De acordo com a Portaria 161, de 31 de janeiro de 2014, que estabelece o Calendário de Compensação dos Feriados e dos Pontos Facultativos no expediente da Prefeitura Municipal de Brumado, o feriado do dia do servidor público, comemorado no próximo dia 28, foi antecipado para amanhã (27). A portaria estabelece a dispensa do trabalho nos dias de segunda-feira e sexta-feira, quando o feriado coincidir na terça-feira ou na quinta-feira. Segundo a mudança, não haverá expediente para o Funcionalismo Público Municipal na próxima segunda-feira, 27 de outubro.
Ao som de "Aécio guerreiro, orgulho brasileiro", o candidato Aécio Neves (PSDB), derrotado na eleição deste domingo por Dilma Rousseff (PT) na disputa pela Presidência da República, agradeceu os quase 51 milhões de votos que recebeu que o "permitiram voltar a sonhar com a construção de um novo projeto". "Cumprimentei agora a pouco a presidente reeleita e desejei sucesso em seu próximo mandato", contou. Segundo o tucano, a prioridade agora deve ser unir o Brasil em um projeto que "dignifique" os brasileiros. Emocionado, Aécio agradeceu, ainda, os membros do partido e seu candidato a vice-presidente, Aloysio Nunes (PSDB) e disse sair da campanha com o sentimento de "missão cumprida". "Saio desta campanha mais vivo do que nunca, mais sonhador do que nunca, com sentimento de que cumprimos nosso papel", defendeu. Presente durante o discurso feito em Belo Horizonte (MG), o senador eleito por São Paulo, José Serra, confessou estar "triste" com o resultado. "Lógico [que estou triste]! Em São Paulo ele mostrou estar à frente... Aliás, teve uma votação extraordinária, mas infelizmente na média não deu", afirmou.
A presidente Dilma Rousseff (PT) foi reeleita com 51,5% dos votos. Até agora foram 98% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar da votação apertada, o candidato Aécio Neves (PSDB) não conseguiu superar a petista e recebeu 48,5% do apoio do eleitorado. A reeleição de Dilma coloca o PT com a expectativa de 16 anos seguidos no comando da Presidência. A petista já estava na liderança da disputa, no primeiro turno, quando Aécio conquistou a segunda posição. Marina Silva (PSB) ficou em terceiro lugar, após assumir a chapa com a morte do então candidato Eduardo Campos (PSB).
A presidente Dilma Rousseff (PT) venceu o tucano Aécio Neves em Brumado com mais de 70% dos votos válidos. Com 100% das urnas apuradas, a petista obteve 25.214 votos – 70,34%, contra 10.633 sufrágios – 29,66% de Aécio. Apoiada pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), Dilma conquistou maioria absoluta dos votos. Já o Aécio foi apoiado na cidade no 2º turno pelo ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) e lideranças políticas de oposição ao projeto petista no Brasil.
Candidato a vice-governador no primeiro turno das eleições, o ex-prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), votou por volta do meio dia desse domingo (26), na Biblioteca Jarbas Passarinho. O ex-prefeito chegou ao local de votação acompanhado da esposa, Meiry Vasconcelos, que vota em uma sala ao lado do marido e do herdeiro, Eduardo Filho. Apoiando o candidato Aécio Neves (PSDB), o ex-gestor declarou ao site Brumado Notícias que o dia de eleição “é um momento de grande importância para a democracia brasileira, pois temos a oportunidade de fazer a alternância de poder. A democracia sem a alternância do poder leva a uma deterioração”. Eduardo disparou em seguida contra o governo petista, que, segundo ele, não atendeu as expectativas da nação. “O partido que aí está frustrou a nação; nos últimos doze anos a educação piorou. Nos últimos três anos, a Bahia não atingiu a nota do IDEB e este ano o país não atingiu a meta estabelecida pelo próprio governo. Já passamos da hora da alternância”, destacou ele.
O domingo de eleição está tranquilo em Brumado. Com a escolha de apenas um candidato, os munícipes não estão precisando ficar muito tempo nos locais de votação. Outro diferencial em comparação ao primeiro turno é visto nas ruas, que estão bem menos sujas. A sede do município de Brumado soma 43 mil eleitores, mas a 90ª Zona Eleitoral agrega ainda as cidades de Aracatu e Malhada de Pedras, que contabilizam juntos mais de 60 mil eleitores. Até o final da manhã, não houve registro de defeito nas urnas eletrônicas e os mais de 800 mesários e os mais de 200 voluntários não estão tendo muito trabalho nas sessões de votação. A expectativa da coordenação do Fórum Eleitoral da cidade é de que o resultado final da apuração na cidade seja divulgado antes das 19h.
