Politizado e com uma visão crítica sobre o atual sistema, o escritor, poeta e sociólogo José Walter Pires conversou com o site Brumado Notícias sobre a política nacional e na cidade de Brumado. O sociólogo falou da necessidade de mudanças na política brasileira. “Precisamos renovar os participantes da nossa política que já estão cansados pela velhice e cansando também os eleitores. Há quanto tempo os mesmos estão ainda querendo perpetuar no poder fazendo as mesmas coisas? Chega, é necessário e urgente que se renove o quadro. Onde estão os nossos líderes, os nomes são inexpressivos e a juventude sumiu. Tem que se quebrar o encanto pelos velhos xerifes da nossa política. A política no Brasil é uma colcha de retalhos remendada, em que se emenda de um lado e rasga do outro, por isso não sou a favor da reforma, mas de uma mudança radical. Precisamos jogar fora a colcha velha e buscar um lençol novo”, disse o escritor. Sobre a política local, ele foi ainda mais radical. “Precisamos mudar a política em Brumado, todos os partidos só fizeram mal a Brumado”, disparou, apontando ainda que tais partidos inseridos no município não olham para o real progresso da cidade, mas apenas para as vantagens do poder. Zé Walter comparou os candidatos a deputados a “aves que pousam no município apenas para arrebatar votos e favorecem apenas seus redutos”. Na visão do poeta, há um descaso e desânimo geral da população jovem com a política por conta da falta de ideologia.
De fora das disputas eleitorais, o ex-vice-governador da Bahia e ex-prefeito de Brumado, Edmundo Pereira (PT), se mantém ativo na vida política como uma espécie de guru em seu grupo. Edmundo decidiu com a esposa Marizete Pereira (PT) não disputar nenhum cargo eletivo, mas indicar o nome do vereador brumadense José Ribeiro Neves (PT), afilhado e pupilo do casal. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Pereira exaltou seu indicado classificando-o como “o cara”. “Apostamos sim em Zé Ribeiro, pois, se formos analisar com todo respeito aos demais, ele é o melhor candidato em termo de personalidade, com três mandatos de vereador. É um cara sério e competente, um cara que está preparado para exercer o mandato, pois tem conhecimento profundo do legislativo. Eu não tenho dúvidas, Zé Ribeiro é o cara”, destacou. As palavras de Edmundo foram endossadas por sua esposa, que acredita no candidato como instrumento de renovação da política local. Eles falam da possibilidade do mesmo ser apontado para disputar a cadeira administrativa em 2016.
Faltando apenas 17 dias para as eleições, o candidato a deputado estadual, Luciano Ribeiro (DEM), está confiante no resultado do pleito. Em campanha pelo estado, Ribeiro disse em entrevista ao site Brumado Notícias que foi muito bem recebido nos lugares por onde esteve. “A nossa caminhada tem demonstrado que a nossa mensagem foi aceita pela população. Tenho muita fé no êxito dessa campanha”, destacou o candidato. O ex-prefeito de Caculé disse ainda que a cidade de Brumado e a região adjacente são a base da sua campanha e que ele espera ser um representante do povo do sudoeste na Assembleia Legislativa da Bahia, identificado com os problemas do sudoeste da Bahia. “Acho que a nossa candidatura preenche esses requisitos e tenho certeza de que a região irá se orgulhar do deputado que terá”, concluiu ele.
Com 86 anos, o brumadense Francisco Firmino Alves desapareceu nesta quinta-feira (18). Segundo familiares, ele estava trajando uma bermuda azul, camisa de botão xadrez e chapéu branco. A família está desesperada em busca de informações sobre o paradeiro do idoso. Quem souber de alguma pista, pode entrar em contato através dos números (77) 9915-7370, 9975-6540 ou 9924-2878.
