Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Salvador: Ex-prefeito de Caculé participa do lançamento do projeto do novo Aeroclube Luciano Ribeiro (DEM) disse que o projeto é grandioso e irá restaurar o local e transformá-lo em ponto turístico. (Foto: Divulgação).

O ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), participou da cerimônia de lançamento do projeto do novo Aeroclube e Parque Atlântico de Salvador, realizada na última segunda-feira (27). A empresa americana Laguarda Low Architects assina o projeto. Orçada em mais de R$ 200 milhões, a obra será de responsabilidade do Consórcio Parques Urbanos. O evento aconteceu no auditório do Hotel Sheraton da Bahia, localizado no Bairro do Campo Grande, onde estiveram presentes diversas autoridades políticas, entre as quais o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que conduziu a cerimônia, a vice-prefeita Célia Sacramento, o Secretário Municipal de Transportes, José Carlos Aleluia, o prefeito de Caculé, Beto Maradona, além de outras. Para Ribeiro, o projeto é grandioso e irá restaurar o local e transformá-lo em ponto turístico. “Uma iniciativa de coragem”, disse ele. O novo Parque Atlântico contará com uma ampla área de lazer, totalmente integrada à natureza e ao novo projeto de revitalização da orla. Ele também terá anfiteatro, quadras de vôlei de praia, pistas de skates, mirantes, esculturas em forma de dunas, além de ciclovias.

Vitória da Conquista: Obras de reforma do presídio Nilton Gonçalves foram iniciadas Segundo o diretor da unidade, Alexsandro Oliveira, tudo está seguindo um cronograma. (Foto: Blitz Conquista).

Em Vitória da Conquista, as obras de reforma do presídio Nilton Gonçalves foram iniciadas. Para falar sobre o assunto, o site Brumado Notícias conversou com o diretor da unidade, Alexsandro Oliveira. Segundo ele, as obras estão seguindo um cronograma e, a princípio, estão sendo retirados do local os presos de outros estados. Esses detentos, cerca de 19, serão transferidos para Salvador e Feira de Santana ainda nesta semana. O diretor afirmou que os demais detentos, que são de comarcas distantes da região, serão encaminhados gradativamente para unidades prisionais próximas. Os presos que sobrarem serão realocados nos módulos do presídio de acordo com o andamento da obra. Oliveira confirmou que a reforma já teve início. O telhado começou a ser retirado e o pátio já foi quebrado. “Tudo está dentro do cronograma”, reiterou o diretor. Quanto à ala feminina do presídio, Oliveira disse que ela será a última a ser reformada.

Peça 'Os Saltimbancos' continua em cartaz em Brumado Não percam este programa divertidíssimo e venham desfrutar desta pedida cultural.

A peça de teatro “Os Saltimbancos” continua em cartaz em Brumado. Encenado pelo grupo Arte em Cena, a peça infantil é uma excelente opção para entreter a criançada durante o próximo final de semana. Com texto de Chico Buarque e direção de Iggnis Coelho, a peça conta a história de quatro animais que resolvem sair de casa em busca da liberdade e do sonho de serem artistas. Sucesso em suas primeiras apresentações, o espetáculo continua sendo apresentado no antigo cinema Sophyplex, com início às 19h15. Não percam este programa divertidíssimo e venham desfrutar desta pedida cultural. Garantia de boas risadas.

Dom Basílio: Otto Alencar e Ivana Bastos declaram apoio ao prefeito João Careca O novo gestor municipal disse que fará sempre o melhor para a população. (Foto: Divulgação).

O vice-governador e secretário de infraestrutura da Bahia, Otto Alencar (PSD), e a deputada estadual Ivana Bastos (PSD)declararam apoio ao prefeito do município de Dom Basílio, João Dias (PMDB), conhecido como João Careca. O gestor assumiu definitivamente a administração do município após o falecimento do prefeito Marilton Matias (PSD), ocorrido recentemente. Alencar ofereceu ao prefeito auxílio nas ações e projetos para o desenvolvimento do município. A deputada também reforçou seu apoio ao gestor ao reafirmar que estará à disposição para ajudar nas demandas da cidade e projetos da administração municipal. Bastos disse ainda que tem um carinho especial por Dom Basílio. Em resposta, João Careca afirmou que fará o “melhor para os moradores e, com o apoio de Otto e de Ivana, sei que vamos conseguir”.

Lagoa Real forma comissão pelos Direitos da Infância e da Adolescência O município quer melhorar os indicadores sociais e conquistar pela terceira vez o Selo Unicef. (Foto: Divulgação).

Nas duas edições do Selo Unicef Município Aprovado, em 2008 e em 2009-2012, a cidade de Lagoa Real foi premiada. Este ano, o município busca sua terceira conquista, na do Selo Unicef Município Aprovado - Edição 2013-2016/Semiárido. Pensando nisso, no último dia 21 de janeiro, membros de diversos segmentos da sociedade civil organizada se reuniram no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com o objetivo de criar a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e da Adolescência. Estiveram na reunião órgãos estratégicos da Prefeitura, como as Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Esporte e Comunicação; além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutelar, organizações da sociedade civil, lideranças religiosas e Pastoral da Criança. A Comissão Intersetorial visa planejar, avaliar, executar e acompanhar as ações desta edição do Selo Unicef Município Aprovado. O objetivo maior é melhorar os indicadores sociais do município.

Brumado: Criado Comitê Municipal para reforma política O grupo é formado de representantes da sociedade civil organizada. As subcomissões também foram compostas.

Nesta terça-feira (29), uma reunião foi realizada para formação de um Comitê Municipal e de comissões de trabalho para a criação do plebiscito popular, com o objetivo de criar uma constituinte exclusiva e soberana para a reforma do sistema político. Após as inúmeras manifestações que ocorreram em todo país, a plenária nacional dos Movimentos Sociais aprovou, em setembro de 2013, a realização de um plebiscito popular. Através dele, o povo dirá sim ou não a pergunta: Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político? A constituinte será composta por cidadãos e cidadãs eleitos exclusivamente para mudar o sistema político, impedindo assim qualquer interferência dos políticos que hoje estão, em tese, representando o povo brasileiro em Brasília. Em Brumado, durante assembleia, o Comitê foi formado por grupos representantes da sociedade civil organizada. As subcomissões também foram compostas. Além disso, fizeram parte da pauta do debate no município a avaliação da conjuntura nacional e a importância da Constituinte Exclusiva; a participação do lançamento regional do Plebiscito em Caetité, dia 18 de fevereiro; e foram encaminhados nomes para Plenária Estadual em Salvador, dia 30 de janeiro. O Levante Popular, o Modera, o Abracadabra, a APDEMB, APLB e Consulta Popular deverão formar uma caravana para ir à Caetité, dia 18 de fevereiro, participar do lançamento regional do Plebiscito. O ativista Vamberg Barros foi escolhido para representar o Comitê de Brumado na Plenária Estadual do Plebiscito em Salvador, dia 30 de janeiro.

Itambé: Professores estão sem receber salários há dois meses Os professores estão mobilizados e decidiram que não vão iniciar o ano letivo enquanto o pagamento não for realizado. (Foto: Reprodução).

Os Professores do município de Itambé, no sudoeste baiano, estão há dois meses sem receber salários. O último pagamento foi realizado no mês de novembro. Essa situação tem irritado os docentes do município. Eles afirmam que o dinheiro já foi repassado ao município por meio do Governo Federal. A verba para esse pagamento é proveniente do Fundeb. Os professores estão mobilizados e decidiram que não vão iniciar o ano letivo enquanto o pagamento não for realizado. A categoria está discutindo também a mudança no plano de carreira, aprovada na gestão anterior. Segundo informações obtidas pelo jornalista Daniel Silva do site Brumado Notícias, a Prefeitura Municipal preparou um projeto onde retira vários direitos dos professores. Se isso for validado haverá uma redução de até 30% no salário dos docentes. A mudança do plano de carreira dos professores já está em discussão e poderá ser levada a Câmara de Vereadores para ser aprovada.

Marquinho Viana cumpre agenda em municípios do sudoeste baiano O deputado esteve em Paramirim em inaugurações no distrito de Caraíbas. (Foto: Divulgação).

