Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: André Cardoso participa da 70ª Semana de Engenharia no Rio Grande do Sul Representando o CREA, o secretário de infraestrutura, acredita que as novas experiências vão refletir na nova engenharia nacional em Brumado. (Foto: Divulgação).

Está sendo realizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, a 70ª Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (SOEAA) e o Congresso Nacional dos Profissionais da Engenharia e Agronomia. Engenheiros e agrônomos de todo o Brasil participam do evento, que discute as problemáticas, soluções e inovações no trânsito do país e todos os meios viáveis de melhorar a mobilidade urbana. Membro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), o secretário de Infraestrutura do município de Brumado, André Cardoso, participa do encontro representando os 21 municípios que compõem a microrregião do CREA na cidade. Por telefone, Cardoso conversou com o site Brumado Notícias e falou sobre a importância do evento. “Embora eu esteja aqui representando o CREA, todo o debate apresentado irá refletir diretamente na secretaria de Infraestrutura do município, pois o objetivo deste evento é exatamente revitalizar a boa engenharia em todas as esferas de governo do país, começando pelos municípios, principalmente no que tange a engenharia de trânsito das cidades. Com certeza, este encontro terá como fruto um grande impacto na nova engenharia nacional”, explicou o engenheiro.

AL-BA: Marquinho Viana recebe prefeito de Tanque Novo Dedé fez o acompanhamento de demandas protocoladas com o governo baiano e busca novas parcerias para a cidade. (Foto: Divulgação).

O prefeito José Messias Carneiro (PMDB), mais conhecido como Dedé, da cidade de Tanque Novo, no sudoeste baiano, esteve nesta quinta-feira (12) debatendo demandas para seu município com o deputado estadual Marquinho Viana (PV). Realizado no gabinete do parlamentar, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o encontro teve como objetivo o acompanhamento dos pleitos que foram protocolados com o governo Jaques Wagner (PT) durante a última audiência com o chefe do executivo baiano. Dentre os pleitos estavam a instalação dos sistemas de abastecimento de água em 15 poços já perfurados pela prefeitura e a pavimentação de ruas nos bairros de Pimenta e São João. Dedé ainda aproveitou a oportunidade para solicitar novas parcerias para a cidade de Tanque Novo.

Brumado: Prefeitura convoca candidatos aprovados em Processo Seletivo Os candidatos devem comparecer à Secretaria de Administração para apresentar os documentos exigidos no edital e os exames admissionais. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Prefeitura Municipal de Brumado publicou o Edital de Convocação Nº 03/2013, convocando os candidatos habilitados para o provimento de vagas, em caráter temporário, nas áreas de saúde, educação e assistência social, conforme resultado final publicado no Diário Oficial dos Municípios. Os candidatos relacionados devem comparecer à Secretaria Municipal da Administração até o dia 13 de setembro, das 08h às 12h e das 14h às 18h, para apresentar os documentos exigidos no edital e os exames admissionais. O candidato que não comparecer à prefeitura até a data e horários estabelecidos será eliminado do processo seletivo. Confira se você foi um dos convocados clicando aqui.

Servidor da prefeitura de Dom Basílio capota veículo na BA-148 Ézio Ferreira seguia viagem para Brumado, onde reside, quando perdeu o controle da direção do veículo, capotando por diversas vezes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O servidor público Ézio Ferreira, que trabalha no Hospital de Dom Basílio, capotou seu veículo, um Focus, de placa policial JMR-1706, na tarde da última quarta-feira (11), próximo a comunidade Salobro, na BA-148. Sozinho, Ferreira seguia viagem para a cidade de Brumado, onde reside, no Bairro das Flores, quando perdeu o controle da direção do veículo, capotando por diversas vezes. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local para controlar o trânsito e registrar a ocorrência. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a vítima pode ter passado mal ao volante, já que tem problemas de saúde. Ézio foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado para o Hospital de Dom Basílio. O laudo realizado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado confirmará as causas do acidente.