Militante político, o empresário Robério Nunes (PDT) analisou o cenário das eleições estaduais na cidade de Brumado e região. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Nunes destacou que o nome do candidato ao governo do estado, Paulo Souto (DEM), tem sido avaliado positivamente na região, principalmente por conta da boa gestão quando governou o estado. Para o empresário, Souto é bastante votado na região do Vale do Paramirim, onde, segundo Robério, o ex-governador teria atendido muitas demandas da população. “Acredito que no Vale do Paramirim, que integra dez municípios, Paulo Souto sairá com uma ampla vantagem”, destacou. Quanto ao candidato Rui Costa (PT), o empresário acredita que ele não estaria tão bem colocado nas pesquisas por falta de conhecimento da população quanto à pessoa do candidato. Nunes não acredita que o candidato não decolou por conta das deficiências do governo de Jaques Wagner (PT), mas sim por falta de popularidade. “Hoje o momento político é mais favorável ao candidato Paulo Souto, independentemente dos demais candidatos”, concluiu Robério.
Candidato ao cargo de deputado estadual da Bahia pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Vítor Bonfim disse em entrevista ao site Brumado Notícias que os trabalhos em prol de sua candidatura foram intensificados nessa reta final de campanha. Para ele, esse é o momento de reafirmar os apoios políticos e de consolidar o trabalho que foi feito ao longo dos setenta dias de campanha. O candidato destacou que a expectativa é muito boa, principalmente em função da maneira como ele tem sido recebido nos municípios do interior do estado. “Acredito que no dia 5 de outubro teremos uma notícia boa, que é o retorno de um representante de Brumado e região à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA)”, disse ele, apostando no crescimento do seu nome entre o eleitorado regional.
A Executiva Estadual do Partido Verde (PV) está sendo bastante rigorosa quanto ao cumprimento da cartilha da agremiação na eleição deste ano. Segundo o presidente estadual, Alan Lacerda (PV), o rigor será ainda maior sobre os dirigentes ou os possuidores de mandatos eletivos. Os infiéis poderão ser expulsos da sigla ou sofrer outros tipos de punições após a análise de cada caso. “Nós temos um entendimento da direção estadual do partido, concordando com a Executiva nacional, de que partido bom é aquele que pensa junto. Os nossos filiados podem apoiar quem quiser, mas o coerente seria seguir os nossos indicados. Contudo, quando se passa para colegas dirigentes partidários e aquele que tem mandato, há, praticamente, uma obrigação”, disse Lacerda ao Jornal Tribuna da Bahia. Na Bahia, o PV possui 37 postulantes a deputados estaduais e 11 para deputados federais, além de contar com a candidatura da vice-presidência de Eduardo Jorge (PV), com Célia Sacramento (PV), atual vice-prefeita de Salvador. Na corrida pelo Palácio de Ondina e pela vaga de senador, os verdes apoiam Paulo Souto (DEM) e Geddel Veira Lima (PMDB), respectivamente. Entre os que poderão sofrer penas, estão dois prefeitos do sudoeste baiano. Apesar do PV apoiar Souto e Geddel, os gestores estão engajados nas campanhas de Rui Costa (PT) ao governo e Otto Alencar (PSD) ao senado federal. Trata-se de Sérgio Silveira Maia e Adriano Carlos Dias Pires, respectivamente, prefeitos de Aracatu e Barra da Estiva.
Sem água há mais de 150 dias, diversos lavradores da cidade de Muquém de São Francisco, na região oeste da Bahia, têm procurado alternativas para driblar a estiagem, que atinge cerca de 35% dos municípios baianos. Segundo a Defesa Civil, 144 cidades decretaram situação de emergência e 1,5 milhão de moradores sofrem com os reflexos da seca. Diante da situação, o lavrador Paulo do Carmo tem perdido as esperanças. Além de não ter pasto para o gado, ele alimenta o rebanho com capim seco e nem todos os animais se dão bem com a ração improvisada. "Já perdi mais de 30 animais. Eu já estou quase desistindo de criar”, disse o lavrador ao G1. Para sustentar a família, o trabalhador rural Juscelino de Almeida teve que abandonar a roça e procurar emprego na cidade. Segundo ele, medidas preventivas como a construção de cisternas deveriam ser adotadas para evitar os problemas da seca. A situação só não é pior porque um caminhão pipa distribui água no município, porém o líquido é apenas para consumo humano. Em Muquém de São Francisco, a água potável está sendo distribuída em 38 localidades.
