Dezenas de ciclistas de Brumado acordaram cedo nesta quinta-feira (30) para aproveitar o feriado pedalando. Organizado pela Associação dos Ciclistas Brumadenses, o grupo se encontrou na Praça Senhor Bonfim e seguiu pela BA-148 com destino ao Distrito de Itaquaraí. Entre os participantes, muitas mulheres também enfrentaram o passeio de 50 km. Além de ser um evento de confraternização, parte do grupo já está treinando para o passeio ciclístico que acontecerá no dia 08 de junho e para a próxima etapa da Copa Mosso, que será realizada no dia 09 de junho. Os eventos integram a programação de aniversário da cidade de Brumado, que completará 136 anos de emancipação política no dia 11 de junho.
Um ônibus particular de turismo foi incendiado por volta das 2h30 da madrugada desta quinta-feira (30), dentro da antiga garagem da empresa, que fica localizada na Rua Aureliano de Carvalho, no Bairro do Tanque, em Brumado. Uma guarnição da polícia militar esteve no local e retirou os moradores das proximidades de suas residências por conta das explosões derivadas do incêndio. “Todos ficamos apavorados, as labaredas de fogo atingiram uma altura incrível e ficamos temerosos de que nossas casas também fossem atingidas, mas graças a Deus o fogo foi controlado e foi diminuindo, o que nos tranquilizou. Ainda estamos sem conseguir dormir”, contou uma dona de casa ao Brumado Notícias. Segundo testemunhas, dois homens saltaram o muro do local onde o ônibus estava guardado e logo depois o incêndio começou. Uma garrafa pet com cheiro de gasolina foi encontrada no local, o que reforça a hipótese de que tenha sido um incêndio criminoso. Mesmo com a gravidade do ocorrido, ninguém ficou ferido. A polícia está investigando o caso.
Em atendimento ao pleito do prefeito de Ituaçu, Albercio da Costa Brito Filho (PSB), o Albecinho, e do presidente da Associação de Produtores Rurais e Moradores de Curralinho, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) conseguiu junto à Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) um convênio para a construção de 62 cisternas, que contribuirá para minimizar os efeitos da seca no município. No último dia 27 de maio, o presidente da Associação e o Diretor Geral da CAR, José Vivaldo Filho, acompanhados do deputado assinaram o Convênio no valor de R$ 149.586,26.
Para que seja cumprido o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o Ministério Público acionou a prefeitura de Brumado e determinou que a mesma dispensasse até o dia 30 de maio os contratados que ainda estão em atividade. A determinação visa dar posse aos concursados que foram aprovados no último concurso público municipal. Por telefone, o secretário de Administração e chefe de gabinete, Miguel Lima Dias, informou ao Brumado Notícias que os funcionários contratados já foram informados sobre a dispensa, mas só serão exonerados na próxima segunda-feira (03) por conta do feriado prolongado. O secretário disse ainda que não se sabe o número exato de demissões que serão efetuadas. Os concursados serão convocados em seguida.
Um trágico acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira (29) tirou a vida de André Ulisses Andrade Luz, de 11 anos, na cidade de Barra da Estiva, no sudoeste baiano. Por telefone, o delegado Rafael Oliveira informou ao Brumado Notícias que o menino estava em uma bicicleta quando foi atropelado pelo ônibus escolar que presta serviço para a prefeitura municipal. Uma equipe da Polícia Técnica de Brumado realizou a inspeção no local do acidente e, juntamente com base em informações de testemunhas, está sendo preparado o laudo que apontará as causas do acidente. O delegado afirmou que o motorista do ônibus ficou em estado de choque após a ocorrência e precisou ser hospitalizado. Por isso, ainda não se apresentou à delegacia para prestar os devidos esclarecimentos. O veículo envolvido no acidente já foi periciado e encontra-se retido na delegacia. A morte de André Luz causou comoção em toda a cidade e a escola onde ele estudava decretou luto.
Na última terça-feira (28), o deputado estadual João Bonfim (PDT) recebeu em seu gabinete o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) e os vereadores Márcio Moreira (PSB), Romar Pereira (PSB) e José Santos (PTC), o Santinho, ocasião em que os mesmos apresentaram algumas solicitações para o município de Brumado. A pavimentação asfáltica do trecho que liga o Distrito de Umburanas a BR-030, a perfuração de um poço tubular para a localidade de Tocadas e a implantação de sanitários individuais para as Comunidades de Morrinhos e Fazenda Angico, além de cisternas para Sucuruiu\Lagoa Baraúnas e Angico, apresentadas pelo vereador Romar, foram algumas das solicitações encaminhadas ao deputado. Além destas, o vereador Santinho pediu auxílio para implantação de 45 sanitários residenciais para a Comunidade de Lagoa do Algodão e no que se refere à implantação de cisternas para a Lagoa do São João. Já o vereador Márcio Moreira pediu apoio do deputado para que o mesmo viabilize ações que minimizem os problemas da seca no município. O prefeito Aguiberto acompanhou o encaminhamento de algumas solicitações, a exemplo da implantação de sonorizadores e redutores de velocidade no trecho entre a BR-030 e a BA-262, por conta do alto índice de acidentes ocorridos no local.
Por volta das 10h30 desta quarta-feira (29), a polícia da cidade de Aracatu, no sudoeste baiano, recuperou um veículo, de cor branca, placa policial JLL-8834, de Salvador, que havia sido roubado. Por meio de denúncia anônima, os policiais localizaram o carro estacionado nas proximidades da rodoviária do município. Após consulta no Sistema de Informações, a guarnição constatou que o veículo era produto de roubo e, em seguida, o mesmo foi apresentado na delegacia de Aracatu.
Depois do episódio envolvendo o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL), que foi flagrado pelo advogado eleitoral Manoel Guimarães Nunes utilizando o carro oficial da prefeitura para tratar de processo eleitoral na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em Salvador, os vereadores de oposição Liu Vasconcelos (PCdoB), Édio Pereira (PCdoB), Agno Meira (PCdoB), José Carlos de Jonas (PT), José Ribeiro (PT) e José Carlos Meira (PT) solicitaram através de requerimento que o gestor preste os esclarecimentos devidos. A solicitação visa ouvir primeiramente o posicionamento do prefeito para, posteriormente, analisar se serão tomadas as providências cabíveis, caso a prática irregular tenha sido mesmo cometida. Os vereadores acima referidos pediram o apoio dos demais colegas para votarem e apoiarem o requerimento, no intuito de que os fatos acerca da denúncia sejam esclarecidos o quanto antes.
Oito comunidades rurais localizadas entre os municípios de Lagoa Real e Brumado ficaram sem energia elétrica durante a última terça-feira (28). Segundo queixa registrada na delegacia de Brumado, o apagão teria sido causado por detonações realizadas pelas empresas que trabalham na construção da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) na região. As explosões ocasionaram a queda de dois postes e, consequentemente, o corte do fornecimento de energia nas localidades. De acordo com levantamento da Coelba, há na região cerca de 500 residências cadastradas e uma média de 1500 pessoas ficaram sem energia no período compreendido entre as 09h e 21h de terça-feira (28). Técnicos da Coelba informaram ao Brumado Notícias que a empresa irá acionar as empreiteiras da Fiol para que estas venham a ressarcir os prejuízos causados aos moradores.