Brumado: Weliton Lopes busca garantir o pagamento do piso nacional aos professores Vereador apresentou emenda ao projeto de lei de reajuste dos professores. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Com o objetivo de garantir o piso nacional aos professores brumadenses, o vereador Weliton Lopes (PR) apresentou durante a sessão da última segunda-feira (09) uma emenda aditiva ao Projeto de Lei sobre a atualização das Tabelas de Vencimentos dos Profissionais do Magistério. Lopes quer adicionar ao projeto, enviado pela prefeitura, a obrigação do cumprimento da lei federal do piso nacional dos professores pelo município. Como o Poder Legislativo não tendo autonomia para fixar valores os dos vencimentos – apenas o Executivo pode fazer isso, o parlamentar brumadense sugeriu a emenda para atender uma das principais reivindicações dos professores. “O Piso Nacional é uma conquista histórica dos profissionais da Educação, uma bandeira que os professores municipais de Brumado levantaram e defendem com muito afinco. Nesse sentido, apresentei a proposta para que nenhum professor da rede municipal receba como salário base menos que o valor estabelecido pelo Piso Nacional”, falou Lopes. Todos os vereadores subscreveram a proposta do republicano e caso a emenda seja aprovada, todos os benefícios dos docentes municipais serão calculadas em cima do piso nacional. “Os professores são importantes e tem contribuído para que Brumado tenha uma Educação de qualidade”, falou Weliton, dizendo esperar que, com a emenda, ele possa contribuir para a garantia dos direitos dos educadores. 

Guanambi: Terceirizados do estado reclamam de atraso de salário Escolas estaduais suspenderam as aulas nesta quinta-feira (12). (Foto: Mundi).

Os profissionais terceirizados do estado em Guanambi, no sudoeste baiano, garantem que estão há dois meses sem receber seus vencimentos. Segundo denúncia deles, a empresa contratada pelo estado, Delta Locação de Serviços e Empreendimentos, para qual prestam serviços, não estão repassando os valores disponibilizados pelo governo baiano. Por conta dessa situação, os profissionais de serviços gerais e os porteiros paralisaram suas atividades na última segunda-feira, dia 09. Na quarta-feira (11) os trabalhadores se manifestaram na Praça Manoel Novaes exigindo seus direitos. Por causa da falta desses funcionários, sete escolas estaduais suspenderam as aulas hoje (12). As direções dos colégios explicam que não condições para o trabalho sem esses servidores. Segundo o site Bocão News, o governador Jaques Wagner (PT) tem culpado as mudanças do sistema de operacionalização das contas estaduais pelo atraso nos pagamentos – os quais ocorrem principalmente com a Delta.

Banda vai fazer tributo à Legião Urbana em Brumado O grupo brumadense Cenário Único vai realizar um tributo no próximo sábado, 14, no Arapuca Etílico Musical Bar, a partir das 19 horas.

As músicas da banda Legião Urbana marcaram os corações de muitos jovens da chamada geração coca cola. E para homenagear essa banda, que ainda é uma das mais importantes do rock nacional, o grupo brumadense Cenário Único vai realizar um tributo no próximo sábado, 14. A apresentação será no Arapuca Etílico Musical Bar, a partir das 19 horas. A banda faz parte do movimento Abracadabra, que está iniciando o projeto ‘Tributos Nacionais’ e pretende prestar homenagem aos grandes sucessos da música brasileira. Nesse primeiro evento do projeto, a abertura do show será feita pelo cantor brumadense Joel Augusto. Especialmente nessa apresentação, o vocal da banda Cenário Único ficará com Marcelo Villarie. A entrada da festa é R$ 10.

Geddel afirma que oposição marchará unida contra Wagner O ex-ministro garante ter aval do PMDB nacional para montar o palanque na Bahia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Animado com a união das oposições ao governo da Bahia, o pré-candidato a governador, Geddel Vieira Lima, acredita que se todos estiverem juntos não falharão nas eleições. Presidente do PMDB na Bahia, Geddel declarou que a executiva nacional do partido já permitiu a ele a possibilidade de fazer palanque para o senador Aécio Neves (PSDB), adversário da presidente Dilma Rousseff (PT). Essa permissão foi dada porque a própria presidente rompeu o acordo feito entre o PT e PMDB em 2010. Geddel garantiu que não voltaria a fazer novos pactos com a presidente e que está chegando a hora de definir o seu futuro como vice-presidente de pessoa jurídica na Caixa Econômica Federal. Mas a decisão definitiva de apoiar o rompimento com a chapa petista nas eleições presidenciáveis só será tomada em 2014. No caso das eleições estaduais, o peemedebista falou que o governador Jaques Wagner (PT) tem preferência que Rui Costa, secretário da Casa Civil, seja o seu sucessor porque esse seria ‘subserviente’ a ele no caso de vitória. Com informações do Correio.

Ingressos do Axé Brumado podem ser trocados a partir de hoje (12) A troca começa às 14 horas nos postos onde estavam realizando as vendas.

Os foliões que compraram os ingressos para o Axé Brumado 2013 já podem receber seu dinheiro de volta. A troca começa nesta quinta-feira (12), às 14 horas nos postos onde estavam realizando as vendas. Além de ter de volta o valor pago, é possível também trocar as entradas por outras do show de Ivete Sangalo, que vai acontecer dia 29 de dezembro em Brumado. Para os chicleteiros, a Só Legal Produções ainda disponibiliza a troca do ingresso da festa cancelada por outro do evento com Chiclete com Banana em Guanambi, o qual será no próximo sábado, 14.

Guanambi: Homem transportava cocaína embalada em bexiga presa entre os ombros A droga foi descoberta por uma socorrista do Samu 192 que realizava o atendimento em Ângelo da Silva após ter sofrido um acidente. (Foto: Ivan Marthins).

Após colisão entre duas motocicletas na manhã desta quarta-feira (11), a Polícia Militar de Guanambi, no sudoeste baiano, descobriu que um dos pilotos é suspeito de ter praticado vários assaltos na cidade. Para deixar a situação ainda pior para Ângelo da Silva Polon, o possível assaltante, ele estava transportando um 1 kg de cocaína embalada em uma bexiga e presa entre os ombros. De acordo com a polícia, a droga foi descoberta pelos socorristas do Samu 192, que ao prestarem atendimento ao acidentado precisou retirar a embalagem presa ao corpo do rapaz. Quando a Polícia avaliou a mercadoria, notou que se tratava do entorpecente. Depois de receber cuidados médicos no Hospital Regional de Guanambi, Ângelo foi apresentado na delegacia local com o tablete da cocaína. O rapaz ficou detido e está à disposição da justiça.

Brumado: Carro colide em locomotiva da FCA O acidente aconteceu na travessia da linha férrea da Rua Nazaré no Bairro Dr. Juracy. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um veículo popular se chocou com uma locomotiva da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) na manhã desta quinta-feira (12), em Brumado. O acidente aconteceu na travessia da linha férrea da Rua Nazaré no Bairro Dr. Juracy. No carro havia três pessoas, o condutor Getúlio Borges, uma filha e o genro. Getúlio contou ao site Brumado Notícias que até ouviu o apito do trem, mas a garoa, uma cerca de plantas no local da travessia, e as películas escuras nos vidros do veículo o impediram de ver a locomotiva se aproximar. “A nossa sorte foi que o trem estava em baixa velocidade, caso contrário não teria sobrado nenhum de nós para contar história”, disse o motorista, que estava levando a filha para o trabalho na unidade de saúde da família do bairro. 

Brumado: Carro colide em locomotiva da FCA Mesmo com a gravidade do acidente e com as várias avarias sofridas pelo carro nenhum dos ocupantes se feriu. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Mesmo com a gravidade do acidente e com as várias avarias sofridas pelo carro nenhum dos ocupantes se feriu. “Graças a Deus que estamos todos bem, depois dessa eu tenho certeza que esse ano eu completo os meus 59, com fé em Deus”, falou o condutor aliviado. Nossa reportagem registrou ainda que, como em todos os pontos de travessia de linha férrea na cidade, o local do acidente é sinalizado apenas por placas verticais. O trecho não conta com sinaleiras de alerta e nem com as cercas de segurança para conter veículos e pedestres durante a passagem do trem.

