Um gerente da empresa Novo Horizonte foi atingido com dois disparos de arma de fogo na noite da última quarta-feira (25) durante um assalto em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ao seguir a pé para sua residência, a vítima foi surpreendida por um meliante que deflagrou os disparos e fugiu do local com uma bolsa do gerente. Os disparos atingiram o braço e o pescoço. A polícia militar foi acionada e a vítima foi encaminhada para o Hospital Professor Magalhães Neto. O estado de saúde do gerente não foi divulgado pela unidade hospitalar.
São muitas as ruas em Brumado que estão com obras inacabadas. A situação tem aborrecido os populares, pois tais obras estão há anos paradas e sem previsão de serem retomadas para conclusão. Um dos exemplos é a Rua Isaías Alves, que tem estrutura de via dupla, mas apenas um lado foi concluído. A via se tornou um dos principais elos de ligação entre o Bairro Santa Tereza e os Bairros Nobre e Monsenhor Fagundes, onde se encontram importantes órgãos públicos, como o Fórum, a delegacia, o hospital regional, e a câmara de vereadores. Da mesma forma, a antiga Rua Senhor dos Passos, conhecida como Caminho das Hortas, também está com as obras paradas em uma das partes da via de mão dupla. Há outras ruas da cidade com o mesmo problema, sendo a maioria obras com recursos federal e adicional municipal. Nesses locais, os populares apontam falta de comprometimento das esferas de governo em gerir com responsabilidade os recursos públicos.
Considerado o melhor tratamento para o sobrepeso e a obesidade, o método 5S vai além de um simples emagrecimento, é um resgate a saúde e autoestima. O tratamento consiste na desinflamação e reprogramação do hipotálamo, enviando para o mesmo a sensação de saciedade. São cinco técnicas associadas e que juntas promovem a perda de peso rápida, saudável e sustentável. Quer saber mais sobre o tratamento? Então, marque uma avaliação gratuita na Clínica Luiza Feres e descubra os benefícios do método 5S. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298/(77) 99962-3010/(77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é Especialista em Fisioterapia Uroginecologica, com formação em Spiral Taping, RPG e Microfisioterapia.
Na última terça-feira (24), a deputada Ivana Bastos se reuniu com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, para solicitar a liberação de malha asfáltica para pavimentação do anel viário que liga a rotatória da BR-030 à BA-161/Serra do Ramalho. Segundo a parlamentar, a construção do anel viário, autorizada pela Superintendência de Infraestrutura de Transportes (SIT) e em execução pela prefeitura municipal, tem o objetivo de desviar o tráfego de veículos pesados pelas ruas da cidade e reduzir o número de acidente no município. “Uma das preocupações da administração de Carinhanha é a segurança das pessoas que trafegam na região. Então, a prefeitura identificou a necessidade do desvio e já executa a obra. Agora, junto ao secretário, trabalho para garantir a pavimentação desse trecho”, afirmou Bastos.
O artista e promotor cultural Aroldo Coelho vem há anos apresentando projetos de descoberta de novos talentos das artes nas escolas municipais em Brumado. Atuando no Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), Aroldo tem aplicado métodos primários nas áreas de artes cênicas, teatro, dança e canto. O projeto tem despertado a atenção de muitos alunos que decidiram aderir à proposta de preencher ainda mais suas atividades escolares. “Esses alunos estão descobrindo suas próprias veias artísticas e, se forem devidamente lapidados, serão grandes nomes da cultura, até mesmo a nível nacional”, ponderou Aroldo ao site Brumado Notícias. Para ele, está faltando incentivo ao projeto para que o interesse e o talento desses jovens não fiquem apenas na promessa. “Precisamos com urgência de um espaço voltado para esse laboratório cultural em nossa cidade. Há anos que ouço falar do anfiteatro ao fundo do mercado municipal, mas o projeto nunca sai da gaveta. Nossos governantes têm que despertarem para esse campo, pois a cultura e a arte são ferramentas de transformação e resgate social. Ao contrário, a falta dessa motivação leva nossos jovens ao mundo obscuro das drogas e outros atos ilícitos que ferem o convívio social”, disse o artista e professor.
No último dia 20, cerca de 400 agricultores participaram do I Encontro de Produtores Rurais de Candiba, promovido pela Associação Beneficente Rosa Choque, com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia. O evento contou com palestras sobre temas de relevância para a zona rural do município. Uma das fundadoras da entidade e idealizadora do movimento, a médica Alécia Prado, disse que o encontro foi realizado porque o produtor rural precisa de apoio e de sustentação para continuar sua caminhada produtiva. Presente na abertura oficial, o Secretário de Agricultura do Estado da Bahia, deputado licenciado Vitor Bonfim, enumerou uma série de projetos e programas disponíveis na pasta, que estão à disposição do homem do campo. Na oportunidade, representantes da Coelba falaram sobre energia rural destacando o Programa Linha Verde, que possibilita a economia de energia no campo. Além disso, a técnica da CAR, Itamar Pina, falou sobre o Projeto Bahia Produtiva e os representantes da ADAB palestraram acerca do “uso correto e seguro das embalagens de agrotóxicos”, que integra o Projeto Campo Limpo. Os participantes consideraram o evento bastante produtivo e esclarecedor.
Em época de recessão na economia, os setores da indústria e do comércio acabam sofrendo os maiores impactos. Em Brumado, a exemplo do resto do país, a atual crise tem atingido principalmente o comércio de calçados e confecções em geral. Dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) apontam uma redução entre 30% e 40% nas vendas só neste primeiro semestre de 2016, sem contar o acumulado do ano passado. A situação reflete em muitas demissões. Ainda segundo informações do órgão, o comércio de materiais de construção sofreu um impacto de 10%, mas, mesmo assim, se mantém na linha de frente dos segmentos que colaboram com o aquecimento da economia local. O site Brumado Notícias ouviu alguns empresários do ramo e eles atestaram os números, descrevendo que o impacto maior foi sentido após a paralisação das obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). Apesar disso, com o andamento de algumas obras públicas, como reformas de prédios escolares, o comércio tem conseguido respirar nesses tempos críticos.
Mesmo em época desfavorável, as construções que mais surgem na cidade são prédios.Há um grande investimento, tanto em prédios residenciais quanto comerciais, emergindo no município, o que aponta outra característica do mapeamento da economia local: construir prédios está se tornando mais viável do que adquirir terrenos, uma vez que o imóvel supervalorizou no município nos últimos anos. Para os mais cautelosos, as previsões não são das mais animadoras a curto prazo para quem está investindo em prédios visando locações, pois, com a projeção na política nacional, é esperada uma recessão ainda maior até o final deste ano. “Talvez nossa economia só passe a se reafirmar a partir do segundo semestre de 2018, o que tornaria os segmentos comerciais novamente pujantes, mas até lá poucos têm se arriscado nos altos investimentos”, comentou um comerciante da construção civil.
Os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cheque especial atingiram em abril o patamar de 308,7% ao ano – o maior desde o início da série histórica, em julho de 1994, ou seja, em quase 22 anos. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Banco Central. Em relação a março, quando estavam em 300,8% ao ano, os juros cobrados do cheque especial tiveram aumento de 7,9 pontos percentuais. Nos últimos 12 meses até abril, a alta foi de 82,8 pontos percentuais - estavam em 225,9% ao ano em abril de 2015. Junto com o cartão de crédito rotativo, os juros do cheque especial estão entre os mais altos do mercado. Esses empréstimos, alertam os especialistas, só devem ser utilizados em momentos de emergência e por um prazo curto. A inadimplência do cheque especial somou 14,4% em abril.
Com o apoio de parte do comércio local e da secretaria municipal de esporte, cultura e lazer, a Associação de Moradores do Bairro Baraúnas está organizando o resgate do Arraiá Pé de Serra, que este ano celebrará a sua décima edição nos dias 18 e 19 de junho. O evento já tem as atrações locais confirmadas: Bonde Apaixonado, Jessik e Patrik, Adriano Oliveira e Luba do Sax, e Serginho Cardoso. Na programação consta ainda a apresentação da tradicional Quadrilha Pé de Serra, além de brincadeiras típicas dessa época do ano, como quebra de pote, corrida de saco e subida ao pau de sebo. A praça de alimentação terá comidas e bebidas típicas, além de sorteio de prêmios.
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) manteve a liminar que reduziu a taxa de esgotamento sanitário na cidade de Guanambi. O órgão negou efeito suspensivo pretendido pela Empresa Baiana de Águas e Saneamentos S/A (Embasa) e reiterou a decisão. A empresa vinha faturando o índice mensal na casa de 80% e o juiz Almir Edson Lélis Lima determinou que a cobrança fosse na ordem de 40% para as faturas emitidas a partir de abril de 2016. Agora, o processo segue o seu curso normal, tendo a Embasa oferecido contestação e o cartório promovido a remessa dos autos ao Ministério Público para oferecer impugnação de estilo aos termos da peça de defesa mencionada, tendo sido promovida a publicação do respectivo Edital de Citação aos Terceiros possíveis interessados, como previsto em lei. A liminar da Comarca de Guanambi já vem sendo cumprida desde o mês de abril/16, com as faturas apresentando o índice mensal de 40% de taxa de esgoto.
A exemplo do que vem ocorrendo na maioria das escolas públicas estaduais na Bahia, a unidade localizada no município de Malhada de Pedras também está em estado precário por conta da falta de servidores para realizarem a limpeza das dependências. Em nota enviada a redação do site Brumado Notícias, os alunos afirmaram que vão protestar em prol do pagamento das servidoras terceirizadas, que estão com os salários atrasados e paralisaram as atividades. Os estudantes enviaram fotos que registram a sujeira do interior do prédio e descrevem que há insetos mortos na caixa d’água que abastece os bebedouros. “Vamos parar tudo aqui, pois essa falta de higiene está virando um caso de saúde pública e não queremos ser contaminados por algum tipo de doença por causa dessas condições precárias em que se encontra a nossa escola. Esperamos que depois dessa o governo tenha em seu quadro de apoio pessoas e empresas sérias que não coloquem em risco a segurança e bem estar da população. Se a empresa não quer pagar as tias, então dê as contas e o próprio estado contrate e pague esses funcionários”, disseram, na nota.
Na última terça-feira (24), uma mulher de 46 anos morreu com vários golpes de faca desferidos pelo companheiro, identificado como Reinaldo Oliveira Silva, de 38 anos, com quem havia iniciado um relacionamento a poucos meses. De acordo com o Informe Barra, o crime aconteceu em Cascavel, no Distrito de Ibicoara, na Chapada Diamantina. Segundo informações da polícia, Magnólia dos Santos Duranes Rodrigues já havia sido agredida outras vezes e queria a separação. Na segunda-feira (23), ela registrou uma ocorrência contra o companheiro na delegacia de Barra da Estiva. Inconformado, Reinaldo matou Magnólia a facadas. Após o crime, ele foi preso e está à disposição da justiça.
Quatro anos já se passaram desde que foi inaugurada a Praça Bráulio Araújo Bonfim, que faz elo entre as Avenidas Ana Lídia Viana Cardoso e Clemente Gomes, ao lado do quartel do Tiro de Guerra, em Brumado. No entanto, os moradores da Avenida Clemente Gomes convivem com a obra de pavimentação que foi paralisada no local, restando pouco mais de 200 metros para concluir o percurso. A obra começou nos dois sentidos da via, mas desde 2012 encontra-se estacionada. Com isso, os moradores providenciaram uma barricada de pedra para impedir a passagem de veículos no trecho - já são quatros anos de via interditada com o protesto popular apontando a falta de ação do poder público. No local, até já nasceu um pé de mamona. “Isso aqui é uma vergonha para nossa cidade. Não entendemos até hoje o porquê de apenas 200 metros de rua sofrer com esse descaso”, disse um morador.
Em Brumado, a Comunidade de Adoradores e Resgate da Paz (CARP) está realizando o evento denominado “Aprofundamento de Cura Interior”, que acontece entre os dias 10 e 12 de junho, no auditório do Colégio Nice Públio. Com o tema “Curados Pela Misericórdia do Pai”, nesta edição, o evento contará com a presença do Padre Pedro Mariano, e da Comunidade Aliança de Misericórdia, do estado de São Paulo. O aprofundamento terá início na sexta-feira (10), às 19h30, com a Santa Missa. A programação inclui pregações, adoração e celebrações, além de praça de alimentação e o Carp Kids. Todos estão convidados a participar!
Através do Decreto 4.864, de 24 de maio de 2016, a prefeitura municipal de Brumado prorrogou o prazo de vencimento da primeira parcela do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU para o dia 10 de junho de 2016, bem como da cota única com desconto de 10% (dez por cento), conforme estabelecido no respectivo carnê. No caso de pagamento parcelado, continuam prevalecendo os prazos para as demais parcelas nas datas de 30/06/2016, 29/07/2016 e 31/08/2016.
O Congresso Nacional aprovou na madrugada desta quarta-feira (25), em sessão conjunta de deputados e senadores, o projeto de lei que reduz a meta fiscal de 2016 e autoriza o governo federal a fechar o ano com um déficit de até R$ 170,5 bilhões nas contas públicas. Se confirmado esse déficit ao final do ano, será o pior resultado da série histórica iniciada em 1997. A aprovação da meta era considerada essencial pela equipe econômica do governo do presidente em exercício Michel Temer porque, sem essa permissão para fechar o ano com déficit, várias despesas teriam que ser cortadas, o que afetaria investimentos e programas sociais. Segundo a equipe econômica, a meta de até R$ 170,5 bilhões é um "teto". O objetivo é que o rombo fiscal seja menor do que este valor neste ano. Inicialmente, o governo da presidente afastada, Dilma Rousseff, havia pedido uma revisão da meta fiscal, para autorizar déficit de R$ 96 bilhões. Na última sexta-feira (20), a equipe econômica do presidente em exercício, Michel Temer, apresentou projeto revendo esse valor para R$ 170,5 bilhões.
Uma ex-funcionária pública de Brumado faleceu em um hospital da cidade de Vitória da Conquista, na noite de terça-feira (24). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Rosa Viana não resistiu às complicações de um caso falcemia e veio a óbito. Ainda não foram divulgados o horário e local do sepultamento. Rosa era muito conhecida na cidade e bastante querida no colégio em que trabalhava.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que o governo não está no momento considerando aumento de impostos. Segundo o ministro, o governo vai tomar medidas como a contenção dos gastos públicos para evitar a elevação da carga tributária e poderá reduzir subsídios. “Em último caso, em algum momento, pode-se temporariamente estabelecer ou propor algum imposto, se for necessário, à frente. Há consenso de que a carga tributária brasileira hoje já está num nível elevado. É importante não sobrecarregar ainda mais a sociedade com impostos”, disse Meirelles. O ministro também destacou que a devolução de aproximadamente R$ 100 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao Tesouro Nacional faz parte da boa gestão das contas públicas. “Esses recursos estavam ociosos, causando custo desnecessário. Estamos fazendo uma boa gestão das contas públicas, como mencionou o presidente Temer”, disse.
Em poucas semanas, o radialista brumadense Emanoel Fernandes conseguiu a aprovação dos ouvintes da cidade de Livramento de Nossa Senhora e já é visto como um ícone nos veículos de comunicação local. Fernandes está comandando um programa de jornalismo ao meio dia na Rádio 88 FM, levando ao público os debates e denúncias de interesse comunitário, com foco nos temas mais relevantes do dia a dia no município. Ele vai às ruas ouvir os moradores, colher informações e buscar as respostas das autoridades sobre as cobranças populares. “Nosso interesse é dar aos ouvintes a oportunidade de serem ouvidos e atendidos. Não estamos fazendo um programa parcial ou político. Estamos dando voz e vez ao povo”, disse o radialista ao site Brumado Notícias.
Quase 70% dos 185 municípios de Pernambuco estão em situação de emergência por causa da estiagem severa, que já dura mais de quatro anos. O reconhecimento da situação de emergência permite que o município receba, por exemplo, recursos e equipes federais para minimizar os estragos e atender necessidades básicas da população, além de dispensar licitação para serviços urgentes relacionados ao desastre. Uma das providências mais comuns é a contratação de carros-pipa para distribuição de água em municípios com colapso de abastecimento. Em relação ao acesso a água, a seca é mais severa no agreste, onde as principais fontes de abastecimento estão quase vazias. Dados da Companhia Pernambucana de Abastecimento (Compesa) indicam que dez cidades estão em colapso completo atualmente, o que significa que não há mais água encanada sendo fornecida. Já a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) informa que o número de municípios atendidos por carros-pipa em sua gestão são 50 no agreste e seis no sertão. Para atendê-los, 250 veículos foram disponibilizados para o agreste e 83 para o sertão. As informações são da Agência Brasil.
Na última segunda-feira (23), o vereador Castilho Viana (PSB) se reuniu com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, a fim de verificar os detalhes finais para serem iniciadas as obras do sistema de captação de esgoto da Rua Padre Cícero, no Bairro São José, e do Loteamento Maria de Lourdes, localizado próximo ao Bairro Santa Tereza, em Brumado. Castilho relatou que saiu bastante satisfeito da reunião com a informação de que nas próximas semanas as duas obras podem ser iniciadas. Para o parlamentar, esta obra é uma grande conquista para todos os moradores, já que tanto a Rua Padre Cícero, quanto todo o loteamento, precisam do sistema de captação de esgoto de forma urgente. “Espero que o prefeito assine a ordem de serviço o quanto antes para atender o nosso pedido, já que a nossa cobrança e luta por essas duas obras se estendem por vários meses. Aguardaremos ansiosos para que logo seja contemplado o nosso pedido, realizando assim um sonho antigo de toda a comunidade”.
Em Brumado, na Thermo Dynâmica você encontra as melhores câmaras frigoríficas feitas sob medida para a sua necessidade. Trabalhando com venda, instalação e montagem de câmaras frigoríficas, a Thermo Dynâmica oferece garantia de qualidade, segurança e as melhores condições de pagamento. Essas câmaras são utilizadas para estocar produtos a baixas temperaturas. Como as câmaras frias trabalham com temperaturas muito baixas é necessário que se faça o isolamento correto de sua estrutura, evitando assim a deterioração do equipamento e a redução do isolamento térmico. Faça uma visita à loja, que fica localizada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro, e conheça toda a linha de produtos da Thermo Dynâmica. Os telefones são (77) 3441-1786 / 3441-7397.
O concurso Garota Entrevip Guanambi 2016 foi realizado na última sexta-feira (20), no Clube Recreio Tênis Club, em Guanambi. Vinte garotas participaram da seleção e a campeã foi a caetiteense Quéren Macedo, de 19 anos, que encantou os jurados com sua beleza. A vencedora levou para casa o prêmio de R$ 1 mil, brinde de lojas patrocinadoras do evento, além de um ano de publicidade na revista Entre Vip. A jovem reside atualmente em Guanambi, onde estuda em um curso universitário. O concurso é promovido pela empresária Daniela Milhazes, proprietária da revista Entre Vip.
Um homem de 22 anos teve o mandado de prisão preventiva cumprido na segunda-feira (23), suspeito de ter estuprado uma adolescente de 16 anos em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá. Segundo o G1, o suspeito mantinha contato com a estudante há quatro meses, por meio de uma rede social. De acordo com a vítima, até o dia do ocorrido, ambos não se conheciam pessoalmente. O crime aconteceu após o rapaz ligar para a jovem e perguntar onde ela estava. A estudante afirmou ter dito ao suspeito que saía da escola. Minutos depois, a jovem disse que sentiu uma arma em suas costas e que o homem ordenou a ela que entrasse em um carro próximo. À polícia, a jovem contou que o suspeito a levou para uma estrada de chão, onde o estupro aconteceu. A adolescente conseguiu ferir o homem no pulso, fugindo em seguida. Na estrada, a vítima ligou para uma tia, que a socorreu. Após o estupro, o suspeito ainda teria ligado e ameaçado a vítima.
A tradicional cultura do vaqueiro está vivendo tempos de ameaça de extinção por conta dos ideais das novas gerações do sertão, que, ao invés de promover a tradição herdada de seus ancestrais, tem preferido os métodos modernos para realizar as atividades de tocador de gado. Além disso, a atual crise econômica e a seca têm feito alguns jovens vaqueiros trocarem o assento das selas pelo assento das motocicletas no momento de levar o rebanho ao pasto ou aos mananciais de água. O site Brumado Notícias flagrou um desses jovens vaqueiros conduzindo o gado em uma motocicleta na região do distrito de Cristalândia, o que, segundo alguns moradores da localidade, está se tornando um hábito comum na região. “Com a seca está difícil manter os animais, pois, além da água, falta também a vegetação do campo e, com a crise que estamos passando, mesmo com a gasolina em alta, está mais barato tocar o gado com a moto do que com o cavalo. Não era a nossa intenção, mas o período crítico nos afetou até no nosso prazeroso labor do dia a dia. Essa crise está nos fazendo perder a nossa identidade”, comentou o sertanejo Francisco de Souza.