O cantor Netinho está internado desde a segunda-feira (21) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para fazer uma revisão da válvula que foi instalada no seu cérebro desde o ano passado. A informação foi confirmada pela assessoria do artista na manhã desta quinta-feira (24). O músico publicou no perfil em uma rede social que foi ao hospital após sentir aumento nos sintomas de tontura, pescoço endurecido e visão dupla. “Tudo excelente com meus exames. Porém, olhem que maravilha, a equipe do Dr. Kalil está fazendo testes em mim, pois suspeitam que meu corpo não precisa mais da válvula que instalaram no meu cérebro no ano passado. Vão retirá-la. Não serei mais um cantor valvulado, risos...Cada vez mais estou ficando como eu era. Em breve voltarei a dar meus saltos triplos carpados! Em algumas semanas voltarei aos shows”, disse o cantor. Netinho conta que os sintomas vieram após ele ter feito quatro shows, nas duas primeiras semanas de retorno aos palcos. A primeira apresentação do cantor aconteceu no dia 28 de agosto, em Recife, Pernambuco. As informações são do G1.
Por determinação do Ministério Público, a Vigilância Sanitária do município de Brumado realizou a apreensão de 72 kg de carne de abate clandestino em um açougue/mercadinho no centro da cidade, na última quarta-feira (23). Segundo informou a Vigilância Sanitária ao site Brumado Notícias, além de procedência duvidosa, a carne estava acondicionada de maneira inadequada, sendo comercializada fora dos padrões determinados para o consumo. A vigilância alerta que a carne de abate clandestino oferece uma série de riscos para saúde do consumidor, dentre os quais infecção alimentar. Logo que foi apreendida, a carne recebeu produtos químicos que a desqualifica para consumo e, em seguida, foi apresentada na delegacia para registro da ocorrência. Após os procedimentos, o produto foi encaminhado para incineração.
O plenário da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (23), o projeto de lei que aumenta a pena para o motorista que, dirigindo sob efeito de álcool ou droga, cometer homicídio culposo. Pelo projeto, a pena de dois a quatro anos de prisão passa para quatro a oito anos. De acordo com o texto, no caso da ocorrência de lesão corporal grave ou gravíssima, a pena será de reclusão de dois a cinco anos. Além da definição de racha como disputa, corrida ou competição não autorizada, o projeto inclui no conceito exibição ou demonstração de perícia no veículo automotor sem autorização. De autoria da deputada Gorete Pereira (PR-CE), a matéria vai agora para a apreciação do Senado. Os defensores da proposta dizem que a pena máxima de 4 anos é muito branda, especialmente porque pode ser convertida em prestação de serviços à comunidade.
A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país ficou em 7,6% em agosto deste ano, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é superior às observadas em julho deste ano ano (7,5%) e em agosto de 2014 (5%). Esse é o maior índice desde março de 2010, quando foi registrada a mesma taxa (7,6%). A população desocupada ficou em 1,9 milhão de pessoas, o mesmo contingente de julho deste ano: esse total é 52,1% superior aos dados de agosto de 2014. Em termos absolutos, havia 636 mil pessoas a mais procurando emprego em agosto deste ano do que no mesmo período do ano passado. A população ocupada foi estimada em 22,7 milhões de pessoas, mostrando estabilidade em relação a julho. Em relação a agosto do ano passado, no entanto, caiu 1,8%. As informações são da Agência Brasil.
