O ministro Alexandre de Moraes anunciou a criação de um núcleo federal de enfrentamento à violência de gênero, diretamente ligado ao Ministério da Justiça. A medida foi anunciada após o encontro do ministro da Justiça com secretários estaduais de Segurança Pública. De acordo com a Agência Brasil a reunião, convocada para discutir o Plano Nacional de Segurança Pública, tratou das propostas de combate à violência doméstica e contra a mulher no país, tema em destaque na mídia após o recente caso do estupro coletivo de uma adolescente no Rio de Janeiro. “Tenho convicção de que não é possível fazer um bom trabalho se não fizermos juntos, secretarias de Segurança e ministério, em coordenação. Deve haver parceria, e não hierarquia. E esse auxílio se dará com medidas concretas que estávamos planejando em São Paulo e que quero ampliar nacionalmente”, disse Moraes, que antes de assumir a pasta da Justiça era secretário de Segurança Pública de São Paulo. O núcleo será composto pelos secretários nacionais de Segurança Pública, de Direitos Humanos e das Mulheres, além de três secretários estaduais de Segurança Pública. Esse núcleo deverá, então, discutir a criação de um departamento de investigação de violência contra a mulher dentro da Polícia Federal. “São coisas complementares. Mas o núcleo é maior”, disse Moraes.
Os estudantes dos colégios estaduais de Brumado abraçaram de vez a causa das faxineiras contratadas por empresas terceirizadas pelo estado para atuarem nas unidades de ensino. No município já foram realizadas manifestações exigindo do governador Rui Costa (PT) e da empresa contratante o pagamento dos vencimentos das faxineiras. “Governador, pague as tias”, esse é o tema da mobilização estudantil que já percorreu todo o estado. Representando a comissão estudantil, o corpo docente e as servidoras contratadas, a aluna Jéssica Bruna Silva Lima fez uso da tribuna livre na câmara de vereadores durante a sessão da última segunda-feira (30), reivindicando do parlamento local apoio junto à esfera estadual para a solução dos problemas. A aluna ressaltou que sem as faxineiras as unidades escolares ficam impossibilitadas de ofertar a regularidade dos serviços educacionais. Na sequência, os estudantes apontaram o atual momento como o mais conturbado na história da educação estadual.
“Queremos comunicar a todos que a escola pública da Bahia está vivenciando talvez um dos piores momentos da sua história, pois já vimos greves dos professores que reclamavam por melhores salários e condições de trabalho, mas nunca tivemos interrupções nas atividades escolares por falta de pagamento dos funcionários de serviços gerais”, disse a estudante, que ainda cobrou dos representantes do legislativo que levem o clamor aos ouvidos do governador Rui Costa, bem como do secretário estadual de educação e do diretor de educação do núcleo 13, com base em Caetité, além de cobrarem também o apoio dos deputados por eles representados em Brumado. Os vereadores se mostraram solidários à causa e propuseram a ida de uma caravana à capital a fim de cobrar diretamente do administrativo estadual uma solução.
A Polícia Federal indiciou o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e mais nove pessoas em um inquérito na Operação Zelotes pelos crimes de tráfico de influência, corrupção ativa, corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Em nota, a assessoria de imprensa do Bradesco informou que o banco e seus executivos não participaram e não contrataram os serviços do grupo investigado na Zelotes e que irá “apresentar seus argumentos juridicamente por meio do seu corpo de advogados”. De acordo com o G1, o inquérito foi concluído na última semana e enviado para análise do Ministério Público Federal no Distrito Federal. A Procuradoria da República no Distrito Federal confirmou que recebeu o relatório e que, a partir de agora, vai analisar os elementos apontados no documento para decidir de apresentará denúncia à Justiça Federal denúncia contra os indiciados. O inquérito que apurou a participação de executivos do banco em fraudes nas decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), da Receita Federal, foi concluído na última semana. O Bradesco é investigado na Zelotes desde o ano passado por ter contratado o grupo que, segundo as investigações, pagava propina em troca de decisões favoráveis no Carf – onde são julgadas as multas da Receita a empresas e contribuintes. O Carf é uma espécie de tribunal administrativo responsável por julgar os recursos contra essas multas.
As obras na sede própria da 18ª Ciretran, localizada na Praça Wenceslau Araújo, ao lado da Apae, em Brumado, estão em fase final e a previsão é de que o prédio seja entregue e inaugurado no final deste mês de junho. O site Brumado Notícias registrou que as paredes começaram a ser pintadas e as divisórias das repartições internas já foram instaladas. Ainda segundo informações obtidas pela nossa reportagem, o prédio deverá ser inaugurado pelo governador Rui Costa (PT) e sua comitiva de governo, juntamente com outros importantes empreendimentos, como o presídio e o Campus do IFBA, o que ainda deve entrar na agenda administrativa do governo para ser divulgado oficialmente.
Em Brumado, são grandes as filas que se formam todos os dias nos postos cadastrados para a quitação do boleto do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), pois os contribuintes não querem perder o desconto de 10% na cota única, cedido pela prefeitura até o dia 10 de junho. Para tanto, os munícipes estão enfrentando as longas filas debaixo de sol forte e se protegendo como podem, inclusive improvisando com pedaços de papelão. Alguns populares reclamam que houve um aumento significativo nos impostos, em alguns casos com alta de até 300%, o que foi justificado como sendo um reajuste de somatórias atrasadas na defasagem do valor dos impostos em alguns logradouros.
Tamanha tem sido a movimentação nestes postos de atendimento que a polícia militar tem mantido constante atenção nas imediações a fim de inibir qualquer tentativa de roubo. Além da cota única com o desconto ofertado pela prefeitura, os brumadenses também poderão parcelar seus boletos do IPTU 2016 em três parcelas: nos dias 30 de junho, 29 de julho e 31 de agosto.
O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) dedicou seu discurso na Assembleia Legislativa para conclamar um debate acerca da aprovação das contas do governo do Estado em 2014, que está há três semanas em pauta. Segundo o democrata, os líderes do governo fogem do esclarecimento sobre as contas do último ano do governo de Jaques Wagner (PT), porque, de acordo com ele, se forem seguidos os critérios técnicos de administração pública, as mesmas deveriam ser rejeitadas. “Não se trata de uma análise política das contas, de votar contra porque se é oposição, mas, por questões técnicas de irregularidades contábeis, pedaladas fiscais, infringimento à Lei de Responsabilidade Fiscal”, avaliou o deputado, que citou três graves incorreções que justificam a reprovação. “Primeiro, com relação ao regime de competência, que rege a contabilidade pública - o que vale é a competência que foram arrecadados os recursos e não o que está em caixa. O Estado é detentor da arrecadação do ICMS e IPVA e deve repassá-los aos municípios. Em dezembro de 2014 na Bahia não houve o repasse aos municípios, sendo usado para fechar as contas do Estado. Segundo ponto fere a lei de responsabilidade fiscal, com o uso de verbas federais de recursos vinculados e que foram contabilizados nas contas gerais do Estado. E, em terceiro, a falta de pagamento das emendas impositivas previstas em lei. Vamos já apreciar e avaliar essas contas”, destacou Ribeiro.
Os vereadores de Brumado abriram debate na noite da última segunda-feira (30) quanto à sinalização no trecho que liga a Avenida Centenário e a Vila Catiboaba. O debate ganhou força após uma indicação solicitando ao executivo municipal a sinalização no trecho que envolve a sinuosa curva dos cinco, onde recentemente morreram um empresário e um gerente no ramo do turismo rodoviário. Após o acidente, um empresário, amigo das vítimas, sinalizou por conta própria parte do percurso indicando a perigosa curva. No legislativo, as discussões questionaram a legalidade da sinalização particular, que não atende aos padrões. Além disso, foi questionado a quem cabia a responsabilidade da referida sinalização, pois não se sabe se o percurso faz parte do perímetro urbano de responsabilidade municipal, ou se seria da esfera estadual ou federal, uma vez que entre 2012 e 2013 a prefeitura realizou o alargamento lateral que margeia a pista e sinalizou o local como sendo faixa de servidão da BA-262, apontando o dito percurso entre a Avenida Centenário e a Vila Catiboaba. Já no final de 2013, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou o recapeamento asfáltico no trecho, retirou as sinalizações anteriores e classificou o percurso como sendo um eixo de ligação da BR-030 que corta a cidade pelo centro comercial. Diante da dúvida, alguns parlamentares procuraram respostas em setores da prefeitura, mas o assunto ficou pendente quanto à real identidade do trecho. Os parlamentares prometeram ampliar os debates a fim de resolver as questões referentes à segurança no percurso.
Segundo dados divulgados nesta terça-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego ficou em 11,2% no trimestre encerrado em abril. A taxa é a maior já registrada pela série histórica do indicador, que teve início em janeiro de 2012. No trimestre anterior, de novembro de 2015 a janeiro de 2016, a desocupação havia ficado em 9,5% e, no mesmo período, de fevereiro a março de 2015, o havia atingido 8%. A taxa de desocupação trimestral está subindo há 17 meses consecutivos em comparação ao ano anterior, segundo Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE. A Pnad entrevista 211 mil domicílios em 3.464 municípios e 15.756 setores do país. A população desocupada bateu os 11,4 milhões e atingiu o maior número da série. Em relação ao trimestre encerrado em janeiro, o contingente cresceu 18,6% e frente ao mesmo trimestre de 2015, subiu 42,1%. Em meio à redução da oferta de vagas, aumentou em quase 5% a quantidade dos que decidem trabalhar por conta própria na comparação com o mesmo trimestre de 2015. Já em relação ao trimestre anterior, não houve variação significativa.
O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Alessandro Lôbo e Silva (PRB), foi multado pela Justiça Eleitoral em R$ 10 mil por propaganda eleitoral antecipada. Na ação, ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), ficou comprovado que o pré-candidato à prefeitura espalhou pela cidade, em locais de intensa movimentação, diversos outdoors e faixas, com sua fotografia ao centro. Nas peças, pode-se ler a frase “Brumado está mudando” em letras grandes, e, em letras menores, a notícia sobre reunião plenária a ser por ele promovida. Em seguida, lê-se: Dr. Alessandro Lôbo - vereador, a sigla e o número do partido. A Justiça Eleitoral entendeu que as peças publicitárias contêm mensagens sugestivas de que o município estaria mudando e o pré-candidato seria o responsável por essa mudança, o que se configura como propaganda eleitoral antecipada. Pelo exposto, o juiz Genivaldo Alves Guimarães condenou Alessandro Lôbo pela prática de propaganda extemporânea, que prevê multa de R$ 5 mil a R$ 25 mil. No caso em específico, a multa foi determinada em R$ 10 mil.
Natural da cidade de Monte Azul-MG, Maria de Fátima Santos Batista, de 47 anos, que trabalhava em uma empresa de crédito em Brumado, morreu na tarde desta terça-feira (31) em um acidente na BR-030, entre as cidades de Caetité e Guanambi, no sudoeste baiano. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o veículo que era conduzido por Fátima acabou capotando na rodovia. Ela teria perdido o controle do carro durante uma ultrapassagem. Outras três pessoas também tiveram ferimentos e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhados para a UPA de Caetité.
Ainda não há informações sobre o estado de saúde das pessoas que se feriram. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi está no local realizando a perícia e o corpo da vítima será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Centenas de pessoas estão deixando mensagens em redes sociais em homenagem a ela.
Em Guanambi, a Polícia Civil cumpriu mandado de prisão preventiva contra o pedreiro Jairo da Silva Brito, de 33 anos, acusado de tentar estuprar uma jovem de 19 anos, estudante de enfermagem da Faculdade Guanambi. O crime teria acontecido na última segunda-feira (23), após a estudante e mais duas colegas terem pegado carona com o acusado. Segundo o radialista Bonny Silva, depois de deixar as duas jovens em determinado local, Jairo teria seguido pela Estrada Velha de Mutans, onde, de acordo com a vítima, tentou esganá-la e estuprá-la. A estudante conseguiu fugir mordendo a mão do suspeito. Através de imagens captadas por câmeras de segurança e denúncias anônimas, a polícia identificou o acusado. O delegado responsável pelo caso, José Ribeiro, representou pela prisão do suspeito e a Juíza Titular da Vara Crime determinou o seu encarceramento. Jairo nega ter tentado violentar a jovem e ainda a acusa de racismo.
O brasileiro trabalha cada vez mais para pagar impostos. Em 1996, eram 100 dias por ano, atualmente são 153 dias só para pagar os tributos. Na Alemanha, os alemães trabalham 139 dias para pagar impostos; no EUA, são 98 dias; e, no México, são 91 dias. No Brasil, de janeiro ao começo de junho, todo o dinheiro ganho foi para pagar impostos. “Nós temos uma das maiores cargas tributárias do mundo, devemos estar entre a 12ª e a 15ª no mundo todo, mas o retorno é muito insatisfatório”, afirma João Eloi Olenike, presidente do IPBT ao G1. Atualmente, quase 35% (34,67%) do preço das roupas vão para o governo. A cada 10 rolos de papel higiênico, pelo menos três ficam para os impostos (32,55%). Além disso, 37% (37,3%) do pacote de biscoitos está na mesma e, a cada duas latinhas de refrigerante, quase uma inteirinha é do governo. Na conta de luz, 56% do valor pago é de impostos.
Na última segunda-feira (23), a Polícia Federal esteve na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), mais precisamente no gabinete do deputado livramentense Nelson Leal (PSL). Segundo a coluna Tempo Presente, do Jornal A Tarde, ainda não se sabe qual teria sido o motivo da “visita”. Ainda de acordo com a publicação, a PF esteve na AL-BA outras vezes: em abril de 2012, no gabinete do deputado Roberto Carlos (PDT), e, em julho do ano passado, no de Carlos Ubaldino (PSD).
O Ministério Público Federal (MPF) identificou pagamentos supostamente irregulares do Bolsa Família no valor de R$ 2,5 bilhões entre 2013 e 2014. Ao cruzar informações de beneficiários com dados da Receita, Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunais de Contas, o órgão verificou saques realizados por pessoas já falecidas e por pessoas sem direito de participar. Ao todo, os pagamentos abrangeram cerca de R$ 1,4 milhão de pessoas, incluindo titulares do benefício e suas famílias. Além de pessoas mortas, o MP identificou beneficiários com vários CPF's cadastrados para receber o dinheiro. Também foram encontrados servidores públicos com família de menos de quatro pessoas, doadores de campanha em valores superiores ao recebido no programa, proprietários ou responsáveis por empresas ativas. A apuração foi aprovada em junho do ano passado por iniciativa de departamento do MPF dedicado ao combate à corrupção.
O lavrador Antônio Ramos de Oliveira, que está preso desde abril na carceragem da delegacia de Palmas de Monte Alto, ganhou R$ 4.992,00 no Jogo do Bicho. Segundo informações da polícia local, mesmo preso, ele deu R$ 5 a um carcereiro e pediu que o mesmo realizasse a aposta em seu nome. O jogo foi registrado no último sábado (28) e o detento foi contemplado com a quantia. O lavrador é residente na comunidade Pinga Fogo, zona rural do município.
A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) participou da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para início das obras de pavimentação de ruas no município de Carinhanha, no oeste da Bahia. Ao lado do prefeito Paulo da Yonara, a parlamentar comemorou mais uma conquista para a população da cidade. Para a realização das obras, a deputada e o prefeito estiveram com o governador Rui Costa para assinatura do Termo de Autorização e com o presidente da Desenbahia, Otto Filho, para firmar o contrato. Serão investidos cerca de R$ 5 milhões para intervenções em mais de trinta ruas dos bairros São Francisco e Cidade Jardim. “Nada melhor do que estar ao lado dos moradores para comemorar mais essa vitória. As pessoas merecem ter as ruas pavimentadas, trafegar com segurança e tranquilidade”, pontuou Bastos.
Na manhã desta terça-feira (31), a Polícia Federal realiza uma operação nos municípios de Itaberaba, Vitória da Conquista e Itapetinga, onde cumpre nove mandados de busca e apreensão. A operação Transfolia investiga fraudes em licitações e desvios de recursos públicos referentes à contratação de uma empresa para o serviço de transporte escolar pela prefeitura de Itaberaba. O caso começou a ser investigado há cerca de um ano e meio. Segundo a PF, os participantes do esquema direcionavam as licitações para beneficiar uma empresa e faziam dispensas de licitação irregulares, por meio de contratos emergenciais. A apuração estima prejuízos superiores a R$ 57 milhões entre os anos de 2010 e 2015. Cerca de 40 policiais participam da ação.
Pesquisa desenvolvida pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor) mostrou uma redução de 12% nas mortes por infarto com a adoção da Lei Antifumo. A legislação aprovada no estado de São Paulo em 2009 proíbe fumar em lugares fechados de uso coletivo. De acordo com a Agência Brasil, o estudo feito pelo Incor, que é vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, indicou ainda uma queda de 5% nas internações hospitalares ligadas ao infarto. Nos primeiros 17 meses após a implantação da medida, o número de mortes por ataque cardíaco caiu 12% (equivalente a 571 casos em números absolutos) e de internações em hospitais, 5% (equivalente a 142 casos). Para a especialista, a impossibilidade de fumar em locais fechados beneficia principalmente os não fumantes.
Em sua última visita na capital do estado neste mês de maio, o vereador Castilho Viana (PSB) esteve em diversos órgãos em busca de benefícios para o município de Brumado. O parlamentar discutiu com o secretário de infraestrutura hídrica e saneamento da Bahia, Cássio Peixoto, sobre a necessidade de diversas comunidades acerca do recebimento de água potável em suas casas. Castilho entrou com pedido para instalação da rede de extensão de água da Embasa nas comunidades do Ariri, que vai até a Barra do Rio, bem como na comunidade da Tabúa, que fica próximo a região de Itaquaraí. O vereador espera que em breve as comunidades possam receber o benefício, tendo em vista que os projetos já se encontram disponíveis para a Embasa, restando apenas a liberação do recurso por parte do governador para início das obras.
Deu a lógica para o confronto final do 33º Campeonato Brumadense de Futsal: Big Lanches e Ajax. As duas equipes fizeram as melhores campanhas na fase de grupos e não foi diferente nos confrontos das semifinais, que tiveram suas partidas de volta disputadas na última semana. O Ajax passou fácil pelo Cavalhada com o placar de 7x4. Já o Big Lanches teve mais dificuldade para passar pelo Pequeno Craque, pois perdeu o jogo no tempo normal por 4x3. No entanto, na prorrogação, a estratégia do Pequeno Craque de utilizar um goleiro na linha não deu certo, o que acabou favorecendo o ala Arley, que fez belos gols aproveitando a ausência do goleiro adversário. Com isso, o Big Lanches fechou o placar em 5x1. O primeiro jogo da decisão acontece na próxima sexta-feira (03) e o jogo de volta da grande final será no dia 17 de junho, no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro.
A E2 Engenharia e Empreendimentos está trazendo para Brumado o primeiro condomínio fechado da cidade: o Brumado Park Residence. Com mais de 23.000 m² de áreas verdes, o local possui infraestrutura inspirada em condomínios sustentáveis, priorizando o descanso e a tranquilidade. O projeto conta com apartamentos de 2 e 3 quartos, com suíte, e opção de apartamentos adaptados para portadores de necessidades especiais. Além disso, o empreendimento terá ainda áreas de lazer que incluem guarita, salão de eventos, piscina, salão de jogos, academia, brinquedoteca, sala de vídeo, sanitários, sanitário infantil com fraldário, parque infantil, quiosque para churrasco e quadra poliesportiva. O Brumado Park Residence está localizado no Bairro Dr. Juracy, com fácil acesso a partir da Av. Centenário e a menos de dez minutos de distância da Prefeitura Municipal, do Centro, do Ifba, de hospitais, mercados e correspondentes bancários. A Central de vendas fica na Praça Armindo Azevedo, 16 A, Centro. O telefone é (77) 3441-0877.
Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PDT), destacou que esta semana irá anunciar a programação do aniversário de 139 anos de emancipação política do município. O prefeito esclareceu que depende do resultado da licitação para anunciar as atrações e o roteiro dos festejos. Aguiberto disse ainda que também está dependendo do posicionamento dos empreiteiros para programar as inaugurações na semana das comemorações, mas adiantou que deve realizar uma série de inaugurações durante todo o mês de junho, classificado por ele como o mês da cidade.
Com o placar de 2x1 sobre o Real São Félix, o time do Umburanas conquistou o Campeonato Brumadense de Futebol 2016 em partida realizada no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, na tarde do último domingo (29). O Umburanas ditou o ritmo da partida dando poucas brechas para o Real São Félix, que mais se defendeu e se valeu do bom goleiro Nandinho. No entanto, nem mesmo as belas defesas do arqueiro, conseguiram impedir a eficiência do adversário, que já era apontado desde o início da competição o favorito a conquistar o título. O primeiro tempo terminou com o Umburanas à frente do placar com um gol de cabeça, marcado pelo baixinho Badu, que se antecipou ao goleiro em uma bola lançada na área, sacudindo os mais de 2000 pagantes na arquibancada do estádio. Na segunda etapa, o Real conseguiu o empate em uma jogada individual de seu atacante, mas logo sofreu uma baixa: o veterano Titio foi expulso de campo e, em seguida, o Umburanas conseguiu mais um gol de cabeça, o que lhe garantiu o título da competição. O prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), o presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Emanoel Araújo Lima, o secretário municipal de esportes, Miguel Lima Dias, o vereador Édio Pereira (PCdoB) e demais convidados fizeram a entrega dos troféus e medalhas para os finalistas, que também receberam premiação em dinheiro.
As medalhas e os troféus todos padronizados com o apoio da Federação Baiana de Futebol (FBF). O Campeonato Brumadense 2016 homenageou Mabsan Aquino, o Mabinho, vigilante da Câmara de Vereadores e feirante, amante do futebol local, que sempre se fazia presente aos jogos no estádio. Mabinho foi assassinado no dia 27 de dezembro de 2015. Na época, o réu confessou ter disparado por engano contra o vigilante, pois o teria confundido com um dos seus desafetos. Filhos, irmãos e sobrinhos de Mabinho compareceram ao estádio para receberem as homenagens. Sua filha fez os agradecimentos e a entrega da taça de campeão ao capitão Ney do Umburanas. Ao final, couberam ainda os agradecimentos a toda comissão organizadora do campeonato, bem como aos dez clubes que participaram da competição, além do apoio da 34ª CIPM na garantia da segurança e da funerária Pax Nacional por ter cedido ambulância e equipe para atendimento no estádio. Prefeito e presidente da LBF concordaram em unir forças para o Campeonato Intermunicipal de Futebol e já estreitaram acordo para formar um clube para disputar a segunda divisão do campeonato baiano no próximo ano.
Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias