia e noite). Até o momento, 8,93% do trecho de 178 km foram construídos. O trecho da Fiol entre Caetité e Ilhéus, que engloba os lotes de 1 a 4, está previsto para ficar pronto em dezembro de 2014.
A prefeitura de Brumado divulgou nesta segunda-feira (29) que o Ministério das Cidades é o responsável pela grande quantidade de obras paralisadas no município. Segundo a prefeitura, os convênios são assinados, mas o Ministério não está liberando os recursos necessários para prosseguimento das obras, o que vem causando transtornos para a administração municipal. “A falta de repasse destas verbas está fazendo com que as obras sejam paralisadas pelos empreiteiros responsáveis, que não têm como cumprir com suas obrigações perante seus funcionários”, justificou a administração em nota enviada ao Brumado Notícias. De acordo com o secretário de Infraestrutura, André Cardoso, além de os empreiteiros estarem sem receber os valores devidos, eles estão solicitando o reequilíbrio econômico dos contratos, em função da não atualização dos valores pagos pelos serviços. “Hoje ainda se paga o valor de 28 reais por m² de pavimentação, quando já deveria ter sido atualizado para 45 reais por m². Desta forma, fica cada vez mais inviável aos empreiteiros a continuação das obras”, esclareceu Cardoso. O secretário ainda salientou que a administração municipal tem buscado a solução do problema, mas infelizmente sem sucesso. “Dependemos da vontade do Ministério para que este libere os recursos para as contas dos convênios a fim de que possamos repassar aos empreiteiros”, reforçou.
Em contato com o Brumado Notícias, na tarde desta segunda-feira (29), a Valec reiterou que a construção da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), que vai da cidade de Figueirópolis, no Tocantins, até o litoral baiano, está movimentando e gerando emprego nas cidades que serão cortadas pelo empreendimento. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Brumado, pelo menos duas mil pessoas estão trabalhando na obra. Para se ter uma ideia, somente o consórcio Andrade Gutierrez, Barbosa Mello e Serveng, contratado pela Valec para realizar a construção da ferrovia na localidade, emprega 1.571 funcionários. Além disso, ainda existem 515 contratados de uma empresa terceirizada que presta serviço para o consórcio.
“Hoje, 96% da nossa mão de obra é de Brumado. Essa é a nossa prioridade. Só buscamos de fora pessoas para exercer atividades qualificadas não existentes na região. Dois exemplos são operador de perfuratriz e operador de patrol base, duas funções que exigem cursos técnicos específicos”, explicou o encarregado do Departamento Pessoal do consórcio, Lucival Aguiar da Silva, que adiantou que mais contratações estão previstas. A auxiliar de pessoal Bianca Alves Mirante, de 26 anos, começou a trabalhar no canteiro da Valec em Brumado no dia 22 de março deste ano. “Estava sem trabalhar e enviei o meu currículo. Como ninguém me chamou, vim pessoalmente pedir emprego, pois sabia que a empresa estava contratando”, contou.
Em nota enviada ao Brumado Notícias, nesta segunda-feira (29), a direção do Sindicato dos Mineradores declarou que na audiência do ex-funcionário Lucas Mendonça, ocorrida na Vara do Trabalho de Guanambi no dia 08 de abril, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) agiu de modo arrogante e intimidatório tentando impedir a publicação das fotos da audiência. O ex-funcionário foi demitido por justa causa e agora tenta na justiça provar a arbitrariedade da decisão. Para o Sindicato, a INB pretendia ferir os princípios da publicidade, transparência e ampla expressão, garantidos constitucionalmente. “Não tem porque em uma causa trabalhista, de natureza social, em um foro público, invocar a preservação da imagem, impedir a publicidade dos atos, seja este em forma ou fotografia. A não ser que por debaixo da chamada intimidade da imagem, venham cultivar nesta estrutura os vergonhosos monstros da ditadura, do terror e do medo”, alegou a direção do Sindmineradores. De acordo com o Sindicato, mesmo com a tentativa de proibição, as fotos da audiência serão devidamente publicadas para ampla verificação da sociedade.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Brumado tem realizado diversas reuniões com representantes de instituições de crédito, sindicatos rurais, conselhos, ONGs, entre outros, para juntos definirem estratégias de trabalho que ofereçam melhores condições ao homem do campo. O secretário Frederico Neves já esteve reunido com o gerente do Banco do Brasil, representante do SEBRAE, Sindicato Rural, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Associação de Pequenos Produtores e Distribuidores de Leite, Coopmab e o ex-vereador Gilberto Lima Dias para discutirem sobre reativação do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável do Umbu e a implantação do mesmo na área de pecuária leiteira. Neves destacou que o programa é de fundamental importância para os agricultores e criadores de rebanho leiteiro, pois através da liberação de crédito o homem do campo poderá incrementar as atividades, gerando mais emprego e renda.
