A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta sexta-feira (2) a suspensão de 23 planos de saúde de 8 operadoras. A partir do dia 9 de setembro, elas ficam proibidas de incluir novos clientes por três meses. Os atuais segurados seguem com acesso ao serviço normalmente. As operadores terão a comercialização liberada a partir do próximo trimestre apenas se houver melhora no serviço prestado e redução no número de reclamações. Os planos de saúde suspensos possuem, juntos, cerca de 167 mil beneficiários. Das oito operadoras com planos suspensos neste ciclo, dois já tinham planos em suspensão no período anterior. No segundo trimestre de 2016, a ANS recebeu 13.571 reclamações. “Trata-se de um mecanismo que gera efetividade no mercado, uma vez que tem como foco a melhoria dos serviços prestados aos consumidores. As operadoras que conseguirem perceber este monitoramento como uma oportunidade de revisão de seus processos internos podem obter mudanças bastante positivas", avalia a diretora de Normas e Habilitação dos Produtos, Karla Santa Cruz Coelho. Clique aqui e veja a lista dos planos suspensos.
Douglas Fernandes da Silva, de 18 anos, foi esfaqueado e queimado vivo, no bairro Esplanada, na Região Leste de Belo Horizonte, porque conversou com a ex-namorada de um de seus agressores. A conclusão é da Polícia Civil que apresentou nesta sexta-feira (2) dois homens suspeitos do crime. A vítima chegou a ser internada no Hospital de Pronto Socorro João XXIII. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no dia 24 de julho. De acordo com as investigações, no dia do crime, um dos suspeitos, Felipe Rodrigues da Silva, viu Douglas conversando com a ex-namorada. De acordo com o G1, enciumado, ele teria procurado Lucas Rodrigues para ajudá-lo a se vingar do rapaz. Segundo a delegada Ingrid Estevam, Felipe já havia ameaçado a ex-namorada. Ainda segundo a polícia, os dois homens seguiram Douglas. A vítima foi esfaqueada no abdômen. Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que gasolina é jogada nele e fogo é ateado. Douglas chegou a correr por alguns metros, gritando por socorro. Felipe e Lucas estão sendo indiciados por homicídio qualificado, por meio cruel, fútil e com recurso que dificultou a defesa da vítima. Eles não têm antecedentes criminais.
A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Educação, coordenará a realização do Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, cujo tema é “Escola Significativa na Contemporaneidade: No Caminho dos Livros Brumado, vê o mundo”. O desfile contará com a presença de alunos, professores, Forças Armadas, Igrejas, Escolas Municipais, Organizações, Entidades, Associações, Empresas, Grupo Organizado, Clubes e ONGS, bem como a comunidade em geral. A concentração terá início no estacionamento da Feira Livre (ao lado da Cesta do Povo). O desfile percorrerá a Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, seguindo pela Rua Coronel Tibério Meira, Praça Armindo Azevedo e finalizando em frente ao Coreto, na Praça Capitão Francisco de Souza Meira. As instituições que também participarão do desfile se perfilarão em diferentes ruas das entradas/saídas das avenidas ou ruas acima citadas e se juntarão às escolas municipais desfilando até o Coreto.
A Justiça Federal de Brasília suspendeu a lei do farol baixo, que previa cobrança de multa para motoristas que circulassem durante o dia sem acender os faróis em rodovias. A decisão é liminar (provisória) e vale para todo o país. O pedido foi ajuizado pela Associação Nacional de Proteção Mútua (ADPVAT) aos Proprietários de Veículos Automotores e acolhido pelo juiz substituto da 20° Vara Federal de Brasília, afirmando que o projeto tem como finalidade a arrecadação, não tendo motivo e tendo uma falta de proporcionalidade entre a conduta tipificada e a multa, além de que as estradas não possuem sinalização suficiente e, por isso, a penalização não poderia ser aplicada. O magistrado reconheceu, em seu despacho, a dificuldade dos motoristas para saberem quando estão passando por uma rodovia, tendo em vista que diversas cidades brasileiras são cortadas por estradas. O juiz não analisou o mérito da lei, analisando apenas que a insuficiência de sinalização existe e que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) “estabelece que não serão aplicadas sanções nesses casos”. A decisão não define se quem já pagou a multa poderá ser ressarcido.
A E2 Engenharia e Empreendimentos irá promover em Brumado, no próximo sábado, 03, um café da manhã para os visitantes e interessados no Brumado Park Residence. O café acontecerá no estande do empreendimento, na Praça Armindo Azevedo, 16, Centro, a partir das 8h. Além do café, serão apresentadas mais informações sobre o Brumado Park, um empreendimento diferenciado para a cidade de Brumado, chegando como o primeiro condomínio fechado da cidade, com pioneirismo em infraestrutura de lazer e segurança completa. A construção irá beneficiar todo o bairro Dr. Juracy, onde estará alocado, ao revitalizar a Pça. João Romão, acrescentando um módulo de apoio policial que garantirá mais segurança aos moradores da cidade, mas principalmente trazendo bem-estar ao bairro.
A produção industrial brasileira teve leve alta em julho na comparação com o mês anterior, de 0,1%, mas o desempenho foi suficiente para o indicador acumular seu quinto mês consecutivo de alta. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No período, o indicador acumulou alta de 3,7%. Mesmo com o desempenho positivo por cinco meses seguidos, o IBGE fez a ressalva de que os avanços fizeram a indústria recuperar apenas parte das perdas de 2015. A produção industrial ainda está 18,2% abaixo de seu patamar recorde, alcançado em junho de 2013. Em relação a julho de 2015, a indústria recuou 6,6%. Essa foi a 29ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação, de acordo com o Instituto. O índice também foi negativo no acumulado dos sete primeiros meses do ano, com redução de 8,7% em relação ao mesmo período de 2015. No acumulado nos últimos doze meses, a queda chega a 9,6%. Entre as grandes categorias econômicas avaliadas pelo IBGE, bens de consumo duráveis (+3,3%), bens intermediários (+1,6%) e indústria geral (+0,1%) foram os grupos que cresceram na comparação com o mês anterior. Na contramão desse movimento, houve retração em bens de capital (-2,7%), bens de consumo semiduráveis e não-duráveis (-1,9%) e bens de consumo (-1%). As informações são da Veja.
O município de Tanhaçu, no sudoeste baiano, que está convivendo com a estiagem, teve seu decreto de emergência reconhecido. Na cidade, 49,4% são prejudicados, ou 10,5 mil dos 21,3 mil habitantes com a seca. O decreto tem validade de 180 dias. Os dados foram enviados pela prefeitura municipal à Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec). De acordo com a Sudec, em todo o estado 1,4 milhão de pessoas são afetadas pela estiagem, 9,4% dos 15,2 milhões que moram no estado.
Os eleitores que solicitaram o primeiro título ou mudança de zona de eleitoral devem fazer a retirada do documento até esta sexta-feira (2). A entrega é realizada nos postos de atendimento ou cartórios do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Segundo o TRE-BA, o eleitor deve se dirigir ao cartório onde foi feita a solicitação e, munido de qualquer documento original de identificação, solicitar a entrega do título. O órgão ressalta que o eleitor que não fizer a retirada poderá votar normalmente no pleito do dia 2 de outubro, desde que apresente um documento oficial com foto. A consulta do local de votação, bem como número de zona eleitoral e seção, pode ser feita por meio do site do TRE-BA. Sobre a segunda via do título de eleitor, o órgão destaca que a solicitação pode ser feita até até 22 de setembro, na zona eleitoral do cidadão. Se o prazo for perdido, o cadastro eleitoral será reaberto a partir de 28 de novembro.