Brumado: Carro colide em locomotiva da FCA O trecho não conta com sinaleiras de alerta e nem com as cercas de segurança para conter veículos e pedestres durante a passagem do trem. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Bahia não vai ter horário de verão O horário de verão brasileiro terá início no próximo dia 20 de outubro em alguns estados do país.

Desde 1985 a Bahia participa do horário de verão, medida tomada na época pelo então governador João Durval. De lá para o estado só parou aderir à medida, que visa reduzir os gastos com energia, em 2003. Foi no governo de Paulo Souto que descobriram, através de pesquisa, o descontentamento de 57% dos baianos com a mudança no relógio. Em 2011, o governador Jaques Wagner (PT) realizou uma nova pesquisa e anunciou a volta da Bahia ao horário de verão. Entretanto, muitos trabalhadores se revoltaram com a situação, declarando que Wagner não estava pensando naqueles que acordam de madrugada para trabalhar. O governo baiano voltou atrás e ficou sem o horário de verão. Como a rejeição em adiantar os relógios é muito grande, o governador tomou a mesma medida neste ano de 2013. Wagner anunciou na última quarta-feira (11) que na Bahia não terá horário de verão, o qual começa em 20 de outubro em alguns estados do país. “Nós fizemos uma experiência no ano retrasado, houve uma reação muito grande, então, independente daquilo que eu acho, eu tenho que ouvir a ampla maioria da população. A rejeição foi muito grande. Então esse ano, como no ano passado, a Bahia se mantém fora do horário de verão”, afirmou o governador. 

Banda Capitão Axé: O sucesso da Bahia está invadindo o Brasil E o grupo musical acabou de lançar o seu mais novo CD, gravado ao vivo em um superespectáculo no município de Cocos.

 A nova sensação do mundo do axé que está fazendo o maior sucesso na Bahia, lotando espaços e casas de espetáculos com o seu ritmo alucinante e envolvente é a Banda Capitão Axé. E o grupo musical acabou de lançar o seu mais novo CD, gravado ao vivo em um superespectáculo no município de Cocos. Os cantores Diggo de Deus e Michelle Dhara comandam a Banda Capitão Axé, que conta também com um grande número de fãs em diversas cidades do país. Contrate esse show pra sua cidade e conheça o verdadeiro axé baiano: (71) 9981-2525/9360-5676/9979-1588.

Brumado: Diretor do DTTU pede exoneração depois de 15 dias no cargo Clidemar Amorim Risério está esperando resposta da administração municipal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Clidemar Amorim Risério foi empossado como diretor do Departamento de Transito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU) no último dia 26 de agosto, mas segundo informações apuradas pelo site Brumado Notícias nesta quarta-feira (11), ele já pediu exoneração e está esperando resposta da administração municipal. A nossa reportagem apurou ainda que Clidemar teria recebido reclamações na prefeitura por questões ligadas aos novos semáforos inaugurados pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) na noite da última terça-feira (10). Por conta de falhas na sinalização horizontal e vertical, os aparelhos podem acabar sendo desligados. O artigo 71 do capítulo IV do Código de Trânsito Brasileiro diz que o órgão responsável pelo trânsito na cidade deve manter as faixas de pedestre em boas condições de visibilidade, segurança e sinalização. Entretanto, em Brumado faltam exatamente as sinaleiras para pedestres nos dois conjuntos recém-inaugurados. O erro teria sido motivo de cobrança pela secretaria municipal de planejamento perante o diretor de trânsito. Por consequência, Clidemar teria ficado insatisfeito com as cobranças e preencheu o pedido de exoneração, alegando ainda que falta estrutura ao DTTU. 

Brumado: Diretor do DTTU pede exoneração depois de 15 dias no cargo Transeunte fica confuso por não ver a sinaleira para pedestres no cruzamento da Avenida Otávio Mangabeira. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Para comprovar a falha do Departamento de Trânsito, flagramos o momento em que um transeunte, confuso por não ver a sinaleira para pedestres no cruzamento da Avenida Otávio Mangabeira, tentou atravessar a Rua Rio de Contas entre uma escola particular e Biblioteca Municipal e quase foi atropelado por um veículo. A nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura afim de obter a confirmação do pedido de exoneração de Amorim, mas todos os contatos preferiram não comentar o assunto.

Brumado: Em nota, Vivo esclarece o mau funcionamento dos serviços De acordo com o setor de comunicação da empresa, o sistema da cidade está em processo de ampliação o que, em breve, vai acarretar em melhorias nos serviços prestados.

Devido à matéria publicada pelo site Brumado Notícias no último dia 09 sobre a qualidade dos serviços prestados pela Vivo na região, a operadora enviou uma nota nesta quarta-feira (11) para nossa redação. De acordo com o setor de comunicação da empresa, a dificuldade em realizar chamadas na data aconteceu por causa uma falha na rota de transmissão que atende a cidade. A Vivo garantiu que no mesmo dia uma equipe esteve na cidade e fez os ajustes necessários para que os serviços fossem normalizados. “O sistema da cidade está em processo de ampliação o que, em breve, vai acarretar em melhorias nos serviços prestados aos nossos clientes”, informava o texto. A nota dizia ainda, ao final, que qualquer reclamação pode ser feita através da Central de Atendimento 103 15 (ou *8486), que funciona 24 horas 7 dias por semana.

Brumado: Cristãos realizam mais uma edição da Festa da Luz evento vai acontecer no próximo dia 19 de outubro, no Planet Show, a partir das 19 horas.

Com o objetivo de proporcionar os jovens brumadenses um espaço para o encontro com Jesus Cristo, a Carp (Comunidade de Adoradores e Resgate da Paz) vai realizar mais uma vez a Festa da Luz. O evento já está na sua oitava edição e neste ano de 2013 o tema é ‘Contra o Extermínio da Juventude’. “Utilizamos a arte (dança e música) para realizar uma efetiva evangelização, resgatando valores e proporcionando à juventude brumadense uma oportunidade”, explicam os organizadores. No tocante ao tema, a Carp quer promover uma cultura de paz em defesa da vida dos jovens. “Queremos denunciar o avanço da violência e propor saídas, com valorização dos direitos humanos, e a ampliação dos marcos da cidadania”, completaram os membros da Carp. A justificativa para este tema é o fato de que nos últimos tempos, todos os segmentos da sociedade brasileira estão vivendo a realidade da violência. Na Festa, os jovens têm a oportunidade de conhecer Jesus Cristo através de uma linguagem jovem e ainda usar esse conhecimento para valorizar e se comprometer com a sacralidade da própria vida e da de outros, como garante os organizadores. O evento vai acontecer no próximo dia 19 de outubro, no Planet Show, a partir das 19 horas. As atrações musicais da edição 2013 serão Renova Samba com Jesus, Ministério Filhos da Paz, Banda Restauração, Ministério Dominis e DJ tocando o melhor do dance católico. Nesse ano, além do espaço principal, a Festa da Luz terá três espaços alternativos, um para crianças – Carp Kid’s, outro para uma abordagem mais profunda sobre o tema - Exposição “Juventude quer viver”, e outro para oração – Tenda da Misericórdia.

Uneb: Estudantes de Administração paralisam atividades em Guanambi De acordo com os estudantes, a suspensão vai durar até que o reitorLourisvaldo Valentim, os receba em Salvador e resolva as necessidades do curso. (Foto: Danilo Pereira/Brumado Notícias).

