Na manhã desta quinta-feira (30) foi realizado o sepultamento da professora brumadense Darlene Alexandra de Souza Chaves, que faleceu na última quarta-feira (29) após sofrer um aneurisma cerebral. Darlene era muito querida no município e foi lembrada pela secretaria municipal de educação, que emitiu uma nota de pesar pelo ocorrido. Mesmo diante do sofrimento, o marido Alan de Souza Chaves e a mãe Célia Souza atenderam ao último pedido da professora e decidiram doar os órgãos dela. No total, onze órgãos foram doados. O site Brumado Notícias foi informado pela mãe da professora que a primeira pessoa a ser beneficiada com as doações foi uma gestante da capital que aguardava um transplante de rim. Segundo ela, em todo estado, apenas a paciente era compatível com a professora brumadense. “Ainda estamos muito abalados com o ocorrido, mas ao mesmo tempo contentes por estar atendendo a um apelo nobre da Darlene. Através deste gesto ela está dando uma nova oportunidade de vida a outras pessoas. De certa forma a vida dela se multiplicou em 11 e isso nos conforta nesse momento de dor”, disse o marido.
O jovem Antônio Carlos Santos Silva, de 22 anos, morreu no final da tarde da última quarta-feira (29) após receber uma descarga elétrica na comunidade do Espinheiro, zona rural do município de Brumado. Segundo o pai, José Carlos Silva, que estava na companhia da vítima, ele e o filho pescavam nos fundos de casa, quando o jovem se descuidou e caiu em cima de uma cerca elétrica. Desesperado, o pai pouco pode fazer ao ver o filho se debatendo devido ao choque. Depois do ocorrido, ele conseguiu prestar os primeiros socorros e colocou o filho no carro para ser encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. No percurso, José encontrou uma ambulância do Samu 192, que prestou atendimento à vítima, mas Antônio Carlos não resistiu e morreu a caminho do hospital. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o corpo do jovem passou pelo Instituto Médico Legal e foi liberado para a família. O sepultamento está marcado para às 17h no cemitério da Vila Presidente Vargas.
Após ter furtado um supermercado na cidade de Caculé, no sudoeste baiano, um menor foi apreendido por policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O adolescente já tem diversas passagens pela polícia. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ele é especialista em arrombamentos, sendo considerado o maior arrombador de comércios da cidade. No último furto, o menor utilizou um utensílio para cortar vidros e conseguiu levar mais de 40 pares de chinelos do estabelecimento, um prejuízo avaliado em quase R$ 1.200 para os proprietários do local. Parte dos produtos furtados foi recuperada pela polícia. O menor foi conduzido e apresentado na delegacia, onde foi ouvido pela autoridade policial. A justiça decretou a internação provisória do menor. Em depoimento, o adolescente admitiu que é viciado em drogas.
Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas revela que a gestão do governador Rui Costa (PT) é aprovada por 57,1% do eleitorado baiano - o estudo entrevistou 1.284 pessoas de 68 municípios do estado, espalhados por sete regiões, e é o primeiro deste que o petista assumiu o cargo há sete meses. A pesquisa aponta ainda que 36,7% avaliam a gestão negativamente, enquanto 6,4% não responderam, e que há uma impressão de descolamento entre Rui Costa e a presidente Dilma Rousseff (PT). Entre os baianos, a presidente foi bem avaliada por apenas 13,2%, enquanto o índice de reprovação foi de 84,4%. O instituto também questionou aos entrevistados se achavam a atuação de Rui Costa acima, abaixo ou dentro do que esperavam de seu governo. A maioria (55%) considerou sua performance dentro do imaginado, quando o resto se dividiu entre pior (19,7%) e melhor (18,6%). Os resultados mostram ainda que o governo estadual é melhor avaliado entre o eleitorado masculino e entre as idades de 45 e 59 anos. O levantamento mostra ainda que, de forma espontânea, a maioria dos baianos vê a saúde como o maior problema do estado. Ao todo, 35,1% dos ouvidos citou a área, seguida por segurança pública (22,6%), desemprego (14,3%) e corrupção (9,3%). A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 26 de julho.