De acordo com o QS World University Ranking 2014 divulgado na última segunda-feira (15), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) ficou no intervalo entre as colocações 601 e 650 das melhores universidades do mundo - a partir da posição 400º, o ranking situa a universidade em um intervalo. A Universidade de São Paulo (USP) foi a universidade brasileira melhor colocada na lista, na 127ª posição. Ao todo, 22 centros universitários do país estão entre as 800 melhores do mundo: 14 são federais, cinco estaduais e três particulares. Quando comparada apenas a instituições da América Latina, a USP ocupa a segunda posição do ranking, com 98,2 pontos, atrás apenas da Universidade Católica do Chile. Os critérios que embasam a metodologia de pesquisa são a reputação da universidade na visão dos estudantes e dos empregados, e a estrutura da instituição.
Durante uma palestra realizada na última terça-feira (16), o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, criticou a possibilidade de reeleição. Para ele, “em países em fase de consolidação institucional, a reeleição funciona como a mãe de todas as corrupções”. Na palestra, Barbosa falou sobre mudanças que ele considera necessárias para o sistema institucional do país e defendeu que o período das campanhas fosse reduzido pela metade. Ele também defendeu o voto distrital, através do qual, segundo Barbosa, o país poderia eleger um número razoável de pessoas qualificadas e com relação direta com os distritos. O ex-ministro ainda criticou o fato de o Brasil ter trinta partidos políticos em seu sistema eleitoral.
Seis moradores da comunidade do Represo, próximo ao distrito de Ubiraçaba, em Brumado, foram encaminhados pela polícia militar à delegacia na manhã desta quinta-feira (18). Os moradores bloquearam estradas vicinais impedindo a passagem dos trabalhadores ao canteiro de obras do Lote IV da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). Os populares reivindicam uma vaga de emprego na ferrovia. Recentemente, a empresa Andrade Gutierres contratou novamente cerca de 400 operários para dar continuidade as obras no trecho por onde irão passar os trilhos da ferrovia. Porém, alguns dos ex-funcionários que estão desempregados acerca de um ano não aprovaram o fato de pessoas de outras localidades terem sido contratadas e eles terem ficado de fora da chamada.
Um representante da Andrade Gutierres esclareceu ao site Brumado Notícias que está faltando paciência aos manifestantes, pois a empresa estima que no pico da obra cerca de 1500 pessoas estejam trabalhando na instalação dos trilhos. “Ainda temos muitas vagas, mas não podemos pegar todos os candidatos de uma só vez. É uma questão de tempo até o mês de janeiro, quando começaremos a instalar os trilhos”, disse o representante. No total, 22 desempregados participaram da manifestação. Os seis conduzidos à delegacia foram orientados a não promover mais o bloqueio das vias, que fere o direito de ir e vir do cidadão. Após o alerta, o grupo foi liberado.
A corrida por uma vaga ao senado federal está se acirrando entre os principais candidatos baianos na reta final de campanha. As pesquisas do Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope) apontam uma ligeira vantagem para Geddel Vieira Lima (PMDB), que faz parte da chapa oposicionista encabeçada por Paulo Souto (DEM). No entanto, Otto Alencar (PSD), candidato da base do governo, questiona a veracidade dos números da pesquisa. Segundo ele, os erros do Ibope nas pesquisas realizadas no estado são “grosseiros”. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Otto declarou que o Instituto não ouviu as comunidades rurais no interior do estado, de onde ele acredita que sairá a maior votação para Rui Costa (PT), responsável por elegê-lo ainda no primeiro turno das eleições. Para Alencar, o mesmo aconteceria com a sua eleição. “A diferença na corrida do senado está pequena com perspectiva de ultrapassagem até o final. Sempre tive convicção de que a nossa base poderia vencer essas eleições. Na véspera da eleição de 2010, Pinheiro dormiu derrotado por César Borges e Lídice da Mata, mas, ao abrir a urna, Pinheiro ganhou de Borges com mais de um milhão de votos. Os erros do Ibope são muito grosseiros. Eu até acho que não seja de má fé, só que eles não analisam que a Bahia têm 2,6 milhões de eleitores na zona rural que não são consultados”, disse o candidato.
