A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (17), a instalação da comissão que analisará o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), após a aprovação, afirmou que a comissão especial foi convocada para reunião hoje às 19h para eleição de presidente e relator. Os líderes dos partidos se reunirão antes, às 18h, para acertar os detalhes do funcionamento da comissão. Oito parlamentares baianos serão titulares no colegiado e cinco serão suplentes. Elmar Nascimento (DEM), Lúcio Vieira Lima (PMDB), Roberto Brito (PP), José Rocha (PR), Paulo Magalhães (PSD), Bebeto (PSB), Jutahy Jr. (PSDB), José Carlos Bacelar (PTN) e Benito Gama (PTB) serão titulares. Como suplentes, foram indicados os deputados baianos Erivelton Santana (PEN), Irmão Lázaro (PSC), Fernando Torres (PSD), João Carlos Bacelar (PR) e Valmir Assunção (PT).
Em telefonema ao site Brumado Notícias na tarde desta quinta-feira (17), o presidente da Câmara de Brumado, vereador Alessandro Lôbo e Silva, confirmou o seu desligamento do Partido Social Liberal (PSL). De acordo com Lôbo, que já assinou a sua ficha de desfiliação, nas próximas horas o seu novo ninho político será anunciado. “Estou terminando algumas conversas com as lideranças para fazer o anúncio”, disse. Segundo apurou a nossa reportagem, o presidente do legislativo municipal está com três partidos para decidir o futuro político: Partido da República (PR), Partido Humanista da Solidariedade (PHS) ou Partido Republicano Brasileiro (PRB). O parlamentar ainda garantiu que trabalha firme para consolidar a sua caminhada à prefeitura de Brumado. “Minha pré-candidatura está mantida e vamos trabalhar para ajudar cada vez mais o progresso de nossa cidade”, declarou.
Acusado de fazer parte de uma quadrilha que praticou ataques racistas na internet, o brumadense Tiago Zanfolin Santos Silva, de 26 anos, foi transferido na tarde da última quarta-feira (16) para o Rio de Janeiro, onde as investigações acontecem na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ele viajou em um voo fretado escoltado por agentes civis da polícia carioca. O computador, o celular e o notebook do acusado também foram levados para serem periciados. O brumadense alega que é inocente e que teria tido as senhas pessoais de grupos na internet roubadas.
Na Bahia, foram confirmados quatro shows do rei Roberto Carlos em 2017. As apresentações do projeto Emoções acontecerão no luxuoso complexo Iberostar Resorts, entre os dias 15 e 19 de fevereiro, em Praia do Forte. As informações foram divulgadas pelo colunista Léo Dias, do jornal O Dia. Segundo ele, a edição especial do projeto será intitulada “Emoções Praia do Forte”. Os fãs ficaram bastante animados com a novidade.
A Associação das Indústrias de Brumado (AIBRUM) realizou em parceria com a IOM Coaching a primeira turma de formação para líderes da indústria em Coaching. A formação teve início em fevereiro culminando com a certificação das lideranças na última quarta-feira (16). O processo de coaching desenvolvido com a AIBRUM priorizou fortalecer o autoconhecimento, potencialidades, habilidades, crenças, valores, identidade e transcendência de todos ao participantes. Todas as atividades desenvolvidas foram consideradas pelo Coach Rubens Carvalho como de Alta Performance. As sessões desta primeira turma de Coaching Leader&Executive AIBRUM tiveram duração média cada uma de 6 horas. A AIBRUM realizou um dos maiores benefícios aos associados promovendo ações de formação e capacitação para a indústria. De acordo com a presidência, a associação visa fortalecer o capital humano e intelectual dos líderes. “Ficam os nossos agradecimentos às empresas participantes com empenho de seus colaboradores que certamente farão da indústria de Brumado um setor diferenciado no mercado carente de humanidade, foco e resultados. Agradecemos também ao IOM - Informação, Organização e Método - IOM Coaching pelo dinamismo e pioneirismo e trazer conteúdo de ponta para o sudoeste baiano contribuindo de forma assertiva para o desenvolvimento humano e consequentemente para um mundo melhor”, disse a presidência.
O juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, suspendeu nesta quinta-feira (17), por meio de uma decisão liminar (provisória), a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na chefia da Casa Civil. De acordo com o G1, a decisão foi tomada em ação popular movida por um advogado e ainda cabe decisão ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Lula foi empossado na pasta em uma cerimônica realizada na manhã desta quinta no Palácio do Planalto. Com seu ingresso no primeiro escalão, o ex-presidente volta a ter direito ao foro privilegiado. “Em vista do risco de dano ao livre exercício do Poder Judiciário, da autuação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, defiro o pedido de liminar para sustar o ato de nomeação do sr. Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro de Estado da Casa Civil da Presidência da República, ou qualquer outro que lhe outorgue prerrogativa de foro”, escreveu o magistrado no despacho.
Em entrevista ao site Brumado Notícias, o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) confirmou a sua pré-candidatura à prefeitura de Brumado. Vasconcelos disse que, diante do apelo popular para que retorne à administração municipal após quatro anos do seu último mandato, ele se apresenta para a disputa do pleito de 2016. “É legítima a pré-candidatura de todos aqueles que entenderam colocar o seu nome para o cargo de prefeito, mas que está firme e forte na disponibilização de seu nome e que eventuais articulações políticas maldosas não vão abalar tanto a unidade do nosso grupo, quanto a minha pré-candidatura”, ressaltou o ex-prefeito. Vasconcelos ainda garantiu que as articulações naturais até a convenção continuam sendo realizadas e que, ao final, a vitória será do povo de Brumado.
Já conhece a 3 MD Projetos e Topografia? A empresa disponibiliza diversos serviços, como levantamentos planimétrico e planialtimétrico; locação de obras; desdobro; desmembramento; remembramento; retificação de registro; loteamento; averbação de imóveis; cálculo de corte e aterro (volume); georreferenciamento de imóveis rurais; cadastro ambiental rural (car); perícia técnica; confecção de plantas topográficas; consultoria em segurança do trabalho; e treinamento das normas regulamentadoras. Para contratar os serviços da empresa, através do Engenheiro de Minas e Segurança do Trabalho Michael Leite Fortes, você pode mandar um e-mail para [email protected] ou ligar nos números: 077-99143-7119 (Tim); 031- 98741-4173 (Oi); 037-99843-1911 (Vivo - WhatsApp).
Os irmãos Adriano Portella Barcelar, de 29 anos, e Nilton Portella Barcelar, de 32 anos, foram presos em flagrante por investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) dentro de uma agência bancária, em Brumado. A dupla natural de Vitória da Conquista foi presa após praticar saques fraudulentos de precatórios judiciais, utilizando-se de documentos falsos.
Segundo o delegado Cláudio Marques, eles são acusados de estelionato, falsidade ideológica e uso de documento falso. De acordo com a investigação inicial, os irmãos vinham fazendo saques reiterados e causaram um prejuízo de 129.000,00 à instituição financeira. A polícia vai apurar se mais fraudes foram praticadas em outras agências da região.
Na Clínica Luiza Feres, você encontra os melhores tratamentos corporal e facial, além de aparelhos com tecnologia de ponta. Tudo isso associado à Terapia Ortomolecular, que trabalha o corpo de dentro para fora potencializando os resultados. Os pacotes são individualizados, respeitando a necessidade de cada organismo. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 99962-3010 / 99997-3200.
A agricultora familiar Marilúcia Souza Silva, 55 anos, moradora do município de Riacho de Santana, na comunidade quilombola Largo da Vitória, é uma das contempladas com os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater). A agricultora integra a cota de 50% do público beneficiado que é formado, exclusivamente, por mulheres rurais. Segundo o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Bahiater, Jason Júnior, a mulher, embora tivesse uma ação importantíssima na produção, não era vista pelo extensionista. Neste novo modelo, a Bahiater garante a oferta de serviços de ATER de duas formas. A primeira, por meio dos seus técnicos extensionistas atuando diretamente junto a agricultores familiares, em articulação com outros órgãos públicos e entidades estaduais, municipais, estaduais e nacionais. A outra ocorre por meio da seleção e contratação de instituições prestadoras de serviços. De acordo com o coordenador técnico da Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco (Fundifran), Dermeval de Oliveira, as mulheres estão à frente de 90% dos empreendimentos da agricultura familiar no Território do Velho Chico. A instituição irá executar serviços de ATER para 720 famílias de agricultores familiares, em quatros municípios.
Órgãos ligados à administração municipal de Paramirim, no sudoeste baiano, retiraram das margens da Barragem do Zabumbão as barracas dos pequenos comerciantes que vendiam petiscos e bebidas para os turistas e moradores da comunidade. Os comerciantes e a população ficaram revoltados com a medida, que, de acordo com eles, terá um impacto negativo sobre a economia e o lazer do município. Os moradores também criticaram que o governo municipal deveria dar mais atenção aos problemas ambientais graves que atingem a barragem, ao invés de se preocupar com as barracas no local.
Em audiência com o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) solicitou ações que possibilitem a ampliação da capacidade de produção, assistência técnica e modernização de equipamentos da Cooperativa de Produtores de Leite e Cereais de Lagoa Real (COOPLLAR), que desenvolve um amplo trabalho no município e na região. Acompanharam a deputada no encontro o presidente da cooperativa, José Anselmo de Freitas Júnior, e o prefeito do município, Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho. Em resposta ao pleito, o secretário comprometeu-se em analisar a solicitação, dando retorno em breve. Para Bastos, o investimento garantiria que o trabalho que já vem sendo realizado no município seja fortalecido. “É uma cooperativa muito produtiva que vem trabalhando positivamente com os agricultores familiares do município e precisamos ajudar este trabalho a continuar”, concluiu a parlamentar.
O pedido de Márcio de Oliveira Farias (PSD), funcionário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e atual prefeito de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, para declarar nulo o processo administrativo-disciplinar que o condenou pela concessão irregular de benefícios previdenciários foi negado pelo juiz federal da Subseção Judiciária de Guanambi, Bahia, Felipe Bouzada Flores Viana. Farias teve de ressarcir o erário pelos benefícios concedidos irregularmente. Sobre o pedido de nulidade, ele alegou que não foi cientificado da conclusão final da apuração e que foi impedido de exercer o direito ao contraditório e ampla defesa. O juiz considerou correto o procedimento do INSS e indeferiu o pedido.
O delegado da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Cláudio Marques, esteve em Vitória da Conquista para participar de audiência pública que debateu a segurança e melhorias para os atletas de rua e ciclistas. Na oportunidade, algumas propostas foram apresentadas, como o fechamento da Avenida Olívia Flores aos finais de semana para a prática esportiva. Além disso, na audiência, também foi proposta a implantação de corredores de corrida de rua e ciclismo e radares para o controle de velocidade de veículos no perímetro. O delegado acredita que com o apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores as melhorias serão acatadas. Para ele, todos os municípios deveriam implementar essas adaptações para incentivar a prática de esportes.
Documentos apreendidos pela Polícia Federal no apartamento de Norbert Muller e sua mulher, Christine Puschmann, no Rio de Janeiro - suspeitos de comandar uma das mais secretas e rentáveis “centrais bancárias clandestinas” do país -, revelam pastas com nomes de advogados, médicos, empresários, socialites, funcionários públicos, um ex-deputado e até um desembargador do Rio recém-aposentado. Havia ali, especialmente, uma pasta-arquivo amarela, na qual o doleiro Muller escrevera a identificação “Bogart e Taylor”. De acordo com a Revista Época, era o nome escolhido por Inês Maria Neves Faria, mãe e sócia do senador Aécio Neves, do PSDB de Minas, então presidente da Câmara dos Deputados, para batizar a fundação que, a partir de maio de 2001, administraria o dinheiro da conta secreta 0027.277 no LGT. Na terça-feira (15), veio a público a delação premiada do senador Delcídio do Amaral. Nela, entre muitas outras denúncias, Delcídio cita a conta em Liechtenstein. Aos procuradores, o senador disse que fora informado “pelo ex-deputado federal José Janene, morto em 2010, que Aécio era beneficiário de uma fundação sediada em um paraíso fiscal, da qual ele seria dono ou controlador de fato; que essa fundação seria sediada em Liechtenstein”.
Em entrevista à imprensa, o titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática do Rio, Alessandro Thiers, explicou em detalhes a operação em sete estados - Rio, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Minas, São Paulo e Rio Grande do Sul - que aconteceu mais cedo e teve cinco presos, inclusive um brumadense. Segundo Thiers, apenas um grupo foi responsável por ofensas racistas na internet contra Taís Araújo, Maria Júlia Coutinho e Sheron Mezes. Ao todo, a ação teve quatro prisões e tem como objetivo cumprir quatro mandados de prisão e 11 de busca e apreensão. A operação ganhou enorme repercussão, sendo amplamente divulgada pelos principais veículos de comunicação do país. Os programas jornalísticos da TV Globo estão divulgando o caso. A atriz Taís Araújo comentou o caso. “Fico feliz que a justiça tenha sido feita. Espero que crimes desse tipo, contra qualquer mulher negra, não fiquem impunes”.
Comunicado divulgado pelo Palácio do Planalto, no final da noite desta quarta-feira (16), justifica a conversa da presidente Dilma com o ex-presidente Lula. Segundo o comunicado, “Lula não sabia ainda se compareceria à cerimônia de posse coletiva, a Presidenta da República encaminhou para sua assinatura o devido termo de posse. Este só seria utilizado caso confirmada a ausência do ministro”. Ainda de acordo com o comunicado, “assim, em que pese o teor republicano da conversa, repudia com veemência sua divulgação que afronta direitos e garantias da Presidência da República. Todas as medidas judiciais e administrativas cabíveis serão adotadas para a reparação da flagrante violação da lei e da Constituição da República, cometida pelo juiz autor do vazamento”, finaliza.