Em Guanambi, no último dia 18, o show da dupla Simone e Simaria começou mais de cinco horas depois do previsto e por conta disso os organizadores da festa foram multados em R$ 120 mil. A decisão do prefeito Charles Fernandes (PP) foi aplaudida pela população. Para o gestor, o atraso foi uma falta de respeito com o público presente. Tentando coibir esse tipo de prática, uma lei municipal foi criada a fim de punir os atrasos em shows. “De agora para frente, eu vou agir no rigor da lei. Se colocaram o show para tal horário, divulgaram, eu tenho um fiscal lá para dizer se a festa começou no horário. Se não começou, serão multados no rigor da lei”, disse o gestor. Foram multados o empresário Elieser Morais, de Guanambi, e a empresa 29Mix, de Vitória da Conquista. Embora o destino do recurso não seja definido em lei, o prefeito adiantou que pretende direcioná-lo para a área de assistência social.
Inúmeros andarilhos vêm fazendo das praças públicas de Brumado local para moradia nos últimos dias. A situação preocupa os populares e comerciantes, principalmente na região da feira livre, na praça de estacionamento do Mercado Municipal. Segundo foi relatado ao site Brumado Notícias, os moradores de rua que ficam na localidade estão apresentando atitudes violentas e práticas libidinosas em via pública, até mesmo na luz do dia sem serem repreendidos. Em agosto de 2014, um morador de rua foi morto a pedradas após discussão em um bar na mesma região. Os populares reclamam que alguns andarilhos são agressivos na hora de pedir esmola. “Tomei um tremendo susto ao tentar estacionar está manhã na praça, pois antes mesmo de parar o carro já tinha dois deles praticamente se jogando no veículo e com tom ameaçador pareciam mais que estavam cobrando a esmola do que pedindo. Parecia até exigência de pedágio pelo estacionamento. Por medo dei algumas moedas”, relatou uma aposentada, que preferiu não se identificar. Muito embora a secretaria de desenvolvimento social tenha feito esforços para encaminhar os pedintes às cidades de origem, os mesmos aparecem novamente no município.
A população mundial vai aumentar de 7,3 bilhões de em 2015 para 11,2 bilhões, em 2100, mas no Brasil diminuirá de 207 milhões atualmente para 200 milhões em 2100, de acordo com o relatório Perspectivas da População Mundial, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o relatório, o encolhimento da população brasileira não ocorrerá de imediato: em 2050, o Brasil deverá ter 238 milhões de habitantes, mas a redução, a partir de 2050, será motivada por taxas de natalidade mais baixas. A idade média do brasileiro, atualmente, é 31 anos e será de 50 anos em 2100. A expectativa de vida, que hoje está em 75 anos, alcançará 88 anos em 2100, conforme o relatório da ONU. O Brasil está entre os dez maiores países em população, entre os quais México, Nigéria, Paquistão, Estados Unidos e Rússia. Segundo a ONU, o aumento da população mundial pode ser atribuído a uma pequena lista de países com altos índices de fertilidade, especialmente na África. Até 2050, nove países vão concentrar metade do crescimento populacional: Índia, Nigéria, Paquistão, República Democrática do Congo, Etiópia, Tanzânia, Estados Unidos, Indonésia e Uganda. China e Índia continuam sendo as únicas nações com mais de 1 bilhão de habitantes cada, mas a população indiana deve ultrapassar a chinesa em 2022, de acordo com o relatório. O estudo revela que a maior taxa de crescimento populacional nas próximas três décadas estará concentrada na África. Pela projeção da ONU, a população de 28 nações desse continente irá dobrar. Até 2100, Angola, Burundi e República Democrática do Congo estarão entre os dez países da África com maior aumento populacional.