A sessão extraordinária da câmara de vereadores realizada na manhã desta sexta-feira (2), que seria para votação do veto do prefeito referente ao reajuste do salário dos professores, acabou sendo obstruída mais uma vez. A plenária foi tomada por professores e alunos que levaram cartazes de apoio aos educadores cobrando da gestão atenção, respeito, responsabilidade e reconhecimento aos serviços prestados pelos profissionais. Os vereadores tiveram cinco minutos cada para fazerem suas considerações acerca do impasse entre o executivo e os professores. Logo após a palavra foi franqueada para a professora e diretora do núcleo da APLB/Sindicato, Vanuza Lobo. No entanto, para surpresa do parlamento e dos presentes na plenária, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), através do seu representante, o vereador José Carlos dos Reis (PDT), anunciou o envio de um novo projeto do plano de carreira da categoria. Sendo assim, o mesmo solicitou mais um prazo para votação do veto, o que foi aceito pelo sindicato e assegurado pelos vereadores que acataram a manutenção da obstrução até a sessão da próxima segunda-feira (5). Sindicalistas e professores, embora desacreditados na palavra do prefeito, decidiram recuar e dar novamente o benefício da dúvida ao gestor municipal. “A categoria perdeu a confiança na palavra da administração, que já voltou atrás diversas vezes nessa extensa jornada de negociações, mas vamos dar esta última chance para que o gestor e a secretária de educação atendam as demandas da categoria”, declarou a diretora do núcleo da APLB/Sindicato, Vanuza Lobo.
No próximo dia 8 de setembro, às 9h, a Ultra Forte vai inaugurar a sua nova loja em Brumado. Serão dois pisos com uma variedade gigantesca de produtos para melhor atender a demanda. Além do conforto e comodidade, o novo espaço da Ultra Forte promete ser mais dinâmico, funcional e moderno. A nova loja fica localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 56. Não perca essa grande inauguração e venha conhecer tudo que a nova Ultra Forte tem a te oferecer.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, editou uma portaria na quinta-feira (01) e viabilizou doações feitas por cartões de crédito para as campanhas eleitorais. Até então, as operadoras de cartão vinham se negando a aceitar doações por cartões de crédito. Elas alegavam temer sanções judiciais caso doações irregulares fossem feitas com seu método de pagamento. Para contornar o problema, especialmente numa eleição em que somente pessoas físicas podem doar recursos para as campanhas, Mendes fez gestão junto ao Banco Central, Ministério da Fazenda e operadoras. A portaria, por sua vez, delimita a responsabilidade dos candidatos, comitês financeiros e operadoras de cartão de crédito. Com a edição, as operadoras disseram que irão colaborar com o pleito e vão liberar as doações a partir desta sexta-feira (02).
Em Brumado, a concessionária Brumauto está oferecendo oportunidade de emprego para vendedores de consórcio, com ou sem experiência na área. Os profissionais serão contratados em caráter de urgência. Os interessados devem comparecer na Brumauto, no dia 5 de setembro, portando os principais documentos pessoais. Para mais informações, ligue (77) 3441-5000.
O valor do gás de cozinha passará a custar R$ 60 para o consumidor a partir da próxima segunda-feira (5). O reajuste vai atingir em cheio o bolso do brumadense, que pagava em média entre R$ 50 e R$ 55 pelo botijão de gás. O aumento, que será de 7,5% a 10% de acordo com cada distribuidora, é baseado no IPCA dos últimos 12 meses.
Um homem matou a esposa após desconfiar que estava sendo traído por ela em Praia Grande, no litoral de São Paulo. O crime aconteceu na manhã desta quarta-feira (31). Segundo testemunhas, após ter matado a esposa com golpes na cabeça, o suspeito escreveu as palavras ‘Matei’ e ‘Traição’ no chão com um objeto pontiagudo. O suspeito, identificado como Vladimir Barros da Silva, agrediu Maria da Conceição dentro da casa onde eles moravam antes de terem se separado informalmente. De acordo com o G1, o casal estava junto há cerca de 35 anos e, de acordo com vizinhos, as brigas entre os dois eram constantes. Após ter cometido o crime, o suspeito fugiu do local de bicicleta. Até o momento, ninguém foi preso.
