Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: Por conta de assaltos, farmácias estão retirando correspondentes bancários Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Algumas farmácias em Brumado já sofreram mais de quinze assaltos e, em sua maioria, os casos foram registrados em farmácias credenciadas a correspondentes bancários para recebimentos de pagamentos de boletos e tarifas. Por conta dos prejuízos, alguns empresários preferiram cancelar o cadastro junto às agências retirando os correspondentes de seus estabelecimentos. “Depois que retiramos o correspondente daqui não sofremos mais nenhum assalto. Com o correspondente sofri três assaltos em um único mês, colocando em risco a vida dos meus funcionários e dos clientes. É uma situação ruim porque perde a população que tinha o atendimento facilitado. Se continuar no ritmo em que está, logo, logo nenhuma farmácia prestará o serviço à comunidade por conta da falta de segurança”, relatou um empresário do ramo ao site Brumado Notícias. Embora algumas farmácias ainda mantenham o serviço, já é notório o crescimento das filas nas lotéricas e nas agências bancárias por causa das retiradas dos correspondentes de alguns estabelecimentos da cidade.

Brumado: Equipe 007 convida a todos para XVI Gincana da Monteiro Lobato

A equipe 007 convida a todos para participar da XVI Gincana Estudantil do Centro Educacional Monteiro Lobato. O evento será realizado no dia 15 de agosto, às 19h. Para participar, basta doar 1 kg de alimento não perecível. No dia 16 de agosto, a gincana começa às 8h. Faça parte desta animada equipe de agentes secretos e divirta-se!

Pesquisa diz que 77,2% dos policiais são a favor de desmilitarizar PM Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (30) revela que a maioria dos policiais do país é a favor da desmilitarização da Polícia Militar (PM). Segundo o estudo, um terço dos policiais brasileiros pensa em sair da corporação na qual trabalham. O levantamento foi feito com 21.101 policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, bombeiros e peritos criminais de todos os estados, e promovido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, pelo Centro de Pesquisas Jurídicas Aplicadas da Fundação Getúlio Vargas e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Sobre a hierarquia policial, 77,2% dos entrevistados disseram não concordar que as polícias militares e os corpos de bombeiros militares sejam subordinados ao Exército, como forças auxiliares, demonstrando que são a favor da desmilitarização da PM. O vice-presidente do Conselho de Administração do fórum e pesquisador da FGV, Renato Lima, disse que o país precisa avançar na agenda da desmilitarização e reforma das forças de segurança. Ainda de acordo com a pesquisa, 53,4% discordam que os policiais militares sejam julgados pela Justiça Militar. Para 80,1% dos policiais, há muito rigor em questões internas e pouco rigor em assuntos que afetam a segurança pública. As informações são do Uol.

Eleições 2014: Candidato a vice-governador, Eduardo Vasconcelos, concede entrevista ao Band Cidade Foto: Reprodução/Band

O candidato a vice-governador da Bahia, Eduardo Vasconcelos (PSB), esteve no programa Band Cidade participante da série de entrevistas com os candidatos ao pleito do dia 05 de outubro. Questionado quanto a sua contribuição para a chapa encabeçada pela candidata Lídice da Mata (PSB), Vasconcelos falou sobre a educação. Ele lembrou do trabalho desenvolvido à frente do município de Brumado, onde, segundo ele, foi colocado em prática um trabalho de melhoria do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb). O candidato ressaltou que, em 2005, no início do seu mandato, a cidade ocupava a centésima colocação, e, ao final dos seus oito anos de mandato, o município se encontrava em 1º lugar na Bahia no ranking do Ideb. “A bandeira da educação é fundamental para a busca da melhoria da qualidade de vida do brasileiro”, declarou Vasconcelos, reafirmando o compromisso de campanha do PSB com o setor. O candidato ainda destacou que o municipalismo é uma bandeira pessoal de sua candidatura. “Ainda que os estados e a União sejam coisas pertinentes a nós, é nos municípios que vivemos”, acrescentou. Durante a entrevista, Vasconcelos também falou sobre investimentos em obras para convivência com a seca, de infraestrutura, como a Fiol, além de investimentos sociais.

Eleições 2014: Candidatos brumadenses estão de olho em 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As disputas eleitorais para presidência da república, governador do estado, senador e deputados escrevem um capítulo a parte em Brumado. Na cidade, os grupos políticos estão buscando apoio para seus pretensos candidatos. Os analistas da política brumadense apontam que os partidos estão aproveitando as eleições de outubro para fazerem uma avaliação visando às eleições municipais de 2016. Acredita-se que alguns lançaram candidatura estrategicamente para fortalecimento do nome, fazendo das eleições de 2014 um termômetro para engajamento de postulantes ao paço municipal. Os analistas políticos preveem que em 2016 o município terá uma das eleições mais disputadas de sua história, com uma terceira via mais forte, já que os grupos começaram a se fragmentar nos bastidores das agremiações. “Resta esperar para ver, pois ainda há muita água para passar por debaixo da ponte, mas a depender de quem seja eleito governador poderemos até ter uma quarta via nas disputas em 2016. Se dará melhor lá na frente quem conseguir captar mais votos agora, pois sairá mais fortalecido”, disse um analista político.

Eleições 2014: Zé Carlos Reis apoiará Leal, Aleluia e Souto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os vereadores brumadenses estão divididos no que diz respeito a apoiar os candidatos para as próximas eleições de outubro. Como exemplo, o líder do prefeito na Câmara, José Carlos dos Reis (PDT), deixou claro que caminhará ao lado de Nelson Leal (PSL), candidato à reeleição à Assembleia Legislativa do Estado. Reis acompanhou Leal durante a inauguração do comitê do PSB em Brumado, comandada pelo candidato a vice-governador, Eduardo Vasconcelos. Na ocasião, o parlamentar desejou boa sorte ao ex-prefeito brumadense. No entanto, para surpresa dos analistas políticos da cidade, Reis contrariou a lógica e não marchará com o ex-prefeito e nem com o atual no que tange as alianças firmadas para as próximas eleições. Reis já deixou claro que apoiará José Carlos Aleluia (DEM) para a Câmara dos Deputados e Paulo Souto (DEM) para o Palácio de Ondina. A surpresa maior diz respeito ao fato de o pedetista não apoiar a candidatura de Vítor Bonfim (PDT), filho do seu amigo, o ex-deputado e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), João Bonfim.

Prefeito de Itagimirim, Rielson Lima é baleado em praça da cidade e morre horas depois Foto: Reprodução/Facebook

Em um atentado ocorrido na cidade de Itagimirim, o prefeito Rielson Lima (PMDB) foi baleado no início da noite de ontem (29). Segundo informações do Bahia Notícias, o gestor estaria em um bar com um primo quando teria sido abordado por dois elementos em uma motocicleta. Os homens dispararam seis vezes contra o prefeito, que foi atingido com três tiros no tórax, dois no abdômen e um no braço. De acordo com o presidente do PMDB do município, Paulo Dapé, ele foi socorrido por uma equipe do Samu 192 e encaminhado ao Hospital Regional de Eunápolis, onde chegou a iniciar um procedimento cirúrgico, mas não resistiu e faleceu quando a operação estava sendo encerrada. As circunstâncias da morte ainda são desconhecidas. O prefeito faleceu por volta das 23h10 de ontem.

Brumado: Donos procuram cachorro da raça Shih-tzu desaparecido desde ontem Foto: Divulgação

Sumiu ontem (29), por volta das 19h30, nas proximidades do Clube Social de Brumado, uma cadela da raça Shih-tzu, de nome Nina. Os proprietários do animal tentaram encontrá-lo, mas não conseguiram. Eles pedem o auxílio da comunidade para localizarem a cadelinha de estimação da filha. Quem encontrou ou encontrar ou souber de qualquer informação, pode entrar em contato através dos números (77) 3441-7634, 9962-8581 ou 8808-0554, que será bem recompensado.

Brumado: Atividades paralisadas na Fiol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ainda na primeira quinzena de julho, empreiteiras do Lote IV da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), em Brumado, estavam recrutando operários para atuar na área da britadeira, mas, antes mesmo dos novos contratados começarem a trabalhar, as atividades foram paralisadas em todo o estado. O site Brumado Notícias compareceu ao canteiro administrativo da empresa que executa a obra no Lote IV no intuito de obter esclarecimentos acerca do assunto, porém, a única informação que nos foi passada é de que as obras devem recomeçar no mês de setembro com a chegada dos trilhos.

Eleições 2014: Mais de dez milhões de eleitores estão aptos a votar na Bahia

De acordo com dados divulgados ontem (29) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitorado brasileiro totaliza 142.822.046 eleitores aptos a votar nas eleições gerais desse ano em todo o país. O número representa um aumento de 5,17% em relação às eleições de 2010. Na Bahia, o quantitativo é de 10.185.417 eleitores em condições regulares - desse total, 417.820 já vão votar com a identificação biométrica. Segundo o TSE, as mulheres são maioria, somam 5.304.570 eleitores, 52% do total de votantes, enquanto os homens representam 4.874.046 eleitores, ou seja, 47,8% do total.

Samu terá medicamento que pode reduzir mortes por infarto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com portaria que deve ser divulgada nos próximos dias, as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passarão a contar com medicamentos trombolíticos, que podem diminuir em até 17% o número de mortes por infarto agudo do miocárdio. O ministro da saúde, Arthur Chioro, assinou na última segunda-feira (28) a nova norma. Segundo ele, as doenças do sistema circulatório são as que mais matam no Brasil. As equipes de socorristas serão treinadas para aplicar o tenecteplase, medicamento utilizado para desentupir a artéria do coração em casos de infarto. De acordo com o coordenador-geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin Passos, se o sistema de atendimento levar menos de uma hora para desobstruir a artéria do paciente, há 15% de risco de morte. Caso a desobstrução ocorra em até duas horas, o risco de morte pode dobrar. O coordenador citou durante entrevista à imprensa estudos segundo os quais cidades que usam esse medicamento no sistema móvel de atendimento podem reduzir em até 17% o número de mortes por infarto. O medicamento também diminui as chances de que haja sequelas no paciente infartado. O custo do medicamento para todo o Brasil está estimado em R$ 8,5 milhões.

Brumado: Polícia recupera moto roubada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dois elementos roubaram uma motocicleta na noite do último domingo (27), na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, em Brumado. O proprietário contou à polícia que os bandidos se aproximaram e um deles mandou que ele descesse da moto. Segundo a vítima, um deles estava com uma arma de fogo presa na cintura. Embora não tenha conseguido identificar os meliantes, a vítima disse que os mesmos aparentavam ser menores de idade. Por coincidência, na manhã desta terça-feira (29), investigadores da polícia civil se depararam com dois menores circulando com a moto pelas ruas do condomínio Bom Jesus. A motocicleta e os suspeitos foram encaminhados à delegacia.

Brumado: Caminhão do PAC derruba poste e placa em obra na BA-262 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um caminhão do PAC, que faz parte da obra de construção da faixa de servidão e alargamento da pista na BA-262, em Brumado, acabou atingindo uma placa de trânsito e um poste de iluminação. O acidente de trabalho aconteceu na tarde desta terça-feira (29), próximo à subestação I da Coelba, quase na Avenida Coronel Santos. O poste ficou sustentado pelas vigas de ferro da base e pelos cabos de energia. Já a placa ficou caída no chão. Com as obras, o município receberá o restante da iluminação da entrada da cidade.

Brumado: Caminhão do PAC derruba poste e placa em obra na BA-262 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: Homem é preso em flagrante e arma é apreendida após tentativa de homicídio Foto: Divulgação/PC

Dando continuidade às investigações acerca de uma tentativa de homicídio no bairro São Jorge, a polícia de Brumado esteve na madrugada desta quarta-feira (30) em dois endereços na cidade. Nos locais, policiais civis apreenderam uma arma de fogo calibre 32 utilizada pela dupla João Henrique e Carlos Aguiar, acusados de tentar matar William de Menezes. A polícia também apreendeu uma motocicleta usada pela dupla para praticar o crime. Carlos Aguiar foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio; já João Henrique continua foragido. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, a motivação do crime teria sido passional.

Brumado: Homem é preso em flagrante e arma é apreendida após tentativa de homicídio Foto: Divulgação/PC
Livramento de Nossa Senhora: Detento condenado a mais de 20 anos tenta se matar Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Depois de condenado a 20 anos e 10 meses de reclusão, além do pagamento de 102 dias-multas, Robson Weid de Lima, de 29 anos, conhecido como Ró, tentou se matar no último sábado (26). Segundo a polícia, Robson teria cortado os pulsos com uma lâmina dentro de uma cela na cadeia de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Os agentes carcerários solicitaram o apoio do Samu 192, que socorreu o rapaz. O detento ficou em observação no hospital municipal, escoltado por policiais militares e civis. Robson foi condenado pelos crimes de estupro e roubo. Ele está provisoriamente na cadeia de Livramento até que seja transferido para uma unidade prisional de Salvador.

TCM pune gestora do Fundo de Previdência de Ibicoara Foto: Reprodução

Hoje (29), o Tribunal de Contas dos Municípios determinou que seja feita representação ao Ministério Público Estadual contra a diretora presidente do Fundo de Previdência Social do Município de Ibicoara - PREVIB, Francine Lopes de Almeida. A gestora terá de ressarcir a quantia de R$1.248.276,50 aos cofres públicos municipais, com recursos pessoais, em razão de prejuízos decorrentes de aplicações financeiras mantidas pela entidade no exercício de 2013. Ainda foi aplicada multa de R$10 mil. Em sua defesa, a gestora afirmou que no ano de 2012 a PREVIB teria obtido rentabilidade no valor de R$1.873.965,25, representando um percentual anual de 27,58% no exercício e 2,30% ao mês, motivo que, segundo ela, justificaria a manutenção do referido investimento e fundo. O relator considerou que a defesa não apresentou qualquer prova documental que comprovasse tal rentabilidade ou estudo efetuado no mercado que justificasse a manutenção da aplicação financeira na referida instituição bancária. Cabe recurso da decisão.

Piatã: Moradores amarram menor em poste Foto: Rubens Silva/Inúbia News

Por volta das 21h da última segunda feira (28), a população de Inúbia, no município de Piatã, na Chapada Diamantina, resolveu fazer justiça por conta própria. Populares amarraram um menor em um poste na praça da feira local. Segundo o blog Inúbia News, o adolescente havia cumprido quase um ano de prisão em Feira de Santana e estava há três meses em regime aberto. Em liberdade, o menor se envolveu em confusão na comunidade, onde chegou a praticar furtos e ameaçar uma garota de estupro. Cansados das atitudes do adolescente, moradores da comunidade amarraram o mesmo em um poste por cerca de uma hora e meia até a chegada da polícia, que conduziu o menor ate a delegacia de Piatã. Ele ficará à disposição da justiça no local. O menor não foi agredido.

Temperatura cai após chuva fina em Brumado e madrugada promete ser fria Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A temperatura, que já era agradável durante o dia, diminuiu ainda mais com a chuva fina que caiu no final da tarde desta terça-feira (29), em Brumado. A estação digital do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) instalada no município aponta que a máxima registrada na cidade não passou dos 27°C hoje. Porém, com a chuva do final do dia, a sensação térmica diminuiu, o que deve prevalecer durante a noite. Por isso, a madrugada promete ser fria na cidade. Ainda segundo o INMET, o céu brumadense continuará parcialmente nublado na madrugada com pouca abertura de sol ao longo do dia na quarta-feira (30). Amanhã, os termômetros devem marcar mínima de 14°C e máxima de 28°C.

Depois de 18 anos, Grêmio anuncia a contratação de Felipão Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O ex-treinador da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, foi anunciado como novo técnico do Grêmio, clube onde atuou há 18 anos. Scolari é considerado um dos técnicos mais vitoriosos da história do Grêmio. O presidente do time, Fábio Koff, convenceu Felipão a aceitar o convite. O novo treinador da equipe chega na manhã de quarta-feira (30) a Porto Alegre e será apresentado às 11h na Arena. O novo reforço vai substituir Enderson Moreira. “É um acerto que chegou em hora muito oportuna. Ele está muito entusiasmado, disposto a começar a trabalhar”, disse o diretor executivo de futebol, Rui Costa. No Grêmio, Felipão terá Murtosa e Ivo Wortmann como auxiliares. Essa será a sua terceira passagem pelo Grêmio. A primeira foi em 1987, quando foi campeão gaúcho. Retornou ao Tricolor em 1993, depois de ter conquistado a Copa do Brasil com o Criciúma em cima do próprio Grêmio. Felipão também venceu a Copa do Brasil de 1994, a Libertadores de 1995 e o Brasileirão de 1996. As informações são do Globo Esporte.

SUS passa a oferecer vacina contra hepatite A para crianças

Segundo anúncio feito pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (29), o Sistema Único de Saúde passará a oferecer a vacina contra a Hepatite A para crianças de um até dois anos incompletos. A meta da pasta é imunizar 95% do público-alvo. Embora na Bahia existam 209.979 crianças na faixa etária, inicialmente apenas 87,6 mil doses serão ofertadas ao estado. O esquema vacinal criado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) prevê uma dose única da imunização. Com a inclusão, o país passa a oferecer, gratuitamente, 14 vacinas de rotina. A decisão garante a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado.

Eleições 2014: Número de jovens cai e de idosos aumenta

Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de eleitores jovens que vão participar das eleições deste ano caiu em comparação com 2010. No último pleito, os eleitores com 16 anos eram 900.807 (0,66%), já no dia 5 de outubro, eles serão 480.044 (0,34%) - uma redução de 420 mil eleitores. Na contramão desse número, o percentual de idosos aptos a votar cresceu no mesmo período. Em 2010, os eleitores com 60 anos ou mais eram 20.769.458 (15,29%). Este ano, 24.297.096 (17,01%) idosos estão em condições de votar. Para o presidente do TSE, ministro Dias Tofolli, essa redução se deve, entre outros pontos, ao envelhecimento da população. De acordo com o tribunal, o maior percentual de eleitores está na faixa etária de 25 a 34 anos. Ao todo, eles são 33.268.757 (23,29%). Em 2010, os eleitores nessa faixa etária eram 32.790.487 (24,15%). Os eleitores com idade entre 45 a 59 anos são 33.790.849 (23,66%). Nas ultimas eleições gerais, eles eram 30.753.427 (22,65%).

Polícia de Caetité aponta que o tráfico é abastecido por Brumado Foto: Marcos Oliveira/Sudoeste Bahia

Na última segunda-feira (28), a polícia de Caetité deflagrou a operação Visão Noturna, que deteve uma quadrilha com quatro membros, entre os quais uma mulher e um menor. Além disso, foram apreendidas armas, drogas, motocicletas e outros objetos utilizados em práticas criminosas. Segundo levantamento das investigações apresentado pela polícia caetiteense, a cidade de Brumado é um polo regional na distribuição de drogas. De acordo com o documento, o grupo e demais traficantes do município recebem a droga, que é despachada de Brumado. A reportagem do site Brumado Notícias tentou contato com os comandantes das polícias brumadenses para falar sobre o assunto, mas sem sucesso.

Mau tempo cancela voos e provoca atrasos em aeroporto de Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã de hoje (29), o mau tempo tem atrapalhado pousos e decolagens no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Segundo informações da Infraero, todos os voos comerciais e particulares estão atrasados e dois foram cancelados. De acordo com o G1, o problema persiste desde ontem (28), quando três voos tiveram que ser cancelados. Todos os passageiros prejudicados estão sendo realocados em voos extras. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o tempo continuará nublado nesta terça-feira na cidade com possibilidade de chuva fraca. A temperatura mínima pode chegar a 13°C e a máxima a 29°C. Com a melhora do tempo durante a tarde, a Infraero acredita que o serviço seja normalizado no aeroporto.

Brumado: Agentes de endemias voltam ao trabalho e Sesau diz que recebeu repasse do governo federal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os agentes de endemias de Brumado voltaram às atividades nesta terça-feira (29). Ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, explicou que a secretaria ainda não cumpriu o piso nacional sancionado e aprovado pela presidente Dilma Rousseff porque o Ministério da Saúde não repassou o valor ao município. “Estamos cientes de que temos de cumprir o piso, mas não podemos tirar esse valor do município, pois somos fiscalizados pela lei de responsabilidade fiscal. Estamos aguardando o repasse do ministério para podermos atingir o teto nacional”, esclareceu o secretário. Feres adiantou que na próxima segunda-feira (04) se reunirá com o parlamento local, que também buscará a aprovação do novo orçamento após o novo piso da categoria.

Arquivo