Como tem sido constante as aparições públicas envolvendo o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) e o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Édio Pereira (PCdoB), surgiram muitas especulações de que a dupla estaria se afinando para formar uma parceria visando às disputas eleitorais do próximo ano. Por telefone ao site Brumado Notícias, o vereador foi enfático ao dizer que “mantém uma relação institucional com o prefeito por conta de muitas ações conquistadas para o município através do seu mandato, que mesmo sendo oposição tem contado com a serenidade e sabedoria do prefeito em visar o bem comum para o município”. O parlamentar garantiu ainda que a mesma relação é mantida com os demais vereadores da bancada de oposição. Édio ressaltou que é prematuro falar em alianças partidárias e que não houve nenhuma conversa entre seu partido e o prefeito nesse sentido, mas também não descartou a possibilidade de uma aliança entre os lados. “Em nenhum momento sentamos com o prefeito para tratar de assuntos referentes às próximas disputas eleitorais. No entanto, também não descartamos essa possibilidade, pois a política é campo aberto para entendimentos e alianças, mas afirmo que não estamos nos articulando”, reiterou o comunista.
Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% do mercado é composto por medicamentos falsificados. Há especialistas que apontam percentuais ainda mais altos: por ser uma comercialização informal, não há como estabelecer um número com precisão. Já o varejo farmacêutico formal comercializa mais de 134 bilhões de doses por ano. Sobre o assunto a Agência Brasil entrevistou Pâmela Alejandra, farmacêutica do Centro de Informação sobre Medicamentos do Conselho Federal de Farmácia. Ela explica que um medicamento falsificado é aquele que não provem do fabricante original, ou que sofreu alguma alteração ilegal antes do seu fornecimento ao paciente, como por exemplo, conter doses muito baixas do ingrediente ativo e data de validade alterada. A farmacêutica alerta para a compra de medicamentos pela internet e ou camelôs e recomenda que a aquisição seja feita sempre em farmácias. Os medicamentos mais apreendidos no Brasil são para tratamento de disfunção erétil, anabolizantes, emagrecedores e pilulas de combate ao câncer, afirma Pâmela Alejandra. Ela cita especificamente: Viagra, Cialis, Durateston, Hemogenin, Deca durabolim e Citotec. De acordo com a farmacêutica, cerca de metade dos medicamentos falsificados são provenientes de fábricas paraguaias. Enquanto os preços baixos tornam o mercado informal atraente, a população fica exposta a riscos que podem ser fatais, reforça Pâmela Alejandra.
A coordenadora de reforma agrária, Isabela Oliveira, e a socióloga Juliana Macedo, representantes da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), prestaram esclarecimentos na manhã desta quarta-feira (29) aos pequenos fundiários da região de Brumado quanto ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). As convidadas do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável explicaram ao site Brumado Notícias que o programa tem por objetivo possibilitar aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra a compra e estruturação de um imóvel rural por meio de financiamento. Na oportunidade, foi dito aos pequenos produtores que o PNCF é coordenado pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com os governos estaduais, movimento sindical rural e uma grande quantidade de parceiros. Além da terra, o programa possibilita a construção das instalações básicas para a casa (luz, água e esgoto) e investimentos produtivos, como a preparação do solo, compra de implementos, acompanhamento técnico e o que mais for necessário para que o agricultor possa se desenvolver de forma independente e autônoma. De acordo com os esclarecimentos, o recurso também é usado na estruturação da infraestrutura necessária para a produção, assistência técnica e extensão rural. A garantia do acesso à terra promove a consolidação da agricultura familiar, estimulando a geração de emprego e renda no campo e contribuindo para a diminuição da pobreza rural no município. Podem participar do programa agricultores rurais, trabalhadores rurais sem terra, proprietários de terra inferiores ao módulo rural e pequenos produtores rurais, com, no mínimo, 5 anos de experiência rural nos últimos 15 anos.
De acordo com a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira - Burocracia, feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Ibope, 77% dos entrevistados consideram o Brasil um país muito burocrático ou burocrático e 62% dizem que a redução da burocracia deve ser uma das prioridades do governo. De acordo com a Agência Brasil, o levantamento foi feito com 2.002 pessoas em 142 municípios. Os brasileiros acreditam que o excesso de burocracia aumenta os gastos públicos, estimula a corrupção e a informalidade e é um dos principais entraves ao crescimento econômico.
Desde o início da semana grandes filas têm se formado nos correspondentes bancários em Brumado. Os populares estão enfrentando o sol e as imensas filas a fim de quitarem o IPTU, que tem data de vencimento com desconto de 10% até hoje (30). Além do desconforto, quem enfrentou a fila reclamou da falta de segurança, já que não havia policiamento por perto e muito se comentou quanto aos assaltos que vêm ocorrendo na cidade nos últimos dias. “Estamos expostos no intuito de exercer nosso dever de cidadão, mas estamos com medo por essa falta de segurança. Nem ao menos um guarda municipal temos por perto para no mínimo intimidar qualquer tentativa de ação de algum mal intencionado”, comentou ao site Brumado Notícias o aposentado Antônio Pereira da Silva. Mesmo com os contratempos e a espera para última hora para quitação do boleto, os brumadenses mostram que não gostam da inadimplência. “É nossa obrigação quitar o IPTU e não nos furtamos disso, até porque é com o IPTU em dia que temos o direto de cobrar da nossa administração os investimentos na infraestrutura da nossa cidade. Essa fila mostra ao senhor prefeito que os populares estão fazendo a sua parte, mas não podemos dizer o mesmo da administração, que tem deixado a desejar nos investimentos de melhorias para nossa cidade”, desabafou a atendente de caixa Célia Nunes.
Um cachorro da raça Basset, conhecida como salsicha, desapareceu nas proximidades do Bairro Santa Tereza há dois dias. A dona do animal, Marilena Lessa Trindade, pede a quem encontrou ou encontrar que entre em contato através dos números (77) 3441-3137, 9958-4967, e 9902-8411. O cachorro atende pelo nome de Bob.
De acordo com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, rede que reúne mais de 200 organizações, o Brasil terá que aumentar em até três vezes o valor investido por aluno na rede pública para garantir uma educação com padrões mínimos de qualidade - esse cálculo significa R$ 37 bilhões a mais no sistema educacional público, que engloba 40,7 milhões de matrículas. Segundo a pesquisa, a etapa educacional que mais necessita de investimentos é a creche, que atende a crianças de até 3 anos de idade. O valor ideal seria R$ 10 mil por aluno para o atendimento em tempo integral. Atualmente, segundo os dados divulgados pela Campanha, são gastos R$ 3,3 mil, com base nos valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). O investimento calculado pela Campanha corresponde ao Custo Aluno-Qualidade inicial (CAQi), instrumento criado pela própria organização e incorporado ao Plano Nacional de Educação (PNE). O CAQi define quanto cada aluno precisa para ter acesso a uma educação com um padrão mínimo de qualidade. A implantação do Custo Aluno Qualidade (CAQ), para o período posterior à fase inicial, faz parte das estratégias para alcançar o investimento de pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação até 2024. Pela lei, o CAQi deve ser implementado em até dois anos de vigência da lei, no final de junho de 2016. A tabela divulgada pela Campanha atualiza os valores para todas as etapas de ensino. Entre as matrículas em tempo integral, na pré-escola, o valor por aluno deveria ser R$ 5 mil, contra os atuais R$ 3,3 mil; no ensino fundamental e no médio, R$ 4,8 mil, contra R$ 3,3 mil atuais. A educação indígena e quilombola deveria subir dos atuais R$ 3,1 mil para R$ 6,1 mil por estudante.
Um jovem de 21 anos foi preso na rodoviária de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, após ser flagrado com dez bananas de dinamite. De acordo com a Polícia Militar, o caso ocorreu na noite de terça-feira (28). De acordo com o G1, após ser detido, o jovem ainda apontou outras pessoas que teriam armas e drogas dentro de casa, situação confirmada pela PM. Com isso, outras cinco pessoas foram presas e dois adolescentes apreendidos. A Polícia Civil informou que ainda não tem detalhes da origem das bananas de dinamite, nem para onde o jovem estava indo. O suspeito também não contou qual seria a finalidade dos explosivos. O caso será investigado.
Por meio do Creas Chico Xavier, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania promoverá no dia 30 de julho uma palestra sobre a redução da maioridade penal. O evento tem início às 15h, no auditório do SEMAC, com o advogado Tadeu Ventura Azevedo, que debaterá com os presentes este tema de grande relevância. Todos estão convidados a participar.
A solenidade de entrega de equipamentos do antigo Departamento de Infraestrutura de Transportes do estado (Derba) para prefeituras organizadas entre dez consórcios intermunicipais foi realizada na última terça-feira (28). A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) participou do evento. Com a ação do governo, 158 municípios serão contemplados com caminhões, carregadeira, tratores, motoniveladoras, caminhões-pipa e roçadeiras para uso nas estradas vicinais. Ao todo serão transferidos 174 bens móveis e 194 servidores. Na ocasião, o prefeito de Caetité, Zé Barreira, assinou o termo de transferência representando o território do Alto do Sertão. Os outros territórios contemplados são: Semiárido Nordeste III, APA do Pratigi, Território de Irecê, Território do Sisal, Portal do Sertão, Médio Rio de Contas, Bacia do Jacuípe, Território do São Francisco e Vale do Jequiriçá. Para Ivana Bastos, a parceria otimiza a execução das obras em diversos municípios. “Através desses consórcios, o governo e os municípios viabilizam as obras de forma mais rápida e eficiente. O que facilita a realização dos trabalhos da gestão municipal e beneficia diretamente a população”, pontuou Bastos.
Lindos filhotes da raça Rottweiler estão sendo vendidos em Brumado. Os cães já receberam a primeira dose da vacina e estão vermifugados. Os cachorros da raça Rottweiler são conhecidos por serem cães de guarda e companheiros dos donos. Além disso, são amorosos e dóceis quando bem cuidados e domesticados. Os interessados podem entrar em contato com os proprietários através do telefone (77) 9150-6202.
Aos 47 anos de idade, Guimarino Leite, já consagrado campeão no futebol e futsal de Brumado, aceitou o desafio de assumir o comando técnico da seleção local para as disputas do Campeonato Intermunicipal de Futebol. Aos 17 anos, Guimarino atuava no time principal de futebol da Magnesita e conquistou a maioria dos torneios e campeonatos municipais que disputou na década de 1990 e até meados da primeira década de 2000. Ele pendurou as chuteiras aos 36 anos. Versátil, Guimarino também comemorou vários títulos dentro de quadra nos campeonatos de futsal, mas as conquistas mais marcantes foram os três títulos baianos na modalidade. “Foram tantos títulos que perdi as contas”, disse o técnico. Ao site Brumado Notícias, Leite falou sobre a sua experiência no Intermunicipal.
“É um campeonato duro e imprevisível com boas seleções e torcidas apaixonadas. Tem que ter sangue no olho para entrar no intermunicipal”, avaliou ele, apontando que já tem uma lista com 20 atletas que serão convocados para a seleção. O novo técnico apontou dificuldades para entrosar o time nas primeiras partidas por conta da falta de uma competição local mais focada no torneio. “Sem um campeonato da cidade fica difícil termos um melhor entrosamento dos atletas, mas com boa disciplina acredito que vamos crescer muito durante a competição”, declarou. Guimarino ainda ressaltou que a seleção brumadense, mesmo com suas deficiências, não será mera coadjuvante no campeonato. “Nossa meta é fazermos uma excelente campanha para lançar base para o próximo ano. Não é menosprezando, mas o intermunicipal será uma competição de luxo para a seleção brumadense, a qual visa à segunda divisão do campeonato baiano em 2016”, concluiu ele.
O prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), o deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) e o secretário de Agricultura, Fred Neves, participaram nesta quarta-feira (28) de uma audiência com o secretário de Desenvolvimento Rural, Gerônimo Rodrigues, assegurando a instalação do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) em Brumado. Vinculado à SDR, o órgão garantirá o apoio aos empreendimentos da agricultura familiar em articulação com o Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar, disponibilizando o atendimento das equipes técnicas de órgãos como a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), que substitui a antiga EBDA, e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com possibilidade de concentrar também outros órgãos, o que já está sendo articulado. O projeto faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelo governador Rui Costa (PT) com o objetivo de garantir uma maior proximidade de algumas secretarias com os baianos do interior, daí a importância do SETAF para Brumado e região. O serviço é responsável pela coordenação e relacionamento dos pequenos produtores rurais, sindicatos, associações e cooperativas com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), reunindo em um mesmo lugar todo um aparato especialmente voltado ao fortalecimento da agricultura familiar.
Em entrevista coletiva realizada na última terça-feira (28), o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), ao lado vereador Édio Pereira (PCdoB), do Secretário Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, Miguel Lima Dias, e do presidente da Liga Desportista, Emanoel Araújo, anunciou que o Estádio Gilberto Cardoso será inaugurado no próximo dia 22 de agosto. O estádio foi reconstruído com recursos do governo federal, através de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1.520.000,00, do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), em parceria com o município, que disponibilizou recursos da ordem de R$ 300.000,00. A partida inaugural será entre as equipes do Vitória, mesclada de jogadores das categorias sub-17, sub- 20 e de profissionais, e a seleção de Brumado. Na coletiva, o prefeito falou de sua alegria em ter sido partícipe desta conquista. Aguiberto ainda destacou a importância do estádio para o futebol local e fez questão de registrar o apoio do vereador Édio Pereira como imprescindível e do deputado Daniel Almeida para construção da obra. Já o vereador Édio Pereira, responsável pela articulação junto ao deputado para viabilizar os recursos, falou de sua alegria em ter participado ativamente da conquista do estádio, enalteceu a parceria com o município na pessoa do prefeito e finalizou lembrando que sem o apoio do deputado Daniel Almeida o estádio não seria concluído. O presidente da Liga Esportiva, Emanoel Araújo, agradeceu ao vereador Édio e ao prefeito Aguiberto pela obra e disse que vai lutar para colocar uma equipe do município na primeira divisão de futebol da Bahia.
Na manhã desta quarta-feira (29), o Tiro de Guerra de Brumado, com o apoio pela empresa Lig Lixo, realizou um trabalho voluntário de limpeza e manutenção no pátio interno da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Segundo o Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG, a atividade desenvolve nos atiradores os Atributos da Área Afetiva (AAA), referentes ao “domínio do comportamento humano que compreende todos os aspectos relacionados com valores, atitudes, sentimentos, interesses e emoções”. O chefe de instrução ressaltou que a atividade possibilita ainda o desenvolvimento da abnegação, autoconfiança, civilidade, coerência, competência, cooperação, criatividade, dedicação, dinamismo, direção, disciplina, entre outros.
Um morador do distrito de Sussuarana, no município de Tanhaçu, no sudoeste baiano, enviou imagens ao site Brumado Notícias denunciando o abandono no cemitério público da comunidade. De acordo com o registro feito pelo internauta, não há mais vagas no cemitério e os novos sepultamentos estão sendo feitos sobre as covas já ocupadas, deixando expostos os restos mortais de pessoas enterradas no local. “Isso tem sido uma afronta e uma falta de respeito à memória dos nossos entes queridos que se foram. É um absurdo chegarmos ao cemitério num dia triste de sepultamento e ter uma dupla tristeza e indignação ao nos deparamos com as ossadas dos nossos parentes expostas para ceder lugar aos que estão chegando. Estamos em pesar e indignados com o poder público da nossa cidade por essa falta de atenção e respeito com a nossa comunidade, diga-se de passagem o maior distrito do município”, desabafou o denunciante.