Desde o início desta semana, os alunos do curso de Administração do campus XII da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Guanambi, no sudoeste baiano, paralisaram as atividades discentes. De acordo com os estudantes, a suspensão vai durar até que o reitor da universidade, Lourisvaldo Valentim da Silva, os receba em Salvador e resolva as necessidades do curso. “Exigimos que nossas pautas sejam avaliadas e congruentemente atendidas”, disseram eles através de nota enviada ao site Brumado Notícias nesta quarta-feira (11). As exigências dos discentes são: realização de concurso público para contratação de professores, melhorias na estrutura do campus, fim da perseguição aos alunos feita pelos professores, apoio aos projetos de pesquisa e extensão. 

Uneb: Estudantes de Administração paralisam atividades em Guanambi A classe estudantil aproveitou a sessão da Câmara Municipal de Guanambi do dia último dia 10 e pediu apoio dos vereadores à causa. (Foto: Danilo Pereira/Brumado Notícias).

Além dessas pautas, a principal reivindicação dos estudantes é pelo reconhecimento do curso, pois a primeira turma formada está há três anos sem receber o diploma. “Precisamos de sete professores para manter o curso com o mínimo de estabilidade. E sem reconhecimento do curso, muitos formados estão ficando impedidos de aproveitar oportunidades de emprego por causa da ausência de diploma”, explicaram, informando que existem cartazes sobre a paralisação em toda a Uneb. A classe estudantil aproveitou a sessão da Câmara Municipal de Guanambi do dia último dia 10 e pediu apoio dos vereadores à causa. Os alunos pedem ainda o apoio dos discentes dos outros campi da Uneb na região, o VI e o XX, Caetité e Brumado, respectivamente.

Brumado: Novos semáforos em funcionamento O prefeito Aguiberto Lima Dias disse que ainda tem um projeto de instalação de mais dois conjuntos semafóricos em outros pontos críticos da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após 20 dias da instalação, os semáforos do cruzamento da Praça Senhor do Bonfim e do cruzamento entre a Avenida Otávio Mangabeira e Rua Rio de Contas foram ligados na noite da última terça-feira (10). E o início do funcionamento contou com as presenças do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), da vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB), secretários do município, vereadores, do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos e populares. Durante sua fala, o gestor declarou que a prefeitura tem ainda o projeto de instalação de mais dois conjuntos semafóricos em outros pontos críticos da cidade. Mas mesmo com os semáforos funcionando, os agentes de trânsito tiveram de atuar nos cruzamentos a fim de orientar transeuntes e condutores sobre o tráfego nos trechos citados.

Brumado: Bandidos furtam computador do Projeto Cidadania Digital na Fadesb O vigia percebeu o furto quando notou que a grade da sala onde ficam os computadores havia sido forçada e a porta arrombada. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um computador do Projeto Cidadania Digital, que faz parte do programa de inclusão sócio digital do estado da Bahia em parceria com o governo federal, foi furtado de dentro da unidade da Fundação de Assistência e Desenvolvimento Social de Brumado (Fadesb). O furto foi percebido pelo vigia da Fadesb às 13 horas desta quarta-feira (11), quando ele notou que a grade da sala onde ficam os computadores havia sido forçada e a porta arrombada. Ao verificar o sumiço do aparelho, o vigia logo acionou a polícia. Uma alavanca foi encontrada próximo à sala e os policiais acreditam que essa tenha sido a ferramenta usada pelos arrombadores. Essa é a segunda vez que a Fadesb passa por esse tipo de situação neste ano. Na outra ocasião, os arrombadores também tentaram entrar nesta mesma sala, mas não conseguiram.

Deputada apoia luta para manter ferrovia em atividade na Bahia Ivana Bastos participou da 7ª Audiência Pública realizada pelo colegiado da Comissão de Infraestrutura da ALBA. (Foto: Divulgação).

