Na noite da última sexta-feira (04), a Polícia Civil de Vitória da Conquista desarticulou uma quadrilha de roubo de motocicletas, que estava escondida em uma residência no Bairro Morada dos Pássaros 3. Denominada Escambo, a operação contou com a participação de investigadores da Delegacia de Furtos e Roubos, Garcif, Núcleo de Tóxicos e Entorpecentes e Delegacia de Homicídios, e do Grupo de Apoio Tático (GAT). Durante a operação, Itamar Féder Junior, 40 anos, morreu baleado pela polícia, pois reagiu a abordagem. Outras cinco pessoas - Osney Novais Oliveira, 32 anos, Gilberto Oliveira Chaves, 33 anos, Guilherme Rodrigues Silva, 18 anos, Weslley Jonhanns Matoso, 23 anos, e Jordane Alves dos Santos, 20 anos - foram presas por roubo e receptação de veículos. Com a quadrilha, foram encontradas ferramentas, material para adulteração de veículo, um revólver cal. 38, farta munição, três motocicletas e um veículo Santana. Todos os envolvidos foram encaminhados para o Presídio Nilton Gonçalves.
O ex-prefeito Juracy Pires Gomes foi recebido no gabinete do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) na última quarta-feira (02). Ao lado do secretário Miguel Lima Dias, a dupla de amigos relembrou os sucessos e fracassos que enfrentaram na construção de uma cidade melhor. Dr. Juracy foi prefeito por três mandatos e fez história na política local. Durante o encontro, o prefeito e o secretário ressaltaram a importância que o político teve na condução de suas carreiras políticas. Aguiberto foi eleito em 2012 com o irrestrito apoio do líder, conselheiro e amigo Juracy Pires Gomes.
A Câmara de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, agora conta com um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na região, o projeto pioneiro foi elaborado pelo presidente da Câmara de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL). O mesmo vem sendo adotado em diversos parlamentos na Bahia e no Brasil. Na Câmara conquistense, o projeto foi implantado na sessão da última quarta-feira (02). De acordo com o Blog do Rodrigo Ferraz, durante os discursos, um intérprete de Libras foi disponibilizado. Para quem acompanhou os trabalhos do legislativo, a novidade agrada e é importante para o crescimento de uma sociedade igualitária.
Condenado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico, o prefeito reeleito de Manoel Vitorino, Lenilton Pereira Lopes (PDT), teve o mandato cassado. Durante a campanha eleitoral em que foi eleito com 48,82% dos votos válidos, o gestor teria utilizado 12 veículos alugados pela prefeitura para transportar eleitores para um comício. Segundo a juíza da 22ª zona eleitoral, Regianne Yukie Tiba Xavier, o prefeito afrontou a legislação eleitoral e abusou do poder econômico/político, maculando assim a vitória alcançada nas urnas. O gestor ainda pode recorrer da decisão.
Um morador que não quis se identificar encaminhou denúncia ao site Brumado Notícias relatando a poluição que estaria sendo ocasionada no Bairro Tanque, em Brumado, pelos fornos de uma padaria da localidade. Segundo o morador, os fornos do local são a lenha e a fumaça expelida estaria prejudicando a saúde dos moradores da região, inclusive agravando problemas respiratórios. “Espero que os proprietários do estabelecimento tomem logo as providências porque senão vamos tomar as nossas. Já estou procurando a Secretaria do Meio Ambiente para que ela venha fiscalizar a padaria”, afirmou o brumadense.
A proposta de reajuste salarial de 7,1% oferecida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi rejeitada na última sexta-feira (04) pelo Comando Nacional dos Bancários. Com a decisão, a greve, que já dura 17 dias, será mantida. Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro, a proposta da Fenaban é muito baixa e decepcionante, pois o lucro dos bancos está em torno de R$ 60 bilhões, de acordo com o relatório do Banco Central. Segundo Cordeiro, apesar dos lucros altíssimos, os bancos estão oferecendo menos de 1% de reajuste real. “Rejeitamos e vamos orientar nossos sindicatos a fortalecer a greve para ver se a Fenaban melhora a proposta em mesa”, completou. Desde o dia 19 de setembro, esta foi a primeira oferta apresentada. Na Bahia, mais de 800 agências estão fechadas.
