Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: Arrombamento na Igreja Santa Tereza Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Sacristia da Igreja Santa Tereza, localizada na Rua Pedro Mandú, no Bairro Santa Tereza, em Brumado foi arrombada no final da tarde da última quarta-feira (28). Os arrombadores destelharam o teto da sacristia, de onde subtraíram uma caixa amplificadora, cabos, microfones e um ventilador. Os bandidos reviraram armários e objetos sacros. A polícia iniciou as investigações a fim de identificar os autores do crime e recuperar os aparelhos furtados.

Rio do Pires: Wagner inaugura sistema de abastecimento de água Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O governador Jaques Wagner inaugurou nesta quinta-feira (29), as obras do Sistema de Abastecimento de Água de Rio do Pires, na região do Paramirim, sudoeste da Bahia. Mais de cinco mil moradores do município e de sete localidades da zona rural serão beneficiados pela água e 986 ligações domiciliares - no total, 5.004 moradores das localidades de Ibiajara, Alto do São Francisco, Alecrim, Placa, Pedra da Madureira, Riacho de Areia e Lagoa dos Bezerros terão água encanada. Orçada em R$ 4.800 milhões, a obra foi executada pelo Governo do Estado, por intermédio da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb). O novo Sistema de Abastecimento de Água de Rio do Pires inclui o trabalho de captação da água do Rio da Caixa, através de 13 km de adutora e cinco estações elevatórias.

João Leão acredita em vitória de Rui Costa no primeiro turno Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em sua passagem pelo município de Brumado, João Leão, pré-candidato a vice-governador na chapa do PT na Bahia, concedeu entrevista ao site Brumado Notícias. Ele declarou que a chapa governista liderada por Rui Costa está trabalhando para vencer as disputas eleitorais ainda no primeiro turno. “Queremos ganhar as eleições ainda no primeiro turno”, disse Leão. Ao ser questionado sobre o esgotamento sanitário para Brumado, que havia sido prometido por ele enquanto era secretário estadual de Infraestrutura há anos atrás, o pré-candidato se esquivou da pergunta. “Minha pasta naquela época era a de infraestrutura e priorizamos as estradas como pode ser visto em as cidades do estado”, explicou Leão, sem fazer menção quanto ao esgotamento.

Eleições 2014: Aguiberto se unirá com adversários em apoio a Rui Costa enquanto vice apoiará Souto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Amigo pessoal de ACM Neto, o ex-democrata Aguiberto Lima Dias (SDD), prefeito de Brumado, deposita suas fichas no petista Rui Costa (PT), pré-candidato ao governo do estado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o gestor assumiu seu posicionamento como cabo eleitoral de Costa, indicado à sucessão pelo atual governador, Jaques Wagner (PT). “Conheci Rui e aprendi a gostar dele. Sei das suas proposições e dos seus compromissos. Ele ganhando Brumado terá muito a ganhar”, disse o prefeito. Na campanha em favor de Rui Costa, Aguiberto contará com o apoio de sua adversária política, a petista Marizete Pereira, mas não terá a parceria da vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB), que declarou apoio ao democrata Paulo Souto. “Independentemente de qualquer coisa eu e meu marido José Clemente já tínhamos decidido apoiar Paulo Souto. Vamos buscar o apoio de Brumado para uma votação expressiva”, reforçou a vice-prefeita em recente entrevista a nossa reportagem.

Otto apoia reforma política, reforma no Código Penal e eleições únicas de cinco em cinco anos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Falando a respeito da impunidade em muitos crimes praticados no Brasil, o vice-governador da Bahia e pré-candidato ao senado, Otto Alencar, declarou ao site Brumado Notícias que o crescimento da violência relaciona-se com a impunidade por causa da omissão do Congresso Nacional. Otto disse que o país precisa passar por amplas reformas para figurar entre as grandes potências mundiais. “O Brasil não vai suportar eleições de dois em dois anos. O povo brasileiro não vai aguentar pagar a conta de eleições de dois em dois anos, é uma conta muito alta, tem que ser feita a reforma política sem reeleição com cinco anos de mandato. O congresso tem sido omisso na questão do Código Penal, já deveria ter feito isso há muito tempo. Como cidadão me sinto indignado com essa situação”, afirmou Alencar.