Principal articulador da campanha de Dilma Rousseff (PT) no município, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) votou na manhã deste domingo (26) acompanhado pelo presidente do PT local, Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, e também pelo deputado estadual eleito, Vítor Bonfim (PDT). A presença de Fredinho ao lado de Aguiberto mostra que o gestor está afinado com a direção da sigla, a qual poderá ter participação mais ativa no governo municipal. Confiante, Aguiberto disse que Dilma representa um futuro ainda melhor para Brumado. “Tenho muita confiança na vitória de Dilma, pois acredito que o povo saberá reconhecer o governo democrático e participativo que fez com que o Brasil retomasse o seu rumo de grandeza”.
O técnico do Coritiba Marquinhos Santos não terá o lateral-direito Norberto para a próxima partida do Brasileiro. O jogador tomou o terceiro cartão amarelo no empate em 1 a 1 com o Grêmio, na noite deste sábado, no Couto Pereira. Sem ele, as opções de Marquinhos são a volta de Reginaldo e Ivan para o jogo contra o Corinthians, no próximo sábado (01). Norberto foi um dos melhores jogadores do Coritiba em campo neste sábado e quase abriu o placar no início da partida, quando recebeu a bola pela direita e mandou um chutão cheio de veneno para bela defesa de Marcelo Grohe. Norberto ainda sofreu um corte na cabeça ainda no primeiro tempo, precisou ser atendido na etapa complementar, mas ficou no jogo até o seu final. O técnico Marquinhos Santos terá uma semana para definir o substituto do lateral. As informações são do Globo Esporte.
O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, votou neste domingo (26) às 10h30 - horário de Brasília - em escola do bairro de Lourdes, na região central de Belo Horizonte. O presidenciável compareceu ao local acompanhado da mulher. Aécio cumprimentou eleitores e mesários na sala de votação e posou para fotos fazendo um “45” com as mãos e sinalizando um “V”, de “vitória”. Ele levou menos de 10 segundos para votar. Aécio deverá passar o dia na capital mineira para acompanhar a apuração dos votos. O presidenciável vota na Escola Estadual Governador Milton Campos, conhecida como Estadual Central. O colégio é o mesmo onde sua adversária, Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, estudou em sua juventude, quando morava na capital mineira. As informações são do G1.
A presidente Dilma Rousseff (PT) ganhou um chimarrão de presente ao votar na escola estadual Santos Dumont, na zona sul de Porto Alegre, na manhã deste domingo (26). Acompanhada pelo governador gaúcho, Tarso Genro (PT), Dilma foi saudada por apoiadores ao chegar ao local, onde votou às 8h45.
A presidente, que passou a noite na capital gaúcha, ficou 7 minutos na seção eleitoral e não falou com a imprensa, pois já havia dado, antes da votação, rápida entrevista coletiva no hotel onde ficou hospedada. Aos jornalistas, a presidente disse que a campanha com Aécio Neves (PSDB) teve “momentos lamentáveis”. As informações são da Folha de S. Paulo.
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3311-6115 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.
Na sessão legislativa da última semana, os preços praticados na revenda do gás de cozinha em Brumado foi alvo de discussão. Os parlamentares disseram que é necessário convocar os proprietários das revendas para uma reunião na Câmara. Na oportunidade, o assunto será discutido e os mesmos serão cobrados quanto à discrepância do valor praticado na cidade e nos municípios da região. Em Brumado, os preços giram em torno de R$ 42 e, no distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, por exemplo, o gás pode ser adquirido por R$ 28, totalizando uma diferença de 50%. O presidente da Câmara, vereador Alessandro Lôbo (PSL), declarou que o assunto afeta a todos os brumadenses. “Iremos nos reunir para buscarmos uma solução para essa demanda. Já marcamos uma reunião para a próxima semana com os revendedores que terão que nos dar uma explicação sobre os preços praticados em Brumado e a diferença existente com cidades próximas a nossa. Não podemos tirar conclusões sem antes ouvirmos os proprietários das revendas”, assegurou Lôbo.
Atento a problemática, o vereador José Carlos Alves Meira (PT), o Catoze, propôs indicação solicitando do gestor municipal a reforma das praças dos Garis, Concórdia e da Abolição, todas localizadas no Bairro São Félix. Em sua justificativa, Catoze afirmou que as praças encontram-se em estado precário e, por conta disso, os moradores não podem utilizá-las como área de lazer. “Os moradores têm constantemente solicitado esse benefício, pois as praças já não possuem mais bancos, o piso precisa ser trocado, existem vários buracos tornando o local quase intransitável e, em virtude do grande calor que faz na cidade, é costumeiro que as famílias, principalmente crianças e idosos, utilizem as praças para tomarem “uma fresca” nos finais de tarde. A instalação de brinquedos também é imprescindível”, frisou o vereador. O parlamentar espera contar com a sensibilidade do prefeito para que a solicitação seja atendida.
Leonardo Tainã de Souza Silva, 20 anos, conhecido como Leozinho, foi morto depois de ser atingido por vários disparos na noite deste sábado (25), na Avenida Coronel Santos, no Bairro São Félix, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Noticias, o jovem havia saído de casa com a motocicleta de um amigo para comprar cigarros, quando foi interceptado por outro jovem, que efetuou os disparos, atingindo a vítima pelas costas. Familiares se debruçavam sobre o corpo do rapaz, enquanto a polícia buscava mais informações sobre o ocorrido. O corpo do jovem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado. Leonardo entrou para a estatística como o 15º homicídio do ano em Brumado.
Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) reafirmou o seu apoio à candidata à presidência Dilma Rousseff (PT), que disputa à reeleição com o candidato Aécio Neves (PSDB). O chefe do executivo municipal declarou que a eleição da petista será melhor para o Brasil, para a Bahia e para Brumado. “Temos a certeza absoluta de que o melhor para o Brasil é a candidata Dilma. Na qualidade de gestor eu tenho conhecimentos e sei dos inúmeros programas que recebemos da área federal, quer seja do setor de saúde, da educação, do desenvolvimento e ação social. O país não pode correr o risco de fazer uma mudança tão radical como essa que estão querendo que aconteça”, destacou o gestor, reiterando que o melhor para o Nordeste e para o país é a candidata petista.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor deve levar, em média, nos estados onde a disputa para governador foi definida no primeiro turno, 18 segundos para concluir a votação na urna comum. Nas urnas biométricas, o tempo de votação previsto é de 42 segundos. Neste caso, o eleitor vai escolher somente o presidente da República. A previsão do tempo de votação em 13 estados e no Distrito Federal, locais onde haverá o segundo turno, é de que o eleitor deve gastar 29 segundos na urna comum e 53 segundos na urna biométrica para votar no candidato a governador e a presidente. A estimativa leva em conta desde o momento em que o eleitor se apresenta ao mesário e vai à cabina de votação até o último voto na urna eletrônica. No primeiro turno, o tempo de votação foi de 61 segundos na urna comum e 85 segundos na urna biométrica. Foram eleitos deputados federais e estaduais, senadores e 13 governadores.
A portaria da Lei Seca, baixada pela juíza Leonor Abreu, da 90ª Zona Eleitoral, que abrange as cidades de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, deve vigorar durante o próximo domingo (26). Segundo a portaria, o comércio e a distribuição de bebidas alcoólicas estão proibidos no período da 00h até às 18h do dia 26 de outubro. Os restaurantes, lanchonetes, supermercados, barracas, bares, lojas de conveniência e estabelecimentos semelhantes poderão funcionar normalmente, porém seguindo as regras da portaria. O descumprimento da ordem implicará na aplicação de medidas legais, inclusive na incursão do crime de desobediência, podendo o infrator ser detido pelo período de quinze dias a seis meses, além de pagar multa. O infrator também está sujeito à detenção de três meses a um ano e pagamento de dez a vinte dias-multa.
O período das festas de fim de ano está chegando e com ele aumenta a movimentação do comércio. Pensando em melhor atender seus clientes nessa época, em Brumado, a Minas Calçados e Confecções está recebendo currículos para contratação temporária de vendedores. Os interessados devem comparecer à loja, que fica na Rua Coronel Tibério Meira, 333 A. Para esclarecimento de dúvidas sobre as vagas, os candidatos podem ligar para (77) 3441-3319.
O último debate antes das eleições foi realizado na TV Globo na noite de sexta-feira (24). O candidato Aécio Neves iniciou o programa perguntando se Dilma se orgulha da campanha "mais sórdida" dos últimos tempos e o que tem a dizer sobre a reportagem da revista "Veja", que traz depoimento do doleiro Alberto Yousseff afirmando que Lula e Dilma sabiam dos desvios na Petrobras. Dilma respondeu acusando Aécio de fazer uma campanha "extremamente agressiva". " A revista "Veja" não apresenta nenhuma prova do que faz. Quero deixar aqui minha inteira indignação porque essa revista tem o hábito de nos finais de campanhas, na reta final, tentar dar um golpe eleitoral e isso não é a primeira vez que ela fez", acusou Dilma, afirmando que irá à Justiça contra a publicação. Aécio citou ainda apreensão de boletins contra sua candidatura em um comitê de Dilma e anúncios feitos no Nordeste afirmando que quem votasse no PSDB seria desligado no Bolsa Família. O candidato do PSDB também trouxe à tona o financiamento do governo do Porto Mariel em Cuba, afirmando que detalhes da negociação são secretos e querendo saber se o PT tem algo a esconder sobre o tema. Dilma rebateu afirmando que o governo mineiro na época de Aécio era quem escondia os gastos com as rádios da família Neves. Sobre o porto, Dilma disse que financiou uma empresa brasileira, com empregos brasileiros, e que Fernando Henrique Cardoso também financiou empresas do país em obras na Venezuela e em Cuba. O "Minha Casa, Minha Vida", Pronatec e bancos públicos também foram discutidos.
Por volta das 06h da última quinta-feira (23), um homem de 32 anos foi encontrado morto em um sítio na cidade de Tanhaçu. O pedreiro Ronaldo Araújo Ferreira tinha um tiro na boca e uma espingarda calibre 32 próximo ao corpo. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, ele teria tido um desentendimento familiar, depois do qual teria ameaçado se suicidar. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local fazendo o levantamento cadavérico. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Brumado. Após o ocorrido, foi localizado um bilhete escrito por Ronaldo, no qual ele afirma que pretendia se matar. A polícia investiga o conteúdo do bilhete e a veracidade da informação. Apesar das evidências, não é descartada a hipótese de homicídio.
Os homens praticam mais atividade física que as mulheres. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde. Segundo estudo promovido pela pasta, 41,2% dos homens praticam algum exercício no tempo livre, enquanto apenas 27,4% mulheres fazem o mesmo. No total, nos últimos cinco anos, houve aumento de 12,6% no número de pessoas que se exercitam. O crescimento ocorreu em todas as faixas etárias, com exceção da terceira idade, que manteve o percentual. Para especialistas, hábitos estabelecidos na infância refletem na idade adulta. "Os meninos são incentivados desde muito cedo pelos professores a participar de atividades físicas, principalmente as coletivas, ao passo que as meninas são constantemente direcionadas para um lado mais social, com bem menos exercício físico", explicou o professor de educação física da Universidade de Brasília, Luciano Santana Lopes. Além de todos os benefícios à saúde, estudos mostram que a atividade física reduz a chance de alguns tipos de câncer, além de melhorar a tonicidade da pele. Segundo o Ministério da Saúde, há redução de 20% a 30% de mortalidade por doenças crônicas entre quem pratica atividade física regular.
Em Brumado, a Suprema Refrigerações está oferecendo três vagas de emprego. São oportunidades para Eletromecânico, Mecânico Refrigerista e Auxiliar Mecânico. Os interessados devem apresentar o currículo na sede da empresa, que fica na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para esclarecimento de eventuais dúvidas, os candidatos podem ligar para (77) 3441-1786.
Amanhã (26) os brasileiros voltam às urnas para escolher o presidente da república e, em alguns estados, o governador. Vale lembrar que quem não votou no primeiro turno pode votar normalmente no segundo. Para garantir o voto no próximo domingo (26), basta comparecer a sua sessão de votação e exercer o seu direito ao voto. O eleitor que não votou e não justificou tem um prazo de sessenta dias, a contar da data do primeiro turno, para fazer a justificativa no cartório em que ele está inscrito. Porém, mesmo sem ainda ter feito o procedimento, o eleitor poderá votar tranquilamente nesse segundo turno. Caso deixe de votar nesse domingo (26), o eleitor terá de apresentar outra justificativa, haja vista que os processos são distintos.
O ex-prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), tem levantado a bandeira em prol do presidenciável Aécio Neves (PSDB) neste segundo turno das eleições. Ele também faz questão de demonstrar seu desapontamento com o governo petista. Em entrevista anterior ao site Brumado Notícias, Vasconcelos disse que há coisas que o ser humano só faz uma vez na vida: “nascer, morrer e votar no PT; já votei no PT e não voto mais”. Nesta sexta-feira (24), o ex-gestor voltou a criticar o partido. “As pessoas são reféns do estômago, são palavras do Lula. Com isso, eu concluo que o brasileiro pobre está votando com o estômago. O voto do PT é o voto da barriga”, destacou Eduardo, fazendo alusão aos programas sociais do governo federal.