Oficiais, coordenadores, delegados, e policiais da 20ª Coorpin, 34ª e 46 ª CIPM se reuniram na manhã desta sexta-feira (04) no auditório do Centro de Estadual de Educação Profissional (CEEP) para debater a oficialização do programa Pacto Pela Vida na região. O programa já está em funcionamento no estado da Bahia desde 2012, mas só agora começa a ser oficializado em algumas regiões do interior, como aconteceu em Brumado. O Pacto tem como objetivo reduzir os índices de violência, com ênfase na diminuição dos crimes contra a vida e contra o patrimônio. Os delegados e comandantes das polícias fizeram questão de ressaltar no evento que a parceria entre as unidades durante a operação Malhada Branca já era um indício da aplicação do pacto na cidade. Além disso, eles apresentaram também a planilha e gráficos sobre as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), que irá integrar a polícia na região. De acordo com os policiais, o programa dará uma nova dinâmica de ação e investigação entre as unidades policias.
Um dos palestrantes da reunião, o delegado coordenador da 20ª Coorpin, Leonardo Rabelo, falou ao site Brumado Notícias sobre o encontro e a oficialização do programa. “A cada trimestre temos essa reunião do Pacto Pela vida com a secretaria de segurança pública, na qual mostramos a incidência criminosa, se está abaixando ou aumentando. Aqui, com o trabalho intenso que fizemos no mês de agosto, colhemos bons resultados no mês de setembro, pois passamos o mês sem registro de homicídios, e tivemos uma grande baixa em roubo de veículos. Mas o melhor de tudo é o estabelecimento estrutural organizacional”, comentou o delegado Rabelo. Já o Tenente Coronel Salomão, que faz parte do Comando do Oeste da Polícia Militar, colocou o programa como base de apoio das polícias. “O programa envolve a preservação da vida e esse deve ser o mote das nossas atividades. É uma integração que envolve a continuidade das missões, e nisso nós temos que estar unidos, a polícia civil nas investigações e a militar dando subsídio nesse respeito, buscando a elucidação dos casos”, apontou o Tenente Coronel.
Para recepcionar o governador Jaques Wagner (PT) e sua comitiva, o prefeito municipal de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL) esteve na manhã desta sexta-feira (04) em Bom Jesus da Lapa. Querendo mostrar sintonia com as ações do Governo do Estado, Dias acompanhou a efetivação do Programa Saúde em Movimento no município. O Programa tem o objetivo de disponibilizar consultas e cirurgias oftalmológicas para moradores da região. Também participaram da solenidade o ministro da Saúde, Alexandre Padilha e o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla. “É uma grande honra estarmos aqui em Bom Jesus da Lapa para acompanhar a visita do governador Wagner, que vem sendo um grande parceiro do povo de Brumado”, comentou Aguiberto, na busca pela continuidade da disponibilização de recursos para o município de Brumado. Para o gestor brumadense, a parceria entre o município e o estado na área de saúde vem alcançando resultados fantásticos. “Tanto que hoje iremos inaugurar o novo Centro Cirúrgico do Hospital Magalhães Neto, que foi construído em parceria com o Governo do Estado”, completou. Na oportunidade, o secretário Jorge Solla afirmou que a população de Brumado está de parabéns por essa importante conquista. “O Governo do Estado vem investindo sobremaneira na Saúde de Brumado e essa é mais uma etapa vencida. Vamos continuar solidificando essa parceria que vem obtendo avanços muito significativos para o setor, promovendo assim a melhoria da qualidade de vida de milhares de habitantes da microrregião de Brumado”, garantiu Solla.
A polícia está analisando as imagens de diversas câmeras de segurança em Brumado a fim de identificar vândalos e criminosos que vem danificando os aparelhos, os quais acabam delatando muitos delitos na cidade. Uma das imagens do flagrante de destruição do equipamento instalado em uma clínica na Rua Cassimiro Pinheiro de Azevedo, no Centro, foi apresentada ao site Brumado Notícias. A cena registra o momento exato em que um rapaz com a camisa cobrindo a cabeça acerta a câmera com um pau. Um investigador da polícia declarou à nossa reportagem que nesta imagem específica a ação se deu como forma de retaliação ou vingança porque a câmera denunciou um ponto de distribuição de drogas. A polícia suspeita ainda que o autor do vandalismo pode ter sido um usuário, tendo em vista que a imagem do suspeito aparece em diferentes gravações fazendo outras tentativas de danificar o aparelho. No final da tarde desta sexta-feira (04) a polícia conseguiu capturar o elemento que aparece na imagem danificando o aparelho e o mesmo terá que arcar com o custo do equipamento.
O empresário brumadense Zildo Rocha de Souza foi assassinado na tarde desta sexta-feira (04). Zizinho, como era mais conhecido o proprietário de uma farmácia, trafegava com seu carro pelo Bairro São Jorge, à margem do anel viário da BR-030, em Brumado, antes de morrer. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias com a polícia, o idoso de 74 anos pode ter sido vítima de uma tentativa de assalto. Na cena do crime, policiais observaram que um disparo de arma de fogo foi efetuado do lado da janela do motorista, perfurando o vidro e atingindo o crânio do empresário. Pelas marcas de pneus encontradas no trajeto, depois do tiro, o carro continuou a andar e atravessou a pista, só parando após colisão com postes de uma fábrica em frente.
Testemunhas afirmaram à polícia ter ouvido tanto o momento disparo quanto da colisão. O Samu 192 foi chamado ao local, mas o homem já estava sem vida quando o socorro chegou. Embora haja suspeita do assalto, a polícia está ouvindo os familiares para tentar descobrir se haveria outra motivação para o crime. O corpo da vítima foi encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica. Este assassinato quebra o intervalo de 30 dias sem homicídio no município, faz com que o número de mortes suba para 19 neste ano.
Mesmo sem as obras de esgotamento sanitário terem início, a Avenida Elias Ataíde, no Bairro São José, em Brumado começou a ser pavimentada. A via, que tem como referência o Ginásio de Esportes Antônio Imbassahy, se tornará um dos principias acessos a unidade do IFBA na cidade. O logradouro já está recebendo os meios-fios e a pavimentação será de bloquetes. A via está sendo preparada para a reinauguração do ginásio assim como para a inauguração da unidade do IFBA.
A cerimônia de assinatura dos termos de doação de caminhões pipa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para os municípios contemplados pelo PAC 2 será realizada nesta sexta-feira (04) em continuidade à Ação de Aquisição de Máquinas e Equipamentos para Recuperação de Estradas Vicinais e combate a seca. Além de Caculé, outros 19 municípios do sudoeste baiano foram contemplados com as doações, entre os quais Caetité, Botuporã, Igaporã e Licínio de Almeida. O MDA informou que as capacitações e as entregas dos caminhões pipa ocorrerão no dia 09 de outubro, sendo de responsabilidade do município beneficiado a retirada do equipamento e transporte até sua localidade.
Nesta sexta-feira, dia 04 de outubro, o Velho Chico, denominação do Rio São Francisco, comemora 512 anos. O rio, que nasce na Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, no estado de Minas Gerais, percorre cerca de 2.800 quilômetros até desaguar no Oceano Atlântico. Nesse percurso, o Velho Chico corta cinco estados - Minas Gerais, Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe. O vale do Rio São Francisco ocupa uma área aproximada de 620 mil quilômetros quadrados, incluindo 505 municípios, com uma população de cerca de 18,2 milhões de pessoas. De acordo com a Agência CN, descoberto pelo navegador genovês Américo Vespúcio, o Velho Chico segue resistindo e sendo meio de sobrevivência a todos aqueles que se recostam às suas margens.
Há quase três décadas os moradores do Bairro São José, em Brumado, convivem com a falta de esgotamento sanitário. O site Brumado Notícias esteve na localidade e registrou o esgoto a céu aberto jorrando pelas ruas. O que chama a atenção é a quantidade de sujeira, lodo e o mau cheiro do local. A Rua Márcio Silva Brito, que é uma espécie de corredor central do bairro, encontra-se em situação crítica por conta da falta de esgotamento. Para piorar, a rua também é um dos principais acessos à unidade do IFBA que está em construção no bairro. Até mesmo parte do esgoto da unidade básica de saúde da localidade é despejada na via. Moradores contaram a nossa reportagem que já foram feitos inúmeros apelos à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e aos vários gestores que passaram pela administração municipal nos últimos 25 anos, mas nenhuma providência foi tomada quanto à resolução do problema. “Todo período de política eles passam por aqui, andam pelas nossas ruas, veem o problema com que convivemos, prometem uma solução, apertam nossas mãos, ganham nosso voto e nos esquecem. No meu caso já são quase trinta anos fingindo que vão fazer e eu fingindo que voto neles. Lamentável como ficamos no esquecimento”, comentou o pedreiro Edvaldo Alves.
O roubo ocorrido na Casa Lotérica do município de Paramirim no dia 17 de agosto foi elucidado através de investigações presididas pela delegada Maria Helena Tenório Teixeira. Cumprindo mandado de prisão preventiva, policiais da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) prenderam Marcos Vitor Martins Malheiro, mais conhecido como Vitor Rato. Em interrogatório, o acusado confessou ter sido um dos autores do roubo, bem como de outros delitos praticado na cidade de Guanambi, inclusive um homicídio.