O presidente do legislativo brumadense, vereador Alessandro Lôbo (PSL), se posicionou contrário à decisão do governo de aumentar a carga tributária, principalmente no que se refere à reedição da CPMF, imposto cobrado sobre movimentações bancárias. “Não podemos aceitar que o governo nos “presenteie” com mais esse tributo. Estarei encabeçando um abaixo-assinado contra a reedição da CPMF”, disse ele, em discurso durante sessão legislativa. Preocupado com o atual cenário da economia no país, o parlamentar viajou até Brasília para participar da campanha contra a elevação da carga tributária no país, denominada “Basta de imposto. Não a CPMF”. Lôbo salientou que não é um movimento contra a presidente Dilma, mas sim a favor da Nação, que está sendo prejudicada com o aumento excessivo de impostos. A FIESP lançou também a campanha “Não vou pagar o pato”. Essa campanha será encabeçada em Brumado pelo presidente do legislativo, que buscará a conscientização da população para a importância da união de todos contra os aumentos abusivos dos impostos. “Estamos empenhados em lutar não só contra a volta da CPMF, mas também contra o aumento de impostos que já não são mais suportáveis por todos nós”, frisou ele. Para participar da campanha, basta acessar www.naovoupagaropato.com.br.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aconselhou a presidente Dilma Rousseff a atender os pedidos do PMDB, mesmo que para isso tenha de desidratar o PT na reforma ministerial. “É melhor perder ministérios do que a Presidência”, disse Lula. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a portas fechadas, o ex-presidente avaliou que a estratégia montada para atrair os aliados rebeldes, entregando o Ministério da Saúde, hoje com o PT, à bancada do PMDB na Câmara, deu fôlego para Dilma barrar pedidos de impeachment no Congresso. Além disso, para não contrariar nenhuma ala peemedebista, Rousseff cogita deixar de lado a fusão das Secretarias de Portos e Aviação Civil. Com isso, o PMDB poderá ficar com seis ministérios, e não mais cinco, como previsto inicialmente. O favorito para Saúde é o deputado Manoel Júnior (PB), homem da confiança do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Nessa nova configuração, o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, deve permanecer no cargo e Helder Barbalho, hoje na Secretaria da Pesca, pode ser deslocado para Portos. A Pesca será abrigada no Ministério da Agricultura. Lula e o vice-presidente Michel Temer sugeriram a Dilma que não deixasse “na chuva” o filho do deputado Jader Barbalho (PMDB-PA), para não criar novo foco de rebelião. Os ministros de Minas e Energia, Eduardo Braga, e da Agricultura, Kátia Abreu, continuam em seus postos. O ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves, também ligado a Cunha, deve seguir no posto.
Em sessão realizada na última quarta-feira (23), o deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) chamou atenção para a necessidade urgente do desenvolvimento de ações que garantam a revitalização do Rio São Francisco. Natural da cidade de Ibotirama, que fica às margens do rio, o deputado falou da situação precária em que vivem muitas populações ribeirinhas e como a escassez de água tem impactado negativamente a economia baiana, caso da Região Norte do Estado, onde a baixa no nível do Lago Sobradinho tem deixado produtores preocupados diante de lavouras gravemente ameaçadas pela falta d’água. Na oportunidade, Bonfim parabenizou a atuação dos senadores Otto Alencar e Lídice da Mata pelo trabalho desenvolvido em prol do Velho Chico, ressaltando a importância da união de todos em um movimento suprapartidário com o objetivo de desenvolver ações concretas que garantam a revitalização, e fez um chamamento aos colegas de parlamento “Precisamos fazer com que essa discussão volte a ocupar espaço nesta Casa, que historicamente atuou em defesa do Rio São Francisco, tendo formado uma comissão voltada exclusivamente a defesa do rio”, destacou ele.
Com o título Impacto Radiológico da Mina de Urânio da INB em Caetité, um relatório sobre a investigação dos impactos ambientais da exploração de urânio, feito pelo engenheiro em física nuclear, Bruno Chareyron, da França, será lançado no próximo fim de semana em Lagoa Real e Maniaçu, distrito de Caetité. O documento será lançado também na sede do município, na próxima segunda-feira (28), às 9h, no auditório da Uneb. O evento, promovido pela Comissão Paroquial de Meio Ambiente (CPMA), será aberto ao público. Bruno Chareyron dirige o laboratório da Comissão de Pesquisa e Informação Independente sobre a Radioatividade (CRIIRAD), sediado na França. O objetivo da CRIIRAD é melhorar a informação e a proteção das pessoas contra os efeitos das radiações ionizantes. O trabalho investigativo incluiu duas viagens a Caetité, em 2012 e 2014, quando o cientista francês participou de uma oficina sobre monitoramento comunitário, coletou amostras de solo, de águas, subterrânea e de chuva, e fez medição de radiações ionizantes em áreas afetadas por atividades de prospecção e em locais potencialmente atingidos por poeira, ou contaminados por infiltração. O primeiro lançamento será em Lagoa Real, no próximo sábado (26), às 9h, no Centro Pastoral. No domingo (27), acontecerá em Maniaçu, às 9h, na subsede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité. Os três eventos contarão com a presença do doutor em Saúde Pública pela Fiocruz, Renan Finamore.