Deputado João Bonfim é eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Foto: Divulgação

O deputado João Bonfim (PDT) foi eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE). Bonfim teve 52 votos durante sessão ordinária realizada no plenário da Assembleia Legislativa - dos 61 deputados presentes, 9 votaram em branco. A vaga conquistada foi aberta após a aposentadoria compulsória do ex-conselheiro Filemon Matos, que ocorreu em janeiro. A deputada Maria Luiza Laudano opinou pela admissibilidade do nome do deputado por preencher os requisitos constitucionais de reputação ilibada e notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros. Bonfim agradeceu o apoio dos colegas e falou sobre sua trajetória na assembleia, onde exerceu cinco mandatos consecutivos. Antes da eleição, apesar de serem adversários políticos, a deputada Ivana Bastos (PSD) apoiou o deputado e inclusive elogiou o seu trabalho. A parlamentar destacou que, apesar das divergências políticas locais, a eleição do deputado é sinônimo de prestígio e orgulho para toda a região sudoeste. “Quero aqui declarar que votarei no deputado João Bonfim e tenho certeza que o mesmo exercerá seu cargo no TCE com seriedade e dedicação, como faz no seu mandato de deputado”, pontuou.

Presos iriam fazer farra da cachaça na delegacia de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um investigador e um carcereiro da delegacia de Brumado conseguiram interceptar oito litros de cachaça que seriam entregues aos presos na cadeia local nesta quarta-feira (28). A bebida estava camuflada como refrigerante dentro de garrafas pet, que foram levadas aos presos por parentes. Como acontece em dias de visita, o carcereiro e um investigador vistoriaram os produtos que seriam entregues aos custodiados. O que chamou a atenção dos agentes da polícia civil foi o fato de os mesmos encontrarem dificuldade em abrir a tampa das garrafas. Ao perceber que as mesmas estavam vedadas com cola, o carcereiro descobriu que o líquido se tratava de cachaça. Ele recolheu as garrafas com os refrigerantes adulterados. “Aí eles iam fazer a farra da cachaça”, comentou o carcereiro ao siteBrumado Notícias. Essa não é a primeira vez que parentes e amigos tentam repassar bebida alcoólica aos detentos. No mês de janeiro, a polícia descobriu quatro litros de aguardente, também misturado com refrigerante, que foi levado à delegacia em dia de visita. No dia 20 de fevereiro, a cachaça chegava pelo alto acompanhada com papelotes de maconha jogados no teto da custódia por comparsas dos custodiados. Atualmente, a cadeia de Brumado, que tem capacidade para 16 presos, está superlotada com 37 detentos.

Brumado: Polícia militar retoma blitze preventivas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Antes do início da blitz do IPVA, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) retomou as blitze preventivas no final da tarde desta quarta-feira (28). O alvo principal foram as motocicletas, tendo em vista que nos últimos assaltos realizados no município os marginais utilizaram o veículo na execução das práticas criminosas. Por outro lado, a polícia também busca a recuperação de motos roubadas, armas de fogo e drogas. Dezenas de motociclistas foram parados na Praça Armindo Azevedo e muitos foram orientados quanto ao uso correto do capacete e transporte de crianças. Nos próximos dias, a polícia realizará novas blitz em pontos de grande fluxo na cidade.

Brumado: Setor de infraestrutura fará recapeamento asfáltico em doze ruas da cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma equipe de operários de uma empresa terceirizada que presta serviços ao setor de infraestrutura da prefeitura de Brumado começou esta semana a limpeza e despejo de piche nos buracos da Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, no Bairro das Flores. Por telefone, o secretário de infraestrutura, André Cardoso, informou ao site Brumado Notícias que, além da rua, outras vias nos Bairros Olhos D’água e Santa Tereza integrarão a operação tapa buracos e terão o asfalto totalmente recapeado. O secretário não soube precisar o total do orçamento das obras, pois, segundo ele, alguns trechos ainda entrarão na licitação. Ele adiantou apenas que todo o serviço será realizado com recursos próprios do município.

Brumado: Loja Bella Vista está contratando funcionários Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A loja Bella Vista Embalagens está contratando funcionários com experiência na área de escritório. Os interessados devem deixar currículo com foto na própria loja, que fica localizada na Avenida Centenário, 222-A, no centro de Brumado. A gerência irá avaliar os perfis dos candidatos e entrará em contato com os selecionados. Para maiores informações, ligue: (77) 3453-1830 ou 3453-1835.