A deputada estadual e presidente da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) na Assembleia Legislativa, Ivana Bastos (PSD), comemorou a notícia de que a execução das obras do lote 5 da Ferrovia foi liberada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Esse trecho da obra vai do Riacho da Barroca ao início da Ponte do Rio São Francisco, passando pelos municípios de Caetité, Guanambi, Palmas do Monte Alto, Riacho de Santana e Bom Jesus da Lapa, totalizando 162 km de extensão. Para a deputada, com a liberação do lote, a cidade de Guanambi se tornará um grande canteiro de obras, o que, segundo ela, significa a retomada de empregos, de oportunidades e de desenvolvimento econômico. Segundo estudos preliminares, a chegada da Fiol tem potencial para reduzir custos logísticos no fluxo de cargas da região em pelo menos 15%, isto considerando as atuais condições de navegação e infraestrutura na área do Rio São Francisco.
Os vereadores Castilho Viana (PSB) e Márcio Moreira (PSB) estiveram reunidos com o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, em busca de apoio para realização do Carnaval 2014, em Brumado. Autor de uma indicação que solicita ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) a criação de uma comissão especial para a organização do carnaval brumadense, Viana relatou ao secretário o anseio que o povo tem quanto à realização da festa que era tão tradicional no município. Leonelli se mostrou solidário e disse que irá estudar uma forma de contribuir com a realização do evento. Os vereadores saíram da reunião animados e com a promessa de uma nova audiência com a presença do prefeito Aguiberto. O novo encontro prevê a discussão de uma melhor forma de parceria entre o município e o estado para a realização do Carnaval de Brumado.
Durante visita a capital do minério no último final de semana, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) se reuniu com lideranças políticas do município a fim de buscar novas parcerias e apoio para as eleições de 2014. O deputado esteve na residência do casal Marlúcio e Ilka Abreu, acompanhado de sua esposa, Maria Esther Viana, e de sua filha Isabela Viana para debater a política estadual e nacional. Viana aproveitou para ressaltar a liderança do Casal Abreu na cidade pelos relevantes serviços prestados aos munícipes. Marlúcio já foi vice-prefeito por duas vezes e secretário de saúde da cidade. Já Ilka Abreu é a ex-vice-prefeita e realiza importantes trabalhos sociais na cidade. O ex-presidente da Câmara de Brumado, Leonardo Vasconcelos, a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) e o oftalmologista Vinícius Gois também participaram do encontro.
O prefeito de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, e o prefeito de Rio do Antônio, Humberto Célio Guimarães (DEM), o Celinho, participaram na noite da última quinta-feira (03) do encontro estadual do Democratas. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em Salvador, com a presença de diversas autoridades políticas, entre as quais o presidente nacional da sigla, senador José Agripino Maia (RN), o prefeito de Salvador, ACM Neto, o ex-governador Paulo Souto, parlamentares e lideranças do interior, dentre eles os ex-prefeitos Luciano Ribeiro (DEM) e Antônio Oliveira Novais (DEM), o Zico, de Caculé e Rio do Antônio, respectivamente. Durante o encontro, os deputados Elmar Nascimento, Sandro Régis e Targino Machado se filiaram ao partido e irão concorrer as eleições 2014 pelo Democratas. Para os prefeitos e ex-prefeitos do sudoeste baiano que participaram do encontro, o partido, liderado por ACM Neto, demonstrou força com as diversas filiações. “Formaremos boas chapas para deputados”, disseram.
O pedido de registro do partido Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva, foi rejeitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sessão realizada na última quinta-feira (03). A relatora do processo, ministra Laurita Vaz, afirmou que o partido não cumpriu um requisito para criação: a entrega do número mínimo de apoios validados pelos cartórios. De acordo com o TSE, a Rede comprovou ter o apoio de cerca de 442.524, o que resultou em aproximadamente 50 mil a menos que o exigido. Torquato Jardim, advogado do partido, alegou em sua sustentação que 95 mil assinaturas foram desconsideradas sem justificativa pelos cartórios eleitorais. Apesar disso, a ministra indeferiu o registro acolhendo a recomendação do vice-procurador geral eleitoral, Eugênio Aragão, de que não seria razoável pedir que os cartórios fizessem uma discriminação individualizada da negativa de cada uma dessas assinaturas. A maioria dos ministros negou o pedido de registro.
Desde o dia 30 de agosto a população brumadense e as bases de situação e oposição da política local vivem a expectativa do julgamento da justiça eleitoral quanto ao parecer do Ministério Público Eleitoral sobre a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), que prevê a cassação imediata do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) e da vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB). À frente do caso, o juiz Genivaldo Alves Guimarães concedeu entrevista ao site Brumado Notícias falando sobre o caso. Guimarães apontou a sobrecarga de atividades como a razão pela qual ele ainda não publicou a sua decisão. Apesar da demora, o juiz garantiu que o julgamento deve ser realizado em breve. “Já era para ter sido julgado há muito tempo, o problema é que estou atuando em outras comarcas. Inclusive perante a justiça eleitoral de Condeúba, na justiça eleitoral de Caetité, no juizado especial, na justiça comum de Presidente Jânio Quadros, então isso faz realmente com que nós tenhamos que priorizar alguns casos que também são muito urgentes, como réus presos, mandados de segurança. Não sei ainda qual será a decisão e se soubesse não poderia revelar, mas espero decidir o mais rápido possível para que acabem as expectativas”, adiantou o magistrado. A AIME é uma ação eleitoral, prevista na Constituição Federal, que tem por objetivo impugnar o mandato obtido com abuso de poder econômico, corrupção ou fraude. Apenas os candidatos diplomados - neste caso Aguiberto e Cristina - podem ser acionados na justiça através desse tipo de ação. O prefeito de Brumado ainda responde mais três ações na Justiça Eleitoral, sendo que uma delas já está em fase final de tramitação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia.
Nesta quinta-feira (03) a Justiça Eleitoral cassou os diplomas do prefeito de Irecê e da sua vice, respectivamente Luiz Pimentel Sobral (PTN) e Hisidora Alves (PMDB). A condenação à perda do mandato se deu pela prática de abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral, denúncia feita pela coligação oposicionista “Para seguir em frente”, encabeçada pelo ex-prefeito Zé das Virgens (PT). De acordo com o petista, Sobral usou indevidamente durante o pleito eleitoral uma rádio e site da cidade. O juiz Alexandre Lopes, da comarca local, analisou a denúncia e determinou que o prefeito e a vice perdessem imediatamente os cargos. Luizinho, como é conhecido o gestor, tem três dias para apresentar recurso em segunda instância. Se a decisão por cassar o mandato for mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a prefeitura de Irecê será assumida pelo presidente da Câmara até que uma nova eleição seja feita. Isso acontecerá porque o prefeito cassado foi eleito com mais da metade dos votos válidos. Mesmo com essa decisão da comarca local, o advogado do caso, André Requião Moura, disse ele, o prefeito e a vice estão tranquilos. “Estamos tranquilos. Caso confirme a decisão, iremos recorrer. Temos a informação extraoficial, mas se o juiz entender 'eficácia imediata' iremos buscar uma decisão junto ao TRE-BA, até para que não ocorra uma alternância de poder antes do julgamento final, inclusive para tranquilizar a população”, declarou o advogado. As informações são do Bahia Notícias.
A as contas da Prefeitura de Nova Itarana referentes ao exercício de 2012 foram reprovadas nesta quinta-feira (03) pelo Tribunal de Contas dos Municípios – TCM. O motivo para a rejeição do órgão foi, de acordo com o parecer do relator do processo, Conselheiro José Alfredo, foram as graves irregularidades cometidas pelo prefeito, que foi multado em 4 mil reais. O relator solicitou ainda que o TCM faça uma representação contra o gestor no Ministério Público (MP). O TCM determinou ainda que o chefe do Poder Executivo de Itarana devolva, utilizando seus recursos pessoais, aos cofres do município, o valor de R$ 1.941.959,09. O prefeito ainda pode recorrer da decisão.
O governo de Caculé, através da secretaria municipal de Saúde, está implantando no município o Programa Estadual de Triagem Pré-Natal em Papel Filtro. O programa consiste na realização de atendimento especial à gestante nos exames laboratoriais de sangue. Durante todas as fases do pré-natal, as grávidas de Caculé serão beneficiadas com a tecnologia de coleta de sangue seco em papel de filtro. A implantação faz parte das estratégias do Programa Rede Cegonha do Ministério da Saúde. Para colocar o programa em funcionamento, duas enfermeiras do município, Cléia Lúcia Prates e Nicelma Porto Leite, passaram por uma capacitação no Laboratório de Imunologia da Universidade Federal da Bahia. As duas tiveram a tarefa de compartilhar o aprendizado com os demais profissionais que atuarão nas triagens. “Diante da técnica utilizada, o programa proporcionará um atendimento descentralizado, qualificado e mais acessível para a população de gestante, visto que a coleta será realizada em todas as Unidades de Saúde”, explicou a coordenadora da Atenção Básica, Joziane Brito. Os principais objetivos de o município implantar o programa, de acordo com a coordenadora, são melhorar o serviço prestado às grávidas e obter melhores indicadores de saúde.