Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/Out/2013 - 15h55

Greve dos bancos gera prejuízo estimado em 50% na economia brumadense

Greve dos bancos gera prejuízo estimado em 50% na economia brumadense Para Rui Coqueiro, diretor regional do Sindicato dos Bancários, essa é a maior greve dos últimos 20 anos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Já se passaram quase 20 dias desde que a greve dos bancários foi deflagrada em todo o Brasil. Em Brumado, a paralisação tem causado prejuízos ao comércio local e os clientes têm sofrido com a falta de atendimento nas agências. O site Brumado Notícias percorreu o centro comercial do município na manhã desta segunda-feira (07) e registrou muitas filas em correspondentes bancários e casas lotéricas. As agências da Caixa Econômica, do Bradesco e do Banco do Brasil estão lotadas e os clientes reclamam da falta de dinheiro nos caixas eletrônicos. A queixa é ainda maior no Banco do Brasil, onde centenas de operários da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) estiveram desde às 06h tentando sem êxito sacar o dinheiro do pagamento. A nossa reportagem entrevistou Rui Coqueiro, diretor regional do Sindicato dos Bancários, e o mesmo esclareceu que na mesa de negociações da última sexta-feira (04) os banqueiros fizeram a proposta de 7,1% de aumento. Segundo o sindicalista, o valor não representa nem 1% de aumento real. A categoria reivindica o reajuste de 11,9%, o equivalente a inflação mais 5% de aumento real. Com o entrave nas negociações, o sindicalista admite que esta paralisação está sendo a maior e mais prejudicial greve para o país nas duas últimas décadas. 

Greve dos bancos gera prejuízo estimado em 50% na economia brumadense As filas são imensas nos terminais de autoatendimento e correspondentes bancários. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“Essa é a maior greve dos últimos 20 anos, e na minha experiência é a que mais está afetando os bancos públicos que movimentam as cidades, a agricultura e a aquisição da casa própria, causando um grande desgaste. Está sendo uma paralisação radical, por conta da insensibilidade dos senhores banqueiros”, afirmou Coqueiro. A nossa reportagem também ouviu o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado. Manoel Messias, e o mesmo aponta uma queda assustadora nos rendimentos do comércio local, o que vem causando um efeito cascata na economia regional. “Todo o setor varejista local está afetado com o equivalente a 50% de prejuízo real nesse primeiro período de avaliação. É uma bola de neve em crescimento que vem causando um grande prejuízo no comércio local, que afeta também a economia regional, desde o comércio varejista até o consumidor final, tendo em vista que Brumado hoje é cidade pólo em sua microrregião”, concluiu o presidente.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo