A final do 32º Campeonato Brumadense de Futsal está sendo decidida no confronto melhor de três entre as equipes do Feirense e Bêda Futsal. O Feirense saiu na frente vencendo o primeiro confronto de virada por 7x6 em jogo disputado na última sexta-feira (14). As equipes voltam à quadra do Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro amanhã (21) no segundo duelo da decisão. Para a equipe do Bêda só interessa a vitória para provocar a terceira partida da decisão. Caso o Feirense vença, o time irá se consagrar campeão já nesta sexta-feira.
Um assalto praticado em uma selaria localizada no Mercado Municipal de Brumado, na última quarta-feira (19), deixou os feirantes indignados com o avanço e a ousadia da criminalidade no município. Segundo a vítima, o bandido que trajava o uniforme da empresa Andrade Gutierres fingiu ser um freguês e perguntou o valor das ferraduras para cavalos. “Antes mesmo da resposta ele já agarrou por trás do meu pescoço e exigiu que eu o levasse ao cofre. Em seguida, ainda me xingou e retirou o dinheiro do troco que havia no caixa. Não satisfeito com a quantia, ele me jogou no chão e exigiu mas dinheiro”, relatou a balconista ao site Brumado Notícias. A mulher disse que o bandido ficou ainda mais agressivo ao perceber que só restavam as moedas. “Quando viu que eu cuspi um pouco de sangue, ele me apontou a arma e disse que me mataria caso eu desmaiasse. Fiquei apavorada”, completou ela. O pai, idoso, estava no banheiro e não percebeu a movimentação no estabelecimento, mas logo prestou socorro à filha, que ficou caída no chão. A polícia agiu rapidamente e durante a noite de ontem conseguiu deter o marginal, que estava com parte do dinheiro roubado em uma festa de aniversário. Com o acusado também foram encontrados vários celulares. Segundo a polícia, o meliante disse que a outra parte do dinheiro teria dado a sua mãe para algumas despesas domésticas. Outra selaria dentro do mercado também foi arrombada e a polícia investiga se o assaltante está envolvido no crime.
Com a extinção da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), os municípios do estado da Bahia ficaram incumbidos de criar mecanismos que facilitem o acesso do produtor rural aos programas de desenvolvimento dos governos federal e estadual. Em Brumado, a secretaria de agricultura e recursos hídricos realizou audiência com os presidentes de associações das comunidades rurais para que os mesmos possam atuar como agentes de intermediação dos beneficiados a fim de que seja realizado um recadastramento, o qual será implantado no sistema de dados da secretaria. Dessa forma, o órgão apresentará os nomes aos setores governamentais no intuito de serem assegurados os benefícios aos cadastrados. Segundo dados apresentados pela secretaria, atualmente mais de 2700 produtores rurais da região de Brumado estão inseridos no programa. Com a nova medida do governo estadual, a expectativa é que haja uma maior interação e representatividade entre os beneficiados, os municípios e os programas de desenvolvimento rural.
Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgada nesta quinta-feira (20) pelo IBGE, o desemprego no país ficou em 7,5% em julho, pior resultado para o mês desde 2009, quando ficou em 8%. A taxa é referente a seis regiões metropolitanas: Rio, São Paulo, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre. O resultado foi pior do que a expectativa de analistas do mercado financeiro, que era de que o indicador ficasse em 7% em julho. A população desocupada totalizou 1,8 milhão, isso representa 158 mil a mais do que no mês anterior. Houve um crescimento de 9,4% em comparação a junho e de 56% em relação a julho do ano passado. Já o número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado recuou 1,5% en relação a junho. No ano, a queda é de 3,1%. Em julho de 2014, a taxa de desemprego ficou em 4,9%.
Em Brumado, o Programa Trilha 2015 oferece curso gratuito de Montador e Reparador de Computadores. As inscrições já estão abertas, porém são limitadas. Os interessados devem procurar o SineBahia, localizado na Avenida Exupério Pinheiro Canguçu, 300, com cópia do RG e CPF, cópia do Cartão do Responsável do Programa Bolsa Família, cópia do Histórico Escolar ou declaração escolar e cópia do comprovante de endereço. Os candidatos devem ter entre 16 e 29 anos, além de estar cursando ou concluído o ensino médio ou curso (EJA médio), ambos na rede pública de ensino, estar desempregado e pertencer a uma família cadastrada no programa Bolsa Família, do Governo Federal.
Em dois meses, as operadoras de telecomunicações no Brasil pretendem entregar a autoridades locais um documento contrário ao funcionamento do WhartsApp. Uma das empresas do setor ainda estuda entrar com uma ação judicial contra o serviço. O documento, que deverá ser entregue à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), visa questionar o serviço de voz do aplicativo, que se dá por meio do número de telefone móvel do usuário e não através de um login específico. No entendimento dos empresários, o número de celular é outorgado pela Anatel e as empresas de telefonia pagam tributos para cada linha autorizada, como as taxas do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel), o que não é feito pelo aplicativo gerido pelo Facebook. As operadoras pagam R$ 26 para ativação de cada linha móvel e R$ 13 anuais de taxa de funcionamento. Além disso, as empresas estão sujeitas às obrigações de fiscalização e qualidade e sujeitas a multas, o que não acontece com o WhatsApp.
De acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira (20), trabalhar 55 horas ou mais por semana aumenta em 33% o risco de infarte, quando se compara com uma jornada de 35 a 40 horas semanais. Durante 7,2 anos, os pesquisadores acompanharam 528.908 homens e mulheres. Em comparação com pessoas que têm uma semana regular, aqueles que trabalham entre 41 e 48 horas tinham um risco acrescido de 10%, enquanto os que trabalham entre 49 horas e 54 horas enfrentam risco extra de 27%, mesmo quando se retirava o consumo de cigarro e álcool e a atividade física. No caso de a pessoa trabalhar 55 horas ou mais por semana, o risco de infarte aumenta 33%.
Mais uma vez, em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, realizada na última terça-feira (18), o deputado Luciano Ribeiro (DEM) criticou os projetos que chegam à Casa com pedido de urgência. “Como previsto, mais uma vez, projetos chegam a esta Casa com pedido de urgência, para votação a toque de caixa. Desta forma, aconteceu todas as aprovações dos projetos encaminhados pelo Estado, o que demonstra a sua inaptidão com a coisa pública”, lamentou o deputado, se referindo aos Projetos de Lei que modificam o Planserv, o Funprev e outro que autoriza a alienação de um imóvel pertencente aos servidores públicos da Bahia. O deputado apresentou uma importante emenda a este projeto, buscando o equilíbrio financeiro do fundo, devendo o produto desta alienação compor o fundo por cinco anos. “Temos lutado por uma casa autônoma, independente e estamos aqui para cumprir com a nossa função de legislar, apreciar, opinar, votar, mas o governo se nega a debater ideias que irão melhorar a vida dos baianos. Então, conclamo aos deputados que façam da Assembleia a casa do povo”, destacou ele.
A presença do cantor Sinho Ferrary foi confirmada pela produção da Noite da Sofrência. O artista é a terceira atração confirmada na festa de fim de ano, que será realizada no Parque de Exposições, em Brumado. Além dele, os cantores Tayrone Cigano e Júlio Nascimento também se apresentarão no evento, que acontece no dia 12 de dezembro. Com 14 anos de carreira e dono de uma das vozes mais fortes e marcantes do meio musical, Sinho Ferrary iniciou na vida artística com a banda Chamego da Bahia. Depois passou pelo grupo Top Love, estourando com a música “Chora”. Logo em seguida foi para o Lordão, banda baile que o consagrou como artista. No ano de 2012, o cantor lançou a carreira solo e seu primeiro CD intitulado de “Sinho Ferrary - O Top do Arrocha”. Com repertório romântico e bastante eclético, o cantor possui grandes sucessos da música baiana e brasileira. A Noite da Sofrência promete ser um dos eventos mais badalados da cidade.
Por volta de 20h30 da última quarta-feira (19), o jovem Pedro Mendes Rodrigues, de 23 anos, foi assassinado com três tiros no centro da cidade de Igaporã. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o homem de motocicleta perseguiu a vítima até uma rua bastante movimentada, onde disparou o primeiro tiro contra o rapaz. Mesmo caído no chão, o jovem ainda foi alvejado com mais dois tiros. Em seguida, o assassino fugiu. A polícia esteve no local fazendo o levantamento da ocorrência. A perícia também compareceu à cena do crime e, após ser examinado, o corpo foi liberado para o Instituto Médico Legal de Guanambi.
