Em ronda realizada na BR-030, na altura do povoado de Lagoa do Leite, em Brumado, a polícia abordou o condutor Jean Carlos Fernandes da Silva, que transportava sem autorização uma carga de galinhas vivas em um caminhão com placa da cidade de Jupi (Pernambuco). Além dos animais, os policiais encontraram no veículo duas bolsas, uma do condutor e outra do passageiro José Manuel da Silva. Dentro das mesmas foram encontrados 57 comprimidos que atingem o sistema nervoso, acelerando o metabolismo, além da quantia de R$ 3.120 e dois celulares. A droga é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o veículo foi conduzido ao posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), onde uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) foi acionada. Já o motorista foi deslocado para cidade de Vitória da Conquista. Na cidade, a coordenadora Adeline Ferraz, da ADAB, elaborou notificação e multa. O material foi apreendido e serão tomadas as medidas cabíveis.
Na Clínica Luiza Feres, você encontra os melhores tratamentos corporal e facial, além de aparelhos com tecnologia de ponta. Tudo isso associado à Terapia Ortomolecular, que trabalha o corpo de dentro para fora potencializando os resultados. Os pacotes são individualizados, respeitando a necessidade de cada organismo. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 99962-3010 / 99997-3200.
Quatro brumadenses receberam na última sexta-feira (18) os diplomas em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) em Vitória da Conquista. Flaviana Lobo Correia, Ana Paula Vargas, Thaís dos Santos Neves e Déborah de Castro Luz estavam felizes e satisfeitas após a cerimônia de entrega dos diplomas. As novas arquitetas agradeceram os familiares pelo apoio incondicional.
Em entrevista à revista Veja, Delcídio Amaral, ex-líder do governo no Senado, disse que a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sabiam sobre esquema de corrupção na Petrobras. Delcídio, preso preventivamente durante a Operação Lava-Jato e libertado após delação premiada, revelou detalhes sobre um suposto plano para impedir que as investigações capitaneadas pelo juiz Sergio Moro fossem adiante. Durante o depoimento à publicação, o senador repete várias vezes um "mea culpa" e diz que quer “ajudar a Justiça e a sociedade brasileira a descobrir quem são os verdadeiros vilões desta história”. “Eu errei ao participar de uma operação destinada a calar uma testemunha, mas errei a mando do Lula. Ele e a presidente Dilma é que tentam de forma sistemática obstruir os trabalhos da Justiça, como ficou claro com a divulgação das conversas gravadas entre os dois”, disse ele. Delcídio diz ainda que Dilma “se beneficiou diretamente do esquema, que financiou as campanhas eleitorais dela”. Segundo o senador, agora sem partido, a mandatária “sabia de tudo”: “A diferença é que ela fingia não ter nada a ver com o caso”. Sobre o suposto esquema para abafar as investigações, Delcídio disse que nem sempre a presidente e Lula agiram em consonância. Ele diz que o ex-presidente acreditava que a presidente e o ex-ministro da Justiça e atual titular da Advocacia-Geral da União, José Eduardo Cardozo, tinham um acordo para blindá-la de eventuais acusações. As informações são de o Globo.
Na última sexta-feira (18), investigadores da polícia civil prenderam o indivíduo Marcos Luís dos Santos, de 38 anos, condenado pela prática do crime de tráfico de drogas. O traficante foi preso no Bairro Urbis II, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o juiz Genivaldo Guimarães concedeu ao mesmo prisão domiciliar devido ao indivíduo possuir uma enfermidade de difícil tratamento.
De acordo com matéria do Jornal A Tarde, a rede pública de educação de Caculé está comemorando o índice de 91% das crianças alfabetizadas aos seis anos de idade no primeiro ano do ensino fundamental - o índice é resultado das provas aplicadas em 2015. A meta do Pacto Pela Educação no Brasil é que as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos no 3º ano do fundamental. No entanto, o índice médio é de 50% a 60% de alunos nesta idade que dominam a leitura e a escrita no país. Em Caculé, o resultado é atribuído a uma parceria firmada, em 2006, com o Instituto Alfa e Beto (IAB), uma organização não governamental. Segundo a coordenadora do programa no município, Eleni de Brito, o diferencial é a técnica desenvolvida pelo IAB, que utiliza o método fônico, facilitando a capacidade de aprendizagem dos alunos. Dados da Secretaria Municipal de Educação mostram que, em 2014, o índice de crianças alfabetizadas foi de 82% para 91% em 2015.