O clima foi de tensão após a sessão da Câmara de Vereadores no município de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, na última terça-feira (28), por conta da tentativa de linchamento do vereador Maricélio Lima Ferreira (PP), o Ticha. Nesta quarta-feira (29), o parlamentar compareceu à delegacia de Brumado, onde registrou queixa do ocorrido e pediu proteção policial. Segundo o vereador, a agressão só não foi concretizada porque ele saiu escoltado do local. “Só não me lincharam porque saí correndo e entrei na viatura da polícia e fui escoltado para fora da cidade, pois me ameaçaram dizendo que não era para eu pisar mais os pés em Malhada de Pedras”, completou o vereador. Em entrevista ao Brumado Notícias, Maricélio acrescentou que cerca de 600 pessoas foram a Câmara e que, durante a sessão, ele foi vaiado por populares ligados ao prefeito Valdecir Bezerra (PT), o Ceará. A manifestação contrária ao vereador teria acontecido depois de ele ter apresentado denúncias de irregularidades contra a administração do atual prefeito, entre as quais a não convocação dos aprovados no último concurso municipal, enquanto há contratados trabalhando na prefeitura.
De acordo com o parlamentar, após as denúncias, o Ministério Público acionou o prefeito, que teria voltado para a cidade colocando a população contra Maricélio, culpando-o caso os contratados ficassem desempregados. Durante a entrevista, o vereador fez novas denúncias contra o prefeito. “Ele deveria falar sobre as diárias que ele paga a vários familiares com dinheiro da prefeitura, do povo de Malhada. São diárias caras de viagens”, disse. Sobre as declarações do vereador Jaime Gonçalves Aguiar (PSD) e presidente da Câmara de Malhada de Pedras, que disse em entrevista ao Brumado Notícias que o colega teria feito besteira ao fazer as denúncias, Maricélio garantiu que não se arrepende. “Desde quando apresentar denúncias de irregularidades é besteira? Eu só havia dado uma orientação para uma cidadã buscar seus direitos, mas depois desses episódios vou apresentar inúmeras denúncias. Não vou me intimidar com essas ameaças”, reforçou. Ticha ainda comentou que tem recebido diversos telefonemas anônimos com ameaças. Maricélio foi eleito com 449 votos em Malhada de Pedras, sendo o segundo vereador mais bem votado no município.
Segundo o vereador Castilho Viana (PSB), embora não tenha ganhado muita repercussão por falta de maior representatividade política e propostas de melhoria, a audiência que debateu a segurança pública em Brumado começou a dar resultado para o município. “Fico feliz, pois Brumado já está colhendo frutos dessa audiência, como a construção da sede própria da Polícia Rodoviária Estadual e a construção da penitenciária pública. Logo deve sair o edital de convocação com ordem de serviço para a construção da cadeia e a expectativa é de que no primeiro bimestre de 2014 a obra já esteja concluída”, informou o parlamentar, que ainda agradeceu aos deputados estaduais Capitão Tadeu (PSB) e João Bonfim (PDT), únicos representantes da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) presentes no evento. A participação de ambos foi considerada por Castilho como um ato de decência. O vereador fez questão de convocar a população brumadense a se engajar ainda mais na luta pela segurança pública. “A nossa luta não para, temos ainda muito que buscar. Nesse momento, o povo de Brumado está enxergando o que deve ser feito, temos que continuar nessa luta, pois só com persistência conseguiremos ter êxito contra a violência em nossa cidade”, finalizou.
Durante esta terça-feira (28), representantes das secretarias de educação dos municípios de Brumado, Aracatu, Dom Basílio e Malhada de Pedras estiveram reunidos no auditório do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SEMAC), em Brumado, onde participaram da Conferência Intermunicipal de Educação. Anfitriã do evento, a secretária de Educação de Brumado, Acácia Gondim, deu as boas vindas a todos os participantes. Na sequencia, alunos das escolas públicas do município fizeram várias apresentações culturais e, então, teve início a conferência. Em entrevista ao Brumado Notícias, Acácia falou sobre o objetivo e importância do evento. “Estamos aqui para discutir o que queremos de melhor para as nossas cidades, na educação, nas comunidades rurais e na área profissionalizante. Em seguida, vamos elaborar um documento que será encaminhado a Conferência Estadual, que será realizada em Salvador e a partir da qual se encaminhará novamente o documento para Brasília. Na capital federal, em 2014, irão ser definidos os rumos da educação brasileira”, esclareceu a secretária.
