Uma mulher de 31 anos, identificada como Zileide Costa da Silva, foi encontrada morta, neste domingo (21), na cidade de Caetité, na região sudoeste da Bahia. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, Zileide, que era natural de Palmas de Monte Alto, estava em sua residência na rua Brasília, no bairro Santo Antônio. Ainda segundo a PM, ela estava na companhia do namorado, no momento do ocorrido. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e atestou o óbito de Silva. Ainda não há informação precisa sobre o que ocasionou a morte. O fato foi registrado pela 94ª CIPM.
A tradicional festa de São Sebastião foi encerrada mais cedo na madrugada deste domingo (21), no município de Ibiassucê, na região sudoeste da Bahia. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o evento denominado de “Janeirão”, em sua edição 2024, foi interrompido por causa de forte chuva que caiu na cidade por volta das 0h30. A festa teve início na última quinta-feira (18). De acordo com a 94ª CIPM, os três dias do tradicional festejo foram de tranquilidade e sem registro de ocorrências relevantes. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o alerta amarelo, com chuvas intensas, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Segundo o Inmet, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A temperatura miníma é de 23° e a máxima 36°.
O 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) encontrou o corpo de um homem carbonizado, na tarde deste sábado (20), na cidade de Malhada de Pedras, na região sudoeste da Bahia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o homem ainda não foi identificado e seu corpo está às margens da linha férrea, na Fazenda Lajeado, zona rural do município. O homem encontrado apenas com cueca e uma bolsa, estava com ferimentos na cabeça, provavelmente, provocados por arma de fogo. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo do homem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
A 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) cumpriu um mandado de prisão, que estava em aberto desde de 2022, no Hospital Geral de Guanambi (HGG), na sexta-feira (19). De acordo com a Polícia Civil, José Maria Souza, 47 anos, suspeito de feminicídio contra sua companheira, Domingas do Rosário Santo Costa, 46 anos, foi preso enquanto buscava atendimento no HGG. O crime aconteceu em novembro de 2016, no Povoado de Ferinha do Entroncamento, zona rural de Carinhanha, na reigão sudoeste da Bahia. Na época, Domingas foi assassinada com golpes de faca. José Maria confessou o crime, por ciúmes, já que a sua companhia queria encerrar o relacionamento. Ele foi conduzido para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde está à disposição da justiça. Souza será encaminhado para o Conjunto Penal de Brumado para o cumprimento da pena.
Uma colisão registrada na madrugada deste sábado (20), por volta das 3h, ceifou a vida de um homem de 31 anos, no município de Riacho de Santana, na região sudoeste da Bahia. Iago Caio dos Santos Pereira conduzia um veículo Pálio, quando bateu em um caminhão Ford F400. De acordo com o jornalista Vilson Nunes, ele chegou a ser socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), mas foi a óbito após dar entrada no Hospital Municipal de Riacho de Santana. O motorista do caminhão, de 46 anos, teve apenas leves escoriações. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Iago foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Bom Jesus da Lapa para ser necropsiado. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o caso.
Imagens divulgadas, na quinta-feira (18), nas redes sociais mostram um indivíduo utilizando um maçarico lança-chamas em uma área próxima a uma zona de relevante interesse ecológico, no município de Piatã, na Chapada Diamantina. Esse incidente, que ocorreu em uma propriedade privada, ganha uma dimensão crítica devido à proximidade com a área protegida. A Polícia Ambiental CIPPA/Lençóis, informou ao site Achei Sudoeste, que permaneceu no encalço na cidade de Piatã em resposta a denúncia de incêndio. Na localidade “Gerais de Piatã”, um indivíduo foi flagrado utilizando um lança-chamas sem as licenças necessárias. O suspeito foi conduzido à Delegacia de Seabra, onde foram tomadas as providências cabíveis. Além desse incidente, a Chapada Diamantina tem enfrentado um aumento nos casos de incêndios nos últimos anos. Estatísticas indicam um crescimento significativo no número de incêndios florestais na região, muitos dos quais foram atribuídos a atividades humanas. Esses dados ressaltam a vulnerabilidade da área e a necessidade urgente de medidas de prevenção e controle mais eficazes. Este caso destaca a importância da vigilância e da denúncia por parte da comunidade. A rápida resposta das autoridades é essencial para prevenir danos maiores ao ecossistema e para garantir a aplicação da lei. A conscientização e colaboração da comunidade local são fundamentais na proteção de áreas de interesse ecológico. Para mais informações ou para relatar atividades suspeitas, o público pode entrar em contato com o Disque-Denúncia da CIPPA/Lençóis pelo número (75) 99951-5994.
A Polícia Federal na Bahia descobriu uma fazenda em Jaguarari, no interior do Estado, que era explorada, ilegalmente, por garimpeiros locais e estrangeiros, para a extração de quartzo verde, sem autorização da Agência Nacional de Mineração e licença ambiental. Os donos da propriedade cobravam dos mineradores para permitirem a extração ilegal em suas terras. Posteriormente, o mineral era exportado para a China, através do Porto de Salvador, em contêineres.
O número de casos de Covid-19 no Brasil aumentou 70% na Semana Epidemiológica 2, de 7 a 13 de janeiro. Durante o período, foram registrados 34.050 novos casos da doença, enquanto na semana anterior foram notificados 19, 950 casos positivos. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Ainda segundo o Conass, durante o período foram notificadas 260 mortes em decorrência da doença. No Brasil, desde o início da pandemia forma contabilizadas 708.999 mortes pela doença. Ao total, 38.264.864 casos de Covid foram confirmados desde 2020. Para o infectologista Julival Ribeiro, a alta de casos da doença já era esperada. “Nós estamos com uma cepa mais transmissível no Brasil, sendo a JN.1. Com as aglomerações que ocorreram no Natal e no réveillon, já era esperado esse aumento de casos. Sobretudo festas sem muita ventilação, com aglomerações. Isso facilita a circulação do coronavírus”, explica. Segundo o Ministério da Saúde, a variante JN.1 foi identificada pela primeira vez em agosto de 2023, no Ceará, e desde então vem ganhando proporção global, correspondendo a 3.2% das detecções no mundo. Já a sub linhagem JN.3, também verificada no estado nordestino, vem sendo monitorada pelo ministério nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as subvariantes já foram encontradas em 47 países.
O “bonde” interceptado, na noite de quinta-feira (18), durante uma operação conjunta denominada de “Comboio”, deflagrada pela 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), foi conduzido para o Conjunto Penal de Brumado, nesta sexta-feira (19). A transferência de 10 homens foi realizada com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Polícia Penal, além da 20ª Coorpin e 24º BPM. Os detentos são acusados de serem responsáveis por homicídios e tráfico de drogas na capital do minério. O grupo também é suspeito de invadir uma residência no Conjunto Habitacional Brisas e acusado de tentativa de duplo homicídio, após o assassinato de Vinícius Silva dos Santos, 29 anos, vulgo “Tico”. Os presos estão à disposição da justiça.
Um adolescente de 17 anos, identificado como Jean Batista Neto, morreu afogado na noite desta sexta-feira (19), na cidade de Tanque Novo, na região sudoeste da Bahia. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a unidade foi informada de que o adolescente teria desaparecido e que suas vestes se encontravam próximas a um açude na Fazenda Várzea. Quando a guarnição chegou ao local, populares já haviam encontrado o corpo de Jean. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O corpo de Neto foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado.
A Bahia tem a oportunidade de retomar 413 obras paralisadas e inacabadas em 217 municípios do estado, por meio do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante do governo federal. O Ministério da Educação (MEC) investirá R$ 442.045.752,85 milhões na conclusão das obras, que podem criar 93.972 novas vagas na rede pública estadual e municipal baiana. A conclusão das obras na Bahia vai garantir: 166 unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas;?121 escolas de ensino fundamental; 114 novas quadras esportivas ou coberturas de quadras; 10 obras de ampliação e reforma; e 02 escolas de ensino profissionalizante. Os números correspondem à quantidade de manifestações de interesse enviadas pelo estado e por seus municípios para a retomada das obras em seus territórios. A etapa de manifestação de interesse da política se encerrou no dia 22 de dezembro de 2023. Ao todo, o MEC recebeu 3.783 solicitações dos estados e municípios brasileiros, via Sistema de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).