Desde a tarde da última terça-feira (18), o vereador Castilho Viana (SD) vinha intermediando as negociações entre o poder Executivo e a Guarda Municipal de Brumado com o objetivo de por fim à greve da categoria. Durante todo o dia de ontem (19) foram realizadas reuniões entre a categoria e o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) e o parlamentar esteve presente. Mesmo sendo da base do governo, Viana soube conduzir as negociações de forma que o resultado final fosse satisfatório para os dois lados. Para Castilho, o final das negociações foi comemorado por todos. “As reivindicações da categoria foram atendidas pelo chefe do executivo de maneira coerente, atendendo os principais pontos solicitados e respeitando as limitações da administração municipal”, comentou o vereador. Entre os pontos discutidos, ficou determinado que, após a aprovação de um projeto encaminhado à câmara municipal, a partir do mês de janeiro de 2016, a categoria receberá o adicional de risco de 30% sobre o salário base dos servidores da classe.
Preocupada com as paralisações nas obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), presidente da comissão especial que debate o empreendimento na Assembleia Legislativa, cobrou da Valec, estatal responsável pelas obras na Bahia, medidas imediatas para pagamento dos funcionários e retomada das obras. Na sessão da comissão realizada ontem (19), a deputada informou que, após contato com a direção da Valec, a estatal comunicou que o Ministério da Fazenda não repassou os valores e ainda não há prazo fixo para ocorrer o pagamento, podendo ser efetuado a qualquer momento. Segundo a parlamentar, a atuação da comissão tem papel fundamental na luta pela conclusão das obras. “Estamos passando por um momento de crise mundial, mas a luta continua. Os deputados da Bahia estão empenhados em solucionar os problemas da Fiol e, consequentemente, dos seus funcionários. Seguimos cobrando dos órgãos a concretização desse importante vetor de desenvolvimento para o nosso estado”, destacou Bastos.
A Câmara dos Deputados aprovou, ontem (19), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93 que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos para os crimes hediondos – como estupro e latrocínio – e também para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. A matéria será enviada ao Senado. Foram 320 votos a favor, 152 contra e 1 abstenção. O texto da PEC agora vai para apreciação e votação dos senadores. Na votação em primeiro no início de julho, a PEC, que tramita na Câmara há mais de 20 anos, foi aprovada por 323 votos a favor, 155 contra e 2 abstenções. De acordo com a Agência Brasil, a PEC excluiu da proposta inicialmente rejeitada pelo Plenário na mesma semana os crimes de tráfico de drogas, tortura, terrorismo, lesão corporal grave e roubo qualificado entre aqueles que justificariam a redução da maioridade. Pela emenda aprovada, os jovens de 16 e 17 anos deverão cumprir a pena em estabelecimento separado dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e dos maiores de 18 anos.
Há anos que a prefeitura de Brumado vem travando uma guerra com um empresário local por conta de obras que ferem o limite de propriedade da União. As obras em si encontram-se em uma via ao lado do Estádio Gilberto Cardoso, que recentemente recebeu pavimentação asfáltica. O local, perímetro de propriedade da União, servia de passagem de trilho para manobras de locomotivas da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que foi desativada com a instalação de um porto seco nas proximidades. A prefeitura cobra do proprietário de uma borracharia a devolução do terreno para que haja o alargamento correto da via, que interliga o centro da cidade ao Bairro Santa Tereza e adjacências. A briga acontece desde o segundo mandato do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), mas ganhou um capítulo a parte na atual gestão, com o início da construção de um muro que ampliaria o empreendimento. A princípio, a prefeitura iria derrubar o muro, mas apenas notificou o dono da obra e o mesmo apresentou o caso na justiça, alegando ter o aval da FCA para o empreendimento. Como a justiça não deu uma resposta definitiva ao caso a obra está embargada. A construção está em uma via que servirá de escoamento de fluxo nos dias de jogos no novo Estádio Gilberto Cardoso e a prefeitura espera o quanto antes a intervenção da justiça para que o muro seja retirado e a pavimentação da via seja concluída.
Acabou a greve dos guardas municipais de Brumado. Após uma segunda rodada de negociações realizada no gabinete do prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), que terminou na noite desta quarta-feira (19), a administração e o Sindicato dos Guardas Civis Municipais do Estado da Bahia firmaram o acordo para o fim do movimento grevista. Para chegar ao acordo, o prefeito garantiu atender vários aspectos da pauta de reivindicações, dentre a quais a aquisição de uma viatura para o setor, aparelhamento e regulamentação armada da guarda e entrega de novos uniformes. Já a reivindicação mais solicitada, o adicional de 30% de periculosidade, também foi atendida pelo gestor, mas primeiro o projeto passará pela casa legislativa para ser votado e o adicional só será incluso nos vencimentos a partir do mês de janeiro de 2016. Aguiberto explicou que a folha do município já está no limite estabelecido pela lei de responsabilidade fiscal para este ano e por isso não poderia atender de imediato a solicitação. Os guardas comemoraram os resultados das negociações.