A Secretaria de Desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente (SEMEIA) realizou na última semana, em Caculé, no sudoeste baiano, no Cine Teatro Engenheiro Emmanuel Dória, uma reunião com as Associações de pequenos produtores rurais da cidade. O objetivo da reunião era apresentar e debater o Programa Estadual de Revitalização da Cultura do Algodão no Sudoeste Baiano, que é executado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) em parceria com as prefeituras. O evento contou com a participação de técnicos da EBDA, da Associação Baiana de Produtores de Algodão (ABAPA), Banco do Nordeste, ALGOCAL, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (STAF) e de Associações. Segundo o médico veterinário da SEMEIA, Pablo Mignac, esse programa é de suma importância para o produtor, pois facilita o acesso à assistência técnica, a máquinas e a implementos que podem melhorar a qualidade do solo, além de favorecer a produção e revitalizar a autoestima do pequeno produtor.
Com o dobro da capacidade, a cadeia de Brumado volta a registrar superlotação. Até a manhã desta segunda-feira (29), 38 detentos encontravam-se custodiados no local, entre eles alguns menores. Por volta das 9h de hoje, um detento e um menor foram transferidos para a capital, restando ao todos 36 detentos na cadeia da cidade, que tem capacidade para 16 pessoas apenas. Segundo dados levantados pela administração da custódia, 30 presos são acusados de tráfico de drogas e o restante responde por porte de arma de fogo.
Leonardo Rabelo, coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) visitou o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) na última semana. No gabinete do gestor, Rabelo falou sobre a atual situação da instituição, as carências e dificuldades da Coordenadoria e seus reflexos no trabalho dos policiais. O prefeito salientou a importância da segurança pública e disse que está à disposição para firmar parcerias a fim de buscar melhores condições para a polícia. O coordenador agradeceu a receptividade e reafirmou seu compromisso com a sociedade.
Um homem, de identidade ainda não revelada, teve um ataque de histeria na Caixa Econômica Federal (CEF), unidade de Brumado, na manhã desta segunda-feira (29). Testemunhas afirmaram que o homem gritava que havia acertado na mega-sena. Aos prantos, ele foi imobilizado pelos seguranças do local e levado para fora do Banco.
Na madrugada do último sábado (27), a guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apresentou na delegacia de Brumado dois jovens que foram detidos acusados de terem roubado uma motocicleta e assaltado um posto de combustíveis em Aracatu, no sudoeste baiano. Os policiais informaram que seguiram pistas fornecidas pelas vítimas e interceptaram a dupla na BA-262, próximo ao Distrito de Vila Mariana. Com Adriano Araújo, de 20 anos, foram encontrados os R$ 1.200 roubados do posto de combustíveis e o celular do frentista. Já seu comparsa, um adolescente de 15 anos, pilotava a motocicleta que havia sido roubada na cidade. Os infratores estão detidos à disposição da justiça.
A Minas Calçados e Confecções está contratando vendedoras para preenchimentos de vagas temporárias de emprego. As interessadas devem comparecer à loja, portando currículo com foto. Estas podem participar de uma entrevista. Os requisitos para contratação é ser do sexo feminino e maior de 18 anos. A loja irá oferecer um treinamento de vendas. A Minas Calçados e Confecções fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 333. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-3319.
Oito eucaliptos foram roubados da área industrial da Magnesita, em Brumado. Segundo queixa registrada no último sábado (26), os ladrões cortaram as cercas de arame farpado e levaram as espécies de eucaliptos sem serem vistos por nenhum vigia ou funcionário da empresa. A polícia e uma equipe da mineradora investigam o caso.