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.
O jogo entre Flamengo de Guanambi e Vitória na tarde deste sábado (19), no estádio 2 de Julho, vinha caminhando para um empate sem gols até os 34min do segundo tempo. Foi quando José Welison levantou o braço dentro da área, tocou a bola com a mão e, de pênalti, Josy garantiu a vitória de 1 a 0 aos donos da casa, no duelo de ida das quartas de final do Campeonato Baiano. De acordo com o Uol Esporte, desta forma, o Flamengo de Guanambi reverte a vantagem que era do Vitória (de jogar por dois resultados iguais para avançar) e joga por um empate no Barradão, no próximo dia 26, para garantir a classificação para as semifinais do Estadual.
Ao desembarcar no aeroporto da cidade de Guanambi, no sudoeste baiano, o técnico do Vitória Vagner Mancini foi hostilizado por torcedores do time local. Isso porque Mancini teria desfeito o Estádio 2 de Julho ao justificar uma possível estreia do atacante Kieza no jogo que aconteceu neste sábado na cidade de Guanambi. “O estádio é para duas mil pessoas. Existem jogadores que não podem ir jogar em um estádio para duas mil pessoas. Aqui no Vitória todos entendem que a partir do momento que você faz um grande investimento tem que saber usar no momento certo”.
Os guanambienses gritavam para o treinador respeitar o interior. “Ei, Mancini respeite o interior”, disseram. Segundo apurou o site Brumado Notícias, no momento do desembarque Vagner estava ao lado do brumadense, Manoel Matos, o Lim, que é vice-presidente do clube da capital baiana. O prefeito Charles Fernandes (PP) recepcionou a delegação do Vitória.
Na última sexta-feira (18), a presidente Dilma Rousseff (PT) criticou o grampo que o juiz Sérgio Moro fez no telefone do ex-presidente Lula. “Presidente tem garantias constitucionais e não pode ser grampeado sem autorização da Suprema Corte. Em muitos países, quem faz isso vai preso. Vou tomar todas as providências cabíveis. Se alguém pode me grampear sem autorização, o que vai acontecer com o cidadão comum?”, disse. A presidente afirmou ainda que “não é possível aceitar qualquer grau de politização nas ações da Justiça”. “Se isso ocorrer, estaremos dando um passo para trás", acrescentou, ao falar do grampo. Alvo de processo de impeachment na Câmara Federal, Dilma também voltou a falar sobre sua situação no cargo de presidente. “Eu lutarei por esse mandato até o final dele”, garantiu a petista.
A Câmara realizou uma sessão no plenário na última sexta-feira (18) como parte de um acordo entre o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e aliados para acelerar o rito do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Eles pretendem realizar sessões todos os dias e assim fazer que o prazo corra mais depressa. A comissão da Câmara que vai analisar o impeachment foi instalada na quinta (17). Como o prazo para que Dilma apresente a defesa é de 10 sessões no plenário, quanto mais rápido forem realizadas as sessões, mais breve vence a data-limite. Depois que a comissão do impeachment receber a defesa de Dilma, tem o prazo de cinco sessões do plenário para tomar uma decisão sobre o processo. Depois o plenário da Câmara votará o impeachment. O líder do PSDB, Antônio Imbassay (BA), afirmou na sessão que estima que o plenário pode votar o impeachment já em 13 ou 14 de abril, se realizar sessões às segundas e sextas-feiras.
De acordo com relatório anexado pela Polícia Federal no sistema da Justiça Federal na quinta-feira (17), a força-tarefa da Operação Lava Jato interceptou ao menos 37 números de telefone de pessoas e instituições ligadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula é investigado na 24ª fase da operação. Para a Polícia Federal e para o Ministério Público Federal, o ex-presidente pode ter sido beneficiado do esquema de corrupção na Petrobras. O ex-presidente nega as acusações. Os delegados da Lava Jato afirmam que tiveram dificuldade para identificar terminais telefônicos utilizados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já que ele afirma não fazer uso deste dispositivo.
Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, tem uma Saveiro Cross, 2014/2015. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.
Na última quinta-feira (17), a Comissão Disciplinar da Liga Brumadense de Futebol se reuniu para julgar casos de indisciplina cometidos por atletas de equipes participantes do Campeonato Brumadense de Futebol 2016. O objetivo é aumentar a qualidade do torneio e diminuir os casos de agressão. Após a discussão, cinco atletas foram punidos. São eles: Weberson, do Vitória, foi suspenso; Renan Viana, do Real São Félix, foi suspenso por cinco jogos; André Luiz, do Vila Esporte Clube, foi suspenso por um jogo por indisciplina; Flávio, do Feirense, foi suspenso por oito jogos por agredir um adversário; e Nilton Santos, do São José, foi suspenso por um jogo por indisciplina. Segundo a comissão, os julgamentos serão realizados a fim de qualificar os jogos.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em parceria com as Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social de Brumado, promoveu, nos dias 09 e 10 de março, dois importantes encontros com funcionários municipais. As atividades fazem parte do cronograma de ações externas estabelecidas pelo projeto Com + Água, recentemente implantado com o objetivo de propor novos conceitos com relação ao consumo consciente de água e redução das perdas no sistema de abastecimento da cidade. Na reunião, que também contou com a presença de usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Irmã Dulce, foram abordados temas ligados ao saneamento básico, consumo racional de água, tratamento e controle de qualidade da água. Com o intuito de convidar a população para integrar as discussões, a assistente social da Embasa, Maísa Neves, explicou a metodologia de funcionamento, assim como ressaltou a importância da mobilização social para o controle dessas perdas e eficientização do uso de energia elétrica. A parceria firmada com a secretaria garante a realização de um ciclo de palestras educativas e oficinas nos CRAS da cidade, visando à formação da comissão de usuários que acompanhará o projeto.
O Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) decidiu acompanhar o voto do relator e aderir ao pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) por 26 votos a 2. A maior parte das bancadas regionais da OAB votaram unanimemente com o relator. Agora, caberá à diretoria do Conselho da Ordem definir a forma técnica de fazer o apoio, se será se juntando ao pedido que já está em curso ou se entrarão com um novo pedido de impedimento da presidente. Não há prazo definido para tomar essa decisão. “Este não é um momento de alegria. Nós gostaríamos de estar aqui a comemorar o sucesso de um governo, por isso quero que fique claro que não estamos aqui a comemorar”, disse o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu nesta sexta-feira (17) a nomeação para a Casa Civil do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tomou posse nesta quinta (16). A decisão foi proferida em ação apresentada pelo PSDB e pelo PPS. Na decisão, o ministro afirma ter visto intenção de Lula em fraudar as investigações sobre ele na Operação Lava Jato. O petista ainda pode recorrer da decisão ao plenário do Supremo. Além de suspender a nomeação de Lula, Gilmar Mendes também determinou, na mesma decisão, que a investigação do ex-presidente seja mantida com o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância judicial. O ex-presidente Lula tomou posse na última quinta-feira (17) como novo ministro-chefe da Casa Civil em cerimônia no Palácio do Planalto, ao lado da presidente Dilma Rousseff (PT).
O juiz federal Luciano Tertuliano da Silva, de Assis, suspendeu, ontem (18), a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ministro-chefe da Casa Civil. Ele aceitou liminar de Ação Popular movida contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Esta foi a terceira liminar aceita neste sentido. Outras duas, de quinta-feira, haviam sido derrubadas após pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).
O vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargador Reis Fride, no exercício da presidência, derrubou nesta sexta-feira (18) uma liminar da 6ª Vara da Justiça Federal no Rio de Janeiro que suspendia a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à chefia da Casa Civil. A decisão foi proferida em pedido apresentado pela Advocacia Geral da União (AGU). Segundo a assessoria da AGU, com a derrubada da segunda liminar, a situação de Lula no governo fica regularizada e ele pode exercer a chefia da Casa Civil efetivamente. Esta foi a segunda liminar derrubada por um TRF que impedia o ex-presidente Lula de assumir a Casa Civil. Na quinta-feira, uma decisão do TRF da 1ª Região derrubou uma liminar da 4ª Vara do Distrito Federal.
O Projeto Aluno Nota Dez tem como objetivos premiar dez alunos do Ensino Fundamental II, da Rede Municipal de Ensino, através de critérios como assiduidade, aproveitamento, participação e relação interpessoal. O projeto é uma iniciativa do Rotary Club de Brumado, em parceria com a Casa da Amizade e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Em cerimônia realizada na última quinta-feira (17), na Casa da Amizade, dez alunos foram premiados com um notebook e uma medalha de Honra ao Mérito.