Uma doméstica de 28 anos de idade, moradora do Bairro Baraúnas em Brumado, caiu em um conhecido golpe aplicado nas saídas de agências bancárias e perdeu R$ 7 mil. Duas estelionatárias roubaram o dinheiro da vítima na última terça-feira (16). Na delegacia, a mulher declarou que havia sacado o dinheiro na agência do Bradesco, localizada na Praça Armindo Azevedo. Ao sair do local, ela encontrou uma carteira com documentos no chão e entregou a dona, que estava próxima. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, fingindo, a golpista disse que ira recompensar a mulher pelo gesto. Ela conseguiu iludir a vítima a entregar a bolsa onde estava o dinheiro sacado. Só um tempo depois, a doméstica se deu conta de que havia caído em um golpe. Investigadores da polícia civil e o núcleo de inteligência da polícia militar tentam identificar os autores do golpe, que há anos é aplicado no município. Segundo um investigador, ainda deve haver mais duas pessoas envolvidas no crime. Estas se infiltram nos bancos disfarçadas de clientes e passam as informações para a dupla que aguarda a saída das vítimas.
Quem diria que um dia o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) estaria fazendo campanha em benefício de Marizete Pereira. Aguiberto venceu Marizete nas eleições municipais de 2012 e a candidata derrotada apresentou uma série de denúncias contra ele na Justiça Eleitoral. As mesmas quase resultaram na perda do posto administrativo. Porém, Aguiberto e Marizete voltam a se encontrar em um processo eleitoral. Desta vez, dividem o mesmo palanque para apoiar a candidatura de Rui Costa (PT) ao governo do estado. Indiretamente, o prefeito, principal cabo eleitoral da chapa petista em Brumado, está beneficiando a sua oponente na política local. Isso porque, ao buscar votos para Otto Alencar (PSD), candidato ao senado federal, o gestor também está captando votos para Marizete Pereira, que é a segunda suplente de Otto. Uma demonstração dessa inusitada parceria foi comprovada na tarde da última quarta-feira (17), quando os oponentes, lado a lado com Rui Costa e Otto Alencar, desfilaram em carreata pela capital do minério.
O Brumado Indoor será realizado em novo local. O evento fechado acontece às 18h do dia 18 de outubro no Parque de Exposição Santa Inês. No local, a dupla sertaneja Henrique e Juliano promete arrastar multidões e fazer o público cantar e dançar de montão. Além dos cantores, são presenças confirmadas na festa Renan Moreira, Duas Medidas, Turma da Bregadeira, e Rafa Gouveia. O abadá pode ser dividido em 3 vezes no cartão. Garanta já o seu e conte os dias para essa grande festa, que também conta com camarote open bar.
Na quarta-feira (17), ao meio dia, a polícia da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, prendeu em flagrante Eric Bruno Passos Contas e um menor apreendido, que haviam participado do roubo a um comércio em Contendas do Sincorá na noite da última terça-feira (16). Segundo investigação, eles também participaram de uma série de roubos em Caetité, Tanque Novo, Paramirim, Rio de Contas, Brumado e Tanhaçu. Em Livramento, a polícia foi acionada por um mecânico, que quase tinha sido assaltado por três homens armados. O trio estava em um van roubada no distrito de Marcolino Moura, em Rio de Contas. A vítima conseguiu fugir e informou a polícia sobre a presença do bando na região. A guarnição localizou os bandidos na comunidade dos Furados. Houve troca de tiros e, embora tenham tentado fugir, dois elementos foram capturados com o apoio da comunidade.
A 46ª CIPM conseguiu recuperar os veículos roubados, além da quantia de aproximadamente R$ 2.700, um notebook, aparelhos celulares, um revólver calibre 38, e munições. Todo o material aprendido e os dois meliantes foram apresentados na delegacia, onde devem responder pelos crimes de roubo, tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo, dentre outros delitos. Um dos bandidos, Eric Bruno, é oriundo da cidade de Salvador, tem passagem por homicídio, e pertence a uma facção criminosa que atua dentro e fora de presídios. O menor apreendido é natural da cidade de Brumado. A polícia continua as buscas pelo terceiro assaltante.
