A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que o fornecimento de água já está regularizado nos Bairros Taquari, Jurema e Benito Gama, após conclusão na última terça-feira (26) de serviços de melhoria no sistema de abastecimento de água de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. A distribuição ocorre de forma ininterrupta durante 24 horas. A empresa ressalta que a Estação de Tratamento de Água (ETA), que teve sua capacidade ampliada em janeiro, opera com a vazão de 190 litros por segundo, volume suficiente para atender a demanda da cidade. Com as obras de ampliação foram construídos um floculador, um decantador e quatros novos filtros, além de aumentar a capacidade de tratamento para 230 litros por segundo. Já a Barragem Luiz Vieira está com 16,2 milhões de metros cúbicos de água acumulada, ou seja, 15% de sua capacidade máxima, o que, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), garante o abastecimento humano até julho de 2014. Por isso, a Embasa não aplica na cidade a medida preventiva de racionamento. O uso da água para irrigação, no entanto, está proibido na região. Além do abastecimento da sede distrital de Livramento, a empresa está contribuindo com a operação de carros-pipa, coordenada pelo Exército brasileiro em conjunto com a Prefeitura Municipal, para atender os moradores da zona rural. A Embasa disponibiliza água tratada em 12 caminhões que fazem, em média, duas viagens por dia cada um.
De acordo com informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não funcionarão nesta sexta-feira (29), em função do feriado da Paixão de Cristo. O expediente voltará, em horário normal, na segunda-feira (1º). A população também pode usar canais alternativos de atendimento (caixas eletrônicos, internet banking, móbile banking , correspondentes ou credenciados) para realizar operações bancárias. Os clientes poderão pagar, na segunda-feira, sem multas, os títulos vencidos no feriado ou então utilizar o pagamento via código de barras nos terminais de autoatendimento.
A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) participou nesta segunda-feira (25) do lançamento oficial do Seminário sobre a Ferrovia da Integração Oeste Leste (Fiol), que será realizado no dia 26 de abril, no município de Barreiras. O evento foi realizado na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. A defesa pela liberação total das obras da ferrovia foi o grande tema do encontro. Para a deputada, presidente da Comissão Especial da Fiol na Assembleia Legislativa e co-organizadora do evento, o seminário em Barreiras será mais uma ação da Bahia pela obra. Na ocasião, a parlamentar falou sobre os trabalhos que estão sendo feitos pela Comissão, desde a sua criação, em 2011. “Estamos trabalhando para transformar esse seminário em um grande ato em defesa da Fiol. Temos plena certeza de que a mobilização da Assembleia Legislativa da Bahia se soma a este seminário. Também temos convicção renovada que mais este trabalho vai dar um passo fundamental para 2013 ser o ano da Ferrovia. Está chegando a hora de liberarmos totalmente suas obras”, defendeu Bastos. Estiveram presentes diversas autoridades estaduais e federais, entre elas o senador Walter Pinheiro e o deputado federal João Leão, ambos coordenadores do Seminário em Barreiras, além do secretário da Casa Civil, Rui Costa, e do secretário da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa.
Nesta quarta-feira (27), uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Compromisso Social realizou uma visita no empreendimento Bom Jesus, localizado no Bairro Malhada Branca, e no Brisas I e II, no Bairro São Jorge, que fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida. A visita teve por finalidade verificar o andamento das obras, que beneficiarão centenas de famílias brumadenses. Segundo os engenheiros responsáveis pela execução dos projetos, a previsão de entrega do empreendimento localizado no Bairro Malhada Branca é para o mês de setembro de 2013, enquanto o do Bairro São Jorge para fevereiro de 2014. A equipe também verificou a existência de vagas para pedreiros, ajudantes, marceneiros e carpinteiros na visita. Os interessados deverão se dirigir até os locais onde estão sendo realizadas as obras munidos de documentação pessoal. A secretaria informa que as inscrições para o loteamento Brisas I e II deverão ser iniciadas em breve.
O novo site do Brumado Notícias já está no ar! De cara nova e com uma proposta muito mais moderna e dinâmica, o site está cheio de novidades. A começar pelo projeto gráfico, que foi modificado com o intuito de trazer maior leveza e sofisticação ao Brumado Notícias. Fundo branco, cores mais suaves e menor poluição visual garantem a você leitor mais facilidade na hora de navegar na página e na leitura das notícias. A proposta também busca transformar o formato do site para torná-lo mais próximo às configurações dos grandes portais de notícias do país. Sempre pensando na qualidade do projeto gráfico e editorial e em trazer o melhor e mais moderno para os leitores do site.
No último domingo (03), em rondas pela feira livre do distrito de Cascavel, na cidade de Ibicoara, a 170 km de Brumado, a polícia avistou dois indivíduos em atitude suspeita. Durante a abordagem à dupla, foram encontradas uma pochete contendo substância análoga à maconha e a quantia de R$ 105. Os indivíduos e todo material apreendido foram conduzidos ao plantão da Delegacia Territorial de Brumado para medidas cabíveis.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse nas redes sociais que o governo deve ampliar a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo ele, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, vai anunciar essa e outras novidades para o trânsito, como o fim da obrigatoriedade de aulas com simulador. De acordo com ele, estariam no pacote de mudanças na “questão do emplacamento” e a revisão ou extinção de “medidas que afetam o caminhoneiro”. Ele completou criticando o Conselho Nacional de Trânsito. “O Contran emite cerca de 100 resoluções por ano atrapalhando a vida de quem transporta no Brasil”. Em outra postagem, no dia 28 de dezembro, Bolsonaro já tinha se colocado a favor da ampliação de validade da CNH. “Informo que faremos gestões no sentido de passar para 10 anos a validade da carteira nacional de habilitação”, disse ele na época, parabenizando o governo do Rio de Janeiro por extinguir a vistoria anual de veículos. Atualmente, a carteira tem validade de cinco anos para quem tem menos de 65 anos. A partir dessa idade, deve ser renovada a cada três anos.
Nas noites de segunda-feira, diversos ciclistas se reúnem em Brumado para fazer trilha: é o projeto Pedal Sem Destino, que já completa três anos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o ciclista Carlos Alberto, que participa das trilhas, disse que o ciclismo é uma paixão, promovendo bem-estar físico e mental. “A gente fica leve, tranquilo e sente um bem-estar muito grande. Ainda mais pra mim que sou gordinho os benefícios são muitos. Além de perder peso, a gente desestressa”, contou. Há quase dois anos fazendo parte da turma do pedal, o ciclista Denivaldo relatou que já perdeu 10 quilos praticando o esporte, que tem crescido bastante na cidade. Ele também reforçou os benefícios para a saúde e convidou toda a população, de crianças a idosos, para participarem do projeto. “De mamando a caducando, pode vim que a gente não deixa ninguém pra trás. É uma parceria muito grande, a bike tem o poder de fazer isso com a gente”, declarou. O ciclista Ronaldo gostou tanto do esporte que levou a mulher para a prática junto com ele. “Tenho 49 anos e não quero parar. Ciclismo é saúde e diversão. Pedal é vida”, destacou. Um dos grandes incentivadores do ciclismo em Brumado, o empresário Alecarlos Pires contou que o projeto começou a fim de incentivar a galera para praticar o esporte de forma leve, sem competição.
O músico DJ Ivis, Iverson de Souza Araújo, gravou um vídeo pouco antes de ser preso por violência doméstica na última quarta-feira (14). Nas imagens, ele pede desculpas à esposa Pamella Holanda e chora. No domingo (11), a influencer divulgou vídeos em suas redes sociais onde Ivis aparece a agredindo. A gravação do pedido de desculpas foi divulgada pelo colunista Léo Dias, do site Metrópoles. Segundo ele, a intenção de Ivis era publicar o vídeo em suas redes sociais, mas a chegada da Polícia aconteceu antes da postagem.