Após disputarem o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu, etapa da Região Nordeste, em Feira de Santana, o professor Cézar Leite a faixa azul Alexandra Cardoso se preparam para desembarcar no mês julho, no estado de São Paulo, onde irão participar do Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu. Os treinos foram intensificados e a dupla conta com o apoio dos colegas da academia Aranha Team e patrocinadores. Alexandra disse que não será fácil trazer uma medalha para casa. “Já deu pra sentir a pedreira que teremos pela frente, pois não foi fácil passar pela grande seletiva na disputa em Feira, mas passamos e vamos batalhar muito por um lugar no pódio”, comentou a atleta, que ficou com a medalha de prata na etapa do Campeonato Brasileiro em Feira de Santana. Já o professor Cézar, que ficou com o bronze na competição, disse que o foco agora é treinar dobrado. “O que vem pela frente já diz tudo, estaremos na briga com o resto do mundo. Coisa de alto nível, disputas acirradas e muita adrenalina. Mas Brumado estará bem representada entre os gigantes”, afirmou o professor.
No dia 18 de abril, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado estiveram presentes no 81º Seminário Nacional de SPCs (Serviço de Proteção ao Crédito), que ocorreu em Brasília. O evento visa traçar estratégias para fortalecer a marca SPC e aumentar o portfólio de produtos para os associados, de modo a continuar sendo o principal banco de dados do país. O SPC é a instituição que tem o maior banco de cadastros do Brasil e a empresa realiza ações periódicas em parcerias com demais entidades, como CDLs, Serasa, dentre outras, para abordar temas diversos. Segundo os representantes da CDL, a participação no seminário tem o intuito de oferecer ao comércio local novas oportunidades e opções positivas de trabalho.
O Dia do Trabalhador foi criado em 1889 por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos na época. Na ocasião, milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. A repressão ao movimento foi dura e houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. Em memória dos mortos de Chicago, das reivindicações operárias que se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalhador. Neste 1º de maio, o Sindmineradores fará um evento especial no Clube do Sindicato, que começará às 10h. A programação do evento contará com jogos, sorteios e atração musical. A partir das 17h, será feito sorteio de uma TV de 32”, um forno micro-ondas e uma bicicleta entre os sócios. Às 18h30, haverá um grande ato político, seguido de um animado forró com a Banda Chica Baiana.
Por volta das 19h do último sábado (27), um acidente de carro ocorrido na BR-030, no trecho que liga os municípios de Guanambi e Palmas de Monte Alto, deixou cinco mortos, entre os quais o ex-vereador da cidade de Palmas de Monte Alto, Alcides Rodrigues da Silva, mais conhecido como Santino. De acordo com o JJ Show, na ocasião, um Gol prata, de placa JSQ 7841, de Guanambi, colidiu frontalmente com um Palio prata, de placa HAX 0049, de São Sebastiao de Paraíso (MG). No Golf viajava apenas o motorista Rafael Boa Sorte Reis, 22 anos, natural de Guanambi, que morreu no acidente. Já no Palio havia seis ocupantes que voltavam para o povoado de Pinga Fogo (Palmas de Monte Alto), onde moravam. Além do ex-vereador, os ocupantes do veículo Zé Ládio Silva Novaes, 39 anos, Jalmir Lopes de Brito (Neném de Pinga Fogo) e Cristino Lopes da Silva (Tinim) também morreram com a colisão. Rafael Boa Sorte e Cristino Lopes da Silva chegaram a ser socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com vida, mas faleceram antes de darem entrada no hospital em razão da gravidade dos ferimentos. Márcio Couto da Silva, 20 anos, e Claudiney Soares de Magalhães, 19 anos, continuam internados no Hospital Regional de Guanambi. A polícia suspeita de que o acidente tenha ocorrido em função de uma ultrapassagem indevida.
Um acidente envolvendo um carro e um cavalo ocorreu na Rua B, no Bairro São José (Urbis I), em Brumado, por volta do meio dia do último sábado (27). O motorista conhecido como Regi do Gás contou ao Brumado Notícias que parou o carro para passagem dos cavalos, mas logo em seguida um terceiro cavalo veio para cima do veículo. O animal quebrou o para-brisa e a janela do lado do carona. “Ali estaria o meu filho. Minha esposa é que não me deixou trazê-lo. Nessa hora ele poderia estar morto com a força do coice do animal”, disse. O condutor não encontrou o dono dos cavalos e por isso irá recorrer à justiça pra que a prefeitura o indenize por deixar animais soltos nas ruas. O motorista desabafou afirmando que o bairro virou um pasto e a prefeitura não toma nenhuma providencia. “Tinha que ser um carro de um político pra ver se eles davam atenção a isso”, declarou. A menos de 300 metros do local, a nossa reportagem flagrou o cavalo envolvido no acidente com alguns ferimentos. Já na Praça Wenceslau Rizério de Araújo, entrada do Bairro Santa Tereza, a menos de 1 km do acidente, um homem tocava uma boiada entre carros e motos, com risco de uma nova ocorrência.
Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias
Em entrevista ao Brumado Notícias, o Capitão Rogério Cardoso, Subcomandante da 2ª Companhia Independente da Polícia Rodoviária Estadual (CIPRV), apontou que parte da culpa dos acidentes ocorridos nos trevos do anel viário em Brumado é dos condutores. “A falta de sinalização não é o motivo principal e único dos acidentes. Agregado a isso está à pressa, ultrapassagem perigosa, falta de atenção e sonolência”, disse. O Capitão contou que em um dos acidentes, o motorista admitiu que tentou forçar uma ultrapassagem no trecho. O oficial afirmou que falta sim sinalização e iluminação em alguns trechos e que a PRE firmou uma parceria com o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) para manter as rodovias, mas se trata de uma malha viária muito extensa. Mesmo assim, o Capitão Rogério reforçou o pedido de atenção. “Quando chegarem próximo a qualquer cidade, se não a conhecem, tomem mais precauções, diminuam a velocidade e conheçam o trecho”, pediu.
O vídeo de inscrição da cantora brumadense Moni Viana produzido para a seletiva da segunda edição do programa global The Voice Brasil vem ganhando bastante repercussão na internet. Em menos de um mês, o vídeo chegou a mais de três mil visualizações no Youtube e milhares de compartilhamentos no Facebook. Nas redes sociais, os internautas apóiam a participação da jovem cantora no programa. Moni Viana foi eleita cantora revelação do Festival de Músicas Pioneiras de Brumado (FEMPB), edição de 2012, ocasião em que ganhou uma viagem para Búzios (RJ) do Brumado Notícias e da Voar Turismo, patrocinadores do evento. No vídeo, a cantora interpreta a música Nada Por Mim, da Banda Kid Abelha.
Preocupados com a situação dos criadores e pequenos comerciantes envolvidos com a comercialização e o consumo de carnes no município Lagoa Real, a Secretaria Municipal de Agricultura e Coopllar, juntamente com a Câmara de Vereadores, realizaram na última quinta-feira (25) a 1ª Audiência Pública para tratar do assunto. O objetivo era chamar a atenção das autoridades, instituições públicas e privadas, famílias e sociedade civil para um problema que afeta todo município e a partir daí se unirem para criar estratégias para a legalização do abate de carnes bovina e valorização dos pequenos criadores de Lagoa Real.
No dia 18 de maio, acontece em Brumado, na área interna do Bruhmet, a 1ª Choppada de Direito. O evento, que é organizado pelos estudantes de Direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), promete entrar para o calendário de festas da cidade. Segundo os organizadores da Choppada, a festa busca reunir gente jovem, bonita e baladeira que gosta de diversão e muita paquera. Os convites serão limitados e estão disponíveis com os organizadores do evento. Não perca esta grande festa e garanta já o seu convite.
A estiagem prolongada tem prejudicado a produção de manga na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. A fruta é a principal atividade econômica da cidade, que produz 150 mil toneladas por ano. De acordo com o G1, em função dos níveis baixos de água do Rio Brumado, que abastece a região, as plantações não estão sendo irrigadas desde novembro do ano passado e, por isso, as mangueiras não dão mais frutos. De acordo com dados da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), quatro mil hectares de pés de manga estão mortos, o equivalente a uma queda de 90% da produção e R$ 120 milhões de prejuízo no ano. Além disso, a EBDA calcula sete mil desempregados no município e na cidade vizinha, Dom Basílio. O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) informou que, do início do ano até agora, o volume de chuva na região de Livramento foi de 158 milímetros, com redução de 60% em relação à média para o período.
No próximo domingo (28), o Projeto Domingo da Cultura será realizado na Praça Coronel Zeca Leite, a partir das 18h, em Brumado. O projeto visa criar um espaço para que os artistas possam expor seus trabalhos. Além das exposições, no anfiteatro da praça serão realizadas atividades de dança, ginástica laboral, circo, entre outras, envolvendo todo o público presente. Zônia Amorim, empresária responsável pela execução do evento, disse estar entusiasmada, pois esses encontros irão possibilitar aos artistas locais a promoção dos seus trabalhos. “Pretendemos alcançar o maior número possível de pessoas e para tanto estaremos realizando atividades para envolver o público”, destacou. A secretária de Educação Acácia Gondim ressaltou que a cada domingo serão expostos trabalhos de artistas diferentes, com o intuito de dar chance a todos os artistas brumadenses.