Atualmente na função de assessor jurídico e administrativo no Comando Geral da Polícia Militar da Bahia, o Major Arthur Mascarenhas, que teve grande atuação no comando da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, em 2012, voltou ao município na noite da última segunda-feira (11) para prestigiar a sessão solene de entrega de títulos de cidadão brumadense na Câmara de Vereadores. Entre os homenageados, o amigo do Major, o Capitão Valmari Júnior. Em entrevista ao site Brumado Notícias, ele fez um raio-x da projeção da polícia militar relatando alguns investimentos por parte do atual governo. Segundo o Major, haverá mais concursos e aquisições de viaturas e aparelhamento bélico para reforçar as companhias na promoção da segurança pública.
Falando a respeito do município, Mascarenhas declarou que a nova política do comando geral já está trabalhando a fixação do soldado nas praças onde atuam, o que significa menos evasão de efetivo nas companhias, como aconteceu recentemente em Brumado. O Major declarou que alguns dos soldados que chegaram ao município tiveram sua indicação. Embora seja mais operacional, ele disse que está vivenciando uma nova experiência no campo administrativo. Após sua passagem por Brumado, onde atuou brilhantemente pela primeira vez no comando de uma companhia independente, a sua carreira ganhou destaque e fluiu para designações ainda mais desafiadoras. Neste aspecto, o ex-comandante considera que sua passagem pela 34ª CIPM foi um divisor de águas em sua vida profissional. “Brumado foi a minha grande escola e o meu primeiro comando, então eu devo muito a essa cidade e a essa gente bonita e hospitaleira, pois aqui fiz meu estágio de comando, que foi coroado de êxito. Só tenho gratidão por Brumado", pontuou Mascarenhas.
O professor Paulo Cesar Aranha, a lutadora Alexandra Cardoso e o peso pena Hugo Possidônio estão viajando rumo ao Rio de Janeiro para participar do Campeonato Rio Open e o Internacional Master de Jiu-Jítsu. A competição terá início nesta quarta-feira (13) e vai até o domingo (17). Os atletas brumadenses terão desafios internacionais e nacionais de peso pela frente. O evento, que unirá duas competições consideradas de grande importância, conta com todo o apoio da Confederação IBJJF, bem como da CBJJ.
Aluga-se um sítio na Fazenda Lamero, próximo ao Bairro Apertado do Morro, em Brumado. O local é próprio para confraternizações e possui vários atrativos da vida no campo. A residência da propriedade possui dois quartos com ar-condicionado, banheiro, ampla varanda, espaço gourmet, com fogões a gás e a lenha, geladeira, freezer, além de mobília com padrão campestre. Os interessados podem entrar em contato através do celular (77) 99955-5308.
Ao trafegar pela Rua Israel Dias, no Bairro Santa Tereza, no final da tarde do último sábado (9), uma mulher, que transportava o filho na garupa da moto, foi interceptada por uma dupla de assaltantes. Armados, eles anunciaram o assalto. Os bandidos mantiveram a arma apontada para a cabeça da mulher enquanto seu filho, aos prantos, presenciava a cena. Os marginais não se interessaram pelos demais bens da vítima, apenas pediram a motocicleta, modelo Fan 150, de cor cinza e placa NZJ 1467, e fugiram. A polícia fez várias diligências no intuito de recuperar o veículo, mas até o momento ainda não obteve êxito.
Subcomandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o capitão Valmari Santos Nogueira Júnior recebeu na noite da última segunda-feira (11) a maior honraria concedida pela Câmara de Vereadores de Brumado: o título de cidadão brumadense. Valmari chegou ao legislativo acompanhado da esposa e do filho, sendo ainda prestigiado por vários oficiais e soldados da companhia, bem como outros que passavam pelo município. Também marcaram presença na solenidade o Major Jocevã Oliveira, atual comandante da 34ª CIPM, e o Major Arthur Mascarenhas, que já comandou a companhia nos anos de 2012 e 2013, e atualmente é assessor jurídico e administrativo no comando geral da Polícia Militar da Bahia.
O capitão é lembrado pela corporação como arquiteto das ações da polícia militar, pois mapeia com precisão todo o território local no intuito de melhor dimensionar as operações táticas da companhia, além de estar sempre engajado no campo operacional e administrativo. Diplomático e bem articulado, Valmari se tornou uma espécie de ponte entre os comandados e os demais oficiais, que o tem em alta estima. Desta forma e pelos relevantes serviços prestados em prol da segurança pública, o capitão, que fixou residência em Brumado desde o ano de 2003, abraçou Brumado como sua terra, o que induziu a vereadora Liu Vasconcelos a fazer a indicação.
Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Brumado, Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, declarou que acredita na reaproximação do partido com o PCdoB. O pré-candidato e presidente do partido comunista, o vereador Édio Pereira, anunciou o rompimento da aliança entre as siglas, que durou 27 anos no município, depois da indefinição do casal Pereira [Edmundo e Marizete], a quem recorreu em busca de apoio para sua campanha. Fredinho disse que não participou das conversas entre o comunista e o casal e, por isso, segundo ele, a decisão de rompimento da aliança foi unilateral, partindo exclusivamente do pré-candidato. Diante do ocorrido e com o andamento das articulações e formação de alianças, o presidente petista afirmou que houve um entrave entre as partes, mas mantém boa relação com o partido comunista e seu presidente e buscará reatar a velha parceria. “Ocorreu em um período em que não presenciei as conversas, mas, ao que tudo indica, o PT não chegou a dizer não, mas demorou a dizer sim e isso acirrou os ânimos. No entanto, ainda mantemos uma boa relação com o PCdoB e acredito que esse pequeno entrave é algo é a ser superado e que ainda vamos caminhar juntos nessas eleições”, pontuou o dirigente.
Nos quatro primeiros dias de vigência da lei que obriga os veículos a circular com o farol baixo aceso em estradas federais durante o dia, cerca de 14,9 mil motoristas foram autuados por descumprirem a norma em rodovias federais. O balanço foi divulgado hoje (12) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e contabiliza as multas aplicadas entre sexta-feira (8) e segunda-feira (11). De acordo com a Agência Brasil, a lei n° 13.290/2016 entrou em vigor no último dia 8. O motorista flagrado com as luzes apagadas comete infração média e recebe quatro pontos na carteira de habilitação, além de multa de R$ 85,13. De acordo com a PRF, os dados de infrações são preliminares, uma vez que o agente tem o prazo de até 5 dias para fazer o registro no sistema e o fechamento ocorre após 30 dias. Na avaliação da PRF, o número de infrações aplicadas tende a cair com o passar dos dias devido ao trabalho educativo e à medida em que os condutores se acostumem com a lei e adquiram o hábito de ligar o farol.
Considerando que nos últimos quatro anos a estiagem se intensificou em todo município, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PDT), declarou, através do Decreto nº 4.878, de 12 de julho de 2016, situação de emergência nas áreas contidas no Formulário de Informações do Desastre (FIDE). A prefeitura ainda considerou que a estiagem provocou o desabastecimento de água para o consumo humano, para a dessedentação animal e para as culturas em geral, causando a perda total da safra 2015/2016. O decreto autoriza todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário. Autoriza-se, inclusive, a convocação de voluntários para reforçar as ações e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade para assistência das famílias prejudicadas.
Uma passageira da SuperVia, identificada como Geyse Moraes de Souza, se acidentou na tarde desta segunda-feira, na estação da Penha Circular, na Zona Norte do Rio, ao cair no vão entre o trem e plataforma quando tentava embarcar numa composição que seguia com destino à Central do Brasil. Imagens postadas na internet mostram que a usuária teve parte do braço direito amputado. Segundo a SuperVia, o Corpo de Bombeiros e o Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFEr) foram acionados para as providências necessárias. A passageira foi encaminhada para o Hospital Getúlio Vargas, também na Penha. A concessionária informou que logo após o acidente bloqueou uma das linhas, enquanto era realizado o atendimento à vítima. De acordo com o jornal Extra, a concessionária informou ainda que preza pela segurança dos passageiros e se utiliza de diferentes formas de comunicação para alertá-los sobre os cuidados que devem tomar ao utilizar o sistema ferroviário. No início da tarde desta terça-feira, a direção do Hospital estadual Getúlio Vargas informou que a paciente apresenta estado de saúde estável.
