Em entrevista ao Bahia Notícias, o deputado estadual João Bonfim (PDT), que concorre a uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), negou que o seu filho, Vitor Bonfim (PDT), concorrerá a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Bonfim rebateu as alegações feitas pelo deputado Adolfo Menezes (PSD), o qual disse que lançaria candidatura para concorrer com o pedetista em função da sua insatisfação com a notícia, declarando que a informação se deve a alguns de seus concorrentes na região. Em seguida, Bonfim disse que Adolfo tem o direito de concorrer e o partido tem total liberdade para apoiar a candidatura do colega, mas reforçou que seu filho não é candidato. “Meu filho não é candidato e ninguém nunca ouviu eu dizer isso. Não estou lançando nem nunca lancei”, disse o deputado.
Os condutores estão encontrando dificuldades para trafegarem pela Rua Albertino Marques Barreto, o popular Caminho da Cascaeira, no Bairro Olhos D’água, em Brumado, por causa de obstáculos colocados no local pelos moradores, que cobram da prefeitura e da empresa Magnesita a pavimentação da via. Populares relataram ao site Brumado Notícias que estavam confiantes de que com as obras de recapeamento da Avenida João Paulo I a Rua Albertino também fosse favorecida, principalmente, segundo os manifestantes, após a garantia do secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso. Depois de décadas de espera, os moradores resolveram se manifestar também contra a Magnesita, uma vez que carros pesados da mineradora trafegam com frequência pelo local. De acordo com os residentes na via, a maioria das crianças está com problemas respiratórios por causa do excesso de poeira que entra nas residências com a passagem dos veículos. Para chamar a atenção do poder público, os moradores contrataram uma retroescavadeira, que auxiliou na realização de obstáculos ao longo da via, o que tem dificultado e até impedido a passagem de carros e motos. Somente picapes ou carros maiores é que estão conseguindo atravessar a via, que ficou parecendo uma trilha de aventuras radicais. “Só queremos ter direito ao que é nosso e nesse caso a pavimentação é um direito. Recebemos o talão de IPTU e o que pagamos é tanto quanto da demais ruas onde há pavimentação. Enquanto não atenderem nosso apelo vamos continuar obstruindo a via. Acreditamos que se a Magnesita e prefeitura se unirem a obra não ficará tão cara”, disseram os manifestantes.
Segundo pesquisa eleitoral do Ibope, divulgada nesta quinta-feira (22), a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 40% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o senador Aécio Neves (PSDB) com 20% e, em terceiro, está Eduardo Campos (PSB), com 11%. Em levantamentos anteriores, realizados em março e abril deste ano, a petista tinha 40% e 37% respectivamente; o tucano apresentou 13% e 15%; e Campos somou 6% e 6% nos dois meses. Na pesquisa divulgada hoje, os nove pré-candidatos a presidente da República - à exceção de Dilma - somam 36% das intenções de voto. Com 1%, aparecem Eduardo Jorge (PV) e José Maria (PSTU). Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Randolfe Rodrigues (PSOL) não pontuaram. Brancos e nulos são 14%, enquanto 10% dos entrevistados não sabem em que votarão ou não responderam. Foram ouvidos 2.002 eleitores em 140 municípios, entre os últimos dias 15 e 19 de maio. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
Após a conclusão das obras do estacionamento da área da Cesta do Povo, as Avenidas Dr. Antônio Mourão Guimarães e Centenário, em Brumado, devem receber demarcação de zona azul. Este é um projeto que está sendo planejado pela Superintendência de Trânsito e Transportes Urbanos (STTU) e que será apresentado ao executivo e legislativo municipal. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a medida visa desafogar o fluxo no percurso e também inibir as ações de carga e descarga ao longo das duas vias, as quais serão assistidas com um amplo estacionamento que está sendo construído na localidade. Segundo a STTU, outro objetivo é tornar o trecho área de estacionamento rotativo, o que facilitará aos condutores a busca por vagas. Para o departamento, a zona azul não visa apenas à captação de recursos, mas também visa proporcionar à criação de novos empregos, já que para o seu funcionamento precisará de anotadores capacitados nas vias.
Desde que foram iniciadas as obras de construção do estacionamento em frente ao escritório regional do Derba no dia 28 de abril, a empreiteira responsável apenas isolou a área e arrancou parte da calçada onde antes trabalhavam alguns camelôs. O projeto aponta que a área contará com 23 vagas de estacionamento em 45°, será arborizada e terá calçada para pedestres. Apesar do início da execução do projeto, as obras estão paradas causando transtornos no centro comercial, principalmente para os pedestres que, por conta da falta da calçada, têm de passar pela avenida em fila indiana entre os cones e os tapumes da obra. A reportagem do site Brumado Notícias tentou contato com o encarregado da construção, mas o mesmo não foi encontrado.
A taxa de desemprego de 4,9% apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para abril deste ano nas seis principais regiões metropolitanas do país é a menor para o mês desde o início da série histórica, em março de 2002. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Emprego (PME). A taxa de desemprego de abril é 0,9 ponto percentual inferior aos 5,8% registrados em abril de 2013. Em relação a março deste ano, quando o índice ficou em 5%, não houve variação significativa. Os números do IBGE indicam que a queda do desemprego em abril tem relação com o fato de menos pessoas estarem no mercado à procura de trabalho, ao mesmo tempo em que há estabilidade no número de brasileiros na população economicamente ativa (PEA). O levantamento do IBGE mostra também o crescimento de 2,2% no número de trabalhadores com carteira assinada em relação a abril do ano passado, embora não haja variação significativa em relação a março deste ano. O total de pessoas desocupadas fechou abril em 1,2 milhão, o que também não apresentou variação em relação a março deste ano. O resultado, no entanto, é 17% menor do que em abril de 2013. Os dados do IBGE indicam que, em abril, a população ocupada ficou estável em 22,9 milhões de trabalhadores nas seis regiões pesquisadas, o que mostra estabilidade em relação a março deste ano e abril de 2013. As informações são da Agência Brasil.
Uma professora aposentada foi surpreendida na noite da última quarta-feira (21) ao receber em seu celular uma mensagem informando sobre a aprovação de uma compra de passagens aérea na Gol Tran Aéreo I no valor de R$ 656,47. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a professora disse que nunca pensou em viajar de avião. “Tenho tanto medo de sair do chão que não penso em viajar de avião e agora me vem uma mensagem dessas. Aí é pra me deixar nas alturas mesmo”, ironizou. Aparentemente vítima de um golpe, ela entrou em contato com a operadora do cartão e conseguiu cancelar a compra. O atendente não quis ser objetivo, mas deu a entender que o cartão havia sido clonado através da internet. A clonagem possibilitou a efetuação da compra das passagens. A professora solicitou o cancelamento de compras via internet no intuito de inibir novas clonagens.
Aprovado pelo Senado, o projeto de lei que institui o piso nacional de agentes comunitários e de endemias em R$ 1.014 segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. A fim de agilizar a proposta, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) fez acordos para que o texto não precisasse passar por todas as comissões. “Abrimos uma luta diária no Congresso Nacional desde 1997, com a tramitação de projetos que já defendiam a categoria, que ainda não tinha o reconhecimento como profissão. Essa luta foi ampliada com a aprovação, em 2006, da emenda constitucional que regulamentou a profissão de agente comunitário de saúde e de combate às endemias. Agora essa discussão chega com a aprovação de novas conquistas cruciais, como a questão da fixação do piso”, disse Pinheiro. A partir da publicação da lei, estados e municípios terão 12 meses para elaborar ou ajustar os planos de carreira dos profissionais, que contemplem a remuneração e critérios de progressão e promoção. A contratação temporária é prevista no projeto, mas apenas para combate a surtos epidêmicos.
O projeto de lei que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e proíbe a aplicação de castigos físicos a crianças e adolescentes foi aprovado ontem (21) na Câmara dos Deputados após dois anos tramitando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Até então chamada de Lei da Palmada, o projeto segue agora para o Senado com o nome de Lei Menino Bernardo, em homenagem a Bernardo Boldrini, assassinado no Rio Grande do Sul. Com a presença da apresentadora Xuxa no debate promovido pela manhã, a bancada evangélica cedeu e houve um acordo para a alteração do texto final. O relator Alessandro Molon (PT-RJ) acrescentou apenas à definição de castigo a expressão “que resulte em sofrimento físico ou lesão” à criança ou ao adolescente. A bancada evangélica temia a interferência da legislação na educação familiar. O relator enfatizou que a proposta não prevê sanções aos pais por usar métodos punitivos na educação dos filhos, apenas encaminhamento ao Conselho Tutelar para orientação e, no máximo, advertência.
Uma idosa de 64 anos foi encontrada morta com as mãos e os pés amarrados em sua residência na comunidade de Fazendinha, zona rural do município de Dom Basílio, no sudoeste baiano. De acordo com informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o corpo de Isaura Maria de Jesus, conhecida como Isaurinha, foi localizado por vizinhos já em avançado estado de decomposição. Segundo testemunhas, a vizinhança estranhou o fato de a idosa não ser vista há muitos dias na localidade. A polícia está investigando se a mulher foi violentada. A população da cidade ficou chocada com o crime, pois a idosa era bastante conhecida e querida na comunidade. Nas redes sociais, amigos e vizinhos se manifestaram, demonstrando pesar pelo ocorrido. O corpo foi levado para o Departamento de Perícia Técnica de Brumado para averiguação da causa da morte.
Durante sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o candidato a conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), João Bonfim (PDT), afirmou claramente que tentará preencherá a sua vaga de deputado estadual com o próprio filho, o vereador na cidade de Guanambi, Vitor Bonfim (PDT). A base governista não gostou da afirmação e parlamentares da maioria já se reuniram para lançar uma ofensiva. Segundo o site Bahia Notícias, o deputado Adolfo Menezes já teria pedido autorização do seu partido, o PSD, para entrar na disputa contra Bonfim. Aparentemente, o presidente da sigla autorizou a colocação do nome de Menezes na disputa. Menezes disse que tem maioria na Casa e que só sairia da disputa, caso o deputado João Bonfim retirasse a candidatura do filho. Agora, a eleição de Bonfim, que a princípio seria tranquila, se complicou. O pedetista já circula pelo sudoeste baiano acompanhado de seu filho com prefeitos e lideranças políticas. O salário de um conselheiro é de R$ 20 mil, com direito a assessores e carro oficial. O cargo é vitalício.
Neste ano, o município de Lagoa Real realiza a 24ª edição da Missa do Vaqueiro e Vaquejada, cujo local de realização - o Parque do Vaqueiro - foi ampliado e reformado. Promovidas com recursos próprios, as obras já estão em fase final. Elas visam trazer mais conforto aos participantes do evento. No local, as principais mudanças são: a realocação da Pista de Vaquejada e da Vila Cultural, que permitiu a construção de uma nova área para a realização de shows. O antigo palco fixo será usado apenas nas celebrações religiosas. Um palco móvel, onde as atrações musicais se apresentarão, está sendo montado na nova área. Além disso, duas novas baterias de sanitários foram construídas. A Pista de Vaquejada, com nova cabine para locutores e juízes, foi reconstruída. Além disso, o local ganhou um novo sistema de iluminação, com mais 25 postes e refletores de 1.000 watts.
Segundo o jornal Tribuna do Sertão, a estimativa é de que tenham sido investidos cerca de R$ 500 mil na realização das obras. A 24ª Vaquejada de Lagoa Real vai distribuir R$ 65 mil em premiação - R$ 45 mil para os vaqueiros profissionais e R$ 20 mil para os vaqueiros amadores. O evento marca a abertura do 1º Circuito do Sertão Baiano de Vaquejada e será realizado nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho. A programação festiva inclui as apresentações das atrações: Estakazero, Arreio de Ouro, Max e Léo, Adelmário Coelho, Mazinho dos Teclados, entre outras.