Brumado: PCdoB confirma apoio as pré-candidaturas de Aldenes Meira e Daniel Almeida Foto: Divulgação

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Brumado fechou as alianças para as eleições 2014. Os vereadores Édio Pereira e Agno Meira já estão engajados nas pré-candidaturas de Aldenes Meira (estadual) e Daniel Almeida (federal). Segundo os parlamentares, a parceria firmada com Meira e Almeida já proporcionou diversas realizações para a população local. “As obras de urbanização da área da cesta do povo, a construção do Estádio Gilbertão, obras de infraestrutura e esporte mostram a força que o nosso grupo está tendo com os brumadenses”, disseram em entrevista ao site Brumado Notícias. De acordo com as lideranças do partido, novas conquistas estão sendo articuladas para atender novos pleitos, principalmente, do homem do campo.

Bahia tem 2ª maior alta nas taxas de homicídios entre 2002 e 2012 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com prévia do Mapa da Violência 2014: Os Jovens do Brasil, divulgada ontem (27), a Bahia é o estado brasileiro onde houve o segundo maior aumento nas taxas de homicídios e suicídios por 100 mil habitantes no período entre 2002 e 2012. Segundo o levantamento, em 2002, foram registradas 1.735 mortes violentas no estado. Já em 2012, foram 5.936 - uma variação de 221,6% em um período de dez anos. A Bahia perde apenas para o Rio Grande do Norte, que teve alta de 229,1% no número de homicídios. A variação nacional foi de 2,1%. No ano passado, a Bahia ficou em quinto lugar na taxa de homicídios, atrás de Alagoas, Espírito Santo, Ceará e Goiás. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) ainda não se pronunciou com relação aos números.

Brumado: Centenas de pacientes comparecem ao primeiro dia do Saúde em Movimento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (28), o Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, já estava lotado de pacientes vindos de diversas cidades da região para serem atendidos no Saúde em Movimento. O programa vai realizar exames oftalmológicos e cirurgias de cataratas em alunos do programa Topa e em idosos acima de 60 anos de idade até o dia 06 de junho. Cerca de 300 pessoas envolvendo médicos, enfermeiros, agentes de saúde, auxiliares de serviços gerais, soldados do Tiro de Guerra, agentes de trânsito, técnicos do setor de iluminação e funcionários da limpeza pública estão engajados em auxiliar os pacientes e acompanhantes, que chegam em caravanas ao local. 

Brumado: Centenas de pacientes comparecem ao primeiro dia do Saúde em Movimento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Coordenador desta etapa do Saúde em Movimento, em Brumado, Tiago Fernandes falou ao site Brumado Notícias sobre o primeiro dia de atendimento. “Muitos já saíram daqui satisfeitos com as consultas concluídas. Estamos priorizando além do atendimento oftalmológico o conforto dos pacientes e a estrutura está proporcionando essa meta. Está de parabéns a secretaria de saúde e a Dires de Brumado e Paramirim, que estão diretamente envolvidos nessa etapa do Saúde em Movimento”, comentou o coordenador.

Brumado: Centro Municipal de Saúde participa da Semana do Bebê Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, Fabiana Leão, coordenadora do Centro Municipal de Saúde, falou sobre o início da Semana do Bebê, iniciativa de mobilização social traçada principalmente pela Unicef, em parceria com a Secretaria de Saúde. Em Brumado, o evento é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com uma empresa mineradora da cidade. Segundo Leão, cada unidade de atenção primária à saúde está realizando a Semana do Bebê, que conta ainda com um Dia D, especificamente voltado às ações do projeto. No Centro de Saúde, a iniciativa contou com a participação de toda a equipe. De acordo com a coordenadora, o público alvo consiste em gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) e crianças de até cinco anos de idade. Hoje (28), está sendo realizado o Dia D da campanha no Centro Municipal de Saúde. Além do atendimento clínico, palestras e vídeos informativos estarão sendo ministrados e exibidos durante a Semana do Bebê.

Caculé poderá receber Estação Meteorológica Automática Foto: Reprodução

Representantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, estiveram na cidade de Caculé, no sudoeste baiano, avaliando o local para a instalação de uma Estação Meteorológica Automática no município. A Escola Agrícola foi o local escolhido pelo Governo de Caculé para a realização da ação por ser um espaço apropriado para o monitoramento, além de um incentivo para os estudos dos alunos. A instalação da estação visa alertar a população em caso de ocorrência de chuvas e possíveis alagamentos. A estação meteorológica também irá possibilitar o monitoramento, durante 24h, das previsões meteorológicas e do estado do nível de água dos rios.

Enem: Prazo para pagamento do boleto de inscrição termina hoje

Termina hoje (28) o prazo para os estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pagarem a taxa de inscrição de R$ 35. Somente após o pagamento do valor, os candidatos confirmarão a inscrição no exame. São isentos os estudantes de instituições da rede pública e os candidatos que se declarem financeiramente carentes. A taxa pode ser paga nas agências do Banco do Brasil, nas unidades do Banco Postal dos Correios e na rede Mais Banco do Brasil, formada pelos correspondentes bancários dessa instituição em estabelecimentos comerciais. As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro em 1.699 municípios.

Guanambi: Encontro do mandato da deputada Ivana Bastos reúne mais de 500 pessoas Foto: Divulgação

Entre lideranças municipais, representantes de comunidades, moradores e amigos, mais de 500 pessoas lotaram o auditório da Câmara Municipal de Guanambi para o Encontro de Mandato da deputada Ivana Bastos. Durante o evento, a parlamentar prestou consta do seu mandato à população. Estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, secretários municipais, mais de cem representantes de associações comunitárias e lideranças políticas de toda a região. Na oportunidade, foi realizado um balanço da atividade parlamentar, bem como foram coletadas as demandas e as sugestões dos moradores de cada localidade presente. O objetivo, segundo Bastos, é conhecer de perto as necessidades municipais. O prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, parabenizou a iniciativa da deputada. Na ocasião, um vídeo institucional mostrando um resumo da trajetória política de Ivana e sua atuação e trabalho em prol das comunidades foi apresentado. Emocionada, a deputada enfatizou que durante todos os anos de trabalho recebeu o apoio das comunidades ali representadas. “Passei por grandes adversidades, mas com a ajuda dos parceiros, dos amigos, conquistamos muitos benefícios para o nosso povo. E se hoje nos reunimos aqui é porque esse trabalho tem gerado bons frutos e o meu objetivo é fortalecer essa luta conjunta pela melhoria da qualidade de vida destas pessoas”, declarou Bastos.

Câmara de Brumado fará homenagem ao Padre José Silva Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador Weliton Lopes (SDD) elaborou um requerimento que solicita a realização de uma sessão solene em homenagem ao padre José Silva, que deixará o município para cursar mestrado em Filosofia. No documento, Lopes destaca a importância do trabalho do pároco para a comunidade local e o desenvolvimento de projetos, de autoria do padre, que beneficiam especialmente a população mais carente. Exemplo disso é que na área social ele realizou, junto à a Associação Divina Providência e Cáritas Paroquial João XXIII, um trabalho voltado ao homem do campo e as suas necessidades. O trabalho de instalação de cisternas através da ASA - Articulação do Semiárido mudou a vida de muitos moradores de comunidades rurais do município. A proposição foi subscrita pelos vereadores de oposição, que destacaram a importância da homenagem ao pároco. A sessão solene deve acontecer no próximo dia 09 de junho. “Essa homenagem é uma forma de agradecer a todos os serviços prestados pelo Padre à nossa comunidade, onde sempre manteve a mais amistosa relação com as demais religiões, respeitando a liberdade de crença religiosa”, frisou Lopes.

PEC do Trabalho Escravo é aprovada pelo Senado Foto: Divulgação/Repórter Brasil

O Senado aprovou na última terça-feira (27) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Trabalho Escravo, que determina a expropriação de imóveis urbanos e rurais nos quais seja verificado trabalho em condições semelhantes à escravidão. A PEC só será sancionada no próximo dia 05. Ela não terá efeito imediato, uma vez que os congressistas incluíram uma emenda que vincula a aplicação da norma à regulamentação por lei complementar. O texto será apresentado na próxima semana na convenção internacional da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, falou sobre o pioneirismo do país no assunto. “Nós vamos ser o primeiro país a ter na sua Constituição a possibilidade de expropriação de bens onde seja encontrado trabalho escravo”, apontou ela.

Caetité: Bahia terá primeiro complexo de energia solar-eólica do Brasil Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Orçado em R$ 130 milhões, um complexo híbrido de geração de energia eólica e solar será construído na Bahia, primeiro estado do país a receber a obra. Construído pela Renova Energia, em Caetité, no sudoeste baiano, o empreendimento terá capacidade instalada de 26,4 megawatts (MW), sendo 21,6 MW de eólicas e 4,8 MWpico de energia solar. A Renova já recebeu a primeira parcela de R$ 6 milhões do financiamento de R$ 108 milhões firmado com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para iniciar a construção da usina, que está prevista para entrar em operação no início de 2016. Segundo o presidente da Renova Energia, Mathias Becker, o objetivo é encontrar uma forma economicamente viável de explorar a energia solar no Brasil. “Na região de Caetité, as duas fontes são complementares. Na prática, a produção de energia eólica é maior no período noturno, quando a geração de energia solar é praticamente nula. A combinação das duas fontes garante o fornecimento contínuo de energia do projeto e reduz o custo da fonte solar, que separadamente ainda é elevado”, afirmou Becker.

