Após uma queda de braços entre Manoel Romar Pereira e membros da executiva do Partido Democrático Trabalhista (PDT), o presidente do Solidariedade (SD), Dilmar Amorim, entrou em contato com o site Brumado Notícias na manhã desta quinta-feira (01) e revelou que, depois de inúmeras conversas, acatou o retorno do parlamentar a sigla partidária. De acordo com Amorim, o SD está em um novo projeto político, que visa o diálogo com os políticos e lideranças a fim de participar de ações para o progresso da cidade. “Não seremos exclusivistas e o nosso partido está aberto para qualquer liderança que queira o bem de Brumado. Estamos com articulações em andamento e nosso objetivo é fortalecer a nossa base para ajudar a nossa cidade”, disse. Indagado pela nossa reportagem, Dilmar afirmou que o Solidariedade pode lançar uma pré-candidatura à prefeitura de Brumado. “Ainda está cedo para afirmar isso, mas há sim a possibilidade de uma eventual candidatura em 2016”.
O Ministério da Educação confirmou ontem (30) à noite a saída do ministro Renato Janine Ribeiro da pasta. A informação foi publicada por meio pela assessoria de imprensa do ministério. A saída de Janine do ministério ocorre em meio às negociações da presidenta Dilma Rousseff sobre a reforma administrativa. Para o posto, está sendo cotado o atual ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que estaria cedendo a cadeira para o atual ministro da Defesa, Jaques Wagner. Nesta quarta-feira (30), Wagner informou que, se fosse convidado para assumir o cargo, estaria à disposição para ajudar. Ele também afirmou que o trabalho de articulação política do governo deve continuar nas mãos do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini. A presidenta da República, Dilma Rousseff, esteve com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, hoje, às 15h, no Palácio do Planalto, quando se confirmou a saída de Janine Ribeiro do cargo. De acordo com a Agência Brasil, em nota, o ministério informou que a presidenta reconheceu e agradeceu o trabalho do ministro.
Nove anos depois, Leonardo Souza Soares assume novamente o posto de delegado titular da delegacia do município de Brumado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o novo delegado apresentou seu perfil apontando que, embora seja natural da cidade de Vitória da Conquista, foi criado em Brumado, onde reside sua família. Pós graduado em gestão pública, Leonardo já advogou em Brumado. Ele passou no concurso para delegado da polícia civil e assumiu pela primeira vez sua função como delegado no município de Guajeru. Dentre os anos de 2004 e 2005 foi titular da delegacia de Brumado e, nos anos seguintes, mudou-se para o Oeste do estado e atuou nas delegacias de Santana e Santa Maria da Vitória. Logo foi promovido a Coordenador Regional na Coordenadoria de Bom Jesus da Lapa. Sempre atuante, o novo delegado declarou que somará forças com os delegados e investigadores para apuração e esclarecimentos dos fatos. “Hoje o nível de violência na cidade está bem acima da média de nove anos atrás, mas vamos trabalhar com os demais colegas e com o apoio da polícia militar, pode judiciário e a colaboração da população, para conseguir diminuir este índice e respirar um pouco de tranquilidade”, disse Soares.
No próximo dia 4 de outubro acontecem as eleições para escolha dos Conselheiros Tutelares de Brumado. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania- SESOC convidam todos os eleitores quites com a justiça eleitoral para escolher um dos treze candidatos. Serão eleitos titulares os cinco primeiros candidatos por ordem de votos recebidos. As eleições acontecem no Colégio Estadual de Brumado, das 8h às 17h.
A presidente Dilma Rousseff (PT) decidiu aceitar algumas das sugestões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprofundar a reforma ministerial, prevista oficialmente para esta quinta-feira (1º). Segundo a colunista Cristiana Lôbo, do G1, a petista vai substituir o ministro Aloizio Mercadante – fortemente criticado pela falta de articulação política para o Palácio do Planalto – e colocar o atual ministro da Defesa, Jaques Wagner, na Casa Civil. Além de Lula, o PT e até o PMDB defendiam que Wagner assumisse o posto, tanto pela habilidade política quanto pela experiência administrativa obtida nos dois mandatos como governador da Bahia. A pasta de Wagner iria para o ex-deputado Aldo Rebelo (PCdoB), atual ministro da Ciência e Tecnologia. Antes de sua viagem para os Estados Unidos, Dilma teria mandado mensagens ao PSB para sondar possíveis nomes para o posto de Rebelo, que já foi comandada por Eduardo Campos. Apesar de também ter acolhido as sugestões de Lula em relação ao maior espaço para o PMDB, a presidente teria decidido manter o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
O ex-prefeito da cidade de Dom Basílio, Alfredo Machado Matias, foi condenado pelo juiz federal da 2ª Vara da Subseção Judiciário de Vitória da Conquista, Fábio Stief Marmund, por improbidade administrativa. A ação foi movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e, na decisão, o juiz determinou que o ex-gestor devolva R$ 12,5 mil aos cofres públicos e pague multa civil de 10% do valor do dano, acrescido de correção monetária e juros de mora. Na ação, o MPF sustentou que o ex-prefeito praticou ilegalidades em licitações para a compra de medicamentos com recursos da Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos na Atenção Básica em Saúde. Nos autos, ficou comprovado que o sócio de uma das empresas convidadas a participar da licitação representou outra empresa concorrente. Além disso, ficou comprovado que houve ausência de motivação para realizar a licitação, pois havia contrato vigente para fornecimento dos medicamentos com preços menores. O MPF identificou que houve superfaturamento de 70% na aquisição dos remédios, que causou um prejuízo de R$ 12,5 mil ao erário.
Em audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (30), o secretário da fazenda do município de Brumado, Raimundo Lima Dias, apresentou relatório das metas fiscais do 2º quadrimestre do ano de 2015. Com a presença do chefe do executivo, vereadores, secretários e servidores públicos municipais, o secretário da fazenda falou sobre as contas do município e citou que no momento o município opera em seu limite, chegando perto de uma penalidade do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Raimundo destacou que há a necessidade do prefeito zerar as contas para não ser penalizado pelo TCM. Em sua fala, por sua vez, o prefeito voltou a destacar que o corte dos repasses da União e do Estado oneraram o município e impossibilitaram a administração de atender muitas reivindicações que beneficiariam o município.
Conhecido como Fann Estourado, o cantor brumadense Fann Leite da Silva, esteve no Rio de Janeiro em busca de novas influências musicais para compor seu novo repertório. Na cidade, nesta quarta-feira (30), ele teve um encontro emocionado com o vocalista norueguês da Banda A-ha, Morten Harket, que está com 53 anos. O artista solicitou um tradutor para tornar o encontro mais próximo e tratou o cantor brumadense muito bem. “Foi uma emoção indescritível encontrar com um dos maiores vocalistas da história da música pop. Ele foi muito legal e me tratou de uma forma que não tive como conter a emoção”, disse Fann. O A-ha foi uma das grandes atrações do Rock In Rio 2015.
Nesta quarta-feira (30), acontece no centro de convenções Anhembi, em São Paulo, o IN2015 - Congresso Latino Americano de Osseointegração. O evento, que é uma edição especial do Latin American Osseointegration Congress, será uma oportunidade de os profissionais da odontologia debaterem os rumos da implantodontia e suas aplicações práticas. A Implantodontia está completamente integrada aos principais ramos da Odontologia, destacando-se como um procedimento protético multidisciplinar que revigorou o papel do cirurgião-dentista como profissional de saúde. Representando a região, a Risoclin Odontologia está presente no evento com o Moacir Pires, mostrando o compromisso com os pacientes em oferecer o que a Odontologia tem de melhor.
Descontentes com a justificativa de crise e de limite da lei de responsabilidade fiscal, os servidores públicos municipais de Brumado se reunirão em assembleia na porta da prefeitura, na tarde desta quarta-feira (30). Representantes sindicais vão participar de uma mesa de negociações com a administração, pois os professores são os que mais questionam os números da prefeitura. Técnicos da APLB sindicato apontam que o município ainda está longe do seu limite percentual e que poderia atender a reivindicação da categoria, de 13% aos magistrados. Joel Câmara, consultor técnico da APLB, disse em entrevista ao site Brumado Notícias que o prefeito pode estar sendo mal orientado por sua assessoria jurídica e contabilidade e, por isso, vem se negando a atender a pauta dos professores. Segundo ele, a folha do município ainda está na casa dos 48%, o que daria uma larga margem para o gestor atender as reivindicações salariais. Há duas semanas que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindisemb) protocolou o indicativo de greve e, embora a palavra greve não tenha sido citada durante a audiência desta manhã, o clima apontava para uma possível paralisação, caso não haja um acordo entre a administração e os representantes sindicais. O prefeito Aguiberto Lima Dias disse em entrevista a nossa reportagem que seria injusto uma greve diante do atual momento que o município atravessa, com a queda de receitas e corte de repasses. “Estamos com perda acima de 30% dos nossos recursos. Não posso colocar uma corda no pescoço e levar o município a dificuldades, infelizmente temos de desacelerar e administrar com responsabilidade. A greve seria muito injusta conosco diante da atual situação”, reiterou ele.