São eles: Carine Vânia da Silva Oliveira, da Escola Mun. Américo Zizico Nascimento; Danielle Lima de Souza Lobo, da Escola Municipal Profa. Miriam Azevedo G. Meira; Flávia Alessandra S. de Lima, da Escola Mun. Prof° Clemente Gomes; Gabriel Gleicon Cruz Santos, do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (Cmeas); Hérica Maria Leite de Lima, da Escola Mun. Profª Scheilla Barreto Spínola Costa; Larissa Novais Almeida, da Escola municipal Profa.Maria das Graças Assis; Murilo Gabriel B. de Jesus, da Escola Mun. Profa. Joselita Meira de Carvalho; Ronei Floriano dos Santos, da Escola Municipal Profa. Nice Públio; Samuel Gomes Santos, da Escola Mun. Profª Scheilla Barreto Spínola Costa; Thainan da Silva Castro, da Escola Municipal Profa. Nice Públio; e Vaneire da Silva Meira, da Escola Mun. Profª Scheilla Barreto Spínola Costa.
Estiveram presentes na cerimônia o Governador do Rotary, Leonardo César Soares Santos, a presidente do Rotary Club de Brumado, Terezinha Marques de Souza, a presidente da Casa da Amizade de Brumado, Conceição Maria Marques de Souza, a Secretária de Educação de Brumado, Acácia Gondim, e os pais e familiares dos alunos premiados. (Veja Fotos).
O Senado exonerou o assessor do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) que gravou uma conversa com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A exoneração de Eduardo Marzagão foi publicada nesta sexta-feira (18). Além de Marzagão, foi exonerado o chefe de gabinete de Delcídio, Diogo Ferreira. A gravação com Mercadante foi anexada à delação premiada de Delcídio na Operação lava Jato. Segundo Marzagão, Mercadante o procurou para oferecer ajuda a Delcídio e evitar que o senador fechasse acordo com o Ministério Público para contar o que sabe em troca de uma redução da pena. As exonerações foram justificadas com base no inciso da lei do servidor público que permite a exoneração de cargos de confiança “a juízo da autoridade competente”.
Recomendação do Ministério Público colocou um ponto final na prática dos bingos em Guanambi, no sudoeste baiano. Cerca de vinte estabelecimentos espalhados em diversos bairros da cidade realizavam bingos. Juntamente com a venda de bebidas, o negócio se tornou bastante lucrativo. A falta de licença ou autorização para realização dos jogos e, sobretudo, por se tratar de uma contravenção penal, a promotoria editou a Recomendação Ministerial, que orienta os donos de bingos a não mais realizá-los. Quem descumprir a recomendação estará sujeito a ser conduzido para a delegacia de polícia e ter o material apreendido, incluindo o dinheiro arrecadado. O Ministério Público também recomendou que a polícia militar fiscalize a prática de jogos de azar.
Com uma média atual de 200 cirurgias (agendadas, eletivas e partos), o Centro Cirúrgico do Hospital Professor Magalhães Neto vem desenvolvendo um trabalho de excelência. Visando a ampliação dos serviços, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, anunciou na manhã desta sexta-feira (18) a compra de novos e modernos equipamentos: duas mesas cirúrgicas e uma incubadora neonatal. Segundo o secretário Cláudio Feres, a ampliação e aprimoramento dos serviços prestados na unidade de saúde é uma prioridade. Ele ressaltou que, mesmo diante do agravamento da crise econômica, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) não mede esforços para tornar a saúde pública melhor. Os novos equipamentos estarão em funcionamento já na semana que vem.
A arrecadação de impostos e contribuições federais do governo somou R$ 87,8 bilhões em fevereiro, o que representa uma forte queda real de 11,5% frente ao mesmo mês do ano passado, informou a Secretaria da Receita Federal nesta sexta-feira (18). De acordo com o G1, a arrecadação de fevereiro foi a pior para o mês desde 2010, ou seja, em seis anos. Em fevereiro do ano passado, as receitas somaram R$ 99,3 bilhões e, em fevereiro de 2014, R$ 98,82 bilhões. Os números foram corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os números do Fisco mostram que a arrecadação continua com performance ruim em meio à recessão que se abate sobre a economia brasileira. No ano passado, o PIB recuou 3,8% - a maior queda em 25 anos. Com menos atividade, emprego e renda, as pessoas compram menos produtos e contratam menos serviços e, com isso, também há um recolhimento menor de tributos. No acumulado do primeiro bimestre de 2016, a arrecadação totalizou R$ 217,23 bilhões - com queda real de 8,71% frente ao mesmo período do ano passado. Este também foi o pior resultado para o período desde 2010, informou a Receita Federal.