A deputada Ivana Bastos (PSD) participou da 7ª Audiência Pública realizada pelo colegiado da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa. O evento teve por finalidade debater as propostas da Resolução 4.131, da Agência Nacional de Transportes Terrestres, que tratam da desativação dos trechos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e autoriza a devolução do trecho de 1760 Km, concedido há 17 anos para a FCA. As devoluções fazem parte do Programa de Investimento em Logística (PIL) do Governo Federal, que prevê a construção de uma nova ferrovia entre os municípios de Parnamirim, no Pernambuco, e Feira de Santana, na Bahia. Segundo a resolução, o município de Alagoinhas estaria fora do traçado. Durante a audiência, o Superintendente de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas (Sufer) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jean Mafra dos Reis, falou sobre os traçados determinados pela resolução. Para Bastos, é necessário rever as determinações da resolução, pois essa medida atinge diretamente a vida dos trabalhadores e moradores da região. A parlamentar destacou ainda o desenvolvimento gerado pela Fiol. “Tudo um dia tem que começar. Há 150 anos começou a ferrovia que passa por Alagoinhas; agora está começando a Fiol, que já gera mais de sete mil empregos diretos, só na metade do trecho, entre Ilhéus e Caetité. Essa é a nossa defesa, a continuidade e o investimento na malha ferroviária da Bahia e do Brasil”, concluiu a deputada.

Brumado: Alessandro Lôbo solicita limpeza de fossas no Bairro São José Vereador fez a solicitação para a contratação de um caminhão suga-fossa para realizar o serviço no município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A contratação de um caminhão suga-fossa foi uma solicitação do vereador Alessandro Lôbo (PSL) feita ao executivo municipal durante a sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira (11). O veículo seria contratado para realização da limpeza das fossas existentes no Bairro São José, em Brumado, que já chegaram em sua maioria a capacidade máxima. Segundo Lôbo, alguns moradores tiveram de reconstruir outras fossas em razão da falta de espaço para o despejo de dejetos. O parlamentar ressaltou na ocasião que os moradores do bairro são obrigados a terem fossas em suas residências por conta da inexistência de coleta de esgoto na localidade. “Como o bairro é antigo algumas fossas já estão transbordando pelas ruas, causando danos à saúde e gerando grandes transtornos aos moradores e também para as pessoas que trafegam pelo bairro”, completou Lôbo.

Dom Basílio: Prefeito está internado para fazer cirurgia em Vitória Conquista Marilton Matias fará um procedimento cirúrgico para retirada de um nódulo na língua.

O prefeito Marilton Matias (PSD), da cidade de Dom Basílio, no sudoeste baiano, está internado na Clínica Santa Clara, em Vitória da Conquista. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o gestor foi hospitalizado na noite da última terça-feira (10) para realização de uma cirurgia. Matias, de 45 anos, fará um procedimento cirúrgico para retirada de um nódulo na língua. Em nota divulgada em uma rede social, o prefeito dombasiliense confirmou que fará a cirurgia e agradeceu a todos pelas orações. O dia em que o gestor realizará o procedimento não foi divulgado e nem quando ele receberá alta médica.

Brumado: Campeão de MMA recebe moção de aplausos na Câmara de Vereadores O vereador Castilho Viana (PSB) entrega a moção ao atleta. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O lutador Hugo Possidônio da Silva, popular Hugo Topázio, sagrou-se campeão em um evento de MMA promovido na cidade de Barra da Estiva, no último sábado (07). Ex-participante de um projeto social realizado em Brumado, Hugo venceu a luta por nocaute logo no primeiro round. O bom desempenho rendeu ao atleta não apenas a premiação no octógono, mas também a admiração dos conterrâneos, principalmente dos jovens, que se espelham na revelação do esporte local. O sucesso do atleta é tão grande que, durante a última sessão da Câmara de Vereadores, o lutador foi contemplado com uma moção de aplausos proposta pelo vereador Castilho Viana (PSB) e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares. Hugo fez questão de agradecer os votos de confiança. “Quero agradecer a toda minha equipe e aos meus patrocinadores pela preparação e a confiança depositada em mim. Sou oriundo de um projeto social, o qual me ajudou muito na formação do meu caráter. Tenho orgulho de hoje ser quem sou e poder representar minha cidade”, disse o atleta.

Brumado: Sociedade organizada busca criação do novo Conselho de Segurança Já criado em 2002, o Conselho Municipal de Segurança Pública, está há sete anos sem atuação. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em 2002, foi criado o Conselho Municipal de Segurança Pública de Brumado (CMSPB), que contava com dez membros da sociedade civil organizada, representantes da polícia civil, militar e rodoviária estadual e o presidente Manoel Gonçalves. Durante os quatro primeiros anos, o CMSPB mostrou-se atuante, mas, após o ano de 2006, o Conselho começou a perder força. Na época, participavam ativamente do órgão apenas o presidente e dois membros. Diante do quadro, a entidade acabou perdendo o apoio dos governos municipal e estadual e ficou totalmente inerte. No início deste ano, o presidente renunciou ao cargo. Com os números da violência crescendo no município - 2013 já é considerado o ano mais violento nos últimos dez anos -, membros da sociedade civil organizada formaram uma comissão provisória com o intuito de reativar ou criar um novo Conselho Municipal de Segurança na cidade. Na última terça-feira (10), o diretor da 21ª Subseção da OAB-BA, em Brumado, Kléber Lima Dias, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Manoel Messias, e o presidente do Rotary Club, Tadeu Silva, se reuniram com a imprensa local na sede da OAB para apresentar a comissão e falar sobre a reativação ou criação do novo Conselho de Segurança. 

Brumado: Sociedade organizada busca criação do novo Conselho de Segurança Uma nova diretoria deverá ser formada para a plena atuação do órgão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na ocasião, os membros destacaram que a comissão já encaminhou ao governo do estado uma solicitação para aumento do efetivo policial que atua na cidade, além da implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros para atender Brumado e sua microrregião. Para iniciar os trabalhos, a comissão tem prestado apoio a uma Ong que trabalha com cerca de 90 crianças e adolescente em situação de risco. O objetivo é demonstrar aos governos municipal, estadual e federal que a cidade é carente de políticas públicas sociais, principalmente em sua periferia. Ainda não se tem uma data para apresentação do novo conselho, mas há dois meses a comissão provisória vem realizando encontros com vereadores, órgãos e instituições da sociedade e com a polícia. A expectativa é de que o conselho seja formado o quanto antes. “O conselho terá dez membros, mas esperamos contar com 70 mil conselheiros, representados pela população da nossa cidade, a fim de podermos carregar juntos essa bandeira e fortalecer a segurança local”, ressaltou o advogado Kléber Lima Dias.

Lagoa Real conta a história do Brasil em desfile de 7 de setembro Os alunos das escolas do município contaram através de faixas, cartazes e caracterizações os principais momentos vividos na história do Brasil. (Foto: Divulgação).

No último sábado (07), as principais ruas da cidade de Lagoa Real foram tomadas pelo desfile de 7 de setembro. Os alunos das escolas do município contaram através de faixas, cartazes e caracterizações os principais momentos vividos na história do Brasil. Além de mostrar as bandeiras do país, do estado da Bahia e do município, o desfile foi aberto com a Escola Municipal Maria Otília Cardoso, que falou sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos sociais de libertação que marcaram a história do Brasil. As Escolas Municipais Maria Rosa dos Santos e Monsenhor Bastos deram sequência ao desfile cívico com a representação da vinda da Família Real à colônia. Os alunos deram vida ao desfile encenando personagens simbólicos da época, como D. João VI e D. Pedro. Já o Colégio Estadual Luís Prisco Viana apresentou o quadro histórico que retrata o Grito do Ipiranga, acontecimento ocorrido há 191 anos que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Encerrando o desfile, a Escola Municipal Natalino de Oliveira Lima apresentou ao público a história da Independência da Bahia. Na última ala, os alunos das Escolas Municipais Donério Aguiar e Dom Eliseu Resende desfilaram com as bandeiras dos estados brasileiros. O público compareceu em massa ao desfile e aplaudiu os alunos pela demonstração de patriotismo.

Lagoa Real conta a história do Brasil em desfile de 7 de setembro O prefeito Zezinho, o vice Santo Batista e o presidente da Câmara Municipal fizeram o hasteamento da bandeira nacional. (Foto: Divulgação).
Arquivo