Após audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (30), na Câmara de Vereadores, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PDT), sinalizou que poderá propor redução do próprio salário e dos cargos de confiança para que o município consiga zerar suas contas e não seja penalizado pela lei de responsabilidade fiscal. As palavras do prefeito foram ditas depois da apresentação do relatório das metas fiscais do 2º quadrimestre do ano de 2015, relatado pelo secretário municipal da fazenda, Raimundo Lima Dias. Diante dos números, o prefeito ouviu queixas da plateia repleta de servidores públicos municipais, que não ficaram satisfeitos com a justificativa antecipada de que o município não pode se onerar com percentual acima do estabelecido a fim de não ultrapassar o limite percentual de 60% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O prefeito e o secretário reforçaram que o município já chegou ao limite prudente de 57% de sua folha. Questionado pelo site Brumado Notícias sobre que medidas tomar, o gestor disse que podem ser necessárias soluções mais drásticas. “Talvez tenhamos de sentir o corte na carne. Se houver condições legais faremos os cortes necessários, seja nas horas, na CET, ou até na redução do salário do prefeito, da vice-prefeita e dos cargos de confiança. O que eu não posso é usar de irresponsabilidade e colocar o município em situação de risco, pois o município está acima de todos nós”, asseverou o prefeito brumadense.
Na última terça-feira (29), a caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) iniciou ações educativas e de fiscalização no município de Guanambi. Em uma blitz realizada em uma avenida movimentada da cidade, 84 veículos foram abordados e 12 apreendidos. A equipe do Detran também visitou a Escola municipal Getúlio Vargas para ensinar noções de trânsito aos estudantes. Ainda em Guanambi, duas autoescolas conveniadas ao Detran foram vistoriadas. As empresas não apresentavam irregularidades. As ações na cidade prosseguem até a sexta-feira (2).
De acordo com a pesquisa CNI-Ibope, divulgada nesta quarta-feira (30) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) foi considerado ótimo ou bom por 10% dos brasileiros em setembro, praticamente igual aos 9% registrados em junho - o percentual de pessoas que avaliam o governo como ruim ou péssimo oscilou de 68% para 69%, este é o maior registrado nos 27 anos da pesquisa CNI-Ibope. O levantamento ainda revelou que a queda na popularidade enfrentada por Dilma Rousseff neste início do segundo mandato é maior do que a registrada pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Em dezembro de 2014, último mês do primeiro mandato, 40% da população considerava o governo Dilma ótimo ou bom. O número caiu para 10% agora em setembro de 2015, similar ao verificado no fim do governo de José Sarney, em 1989. Além disso, foi comprovado que 82% da população desaprovam a maneira de governar e que 77% não confiam na presidente Dilma.
A Petrobras justiçou dificuldades de caixa e um nível elevado de endividamento para reajustar a partir desta quarta-feira (30) o preço da gasolina em 6% e o preço do diesel em 4%. A alta na refinaria deve ser repassada ao consumidor, com impactos na inflação deste e do próximo ano. Este é o segundo aumento na gasolina, pois, na última sexta-feira (25), já havia ocorrido outra elevação na casa dos 6%, e a gasolina, que antes custava R$ 3,38, foi para 3,49. Com o novo aumento anunciado para hoje, o consumidor brumadense começou a pagar mais caro pelo combustível e a gasolina subiu para 3,849 - o Diesel, de R$ 2,999, subiu para R$ 3,239. Outra justificativa da Petrobras é que com a disparada do dólar os preços dos dois combustíveis no Brasil passaram a ficar mais baixos do que no mercado externo, mesmo em um cenário de queda no preço do petróleo no mercado internacional.