Na última semana, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) se reuniu com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e com o diretor da CAR, Wilson Dias, para reiterar pedidos que irão beneficiar os moradores de Pindaí e Dom Basílio. Para Pindaí foram solicitadas a construção de duas pontes, Ponte do Pernambuco e Ponte de Contendas, visando oferecer melhores condições de trafegabilidade aos moradores. Já para Dom Basílio, a parlamentar reiterou os pedido de construção de uma barragem no Riacho do Meio - Pastim, na comunidade de Alto do Rosário. Segundo a parlamentar, as demandas também já foram apresentadas ao governador Rui Costa (PT), mas precisam ser acompanhadas nos órgãos competentes. “Os moradores de Pindaí e Dom Basílio merecem essas obras, e para isso continuaremos na luta para que sejam executadas”, afirmou Bastos.
O prefeito de Caetité, José Barreira de Alencar Filho (PSB), foi multado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM)em R$ 1 mil por irregularidades no procedimento de inexigibilidade de licitação, cujo objeto era a contratação da empresa GS Serviços de Assessoria Técnica e Consultoria Ltda. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a empresa foi contratada para prestação de serviços de consultoria e assessoria tributária, visando à recuperação de receitas tributárias junto à Telemar Norte Leste S/A, no valor estimado de R$ 255.000,00. O contrato foi celebrado no exercício de 2013, ao custo total de R$ 51.000,00. De acordo com análise da relatoria, a contratação não se enquadra nas hipóteses legais previstas na lei de licitações para inexigibilidade, sobretudo porque não foi comprovada a natureza singular do serviço contratado e nem a notória especialização da empresa contratada. Também não foi apresentada documentação capaz de evidenciar que a empresa contratada dispunha, em seus quadros, de profissional que detivesse notória especialização. Ainda cabe recurso da decisão.
O motorista Arnaldo da Silva, de 53 anos, de Livramento de Nossa Senhora, teria sido agredido pelo vereador Aparecido Lima da Silva (PSD), o Cidão de Aracatu, quando fazia o transporte de passageiros para a cidade de Brumado. O vereador estaria fotografando Arnaldo e o ônibus que ele dirigia, quando foi surpreendido pelo mesmo e deu-se início a uma discussão.
Segundo o motorista, o parlamentar estaria se fazendo de vítima nas redes sociais, apesar de sua conduta reprovável. Arnaldo quer que o caso seja investigado e que a Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora tome as devidas providências. As informações são do site Livramento Diário.
O método de emagrecimento do 5S associa cinco técnicas que visam a reprogramação hipotalâmica, promovendo o emagrecimento rápido, saudável e sustentável. Alia a nutrição, acompanhamento profissional diário, tratamento do corpo e a mudança comportamental. Os resultados variam entre 10 e 15 kg no mês. O paciente perde massa gorda, preserva massa magra, diminui percentual de gordura visceral e resgata o peso ideal, consequentemente, a sua saúde, a autoestima e o bem estar. A fisioterapeuta Luiza Feres esta habilitada a realizar esse método em Brumado e região. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais sobre esse método e suas vantagens. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 9962-3010/ 9997-3200.
O início da primavera é sempre comemorado como o período da renovação e de temperaturas amenas, mas no município de Brumado os munícipes continuam se queixando do calor abrasador. A estação das flores chegou trazendo consigo altas temperaturas. No período de maior intensidade desta quarta-feira (23), entre o meio dia e 14h30, foi registrada a sensação térmica de 41°C. Para piorar, a baixa umidade relativa do ar, que chegou apenas a 36%, está prejudicando crianças e idosos principalmente. Por conta disso, a secretaria municipal de saúde, através dos agentes de saúde, está alertando a população a ingerir bastante líquido para manter a hidratação do corpo e dessa forma evitar o ressecamento e outras complicações típicas do período. O serviço de meteorologia aponta que a semana continuará com sol forte e muito calor.
O sangrador da Barragem de Cristalândia, no Rio da Contas, em Brumado parou de verter no último mês e o nível da água baixou em cerca de 15 cm em relação à cheia registrada no final do ano passado. Porém, o abastecimento nas sedes dos municípios de Brumado e Malhada de Pedras continua confortável. Segundo informações colhidas pelo site Brumado Notícias, o acúmulo de água na barragem está dentro do limite de 14 milhões de metros cúbicos, sob cerca de 20 km de extensão do leito do rio. No entanto, a mesma boa notícia não é compartilhada com os cerca de 20 mil moradores das 175 comunidades rurais brumadenses, abastecidas por carros da operação pipa, que é coordenada pelo Exército Brasileiro. Já passa de uma década que o município vem mantendo o decreto da seca e, este ano, por conta do agravante, o estado assumiu o decreto. Para piorar a situação, as aguadas estão vazias e, onde há água, a mesma é imprópria para o consumo humano. Além disso, as cisternas que haviam acumulado água das últimas chuvas também estão secas e as estações de tratamento da Embasa no município só têm capacidade para liberar cerca de 1.230 tickets de abastecimento por mês, quando há mais de 4 mil famílias necessitando do líquido. A secretaria municipal de recursos hídricos aponta que nesse último trimestre do ano a seca deverá ser ainda mais rigorosa nas comunidades rurais por conta do intenso calor.
Uma pesquisa revelou que 42% dos internautas brasileiros preferem ficar sem água e sem energia elétrica a ter de deixar o celular de lado. O dado faz parte do estudo "Hábitos relacionados ao smartphone" da Expertise, com levantamento feito pela Opinion Box, divulgado este mês. Na ocasião foram entrevistadas 1.574 pessoas acima de 16 anos, de ambos os sexos, de todas as classes sociais e moradores de 512 cidades de todas as regiões do Brasil. Elas foram perguntadas sobre o uso de internet no smartphone e as maiores causas de ansiedade e nervosismo relacionadas ao telefone. De acordo com a Expertise, 70% dos internautas concordam que usam o telefone muito ou mais do que deveriam. Quanto ao uso da internet no dispositivo móvel, 45% das pessoas disseram que mantêm a conexão à web via Wi-Fi, 3G ou 4G o tempo todo, 22% não permanecem conectados a todo instante, 21% utilizam a internet apenas no Wi-Fi de casa ou do trabalho, e 6% ficam online apenas em lugares que oferecem conexão Wi-Fi. Somente 5% responderam que permanecem desconectados a maior parte do tempo. O fim da bateria e a falta de sinal Wi-Fi, 3G ou 4G são os fatores que causam maior ansiedade e nervosismo aos usuários. 61% dos entrevistados afirmaram ainda que não conseguiriam voltar a usar um telefone comum, que não tivesse aplicativos e que apenas efetuasse e recebesse ligações. Além disso, a pesquisa perguntou quantas vezes os internautas verificam seus smartphones ao dia. Enquanto 18% só pegam seu aparelho para receber chamadas/notificações, 17% checam a tela do celular, em média, a cada hora. 38% dos entrevistados disseram que mexem no smartphone várias vezes a cada hora, 16% ficam o tempo inteiro com ele aberto, e apenas 11% checam o celular poucas vezes ao dia.
Na contramão de diversos municípios do Brasil, que celebram emancipação política com shows em praça pública, o prefeito da cidade de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), inovou na comemoração dos 54 anos da cidade que administra há quase sete anos. Ontem (22), uma alvorada festiva foi realizada às 05h e, às 10h uma missa foi celebrada na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Após as duas celebrações, a prefeitura da cidade ofereceu ao público presente um coquetel com frutas, salgados, sucos e refrigerantes. Uma torta dos 54 anos da cidade também foi servida à população. Os presentes aprovaram a iniciativa do governo tanhaçuense, que demonstrou a fé de seu povo.
Em entrevista ao site Brumado Notícias, o chefe do executivo local mostrou satisfação com a aceitação popular acerca do formato implantado neste ano. “O povo de minha terra tem muita fé e fizemos uma comemoração atípica para que todos pudessem agradecer pelas conquistas já realizadas pelo nosso governo. Sabemos que até o término de nosso mandato, em 2016, queremos transformar cada vez a minha querida cidade com novas obras”, garantiu. O vice-prefeito Valdívio Aguiar (PT), o presidente da Câmara de Vereadores, Tõe Brito (PV), vereadores, secretários municipais e lideranças políticas participaram das comemorações.
O vereador Castilho Viana (PSB) esteve no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, com o programa Patrulha do Povo. Na oportunidade, o parlamentar ouviu algumas cobranças dos moradores da localidade. Desde então, Castilho tem acompanhado junto à secretaria responsável a realização das obras de recuperação asfáltica de várias ruas. Além disso, outras reivindicações foram atendidas, a exemplo da conclusão da academia de saúde e a praça na área da quadra poliesportiva do bairro. Castilho oficiou o município através da indicação de nº 108/2015, aprovada em sessão legislativa, buscando legitimar ainda mais as cobranças. “Nos próximos dias, o prefeito Aguiberto Lima Dias vai entregar este benefício a toda população do bairro e ficamos satisfeitos que tais obras tenham sido fruto de nosso mandato”, finalizou o vereador.