Depois da demissão de mais de 200 pessoas, funcionários da fábrica de cimento Itaguarana, em Ituaçu, realizaram um protesto. Eles alegam que foram desligados sem aviso prévio e estão com três meses de salários atrasados. Além disso, os trabalhadores demitidos afirmam que não receberam os direitos trabalhistas como FGTS, rescisão e seguro desemprego. Segundo informações do G1, as demissões equivalem à metade do total de empregados da empresa, que empregava moradores de três cidades da região: Ituaçu, Barra da Estiva e Tanhaçu. A fábrica, através do setor jurídico, informou que não se pronunciará sobre as demissões. As demissões já afetam o comércio. Um mercado de Ituaçu estima prejuízo de cerca de R$ 40 mil nos últimos três meses.
Em reunião na manhã desta terça-feira (12), a bancada do PMDB decidiu lançar a candidatura do ex-ministro da Saúde da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) Marcelo Castro (PI) à sucessão de Eduardo Cunha. Ex-ministro da Saúde, Castro venceu o atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Osmar Serraglio (PR), no segundo turno de votação do partido. De acordo com a Veja, o PMDB tem a maior bancada da Casa com 66 votantes. O deputado Fábio Ramalho (MG) também do PMDB vai manter candidatura avulsa.
Na última segunda-feira (11), a agência dos Correios da cidade de Paramirim foi invadida por dois criminosos por volta de 15h20. Segundo informações da polícia, eles chegaram ao local em uma motocicleta e, armados, anunciaram o assalto. Após roubaram o dinheiro do caixa, os suspeitos fugiram em alta velocidade sentido a Livramento de Nossa Senhora. Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional realizou rondas na tentativa de localizar os criminosos, mas ninguém foi preso até o momento. A quantia roubada da agência não foi informada.
A Câmara de Vereadores de Brumado encerrou o primeiro semestre de 2016 com a aprovação do projeto de lei nº 011/2016, que substitui o nome da Rua Carlos Lima Rizério para Avenida Cleio Antônio Diniz. O projeto de lei nº 033/2015 que altera a lei complementar n° 04, de 16 de dezembro de 2013, que instituiu o Código de Obras e Urbanismo do Município de Brumado, também foi aprovado. O documento chegou ao parlamento em caráter de urgência, urgentíssima, expedido pelo poder executivo. As votações foram unânimes e nominais. Após os trabalhos, o presidente Alessandro Lôbo (PRB) encerrou a sessão ordinária que fechou o semestre e anunciou o recesso parlamentar até o dia 1º de agosto. Em seguida, o presidente abriu a sessão solene em que foram entregues títulos aos novos cidadãos que adotaram Brumado como cidade do coração e se tornaram destaque colaborando para o desenvolvimento local. Doze pessoas receberam o título, mas o deputado estadual Nelson Leal não compareceu ao evento.
Dentre os homenageados: a ex-vereadora Olindina de Brito Reis, que recebeu até pedido de casamento do marido, o vereador José Carlos dos Reis; o empresário agropecuarista Jair Silva; o pastor João Mário; o bancário Nei de Farias; e o subtenente do Tiro de Guerra 06/024, Paulo Henrique, que ofereceu uma saudação com os novos atiradores em formação no quartel. As homenagens ainda se estenderam ao empresário Raymundo Correia, ao capitão e subcomandante da Polícia Militar, Valmari Júnior, ao microempreendedor Adailton Pereira, o seu Dadá, a pediatra Doralice Gomes, a professora Neli Silva, e ao empreendedor João Novais. Todos foram agraciados com a placa honrosa e declararam sua paixão pela cidade. Ao final, homenageados e convidados participaram de um coquetel de confraternização promovido pela câmara. (Veja Fotos).
