Neste domingo (14), um dado alarmante para a Polícia Militar da Bahia foi divulgado: os soldados estão no limite entre o sobrepeso e a obesidade. De acordo com um estudo obtido pelo jornal Correio, a média do Índice de Massa Corporal (IMC) dos policiais é de 29,5 kg/m². A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que com IMC acima de 29,9 kg/m² uma pessoa já pode ser considerada como obesa nível um. Para avaliar se a tropa estava ou não em forma, o Departamento de Saúde (DS) da corporação se baseou em quatro diferentes informações dos policiais: a fase de admissão, mudanças de patentes (promoções), cursos internos e externos e atendimentos médicos. Com a constatação dessa quase obesidade, o coordenador do DS, coronel Nelson Ribeiro afirmou que a prioridade é readequar o IMC dos soldados.
De acordo com dados do cadastro único do Brasil Sem Miséria, programa do Governo Federal, 429.630 famílias do semiárido brasileiro não possuem cisternas. E mesmo vivendo a pior seca dos últimos 50 anos, provavelmente essas famílias não têm acesso à água. E para tentar amenizar essa situação, o Governo Federal publicou no último dia 05 o decreto 8.038 para regulamentar o Programa Cisternas – o qual prevê garantias de fornecimento de água para consumo humano e para produção de alimentos. Em 2003 o governo criou um algo parecido, o Programa Um Milhão de Cisternas, que pretendia levar, até 2008, cisternas para todas as famílias do semiárido. Mas a meta não foi cumprida, sendo criado então, em 2011 o Água Para Todos. Nesse último, o objetivo era entregar 750 mil cisternas até 2014 – 42% delas já estão com famílias, segundo o Ministério da Integração Nacional. Com esse equipamento, é possível acumular a água da chuva, o que não tem acontecido, e guardar a água recebida dos carros-pipa. Embora possuindo as cisternas, ainda é difícil saber se estão sendo abastecidas: os carros-pipa não conseguem ir às comunidades mais isoladas. As informações são do G1.
O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), tem demonstrado que Brumado é uma cidade esquecida para ele. Isso porque, a última visita do petista foi em 2010, época em que comemorava a sua reeleição. Mas a ida à capital do minério nesse ano foi, principalmente, para pedir votos para a Dilma Rousseff (PT), então ainda candidata à presidência do Brasil. Quase três anos se foram e Wagner praticamente não pisou no município – ao viajar para acompanhar o velório do ex-prefeito de Jussiape, Procópio Alencar (PDT) e sua esposa, Jandira Alencar, apenas passou por Brumado. E para a população brumadense, este segundo mandato de Wagner está sendo marcado por promessas, como a da vinda de uma cadeia pública, a segunda etapa da Barragem de Cristalândia e a do tão sonhado esgotamento sanitário. Enquanto o governador ‘sumiu’ de Brumado, em municípios como Vitória da Conquista ele tem ‘aparecido’ com frequência entregando obras importantes. Faltando cerca de um ano e meio para acabar seu mandato, o povo da capital do minério ainda espera que até lá o petista anuncie e entregue as obras citadas, cumprindo as promessas feitas. A esperança é que não sejam feitos apenas ‘paliativos’, visando angariar votos para o candidato do PT nas eleições estaduais e como forma de dar uma reposta para ofuscar a inoperância da sua gestão em Brumado.
A Prefeitura Municipal de Macaúbas, no sudoeste baiano, cumprindo determinação do Ministério Público, retirou dezenas de animais das rodovias e do centro urbano da cidade. Na época, os animais foram levados para um curral alugado pela Administração Municipal, localizado na comunidade de Catolés. Entretanto, de acordo com denúncias, tais animais estão sendo sofrendo maus tratos no local. Um morador, que vive próximo ao curral, declarou que eles passam fome, pois nunca viu pessoas os alimentando. Ele também informou que não passou por lá nenhum tratador para verificar o estado de saúde dos bichos.
Durante a apresentação do Programa ‘Mais Médicos’ do Governo Federal, 08 de julho, o ministro da Educação, Aloísio Mercadante anunciou que a partir de 2015 os estudantes de medicina farão dois anos de estágio, obrigatoriamente, no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa mudança na carga horária dos estudantes fará com que os cursos da área em universidades públicas e privadas passem a durar 8 anos. Mas, de acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o objetivo dessa medida é melhorar a formação do estudante e não suprimento de médicos – como visa o ‘Mais Médicos’. “Queremos que esse médico tenha uma formação melhor, mais preparada, com imersão e um banho da realidade de saúde da nossa população”, explicou Padilha na última sexta-feira (12). O ministrou garantiu ainda que os estudantes participantes desse estágio não serão enviados a lugares onde faltam médicos. “Esse período será ligado ao curso no qual ele está sendo formado, então ele continua na cidade, em unidades ligadas à universidade. Não é igual serviço social obrigatório, onde ele vai trabalhar em outra região”, afirmou. Os estágios, segundo a medida federal, só devem começar a partir de 2021, quando a primeira turma de estudantes com o novo currículo entrar no sétimo período do curso. Além disso, nesses dois anos de estágio, os estudantes serão remunerados e os que estudam na rede privada não pagarão mensalidade.
Em 2011, a Agência Brasil fez um levantamento sobre homicídios e verificou que nesse ano 35.207 cidadãos negros foram assassinados no país. Com o estudo, baseado em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, pôde-se concluir que a taxa de homicídios a negros aumentou 9% em relação a cinco anos antes, quando ocorreram 29.925 casos. Entretanto, enquanto os negros estão mais vulneráveis, a taxa de homicídios de brancos caiu 13%: em 2006 foram 15.753 assassinatos e 13.895 em 2011. Seguindo esses cálculos, a probabilidade de um negro, seja ele preto ou pardo, ser vítima desse tipo de crime no Brasil é 2,4 vezes maior do que a de um branco, sendo que em 2006 era 1,9.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou recentemente um Projeto de Lei que há tempos vem sendo pedido pelos defensores de animais domésticos. O projeto, de autoria do deputado Ricardo Tripoli (PSDB – SP), prevê pena de 3 a 5 anos na prisão para quem causar a morte de cães ou gatos. Se a morte for provocada por envenenamento, fogo, asfixia, espancamento, arrastamento, tortura ou outro meio considerado cruel, o condenado terá a pena aumentada – 6 a 10 anos reclusão. A Lei 9.605/88, que versa sobre maus-tratos contra animais, prevê atualmente a detenção de três meses a um ano, com pagamento de multa. A proposta também trata sobre o abandono de animais domésticos em propriedades públicas ou privadas e sobre a promoção de lutas entre cães. Quem cometer esses atos poderá ficar, segundo o Projeto de Lei, de 3 a 5 anos preso. Já aquele que não prestar assistência ao cão ou gato em situação de perigo será punido com detenção de 2 a 4 anos. E, se o animal, em alguma dessas situações citadas, sofrer mutilações ou perda de membro ou órgão, a pena será aumentada em um terço. O Projeto de Lei ainda aguarda votação em plenário.
Em busca de melhorias salariais e outras vantagens para a classe, o Sindicato dos Servidores Públicos de Rio do Pires deflagrou greve, a qual já dura mais de 40 dias. De acordo com o presidente do sindicato, José Mendes, a Prefeitura Municipal está demonstrando falta de compromisso com os servidores. “Até o momento o gestor de Rio do Pires não apresentou nenhuma negociação em relação às nossas reivindicações”, indignou-se. Diante dessa situação, Mendes e cerca de 100 manifestantes foram à sessão da Câmara Municipal para cobrar dos vereadores uma solução para o problema. Entretanto, os cinco vereadores da base aliada ao prefeito não compareceram à sessão, estando presentes apenas os oposicionistas – que se posicionaram a favor dos grevistas. “Há três anos venho tentando dialogar com o gestor sobre a reformulação do plano de carreira do magistério, pois os prefeitos tinham até 2010 para isso. Mas até agora nada foi feito em Rio do Pires”, declarou o presidente do Sindicato durante a sessão. A greve também visa conseguir elaboração do plano de carreira para servidores de outras categorias. Mendes ainda comentou que o reajuste salarial anual, o qual deve acontecer no mês de março, ainda não foi feito. “O que estão fazendo é retaliar os servidores e o Sindicato com descontos nos salários. Até a contribuição sindical feita pelos servidores foi cortada”, emendou o sindicalista. José Mendes não informou se há previsão do fim da greve.
Com tromboembolia pulmonar, Eliene Machado Ribeiro (PV), vice-prefeita de Barra da Estiva, está hospitalizada desde o último dia 06 em Vitória da Conquista. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, na sexta-feira, dia 05, ao sentir fortes dores na região do tórax, Eliene procurou atendimento em seu município. Os médicos de Barra da Estiva suspeitaram que a vice-prefeita poderia estar com algo no pulmão e sugeriram que ela fosse para Vitória da Conquista. Então, no dia seguinte ela foi para uma clínica particular conquistense, onde passou por diversos exames, os quais indicaram a possibilidade de Eliene estar com pneumonia. Mas, na terça-feira (09) a vice-prefeita voltou a sentir muitas dores e foi internada no Hospital Samur. Por causa dos sintomas o médico do hospital desconfiou que fosse um caso de tromboembolia pulmonar, confirmado através de uma angiografia. Nesse mesmo dia Eliene foi transferida, por precaução, para a Unidade de Terapia Intensiva – UTI do Hospital de Base, no mesmo município. A justificativa para a internação é que os medicamentos utilizados no tratamento são muito fortes e a embolia é um coágulo que pode percorrer para corrente sanguínea, com risco de ir para o cérebro ou coração. A qualquer momento um novo boletim médico sobre o estado da vice-prefeita pode ser divulgado.
Quer mais lazer e qualidade de vida para você e toda sua família? Então, adquira o Título de Sócio Proprietário do Clube Social de Brumado (CSB) e tenha acesso irrestrito a todas as dependências do local. Além do parque aquático, o CSB possui salão principal, salão de eventos, áreas desportivas, campo society, jardins, restaurantes e salão de jogos. Por R$ 1.800 ou 10 vezes de R$ 180 (à vista tem 10% de desconto), você tem acesso a tudo isso e muito mais. Ligue (77) 3441-5020 e compre já o seu. Clube Social de Brumado: a sua melhor opção de lazer!
Neste sábado (13), o vereador Castilho Viana (PSB), em telefonema ao site Brumado Notícias, comemorou o início das obras de reforma na Praça Heráclito Cardoso, no Bairro do Tanque. Viana agradeceu a prefeitura da cidade por atender mais um requerimento feito pelo próprio parlamentar, solicitado pelos moradores da localidade. “Agradeço e parabenizo o prefeito Aguiberto Lima Dias por atender o nosso requerimento e por estar em sintonia com os anseios da população”, disse o vereador. Para Castilho, o novo projeto da praça irá proporcionar mais lazer para a população brumadense.
A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), anunciou durante a sua participação na XVI Marcha a Brasília um apoio financeiro emergencial em defesa dos municípios. Na última quarta-feira (10), a presidente informou que as prefeituras receberão R$ 3 bilhões. O montante anunciado será repassado em duas parcelas, uma em agosto deste ano e a outra em abril de 2014. Este aporte não terá desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), tão pouco vinculação a alguma área. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o município de Brumado receberá R$ 1.117.080,70 do Governo Federal. Confira a seguir os valores que algumas cidades da região sudoeste receberão. Caculé – R$ 558.540,35; Lagoa Real – R$ 465.450,30; Livramento de Nossa Senhora – R$ 837.810,52; Macaúbas – R$ 930.900,58; Igaporã – R$ 465.450,29; Caetité – R$ 930.900,58; Guanambi – R$ 1.210.170,76; Riacho de Santana – R$ 744.720,46; Aracatu – R$ 372.360,23; Paramirim – R$ 558.540,35; Boquira – R$ 558.540,35; Barra da Estiva – R$ 558.540,35; Tanhaçu – R$ 558.540,35; Ituaçu – R$ 558.540,35; Contendas do Sincorá – R$ 279.270,17; Malhada de Pedras – R$ 279.270,17; Guajeru – R$ 279.270,17 e Ibiassucê – R$ 279.270,17.
Pedindo que os senadores votem contra o veto presidencial ao Projeto de Lei Complementar nº 114, o vereador Weliton Lopes (PR) protocolou uma indicação na Câmara de Brumado para ser enviada ao Congresso Nacional. O projeto citado por Lopes altera a Lei de Responsabilidade Fiscal para regulamentar a autonomia da Defensoria Pública, oferecendo a ela o mesmo tratamento que já é dado às demais instituições autônomas, já aprovado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, mas vetado pela presidente Dilma Rousseff (PT). A justificativa do edil brumadense foi que, mesmo sendo deficitária, a Defensoria Pública de Brumado tem prestado assistência jurídica integral e gratuita para todas as pessoas que não podem pagar por um advogado. “O PLP nº 114 dá à Defensoria Pública o direito de se organizar e administrar seus recursos aprovados em orçamento, sem contingenciamentos pelos Governos”, explicou Lopes. De acordo com o vereador, se o veto presidencial for derrubado, ação que o Congresso pode fazer, o Projeto de Lei permitirá a melhor gestão e planejamento dos recursos da Defensoria Pública, com uma perspectiva de expansão gradual dos investimentos em pessoal. “O nosso apelo é para que os nossos representantes no Congresso Nacional votem contra o veto presidencial para que as Defensorias tenham condições de cumprir a sua função institucional”, escreveu o parlamentar brumadense na Indicação. O documento deve ser enviado a todos os deputados federais e senadores, e à defensora pública Geral da Bahia, Vitória Beltrão.
O município de Lagoa Real, no sudoeste baiano, foi contemplado na última quarta-feira (10) com o recebimento de uma máquina motonioveladora, patrol. O benefício foi conquistado através de uma ação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal. “Estamos muito felizes com essa conquista”, afirmou o prefeito municipal Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), mais conhecido como Zezinho. O gestor ressaltou ainda que esse equipamento oferecerá maior agilidade na recuperação das estradas no interior do município.
Desde a última sexta-feira (12), os ingressos para uma das mais aguardadas festas de Livramento de Nossa Senhora, o Forró do Maracubom, estará à venda em Brumado. As entradas do evento, ainda no 1º lote, custam R$ 25 para a pista e R$ 60 para o camarote ‘open bar’ (água, refrigerante e cerveja). A festa acontecerá no próximo dia 04 de agosto, no Parque de Vaquejada Tio Dedé, às 17 horas. E o agito do Forró do Maracubom ficará por conta de Renan Moreira e Pablo do Arrocha, a voz romântica.
Para quem está procurando emprego, o SineBahia de Brumado está oferecendo diversas vagas, exclusivamente para o município. O órgão procura, com urgência, operador de máquinas pesadas (6 vagas), operador de retro escavadeira, laminista, greidista, pedagoga (1 vaga), operador de caixa, consultor de vendas e vendedor (4 vagas). Para a função de operador de caixa, o SineBahia informa que o trabalhador irá ajudar também como fiscal de frente de loja, repositor de mercadorias e empacotador, e precisar ter disponibilidade para trabalhar de domingo a domingo. Para participar da seleção para essa vaga é preciso ser do sexo masculino, ter de 22 a 35 anos, 2º grau completo e conhecimentos básicos de informática. O salário é de R$ 767,34, com benefícios de assistência médica, ticket refeição e vale-refeição. Para a vaga de consultor de venas é necessário possui nível superior em administração, experiência de 6 meses na carteira de trabalho e possuir carteira de habilitação na categoria B. A vaga de vendedor exige ensino médio completo, carteira de habilitação nas categorias A e B e experiência de 6 meses na carteira de trabalho. Quem estiver interessado nas oportunidades de emprego deve comparecer ao SineBahia, localizado no Sac de Brumado, em frente ao Shopping Áppio, das 7 às 13 horas, portando RG, CPF e Carteira de Trabalho. Os candidatos podem também enviar seus currículos para o e-mail [email protected].
Após ter sido condenado pela Justiça Federal, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Caetité, Álvaro Montenegro (PR), entrou com recurso e pediu anulação da sentença, alegando prescrição do caso. De acordo com Nem de Dácio, como é conhecido, o processo sobre ele ter roubado energia da Prefeitura Municipal para alimentar a sua rádio pirata, Star FM, teria prescrito em 2007. Entretanto, a Justiça não acatou a justificativa dada pelos advogados do vereador republicano. O Juiz Federal Antônio Oswaldo Scarpa manteve a condenação de Álvaro Montenegro: pena de 2 anos e 4 meses de prisão, a qual pode ser cumprida com serviços comunitários, e cancelamento do título eleitoral do vereador no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). E seguindo o que determina a Lei Orgânica do Município de Caetité, bem como a Constituição Federal, um condenado criminalmente, como o presidente da Câmara foi, deve ter seus direitos políticos cassados. Cabe agora, ao vice-presidente do Legislativo, vereador Arual Rachid (PSB), notificar Montenegro, seu colega de bancada, e extinguir o seu mandato na Casa. Os vereadores Cláudio Ladeia (PSDB), João Carlos da Silva Fernandes (PSDB), José Lopes Cardoso (PSDB), João Fernandes Carvalho (PP) e Júlio César Ladeia (PSDB) já entregaram um documento ao vereador Arual pedindo o imediato cumprimento da lei e o afastamento de Nem de Dácio do cargo. “A perda do mandato de Nem é fato consumado, é só cumprir o que pedem a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município”, declarou o vereador Cláudio Ladeia. Se o vice-presidente retardar ou deixar cumprir as determinações em prol do colega Álvaro Montenegro, ele poderá ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e tornar-se também inelegível.
Um pedreiro de nome Amilton, 40 anos, foi soterrado enquanto trabalhava na construção da quadra poliesportiva e academia pública do Bairro Dr. Juracy, em Brumado. O acidente aconteceu na tarde desta sexta-feira (12), quando parte da arquibancada desabou sobre o pedreiro. De acordo com informações obtidas pelo Brumado Notícias, Amilton foi socorrido pelos próprios moradores do bairro e, em seguida, pela equipe de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). O pedreiro foi encaminhado, após receber os primeiros socorros ainda no local, ao Hospital Professor Magalhães Neto. Os moradores da região já haviam chamado a atenção dos operários quanto à falta de sustentação da arquibancada.
Em nota emitida nesta sexta-feira (12) a Polícia Federal informou que não verificou a ocorrência de crimes ou contravenções na onda de falsos boatos sobre o Bolsa Família, que levaram a uma corrida de milhares de beneficiários às agências da Caixa e lotéricas em maio. Ao fim de dois meses de investigação, a PF concluiu que o boato “foi espontâneo”, não havendo como responsabilizar uma pessoa ou um grupo pelo incidente. A PF diz que apurou se houve “uma possível articulação coordenada para que os boatos surgissem e ganhassem corpo”, mas listou entre os motivos que levaram as pessoas aos saques: “a ciência da antecipação do pagamento por motivos diversos, a informação de um possível adicional em virtude do dia das mães e a notícia de um suposto cancelamento do programa, respectivamente”. Os rumores sobre o fim do Bolsa Família e também sobre um inexistente bônus pelo Dia das Mães geraram filas e tumultos em pontos de saque em ao menos 12 estados entre os dias 18 e 19 de maio. Somente no sábado e no domingo, foram sacados R$ 152 milhões em benefícios, em mais de 900 mil saques, segundo a Caixa, que libera os pagamentos. O número foi cinco vezes maior que o usual, segundo informou na ocasião o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa. As informações são do G1.
Desde a sua criação, em 2007, a rádio Portal FM, sediada em Livramento de Nossa Senhora, tem buscado, além de colocar no ar uma boa programação, levar um sinal de qualidade para todos os que a ouvem. Um dos seus grandes públicos na região, além da cidade sede, está em Brumado. E foi pensando especialmente nos brumadenses, que a rádio oferece agora transmissão de qualidade digital em todos os pontos da cidade. Para este feito, a Portal FM adquiriu novos e modernos equipamentos para o estúdio de Brumado. Além desses dois municípios, a rádio é ouvida também em mais de 50 cidades – do sudoeste baiano e da Chapada Diamantina. Modernidade e qualidade são as características da Portal FM 104,3, a maior e melhor rádio do interior baiano, que está caminhando cada vez mais para levar até o ouvinte um mundo de informação e cultura.
No último dia 09 de julho, o deputado João Bonfim (PDT) homenageou Malhada de Pedras, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), com uma Moção de Aplausos e Congratulações por sua emancipação político-administrativa. O aniversário de 51 anos do município é comemorado hoje, dia 12 julho. No documento, o parlamentar colocou que a cidade é agradável, com um povo hospitaleiro, ordeiro e solidário, o qual tem vivido tempos de progresso e desenvolvimento. “Parabenizo ao povo de Malhada de Pedras, com extensão às suas autoridades e a todos que, de alguma forma, contribuíram para o engrandecimento dessa gloriosa terra, abençoada por Deus e pelo seu padroeiro, Senhor Bom Jesus”, escreveu o pedetista na Moção.
O deputado estadual Marquinho Viana (PV) está buscando a implantação de um Ciretran nos municípios de Barra da Estiva e Livramento de Nossa Senhora. Para tanto, Viana já fez a solicitação à Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) para que os dois municípios possa ter o órgão. A unidade que deve ser implantada em Livramento vai atender à população de Rio de Contas, Dom Basílio, Jussiape, Abaíra, Paramirim e Érico Cardoso. Já a Ciretran de Barra da Estiva irá prestar atendimento às cidades de Ituaçu, Tanhaçu, Contendas do Sincorá, Iramaia, Ibicoara, Mucugê e Andaraí. Com a chegada da Ciretran, serviços como aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e regularização da situação dos motoristas perante o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ficarão mais fáceis de serem realizados. Para o deputado, essa é uma forma de apoiar a região.
O brumadense Eduardo Almeida, 20 anos, irá representar o Brasil no concurso Mister Hisponamericano 2013, que acontece na República Dominicana, entre os dias 04 e 11 de agosto deste ano. Eduardo, que atualmente mora em Amargosa, teve seu primeiro álbum com fotos profissionais em 2010. Hoje, o brumadense faz parte da empresa de modelos Emmanuel Santana e divide sua rotina de estudos com a vida de modelo. Além disso, a jovem promessa cursa o 7º semestre de Educação Física e pratica lutas e musculação. “Quando você é abençoado e realmente quer algo, as coisas simplesmente acontecem”, disse o candidato a Mister Hisponamericano 2013.
Em homenagem ao grande evento de rock chamado Live Aid, ocorrido em 13 de julho 1985, o mundo inteiro tem comemorado a data como o Dia Mundial do Rock. E neste ano Brumado entrará para o rol de cidades que vai celebrar o dia. O Dia do Rock Brumado será no próximo sábado, dia 13, a partir das 20 horas. O evento será no alternativo Arapuca Etílico Musical Bar e terá, nesta primeira edição, a presença das bandas Rádio Ativa, Deméritus, Bruno Caires e a Massa (Brumado) e Dost (Vitória da Conquista). A entrada será 10 reais, mas quem comprar antes das 20 horas irá pagar a metade do valor.
A prefeitura de Brumado iniciou a reforma da Praça Heráclito Cardoso, inaugurada em 2010, na última terça-feira (09). Desde então, segundo queixa de populares, a praça foi abandonada pela administração do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, que não se interessou pelo local por este ter sido uma conquista da ex-deputada Marizete Pereira, seu desafeto político. Por diversas vezes, o ex-prefeito alegou que a arquitetura da praça não atendia aos padrões. Mesmo depois de três anos da inauguração, o lugar não possui água e nem energia e tem sido depredada pela ação de vândalos. De acordo com a secretaria de infraestrutura da cidade, a praça irá receber uma fonte luminosa. Além disso, a reforma, que será custeada com recursos próprios do município, terá novo piso, parque infantil em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), academia para terceira idade, readequação da acessibilidade e iluminação. Os brumadenses também cobram a reforma de praças mais antigas coma a Praça Dr. Nelson Lula (Rotary) e a Praça Pompílio Leite (Jurema). Com a restauração, a Praça Heráclito Cardoso sofrerá algumas alterações em sua arquitetura e será iluminada.