O projeto do governo do estado de criar uma adutora na Barragem do Zabumbão, localizada na Bacia do Paramirim, foi suspenso devido ao acolhimento, por parte do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco (CBHSF), da reivindicação do comitê que representa as bacias dos rios Paramirim e Santo Onofre (CBH-Paso). De acordo com o Bahia Notícias, diante do atendimento, o processo de construção da adutora fica suspenso até nova determinação e discussão do projeto. Segundo o presidente da CBH-Paso, Anselmo Caires, o açude do Zambubão, que fornece água para cerca de 70 mil pessoas nos municípios de Paramirim, Tanque Novo, Botuporã e Caturama, não tem condição de atender a uma demanda maior. Caires disse que informações da Agência Nacional de Águas (ANA) apontam que há mais de cinco anos o açude não atinge volume superior a 50% da capacidade, o que inviabiliza qualquer projeto de maior destruição hídrica. Nos planos do governo, a nova adutora atenderia também as cidades de Rio do Pires, Macaúbas, Ibipitanga e Boquira.
Na madrugada desta quarta-feira (23), policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, apreenderam durante ronda na zona rural uma espingarda calibre 36, com 10 cartuchos recarregados. Segundo informações da polícia, o indivíduo que carregava a arma em uma bolsa preta jogou o objeto em um matagal ao avistar a viatura policial. Os policiais fizeram buscas nas proximidades da barragem do Rio do Antônio, às margens do anel viário, onde a arma foi arremessada e a localizaram. Já o suspeito conseguiu fugir.
A partir de amanhã, a primeira parcela do 13º salário começa a cair na conta dos segurados — aposentados, pensionistas e quem recebe auxílio-doença — do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham um salário-mínimo (R$ 788). O pagamento do abono para essa faixa salarial vai até o dia 7 de outubro. O valor será depositado junto com o pagamento dos benefícios da folha de setembro. Aqueles de faixa salarial acima do piso receberão entre 1º de outubro e o dia 7 do próximo mês. Em todo o país, serão pagos R$ 15,972 bilhões aos 28 milhões de segurados. Desse total, 70% recebem um salário mínimo. Só no Estado do Rio, são 2,5 milhões de segurados. Com o depósito do adiantamento da primeira parcela do abono, a economia do estado do Rio receberá uma injeção de R$ 1,702 bilhão. O valor do abono pode ser visto na página www.previdencia.gov.br. Basta ter o número do benefício e clicar em ‘Extrato de pagamento de benefício’.
O prefeito de Malhada de Pedras, Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará, teve suas contas rejeitadas pela câmara de vereadores local. A votação foi realizada durante sessão legislativa na noite da última terça-feira (22) e contou com a reprovação de dois terços do parlamento, somando 6 votos contra e apenas três favorável. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o pequeno espaço da plenária da câmara não foi suficiente para abrigar o grande número de pessoas, na sua maioria, funcionários públicos, insatisfeitos com os atrasos de dois meses dos salários. O público acompanhou pacificamente a votação, havendo apenas pequenas manifestações.
Com o reforço da polícia para garantir a segurança, o público se limitou a aplaudir a reprovação por parte da bancada de oposição. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) já havia anunciado a rejeição das contas do prefeito e, com a negativa do parlamento local, o gestor, que está na metade do seu segundo mandato, poderá sofrer sanções e ficar inelegível por oito anos, após ser julgado pela justiça eleitoral.
Após abrir o pregão desta quarta-feira (23) em queda, o dólar passou a subir minutos depois e ultrapassou o recorde da véspera, chegando a R$ 4,1307. Na terça-feira, a moeda norte-americana fechou vendida a R$ 4,05. Após abrir o pregão desta quarta-feira (23) em queda, o dólar passou a subir minutos depois e ultrapassou o recorde da véspera, chegando a R$ 4,1307. Na terça-feira, a moeda norte-americana fechou vendida a R$ 4,05. Às 13h06 o dólar subia 1,41%, cotado a R$ 4,1111 na venda. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) operava em alta depois de abrir em queda. Apesar da forte alta na cotação do dólar, o Banco Central não anunciou nenhuma intervenção extraordinária no câmbio nesta quarta-feira. O BC vai apenas continuar com as intervenções que já vinha fazendo: trocando os contratos de swap (que equivalem a uma venda futura de dólares) que vencem em outubro por contratos novos. Com esse movimento, o BC evita "tirar" esses contratos do mercado, o que pode fazer com que a cotação suba ainda mais. Nesta quarta, a oferta será de até 9,45 mil contratos. As informações são do G1.