A greve da guarda municipal de Brumado, que já dura uma semana, trouxe conseqüências, principalmente para a secretaria de educação, que foi obrigada a interromper as aulas nas escolas no período noturno. Sem a presença do guarda municipal houve arrombamento na cantina do CAIC. Além disso, as barracas dos feirantes no Mercado Municipal só não foram saqueadas porque o administrador do local conseguiu auxílio de parte dos guardas, que está cumprindo a meta de escala em obediência à lei. Os mais afetados com a greve foram os assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Monsenhor Antônio Fagundes. Na fachada do prédio há o aviso de interrupção das atividades por falta de segurança. O site Brumado Notícias foi informado de que os assistidos estão desde então sem o acompanhamento especializado e sem receber a devida medicação controlada.
Ao que tudo indica, as obras do Lote IV da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) não serão retomadas na região de Brumado por tão cedo. Segundo apurou o site Brumado Notícias, na última terça-feira (18), as mobílias das residências que hospedavam os engenheiros e os operários foram colocadas à venda por preços bem abaixo do valor de mercado. Dezenas de interessados adquiriram os produtos, que rapidamente desapareceram do galpão onde estavam armazenados. A venda das mobílias preocupou a administração e o comércio no que se refere à expectativa de retomada das obras.
Diante da situação, o município poderá ter como herança um grande elefante branco do governo federal, que mexeu com o ecossistema da região, rasgando a caatinga e desapropriando muitas terras. Inúmeros ruralistas que tiveram suas terras ocupadas pelas obras da ferrovia e que receberiam indenização vitalícia já reclamam de atrasos nos vencimentos das mesmas. No canteiro administrativo localizado à margem da faixa de servidão da BR-030, próximo ao terminal rodoviário, caminhões e máquinas estão parados retratando o abandono das obras.
Em processo de tratamento pós-transplante de medula óssea devido a uma leucemia, uma criança de 12 anos perdeu a consulta médica em São Paulo após cancelamento de dois voos da empresa Passaredo Linhas Aéreas, na última terça-feira (18), no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista. Os voos foram cancelados por conta do mau tempo. Segundo informações da Socicam, empresa que faz a gestão do aeroporto, no mesmo dia, além dos voos da Passaredo, outros dois voos da Azul também foram cancelados. A mãe da criança, Karla Evely, disse ao G1 que a viagem estava marcada para às 14h40. “Já havia comprado há duas semanas. Cheguei no aeroporto às 13h50 e a funcionária me informou que o voo estava cancelado por conta do clima e perguntei o que poderiam fazer”, relatou ela. Os exames começariam a ser realizados nesta quarta-feira (19), mas tiveram de ser remarcados.
A empresária Zenilda Duarte, de 52 anos, tirou parte da roupa em protesto por ter sido barrada em uma agência bancária no Mato Grosso do Sul. Ele vai responder na Justiça por ato obsceno. Em uma publicação nas redes sociais, a mulher desabafou e disse que se sentiu humilhada. "Cheguei ao banco com dois minutos para abrir e na fila já fui tirando tudo que não pode entrar como óculos, moeda, tudo que sei que não pode eu tirei e já coloquei em uma caixinha", afirmou a empresária em entrevista ao G1. Mesmo assim, ao tentar passar pela porta giratória ela não conseguiu e o guarda pediu que tentasse novamente. “Não consegui. Me dirigi ao funcionário do banco e disse tudo o que tinha na minha bolsa. Tinha uns objetos da igreja e ele disse que era aquilo que estava atrapalhando. Tirei os objetos, tentei de novo e não consegui”, disse Zenilda, que, nervosa, acabou tirando quase toda roupa diante da situação. Ao ser ouvida pela polícia, a empresária relatou ter pedido a um funcionário que ele realizasse uma vistoria, a fim de comprovar que ela não carregava consigo pertences considerados perigosos ou que proibissem seu acesso à agência. Mesmo depois da vistoria, ela foi impedida de entrar no banco. A mulher ainda disse que o policial que esteve no local foi o único a ajudá-la.
Na Bahia, em outubro, uma unidade específica do Juizado Especial poderá ser criada para atender pessoas endividadas. Segundo a juíza Fabiana Pellegrino, do 2º Juizado de Defesa do Consumidor, a unidade viabilizará renegociações e ajudará a recuperação de pessoas físicas. A ideia é que a unidade não seja um meio processual. Para Fabiana, é necessário que haja uma postura ética por parte das empresas que fornecem créditos. A juíza acredita que o endividamento é um fenômeno em sociedades que democratizam o crédito. Apesar de ver a democratização como um aspecto positivo, ela salienta que as pessoas, muitas vezes, não se limitam, ainda que voluntariamente.
Vândalos atacaram e danificaram alguns aparelhos da Pracinha da Ciência, instalados na Praça Manoelita Gama, entres as avenidas Mestre Eufrásio, Otávio Mangabeira e João Paulo I, em Brumado. O site Brumado Notícias registrou que foram arrancados o pedal da bicicleta geradora e a cesta do basquete gira-gira. Moradores do entorno da praça disseram que adultos foram vistos fazendo uso dos equipamentos instalados apenas para crianças. O local tem por meta principal apresentar atividades lúdicas, educativas, voltadas para despertar o interesse das crianças em questões cientificas básicas. Os equipamentos, que são uma iniciativa do governo estadual através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, seriam inaugurados no final deste mês. Nossa reportagem apurou que a prefeitura já iniciou a instalação dos alambrados de proteção no entorno dos aparelhos.
Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias
O governo federal, que tinha cancelado o adiantamento do 13º salário de aposentados e pensionistas, voltou atrás e resolveu fazer o pagamento. Ainda hoje (19), a presidente Dilma Rousseff (PT) e sua equipe econômica devem discutir a data e a forma como o benefício será adiantado. A metade do 13º salário seria pago junto com o benefício de agosto, que é liberado no final deste mês e início de setembro. A alegação era que não tinha fluxo de caixa para bancar esse custo, que não é obrigatório. A lei determina que o 13º seja pago no último mês do ano, mas há 9 anos o governo antecipa o pagamento para a folha de agosto. Essa medida representa um custo de R$ 15,8 bilhões. Entre as opções de Dilma para antecipar o benefício é liberar uma folha extra, pagando ainda entre o final deste mês e início do próximo. Outra alternativa seria pagar com a folha de setembro, que é paga em outubro. Uma terceira opção é parcelar entre setembro e dezembro, diluindo o impacto fiscal.
A greve dos guardas municipais de Brumado pode estar chegando ao fim, pois, com a articulação do vereador Castilho Viana (PSB) e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (Sindsemb), o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) e o assessor jurídico do município, Acioli Viana enfim aceitaram receber os representantes do Sindicado dos Guardas Civis Municipais do Estado da Bahia (Sindguardas). A mesa de negociações foi formada no gabinete do prefeito, na manhã desta quarta-feira (19). Depois de quase três horas, a reunião foi interrompida para almoço, com previsão de retorno a partir de 16h. O site Brumado Notícias foi informado de que há um impasse por conta da contraproposta do prefeito, que a princípio aceitou implantar os 30% de adicional de periculosidade nos vencimentos da categoria, porém com a condição de que o projeto primeiro passe pela Câmara de Vereadores. Após aprovado no local, o adicional seria incluso a partir de janeiro de 2016, o que não foi aceito pelos guardas e nem pelo Sindguardas. A expectativa é de que a nova rodada de negociações ponha fim ao movimento grevista no início da noite de hoje (19).
Segundo o jornal O Globo, o presidente da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), será denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF). Ele deve ser acusado ainda nesta quarta-feira (19) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia será apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) e faz referência ao depoimento do empresário Júlio Almeida Camargo, que afirmou ter pago US$ 5 milhões como propina para o parlamentar. O deputado nega a participação no crime. Camargo é um dos principais delatores da Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção envolvendo a Petrobras. Ele afirma que Cunha facilitou a assinatura de contratos de afretamento de navios-sonda entre a Samsung Heavy Industries e a diretoria de Internacional da Petrobras. De acordo com ele, o contrato foi de US$ 1,2 bilhão. O doleiro Alberto Youssef, principal operador da propina no esquema da Petrobras, também disse que ajudou Júlio Camargo a repassar o dinheiro para Cunha e outros políticos. Ele também afirmou que o deputado usou requerimentos de informação de uma das comissões da Câmara com o intuito de pressionar Camargo a pagar a propina.