As vendas do comércio varejista brasileiro recuaram 9% em maio na comparação com o mesmo mês de 2015, registrando a maior queda para o mês desde 2001, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (12). Na comparação com abril, que registrou alta de 0,3% (dado revisado), a queda foi de 1%, a maior para o mês desde 2000. O resultado está 12% abaixo do ponto mais alto da série, observado em novembro de 2014. No ano, de janeiro a maio, as vendas acumulam recuo de 7,3% e, nos últimos 12 meses, de 6,5%.
Acusado pela prática de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil, o réu José Vivaldo Costa dos Santos foi julgado e absolvido na última segunda-feira (11) em júri presidido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães. O suposto crime teria ocorrido em 2008, na zona rural de Aracatu, figurando como vítima seu sogro Manoel Fernandes Costa. Os jurados responderam afirmativamente ao primeiro, segundo e terceiro quesitos, reconhecendo a materialidade e a autoria, mas absolvendo o acusado. “Em face dessa deliberação do Conselho de Sentença, que absolveu acusado, e considerando que ele já se encontra em liberdade, determino que, após o trânsito em julgado, sendo mantida a decisão, façam-se as anotações de estilo e arquivem-se os autos”, destacou o juiz, na sentença.
O secretário estadual de Agricultura, Vitor Bonfim (PDT), decidiu apoiar a candidatura do ex-governador Nilo Coelho (PSDB) à prefeitura da cidade de Guanambi. Este disputará o cargo contra o candidato do prefeito Charles Fernandes (PP), Jairo Magalhães (PSB), que é apoiado pelas forças aliadas do governo Rui Costa (PT). De acordo com o Política Livre, sendo assim, a decisão de Vitor Bonfim estaria causando desconforto entre correligionários do governador, que acreditam que, diante da “liberalidade”, Rui Costa poderá ver sua autoridade se fragilizar. Em sua justificativa, Bonfim disse que seu tio é candidato a vice de Nilo. Porém, aliados do governador, não engoliram a justificativa e alegam que o controle da secretaria estadual de Agricultura é mais importante que relações familiares. O impasse poderia causar a exoneração de Vitor Bonfim do comando da Seagri.
No último domingo (10), um veículo colidiu com um jumento que atravessava a pista na BA-142, em Tanhaçu, no sudoeste baiano, e acabou pegando fogo. O acidente aconteceu no trecho após o Distrito de Sussuarana, próximo a localidade de Tanque da Pedra. De acordo com o Tanhaçu Urgente, o motorista e os demais ocupantes do veículo não se feriram, apesar da gravidade do ocorrido. O trecho onde foi registrado o acidente é conhecido pela quantidade de animais que costumam atravessar a pista.
O governo estadual desembolsa mais recursos para bancar a alimentação dos apenados nas unidades prisionais do estado do que ganham os policiais civis por meio de tickets de alimentação. Segundo dados da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), o gasto diário com os internos chega a R$ 30,08, referentes ao desjejum (R$ 6,10), almoço (R$ 11,99) e jantar (R$ 11,99). Em contrapartida, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpoc), Marcos Maurício, informou que a categoria recebe benefício de R$ 11 por dia. “Se for plantão, recebe R$ 22 para duas refeições, geralmente almoço e janta”, acrescentou ao Bahia Noticias. De acordo com Maurício, o sindicato já colocou o reajuste na pauta de reivindicação.
Pesquisa contratada pelo deputado estadual Nelson Leal (PSL), filho do postulante à prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Emerson Leal, foi suspensa pela Justiça Eleitoral. A pesquisa, realizada pela Bahia, Pesquisa e Estatística Ltda-ME, (BABESP) favorecia Emerson Leal. A suspensão foi postulada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), através do seu presidente, Erasmo Carlos Caires Conceição, conhecido como Erasmo da Manga. O partido argumentou que o registro da pesquisa violou o art. 33 da Lei n. 9.504/1997 e o art. 2º da Resolução - TSE nº 23.453/2015. Segundo o presidente, não foram registradas, no prazo de cinco dias anteriores à divulgação, informações referentes ao valor despendido nos trabalhos e não foi juntada cópia da respectiva nota fiscal de pagamento. Além disso, o pré-candidato divulgou a pesquisa em vários veículos de comunicação e apresentou a mesma em eventos públicos que promoveu e participou, sempre enfatizando sua ampla margem de votos sobre os concorrentes. Considerando os vícios cometidos, o Juiz Eleitoral João Lemos Rodrigues deferiu pedido liminar para determinar a suspensão da divulgação da pesquisa eleitoral, sob pena de multa diária fixada em R$ 1.000,00. Na sentença, o juiz destacou ainda que a contratação da pesquisa foi feita pelo filho do pré-candidato, demonstrando o propósito de beneficiar o representado.
Em junho de 2010, a construtora Odebrecht adquiriu um prédio de três andares na Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo, e planejava instalar ali a sede do futuro Instituto Lula, de acordo com a força-tarefa da Operação Lava-Jato. A compra foi feita em nome da DAG Construtora, de Salvador, que pertence a Demerval Gusmão, amigo e parceiro de negócios de Marcelo Odebrecht, dono da empreiteira. A DAG é a mesma que, em 2013, a pedido da Odebrecht, pagou o jatinho que levou o ex-presidente Lula a Cuba, República Dominicana e Estados Unidos, como revelou o jornal O Globo. Segundo as investigações, a família Lula sabia dos planos de usar o prédio para o instituto: um projeto de reforma do imóvel, que incluía auditório, sala para exposição e até apartamento com cinco suítes na cobertura, foi localizado numa pasta cor de rosa endereçada a dona Marisa Letícia e apreendida pela Polícia Federal, no início deste ano, no sítio de Atibaia (SP) que era usado por Lula e sua família. Os documentos, apreendidos em março último, na 24º fase da Lava-Jato, voltaram a ser analisados pela força-tarefa no fim de junho, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) devolveu a Curitiba os inquéritos que investigam supostas vantagens indevidas dadas ao ex-presidente. O conteúdo da pasta e as negociações para compra do prédio são descritas num relatório de análise da PF.
Em coletiva de imprensa realizada na tarde da última segunda-feira (11), o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Republicano Brasileiro (PRB) firmaram aliança em prol da pré-candidatura do médico e presidente da casa legislativa, Alessandro Lôbo. Além da imprensa, o evento contou com a presença de lideranças políticas locais, de militantes de cada legenda, dos vereadores da bancada petista e do casal Edmundo e Marizete Pereira, que confirmou apoio ao pré-candidato.
Indagado pelo site Brumado Notícias sobre a escolha do vice a compor a chapa, Frederico Rêgo, o Fredinho, declarou que o PT apenas fechou aliança com Alessandro Lôbo, mas não impôs que a sigla indique o nome ao pleito. Por outro lado, Edmundo Pereira, que foi citado como possível pré-candidato petista, justificou que sua desistência se dá por questões pessoais. Ele apontou que o médico tem o perfil jovem que o partido busca para apresentar novas propostas e visão de governo ao município.
Já o pré-candidato agradeceu o apoio recebido, tanto da sigla como do casal, apontado entre os caciques da política brumadense. “O PT e o casal Pereira representam uma força política importante para o nosso município, com amplas perspectivas de vitória. Firmamos essa aliança confiantes de que podemos apresentar a melhor proposta de renovação de governo para Brumado e dentro desse cenário que vamos trabalhar nossa campanha”, disse Alessandro.
O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) realizou o Seminário Novas Regras Eleitorais na cidade de Caculé com o objetivo de discutir com os pré-candidatos a lei eleitoral com ênfase nas novas mudanças para o pleito de 2016. O seminário teve como palestrantes os advogados eleitorais Michel Reis, Pedro Ribeiro e Glauco Mendes. Participaram do evento futuros candidatos às eleições municipais, com representantes de toda a região, o que demonstrou grande interesse pelo tema.
Para Ribeiro, o objetivo da iniciativa foi alcançado com êxito. “Tivemos um dia muito produtivo, com trocas de informações, aprendizados, esclarecimento de dúvidas, além da interação e confraternização entre os pré-candidatos. Ficamos muito satisfeitos em confirmar que teremos candidatos com foco e interessados na legislação, demonstrando um nível mais elevado na campanha. Com isso, quem ganha é a população”, avaliou o deputado.