Um homicídio foi registrado em Brumado e, por consequência, uma facção criminosa tentou contra a vida de dois irmãos na cidade, os quais fazem parte de um grupo rival. O 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) estão desencadeando uma série de ações no intuito de inibir um conflito entre as duas organizações criminosas que atuam no município. Ao site Achei Sudoeste, o Tenente Coronel Elson Pereira informou que na tarde de quinta-feira (18) uma operação foi deflagrada com o objetivo de aumentar a presença policial nas ruas e efetuar abordagens a indivíduos e carros suspeitos. Ainda ontem, no Bairro Brisas, após tomar conhecimento de que um grupo criminoso invadiu uma residência para tentar matar dois irmãos, a PM intensificou a operação. Em diligência no Bairro Mercado, o comandante informou que indivíduos de alta periculosidade foram encontrados em uma edificação na Rua Virgílio Ataíde. “Conseguimos conter dentro do recinto, na parte superior, dez elementos. Com eles, foram apreendidas nove armas e uma quantidade razoável de munição. Se não atuássemos ontem iremos ter um final de semana difícil”, destacou. Nos próximos dias, o comandante adiantou que a PM estará nas ruas em policiamento ostensivo para reprimir o crime organizado. Para auxiliar no trabalho da polícia, a comunidade pode fazer uso do Disk Denúncia (77) 99828-0315. O sigilo é total.
Maxsuel Ferreira, de 2 anos, batia palmas feliz e cantava empolgado os parabéns com seus amiguinhos no dia do seu aniversário, comemorado no sábado (13), em Barras, Norte do Piauí. A cena foi gravada em vídeo, publicada nas redes sociais e comoveu quem assistiu. Sem a mãe ter como fazer uma festinha, crianças da vizinhança se uniram para fazer um bolo e docinhos de areia. O importante era não deixar de comemorar mais um ano de vida do menino. A mãe de Suel, como é chamado o pequeno, é Maria Lucineide Ferreira. Ela contou ao G1 que quando os amiguinhos do filho souberam que era aniversário dele, fizeram questão de celebrar. Uma criança começou a enrolar os "docinhos" e outras se dedicaram a decorar o “bolo”. “Eu fiz fotos, vídeos, pra guardar de recordação. Eu não tinha como comprar [um bolo], mas ele teve a festinha dele, teve o bolinho dele. Ainda que não fosse de verdade”, disse. Além do pequeno, Neide tem mais dois filhos: Nicole, de um mês, e Alexa, de quatro anos. Ela se separou do pai da filha mais nova há cerca de um ano e hoje vive sozinha com as crianças em uma casa de apenas um cômodo, sem banheiro, no bairro Invasão, na cidade de Barras. Sem poder trabalhar, por estar com uma filha recém-nascida, a renda vem apenas de auxílios do governo federal. Ela dava aulas de reforço antes de ter a filha mais nova e espera em breve voltar a trabalhar. Neide disse que sonha em poder oferecer melhores condições de vida aos filhos. Enquanto isso, precisa de forma mais urgente de material escolar para Suel e Alexa. “O sonho eu tenho de dar uma casa pra eles, as pessoas disseram que vão me ajudar, estamos esperando. Mas eu queria muito também uma cama, guarda-roupa, para guardar as coisinhas deles. Hoje eu tenho o berço da bebê e um colchão, muito velhinho. Mas queria que eles tivessem uma cama pra dormir”, contou a mãe.
Na noite desta quinta-feira (18), uma residência foi alvejada e invadida por uma organização criminosa no Bairro Brisas, em Brumado. Em entrevista para a Rádio Alternativa FM, uma moradora, que preferiu não se identificar, disse que, assim que percebeu o que iria acontecer, pegou o filho no colo e se escondeu na casa de um vizinho. Desesperada, ela pode ouvir diversos tiros sendo disparos contra a residência. “Naquele momento, não pude fazer nada, só deixar entrar na minha casa. Só fiquei escutando os tiros. Foi muito terror, muito medo”, afirmou. No imóvel, havia marcas de tiros por todos os lados, até o quarto do bebê foi totalmente perfurado. A moradora disse que a família está se sentindo acuada e fez um apelo ao grupo criminoso. “Queria pedir essas pessoas que foram na minha casa, com meu filho lá dentro, pra deixar a gente em paz. A família não tem nada a ver. Um desses tiros poderia ter atingido meu filho, que tem 1 ano e 5 meses, uma criança indefesa, inocente. A família está se sentindo acuada, com medo, ninguém tá indo trabalhar, nem vivendo normalmente”, afirmou. Ela alega que os alvos do grupo criminoso eram seus irmãos, mas o resto da família, seu filho, sua mãe e sua irmã, nunca se envolveu com nada de errado.
A fim de melhorar o atendimento ao cidadão e o acesso ao Judiciário na Comarca de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), na figura do Presidente Nilson Soares Castelo Branco, implanta a 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. A iniciativa segue os termos da Resolução n. 24, de 26 de outubro de 2022. “Sinto-me plenamente realizado em instalar a 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher”, declarou o Chefe do Judiciário, reforçando que ela representa uma forma de ampliar o acesso à Justiça. A cerimônia de inauguração ocorreu no Fórum João Mangabeira, na quarta-feira (17). Na oportunidade, o desembargador Nilson Soares Castelo Branco manifestou sua preocupação e compromisso com o enfrentamento de casos de violência de gênero. “Toda mulher, independentemente de raça, etnia, orientação sexual, renda, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhes asseguradas as oportunidades para viver sem violência, preservadas sua saúde física e mental”. A Prefeita de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade (União Brasil), discursou sobre a piora dos dados referentes à violência doméstica durante os anos da pandemia e a necessidade de o poder público empreender esforços conjuntos para enfrentar essa situação “para que um dia essa violência não aconteça mais”.
No Distrito de Cascavel, zona rural da cidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina, um homem de 35 anos foi encontrado morto, nesta quarta-feira (17), dentro de sua própria casa com um ferimento no rosto. Segundo informou o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, Dione Jesus dos Santos estava em cima da cama, em sua residência na Rua Ituaçu, no Bairro Renascer. Populares acionaram a polícia, que chegou rapidamente ao local. A área foi isolada até a chegada da Polícia Técnica para perícia da casa. Em depoimento, a esposa da vítima disse que o marido teria bebido muito no dia anterior e estava bastante agressivo. Por isso, ela foi dormir na casa de uma amiga e não sabe o que pode ter acontecido. Só quando voltou para casa de manhã é que encontrou a porta aberta e a vítima morta. O Departamento de Polícia Técnica realizou a perícia no local. O corpo de Dione foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil investiga o caso.
Uma criança de 4 anos morreu e o pai dela ficou ferido em incêndio em um apartamento no bairro do Jambeiro, na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com o G1, o caso aconteceu por volta das 4h, em um dos prédios do condomínio residencial Santo Amaro de Ipitanga, localizado na Avenida Progresso. Segundo a Polícia Civil, a criança que morreu foi identificada como Samuel Borges de Abreu. Samuel Borges estava com os pais e o irmão de seis anos no apartamento em que moravam, no segundo andar do prédio. Apenas ele e o homem foram atingidos pelas chamas. O Corpo de Bombeiros informou que quando uma equipe da corporação chegou ao local, o incêndio já tinha sido debelado por moradores e uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendia o homem no condomínio. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Não há informações sobre o estado de saúde dele. Os Bombeiros informaram ainda que a criança já estava morta dentro do imóvel. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para fazer a remoção do corpo.
A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lindaura Boa Sorte Leão, localizada no Bairro Beija-flor, em Guanambi, na região sudoeste da Bahia, foi visitada pelo prefeito Arnaldo Pereira de Azevedo (Avante), o Nal. Acompanhado da secretária municipal de educação, Lajucy Donato, o gestor checou os últimos detalhes da obra, cuja inauguração está prevista para a semana que antecede o início do ano letivo na cidade. A escola atenderá uma região populosa e contemplará crianças na faixa etária de 4 e 5 anos. Na oportunidade, o prefeito destacou que um ensino de qualidade será oferecido para crianças nessa faixa etária em uma unidade específica de educação infantil. Já a secretária de educação salientou que a estrutura física e a proposta pedagógica da escola foram planejadas em consonância com as atuais diretrizes para a educação infantil. “Certamente, será uma escola de excelência em favor das crianças do Bairro Beija-flor e adjacências”, acrescentou.
Dentre os 18 primeiros dias iniciais do mês de janeiro, 60 pessoas morreram vítimas de acidentes nas rodovias baianas, muitos mortos e feridos foram contabilizados neste período. As informações são do Tribuna da Bahia. Em janeiro de 2023, foram registrados 22 óbitos, evidenciando um aumento entre as épocas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre 1° e 17 de janeiro, foram registrados nas rodovias federais baianas cerca de 153 acidentes que deixaram 60 pessoas mortas. Em comparação ao ano de 2023, foram registrados 22 óbitos nas estradas, neste mesmo período. De acordo com o órgão, as principais causas desses acidentes são ultrapassagens indevidas, condução sob efeito de bebida alcoólica e o não uso dos equipamentos de segurança. Eles tentam reduzir essas ocorrências mantendo ações de educação para o trânsito no combate destas infrações. O agente da PRF, Fábio Rocha, comentou que apesar do número de vítimas fatais ser alarmante, os índices de acidentes registrados pelo órgão reduziram. “Foram 151 sinistros em 2023, contra 137 em 2024. Desse modo, os acidentes diminuíram, porém, aumentou a letalidade”, comentou Rocha. Os trechos mais perigosos estão nas regiões serranas da Bahia, a Confederação Nacional de Trânsito (CNT) destaca que as BR-101, BR-324, BR-020, BR-242 e BR-116 nos km 545 e km 648, respectivamente, são as mais críticas. Essas vias contêm estradas duplas e sinuosas com ribanceiras nas encostas e ao anoitecer são muito escuras e necessitam uma ultrapassagem com velocidade reduzida e o dobro de atenção, principalmente para quem não conhece esses trechos. A CNT destaca que trechos da BR-101 foi a rodovia que registrou mais mortes e a BR-116 foi a rodovia que registrou mais acidentes no ano de 2023.
Na terça-feira (16), o Presidente do Tribunal de Justiça (TJBA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, inaugurou um novo Fórum do município de Belo Campo, na região sudoeste da Bahia, e instalou uma Sala Passiva de Videoconferência e a 100ª Sala de Depoimento Especial do Estado na cidade. “Essa nova unidade, com muitas inovações implementadas, segue os padrões de sustentabilidade, acessibilidade e segurança, estabelecidos nas Resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, disse o Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco. “Com isso, reforçamos a credibilidade do Judiciário e cumprimos nossa missão constitucional”, destacou. A unidade apresenta uma área construída de cerca de 742 metros quadrados, distribuída em um pavimento térreo e outro de cobertura, situado em um terreno de aproximadamente 2400 metros quadrados. O edifício é equipado com brises de alumínio estrategicamente posicionados, além de contar com placas fotovoltaicas para aproveitamento de energia solar. Para aprimorar a infraestrutura tecnológica, foram entregues nove computadores e uma webcam, juntamente com melhorias nos links de internet. Vale ressaltar que, ao longo de todo o empreendimento, foram gerados 25 empregos diretos e 40 indiretos. O Chefe do Judiciário baiano ratificou a relevância dos órgãos públicos na defesa da democracia e na promoção da justiça. Nessa vertente, ele apontou a importância e a excelência dos trabalhos realizados pelo Presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do TJBA, Desembargador Salomão Resedá, especialmente o esforço para a difusão das Salas de Depoimento Especial. A ferramenta é um espaço onde crianças ou adolescentes vítimas ou depoentes de violência\crimes podem ser ouvidos. Vale destacar que essa é a centésima inauguração de Sala de Depoimento promovida pela atual gestão.
Um homem foi preso em flagrante suspeito de agredir a própria mãe nesta quinta-feira (18), em São Félix do Coribe, no oeste da Bahia. A informação é da Polícia Civil. O homem foi autuado em flagrante pelos crimes de ameaça e lesão corporal. Ele vai responder pelos no âmbito da violência doméstica e familiar. Conforme apurado na unidade, o homem invadiu a casa da mãe durante a madrugada, quando cometeu a violência. De acordo com o delegado Alexandre Haas, responsável pelo caso, o suspeito ainda ameaçou destruir objetos da casa da mulher, caso ela o denunciasse à polícia. Depois de ser submetido a exames de lesões corporais, o suspeito passou por audiência de custódia, foi preso preventivamente e segue à disposição do Poder Judiciário.
Em Livramento de Nossa Senhora, na região sudoeste da Bahia, o lavrador Manoel Pentecostes Pessoa foi diagnosticado com um câncer na garganta que se espalhou para o pulmão e a família está se mobilizando nas redes sociais para conseguir recursos em prol do seu tratamento. Ao site Achei Sudoeste, Marília Pessoa disse que o seu primo precisará fazer uma cirurgia, cujo custo é de R$ 30 mil. Sem condições de pagar pelo tratamento, Marília pediu o apoio da comunidade regional, visto que a cirurgia precisa ser feita com urgência. As doações podem ser realizadas via chave pix 06926765545 (em nome de Joel). Até o momento, a família conseguiu arrecadar R$ 7 mil.
