Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/Out/2016 - 00h00

Umbuzeiros começam a florir em Brumado, mas colheita predatória ameaça safra na região

Umbuzeiros começam a florir em Brumado, mas colheita predatória ameaça safra na região Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nos campos das comunidades rurais, os umbuzeiros já começaram a florir e brotar os primeiros frutos. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente da usina de beneficiamento de umbu da comunidade do Campo Seco, Jude Caé Pinheiro, declarou que está otimista e espera que a safra deste ano seja 20% melhor que a do ano passado. O líder comunitário destacou que a popular chuva do umbu chegou no período certo, o que tem colaborado para a reação das árvores na frutificação. No entanto, assim como outros representantes comunitários do meio rural do município, Jude Caé denuncia a colheita predatória na região de Brumado. Os produtores rurais que esperam pela maturação do fruto para ajudar na renda familiar apontam que empresas de produção de polpas de outras partes do país pagam para que a colheita seja feita com o fruto ainda verde, com pouca polpa, causando alteração na produção das safras seguintes. “Tudo tem seu tempo certo, mas, quando se colhe o umbu pequeno, quase sem polpa, a árvore sofre e reage com uma produção menor em sua próxima safra. Isso aconteceu ano passado, pois em 2014 tivemos uma boa safra. Mas, como aconteceu a colheita antecipada, em 2015, a produção foi bem menor. Se a colheita precoce for realizada este ano, pode esperar que ano que vem teremos uma safra bem reduzida. O pior mesmo é que com essa atitude essas empresas que só pensam nos lucros acabam reduzindo o tempo de vida útil dos nossos umbuzeiros”, alertou o camponês, que apontou ainda a falta de fiscalização para inibir esse tipo de conduta na região.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo