Com apenas três meses de inauguração, a A4 Veículos recebeu a premiação Bandeira ouro, concedida pela Bradesco Financiamentos a empresas que atingem grandes volumes de financiamentos associados ao índice zero de inadimplência no mercado. Sendo assim, os consumidores de Brumado e região passam a contar com as menores taxas de financiamentos disponíveis. Agora, antes de adquirir o seu carro, faça uma visita a A4 Veículos e veja todas as opções de financiamento. A concessionária agradece a todos os clientes e amigos por esta conquista. A A4 Veículos fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, bem no centro de Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-4555.
Faltam 4 dias para o show mais esperado do ano em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Nesta edição do Forró Maracubom, a principal atração é o cantor Wesley Safadão, que se apresentará no dia 20 de março em um grande show. A festa acontece no Espaço Tio Dedé, em Livramento de Nossa Senhora. Além do artista de maior sucesso do momento no país, o evento também contará com shows da Banda Turma da Bregadeira, do cantor Fann e da Dj Samira Lima. O Forró Maracubom 2016 é produzido por Janete Meira Produções.
Com o objetivo de qualificar o corpo docente municipal, com ênfase na educação infantil, o Governo de Caculé, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, e em parceria com a Uneb de Brumado, inicia nesta quinta-feira (17), às 8h, o curso de licenciatura em Pedagogia. O curso será presencial e funcionará quinzenalmente de quinta-feira a domingo, totalizando 80 horas ao mês, no antigo prédio da Escola Municipal Formigli Rebouças. “Foi pensando nessa formação qualificada que o governo municipal e a Uneb trouxeram, de forma ímpar e histórica, o nível superior gratuito e de qualidade, com o compromisso de profissionais que tem a seriedade, responsabilidade e compromisso como pauta em suas vidas”, disse a coordenadora do curso em Caculé, a professora mestre Maria Angélica Rocha Fernandes.
Na última segunda-feira (14), um homem de 23 anos, identificado como Romário Souza Santos, foi morto com um golpe de faca no pescoço no Centro de Abastecimento de Guanambi, no sudoeste baiano. O crime teria sido cometido por Antônio Souza Cana Verde, de 62 anos, que trabalha no Mercado Municipal. O suspeito alega ter agido em legítima defesa, pois, segundo ele, a vítima e mais dois homens teriam tentado assaltá-lo. O idoso chegou a ser preso, mas foi solto, mediante um alvará de soltura, na última terça-feira (15). A vítima é bastante conhecida da polícia, com diversas passagens por crimes praticados na cidade. O processo segue na justiça criminal de Guanambi e o acusado vai responder o processo em liberdade. Os outros dois homens que tentaram assaltar o idoso não foram localizados.
A diretoria do Flamengo de Guanambi divulgou a logística de venda e o valor do ingresso para o grande jogo entre o Beija-flor do Sertão e Vitória, que ocorrerá no sábado (19), no Estádio Municipal 2 de Julho, às 18h30. Serão colocados 2.520 ingressos à venda nas bilheterias do estádio, sendo o primeiro lote a partir das 9h de sexta-feira (18) e o segundo no mesmo horário do sábado. Os ingressos para a partida custam R$ 40 e a expectativa é de lotação máxima. O jogo de volta está marcado para o dia 26 de março, às 18h30, no Barradão, em Salvador. O Flamengo de Guanambi já levou 6.932 torcedores ao estádio nos três jogos em casa na primeira fase, sendo a quarta equipe no ranking de público e renda, superando equipes tradicionais da primeira divisão do campeonato.
Um dos itens mais importantes para garantia da segurança do presídio de Brumado é a concretagem. A base dos pavilhões onde ficarão os detentos recebeu atenção redobrada com camadas de aço e concreto. Essa particularidade da obra ficou por conta do Grupo Hitz, que sub-empreitou o serviço. O jovem empresário Cézar Paulo visitou a obra ao lado do secretário de assuntos penitenciários e ressocialização, Nestor Duarte, e recebeu vários elogios pela qualidade dos serviços prestados pela empresa no empreendimento. Além da parte de concretagem, a Hitz também tem participação na parte elétrica e locação de maquinários que têm ajudado a impulsionar a obra. “Fico feliz por estarmos contribuindo de alguma forma com a segurança para nossa cidade e, através desse reconhecimento que temos recebido, estamos nos aprimorando ainda mais nesse empreendimento”, comentou Cézar Paulo ao site Brumado Notícias.
Ao lado do seu advogado, o brumadense Tiago Zanfolin Santos da Silva, de 26 anos, conversou com a imprensa na manhã desta quarta-feira (16) e negou as acusações de ter praticado crimes de injúria racial e racismo e de fazer parte de uma organização criminosa. O acusado explicou que os ataques partiram de perfis falsos criados dentro de um grupo que era administrado por ele. Tiago esclareceu que os grupos foram criados apenas para compartilhamento de conteúdo e outros grupos que não são ligados a esse tipo de crime. Segundo ele, quando era administrador de um grupo, entre 2013 e 2014, saiu do mesmo e o deixou inativo. Porém, hackers o teriam invadido. Ele chegou a fazer um boletim de ocorrência na delegacia na época. Através do seu notebook e celular, apreendidos pela polícia, Tiago garante que a polícia poderá comprovar que não faz parte de grupos criminosos. Todos os objetos serão encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica do Rio de Janeiro, onde serão periciados. O jovem permanece custodiado temporariamente na delegacia de Brumado.
A presidente Dilma Rousseff (PT) decidiu agora há pouco, depois de muitas horas de reunião, que o ex-presidente Lula vai ocupar a Casa Civil do governo, no lugar de Jaques Wagner, que vai para a chefia de gabinete, dizem líderes petistas. De acordo com o Camarotti, logo após a conversa que definiu que Lula vai se tornar ministro, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), publicou a informação em sua conta pessoal no Twitter. O líder do PT na Câmara, Afonso Florence (PT-BA), também confirmou a ida de Lula para o governo. Florence deu a informação a jornalistas no Salão Verde da Casa. A decisão foi tomada depois de muita conversa entre o ex-presidente e Dilma. Ele chegou a Brasília na tarde desta terça-feira (15) e, no período da noite, ficou mais de 4 horas reunido com a presidente. O encontro não foi suficiente para acertar todos os detalhes e, por isso, teve de ser retomado nesta manhã. As mudanças devem ir além da nomeação de Lula. Dilma discute uma reforma mais ampla do primeiro escalão do governo e deve mexer em outras peças do ministério.
De acordo com informações da Coluna Satélite, do jornal Correio da Bahia, a delação premiada do ex-deputado federal Pedro Corrêa, do PP de Pernambuco, fazem referência direta ao ex-ministro baiano, Mário Negromonte, que é atual conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Negromonte é investigado por suspeita de envolvimento no escândalo de corrupção na Petrobras. Na delação, Corrêa mencionou o nome do ex-ministro ao falar sobre entregas de pacotes de dinheiro para políticos pepistas, encontros com operadores de propina em residências funcionais de Brasília e visitas ao doleiro Alberto Youssef em São Paulo. Os investigadores garantem que os relatos de Pedro Corrêa se somam ao conteúdo dos depoimentos de outros quatro delatores: o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, Alberto Youssef, Rafael Ângulo Lopes, e o empresário Frank Abubakir. Negromonte nega participação no esquema de distribuição de propinas e se diz inocente de todas as acusações.
Na última segunda-feira (14), um homem identificado como João Ferreira Neto, conhecido como João Prosa Boa, morreu afogado em uma barragem na comunidade Duas Lagoas, zona rural de Guajeru. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, na manhã desta terça-feira (15), uma equipe do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista esteve na localidade a fim de retirar o corpo do homem da água. A polícia também esteve na comunidade apurando as circunstâncias da morte. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Brumado (IML) e o laudo da polícia técnica será emitido nos próximos dias.
Nos casos de infecção pelo vírus da zika no primeiro trimestre da gravidez, o risco da ocorrência de microcefalia é de aproximadamente 1%, segundo um novo estudo publicado na revista médica “The Lancet”. A conclusão resultou da análise de dados do surto de zika que atingiu a Polinésia Francesa entre 2013 e 2014. "Estimamos que o risco de microcefalia foi de 1 a cada 100 mulheres infectadas com o vírus da zika durante o primeiro trimestre da gravidez", disse Simon Cauchemez, pesquisador do Instituto Pasteur de Paris e um dos autores do estudo. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores tomaram como base o número de nascimentos durante o surto, o número de bebês diagnosticados com microcefalia, o número de testes positivos para o vírus da zika e o número de casos suspeitos da infecção. De acordo com os resultados obtidos, o risco de microcefalia associada ao vírus da zika é menor do que o risco de malformações associadas a outras infecções. A infecção da grávida por citomegalovírus, por exemplo, resulta em 13% de risco de malformações no bebê. A síndrome da rubéola congênita afeta de 38% a 100% dos bebês cujas mães foram infectadas pelo vírus durante o primeiro trimestre da gravidez. A diferença é que o vírus da zika tem um potencial muito maior de se propagar durante um surto do que outros vírus capazes de levar a malformações de bebês.
A ExpoBrumado 2016 será realizada no Parque de Exposições Gilson Brito, nos dias 15, 16 e 17 de abril. Além da tradicional exposição, o evento contará com apresentações musicais. A festa e diversão estão garantidas ao som de Fann Estourado, o Baixinho da Ostentação, a Banda Gigantes do Brasil, Paulinho Abelha, Silvânia Aquino e Daniel Diau. A exposição terá início na sexta-feira, 15 de abril, e a previsão é de que muitos negócios sejam viabilizados através do evento.
A ex-candidata a vereadora Kátia Cilene Zanfolin da Silva, mãe de Tiago Zanfolim Santos, de 26 anos, preso na madrugada desta quarta-feira (16) acusado de integrar uma organização criminosa que praticou, pela internet, vários ataques injuriosos e racistas às artistas Taís Araújo, Majú, Sharon Menezes, Chris Vianna, Xuxa Meneghel e Angélica, negou o envolvimento do filho. “Meu filho é inocente. Alguém invadiu o computador dele e as redes sociais e postou essas coisas”, disse. Cilene afirmou ainda que a namorada de seu filho é afrodescendente e por isso descarta qualquer crime de injúria e racismo. “Meu filho não vai ficar preso porque ele é vítima disso tudo”, disse a auxiliar de serviços gerais. A polícia apreendeu o celular e o notebook do acusado.
Policiais da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), do Rio de Janeiro, realizaram uma operação para combater o crime de racismo contra atrizes e jornalista da Rede Globo na madrugada desta quarta-feira (16) na Bahia, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão e onze de busca e apreensão. Em Brumado, a polícia também cumpriu um dos mandados de prisão. Tiago Zanfolim Santos, de 26 anos, foi alvo de um mandado de prisão temporária. Segundo o delegado regional Leonardo Rabelo, Tiago integra uma organização criminosa que praticou, pela Internet, vários ataques injuriosos e racistas às artistas Taís Araújo, Maria Júlia Coutinho, Sharon Menezes, Chris Vianna, Xuxa Meneghel e Angélica. Com ele, os policiais apreenderam um computador e um celular. A quadrilha da qual Tiago faz parte também pode estar relacionada a crimes de pedofilia. O indivíduo deve responder pela prática dos crimes de injúria racial, racismo e associação criminosa.
A partir da delação premiada do senador Delcídio Amaral, a Procuradoria-Geral da República deverá decidir nos próximos dias se pede ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito para investigar a conduta da presidente Dilma Rousseff (PT) na nomeação do ministro Marcelo Navarro para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Procuradoria-Geral também deve pedir ao STF a investigação de denúncias contra o vice-presidente Michel Temer (PMDB) e um dos principais líderes da oposição, o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já é alvo da força-tarefa da Lava-Jato, deve ser investigado pelas denúncias de Delcídio. As medidas a serem adotadas estão sendo analisadas pelo Grupo de Trabalho da Procuradoria-Geral da República. Para investigadores do caso, a delação de Delcídio desnuda uma parte importante da estrutura da corrupção na política brasileira. As revelações do senador ajudariam a montar o quadro geral sobre os desvios de dinheiro público que vem sendo traçado desde o início da Lava-Jato há dois anos. Os desvios estariam incorporados às práticas políticas.
Entre os dias 21 e 24 de março, o IFBA de Brumado realiza as matrículas em 2ª Chamada dos aprovados no Processo Seletivo 2016. O horário de atendimento é das 8h às 12h e de 16h às 20h. Os convocados devem se dirigir ao Prédio da UAB, 1º andar, setor da CORES, localizado na Rua Antonio Carlos Magalhães, s/n, Bairro do Tanque. O candidato deve apresentar a documentação exigida no edital de matrícula. Aquele que não comparecer para a matrícula nos prazos determinados perderá o direito à vaga. Dúvidas e mais informações podem ser obtidas através do telefone (77) 3441-1607.
A polícia civil de Brumado deflagrou na manhã desta quarta-feira (16) a Operação Cyberstalking e prendeu um homem por prática de crime e injúria racial contra a jornalista Maria Júlia Coutinho e atriz Taís Araújo, ambas da Rede Globo. O Cyberstalking é diferente da perseguição offline no que diz respeito ao meio de execução, ele age por meios tecnológicos, como a internet. Entretanto, a perseguição virtual pode evoluir para a perseguição real ou ocorrer simultaneamente. Em julho de 2015, Majú, como é conhecida a global, foi alvo de comentários racistas em sua página pessoal na rede social Facebook. Já Araújo teve comentários racistas em sua rede social após publicação de uma foto. O site Brumado Notícias apurou que o delegado coordenador da 20ª Coorpin, Leonardo Rabelo, concederá uma entrevista coletiva à imprensa para falar sobre o caso.
Em sua passagem pelo município de Brumado na última sexta-feira (11), o secretário estadual de agricultura, Vítor Bonfim (PDT), garantiu em entrevista ao site Brumado Notícias que o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e seu antecessor, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), estarão juntos nas eleições municipais deste ano. O secretário não detalhou o posicionamento de cada um na chapa, mas garantiu que o grupo que caminhou junto nas três últimas eleições continuará unificado no próximo pleito. O nome de Eduardo já é dado como certo à pré-candidatura. Em contrapartida, em suas últimas aparições em público, o atual prefeito não garantiu que irá tentar se reeleger. Prefeito e ex-prefeito chegaram no mesmo carro para a coletiva com o secretário de assuntos penitenciários, Nestor Duarte, que esteve na cidade na última semana. Sentaram lado a lado, mas não se falaram e quase não se olharam. Apesar disso, Bonfim afirmou que não há hostilidade entre os postulantes e que está garantida a unificação do grupo. “O grupo brumadense que venceu nas últimas três eleições continuará unido”, reafirmou Bonfim.
Terminou por volta das 23h25, após cerca de quatro horas e meia, o encontro da última terça-feira (15) entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio da Alvorada, em Brasília. Segundo informou o Blog da Cristiana Lôbo, a reunião foi inconclusiva, e os dois decidiram continuar a conversa na manhã desta quarta-feira (16). Acompanhados pelos ministros Jaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), Dilma e Lula discutiram a eventual nomeação do ex-presidente como ministro. Procurada pelo G1, a Secretaria de Comunicação Social informou que não havia previsão de divulgar um comunicado oficial com o resultado da reunião. A possibilidade de ele assumir um ministério vem sendo defendida desde as últimas semanas por Dilma, auxiliares dela, como Jaques Wagner, Berzoini e Edinho Silva (Comunicação Social), além de parlamentares, como o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE).
Em entrevista ao site Brumado Notícias, o superintendente regional de gestão prisional, Júlio César, destacou que o município de Brumado terá muitas vantagens com a instalação do Centro de Detenção Provisória (CDP). A ressocialização dos infratores foi o item mais destacado pelo superintendente. “Com o presídio, o infrator condenado não precisará mais ser transferido para outros centros, o que favorece a proposta de ressocialização, pois o detento estará próximo de sua família. Além disso, ao invés de ficarem retidos em situações sub-humanas em celas de delegacias, esse presos daqui da região terão um tratamento mais digno”, argumentou ele. O superintendente disse ainda que o fator econômico da cidade também mudará, pois a manutenção do presídio irá gerar emprego e renda. “Acreditamos que este equipamento será de grande valia para Brumado e região, não apenas no aspecto do fortalecimento de defesa do sistema social do município, mas também no processo de geração de renda, emprego e mobilização da economia. A empresa que cuidará da manutenção terá que contratar pessoal, isso significa geração de emprego e mais aquecimento na economia local”, finalizou.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) negou, nesta terça-feira (15), qualquer relação com o esquema de propinas envolvendo Furnas, conforme cita delação premiada do companheiro de Senado, Delcídio Amaral (Sem partido-MS). “Delcídio repete o que vem sendo amplamente disseminado há anos pelo PT que tenta criar falsas acusações envolvendo nomes da oposição. É curioso observar a contradição na fala do delator já que ao mesmo tempo em que ele diz que a lista de Furnas é falsa, ele afirma que houve recursos destinados a políticos”, afirmou o presidente nacional do PSDB, por meio de nota, publicado em seu perfil no Facebook. Aécio rebateu ainda negociações para enterrar a CPMI dos Correios sem a convocação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do filho dele, Fábio Luiz, que, segundo Delcídio, teria tido aval de lideranças da oposição. “É fácil demonstrar que o PSDB não atuou na CPMI dos Correios com o objetivo de proteger ninguém. Pelo contrário, pode ser comprovado o posicionamento do PSDB na CPMI em favor do aprofundamento das investigações de todas as denúncias feitas durante os trabalhos da Comissão, incluindo aquelas relacionadas a nomes de integrantes do partido”, defendeu o tucano.
Mulher e sócia do publicitário João Santana, marqueteiro das campanhas presidenciais de Lula (2006) e de Dilma (2010 e 2014), Mônica Moura decidiu fazer delação premiada. Os dois foram presos em fevereiro pela Operação Acarajé, desdobramento da Lava Jato. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, ela ainda não formalizou o acordo e os termos da colaboração estão sendo definidos com os procuradores com a força-tarefa da Lava Jato. Ainda segundo o Estadão, Mônica trocou de advogado na semana passada e contratou Juliano Campelo Prestes, que atua em Curitiba – a capital paranaense sedia as investigações da PF. Prestes foi o responsável pela delação do lobista Milton Pascowitch, que foi pivô da prisão do ex-ministro José Dirceu. Já João Santana continuará com o criminalista Fabio Tofic. A defesa defenderá a tese de que João Santana atuava apenas na parte de criação da agência.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (15) suspender o julgamento do recurso no qual a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva questiona a competência do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, para presidir a investigação contra Lula e parentes dele. Ao analisar o recurso na sessão, por unanimidade, a Turma entendeu que o julgamento da ação deve ser suspenso para que Sérgio Moro e a Justiça de São Paulo decidam o conflito de competência para julgar a denúncia apresentada contra o ex-presidente e familiares. Na ação protocolada no Supremo, os advogados afirmam que as investigações não podem prosseguir porque o MP-SP e o Ministério Público Federal no Paraná, no âmbito da Lava Jato, investigam os mesmos fatos. O ex-presidente é investigado sobre supostas irregularidades na compra da cota de um apartamento tríplex, no Guarujá, litoral paulista, e em benfeitorias feitas em um sítio frequentado por ele em Atibaia, também em São Paulo. Os advogados sustentam que os fatos não estão relacionados com as investigações da Lava Jato, em Curitiba, porque os imóveis são registrados em São Paulo, as propriedades não pertencem ao ex-presidente e não há competência da União para atuar no caso.
Em um dia de instabilidades políticas, a moeda norte-americana teve a maior alta em cinco meses. A bolsa de valores teve o maior recuo em 40 dias. O dólar comercial encerrou esta terça-feira (15) vendido a R$ 3,763, com alta de R$ 0,111 (3,02%). Essa foi a maior alta diária desde 13 de outubro do ano passado, quando a cotação tinha subido 3,58% (R$ 0,13). Na bolsa de valores, o dia também foi de turbulência. O índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, fechou a sessão em baixa de 3,56%, aos 47.130 pontos. Essa foi a maior queda diária desde 2 de fevereiro, quando o indicador tinha caído 4,87%. O dólar operou em alta durante toda a sessão. Na mínima do dia, por volta das 11h30, chegou a ser vendido a R$ 3,66, perto da estabilidade. Nas horas seguintes, no entanto, a cotação disparou, depois da divulgação do conteúdo da delação premiada do senador Delcídio do Amaral (MS) e em meio a notícias não confirmadas de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou assumir um ministério. Delcídio pediu hoje desfiliação do PT. A bolsa de valores operou em baixa durante todo o dia. No entanto, após a divulgação da delação premiada o Ibovespa ampliou a queda. As ações da Petrobras, as mais negociadas, tiveram forte recuo. Os papéis ordinários (que dão direito a voto em assembleia de acionistas) caíram 6,6%, para R$ 8,91. Os papéis preferenciais (que dão preferência na distribuição de dividendos) despencaram 10,68%, para R$ 6,61.