Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Clínica Maná: Complicações do câncer amenizadas pela acupuntura O melhor da medicina tradicional chinesa para você. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1269.
Baiano de Ciclismo: Brumadense pedalando forte para manter liderança Jocimar Novaes, o Jojó, quer manter a liderança na categoria Master A. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após duas provas, o ciclista brumadense Jocimar Novaes, o Jojó, conquistou a liderança do Campeonato Baiano na categoria Master A. O atleta venceu a primeira corrida e ficou em sexto lugar na segunda prova. Na mesma categoria, dois conterrâneos auxiliaram Jojó em um competitivo jogo de equipes. O atleta volta às disputas no próximo fim de semana, no litoral sul do estado, em Guaibim (Valença). Na cidade, o atleta disputará no sábado (06) uma prova que é sua especialidade e no domingo (07) o desafio será completar os 110 km de prova. No geral, treze atletas de Brumado estão disputando o Campeonato Baiano de Ciclismo este ano. “Com a força de Deus estou conseguindo liderar o campeonato que é muito forte, mas ainda tem muito chão para pedalar. Tenho treinado muito para manter a regularidade dentro da competição”, disse Jojó.

Brumado: Secretário de saúde explica horários de funcionamento dos PSF’S Cláudio Feres condenou os boatos que são ventilados na mídia local. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao Brumado Notícias, o secretário de Saúde Cláudio Feres divulgou os horários de atendimento dos postos de saúde da família em Brumado. “Nas comunidades rurais, os postos funcionam em turnão. Os funcionários saem do município às 7h e retornam às 14h. Na sede, Vila Presidente Vargas e Lagoa Funda, os postos funcionam em horário administrativo”, disse. O secretário fez questão de explicar os horários por conta de boatos que surgiram na mídia local. “Tem gente na mídia tentando fazer sensacionalismo divulgando inverdades em blogs, colocando em cheque o trabalho que a administração municipal vem realizando através da Secretária de Saúde. Ontem tivemos sim um pequeno problema no PSF do Bairro Baraúnas, mas já foi sanado. Até pedimos a população que se sentir prejudicada que denuncie, pois estamos aqui para ouvir a população”, destacou Feres.

Marquinho Viana participa da posse de César Borges no Ministério dos Transportes O ministro dos transportes garantiu um canal aberto para as reivindicações dos prefeitos que o deputado representa. (Foto: Divulgação).

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) esteve na solenidade de posse do ex-governador da Bahia, César Borges (PR), como ministro dos Transportes e a transmissão do cargo, em Brasília. O encontro resultou em uma troca de parabéns entre os dois políticos baianos, com César Borges parabenizando Marquinho Viana pela sua luta como deputado, na Assembleia Legislativa, e com o deputado destacando a carreira técnica e política de César Borges e a adequação do seu perfil ao novo cargo que ele assume. O novo ministro dos Transportes garantiu a Marquinho um canal aberto para as reivindicações dos prefeitos baianos que ele representa, afirmando que as portas do seu gabinete estarão sempre abertas para o deputado.

Brumado: Ministério Público investiga denúncia de fraude em cotas na UNEB A Uneb afirmou que abrirá procedimento administrativo para apurar a veracidade da denúncia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um morador da cidade de Brumado, que teve sua identidade preservada pela justiça, fez uma denúncia no Ministério Público contra a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus XX, vez que, segundo ele, o regulamento da Universidade no que se refere à política de cotas não está sendo cumprido. De acordo com a denúncia, sete alunos aprovados no curso de Direito da instituição não estariam em conformidade com o disposto no regulamento, que prevê reserva de vagas para alunos negros ou indígenas, que tenham cursado todo o ensino fundamental e médio em escola pública e que tenham renda bruta familiar inferior ou igual a quatro salários mínimos. O autor da denúncia se disse prejudicado com as aprovações irregulares, vez que ele, que se encaixa na política de cotas, não foi aprovado no referido processo seletivo. Através de ofício, a Uneb afirmou que abrirá procedimento administrativo para apurar a veracidade da denúncia. Além disso, colocou-se à disposição da Promotoria de Justiça para esclarecimento dos fatos.

Brumado: Bairro Dr. Juracy terá academia de saúde As obras já foram iniciadas tendo previsão de conclusão em aproximadamente três meses. (Foto: Divulgação).

O Ministério da Saúde lançou o Programa de Academias de Saúde, que tem como objetivo principal contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividades físicas e de lazer e modos de vida saudáveis. Seguindo essa orientação, a Secretaria de Saúde de Brumado encaminhou projeto para o Ministério para implantação de Academias de Saúde no município, em especial nos bairros mais afastados e de maior população, a exemplo dos Bairros São Félix e Dr. Juracy. O projeto do Bairro Dr. Juracy já foi aprovado e as obras foram iniciadas tendo previsão de conclusão em aproximadamente três meses, quando deverá ser equipada para utilização da população que é atendida pela Unidade Básica de Saúde. Segundo a Secretaria de Saúde, as academias deverão desenvolver atividades de orientação para a prática de atividade física, segurança alimentar e nutricional e educação alimentar, além de práticas artísticas.

Brumado: João Bonfim e Aguiberto asseguram manutenção da Defensoria Pública Estadual A Defensora Pública Geral, Vitória Beltrão Bandeira assegurou a manutenção da Defensoria no município. (Foto: Divulgação).

Na tarde da última quarta-feira (03), o deputado estadual João Bonfim (PDT) participou, juntamente com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), de audiência com a Defensora Pública Geral, Vitória Beltrão Bandeira. A pauta do encontro foi a manutenção da unidade da Defensoria Pública Estadual de Brumado, devidamente assegurada. Segundo a Defensora, com o pedido de promoção para a capital, feito pela própria Angélica Coelho Oliveira, o município ficou sem um defensor público. No entanto, a falta do mesmo não caracteriza o fechamento da Defensoria Pública de Brumado. Ocorre que, no momento, não há disponibilidade de defensores. De acordo com Vitória, há a expectativa de convocação de novos defensores nos próximos dois meses e, atendendo à solicitação de Bonfim e Dias, Brumado será priorizado.

Alessandro Lôbo defende a climatização das salas de aula de todas as escolas do município O parlamentar justificou a indicação com base no intenso calor que faz na cidade e que causa mal estar em professores e alunos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, o presidente da Casa, vereador Alessandro Lôbo (PSL) indicou a climatização das salas de aula de todas as escolas do município, tanto da zona rural, como da zona urbana. O parlamentar justificou a indicação com base no intenso calor que faz na cidade e que causa mal estar em professores e alunos. “Não se pode ter um bom rendimento nos estudos em salas tão quentes. Nossas crianças e professores merecem ter um espaço adequado para trabalhar e estudar, afinal, estamos falando de educação, que reflete diretamente no desenvolvimento da nossa cidade”, alegou.

Lagoa Real: Prefeito requere 2ª via de RG no Centro de Atendimento ao Cidadão O Posto de Identificação há mais de um ano não expedia esse documento e os moradores comemoram o retorno do serviço. (Foto: Divulgação).

Na manhã de terça-feira (02), Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, prefeito de Lagoa Real, no sudoeste baiano, esteve no Posto de Identificação do Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC) requerendo a 2ª via do seu Registro de Identificação (RG). Junto com o gestor, outros munícipes também exerceram seu direito. O posto de identificação de Lagoa Real há mais de um ano não expedia esse documento e os moradores comemoram o retorno do serviço.

Brumado: Castilho Viana busca reformulação para Código de Obras O vereador alertou que o município mantém o código desde o ano de 1973, o qual não faz jus às mudanças estruturais e legislativas ocorridas atualmente. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O vereador Castilho Viana (PSB) apresentou indicação na Câmara de Vereadores de Brumado, onde solicitou o retorno das discussões sobre o Código de Obras e Urbanismo do município. Em entrevista ao Brumado Notícias, o parlamentar argumentou que o município mantém o mesmo código desde o ano de 1973, o qual não faz jus às mudanças estruturais e legislativas ocorridas desde então. “O nosso Código é obsoleto, pois já tem 40 anos e tudo se modificou nesse período. A nossa indicação é para que retornem as discussões na Casa Legislativa no intuito de o código ser atualizado”, explicou Viana. A indicação ocorreu no dia em que os parlamentares aprovaram em segunda votação a compensação mobiliária do empreendimento Parque das Palmeiras. Para Castilho, se o código estivesse atualizado entraria em choque com a compensação. “Iria gerar uma polêmica maior, o que nos dá mais embasamento para avaliar como se encontra o procedimento no município. Temos que reaver sim esse código de obras”, destacou o vereador.

Brumado: Câmara Municipal aprova projeto de regularização fundiária De autoria do vereador Márcio Moreira (PSB), projeto agora aguarda a sanção do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O projeto de Lei nº 02/2013, de autoria do vereador Márcio Moreira (PSB), cria o Programa de Regularização Fundiária no município de Brumado, que visa estabelecer as diretrizes e os critérios para viabilizar ou regular parcelamento do solo urbano ocupado em áreas de interesse social ou específico, atribuindo título de direitos reais aos seus ocupantes foi aprovado por unanimidade pelo legislativo. O projeto também busca a eficácia do princípio constitucional das funções sociais da propriedade associadas ao equilíbrio ambiental e ao projeto urbanístico municipal. Segundo o documento, terão direito à legitimação da posse os moradores cadastrados pelo Poder Público, salvo quando já forem concessionários, foreiros ou proprietários de outro imóvel urbano ou rural, ou já tiverem sido contemplados com este direito anteriormente ou ainda quando os lotes ou frações ideais forem superiores a 250m². Com a legitimação da posse devidamente registrada, garante-se o exercício pleno do direito de posse direta sobre imóveis, respeitada a legislação vigente. Para o vereador Márcio Moreira, a regularização fundiária justiça-se pela melhoria da qualidade de vida dos pobres. “Urbanistas e gestores de programas sociais afirmam que, com o documento em mãos, o morador pobre amplia seu acesso a linhas de financiamento, já que a casa onde mora passa a valer como garantia. Com isso, consegue investir mais no imóvel, aumentar o consumo e começar um pequeno negócio”, disse. 

Empresário Vanderlito Souza é transferido para São Paulo O quadro clínico de Vanderlito é considerado estável. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O empresário brumadense Vanderlito Alves de Souza, que recebeu uma pedrada na cabeça após uma discussão com um sobrinho, foi transferido na noite desta quarta-feira (03) para São Paulo. Desde o último sábado (30), dia do incidente, Souza, que teve traumatismo craniano, estava sendo atendido no Hospital Samur, em Vitória da Conquista, onde estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após ter o quadro clínico estabilizado, o empresário foi transferido em uma UTI aérea para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. De acordo com informações obtidas pelo Brumado Notícias, o embarque aconteceu no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista, por volta das 19h. A aeronave chegou no Sírio Libanês, que é referência na área de saúde em todo país, por volta das 22h. O quadro clínico de Vanderlito é considerado estável.

Seca: Ruralistas vão realizar manifestos na prefeitura e nos bancos em Brumado Produtores querem planos emergenciais de combate aos efeitos da seca que assola o meio rural e cobram dos bancos liberação de empréstimos emergenciais. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Representantes das comunidades rurais de Brumado estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (03) na sede do Sindicato Rural, onde foram debatidos os planos emergenciais de combate aos efeitos da seca que assola o meio rural. A mesa de debates foi representada pela ADAB, EBDA, Sindicato Rural, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Rotary e Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos. Em entrevista ao Brumado Notícias, Cláudio Ribas, presidente do Conselho Rural, adiantou que uma manifestação na porta da prefeitura e uma audiência com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) ficaram agendadas para a próxima quarta-feira (10) e na sexta-feira (12) respectivamente. A manifestação com ocupação será nos Bancos do Brasil e no Banco do Nordeste. “A distância entre os discursos e as ações é muito grande. O governo apresenta em propagandas programas de benefícios ao produtor rural que não estão chegando para os nossos sertanejos. A prefeitura, por sua vez, mantém a secretaria que não é atuante. Não basta ter o secretário; precisamos de ações. Estamos nos mobilizando e buscando alternativas para amenizar os efeitos da seca”, disse Ribas, esclarecendo que a manifestação nas portas dos bancos será para liberação dos empréstimos emergenciais para salvar os rebanhos.