Por meio de indicação encaminhada ao executivo municipal, ao Secretário de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, e ao deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB), o vereador Weliton Lopes (PR) solicita a instalação de uma unidade do Procon (Agência de Proteção ao Consumidor) no município de Brumado. Para o parlamentar, dada a estrutura da cidade e a sua abrangência regional, que atingem cerca de 200 mil habitantes que buscam, em Brumado, os mais diversos serviços públicos ou privados, a solicitação se justifica. O Procon é um órgão com poder de polícia, que tem autoridade para fiscalizar o cumprimento das normas de defesa do consumidor, beneficiando milhares de pessoas. Portanto, o vereador encara a instalação da agência de fundamental importância para os consumidores da cidade, a fim de se evitar abusos, tais como a demora do atendimento nos bancos, operadoras de telefonia inoperantes, abuso dos preços praticados em diversos produtos, entre outros. “O Procon pode solicitar informações e documentos que poderão servir como prova da existência, ou não, de infração aos direitos do consumidor. Além de agir preventivamente, como por exemplo, retirar do mercado os produtos impróprios para a comercialização”, afirmou Lopes. Com a instalação do Procon na cidade, o vereador também destacou a publicação de rankings de reclamação e atendimento e a possibilidade de aplicação de sanções administrativas em caso de violação às normas de defesa do consumidor.
O reajuste salarial dos professores e servidores públicos do município de Brumado tem rendido longas discussões entre a administração e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (Sindsemb). Este assunto, inclusive, foi o tema principal da sessão da Câmara da última segunda-feira (27). Na manhã desta terça-feira (28), a presidente do Sindsemb, Conceição Machado, falou com o Brumado Notícias frisando que o sindicato sempre se dispõe a levar as discussões internas ao legislativo e que, portanto, irá sim comparecer à Câmara para apresentar o relatório das negociações de 2013. “Para eu ir à Câmara Municipal, tenho de ter uma resposta da assembleia da categoria, não é de um dia para o outro. A responsabilidade de uma campanha salarial tem que ser analisada e discutida para poder, posteriormente, se convocar a categoria. Ano passado, tivemos uma perda salarial e estamos discutindo a recuperação dessa perda”, esclareceu a sindicalista, que pede para que a gestão municipal possa retroagir a data base para o mês de janeiro, em atendimento a lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Ainda segundo Conceição, as assembleias com os professores foram iniciadas no mês de fevereiro.
A secretária de Educação Acácia Gondim disse que está otimista com as negociações. De acordo com Gondim, além do reajuste, a administração está preocupada em cobrir a perda do ano passado por conta das eleições municipais. “As negociações estão indo bem, estamos trabalhando em cima de dados, números e percentuais. O prefeito já sinalizou que dará o maior percentual. É fácil fazermos essa conta, pois existe um repasse do governo federal para o Fundeb e nós iremos repassá-lo aos professores. Acredito que não vamos ter problemas nessa questão salarial. Ainda não discutimos uma porcentagem, mas sim o repasse do Fundeb. Acredito que esse ano vamos somar com o do ano passado, não temos um número preciso, mas não será ruim não”, garantiu a secretária.
A cidade de Contendas do Sincorá, no sudoeste baiano, surgiu por conta da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) que atravessava o município. Na época, a cidade tinha 10 mil habitantes e sobrevivia em função da estatal. Com a desativação da RFFSA, a cidade entrou em período de recessão e perdeu cerca de 50% da população. Hoje, a renda média domiciliar do município é de R$ 283,25. Segundo o Secretário de Administração Municipal, David Nasser, a manutenção da linha férrea e a preservação da estação, transformada em alojamento pela Valec, não trazem qualquer benefício à cidade. “A FCA não paga nenhum tipo de imposto para a prefeitura”, relatou Nasser ao Jornal A Tarde, que não soube explicar o motivo da sonegação. Para o secretário, a situação poderia ser revertida com a implantação do código tributário, aprovado em 2005. “Pelos meus cálculos, a Vale terá que pagar, pelo menos, R$ 1.500 mensais de ISS, além de R$ 100 mil de IPTU”, disse. Nasser destacou que o município não recebe nada da Valec, pois a empresa considerava que o trecho de 10 km da Fiol entre as comunidades Vazante e Maracanás pertencia a Tanhaçu. Hoje, Contendas é mantida através da renda dos aposentados, da pecuária de corte e da agricultura de subsistência.
A Secretaria de Saúde informou ao Brumado Notícias que as obras de construção do novo Posto de Saúde da Família (PSF), no Distrito de Itaquaraí, foram reiniciadas nesta terça-feira (28). Segundo a Secretaria, as obras estavam paradas por conta da transição na gestão municipal, mas o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) pediu pressa na execução dos serviços para que a unidade seja entregue à comunidade em um prazo de 90 dias. Atualmente, as atividades do PSF de Itaquaraí foram transferidas para o prédio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), pois o antigo PSF foi demolido e o novo está sendo erguido no mesmo local.
O carro oficial da prefeitura de Brumado, que serve ao gabinete do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), foi flagrado nesta terça-feira (28) na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em Salvador. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, além do gestor, o ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) e vereadores também estão na capital baiana, onde já estiveram reunidos com o deputado estadual João Bonfim (PDT) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O advogado eleitoral Manoel Guimarães Nunes fez o registro do carro oficial da prefeitura no TRE e cobrou ações por parte do legislativo brumadense. “Cadê a Câmara Municipal de Brumado que permite um absurdo desses? Prefeito no TRE com carro oficial para tratar de processo eleitoral!”, publicou o advogado em uma rede social. Coincidentemente, um processo eleitoral que poderia ser julgado hoje no Tribunal foi pautado para a próxima quarta-feira (05).
No último dia 25 de maio, o prazo para inscrição de chapas para a disputa das eleições da diretoria do Sindicato dos Mineradores de Brumado e Região foi encerrado. Apenas uma chapa se inscreveu para o pleito que será realizado no dia 14 de junho deste ano. A chapa inscrita é composta pelos membros da atual diretoria, que é coordenada pelo presidente José Santana de Andrade e pelo vice-presidente Édio Pereira. Ambos ocuparão os mesmos cargos no próximo mandato. Os trabalhadores da Vix Logística Donizete Lima da Silva, Cristiano Dutra Lobo e Ivanilto Almeida também farão parte da nova diretoria da entidade. Representando os trabalhadores da região de Caetité, além dos atuais diretores Francelino Cabaleiro, Lucas Mendonça e José Maria Almeida, o funcionário das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Adriano Lemos Freitas.
Em entrevista ao Brumado Notícias, o prefeito de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), falou sobre a atual fase de crescimento que o município vivencia. Segundo João, o desenvolvimento da cidade se deve, entre outros motivos, a obra da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), que vem sendo implantada há dois anos e proporciona geração de emprego e renda para Tanhaçu. Ao todo, são 43 km de ferrovia dentro da cidade e um canteiro de obras instalado na entrada do município com o apoio da prefeitura, que geram cerca de 900 empregos diretos. “Tanhaçu era uma cidade parada, sucateada e hoje está em franco desenvolvimento. A zona rural está sendo valorizada e a zona urbana também. Para se ter uma ideia, quando pegamos a prefeitura, havia somente 19% de calçamento. Na nossa gestão, em apenas 2 anos, já fizemos 15% do calçamento, somando 34% da cidade totalmente calçada. Continuamos correndo atrás de recursos para fazer mais pela cidade”, afirmou. O gestor também ressaltou que, paralelamente à pavimentação, toda rede de esgoto é construída de acordo com os padrões exigidos pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
O prefeito ainda chamou atenção para a assistência as comunidades rurais por meio do processo de universalização de cisternas, que prevê que toda casa da zona rural precisa de uma cisterna. De acordo com João, aquelas casas que não têm uma cisterna, deverão possuir uma até setembro deste ano. O objetivo, segundo ele, é chegar aos 100% de cisternas na zona rural. Além destas obras, o prefeito citou o ginásio de esportes e um Posto de Saúde da Família (PSF) que serão entregues no Distrito de Sussuarana, a quadra de esportes em Tucum e na sede, sete colégios para zona rural, entre outras. Ao final da entrevista, o prefeito garantiu que, no fim do seu mandato, seus eleitores estarão satisfeitos com o trabalho por ele desenvolvido.
Após o vereador Maricélio Lima Ferreira (PP), mais conhecido como Ticha, de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, ter procurado proteção policial na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Brumado, o clima continuou tenso no município. Segundo o parlamentar, depois de ter orientado uma cunhada a acionar o Ministério Público contra a administração municipal na busca por resguardar seu direito de exercer função pública, garantido após aprovação em concurso, ele vem recebendo constantes ameaças. Na manhã desta terça-feira (28), Jaime Gonçalves Aguiar (PSD), presidente da Câmara de Vereadores da cidade, concedeu entrevista ao Brumado Notícias, ocasião em que disse que o colega se precipitou ao denunciar do caso. “Ele fez besteira. Ele tinha que ter atacado o prefeito, mas foi atacar o povo, aí errou muito. Não precisava fazer essas besteiras, o povo ficou muito sentindo”, afirmou. Aguiar destacou que o parlamentar só orientou a cunhada a denunciar o caso, vez que a mesma ficou na suplência e ainda não havia sido chamada, enquanto 182 contratados continuam em atividade. Jaime disse ainda que não acredita que o colega esteja sendo ameaçado ou venha a sofrer algum tipo de agressão física. No entanto, completou dizendo que acha importante a presença da polícia durante a próxima sessão legislativa para garantir a segurança de todos. “O povo está nervoso, mas não creio que haverá agressões. Tenho certeza que ele será muito vaiado. Acredito que hoje será necessária sim a presença da polícia em nossa sessão”, finalizou o presidente do legislativo. A 34ª CIPM irá reforçar o policiamento na Câmara do município, que conta atualmente com 8.468 habitantes (IBGE).
O vereador Weliton Lopes (PR) foi bastante enfático ao cobrar mais segurança para a cidade de Brumado. Embora tenha elogiado a realização da audiência pública da última sexta-feira (24), o parlamentar afirmou que a polícia usou a maior parte do tempo do evento para apresentar dados já conhecidos da população, sem apresentar uma proposta para solucionar o problema. “Para ser sincero, observei que as polícias tomaram conta da audiência. A polícia militar tomou 40 minutos e a polícia civil tomou mais 30 minutos e não deram oportunidade para o povo e nem para os vereadores falarem. A polícia usou a tribuna para apresentar dados que nós já vivenciamos no dia a dia e não foram apresentadas propostas para resolver a questão”, disparou Weliton. O vereador apontou em seguida que a falta de segurança também afeta a polícia militar que, segundo ele, vive em estado de guerra no município. “A polícia militar em Brumado está em estado de guerra, tanto que quando chega às 18h eles interditam a rua ao lado da Companhia. E o dono do mercadinho que foi assaltado e sofreu ameaça de morte, ele pode interditar a rua? A polícia interdita a rua deles e nós como é que ficamos? Não tivemos nenhuma proposta e a polícia veio aqui para dizer que ano passado prendeu 40 e esse ano prendeu 60. Isso para mim é pior, pois se a polícia está prendendo mais é porque estamos tendo mais violência”, finalizou o parlamentar.
O prefeito de Lagoa Real, Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, recebeu oficiais da Polícia Militar em seu gabinete para definir as estratégias de segurança da 23ª Missa do Vaqueiro e Vaquejada da cidade, que tem início no dia 31 de maio, próxima sexta-feira. A administração da cidade já instalou diversas câmeras de vigilância no Parque do Vaqueiro e em alguns pontos estratégicos de Lagoa Real, os quais serão monitorados durante a realização do evento. A polícia contará com reforço de viaturas, motocicletas, homens de segurança, guarda municipal e polícia civil. Na sexta-feira (31), tem Mazinho dos Teclados, Arreio de Ouro e Página Virada. Já no sábado (01), as atrações são Banda Massupylame, Milionário e José Rico e Cangaia de Jegue. Para fechar o evento com chave de ouro, no domingo (02), a Banda Forró do Brasil fará a alegria do público presente. A Vaquejada, que é já tradição no município e está em sua 23ª edição, atrai pessoas de toda a região.
Na última segunda-feira (27), uma carreata foi realizada pelas ruas de Brumado convidando a população para o show do cantor evangélico Thalles, que está marcado para o dia 31 de maio, próxima sexta-feira. O artista se apresentará na cidade e lançará seu novo CD no Parque de Exposição Santa Inês, às 20h. Depois de cinco anos com o grupo Jota Quest, o backing vocal Thalles Roberto voltou a investir na carreira gospel, a qual já lhe rendeu três Cds gravados, além de dois DVDs. O último foi premiado com disco de platina. O artista destacou que sua carreira é um chamado de Deus em sua vida. “Estava fugindo desse chamado e cheguei a um ponto em que eu não dava conta. Hoje, nos meus shows, canto minhas canções, conto meu testemunho e faço apelo para aqueles que querem ter uma experiência com Cristo. Não posso deixar de fazer isso”, disse o músico. Os ingressos já estão sendo vendidos em Brumado.
Durante a sessão legislativa da última segunda-feira (27), os vereadores de Brumado discutiram e os ânimos ficaram bastante exaltados por conta de um requerimento de autoria dos vereadores Édio Pereira (PCdoB), Agno Meira (PCdoB) e Liu Vasconcelos (PCdoB), que solicitaram a presença da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSEMB), Conceição Machado, para prestar esclarecimentos acerca das negociações com a administração municipal quanto ao reajuste salarial dos professores. Contra o requerimento, o vereador José Carlos do Reis (PDT), líder do prefeito na Câmara, considerou a solicitação precipitada, vez que ainda não há um entendimento entre os servidores e a administração sobre o assunto. Já o vereador Castilho Viana (PSB) disse que prefere não atropelar o processo e deixar que a classe chegue a uma concordância ou não com a administração. Mais exaltado, o vereador Márcio Moreira (PSB) declarou que o assunto já havia se tornado uma briga particular entre sindicatos.
Indignados com a reprovação, a vereadora Liu Vasconcelos e os demais parlamentares da bancada de oposição pediram transparência do executivo municipal e ainda acusaram os vereadores da base do prefeito de estarem tendo fórum privilegiado de informações. O situacionista Romar Pereira (PSB) que inicialmente estava favorável ao requerimento, foi pressionado pelos colegas a mudar de opinião. Pereira ainda chegou a abandonar a bancada, mas foi contido pelo presidente Alessandro Lôbo (PSL) e pelo vereador Weliton Lopes (PR). Vendo que com um voto contrário o requerimento seria aprovado, a bancada de situação optou por obstruir a votação. Após a sessão, o vereador Romar conversou com o Brumado Notícias e enfatizou que foi pressionado pelos colegas a mudar seu voto. “Estava sendo pressionado a votar contra, mas eu já havia dito que votaria a favor e não iria voltar a minha palavra”, destacou o parlamentar. A vereadora Liu Vasconcelos reafirmou que está sofrendo perseguição por parte do líder do prefeito no legislativo. “É uma perseguição, pois desde o início do meu mandato ele vem votando contra meus requerimentos e indicações, e hoje ele influenciou a bancada de situação a votar contra o meu requerimento”, desabafou.