Serra do Ramalho: Bando explode agência do Banco do Brasil Foto: FM Sucesso

Um grupo de aproximadamente 25 homens fortemente armados causou pânico e terror na cidade de Serra do Ramalho, no oeste baiano, na madrugada desta quarta-feira (28). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, por volta das 2h45, o bando chegou à cidade deflagrando diversos tiros. 

Serra do Ramalho: Bando explode agência do Banco do Brasil Foto: FM Sucesso

Os meliantes atiraram na delegacia da cidade, em viaturas e na casa do delegado. A população está em choque com a ação do grupo, que destruiu completamente a agência do Banco do Brasil da cidade. “Ainda estou apavorado, vocês não têm noção do poder de fogo dos assaltantes”, disse um morador de Serra do Ramalho. Apesar do terror causado, ninguém se feriu.

Serra do Ramalho: Bando explode agência do Banco do Brasil Foto: FM Sucesso
Brumado: Weliton Lopes diz estar decepcionado com Rui Costa por causa da DPE Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Membro da comissão que luta pela reinstalação da unidade da Defensoria Pública Estadual (DPE) ao município de Brumado, o vereador Weliton Lopes (SDD) declarou que ficou decepcionado com o pré-candidato Rui Costa (PT), que esteve na cidade no último domingo (25). Na oportunidade, segundo Lopes, Costa não deu atenção ao apelo popular pela reinstalação do órgão no município. Lopes chegou a colar um adesivo da campanha no peito do petista enquanto o mesmo concedia entrevista à imprensa, mas o pré-candidato retirou o mesmo da camisa. Na ocasião, ele disse à imprensa que a defensoria é um órgão independente e que o governo não tem por que interferir na questão. Para Lopes, o pré-candidato não se sensibilizou com a causa. “Achei que ele foi equivocado e insensível ao nosso apelo, uma vez que a nossa defensoria atendia uma grande demanda da nossa população. Para quem veio apresentar uma plenária de governo deveria dar atenção ao apelo do povo. Ele perdeu uma grande oportunidade de mostrar interesse por uma necessidade do nosso município, pois temos uma promotoria que acusa, mas não temos uma defensoria que defende”, declarou o parlamentar.

Contrate a banda Bonde Apaixonado para animar o seu festejo junino

O São João está chegando e com ele as muitas festas que são realizadas nesse período. A banda Bonde Apaixonado tem um vasto repertório especialmente preparado para os festejos juninos. Para contratar o grupo, os empresários interessados devem ligar para (77) 9958-6653/ (77) 8104-3909/ (77) 9181-9483 ou (77) 8856-9210. Contrate o grupo para animar a sua festa; ligue agora mesmo e agende os dias do show.

Brumado: “O Bolsa Família é o pão na mesa e o voto na urna”, diz vereador Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O programa Bolsa Família voltou a ser tema de discussão entre os vereadores de Brumado na sessão da última segunda-feira (26). De um lado, o presidente Alessandro Lôbo (PSL) voltou a dizer que o programa deveria funcionar em caráter emergencial, temporário, no intuito de não provocar a dependência do beneficiado. Para Lôbo, os assistidos pelo programa deveriam ser qualificados através do mesmo a buscar o próprio sustento. O vereador Castilho Viana (PSB) acrescentou na oportunidade que o programa se tornou uma grande ferramenta de campanha nos períodos de eleições. “É pão na mesa e voto na urna”, disparou Viana. Por outro lado, em defesa do programa, o comunista Agno Meira (PCdoB) destacou que o Bolsa Família tem beneficiado 14 milhões de famílias no país. O petista José Carlos Meira, o Catoze, também defendeu o programa e fez um questionamento. “A presidente do Brasil está acabando com a fome e tem gente contra. Como podem ser contra o Bolsa Família, que tem colocado o pão na boca de tantas famílias carentes? Acho que deveriam pensar melhor antes de condenarem um projeto tão importante para as nossas famílias carentes”, argumentou o parlamentar.

Arquivo