Além das conversas com a presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Lula teve conversas gravadas também com Fábio Luís Lula da Silva, Paulo Okamoto, Clara Ant, Roberto Teixeira, Fernando Bittar, do Instituto Lula, da LILS e de Marisa Letícia. Segundo a Veja, em um dos despachos, Moro diz o seguinte: “Foram ainda identificados diálogos que, em cognição sumária, reforçam a tese investigativa segundo a qual o sítio de Atibaia/SP pertenceria de fato aos familiares de Luiz Inácio Lula da Silva”.
A nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como novo ministro da Casa Civil foi publicada no início da noite desta quarta-feira (16) em edição extraordinária do Diário Oficial da União. Além da nomeação de Lula, a edição traz ainda a criação de um novo ministério, o do Gabinete Pessoal do Presidente da República, que será ocupado por Jaques Wagner (PT), agora ex-ministro da Casa Civil.
O juiz Sérgio Moro retirou nesta quarta-feira (16) o sigilo de interceptações telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As conversas gravadas pela Polícia Federal incluem diálogo desta quarta com a presidente Dilma Rousseff (PT), que o nomeou como ministro chefe da Casa Civil. No despacho em que libera as gravações, Moro afirma que, “pelo teor dos diálogos degravados, constata-se que o ex-presidente já sabia ou pelo menos desconfiava de que estaria sendo interceptado pela Polícia Federal, comprometendo a espontaneidade e a credibilidade de diversos dos diálogos”. Moro afirma, ainda, que alguns diálogos sugerem que Lula já sabia das buscas feitas pela 24ª fase da Operação Lava Jato no início do mês. “Ô Lula. Eu tô mandando o Messias junto com o papel, pra gente ter ele, só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse”, diz a presidente na breve ligação. Deputados federais de oposição protestam, na Câmara dos Deputados, contra Dilma. Em coro, os parlamentares gritam: “renuncia, renuncia, renuncia”. Bem timidamente, governistas chamam colegas e oposição de “golpistas”.
O ator Rafael Rodriguez, que já atuou em grandes teledramaturgias brasileiras nos principais canais de televisão do país, com atuações também no cinema, confirmou em telefonema ao site Brumado Notícias na tarde desta quarta-feira (16) a sua presença no camarote do show do cantor Wesley Safadão, no Forró do Maracubom, em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, no próximo domingo (20). Rodriguez disse que é fã do artista e faz questão de marcar presença em um show de Safadão na Bahia.
Ele também realiza trabalhos como modelo e fez diversos trabalhos no interior do estado. Rodriguez participou de badalados eventos pelo Brasil, com Michel Teló, Ivete Sangalo, dentre outros grandes artistas. “Irei participar de uma grande produção nacional. Farei o meu primeiro personagem principal”, revelou o ator. Algumas das participações de Rafael na televisão brasileira: “A Regra do Jogo”, “os Dez Mandamentos”, “Verdades Secretas”, “Império”, e “Totalmente Demais”.
De iniciativa da Paróquia Bom Jesus e da Comunidade CARP, no próximo dia 20, será inaugurado o Cruzeiro da Misericórdia. A inauguração terá início com uma concentração às 7h na ponte localizada nas proximidades do Shopping Áppio, em Brumado. Em seguida, haverá uma procissão e a Missa de Domingos de Ramos no Centro de Evangelização Jesus. O evento é um marco de encontro com a misericórdia de Deus. Toda a comunidade está convidada a participar da inauguração.
O senador Delcídio do Amaral (Se Partido-MT) disse, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que na próxima semana retorna às suas atividades parlamentares no Congresso Nacional. Questionado se tinha provas do que afirmava em sua delação, o senador disse que pode comprovar os fatos com agendas, viagens e relatando com precisão os acontecimentos. “É como eu registro no meu dia a dia. Outras situações que já fazem parte dessa investigação (da Lava Jato) vêm comprovar tudo mesmo. Como toda agenda de político eu registro tudo, datas, horários. Não tenho dúvida de que em função das agendas, dos indícios, o que foi afirmado vai ser comprovado”, disse. Sobre a possibilidade de o ex-presidente Lula ir para o ministério de Dilma, Delcídio classificou o movimento como “uma loucura”.