Uma comitiva composta pelo deputado Marquinho Viana (PV), pelo vice-governador da Bahia, Otto Alencar, pelo Secretário da Casa Civil, Rui Costa, e demais lideranças políticas da região, entre as quais os prefeitos das cidades de Macaúbas, Ibipitanga e Botuporã, estiveram no município de Paramirim para a inauguração de diversas obras no distrito de Caraíbas. Viana também marcou presença em uma tradicional festa do Povoado de Angico, no município de Érico Cardoso. Na ocasião, o deputado esteve ao lado de amigos, políticos e correligionários, como o deputado Ronaldo Carleto, o ex-candidato a prefeito, Robério Nunes, o ex-candidato a vice-prefeito, Tõezinho, e o ex-prefeito de Érico Cardoso. Na oportunidade, Marquinho visitou pessoas da comunidade. Já no distrito de Contendas, em Macaúbas, o parlamentar participou de um encontro na residência do presidente do PV do município. Diversos membros da Executiva Municipal do PV de Macaúbas estiveram no encontro, durante o qual o deputado fechou o compromisso de trabalho para buscar mais investimentos para Macaúbas.


Fotos: Divulgação

Juiz considera maconha substância recreativa e absolve traficante confesso Na sentença, o juiz Frederico Ernesto Cardoso Maciel comparou a maconha com o cigarro e o álcool e disse que há uma “cultura atrasada” no Brasil.

O juiz Frederico Ernesto Cardoso Maciel, da 4ª vara de Entorpecentes de Brasília, absolveu um réu que confessou ser traficante de drogas após considerar a maconha como substância recreativa. Segundo o magistrado, o entorpecente nem deveria estar na lista de substâncias proibidas, utilizada como referência na Lei de Drogas. A decisão foi proferida em outubro do ano passado, mas o Ministério Público recorreu. Na sentença, o juiz comparou a maconha com o cigarro e o álcool e disse que há uma “cultura atrasada” no Brasil. Ele ainda afirmou em juízo que a proibição de substâncias como a maconha violam o princípio da igualdade, restringindo o direito de uma grande parte da população de utilizá-las. Na época, o réu confesso foi pego em flagrante, dentro do presídio da Papuda, com 52 porções de maconha dentro do estômago, as quais seriam entregues a um presidiário. Ele assumiu o crime, pediu pena mínima e acabou absolvido.

Brumado: Aguiberto Lima Dias é absolvido de um processo de cassação no TRE-BA Por três votos favoráveis e dois contrários, o prefeito venceu a primeira batalha na justiça contra a candidata derrotada Marizete Pereira. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após um longo período de espera, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), e sua vice Cristina Gondim (PSDB), finalmente foram absolvidos de um dos processos de cassação que está em tramitação no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A decisão foi proferida na tarde desta quarta-feira (29). Aguiberto havia sido cassado pelo juiz da 90ª Zona Eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães, pelo cometimento de diversas irregularidades e abuso de poder político e econômico durante o pleito eleitoral de 2012. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o juiz Cássio José Barbosa Miranda, que havia pedido vistas ao processo desde dezembro de 2013, votou pela cassação do gestor brumadense. O clima começou a esquentar após o voto da desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, que não acompanhou o voto do relator do processo, juiz Maurício Kertzman Szporer, e também votou pela cassação de Aguiberto. Então, apenas o juiz Josevando Souza Andrade poderia empatar a votação e deixar o veredicto para a presidente do TRE-BA, Sara Silva de Brito, mas o mesmo acabou acompanhando o relator e votando a favor do recurso interposto pelo grupo do prefeito de Brumado. Anteriormente, o juiz José Wanderley Oliveira Gomes também havia votado favoravelmente ao recurso interposto pelo gestor. Por três votos favoráveis e dois contrários, Aguiberto venceu a primeira batalha na justiça contra a candidata derrotada nas eleições 2012, Marizete Pereira (PT). Outras ações ainda tramitam na justiça eleitoral. Correligionários comemoram a decisão da corte baiana.

Brumado: Com implantação do SIM, produtos do Campo Seco podem chegar mais rápido ao comércio Os produtos da Usina de Beneficiamento foram expostas durante um seminário que debateu a implantação do Serviço de Inspeção do Município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As compotas de umbu e geleia de acerola produzidas na Usina de Beneficiamento de Umbu, na comunidade do Campo Seco, em Brumado foram expostas durante o seminário de implantação do Serviço de Inspeção do Município (SIM). Os representantes da Embrapa aprovaram o sabor e a embalagem dos produtos. “Esta usina com certeza será a primeira a ser avaliada e beneficiada com a marca do SIM, o que irá mudar muito a rotina e a economia dos produtores da região”, comentou Almir Eloy, coordenador setorial da Secretaria Estadual de Agricultura. Além de umbu e acerola, a usina também produz derivados de outros frutos, como manga e goiaba. A expectativa, segundo Jude Caé, presidente da Associação de Moradores do Campo Seco, é que com essa implantação a Secretaria Municipal de Agricultura libere o quanto antes a certificação de inspeção para que os produtores possam começar a comercializar as compotas. “Já estamos produzindo há um bom tempo, mas nossa dificuldade é vender porque ainda não temos o selo da Secretaria de Agricultura para colocarmos esses produtos nas prateleiras comerciais do município e em todas as regiões do estado. Agora estamos mais otimistas com a possibilidade de ganharmos essa certificação”, disse o produtor. A usina de beneficiamento do Campo Seco também conta com o apoio do Sebrae e da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares da Economia Solidária de Brumado (COOPMASB).

Clínica Maná: Nunca dormirmos tão pouco e tão mal Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1269.
Caetité: Zé Barreira não confirma apoio a Lídice da Mata Há rumores de que o prefeito socialista possa apoiar o candidato petista ao governo baiano em 2014. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A saga em busca de mais recursos e obras que beneficiam o semiárido ainda deixa muitos prefeitos e lideranças políticas indecisos quanto à confirmação de apoio para o pleito eleitoral de 2014. Esse é o caso do prefeito da cidade de Caetité, Zé Barreira (PSB), que recebeu a visita da senadora Lídice da Mata (PSB) nesta quarta-feira (29). Em entrevista ao blog local Caetité Notícias, Barreira salientou que Lídice é uma senadora atuante e que a mesma já ajudou o município em diversas vezes. O gestor lembrou a sua boa relação com o governador Jaques Wagner (PT) e com o secretário da Casa Civil e pré-candidato petista ao governo baiano, Rui Costa, que foi apoiado por Barreira em sua candidatura a deputado federal em 2010. Segundo o gestor caetiteense, “a democracia será sempre a base das ações e que o tempo e a hora certa chegarão para definir alianças, independente de legenda partidária, tudo com muita calma e transparência”. Para o socialista, a visita de Lídice foi benéfica e positiva, mas o que defende são os interesses da cidade e seria muito precoce uma definição de apoio neste momento. A senadora declarou que tem certeza que o prefeito analisará todas as questões friamente e que tomará a decisão que for melhor para município.

Brumado: Meliante fica frustrado por não achar dinheiro durante assalto O bandido deve ter sido o mesmo que em dezembro de 2012 levou muito dinheiro de um cofre e desta feita não encontrou nada. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após um ano desde a primeira ocorrência, uma casa comercial especializada em fabricação de lajes e lapidação de mármore, localizada na Avenida Centenário em Brumado, voltou a ser assaltada. Em dezembro de 2012, o local foi invadido e, na ocasião, os marginais conseguiram arrombar o cofre e levar todo o dinheiro. Eles ainda deixaram um recado desafiando a polícia. Desta vez, o assalto aconteceu na tarde desta quarta-feira (29), quando um elemento com um capacete rosa desceu da garupa de uma motocicleta e entrou no estabelecimento. Enquanto o comparsa aguardava na moto, o marginal apontou uma arma para os funcionários exigindo o dinheiro do cofre. Ao ser levado ao local, ele ficou decepcionado ao constatar que não havia dinheiro no cofre. Neste momento, o assaltante acabou revelando que participou do roubo anterior. “Da outra vez que eu vim aqui, levei um monte de dinheiro desse cofre, mas hoje não tem dinheiro nenhum. Ah, ‘queta’!”, foi o que teria dito o marginal, segundo relatou um funcionário ao site Brumado Notícias. Uma queixa foi registrada na delegacia e a polícia suspeita de que se trata da mesma dupla que assaltou o mercadinho na tarde de terça-feira (28). O bandido levou da loja três celulares.

Brumado: Bandidos disparam durante assalto a mercadinho O projétil atingiu uma prateleira. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Dois bandidos invadiram um mercadinho localizado no Bairro Centenário, em Brumado, na tarde da última terça-feira (28). Armados, eles anunciaram o assalto e levaram todo o dinheiro do caixa. Mesmo sem ninguém ter reagido, um dos elementos disparou um tiro dentro do estabelecimento. O projétil atingiu uma prateleira. Os bandidos fugiram e a polícia, que chegou logo após a ação, recolheu a cápsula deflagrada e encaminhou para teste de balística no Departamento de Polícia Técnica.

Licínio de Almeida: Guarda Municipal e PM realizam ações preventivas na zona rural Na região, vinha ocorrendo muitos roubos de motocicletas. (Foto: Divulgação).

A Cipe/Sudoeste, juntamente com a Guarda Municipal do município de Licínio de Almeida, no sudoeste baiano, promoveram uma série de ações nos povoados de Jurema, Duas Passagens e no distrito Tauape, com o objetivo de resguardar a segurança da população. As ações foram realizadas no último sábado (25) a pedido dos próprios moradores, que ficaram bastante satisfeitos com o trabalho das equipes. Na região, vinha ocorrendo muitos roubos de motocicletas. Na operação, foram apreendidos uma motocicleta e um automóvel, os quais foram levados à delegacia local para adoção das devidas providências.

Brumado: Madeireira Real e Eliane se juntam em uma mega promoção São pisos, revestimentos e argamassas para sua reforma ou construção com preços bem abaixo dos praticados no mercado.

Em mais um parceria de gigantes, a Madeireira Real e a Eliane uniram forças para oferecer ofertas imperdíveis de carnaval aos clientes. São pisos, revestimentos e argamassas para sua reforma ou construção com preços bem abaixo dos praticados no mercado. Com mais de 50 anos de existência, a Eliane hoje é a líder nacional no segmento. Também há bastante tempo atuando no ramo, a Madeireira Real, a sua loja de construção, oferece com exclusividade em Brumado os produtos dessa grande empresa. Confira: argamassa ACI por apenas R$ 9,90, argamassa ACII Grês, que pode ser utilizada para pisos e revestimentos em áreas internas e externas e em porcelanatos para áreas internas, por apenas R$ 21,99, e piso tipo A Maxigrês Branco Brilhante 60 x 60 cm por somente R$ 26,99 o metro quadrado. Faça uma visita a nossa loja, que fica na Rua Coronel Tibério Meira, 307, Centro. Mais informações, ligue (77) 3441-3041. Para conferir essas e outras ofertas, clique aqui.

Operação Sanguessuga: Ex-deputado Coriolano Sales é condenado por desvio de recursos Segundo a denúncia, o ex-deputado recebia propina de empresários para aprovação de emendas parlamentares direcionadas à aquisição de unidades móveis de saúde.

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), em Vitória da Conquista, o ex-deputado federal Coriolano Sales, e mais cinco pessoas - seu assessor parlamentar, Weliton Carvalho, e os empresários Darci José Vedoin, Luiz Antônio Trevisan Vedoin e Ronildo Pereira de Medeiros - foram condenados por apropriação de recursos públicos federais destinados à saúde. O esquema de desvio de verba ficou conhecido como Operação Sanguessuga, deflagrada pela polícia federal com o objetivo de investigar uma organização criminosa especializada no fornecimento fraudulento de unidades móveis de saúde para prefeituras municipais do país. Segundo a denúncia, o ex-deputado federal recebia propina dos empresários para aprovação de emendas parlamentares orçamentárias direcionadas à aquisição de unidades móveis de saúde para diversos municípios do estado. Após aprovar as emendas, o processo de licitação para compra das unidades era fraudado e os recursos eram apropriados pelos condenados. Os réus tiveram os direitos políticos suspensos por oito anos e foram proibidos de contratar com o poder público por dez anos. Coriolano e seu assessor ainda foram condenados a perda solidária de R$ 17.540, pagamento solidário de R$ 5 mil, e mais R$ 5 mil por dano moral coletivo. Os condenados já entraram com recurso para reverter a decisão.

Brumado: 50 casas serão construídas para famílias rurais de baixa renda Segundo o presidente da COOPMASB, Amauri Fraga, após um ano de moradia, os proprietários pagarão apenas R$ 1.140 pela residência. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Há pouco mais de seis meses foi realizado um levantamento nas comunidades rurais, em Brumado, por intermédio do Programa Nacional de Habitação Rural e da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares da Economia Solidária de Brumado (COOPMASB), com o objetivo de cadastrar 50 famílias de baixa renda para serem contempladas com a aquisição da casa própria. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Amauri Fraga, presidente da COOPMASB, esclareceu que o projeto original previa 100 habitações, mas, por questões de regras e critérios estabelecidos pelo Ministério da Cidades, é preciso obedecer o limite de 50 casas por lote. Amauri disse que as casas terão 42 m² e cisterna. Após um ano de moradia, segundo Fraga, os proprietários pagarão apenas R$ 1.140 pela residência. O valor é parcelado em cinco prestações. Na próxima segunda-feira, 03 de fevereiro, a COOPMASB dará entrada na Caixa Econômica Federal para construção das 50 casas. Inicialmente, as residências beneficiarão moradores da região dos distritos de Itaquaraí e Ubiraçaba e das comunidades do Boi Morto, Capote e Zé Gomes.

Brumado: Seminário debateu metas de apoio à agricultura familiar e implantação do SIM O encontro debateu a importância de discutir a atualização da legislação municipal e sua adequação aos novos conceitos de desenvolvimento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Produtores rurais da região de Brumado estiveram presentes na manhã desta quarta-feira (29) no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), onde acompanharam um seminário que debateu as metas de apoio dos governos federal, estadual e municipal à agricultura familiar e à implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O seminário teve como palestrantes Nelson Fonseca, pesquisador da Embrapa; Diego Britto Eloy, coordenador de implantação do SIM; Almir de Souza Eloy, coordenador de uma das câmaras setoriais da Secretaria Estadual de Agricultura; e Frederico Neves, Secretário Municipal de Agricultura. 

Brumado: Seminário debateu metas de apoio à agricultura familiar e implantação do SIM O pesquisador da Embrapa, Nelson Fonseca, disse, que falta assessoria aos pequenos produtores para melhor desenvolver as atividades. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Durante a palestra, Diego Britto destacou a importância de discutir a atualização da legislação municipal existente e sua adequação aos novos conceitos de desenvolvimento sustentável, trazendo para o âmbito do município a responsabilidade pela sanidade agropecuária e a viabilização de registros para os produtores comercializarem seus produtos. O pesquisador da Embrapa, Nelson Fonseca, disse, em entrevista ao site Brumado Notícias, que falta assessoria aos pequenos produtores para que eles possam melhor desenvolver suas atividades. “Sendo bem assessorado, o pequeno agricultor pode se tornar um empresário de sucesso, e o nosso objetivo é a propagação e o manejo dessa cultura”, esclareceu Fonseca, que foi apoiado pelo coordenador setorial Almir Eloy. 

Brumado: Seminário debateu metas de apoio à agricultura familiar e implantação do SIM O coordenador setorial, Almir Eloy, apontou o município como grande referência para a agricultura regional. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Este apontou a necessidade das três esferas de governo unirem forças em prol dos pequenos produtores para que, além do sustento próprio, também possam produzir para a comercialização em média escala. O coordenador apontou o município como grande referência para a agricultura regional. “Brumado tem a obrigação de ser o município multiplicador, por isso, nosso intuito é implantar aqui todo apoio técnico necessário para que a cidade se torne uma referência regional de inspeção”, declarou Eloy. Já o secretário municipal de Agricultura, Frederico Neves, destacou que com a implantação do SIM os pequenos produtores e associações poderão ser melhor inspecionados e assistidos no intuito de terem um trânsito eficaz para comercialização das produções nas comunidades.

Brasil é o 8° país com maior número de analfabetos adultos, diz Unesco O estudo avaliou a situação de 150 países. (Fabio Pozzebom/ABr).

De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Brasil aparece em 8° lugar entre os países com maior número de analfabetos adultos. O estudo avaliou a situação de 150 países. Em 2012, a taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais foi estimada em 8,7%, correspondente a 13,2 milhões de analfabetos no país. O estudo também mapeou os principais desafios da educação no planeta. Para a Unesco, o problema está relacionado com a má qualidade da educação, a falta de atrativos nas aulas e de treinamento adequado para os professores. No Brasil, atualmente, menos de 10% dos professores estão fazendo cursos de formação custeados pelo governo federal, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Sobre os investimentos na área, das 150 nações analisadas, apenas 41 atingiram a meta da Unesco, ou seja, aplicaram em educação 6% ou mais de seu Produto Interno Bruto (PIB). O Brasil é um deles, mas o gasto anual por aluno da educação básica é de cerca de R$ 5 mil. Em países ricos, esse valor é três vezes maior.

Conquista: Serviço de imagem do HGVC será privatizado pelo Governo da Bahia Atualmente, o serviço de imagem do hospital é deficitário e os equipamentos vivem quebrados. (Foto: Daniel Silva).

A iniciativa privada será responsável por administrar e operar os Serviços de Apoio ao Diagnóstico por Imagem na rede pública de saúde da Bahia. A execução dessa medida está sendo viabilizada por meio de uma concessão administrativa, dada pela Secretaria Estadual de Saúde. Segundo o Governo da Bahia, essa iniciativa vai proporcionar o provimento dos serviços de telemedicina, diagnóstico e bioimagem em 12 Unidades Hospitalares da rede própria do Estado. As empresas que deverão assinar contrato com o administração estadual ficará encarregada de oferecer tipos de exames como: radiologia convencional, mamografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o Hospital Geral de Vitória da Conquista integra a lista das unidades que terão o serviço administrado e operacionalizado pela iniciativa privada. Atualmente, o serviço de imagem do hospital é deficitário e os equipamentos vivem quebrados. A expectativa é que a Parceria Público-Privado possa melhorar os níveis de qualidade no atendimento dos pacientes. No entanto, a proposta não tem sido vista com bons olhos por alguns setores que defendem o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Algumas fontes afirmaram que essa medida fere vários princípios da Lei que regulamenta o SUS. Eles chamaram atenção para lei de nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que garante no Art. 4º, inciso 2º que a iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar. “A forma como o contrato de concessão foi realizado só favorece a iniciativa privada, legitimado pelo discurso de ampliação da oferta de serviço. O Governo da Bahia está enfraquecendo o SUS com essa medida, quando deveria fortalecê-lo”, afirmou um dos profissionais do serviço de saúde pública da cidade.

Projeto que autoriza venda de bebidas alcoólicas em estádios é aprovado na AL-BA A proposta foi apresentada pelo deputado estadual João Bonfim (PDT). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

De autoria do deputado estadual João Bonfim (PDT), o projeto que autoriza a venda de bebidas alcoólicas em estádios e arenas de eventos esportivos da Bahia foi aprovado em dois turnos na Assembleia Legislativa (AL-BA). Agora, o texto ainda precisa ser sancionado pelo governador Jaques Wagner (PT) para que seja válido. O relator da matéria e líder da oposição na AL-BA, vereador Elmar Nascimento (DEM), disse em entrevista ao site Bahia Notícias que o estado está inovando ao regulamentar o tema, o qual já vem sendo autorizado pela justiça. Os parlamentares Rosemberg Pinto (PT), Capitão Tadeu (PSB), Maria Del Carmen (PT), Yulo Oiticica (PT), Sidelvan Nóbrega (PRB), Pastor Sargento Isidório (PSB), Carlos Ubaldino (PSD) e Aderbal Caldas (PP) votaram contra o projeto.

Conquista: Estudantes da Ufba realizam manifestação contra falta de professores Os estudantes estão correndo o risco de ficar sem uma disciplina básica do curso de enfermagem nesse semestre. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (Ufba) campus de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, realizam nesta quarta-feira (29) um ato protestando contra a falta de professores regulares no curso. Segundo informaram os estudantes ao site Brumado Notícias, a administração da universidade tem priorizado apenas a contratação de professores substitutos com o fim de amenizar a situação. Para tentar resolver esse problema os alunos montaram uma comissão que mobilizou o curso para a realização de um concurso que deverá garantir professores para todas as matérias da grade curricular. Os estudantes estão correndo o risco de ficar sem uma disciplina básica do curso nesse semestre. Essa situação poderá afetar o andamento do curso, pois a disciplina é pré-requisito para outras. A mobilização acontecerá durante toda a tarde de hoje no campus da Ufba, em Vitória da Conquista. 

Arquivo