Os prefeitos Aguiberto Lima Dias (SDD), Paulo César Cardoso de Azevedo (PRP) e Valdecir Alves Bezerra (PT), respectivamente das cidades de Brumado, Livramento de Nossa Senhora e Malhada de Pedras, estão confiantes na vitória do petista Rui Costa ao governo da Bahia. Os gestores, que desfrutam de grande amizade, não esconderam o entusiasmo com o crescimento de Rui nas pesquisas de intenção de voto. O trio recepcionou o petista na última quarta-feira (17), no aeroporto de Brumado, quando o mesmo cumpriu agenda de campanha em municípios da região. Os prefeitos de Barra da Estiva, Adriano Carlos Dias Pires, e de Aracatu, Sérgio Silveira Maia, ambos do Partido Verde (PV), também marcaram presença em Brumado e reafirmaram o seu apoio à candidatura de Rui Costa.
O candidato a deputado estadual, Fábio Souto (DEM), visitará o município de Brumado nesta sexta-feira (19) para inauguração do comitê de campanha, que está localizado na Avenida João Paulo I, 255. O evento acontece às 19h. Segundo informou os coordenadores de campanha de Souto, o candidato chegará ao município no início da tarde, quando se reunirá com diversos empresários e realizará visitas em estabelecimentos comerciais. Filho do candidato ao governo da Bahia, Paulo Souto (DEM), Fábio também visitará diversos bairros ao lado de lideranças locais para apresentar as suas propostas para o município de Brumado.
Cumprindo mandado de prisão preventiva, policiais militares e civis da Cipe/Sudoeste prenderam Wellington Matheus Souza Ferreira, mais conhecido como Bahia. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ele vinha aterrorizando a cidade de Ituaçu, no sudoeste baiano, e a região. O delegado Fábio Lago foi o responsável pela diligência que resultou na prisão do elemento.
Após as declarações do vereador Castilho Viana (PSB) de que o Ministério Público Estadual (MPE) não estaria dando à devida atenção ao problema do esgotamento sanitário na cidade e à poluição causada pela Magnesita na Vila Presidente Vargas, o órgão se manifestou. Em nota enviada ao site Brumado Notícias, o MPE informou que, quanto ao esgotamento sanitário, já existe uma Ação Civil Pública proposta pelo órgão que está atualmente em curso na comarca local. Já no que se refere à poluição na Vila Presidente Vargas, há um inquérito instaurado a fim de investigar o caso, segundo o órgão. O mesmo encontra-se no Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente, em Salvador, para análise. Para o MPE, o vereador “faltou com a verdade” ao afirmar que o Ministério Público estaria sendo omisso diante das problemáticas.
O prefeito de Rio do Antônio, Humberto Célio Guimarães (DEM), o Celinho, chegou solitário nesta quarta-feira (17) ao Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, em Brumado, buscando acompanhar a comitiva do candidato ao governo da Bahia, Rui Costa (PT), e do senador Otto Alencar (PSD). Mais perdido que cego em tiroteio, Celinho marcou presença no aeroporto já na saída da comitiva do petista do local, que seguia para um evento em Malhada de Pedras. O chefe do executivo de Rio do Antônio sequer foi cumprimentado pelo petista, tampouco por qualquer um dos prefeitos ou lideranças que acompanhavam o candidato. O demista foi cassado na última quinta-feira (11) pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) por compra de votos durante as eleições 2012.