A semeadura da soja na safra 2023/2024 no Oeste da Bahia foi concluída, de acordo com dados do levantamento de campo do Núcleo de Agronegócios da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). Com 100% de área plantada, a Aiba estima um total aproximado de 2 milhões de hectares da oleaginosa no Oeste baiano, onde a cultura chega a 69% em representatividade e continua a ocupar o primeiro lugar, seguida do algodão e do milho. Mesmo em decorrência de algumas adversidades climatológicas provocadas pela presença do fenômeno El Niño e devido às condições climáticas favoráveis da última semana, muitos sojicultores conseguiram encerrar a atividade de plantio. “A última semana, para muitos produtores rurais, foi de intensos trabalhos para finalização do plantio. De uma maneira geral, a Safra 2023/2024 de soja está bem escalonada, em diversos níveis fisiológicos, requerendo atenção e alerta nos monitoramentos, tendo em vista que os aspectos fitossanitários e o clima contribuem para um bom resultado”, comenta o gerente de Agronegócios da Aiba, Aloísio Júnior.
Segundo todos os institutos meteorológicos, existe previsão de chuvas para este final de semana em toda a região e, mesmo assim, segue interrompida a área de drenagem das águas pluviais de frente o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Guanambi, na região sudoeste da Bahia. A unidade de ensino estadual teve toda a área administrativa alagada nas últimas chuvas e foi fruto de reclamação de estudantes e da equipe que trabalha no local.
Segundo apurou o site Achei Sudoeste, junto a funcionários do colégio, as obras estão paralisadas e sem previsão de reinício. “O campo sintético está praticamente pronto, mas simplesmente obstruíram a saída das águas que descem da parte alta do bairro e não deram nenhuma satisfação”, disse. Também fruto das últimas chuvas, o auditório do colégio também foi alagado, e parte do teto desabou. “Não sabemos mais a quem recorrer, já ligamos, mandamos ofício, conversamos com lideranças políticas do governo na cidade, mas nenhum retorno nos foi dado”, desabafou uma pessoa ligada a direção da unidade.
O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que a Serasa seja condenada a pagar uma soma de R$ 30 mil a cada indivíduo impactado por vazamento de seus dados pessoais em 2021. As informações são do jornal o Globo. A ação civil pública, proposta pelo Instituto Sigilo, pede que a empresa, conhecida nacionalmente por seu serviço de proteção ao crédito, pague indenizações a milhões de brasileiros. No processo, o MPF defende que cada pessoa afetada seja indenizada com R$ 30 mil e que a Serasa seja condenada a pagar multa, pelos danos causados a toda a sociedade, em valor equivalente a até 10% do seu faturamento anual no último exercício. O montante, no entanto, não pode ser inferior a R$ 200 milhões. Segundo o MPF, esse tipo de vazamento expõe os cidadãos de forma pública e ilegal, atraindo graves riscos de possíveis fraudes envolvendo suas identidades e vida privada. A Serasa afirma, por meio de nota, já ter demonstrado “a ausência de invasão de seus sistemas ou indícios de que o suposto vazamento tivesse tido origem em suas bases de dados”. O Ministério Público requer, ainda, que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) também seja responsabilizada pela exposição indevida, tendo em vista a ausência de controle prévio, para fins de prevenção do próprio vazamento em si, bem como de controle posterior, no sentido de serem estancados e recompostos os danos decorrentes do vazamento. Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, nesta segunda-feira (22), a Serasa Experian esclareceu que as notícias que fazem menção à suposta condenação de indenização de R$ 30 mil são falsas, contribuindo para confundir o consumidor. “Não existe nenhuma decisão judicial nesse sentido”, disse. Importante pontuar que o pedido liminar requerido pelo MPF foi indeferido. “A empresa informa, ainda, que já demonstrou a ausência de invasão de seus sistemas ou indícios de que o suposto vazamento tivesse tido origem em suas bases de dados. Também é relevante esclarecer que essa ação judicial não possui qualquer relação com a Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Distrito Federal, já inclusive encerrada, referente aos serviços “Lista Online” e “Prospecção de Clientes”, os quais foram descontinuados em 2020”. A Serasa Experian reforça que proteger a segurança dos dados é sua prioridade número um e cumpre rigorosamente a legislação brasileira.