Fotos: Leonardo Oliva/Tribuna do Sertão
Para fechar as contas do ano, o governo Dilma Rousseff decidiu mais uma vez recorrer a “receitas extraordinárias”, ou seja, que não se fazem parte da arrecadação cotidiana de impostos e outras fontes de recursos. O total esperado por meio desse expediente foi elevado de R$ 14,2 bilhões para R$ 24,3 bilhões, segundo a revisão bimestral do Orçamento divulgada nesta quinta-feira (22). Segundo as explicações oficiais, o dinheiro extra virá, basicamente, de programas de parcelamento de dívidas tributárias. Esse expediente já foi adotado para fechar as contas do ano passado. Nos cálculos da área econômica, as vantagens oferecidas a contribuintes em atraso com o fisco renderão R$ 12,5 bilhões a partir de agosto, compensando perdas na arrecadação regular de tributos. Com isso, o governo evitou ser obrigado a cortar despesas em razão do comportamento decepcionante das receitas nos primeiros três meses do ano -houve crescimento de 2,1%, abaixo da taxa entre 3% e 3,5% prevista para o ano. Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, o governo deve ajustar a cada dois meses as expectativas de receita e despesa, a fim de garantir o cumprimento das metas fiscais. Para convencer analistas e investidores de que seus gastos não vão disparar neste ano eleitoral, o governo prometeu poupar R$ 80,8 bilhões para o abatimento da dívida pública. Com outros R$ 18,2 bilhões dos Estados e municípios, a meta total de poupança chega a R$ 99 bilhões, equivalentes a 1,9% do PIB. Para mostrar estabilidade, o percentual é o mesmo do ano passado -que, no entanto, foi o mais baixo desde 1998. As informações são da Folha de São Paulo.
O limite de velocidade de 30 km/h na Avenida João Paulo I, em Brumado, foi questionado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Lôbo (PSL). Para o parlamentar, mesmo com os recentes casos de acidentes registrados no trecho, o limite é muito baixo para a avenida e força os condutores a cometerem infração na localidade. “Sou leigo na lei de trânsito, mas penso que, se houvesse uma limitação legal de velocidade de 40 km/h ou 50 km/h, poderíamos até ser mais severos na cobrança quanto ao limite de velocidade naquela localidade. Na verdade, se trata de uma via rápida, que a determinação de 30 km/h ninguém vai cumprir. É uma via importante que acaba tendo sua fluidez prejudicada por canto dessa limitação”, argumentou o vereador. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o superintendente de trânsito, Clidemar Amorim, rebateu a alegação embasando-se no Código Nacional de Trânsito.
Ele afirmou que em Brumado não há vias que correspondam a velocidade acima de 30 km/h por se tratar de ruas estreitas e próximas de construções. “Nenhuma via em nossa cidade pode limitar velocidade acima de 30 km/h. A João Paulo I, por exemplo, é uma via comercial, residencial e com duas clínicas e um Fórum Eleitoral. A lei de trânsito explica que para a velocidade em uma via ser de 40 km/h ou acima disso as casas devem estar bem distantes do leito da via, o que não acontece em nenhuma via de nossa cidade”, explicou Clidemar. O superintendente adiantou que no próximo final de semana serão realizados reparos nos semáforos e que, após a conclusão desses reparos, a superintendência irá realizar um orçamento de radares portáteis e apresentará o projeto ao executivo municipal no intuito de que sejam adquiridos pelo menos quatro aparelhos para controle de velocidade nas vias públicas da cidade.
Desde que foram abertas as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já se inscreveram mais de 5 milhões de candidatos - em apenas nove dias. O prazo para se inscrever termina às 23h59 desta sexta-feira (23). O Ministério da Educação recomenda que os futuros candidatos não deixem a inscrição para o último dia, para evitar imprevistos e uma possível sobrecarga do sistema. A nota do Enem é critério de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). É também requisito para obtenção do benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participação no programa Ciência sem Fronteiras e em seleções para bolsas de graduação da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Também com a nota do Enem o estudante pode se candidatar ao ingresso em vagas gratuitas de cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), e estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do exame. O Enem de 2014 será realizado nos dias 8 e 9 de novembro deste ano. Tanto no sábado, quanto no domingo, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília.
O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Gilberto Lima Dias, falou ao site Brumado Notícias sobre a greve da EBDA. O movimento estadual completará sessenta dias no próximo sábado (24). O conselheiro disse que, a exemplo de gestões anteriores, o atual governador não tem dado a devida atenção ao órgão. “Precisamos de uma atenção maior para a EBDA, que funciona de modo precaríssimo em nosso município. O governo esqueceu que existe este órgão importante para atendimento aos pequenos produtores rurais”, reiterou Dias. O presidente do CMDRS relatou ainda que os prejuízos para os pequenos produtores só não serão maiores neste período de greve porque o diretor interino da EDBA furou a greve e, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e com o CMDRS, conseguiu realizar em tempo hábil o cadastramento das famílias para o garantia safra. “Esperamos que o governo faça uma proposta decente aos funcionários da EBDA dando aos mesmos condições dignas de trabalho para que o órgão possa voltar a operar o quanto antes”, destacou Dias.
Por volta das 14h de hoje (21), um menor foi apreendido nas imediações da delegacia do município de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, com drogas e serras. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os materiais seriam arremessados para os detentos. A polícia civil acredita que, por conta das serras, os custodiados estariam planejando uma fuga. O adolescente encontra-se detido à disposição da justiça e o caso está sendo devidamente apurado.
Em Guanambi, meteorologistas identificaram que o índice de umidade relativa do ar na cidade variou, de terça (20) para esta quarta-feira (21), entre 18% e 21%, abaixo do índice considerado aceitável, que é de 30%. Para se ter uma ideia da situação, em regiões desérticas, a umidade do ar fica em torno de 10%. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu comunicado recomendando atenção às condições de umidade do município. Os especialistas aconselham beber muito líquido, colocar baldes de água nos quartos e na sala de casa e evitar, sempre que possível, a exposição ao sol. A baixa umidade pode provocar desidratação, ressecamento da pele, sangramentos no nariz e, em alguns casos, até desmaios.
A fuga de dez presos que estavam custodiados na delegacia da cidade de Caetité, no sudoeste baiano, na madrugada de hoje (21), assustou a população e só reforçou a fragilidade do setor de custódia local. Muitos questionam a necessidade de construção de um Centro de Detenção para abrigar com segurança os presos da região. A polícia divulgou a lista dos sete detentos que continuam foragidos. São eles: Rafael da Silva Pereira, Fernando da Cruz Tavares, Antônio de Souza Rodrigues, Fernando da Cruz Tavares, Marcos Cardoso França, Marcos Sergio de Souza, e Sirlando Santos Cardoso. Já os presos Mauro Souza Silva, Fábio Júlio Fernandes Brito, e Sidney Lopes Meira já se entregaram.
Nesta quarta-feira (21) foi inaugurada em Maracás, no sudoeste baiano, a primeira mineradora de vanádio das Américas. A inauguração contou com a presença do governador Jaques Wagner (PT). Está prevista a criação de dois mil empregos diretos e indiretos, sendo que a maior parte da mão de obra é local. Os investidores estimam que, para cada emprego gerado direta ou indiretamente pela mineradora, até sete postos de trabalho sejam criados na região. Na oportunidade, Wagner falou sobre a empresa. “Tenho muito orgulho de participar desta história e de contribuir para a implantação da primeira mina de vanádio das Américas. Esta empresa vai dinamizar a economia do estado e do município, gerando emprego e renda. Os trabalhadores baianos são dedicados e tenho certeza de que a direção da empresa vai se orgulhar da mão de obra”, afirmou o governador. Orçada em R$ 555 milhões, a planta baiana possui capacidade para produzir até nove mil toneladas por ano de pentóxido de vanádio. A matéria prima é utilizada, principalmente, em indústrias de aços especiais nas áreas de óleo e gás, materiais cirúrgicos, turbinas eólicas e ferrovias de alta velocidade. A produção é exportada para mercados da Europa, Estados Unidos, Coréia do Sul e Japão.
O pré-candidato ao governo do estado, Rui Costa (PT), visitará o município de Brumado no próximo domingo (25). O encontro com autoridades locais ocorrerá na área de eventos da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). A comissão em prol do retorno da unidade da Defensoria Pública Estadual (DPE) à cidade esteve reunida na manhã desta quarta-feira (21), na sala da presidência da câmara municipal. Na ocasião, foi delegada ao presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Gilberto Lima Dias, a responsabilidade de ser o porta-voz da comissão durante o evento. Dias apresentará as reivindicações da comissão ao pré-candidato.
Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente do CMDRS disse que solicitará ao pré-candidato, em nome da comissão, a intervenção deste junto à Defensoria Geral e ao governador Jaques Wagner (PT) no que tange à obtenção do retorno da unidade do órgão ao município. Na oportunidade, Dias também levará ao conhecimento de Rui Costa que a cidade de Brumado está sem defensor público há mais de um ano e que existem milhares de processos arquivados no órgão em razão do seu fechamento. “Precisamos ter a nossa Defensoria reaberta com no mínimo dois defensores, que é o que havia aqui anteriormente”, salientou Giba. Sobre a possibilidade de que a manifestação que estava agendada para o dia 26 de março seja remarcada, Dias afirmou que essa possibilidade será discutida novamente em uma nova reunião da comissão, após o encontro com o pré-candidato Rui Costa. “O problema de Brumado é grave”, resumiu ele.
O cartaz da campanha contra a homofobia em Brumado também foi fixado na recepção da delegacia do município apontando que a polícia civil também apoia o movimento, que tem por objetivo conscientizar a população e combater o preconceito não apenas quanto à condição sexual do indivíduo, mas também no que se refere à igualdade de convivência entre raças e pessoas de religiões ou etnias diferentes. “Vivemos em um mundo de diversidades, desde as cores aos sabores, somo diferentes, mas também somos iguais. O que a pessoa escolhe como opção de prazer pessoal em sua vida íntima é de responsabilidade dela. Não temos que julgar ninguém, pois todos temos o livre arbítrio e que seja Deus o juiz de todos nós”, argumentou um investigador ao site Brumado Notícias.
Dois veículos colidiram na rótula de entroncamento do anel rodoviário entre a BA-262 e a BR-030, em Brumado, na manhã desta quarta-feira (21). Embora os carros tenham sofrido muitas avarias, os passageiros nada sofreram. Um soldado da Polícia Rodoviária Estadual fez questão de ressaltar ao site Brumado Notícias que uma criança também teve a integridade física preservada por estar em uma poltrona apropriada com cinto de segurança. Os soldados ainda tiveram de controlar o fluxo no trecho, que estava bastante movimentado no momento do acidente, inclusive com veículos grandes realizando transporte de carga pesada para outras cidades da região. O impacto foi tão forte que um dos carros teve a roda solta.
Em nota enviada ao site Brumado Notícias, a empresa Novo Horizonte deu o seu posicionamento sobre a paralisação dos funcionários iniciada na madrugada desta quarta-feira (21). A empresa alega que sempre esteve aberta ao diálogo com o sindicato da categoria. Prova disso é que, segundo ela, participou de reuniões realizadas em 29 de abril e 20 de maio. Na nota, o departamento jurídico da Novo Horizonte ainda esclarece que nas reuniões pactuou propostas formais de reajuste salarial e do abono de férias, ticket alimentação, além do plano de saúde e odontológico extensivo aos familiares dos funcionários. A proposta estaria documentada em ata assinada por todos os dirigentes presentes na reunião. “Tal fato, por si só, desmente a falsa acusação de omissão da empresa quanto aos interesses da categoria”, afirmou Júlio Rodrigo, representante jurídico da empresa. Para a Novo Horizonte, a paralisação proposta pelo Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista e região é unilateral e arbitrária e estaria impedindo até mesmo a entrada do corpo administrativo nos estabelecimentos da empresa. Além disso, a empresa questiona o fato de que o acontecimento da paralisação não foi comunicado à direção da Novo Horizonte com antecedência mínima de 72 horas, tal como dispõe o artigo 13, da Lei 7.783/89, que regulamenta o direito de greve.
Em uma operação conjunta realizada entre a Cipe Sudoeste/Caesg e o Ibama do dia 16 ao dia 20 deste mês, a caça predatória foi combatida nas cidades de Tremedal, Piripá, Anagé, Aracatu e Poções. Durante a operação foram apreendidos uma carabina calibre 44 carregada com 07 cartuchos, 28 cartuchos de calibre 22, três espingardas de fabricação artesanal, 22 cartuchos de calibre 38, uma carabina de pressão com luneta, uma carabina de pressão sem numeração e sem marca aparente, uma espingarda cartucheira de calibre 20, 12 espingardas de fabricação artesanal, 11 cartuchos de calibre 20 e um punhal. Os materiais foram encontrados em residências localizadas na zona rural dos municípios de Planalto e Tremedal. Eles foram apresentados na 10ª Coordenadoria de Polícia da cidade de Vitória da Conquista. Os proprietários das armas e munições não foram localizados.