Através de um programa federal promovido em parceria com a Articulação do Semi Árido (ASA) e a Associação da Divina Providência, estão sendo construídas 410 novas cisternas entre as comunidades de Samambaia e Represo, em Brumado. Membro coordenador da Divina Providência, Teônio Lima esclareceu ao Brumado Notícias que em apenas dois meses já foram construídas 150 cisternas nas localidades. Durante as obras, cada família recebe R$ 50 para hospedarem os pedreiros em suas casas. Nos próximos dias, deve ser iniciado um levantamento do número exato de cisternas já construídas na região de Brumado, não só provenientes do programa federal. O objetivo é apresentar ao governo a real necessidade de cisternas em cada município da região. Segundo Teônio, a mão de obra voluntária tem sido destaque das ações na região de Samambaia. “Destacamos a beleza da união na região, onde as famílias estão trabalhando juntas na construção das cisternas. Homens, mulheres, crianças e idosos estão envolvidos nos mutirões de trabalho, o que está sendo um grande diferencial nessa etapa. Não é um presente de ninguém, é uma conquista das famílias”, relatou o coordenador.
O ex-candidato a prefeito do município de Rio do Antônio, José Souza Alves (PV), o Deca, esteve no gabinete do deputado estadual Marquinho Viana (PV) na última segunda-feira (27). A visita teve o propósito de solicitar ao deputado uma série de obras e serviços necessários ao desenvolvimento do município de Rio do Antônio, a exemplo da perfuração de poços e instalação de sistema de abastecimento de água, implantação de energia elétrica, aquisição de um projeto de mecanização agrícola e construção de pequenas barragens que objetivam atender aos pequenos produtores rurais do Rio do Antônio.
O Major Jorge Brito Macêdo foi exonerado nesta terça-feira (28) do comando da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Para substituir Macêdo que vai para o Comando de Policiamento Regional Leste, foi nomeado o Major Luiz Afrânio de Araújo Cruz, que já comandou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Brumado. O Major Macêdo estava no comando da 46ª CIPM há mais de cinco anos.
Após decreto do governo do estado publicado no último final de semana, a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, passou a coordenar 21 municípios. Anteriormente, a Coorpin era composta por 18 cidades. Com o decreto do governo de Botuporã, que pertencia a Guanambi, o município de Presidente Jânio Quadros, que fazia parte de Vitória da Conquista, e a cidade de Contendas do Sincorá, que pertencia a coordenadoria de Jequié, passaram a integrar a Coordenadoria de Brumado, o que valoriza ainda mais o órgão no município.
Nos dias 24 e 25 de maio, o III Congresso dos Metalúrgicos do Estado da Bahia foi realizado em Salvador. A conjuntura nacional, a flexibilização de direitos trabalhistas e a incorporação dos mineradores na Federação dos Metalúrgicos do Estado foram alguns dos assuntos debatidos durante o Congresso. Édio Pereira, Francelino Cabaleiro, Lucas Mendonça, Roque Rodrigues e Olindo Meira participaram do evento representando os mineradores. Para Pereira, vice-presidente da recém-criada Federação, a incorporação dos mineradores à Federação dos Metalúrgicos do Estado é sinônimo de prestígio, fortalece e unifica a luta das duas categorias, que têm grande importância no desenvolvimento econômico do Estado. Além disso, segundo Édio, os grandes investimentos que estão sendo feitos no setor de mineração exigem uma atenção especial dos trabalhadores, motivo pelo qual a unificação dos metalúrgicos e mineradores será de fundamental importância para que os direitos trabalhadores sejam respeitados.
Com um caminhão gaiola, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) tem recolhido vários animais soltos nas rodovias que ligam os municípios da região sudoeste. A iniciativa diminuiu o número de acidentes envolvendo animais soltos nas rodovias nos últimos meses. Porém, na manhã do último domingo (26), uma viatura da PRE quase se envolveu em um acidente ao trafegar pela Linha Verde, trecho da Estrada Ecológica que fica na BA-148, entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. Dois cavalos atravessaram subitamente a rodovia, obrigando o policial a parar o veículo e, em seguida, tentar controlar os animais para que os mesmos não provocassem um acidente no local, tendo em vista a grande movimentação de carros no trecho. Os proprietários dos bichos não apareceram e os animais retornaram para a mata sem causar maiores transtornos.