Vice-governador da Bahia no primeiro mandato de Jaques Wagner (PT), o brumadense Edmundo Pereira Santos criticou em entrevista à imprensa local o Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope). O ex-vice-governador recordou a vitória esmagadora sobre Paulo Souto ainda no primeiro turno das eleições de 2006 com 52,89% dos votos válidos. Edmundo foi incisivo ao dizer que o Ibope nunca acertou uma pesquisa na Bahia e que acredita em uma vitória de Rui Costa (PT) ainda no primeiro turno das eleições. “Não vou dizer que o Ibope seja tendencioso, mas o que eu deixo claro é que o instituto nunca acertou uma pesquisa aqui na Bahia. Para mim não será nenhuma surpresa se Rui Costa ganhar no primeiro turno. Digo isso pela experiência que tive quando fui candidato a vice no primeiro mandato de Wagner. Quando cheguei em Brumado faltando oito dias para finalizar a campanha, a pesquisa Ibope apontava que Wagner tinha apenas 10% das intenções de votos e Paulo Souto 62%. Naquela ocasião, fui chamado de doido porque contrariei a pesquisa e disse que iríamos ganhar no primeiro turno e foi o que deu. Volto a dizer: o Ibope nunca acertou uma pesquisa na Bahia”, concluiu Pereira.
O petista Rui Costa, candidato ao governo do estado da Bahia, chegou a Brumado na tarde desta quarta-feira (17), sendo recepcionado no Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e demais prefeitos de cidades circunvizinhas, além de lideranças políticas regionais. Ainda no aeroporto, Costa concedeu entrevista ao site Brumado Notícias. Sobre a segurança pública, o petista disparou contra o adversário Paulo Souto (DEM), apontando que o mesmo não investiu na segurança durante sua gestão. “Eu aceito que a população e a imprensa critiquem, pois tem que criticar para melhorar, mas eu não consigo aceitar e nem entender a crítica do ex-governador, que teve oito anos para investir e acabou deixando a segurança em um estado muito pior que o que está hoje. Foram 200 cidades sem viaturas, policiais sem tickets alimentação e a polícia com revólver 38. Enfim, ele deixou a polícia totalmente desestruturada”, disse o candidato.
Costa ainda alega que Souto foi o governador campeão no número de homicídios. “O governador da Bahia que mais aumentou o índice de homicídios em sua gestão foi Paulo Souto. Ele assumiu o governo em janeiro de 2003 e saiu em 2006, nesse período, cresceu os homicídios em 87% no estado. Nenhum governador da Bahia conseguiu tamanho desempenho. Ele tem medalha de ouro no crescimento dos homicídios em nosso estado”, asseverou. Em contrapartida, o candidato apresentou suas propostas para melhorias da segurança no estado, entre as quais a ampliação no efetivo das polícias civil e militar, a criação de três novas polícias especializadas e o monitoramento eletrônico em parceira com as prefeituras e os comerciantes de cada cidade.
O rompimento de dois cabos centrais na linha de transmissão de energia na Rua Exupério Pinheiro Canguçu e na Avenida Coronel Santos provocou um blecaute de cerca de quatro horas na tarde desta quarta-feira (17), em Brumado. O gestor do escritório regional da Coelba, Jadir Batista, esclareceu ao site Brumado Notícias que, como se trata de duas linhas que interligam o fornecimento de energia de toda a cidade, a empresa foi obrigada a desligar a rede geral a fim de que a equipe técnica pudesse trabalhar para o restabelecimento do fornecimento de energia. Os técnicos da Coelba ainda apresentarão relatório final das causas do blecaute.
O petista Rui Costa, que busca a sucessão do governador Jaques Wagner, participou de uma carreata que tomou conta das ruas de Brumado na tarde desta quarta-feira (17). Costa, seu vice, João Leão (PP), e Otto Alencar (PSD), candidato ao senado federal, conseguiram colocar no mesmo carro três desafetos da política local: o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), o ex-prefeito e ex-vice-governador do estado, Edmundo Pereira, e Marizete Pereira, que está na segunda suplência de Otto para o senado.
A carreata saiu da Avenida Coronel Santos, passou pelo Bairro São Félix e percorreu o centro comercial. Comerciantes que não puderam acompanhar o cortejo manifestaram apoio ao candidato acenando das lojas. Ao final, a comitiva se concentrou próximo ao Ginásio de Esportes Antônio Imbassahy, onde Rui falou brevemente aos eleitores. A comitiva petista seguiu para a cidade de Caetité, onde a noite realizará um comício.