Quatro casos de Leishmaniose são registrados em Brumado Segundo o coordenador de endemias, Fábio Azevedo, os Bairros Malhada Branca e São Félix são os locais onde moradores foram infectados com a doença. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo dados do Departamento de Endemias de Brumado, quatro casos de Leishmaniose foram registrados no município no primeiro trimestre do ano. O coordenador de endemias Fábio Azevedo falou com o Brumado Notícias e explicou que o mosquito palha pica o cão contaminado, que age como vetor transmitindo a doença ao homem. Ainda segundo o relatório apresentado, os Bairros Malhada Branca e São Félix são os locais onde moradores foram infectados com a doença. Três casos foram confirmados pelo Laboratório Central (LACEN) e um por um laboratório particular. Azevedo esclareceu ainda que, além das duas localidades, o Bairro São Jorge também é considerado zona de risco, vez que o número de cães de rua é muito grande na região. O coordenador informou que em 2012 cerca de 28 cães foram eliminados por apresentarem a doença, que não tem cura, mas que esse ano, por conta de uma ação movida por Organizações Protetoras dos Animais contra prefeitura, não é possível mais exterminar os cães. Estes são recolhidos pelas Organizações, que cuidam desses animais de rua. 

Quatro casos de Leishmaniose são registrados em Brumado A ONG Au Au recebeu permissão para utilizar um hectare de terra na comunidade Lagoa do Meio, onde será construído um abrigo para cães, gatos e equinos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Fábio Azevedo disse ainda que a prefeitura firmou uma parceria com a 19ª Dires para que seja dado treinamento aos agentes de endemias, por meio do qual uma amostra do sangue do animal é retirada e o resultado é apresentado na hora. “Sendo positivada, a amostra é encaminhada ao Lacen e, se for confirmado caso de Leishmaniose, o proprietário irá realizar uma contraprova em um laboratório de sua confiança”, explicou o coordenador. A ONG Au Au recebeu permissão da prefeitura para utilizar um hectare de terra na comunidade Lagoa do Meio, onde será construído um abrigo para cães, gatos e equinos. Membros da ONG compareceram à Câmara de vereadores na última segunda-feira (01), ocasião em que ouviram a aprovação dos parlamentares e comemoram muito a aquisição do espaço. “Desde o ano passado que estamos aguardando esse apoio da prefeitura, mas esse ano o prefeito nos estendeu a mão, o que nos deixou muito felizes, pois estamos dando um passo muito grande na proteção desses animais”, declarou Carolina Lima Santos, presidente da Au Au.

João Bonfim e Aguiberto vão a Embasa Deputado e prefeito cobraram o esgotamento sanitário, a segundo etapa da Barragem de Cristalândia e a extensão da Adutora do Algodão até os povoados de Samambaia e Ubiraçaba. (Foto: Divulgação).

Em audiência realizada na Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) e o deputado estadual João Bonfim (PDT) se reuniram com o presidente do órgão, Abelardo de Oliveira para tratar, entre outros assuntos, da implantação do Esgotamento Sanitário de Brumado, da Construção da Segunda Etapa da Barragem de Cristalândia e sobre a extensão da Adutora do Algodão até os povoados de Samambaia e Ubiraçaba. Foram reiteradas pelo deputado e pelo prefeito as solicitações de extensões de rede partindo da Estação de Tratamento de Água de Brumado para atender às comunidades de Peba, Pompéia, Tanquinho e Mandacarú, além de extensões partindo dos Povoados de Bernardo José e Barreiro dos Gatos (Adutora de Lagoa Funda) para atender às localidades de Correias, Boa Vista, Caiçarinha, Jacaré, Lagoa da Barra e Barra do Rio, o que irá beneficiar diversas famílias que residem nestas regiões.

João Bonfim e Aguiberto vão a Embasa As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal e o parecer final está previsto para o mês de junho. (Foto: Divulgação).

De acordo com o presidente, a análise dos pleitos pelo departamento técnico já está em estágio avançado e em breve serão elaborados os respectivos projetos. Abelardo informou ainda que mais uma vez foi incluída na quarta lista de seleção do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as obras para implantação do Esgotamento Sanitário de Brumado, assim como a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia. As obras fazem parte do Grupo 02 do PAC e, segundo o presidente, estão entre as prioridades do governo. O parecer final está previsto para o mês de junho. Quanto a extensão da Adutora do Algodão até Ubiraçaba e Samambaia, Abelardo informou que a obra poderá ser incluída na terceira etapa do projeto, ou ser realizada pela própria Embasa, pois, a chegada da água do Rio São Francisco ao Rio do Antônio possibilitaria a realização da obra para levar água deste ponto até as Comunidades Brumadenses.