As contas do governo registraram, nos oito primeiros meses deste ano, um déficit primário inédito – quando as despesas são maiores do que as receitas, sem contar os juros da dívida pública – de R$ 14,01 bilhões, informou a Secretaria do Tesouro Nacional nesta terça-feira (29). No mesmo período do ano passado, foi registrado um superávit de R$ 4,69 bilhões, de acordo com números do Tesouro Nacional. Até então, o pior resultado para o período havia ocorrido em 1997 – quando teve início a série histórica do Tesouro, com um superávit de R$ 4,59 bilhões. O resultado ruim das contas públicas acontece em um momento no qual a economia brasileira está em recessão, o que influencia, para baixo, a arrecadação do governo. De janeiro a agosto, a arrecadação teve o pior desempenho para este período desde 2010. “A performance da receita está claramente atrelada à atividade econômica e, dado o grau de incerteza, está performando um pouco abaixo do esperado”, declarou o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive. Ele acrescentou que também houve uma queda de R$ 11 bilhões, na parcial deste ano, no recebimento de "royalties" do petróleo - por conta da queda do preço do produto no mercado internacional. As informações são do G1.
No próximo dia 4 de outubro, a Secretaria de Saúde de Caculé vai promover um Passeio Ciclístico, com concentração às 6h no Colégio Municipal Professor Vespasiano Filho e encerramento na Praça da Lagoa Manoel Caculé. Na oportunidade, serão realizadas aulas de Body Combat e dança. O movimento lançará a campanha municipal de prevenção contra o câncer de mama e de próstata, o Outubro Rosa e Novembro Azul, com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância de ações preventivas, o cuidado com a saúde, bem como a importância dos exames regulares com médicos especializados.
Os bancários da região se reuniram em assembleia na noite da última terça-feira (29) para avaliar a contraproposta oferecida pelos bancos. A categoria recusou, por unanimidade, e deliberou pela deflagração da greve por tempo indeterminado a partir do dia 06 de outubro. A Campanha Nacional dos Bancários teve início no dia 11 de agosto com a entrega da minuta à Fenaban. Após quatro rodadas de negociação, os representantes dos bancos se negaram a assumir compromisso com a manutenção dos empregos e não propuseram melhorias para a saúde dos trabalhadores, condições de trabalho, segurança e igualdade de oportunidades. No último dia 25, os bancos apresentaram a pior proposta de reajuste da remuneração dos últimos anos: 5,5% em todas as verbas, sendo que a categoria reivindica 16%. Segundo os bancários, o valor oferecido pelos bancos nem mesmo repõe a inflação, que acumulou 9,88% até o início de setembro. Na segunda-feira (5), a categoria se reúne mais uma vez em assembleia para organização da greve ou deliberar sobre uma nova proposta, caso seja apresentada.
Um norte-americano, identificado como Christopher Cannella, de 39 anos, invadiu a pista do aeroporto John F. Kennedy, nos Estados Unidos, logo após a decolagem do voo do papa Francisco, no último domingo (27). Cannella estava armado com uma faca e entrou no local de acesso restrito mostrando uma credencial dos bombeiros. O homem seguiu um comboio que acreditava ser do Pontífice, quando na realidade, perseguia o do presidente do Turcomenistão. Ao perceber o erro, ele mudou de direção e começou a seguir os carros da comitiva que transportavam o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi. Por causa de sua movimentação suspeita, os seguranças seguiram o homem e o prenderam. O líder da Igreja Católica partiu às 9h para a Filadélfia e o incidente ocorreu às 18h. As informações são dos jornais Daily News e New York Post.
Uma equipe de técnicos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estão no município de Carinhanha realizando levantamento de informações preliminares para elaboração do projeto e orçamento da sinalização vertical e horizontal das vias da cidade. A visita é fruto do pedido apresentado ao governador Rui Costa (PT) durante audiência da deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e do prefeito de Carinhanha, Paulo de Yonara (PT). Na oportunidade, o governador afirmou que não mediria esforços para atender aos pedidos. As intervenções têm o objetivo de melhorar as condições de tráfego, deslocamento e segurança dos habitantes e condutores do município, além de garantir a ordem no trânsito.
Com dificuldades de caixa e um nível elevado de endividamento, a Petrobras reajusta a partir desta quarta-feira o preço da gasolina na refinaria em 6%. O preço do diesel subirá 4%. A alta na refinaria deve ser repassada ao consumidor, com impactos na inflação deste e do próximo ano. Com a disparada do dólar, os preços dos dois combustíveis no Brasil passaram a ficar mais baixos do que no mercado externo, mesmo num cenário de queda no preço do petróleo no mercado internacional. Segundo fontes, o reajuste era considerado essencial para a companhia no momento. “Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais Cide e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS”, informou o comunicado da estatal. As informações são de O Globo.
Durante a madrugada desta quarta-feira (30), um grupo armado invadiu a cidade de Iramaia, na Chapada Diamantina, e explodiu a agência do Banco do Brasil. Segundo apurou o site Brumado Notícias, fortemente armados, os indivíduos desligaram a energia e os canais de comunicação do município e ainda intimidaram os policiais locais, que não puderam reagir.
Em seguida, o grupo posicionou as dinamites nos caixas eletrônicos e a explosão foi ouvida em toda cidade, assustando os moradores. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, os bandidos fugiram por estradas vicinais levando uma quantia não revelada. Os veículos utilizados foram abandonados no meio do caminho e a polícia já iniciou as buscas para localizar o grupo.
O site Brumado Notícias já contou a história da costureira Maria Luiza dos Santos, que com recursos próprios mantém 30 cães e 40 gatos, tendo que pagar dois alugueis para abrigar os animais. A mulher começou a recolher os bichos em situação de risco das ruas, muitos à beira da morte. Após a matéria veiculada no dia 06 de maio deste ano, a costureira recebeu algumas doações de rações e remédios, mas as doações pararam e a costureira mais uma vez se viu sozinha para dar conta de garantir o abrigo dos animais recolhidos.
“Não é uma coisa que eu quero fazer, pois me apeguei a cada um desses ‘amiguinhos’, no entanto, sou eu que mantenho as despesas da casa e tenho netos morando comigo. Do jeito que as coisas estão subindo de preço, ou eu dou o de comer a família ou alimento os animais. Peço ajuda da população, pois sozinha não vou conseguir manter esse abrigo e serei obrigada a devolver esses indefesos animais para as ruas”, disse ela, emocionada. Para não abrir mão dos animais, a costureira está se mudando para uma casa menor para pagar um aluguel mais barato e continuar ofertando um teto aos animais recolhidos. Quem puder ajudar, pode entrar em contato pelo celular (77) 9970-1567.
No Mato Grosso do Sul, a iniciativa de uma escola deu origem a uma lei municipal que pune o aluno que apresenta mau comportamento com medidas educativas, como limpar o banheiro da escola. O projeto começou de forma piloto em uma das instituições do município e virou lei após proposta da Promotoria da Infância e Juventude. Segundo o Jornal Nacional, casos de indisciplina costumavam levar até um ano para ter uma decisão judicial. O promotor da Infância e Juventude, Sérgio Harfouch, explicou que, com a força dessa lei, dentro de 48 horas, no máximo, o aluno está sendo levado a uma ação pedagógica para reparar o dano.
Está cada vez mais evidente que há um descontentamento e até um possível afastamento do presidente da casa legislativa brumadense, Alessandro Lôbo (PSL), com o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), pois pela terceira sessão seguida o parlamentar alfineta o ex-gestor. Na oportunidade, Lôbo dirigiu um conselho ao atual prefeito, Aguiberto Lima Dias (PDT), criticando Vasconcelos. “Não seja como o ex-prefeito Eduardo”, disse ele, na sessão legislativa da última segunda-feira (28), se referindo ao atual momento de negociação entre a prefeitura e os professores. Alessandro relembrou a ocasião em que o antigo gestor mandou os professores sentarem no formigueiro e rezar. “Esperamos que Aguiberto não siga Eduardo no mau exemplo referente ao trato com os professores. Na luta por reajustes salariais, o ex-prefeito mandou os professores sentarem no formigueiro. Espero que Aguiberto não tenha a mesma atitude neste momento em que os professore lutam pelas suas melhorias salariais e condições de trabalho”, reiterou o parlamentar. Com os conselhos, o que transparece é que o grupo que outrora sustentava uma fachada de união começa a apresentar uma grande rachadura em sua base, o que poderá mudar todo o cenário das pretensões eleitorais do próximo ano.