Achei Sudoeste

21 Abr 2013 - 10:25h

Com a presença de várias autoridades, secretários municipais, Clube da Terceira Idade, membros da sociedade civil, oficiais e alunos da turma de atiradores da companhia TG 06/024, do 6º Batalhão do Exército, o Tiro de Guerra de Brumado (TG) celebrou na noite da última sexta-feira (19) o Dia do Exército Brasileiro. A data é celebrada com uma solenidade em todo território nacional onde há base do exército. O Tiro de Guerra da cidade é o único no circuito de 26 municípios da região e este ano está formando mais 50 alunos atiradores. Durante o evento, a importância da data e o papel do Exército foram reforçados. Na celebração, o ex-prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, recebeu uma condecoração de apoio ao TG. Em entrevista ao Brumado Notícias, Vasconcelos declarou que como patriota não poderia deixar de apoiar a companhia. Além disso, aproveitou a oportunidade para sugerir ao atual prefeito que utilize a usina de asfalto para transformá-la em campo de tiro para o TG. Já prefeito o Aguiberto Lima Dias (PSL) foi empossado como presidente da delegacia militar, ocasião em que disse que irá manter o apoio à companhia. “As coisas que deram certo nós vamos continuar buscando ainda mais melhorias”, garantiu. O Tenente Jorge Cerqueira afirmou que o apoio ao exército é importante para manutenção da companhia. “O apoio que recebemos da administração nos mantém mais ativos e faz com que o município fique mais alinhado com o exército”, completou. Ao final, os convidados participaram de um coquetel de confraternização.

21 Abr 2013 - 08:35h

Na última sexta-feira (19), o Brumado Notícias e a Portal FM 104 firmaram uma parceria que promete ser sucesso. Na próxima segunda-feira (22), ao meio-dia, o programa de notícias deverá iniciar suas atividades direto do estúdio da emissora em Livramento de Nossa Senhora. O Portal Notícias terá blocos com notícias da região e informativos na área de saúde, educação, meio ambiente e cotidiano, além de espaço para acontecimentos de destaque estadual e nacional. Com apresentação dos jovens Tiago Moreno e Patrick Cassiano, o Portal Notícias tem um formato dinâmico e atual. A Portal FM também firmou parceria com outros correspondentes no eixo de mais de 80 cidades na região da Chapada Diamantina e Sertão Produtivo. O diretor da rádio, Alan Rich, destacou a importância da parceria com o Brumado Notícias. “O Brumado Notícias se tornou uma referência em nosso estado. Já utilizamos as notícias do blog em nossa grade de programação, mas agora com essa parceria daremos mais dinamismo a nossa rádio jornal, pois apresentaremos muitas das matérias em áudio ao nosso público. Estamos unindo duas grandes potências da região para melhor informar”, disse Alan. O diretor do Brumado Notícias, Kauê Souza, falou que a parceria irá inovar o gosto por ouvir notícias no radiojornalismo local e regional. “Com a chegada da internet a imprensa ganhou um gás a mais na apuração das informações e nós vamos unir esses dois veículos com o intuito de transmitir os fatos com mais agilidade e imparcialidade. Vamos renovar o gosto pelo rádio e reforçar o click na internet”, reforçou.

21 Abr 2013 - 08:12h

Passado um mês desde que foram registrados cinco homicídios, a cidade de Brumado registrou mais um assassinato na noite do último sábado (20). Josevaldo Reis do Nascimento, o Zé de Roxa, de 36 anos, foi morto com três tiros, sendo dois na cabeça e um na região do abdômen. Segundo testemunhas, o crime teria sido praticado por quatro homens, que executaram a vítima sem que esta pudesse reagir. A Cipe-Sudoeste, uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e a Polícia Civil compareceram ao local do crime e deram suporte ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no socorro ao homem, que ainda chegou com vida ao Hospital Professor Magalhães Neto, morrendo em seguida. O corpo de Zé de Roxa foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A polícia suspeita de que a ação criminosa possa ter sido um acerto de contas, tendo em vista que Josevaldo foi acusado de ter assassinado um homem no dia 18 de setembro de 2009, ficando preso até julho de 2012, quando foi absolvido por júri popular. Com esta ocorrência, Brumado registra o 11º homicídio no primeiro semestre do ano.

21 Abr 2013 - 05:51h

O Clube Social de Brumado (CSB) realizou na noite da última sexta-feira (20), à beira da piscina, mais uma edição Happy Hour do Social. O cantor Jay foi a atração do evento. (Veja Fotos).

20 Abr 2013 - 16:32h

Após inúmeros acidentes e muitas reclamações, a rampa da central de distribuição de medicamentos foi retirada e o piso de entrada do setor está sendo rebaixado. O Brumado Notícias já havia divulgado o problema, que atingia principalmente os idosos. Com o rebaixamento do piso e a retirada da rampa, o local passa a oferecer mais segurança e acessibilidade aos populares e funcionários.

20 Abr 2013 - 09:42h

Uma carreta carregada de minério se envolveu em um acidente a menos de 1 km da Magnesita, empresa de onde saíra, na rótula da BR-030, em Brumado, na noite desta sexta-feira (19). Segundo disse o condutor ao Brumado Notícias, um veículo de passeio, com placa da cidade de Ibiassucê, que vinha em sentido contrário, passou direto pela rótula e entrou na contramão. “Eu ainda tentei tirar a carreta, mas quando vi que poderia capotar na ribanceira voltei pra pista. Foi quando ocorreu a colisão”, contou o motorista da carreta. Já o motorista do veículo de passeio disse que, por falta de iluminação e sinalização no trecho, ele não percebeu que se tratava de uma rótula. Ele e o passageiro não apresentaram sinais de fraturas, mas precisaram de ajuda de aparelhos para respirar e foram encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para o Hospital Professor Magalhães Neto. No carro de passeio, havia dois ocupantes.
 

Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

20 Abr 2013 - 08:40h

Valdinei Leite de Lacerda, que completaria 23 anos no próximo mês de maio, morreu na tarde da última sexta-feira (19) após tentar pular uma cerca de arame farpado. Segundo disse um tio da vítima ao Brumado Notícias, o rapaz iria manusear uma bomba d’água, cujo fio, que estava desencapado, passava por cima da cerca. Valdinei recebeu uma descarga elétrica e morreu ainda no local. O rapaz estava sozinho e os pais só o acharam no final da tarde, quando chegaram em casa. A polícia técnica foi acionada e o corpo de Valdinei foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado. A vítima morava no povoado do Sucuruiú, próximo à comunidade de Umburanas, em Brumado.

20 Abr 2013 - 08:07h

Na última quarta-feira (17), foi realizada no Fórum Dr. Duarte Moniz uma Audiência de Instrução durante a qual foram julgados dois casos de agressão contra agentes de trânsito da cidade de Brumado. As agressões aconteceram no ano de 2012 e em um dos casos, ocorrido no mês de novembro, o agente foi golpeado com um capacete por um motociclista. Nas duas ações, a justiça condenou os agressores por terem tentado contra a vida de servidores públicos no exercício da função. Ambos foram condenados a prestar serviços comunitários e a reparar os danos causados aos agentes. O diretor do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU), Alcir Xavier, comentou sobre o resultado da audiência. “A justiça nos favorece aplicando o que é determinado pela lei, pois não estamos em uma cidade sem lei”, destacou.

19 Abr 2013 - 17:03h

Em uma motocicleta, bandidos jogaram uma bomba em um veículo de um policial militar na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano, nesta quinta-feira (19). O carro estava estacionado na Rua Manoel Cotrim, no Bairro Alvorada. De acordo com a polícia local, o artefato seria de fabricação caseira. A polícia realizou diversas buscas em todo o município, mas até o momento ninguém foi preso. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, o veículo é de um policial que trabalha no 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Guanambi, no setor de inteligência. O veículo do PM ficou bastante danificado.

19 Abr 2013 - 16:59h

Os vereadores do município de Capim Grosso, no Centro-Norte Baiano, estiveram no gabinete do deputado estadual Marquinho Viana (PV), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Conduzidos pelo vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Vado Verdes Mares (PV), os parlamentares Manuel Fernando da Cruz (PSD), presidente da Câmara, Samuel Ferreira dos Santos (PMDB), Wanderley Araújo Queiroz (PSD) e Ariveltom Mota (PTB) também foram realizar reivindicações ao deputado. Os vereadores convidaram Viana para fazer uma visita ao município a fim de que junto com a comunidade possam fazer solicitações de obras e investimentos para o desenvolvimento da cidade.

19 Abr 2013 - 15:46h

19 Abr 2013 - 15:20h

Na última quinta-feira (18), o vereador Castilho Viana (PSB) se reuniu com o Major Mascarenhas na sede da CIPE-Sudoeste/Caesg, em Vitória da Conquista. Na ocasião, o parlamentar brumadense debateu com o comandante a possibilidade de manter uma base fixa de apoio da companhia na cidade. O Major explicou ao vereador que a solicitação não pode ser atendida por questões institucionais, vez que a corporação foi criada para determinadas operações e o município não está dentro desses padrões operacionais, conforme avaliado pelo comando geral. Apesar de não ter a solicitação acatada, Castilho considerou a reunião produtiva. “O Major atendeu o apelo que fiz em nome da população e se comprometeu a manter uma guarnição nos fins de semana em nosso município”, disse Viana em entrevista ao Brumado Notícias. 

19 Abr 2013 - 14:23h

Na sessão da última quinta-feira (18), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) considerou parcialmente procedente a denúncia formulada contra o prefeito de Caetité, José Barreira de Alencar Filho (PSB), em função de contratações irregulares durante os exercícios financeiros de 2011 e 2012. O gestor deverá pagar multa no valor de R$ 4 mil, com recursos próprios, quantia que será devolvida ao erário municipal. No processo, as principais irregularidades identificadas foram a contratação de servidores temporários, contrariando a legítima regra do concurso público, em desacordo com a art. 37 da Constituição Federal, além do fornecimento irregular de informações ao Sistema SAPPE. O gestor ainda pode recorrer da decisão. Barreira já havia sido condenado pelo TCM pela contratação irregular de veículos sem o devido processo licitatório, com vistas a beneficiar colaboradores e financiadores de sua campanha.

19 Abr 2013 - 14:02h

O prefeito de Guanambi, Charles Fernandes (PP), cancelou a realização dos festejos juninos da cidade neste ano. A decisão foi tomada em conjunto com secretários e vereadores e após ser realizada uma pesquisa junto à comunidade. O prefeito disse que está muito preocupado com a falta de chuvas e a situação em que se encontra a maioria das comunidades rurais do município. Pensando nisso, Fernandes decidiu cancelar o São João e investir recursos em fortes ações de convivência com a seca, sobretudo no interior do município. “Sei que a festa já virou tradição, mas diante do quadro que se apresenta, tenho que eleger prioridades”, justificou. De acordo com pesquisa realizada junto à comunidade, 62% dos entrevistados respondeu que o prefeito agiu corretamente. Para o gestor, o povo entendeu a situação de emergência. Até o final do mês, obras e intervenções na zona rural do município para amenizar o sofrimento do homem do campo deverão ser anunciadas pela prefeitura.

19 Abr 2013 - 11:01h

Nos dias 16, 17 e 18 de abril, a vereadora brumadense Liu Vasconcelos (PCdoB) esteve em um evento organizado pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) debatendo diversos assuntos pertinentes ao mandato dos parlamentares brasileiros. Na pauta, a reforma política, como exercer um mandato de vereador com eficiência e como fiscalizar e denunciar os recursos da União no seu município, entre outros. O último tema contou com a presença do Ministro Augusto Nades, Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Liu Vasconcelos conversou com o presidente do órgão sobre as diversas obras paralisadas em Brumado. “Falei que o nosso município vive um caos em decorrência das diversas obras da União, em parceria com o governo municipal, que estão paralisadas desde o mandato passado e continuam na atual gestão”. Segundo a vereadora, o presidente a orientou a denunciar o caso no TCU para que se possa investigá-lo. Por fim, a parlamentar disse que voltou do evento com a sensação de dever cumprido e ainda mais conhecimentos para defender o município.

19 Abr 2013 - 10:56h

Para realização de melhorias na rede elétrica do município de Brumado, a Coelba informa que no próximo dia 22 de abril, das 14h às 17h, o serviço de energia será interrompido na Rua Anita Garibaldi, Rua Cassemiro M. Sertão, Rua Edgar F. Brito, Rua Henrique Caldeira, Travessa Isaura Caires Gama, Rua Laudilino Azevedo, Rua Laurinda Matos, Rua Manoel Leite, Rua Plínio Virgílio Meira, Rua Sabino L. de Carvalho, Rua Voltaire Meira Sertão, Travessa Isaura Caires Meira e Travessa Corina Pereira da Silva. O serviço deve ser realizado com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas para evitar acidentes. A Coelba coloca-se à disposição para esclarecimento de todas as dúvidas.

19 Abr 2013 - 09:54h

Desde a última segunda-feira (15), a Central de Marcação e Regulação está sem atendimento ao público em Brumado. O setor de informática da prefeitura informou a reportagem do Brumado Notícias que o problema ocorreu por conta de raios que atingiram os equipamentos de transmissão e deixaram o sistema fora do ar. Uma equipe de técnicos do setor está trabalhando na central de transmissão na troca dos equipamentos danificados. A expectativa é de que nesta sexta-feira (19) o sistema seja normalizado.

19 Abr 2013 - 08:45h

Na madrugada desta sexta-feira (19), Renan Correia, apontado como autor dos assaltos a vários mercados de Brumado, foi detido em sua residência, no Bairro Baraúnas. Analisando as imagens do circuito interno de segurança de alguns estabelecimentos, a polícia identificou o suspeito e a justiça expediu mandado de busca e apreensão, que foi efetuado nesta madrugada por policiais civis e militares. Não foram encontrados materiais de furto ou a arma do crime, mas como foi identificado nas imagens o rapaz terá de responder pela participação nos assaltos. A polícia agora convoca os comerciantes e populares a comparecerem à delegacia para fazerem o reconhecimento do acusado.

19 Abr 2013 - 08:30h

Por sua participação e desempenho na Olimpíada Brasileira de Física, a aluna do Centro Educacional Monteiro Lobato, Gabriele Silva Dias Moreira, do 9º ano, recebeu uma medalha de bronze. A premiação aconteceu no Instituto Federal da Bahia (Ifba), campus Vitória da Conquista, no último dia 17 de abril, durante o Concerto de Piano do IFBA. O Centro Educacional Monteiro Lobato parabeniza a aluna por essa condecoração tão significativa, comprovando a eficácia da escola na formação de alunos comprometidos e participativos.

19 Abr 2013 - 07:33h

Os sentimentos de nativismo afloraram no povo brasileiro a partir do século XVII, quando índios, brancos e negros formaram a primeira força que lutou e expulsou os invasores estrangeiros na conhecida Guerra dos Guararapes. O episódio ocorreu no dia 19 de abril de 1648 e teve como desfecho a vitória do Exército Patriota. Diante deste ato, o dia 19 de abril ficou marcado como o Dia do Exército Brasileiro. Em Brumado, o Tiro de Guerra 06/024 irá celebrar a data a partir das 19h de sexta-feira (19), na sede da companhia. Dentro da programação está a diplomação do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos como colaborador emérito e a posse do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) como presidente da delegacia militar.