Na última terça-feira (30), o advogado brumadense Maurício Vasconcelos foi empossado como vice-presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB. “Reputo a minha nomeação pelo Presidente Cláudio Lamachia ao prestígio incontestável da OAB da Bahia no cenário nacional sob a liderança do Presidente Luiz Viana Queiroz, bem como do respeito e credibilidade dos demais membros da bancada federal da Bahia”, escreveu Vasconcelos, em sua página pessoal no Facebook. Em seguida, na quarta-feira (31), a Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB realizou a primeira reunião da atual gestão. O colegiado recebeu a diretoria da Ordem para apresentar o plano de ação para os próximos três anos. Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB, elogiou a composição da Comissão, “formada por advogados totalmente comprometidos com os direitos humanos”.
O governo Temer finaliza um decreto para mudar as regras de acesso e permanência no Bolsa Família. Haverá cruzamento com seis bases de dados oficiais no momento da inscrição no programa para evitar declarações falsas de renda; todos os integrantes das famílias terão de ter CPF e será reduzida a duas vezes a tolerância para que participantes que caiam na “malha fina” do programa sejam desligados. Hoje, o benefício é perdido na terceira ocorrência. Na prática, as medidas dificultarão o acesso ao Bolsa Família. De acordo com o jornal O Globo, o governo defende as mudanças apontando a necessidade de colocar regras mais consistentes de checagem dos critérios exigidos pelo programa. Uma fiscalização mais rigorosa, já determinada pela nova gestão, levará ao desligamento de 600 mil famílias somente na folha de pagamento de setembro. Desde maio, quando Temer assumiu, foram 916 mil cancelamentos, ante 1,3 milhão feitos em 2015.
Em Guanambi, investigadores da Polícia Civil prenderam na manhã da última quinta-feira (1) indivíduo acusado de fraudar a Previdência Social. O homem compareceu à agência do INSS de Guanambi, onde se identificou como Vagner Maffud, residente na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais. O estelionatário solicitou o cadastramento de uma conta bancária e a transferência de um benefício no valor de R$ 2.740,00, sendo emitida no mesmo instante uma certidão para saques do FGTS. O indivíduo conseguiu realizar dois saques nos valores de R$ 5 mil e marcar mais um saque, no valor de R$ 30 mil, para a última quinta-feira (1). Porém, o verdadeiro Vagner Maffud esteve na agência da Previdência Social de Governador Valadares e se surpreendeu com o procedimento que havia sido realizado em seu nome na cidade de Guanambi. Imediatamente, o gerente da agência da Previdência Social da cidade mineira ligou para a agência de Guanambi, que, por sua vez, comunicou o fato à polícia. O golpista compareceu na agência para realizar o saque que estava marcado e foi preso em flagrante. O elemento está preso à disposição da autoridade policial.
No último dia 20 de agosto, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) acompanhou a entrega da Praça da Juventude para a população de Caetité, ao lado do prefeito Zé Barreira (PSB). A praça foi construída com recursos de um convênio entre Prefeitura e Governo Federal, através de uma emenda do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB). O espaço dispõe de área para recreações, quadras poliesportivas, pista de skate, anfiteatro, vestiários modernos, área administrativa e o primeiro campo público com grama sintética da região sudoeste. Para a parlamentar, a obra é uma conquista para toda população. “Os moradores de Caetité merecem um espaço de lazer moderno com toda estrutura para atender, principalmente, as crianças e os jovens”, pontuou Bastos.
Atendendo a um chamado de violência doméstica, uma guarnição da 34 ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) esteve na localidade da Lagoa Funda, zona rural de Brumado. As vítimas foram conduzidas para a delegacia para prestar depoimento e o agressor, identificado como Wilson Moreira de Souza, conseguiu fugir. No interior da residência do acusado foram encontrados uma espingarda do tipo chumbeira, um facão, e uma quantidade de pólvora e chumbo. Todo material foi apreendido.
O governo do presidente Michel Temer (PMDB) vai propor a implantação de uma idade mínima de 65 anos para a aposentadoria tanto para homens como para mulheres. A proposta de reforma da Previdência Social já está pronta e caberá a Temer decidir quando enviar para o Congresso Nacional. Pela proposta, tanto os servidores públicos quando os trabalhadores da iniciativa privada só poderão se aposentar aos 65 anos de idade. A nova regra só valerá, caso aprocada pelo Congresso, para os trabalhadores com menos de 50 anos. Quem tem mais de 50 anos, ficaria submetido ao regime atual, mas teria de pagar um “pedágio” proporcional ao tempo que falta para a aposentadoria. De acordo com o texto, mulheres e professores teriam um tratamento diferenciado. Para eles, a idade de transição não seria de 50 anos, mas 45. Ou seja, a regra valerá para aqueles que ainda não completaram 45 anos. O tempo de contribuição, pela proposta, teria peso para o valor do benefício.
Em Caetité, um jovem de 19 anos foi preso na última quarta-feira (31) acusado de abusar sexualmente de um menino de 10 anos. O crime teria acontecido no Bairro Pedro Cruz, na noite de terça-feira (30). Os pais do garoto denunciaram o abuso. Segundo o Boletim de Ocorrência registrado na delegacia, os pais só perceberam o que havia acontecido quando a criança chegou da escola com lesão na região anal e com a cueca suja de sangue. O suspeito foi preso pelo Serviço de Inteligência com o apoio do Serviço de Missões Especiais, da 94ª CIPM. De acordo com o Caetité Notícias, ele confessou o crime e foi autuado em flagrante pela autoridade policial. O acusado encontra-se na Delegacia Territorial de Caetité à disposição da justiça.
Conforme a resolução do TSE nº 23.457/2015, é vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza, inclusive pichação, inscrição à tinta, colocação de placas, faixas, estandartes, cavaletes, bonecos e peças afins em bens em que o uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam. E ainda nos bens de uso comum, inclusive postes de iluminação pública, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos. Também é proibida a colocação de propaganda eleitoral em árvores e jardins localizados em áreas públicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisórios.
Apesar disso, ao percorrer as ruas do município de Brumado, o site Brumado Notícias flagrou o descumprimento da resolução eleitoral. Nossa reportagem fez o registro de adesivos de campanha colados em postes de iluminação, nas praças públicas e nas placas de sinalização. Há adesivos nos postes em frente ao Hospital Professor Magalhães Neto e até em uma placa de sinalização a poucos metros da sede do Ministério Público Estadual. Nem as lixeiras estão escapando conforme foi fotografado na Praça Armindo Azevedo. Aos desinformados cabos eleitorais que praticam a colagem dos adesivos, fica o lembrete de que há punição para esse tipo de violação, a qual pode recair diretamente no candidato que aparece no material de campanha. A resolução do TSE prevê para quem descumprir as proibições impostas multa e até mesmo detenção.
Cumprindo mandado de prisão expedido pela Vara Crime de Brumado, a Polícia Civil chegou a uma residência no Bairro Dr. Juracy, onde encontrou um casal apontado como autor de um assalto a mão armada. O crime aconteceu em uma padaria localizada na Rua Otávio Mangabeira, em março deste ano. Além de deter os suspeitos, a polícia ainda recolheu várias gaiolas com animais silvestres, dentre os quais papagaios e até um nico, que eram mantidos em cativeiro pelo casal. A mulher apresentada na delegacia é uma adolescente de 17 anos. O casal ficará detido à disposição da justiça e ambos também podem responder pelo crime contra a fauna e a flora nacional.