A guarda civil municipal de Brumado conseguiu frustrar a ação de meliantes que arrombaram três estabelecimentos públicos da cidade na tarde do último domingo (03). O primeiro ocorreu no mercado municipal, onde uma guarnição que realizava ronda percebeu a ação dos meliantes. Utilizando uma ferramenta, eles danificaram uma porta de ferro que dá acesso aos açougues do local. Após impedir o crime, a patrulha se deparou com situação semelhante, desta vez nos prédios do Juizado de Pequenas Causas e do IBGE. Os bandidos conseguiram acessar o prédio do juízo pela casa onde funcionava o Caps, quebrando cadeados e arrombando uma janela por onde invadiram uma repartição. Quando perceberam a presença dos guardas, os bandidos abandonaram o local e fugiram para o prédio do IBGE, onde arrancaram as telhas e danificaram o forro de PVC. Temendo a presença da guarda municipal, os bandidos imprimiram fuga correndo por cima do telhado até chegarem à agência dos Correios. Em seguida, desceram e seguiram pela linha férrea que corta a cidade.
A polícia suspeita de que no mercado os marginais estivessem em busca de linguiças caseiras que são preparadas pela manhã, como já aconteceu outras vezes. Já no juizado de pequenas causas a suspeita é de que o foco dos marginais fossem as armas apreendidas e drogas. Quanto ao IBGE, a polícia acredita que houve um erro de endereço por parte dos arrombadores, mas não se tem certeza de qual seria o verdadeiro destino, tendo em vista que na região há um bloco com diversos setores públicos, dentre os quais da própria Guarda Civil Municipal, que recentemente recebeu novo fardamento e equipamentos para trabalho. Os marginais deixaram para trás um pé de cabra e algumas camisas que foram encaminhadas ao departamento de polícia técnica.
Mais um acidente foi registrado no último final de semana na região. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Sindeval Silva Brito, de 34 anos, mais conhecido como Deval, morreu em um acidente automobilístico registrado no último domingo (03), na BR-030, próximo ao Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu. Ele perdeu o controle do carro na rodovia e colidiu contra a mureta do acostamento. A polícia está investigando as causas do acidente. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado. Sindeval era baiano, mas trabalhava como cabeleireiro em São Paulo. Ele estava viajando para Tanhaçu para visitar os familiares que moram no Distrito de Sussuarana. Um amigo da vítima disse ao site Brumado Notícias que ele estava muito animado para vir à Bahia visitar os familiares e amigos.
Em 2015, apesar da crise econômica vivida em todo país, o legislativo brumadense conseguiu concretizar um plano de trabalho com efetivas realizações. O presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Lôbo (PSL), dirigiu os trabalhos juntamente com a mesa diretora e, ao longo do ano, muitas conquistas foram alcançadas. Na área da inclusão digital, o legislativo disponibilizou uma rede de Wi-Fi na praça onde está localizado, oferecendo internet de forma gratuita para a população. Também foram entregues aos brumadenses a biblioteca pública e o infocentro, duas importantes obras que ofertaram dois locais amplos, arejados e climatizados para a realização de pesquisas escolares. O infocentro conta com computadores ligados à rede de internet, funcionando de segunda a sexta até às 20h, e também aos sábados.
A gestão de Lôbo, contrariando o panorama econômico apresentado na maioria do país e, mais efetivamente em muitos municípios circunvizinhos a Brumado, realizou os pagamentos salariais em dia, 13º salário e concedeu reajuste salarial aos servidores. Além disso, todos os débitos junto aos fornecedores foram honrados. A aprovação das contas do ano de 2014 pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) foi uma demonstração de que o trabalho está sendo realizado de forma correta. Ao Executivo, foram devolvidos mais de R$ 200 mil para serem investidos na área da saúde. Para o presidente do legislativo, o ano de 2015 pode ter sido considerado de crise, mas para os que souberam, através do planejamento, direcionamento, metas e acima de tudo compromisso e comprometimento com a aplicação dos recursos públicos, foi possível realizar um profícuo trabalho, efetivando inúmeras ações em prol da população do município.
Vivendo um momento de projeção em sua carreira, o cantor brumadense Fann Leite participou do Especial de Ano Novo do Programa Universo Axé, da TV Aratu, que reúne música, cultura, entretenimento e notícias do dia a dia do mercado musical baiano. O programa, apresentado por Alex Lopes, é conhecido por apresentar ao grande público artistas consagradas ou novos talentos. Fann Estourado participou do programa que foi ao ar na última sexta-feira (1º). O artista acabou de lançar o projeto “Baixinho Delícia” e já conquistou um grande número de fãs e reconhecimento da mídia baiana. A música Baixinho Delícia promete ser um dos grandes hits do verão 2016.
Mais de dez mil pessoas passaram pela Praça da Matriz, em Tanhaçu, no último dia 31, onde foi realizada pela prefeitura municipal a festa de Réveillon da cidade. Os cantores Edu e Maraial, Thiago Pires, João Pinto e Pezão fizeram a melhor festa da virada de ano da região em cima do Trio Elétrico Pirajos. O prefeito João Francisco Santos (PT) discursou durante o evento, relembrando aos presentes que não iria realizar a festa devido à crise financeira e as dificuldades que as prefeituras vêm enfrentando. Porém, segundo ele, a prefeitura conseguiu se planejar e realizar o evento, além de ter conseguido efetuar o pagamento do 13º salário dos funcionários e de todos os seus fornecedores. “Encerramos um ano difícil e iniciamos um novo ano com o pé direito e muita vontade de trabalhar para encerrar o segundo mandato de cabeça erguida e com a consciência do dever cumprido. Feliz 2016 a todos”, disse ele.
Um jovem de 17 anos morreu em um grave acidente registrado na última sexta-feira (1), na BA-148, entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Ricardo Neves Alves estava em um veículo D20 com mais cinco pessoas a bordo. O motorista, identificado como o pai do jovem, teria capotado o veículo depois de evitar uma colisão frontal com outro veículo, que teria invadido a contramão. O carro saiu da pista e acabou capotando. O jovem sofreu graves lesões e chegou a ser socorrido, juntamente com os outros feridos, ao Hospital de Livramento, mas não resistiu. Os outros passageiros tiveram apenas ferimentos leves. O pai de Ricardo, que conduzia o veículo, estava na casa de familiares em Livramento.
Quer emagrecer rápido, mas de maneira saudável e com resultados duradouros? O método 5 S consiste na reprogramação do hipotálamo, responsável pela sensação de saciedade. Baseado 100% em fisiologia, o tratamento dura 3 meses e possui três fases: eliminação, manutenção e reeducação. Em todas as fases o paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar e um grupo de apoio. É um tratamento completo e que será trabalhado de forma personalizada. Em Brumado, a Clínica Luiza Feres oferece esse tratamento revolucionário, solução para a obesidade e o sobrepeso. A fisioterapeuta Luiza Feres está habilitada a realizar esse método em Brumado e região. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais sobre esse método e suas vantagens. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 99962-3010/ 99997-3200.
Com unidades em Caetité e Ibitira, o Lapeclin - Laboratório de Análises Clínicas tem a sua central de atendimento localizada na Rua Tibúrcio Leite, nº 15, em Brumado. Trabalhando com confiança, segurança e excelência, o Lapeclin dispõe de uma série de exames: bioquímica, hormônios de fertilidade, urínalise, hematologia, imunologia, parasitologia, hemostasia, marcadores tumorais, citologia, hormônios da tireoide, bacteriologia, marcadores cardíacos, exames pré-natais, exames de DNA, entre outros. Se você valoriza profissionais capacitados, um laboratório equipado com toda tecnologia necessária e a confiança de resultados precisos, faça seus exames no Lapeclin. Há 29 anos no mercado atendendo com excelência e referência como o melhor laboratório da região. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-2040.
Destaque neste ano como o melhor centro de estética do olhar de Brumado e região, o SPA Glamour da Sobrancelha tem novidades para todos os seus clientes. Especializado em técnicas nacionais e internacionais de visagismo de sobrancelhas, incluindo a famosa técnica de dermopigmentação, o SPA Glamour também é referência no alongamento de cílios. Além disso, o centro de estética conta com uma sala específica para limpeza de pele profunda e rejuvenescimento facial, uma sala exclusiva de depilação, banho de lua e esfoliação, com todos os materiais esterilizados e assépticos, e a grande novidade: unhas em gel, acrigel e porcelana, o alongamento de unhas que é febre entre os maiores centros de estética do mundo. Faça uma visita e marque a sua avaliação no SPA Glamour da Sobrancelha, o que há de melhor em estética para você. O centro de estética fica localizado na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 554 A, Centro. Para marcar uma avaliação, ligue (77) 3441-5713 ou (77) 99827-1358 (whatsApp).
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.
Focos de incêndio voltaram a atingir áreas de vegetação em cidades na Chapada Diamantina, região turística da Bahia que teve milhares de hectares destruídos pelo fogo nos últimos meses do ano. Segundo informações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, na tarde de sexta-feira (1º), houve reignição de focos, principalmente, na área que pertence ao município de Ibicoara. Também há registro de focos em Mucugê. “A área que mais preocupa é Ibicoara porque é onde há uma situação muito insistente do fogo. E hoje [sábado, 2] tomou uma proporção maior”, afirma o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Esplenger. Áreas urbanas não foram afetadas pelas chamas, mas é possível ver a fumaça a quilômetros de distância. Ainda de acordo com o secretário, o combate ao fogo já é feito com o trabalho de brigadistas e bombeiros em terra, além do lançamento de água por meio de aeronaves. “Podemos dizer que é um velho fogo que voltou a queimar em Ibicoara. São focos relativamente fortes, mas ainda não podemos confirmar a extensão desses focos”, afirmou Tatiana Portela, secretária municipal do Meio Ambiente de Ibicoara. As informações são do G1.
Investigações realizadas pela Polícia Federal descobriram um rombo de R$ 5 bilhões no Postalis, o Instituto de Seguridade dos Correios, e apontam malversação das contribuições feitas pelos servidores da empresa. Segundo a Folha de S. Paulo, o montante é resultado da análise de investimentos feitos pelo instituto nos últimos quatro anos. O relatório que traz estas irregularidades foi entregue à Justiça Federal do Rio em 15 de dezembro. O documento, que responsabiliza 28 pessoas, entre diretores e ex-diretores do instituto, além de empresários e executivos do mercado financeiro, traz indícios de crimes de gestão temerária de instituição financeira, contra o sistema financeiro e formação de organização criminosa. Segundo as investigações da PF, os negócios suspeitos ocorreram na administração de Alexej Predtechensky, indicação do PMDB, e na atual gestão de Antônio Carlos Conquista, indicado pelo PT. Entretanto, ainda não se sabe se o dinheiro desviado do Postalis foi embolsado por políticos dos dois partidos. De acordo com a PF, os dois gestores selaram contratos com empresas de consultoria de risco, que avalizavam a aplicação de dinheiro dos contribuintes. No entanto, os investigadores apontaram “conflitos de interesses”, pois executivos das empresas tanto no Postalis como em planos adquiridos. Em nota, o instituto afirmou que Conquista prestou esclarecimentos à PF. Já Alexej Predtechensk não atendeu a reportagem.
O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, criticou o veto da presidente Dilma Rousseff à proposta de reajuste do Bolsa Família pela inflação. Em nota enviada à imprensa, o tucano afirmou que a decisão de Dilma “sacrifica a população que mais precisa do apoio do governo”. “Sem recomposição do poder de compra do Bolsa Família, o alcance social do programa diminui e a crise criada pelo governo do PT invade a vida dos mais pobres”, declarou. De acordo com o Bahia Notícias, o senador seguiu dizendo que, “se quisesse, o governo teria como aumentar o programa”. “Um reajuste de 11,6% do Bolsa Família teria impacto de cerca R$ 3 bilhões. Mesmo na atual situação de grave crise, esse não é um valor que iria gerar maiores problemas”, aduziu. Segundo Aécio, o veto ao reajuste do programa, em tempos de ajuste fiscal, “não é um ato de responsabilidade fiscal”, mas “trata-se de mais um sinal da herança maldita dos governos do PT”.
Entrou em vigor o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que garante aos portadores prioridades em ações judiciais. Sancionada em julho de 2015, a lei 13.146/2015 classifica o que é deficiência, prevê o atendimento prioritário em órgãos públicos e fixa a pena de prisão de 1 a 3 anos para aqueles que discriminarem pessoas com esse perfil. Até o momento, a prioridade só existia para procedimentos administrativos. Com a lei, o atendimento prioritário se torna válido para procedimentos judiciais, que têm pessoas com deficiência como parte interessada; proteção e socorro de circunstâncias; atendimento em todas as instituições e serviços de atendimento público; segurança no embarque de passageiros e recebimento de restituição de Imposto de Renda, para citar alguns exemplos. A lei também atribui ao Poder Público a responsabilidade de capacitar membros e servidores do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, dos órgãos de segurança pública e do sistema penitenciário sobre direitos da pessoa com deficiência. No âmbito criminal, a pena para quem comete discriminação foi ampliada a um terço se a vítima encontrar-se sob responsabilidade do agente e pode chegar a cinco anos de prisão caso a discriminação seja cometida por meios de comunicação social. No caso de apropriação de bens e benefícios de pessoas com deficiência, a pena pode render reclusão de até quatro anos. Impedir ou dificultar o ingresso de um portador de deficiência em planos privados de saúde tem pena de dois a cinco anos de detenção, além de multa. O mesmo se aplica a quem negar emprego, recusar assistência médico-hospitalar ou outros direitos tendo como justificativa a deficiência da pessoa. A cobrança de valores adicionais em matrículas e mensalidades de instituições de ensino privadas também foi proibidas.
O Ministério Público Federal (MPF) pretende enviar até a metade deste ano ao Congresso Federal um pacote com dez medidas contra a corrupção, que ampliam punições, dificultam a anulação dos processos e dão o auxílio para a recuperação de recursos desviados. Até o momento, 1,2 milhão de assinaturas já foram colhidas em todo o Brasil e o mínimo de assinaturas para que o projeto se torne de iniciativa popular é de 1,5 milhão. Clique aqui para conferir o formulário de assinatura.
O ano de 2016 é bissexto, ou seja, tem 366 dias, um a mais do que os anos comuns. Isso acontece porque no mês de fevereiro haverá 29 dias, o que ocorre de quatro em quatro anos. O ano bissexto foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César. Era preciso adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. A volta da Terra ao redor do Sol não é feita em exatos 365 dias, mas sim em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos. Essa fração de dias, arredondada para seis horas, é compensada no ano bissexto, já que seis horas, em quatro anos, são 24 horas, ou seja, mais um dia. De acordo com a Agência Brasil, os antigos romanos também decidiram que esse dia extra seria 29 de fevereiro, o menor mês do ano. Sem o ano bissexto, as estações do ano não teriam datas definidas, como acontece hoje. “A discrepância ficaria tamanha que nós íamos perder completamente o contato entre a realidade do céu e a realidade do nosso papel”, complementa o astrônomo.
O jogador de futebol Neymar Jr. foi vítima de racismo no jogo entre Barcelona e Espanyol, neste sábado (2), segundo o ex-dirigente do Barcelona Toni Freixa. Em post no Twitter, o ex-dirigente escreveu em catalão: “Espero que os gritos racistas a Neymar sejam registrados na ata da arbitragem”. De acordo com a Agência Brasil, o jogo do Campeonato Espanhol é um clássico catalão e terminou em empate, 0 a 0. Esta não é a primeira vez que o jogador Neymar sofre com racismo. Em março de 2014, a torcida do Espanyol jogou uma banana no gramado em direção ao Barcelona. Em 2014, Neymar Jr. e Daniel Alves foram vítimas de racismo na final da Copa do Rei, entre Barcelona e Real Madrid. O caso fez com o que o pai do jogador, Neymar da Silva Santos procurasse a agência Loducca, que lançou a polêmica campanha #somostodosmacacos. Outro caso de racismo no futebol foi o sofrido pelo goleiro Aranha, então do Santos, clube que deixou em 2015. O jogador foi chamado de macaco durante partida. Aranha recebeu manifestações de apoio de todo o Brasil, e a repercussão do caso levou ao indiciamento dos torcedores que o insultaram.
No município de Dom Basílio, no sudoeste baiano, três pessoas de uma mesma família, morreram afogadas em uma lagoa neste sábado (02). Segundo apurou o site Brumado Notícias, os mortos são pai, mãe e filha que são residentes na cidade de Caturama. O local da tragédia foi em uma fazenda de plantação de manga na região. De acordo com moradores da cidade, os corpos já foram retirados da lagoa e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade de Brumado já está no local e realizam o levantamento cadavérico das vítimas. Ainda de acordo com populares, não se sabe ainda as causas, mas uma pode ter tentado ajudar o outro que estava afogando e ambos morreram.
O cenário está dado. Para o setor de infraestrutura, 2016 deverá ser um ano tão ou mais complicado que 2015. Na avaliação dos especialistas, o estrangulamento dos cofres públicos continuará a travar os investimentos sobre as grandes obras, o que só tende a agravar o cenário, porque adia a conclusão dos projetos e, consequentemente, aumenta os custos dos projetos. “Os indicadores apontam que o primeiro trimestre de 2016 poderá ser o pior da história da República. A maioria das empresas que deu férias coletivas neste fim de ano não vai conseguir fazer com que seus funcionários voltem ao trabalho em março”, avalia Adriano Pires, presidente do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie). “O País poderá encolher 6,5% no biênio 2015/2016, pressionando a inadimplência, o endividamento e o desemprego. É o pior resultado desde 1931”. Para o secretário-geral da organização Contas Abertas, Gil Castello Branco, os desdobramentos da Operação Lava Jato, que levaram à prisão dos presidentes e diretores das maiores empreiteiras do País, complicaram a situação do setor de infraestrutura, mas não podem ser entendidos como a causa central do problema. “Atribuir à Lava Jato esse cenário é algo absolutamente falso. As empresas continuam recebendo, sem nenhuma restrição. Elas não estão impedidas de receber recursos públicos, nem foram consideradas inidôneas até hoje. Todas podem seguir nos contratos e até celebrar aditivos, só que não conseguem porque o País parou. O que estamos vendo é retração econômica pura”, avalia Gil. As informações são do Estadão.
A presidente Dilma Rousseff (PT) reavaliou o ano que passou e planejou novos desafios para 2016. Em um artigo publicado no jornal "Folha de São Paulo", nesta sexta-feira (01), a presidente afirmou que este ano será de muitos ajustes e reformas. No texto, Dilma diz esperar o apoio do Congresso Federal para aprovar as reformas no orçamento para que haja o equilíbrio das contas. Ela reconheceu que cometeu erros em 2015. No entanto, afirmou que eles só foram agravados por fatores da economia internacional e pela “instabilidade política que se aprofundou por uma conduta muitas vezes imatura de setores da oposição que não aceitaram o resultado das urnas e tentaram legitimar sua atitude pelas dificuldades enfrentadas pelo País”. A presidente disse que neste ano o governo vai dar continuidade a redução de gastos e que vai insistir nas negociações para as reformas tributária, trabalhista e previdenciária. Ao longo do texto, Dilma coloca como prioridade o combate a inflação. Ela reafirmou, o que disse no Twitter, na quinta-feira (31/12), que 2015 foi muito duro e que é preciso reavaliar as expectativas. Ela assumiu o compromisso de ter um superavit primário de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto), e afirmou que a prioridade do governo federal é de enfrentar a inflação. Todas as previsões sem transferir a conta para os que mais precisam, segundo ela. Ao final fez questão de lembrar o combate da corrupção e afirmou que elas devem continuar, mas assegurando o direito de defesa - dos acusados -, punindo os responsáveis sem destruir empresas e empregos. Dilma Rousseff finalizou dizendo que “o Brasil é maior do que os interesses individuais e de grupos. Por isso, quero me empenhar para o que é essencial: um Brasil forte para todo o povo brasileiro”.
A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou, com sete vetos, uma lei que aumenta a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre bebidas quentes, como vinho, cachaça e outros destilados. O texto também suspende a isenção concedida por dez anos de algumas tarifas a computadores, smartphones, notebooks, tablets, modens e roteadores. nova lei foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União" editada na quinta-feira (31). As novas regras faziam parte de uma medida provisória, agora convertida em lei, enviada ao Legislativo como parte do pacote de ajuste fiscal do governo, já que visa aumentar a arrecadação por meio do aumento de tributos ao setor produtivo. De acordo com o G1, o texto prevê o pagamento de alíquota cheia de PIS e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) para os itens de informática a partir deste mês, durante todo o ano de 2016.
Neste ano de 2016, a maioria dos feriados e datas festivas na Bahia cairá durante a semana. O Ministério do Planejamento ainda não divulgou o calendário oficial, mas já é possível começar a se programar, principalmente para viajar. Confira a lista de feriados.
Ano-novo - 1º/1 (sexta-feira) - feriado
Carnaval - 9/2 (terça-feira) - feriado
Quarta-feira de Cinzas - 10/02 - não é feriado, mas é data festiva
Sexta-Feira da Paixão - 25/3 (sexta-feira) - feriado
Páscoa - 27/3 (domingo) - feriado
Tiradentes - 21/4 (quinta-feira) - feriado
Dia do Trabalho - 1º/5 (domingo) - feriado
Corpus Christi - 26/5 (quinta-feira) - feriado
São João 24/06 - (sexta-feira) - feriado na Bahia
Independência da Bahia - 2/7 (sábado) - feriado na Bahia
Independência do Brasil - 7/9 (quarta-feira) - feriado
Nossa Senhora Aparecida - 12/10 (quarta-feira) - feriado
Finados - 2/11 (quarta-feira) - feriado
Proclamação da República - 15/11 (terça-feira) - feriado
Natal - 25/12 (domingo) - feriado
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior na primeira edição de 2016. As inscrições serão abertas no dia 11 de janeiro e irão até o dia 14. O número aumentou em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando foram ofertadas 205,5 mil vagas. O número de instituições participantes também aumentou. Eram 128 em 2015. De acordo com a Agência Brasil, pode participar o estudante que participou da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obteve nota acima de 0 na prova de redação. O edital desta edição do Sisu foi publicado no Diário Oficial da União na quarta (30). O candidato pode se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno. O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês. Por meio do Sisu, os estudantes participantes do Enem concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. As notas do Enem serão divulgadas no dia 8 de janeiro, de acordo com o MEC.
A tabela dos novos preços dos serviços dos Correios está valendo desde ontem (1º). As tarifas de entrega de cartas e telegramas aumentaram 8,89%. O valor do envio de uma carta não comercial, por exemplo, passou de R$ 0,95 para R$ 1,05. A carta comercial está R$ 0,10. Já a carta social, voltada aos beneficiários do programa Bolsa Família, permanece com a tarifa de R$ 0,01. O serviço de encomendas não sofreu reajuste. Com a correção das tarifas em todo o país, a expectativa dos Correios é que as receitas da empresa cresçam R$ 780 milhões por ano.
De acordo com especialistas em mercado de trabalho, o ano não deve começar bom para o Brasil quando se fala em vagas de emprego. Só neste ano, o país pode perder até 2,2 milhões de vagas com carteira assinada. Sem a retomada da economia, a inflação e o desemprego devem atingir com maior força o setor de serviços e comércio. Ainda segundo os especialistas, uma mudança neste quadro só deve ocorrer a partir de 2018.