Luiz Caldas no Dia das Mães do Clube Social de Brumado Cantor será a principal atração do evento em comemoração ao Dia das Mães em Brumado.

O Dia das Mães está chegando e o Clube Social de Brumado está preparando uma festa imperdível em homenagem às mamães. A festa será dia 11 de maio, a partir das 23h. O evento tem como atrações o cantor Luiz Caldas e a Banda Edno Sá. Além disso, a festa contará com boate eletrônica, que será animada pelo Dj Davi. Todas as mamães presentes irão concorrer a uma linda jóia. Compre já a sua mesa na secretaria do Clube ou pelo telefone (77) 3441-5020. Os ingressos para não associados custam R$ 50. Não perca este grande evento e traga sua mamãe para curtir com toda a família. Clube Social de Brumado: a sua melhor opção de lazer.

Zé Walter em campanha pelo tombamento do Casarão do Condado Pires contou com o apoio do presidente da Câmara, Alessandro Lôbo (PSL) e explanou as suas ideias sobre o tombamento do Casarão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O professor, sociólogo e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, José Walter Pires, mais conhecido como Zé Walter, falou na tribuna livre da Câmara de Vereadores de Brumado na sessão da última segunda-feira (01). Em sua fala, o sociólogo mostrou fotos do antigo Casarão do Condado, uma construção do século XIX, que fica localizada em uma das propriedades da Magnesita, em Brumado. O casarão foi moradia do Coronel Exupério Pinheiro Canguçu, último senhor do clã Pinheiro Pinto, família pioneira no povoamento dessas terras, que morreu no ano de 1900. Com arquitetura preservada, o casarão se tornou um marco histórico importante para o município. O professor fez um apelo aos parlamentares no intuito de somar forças pela preservação do Condado, que, segundo ele, mantém um acervo histórico enorme. “Esse casarão não pode ser relegado à sorte como aconteceu com o Sobrado do Brejo, que infelizmente sofreu, além da ação do tempo, a destruição por terceiros, sem que houvesse qualquer interesse relativo ao seu significado para os brumadenses”, disse Zé Walter, que luta pelo tombamento do Casarão do Condado. “A nossa compreensão é de que o Casarão já não pertence mais a Magnesita e sim a Brumado, como patrimônio histórico e cultural, devendo dessa forma ser tombado pelo IPAC e transformado em um Museu Regional do Sertão. Está é a luta que estamos iniciando e pedindo o apoio de todos os brumadenses”, explicou o sociólogo. Ao final da sessão, José Walter entregou ao presidente da Câmara e a todos os presentes uma literatura de cordel com o tema: “Os Fantasmas do Condado”.

Brumado: Perito de Trânsito recebe notificação e questiona Zonas Amarelas Para o perito de trânsito, Júlio César, disse que uma faixa amarela não pode indicar proibido estacionar sem a placa de sinalização. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O proprietário de Auto Escola e perito de trânsito, Júlio César Silva Santos, teve seu veículo autuado na tarde da última segunda-feira (01), quando o mesmo estava estacionado ao lado da agência do Bradesco, em Brumado. O local é sinalizado como zona amarela, onde é proibido estacionar. Inconformado, o perito compareceu ao Departamento de Trânsito e apresentou uma queixa. Em entrevista ao Brumado Notícias, Júlio explicou que a sinalização é inválida. “O erro está na falta de sinalização, pois para que o órgão responsável possa autuar tem que primeiro sinalizar a proibição. Uma vez que o veículo esteja bem estacionado, mas não haja nenhuma sinalização de proibição, então não é proibido. O órgão pintou uma faixa amarela na guia da calçada, o que não é sinalização. Se existe ali uma placa sinalizando, então o que deveria ser pintado era a pista de rolamento”, disse, declarando ainda que a demarcação da guia da calçada sem a devida sinalização horizontal fere a Legislação de Trânsito e aponta uma inconstitucionalidade na infração que lhe foi imposta. O perito deixou claro que irá recorrer da autuação. 

Brumado: Perito de Trânsito recebe notificação e questiona Zonas Amarelas O diretor de trânsito da cidade, esclareceu que qualquer um que julgar que a sinalização não está consistente tem todo o direito de se defender. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Alcir Xavier, esclareceu que qualquer um que julgar que a sinalização de trânsito não está consistente tem todo o direito de se defender e, caso haja procedência, a autuação será deferida. Xavier também afirmou que, embora não haja uma placa no local, o sinal semafórico logo à frente aponta que o lugar não está livre para estacionamento. Alcir confirmou que são muitas as queixas que chegam ao departamento, mas que aos poucos a cidade será totalmente zoneada e sinalizada. “Ainda não foi feito todo o mapeamento e zoneamento da cidade por falta de logística, mas estamos fazendo correções paliativas até que possamos recuperar a malha viária. Temos recebido muitas reclamações quanto à sinalização deficitária, mas esta semana receberemos um lote material para sinalização vertical com micro esfera de vidro refletivo. Estamos buscando cada vez mais melhorias na qualidade de sinalização do nosso trânsito”, destacou o diretor.

São João: Prefeitos têm até o dia 05 para enviar projetos à Bahiatursa O prazo foi prorrogado pelo governador Jaques Wagner (PT) após solicitação do deputado estadual Marquinho Viana (PV). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os prefeitos baianos têm até a próxima sexta-feira (05) para enviar os projetos para firmar parceria e receber recursos da Bahiatursa para os festejos juninos de 2013. O prazo, que seria para o dia 27 de março, foi prorrogado após uma solicitação do deputado estadual Marquinho Viana (PV) ao governador da Bahia, Jaques Wagner (PT). Em seu pedido, o parlamentar disse que os “prefeitos recém-empossados encontraram dificuldades para reunir toda a documentação necessária para a apresentação dos projetos de São João à Bahiatursa”.

Dengue: Mais de 1900 notificações em Brumado O estado de alerta continua mantido no município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O último relatório apresentado na manhã desta terça-feira (02) pelo coordenador de endemias Fábio Azevedo aponta que já houve 1926 notificações de casos suspeitos da dengue no município de Brumado. Deste total, 1281 aguardam resultado, mas 558 já foram confirmados como sendo o tipo clássico da doença e apenas 82 casos foram descartados. De acordo com o documento, três pessoas apresentaram complicações em decorrência da dengue e duas tiveram febre hemorrágica. O coordenador alerta a população quanto a ação do carro fumacê. “A borrifação do fumacê mata apenas o mosquito adulto e o efeito passa em 30 minutos, mas as larvas continuam vivas e é aí que entra o trabalho dos agentes e da população em não permitir que a larva se transforme em mosquito. Por isso que é importante estarmos vigiando sempre os nossos reservatórios de água”, explicou. Azevedo ainda esclareceu que, quando depositada à beira dos reservatórios, a larva do mosquito transmissor leva dez dias para se transformar em mosquito. “O nosso índice de infestação está acima do tolerado, o que nos deixa ainda mais preocupados por conta do tipo quatro do vírus da dengue, que é mortífero e já circula na cidade. Vamos manter o estado de alerta”, pediu o coordenador.

Brumado: Homem quase morre após ser atingido por cerol A vítima que preferiu não se identificar pilotava sua motocicleta quando foi atingido pela linha de cerol. (Foto: Iago Santtana).

Na última segunda-feira (1º), um homem que preferiu não se identificar quase morreu após ser atingido por uma linha de pipa com cerol (mistura de cola com vidro moído). O acidente aconteceu nas proximidades da Avenida Centenário quando o mesmo trafegava de motocicleta pelo local. A linha atingiu seu pescoço causando um corte profundo. Segundo o médico que atendeu a vítima, se o corte tivesse sido um pouco mais profundo, teria atingido vasos importantes, o que provavelmente acarretaria na morte da vítima. O acidente chama a atenção para a prática de soltar pipas com cerol, que é muito perigosa e já causou inúmeras mortes.

O SineBahia de Brumado está oferecendo vagas para Operador de Trator Esteira (Experiência de 6 meses na Ctps), Operador de Patrol (Experiência de 6 meses na Ctps), Operador de Escavadeira (Experiência de 6 meses na Ctps), Operador de Rolo Compactador (Experiência 6 meses na Ctps), Operador de Trator de Pneu Grande (Experiência de 6 meses na Ctps), Motorista de Caminhão Traçado (Experiência de 6 meses na Ctps), Cadastrador (2 vagas), Vendedor (2 vagas), Técnico de Tecnologia da Informática (01 vaga),  Operador de Guindaste (O trabalhador tem que possuir curso na função de operador e experiência de 6 meses na CTPS), Laboratorista de Solos e Concretos (Experiência de 6 meses em Ctps), Topógrafo (Experiência de 6 meses em Ctps), Técnico de Edificações (Experiência de 6 meses em Ctps) e para Engenheiro Civil (Experiência de 6 meses em Ctps). Os interessados devem comparecer ao posto do SineBahia, que fica localizado no SAC de Brumado, em frente ao Shopping  Áppio, portando RG, CPF e Carteira de Trabalho, das 07h às 13h, ou enviar currículos para o e-mail [email protected].

Na madrugada desta terça-feira (02), dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil de Botuporã, no sudoeste baiano, foram arrombados. Segundo disseram moradores da cidade ao Brumado Notícias, durante o assalto, o sinal de celular e o serviço de internet da cidade foram afetados. Neste momento, a polícia está realizando buscas na cidade e região a fim de identificar os bandidos. De acordo com o Blog do Glauber, ainda não se sabe qual o valor da quantia roubada, mas a polícia técnica já está no local colhendo informações sobre o crime. A agência não está funcionando nesta terça (02).

Agentes de Endemias cruzam os braços em Brumado A categoria paralisou as atividades e foi para a porta da prefeitura reivindicar melhores condições de trabalho. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em protesto, os agentes de endemias de Brumado promoveram uma paralisação nesta terça-feira (02). O grupo paralisou as atividades e foi para a porta da prefeitura reivindicar melhores condições de trabalho. Segundo os manifestantes, o município não tem fornecido uniformes e ferramentas de trabalho. Além disso, alguns agentes estão com férias vencidas, sem auxílio periculosidade, recebendo baixo salário e os concursados não receberam termo de posse. 

Agentes de Endemias cruzam os braços em Brumado A prefeitura não tem fornecido uniformes e ferramentas de trabalho aos agentes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao Brumado Notícias, um manifestante contou que durante rotina de trabalho em um bairro periférico quase foi alvejado com um tiro por um morador. De acordo com os agentes, o efetivo previsto para atender a demanda do município é de mais de 60 agentes, mas atualmente apenas 35 estão trabalhando. “Nosso salário hoje é defasado, um salário mínimo mais 20% de salubridade e só. Em nossa categoria, Brumado paga o pior salário do estado”, declarou Magno Natan. 

Agentes de Endemias cruzam os braços em Brumado O prefeito Aguiberto Lima Dias está viajando, mas o secretário de saúde, Cláudio Feres, recebeu os agentes e ouviu as reivindicações da categoria. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O grupo tinha como objetivo levar as reivindicações diretamente ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), mas o mesmo está viajando. Logo, uma comissão com sete agentes se reuniu com o secretário de Saúde Cláudio Feres, que alertou aos agentes que não havia sido informado formalmente sobre a paralisação e, portanto, só iria ouvir os apelos do grupo sem firmar nenhum compromisso. Feres garantiu que todas as reivindicações serão apresentadas ao prefeito. “É uma paralisação de advertência, pois não é possível que diante de nossos esforços, principalmente agora nesse período de combate a dengue, que sejamos tão mal assistidos no cumprimento de nossas atividades”, completou Natan.

Brumado: Vereador Weliton Lopes quer o retorno do Avante Sertanejo Segundo o parlamentar a retomada do programa é de suma importância para a camada mais carente do município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Através da Indicação Nº 125/2013, o vereador Weliton Lopes (PR) solicitou ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) o retorno do Programa Avante Sertanejo no município de Brumado. Segundo Lopes, a retomada do programa é de suma importância para a camada mais carente tendo em vista que dignifica as famílias em vulnerabilidade social, proporcionando o aprendizado. Além disso, o vereador considera que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, bem como a comunidade brumadense, reconhece as grandes virtudes do Avante Sertanejo, que é proporcionar o conhecimento para os atendidos em busca da auto-sustentabilidade. “O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, já superou varias barreiras na implementação deste importante Programa. Por isso, o seu retorno faz-se necessário tendo em vista que, reconhecidamente, traz benefícios e melhores condições para a população mais carente”, justificou.

Arquivo