Os casos de câncer de colo do útero vêm aumentando nos últimos anos em Brumado. O alerta é dado pelo médico obstetra Rafael Reis, que em entrevista ao site Brumado Notícias destacou que o aumento nos casos se deve à negligência das mulheres em não fazer o acompanhamento regular preventivo. O médico disse que, desde o mês de janeiro deste ano, tem realizado muitos atendimentos a pacientes que apresentam lesões uterinas em avanço, as quais, segundo ele, poderiam ser evitadas se fosse realizado o exame preventivo. O obstetra ressaltou que há casos em que as pacientes ficam até seis anos sem realizar a coleta preventiva, quando os exames deveriam ser feitos a cada seis meses. O médico esclareceu que, através dos exames, é possível diagnosticar a lesão uterina antes que a mesma evolua para o HPV e o câncer. Segundo dados do profissional, geralmente, as pacientes com complicações têm entre 30 e 50 anos de idade, a maioria residente em comunidades rurais.
No intuito de sensibilizar o público alvo, o obstetra falou sobre os efeitos da doença. “O câncer do colo do útero não mata de imediato, ele primeiro maltrata, definha e tira toda qualidade de vida da pessoa, que também perde sua vida íntima, passa até a defecar pelo reto e pela vagina, além de causar muita dor na paciente. Por isso eu digo que ser negligente com os exames preventivos é uma falta de amor próprio”, afirmou o médico. Os exames de coleta preventiva estão disponíveis na rede pública de saúde, por meio dos quais é possível prevenir em 100% qualquer lesão uterina que pode ser retirada com uma simples cirurgia. “Diferente dos demais, o câncer de colo do útero não nasce câncer, mas a negligência da paciente é que transforma uma pequena lesão numa grande complicação”, finalizou o obstetra.
Na cidade de Guaraí, no Tocantins, a atitude de um morador surpreendeu a todos. Wyomar Ramos de Araújo, de 39 anos, instalou um ar-condicionado na casa da cadela de estimação. Ao G1, ele disse que que colocou o aparelho para dar mais conforto à Hana, uma pastor alemão de um ano e um mês. Segundo ele, a cadela é sensível ao calor intenso do Tocantins. No estado, nos dias mais quentes do ano, a sensação térmica pode chegar a até 50°. Araújo diz que a ideia de instalar o ar-condicionado surgiu depois de um dia muito quente, quando ele chegou em casa e encontrou Hana inquieta. “Eu dei água, comida e levei para passear, mas ela continuava agoniada. Liguei a mangueira e dei um banho nela. Hana ficou super feliz. Então percebi que o problema era o calor”, explicou.
Uma comissão de adeptos e sacerdotes das religiões de matriz africana compareceu na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, na noite da última segunda-feira (21), com o objetivo de chamar a atenção do parlamento local para a cultura afro na cidade. Em nome da comissão, Wellington de Osun disse que o grupo busca uma representação na casa legislativa. O sacerdote apontou que, assim como católicos e evangélicos contam com apoio e visibilidade do poder público, os adeptos das religiões de matriz africana também esperam o mesmo. Segundo o pai de santo, há vários terreiros de candomblé e umbanda na cidade que quase não são vistos pela sociedade e pela classe política. “Não falo de preconceito religioso, mas apenas de um descuido, falta de atenção mesmo, de reconhecimento com a nossa cultura e com a nossa religião. Reconheço que nós temos uma parcela de culpa nisso por também termos nos ausentado dos debates da sociedade, mas agora vamos nos engajar mais no convívio da nossa comunidade”, garantiu ele ao site Brumado Notícias, acrescentando que os sacerdotes umbandistas e do candomblé estão se articulando no intuito de que alguém seja apresentado para sair do terreiro e se inserir na política a fim de fortalecer a cultura afro local. “Ainda é cedo para uma confirmação, mas se necessário algum de nós irá se posicionar em busca do voto popular para termos um representante na casa legislativa e através deste buscarmos mais atenção do poder executivo no fortalecimento das nossas crenças e atividades”, pontuou Wellington de Osun.