Um homem de 31 anos foi preso no povoado Baixa do Boi, zona rural de Paulo Afonso, no norte da Bahia suspeito de estuprar a irmã de 13 anos. De acordo com a Polícia Civil, a prisão ocorreu na sexta-feira (13) após a menina relatar o caso ao Conselho Tutelar e polícia. Ela morava com o irmão, a esposa dele e o sobrinho, pois não tem mãe e o pai mora no estado de Sergipe. Conforme a polícia, a adolescente se sentiu mal e foi levada para um hospital da cidade. No local foi constatado que ela estava grávida, com isso, a garota foi encaminhada para a delegacia da mulher onde foi ouvida e contou que o pai do filho era o irmão. A adolescente disse ainda que é abusada sexualmente pelo irmão desde os 12 anos. A polícia informou que a adolescente está em um abrigo de Paulo Afonso onde é acompanhada pelo Conselho Tutelar. A polícia não tem detalhes sobre o período de gestação da adolescente. O suspeito está na delegacia de Paulo Afonso aguardando audiência de custódia que está prevista para hoje (16).
A caetiteense Maiara Silva Souza, de 16 anos, foi recentemente diagnosticada com uma doença rara chamada Aplasia Medular, caracterizada pela alteração no funcionamento da medula óssea. O tratamento consiste no uso de medicamentos imunossupressores, transfusões de sangue e, em casos mais graves, transplante de medula óssea. A jovem necessita de doações semanais de sangue tipo A+ e luta em busca de um doador compatível para que possa fazer o transplante com urgência. Ela é internada com frequência na Fundação Hospitalar Senhora Santana e no Hospital Regional de Guanambi e aguarda por uma vaga de internamento para que seja transferida para a cidade de Salvador. De acordo com o Caetité Notícias, uma campanha de solidariedade vem se formando na cidade e região para ajudar no tratamento da jovem. O doador de medula não corre nenhum risco e o processo para doação é um método muito simples. Junte-se a esta corrente do bem e doe. Os telefones para quem quiser ajudar no tratamento são: (77) 99872-7563 - (77) 99848-8121 - (77) 99199-2721.
Mencionado 19 vezes, o Brasil lidera um ranking de países mais citados por empresas globais, sob investigação de pagamento de propina. É a primeira vez que o Brasil fica no topo da lista, feita por um site especializado nessa legislação, a Foreign Corruption Practices Act (FCPA). Na segunda posição aparece a China, mencionada 17 vezes, e em terceiro lugar o Iraque com oito menções. Os dados foram extraídos de investigações do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e da SEC (Securities and Exchange Commission), que é o órgão responsável por regular o mercado de capitais no país.
Moradora de Ibitira, distrito de Rio do Antônio, Nalva de Lourdes Alves, de 39 anos, está pedindo ajuda para adquirir uma cadeira motorizada, que custa em torno de R$ 12 mil. Nalva é portadora de poliomielite (paralisia infantil). Por ser de uma família de baixa renda, ela disse que é difícil realizar o sonho de comprar a cadeira. Ela criou uma página no Facebook e contas bancárias para serem depositadas doações de amigos e pessoas que se sensibilizem com a causa, mas não teve nenhum retorno financeiro. Caso alguém queira ajudar, as contas bancárias são: Banco Brasil: agência 3835-0, conta poupança 10551-1, ou Bradesco: agência 3092-9, conta 3475-4.
O Método de Emagrecimento 5S é um método rápido, saudável e seguro. Você pode perder até 10 kg em um mês. Tem como principal objetivo a desinflamação e reprogramação do hipotálamo, responsável por inúmeras funções, como, por exemplo, o controle do apetite e da saciedade. Com um protocolo exclusivo, o método dispõe de nutrição específica, acompanhamento diário por uma nutricionista certificada, utilização de produtos exclusivos com ativos ortomoleculares e tratamento estético. O tratamento com o método em questão está disponível na Clínica Luiza Feres, que fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.
A Portaria 101, de 12 de janeiro de 2017, dispõe sobre a Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), que visa à coordenação dos órgãos municipais que atuarão nas ações de resposta ao desastre e reabilitação e reconstrução do cenário provocado pela estiagem prolongada no município de Brumado. A comissão está assim composta: Rodrigo Cunha de Vasconcelos – presidente; Charles Granger – representante da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico; Breno Moreira – representante da Secretaria Municipal de Saúde; Flávio Meira – representante da Secretaria de Agricultura; José da Silva Santos – representante da Câmara de Vereadores; José dos Santos – representante da Ebda; Romilson Dourado – delegado titular da 20ª Coorpin, representante da Secretaria de Segurança Pública; Doralice Campos – representante de órgão público federal; Aroldo Meira – representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brumado; Luciano Silva – representante de entidade religiosa; e João Batista – representante de associação de moradores. A comissão tem como finalidade avaliar, acompanhar e deliberar a respeito dos procedimentos inerentes a situações de emergência.
Agora, na Praticook, você tem a opção de adquirir um kit com vários lanches por apenas R$ 50. No kit estão inclusos: 1 esfirra integral, um pastel integral, um kit de quiche integral, 1 kibe integral, 2 mini pizzas integrais e 1 kit de empadas integrais. Passe agora mesmo na loja e adquira já o seu kit completo. Na Praticook, considerado o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. A loja fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.
A Escolinha de Futebol Lussac firmou um contrato de parceria de sete anos com a Fundação de Assistência e Desenvolvimento Social de Brumado (Fadesb) no intuito de reativar as atividades e ajudar na formação de jovens cidadãos através da prática esportiva. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o professor de futebol Paulo Henrique declarou que tinha essa meta de poder colaborar com a Fadesb para inserir o esporte na vida dos jovens brumadenses, ajudando-os a colaborar com o progresso da comunidade e com o bom convívio familiar. Dentre as atividades, os jovens poderão praticar capoeira, box, futsal e futebol. No que se refere ao futebol, um campo de várzea está sendo preparado anexo ao espaço fixo da associação. O professor disse que 150 alunos serão assistidos, mas a meta é alcançar 1000 alunos. “O esporte e a educação andam alinhados no que se refere à formação do cidadão de bem. Por isso um dos nossos critérios será também acompanhar a vida escolar do aluno. Nosso trabalho visa unir educação e esporte para o melhor aprendizado e estruturação do jovem em suas descobertas na vida”, pontuou o professor.
Através do Decreto 4.922, de 12 de janeiro de 2017, a prefeitura declara situação de emergência nas áreas do município de Brumado afetadas pela estiagem prolongada. O decreto levou em consideração que a estiagem provocou o desabastecimento de água para o consumo humano, para o cuidado com os animais e com as culturas em geral. O prefeito autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) nas ações de resposta ao desastre e reabilitação e reconstrução do cenário. Também foi autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações e realizar campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.
Conhecido no noticiário político-policial da Operação Lava-Jato, o deputado federal e réu no petrolão Aníbal Gomes (PMDB-CE) é uma figura praticamente invisível na Câmara dos Deputados. De 1995 para cá (está no sexto mandato), há apenas registros de cinco discursos de Gomes em plenário – o último aconteceu em 2004, para saudar a nomeação do então senador e hoje deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) ao cargo de presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesta legislatura, o peemedebista não apresentou nenhum projeto e, ao longo de todo o ano de 2016, apenas compareceu ao Congresso a partir de setembro. A baixa assiduidade, no entanto, não se repete quando se trata de desfrutar dos privilégios concedidos aos congressistas. Mesmo em meio a uma sequência de faltas, o deputado cearense exigiu, por meio da cota parlamentar, o reembolso de seus gastos. O “cotão”, como é informalmente chamado, tem a finalidade exclusiva de custear despesas com o mandato. O deputado cobrou, no ano passado, o reembolso de 182.877,78 reais. Apenas deixou de apresentar notas enquanto afastou-se formalmente do cargo, de maio a setembro, e seu suplente sentou na cadeira. Até mesmo quando justificou ter dores na coluna para não comparecer à Câmara – ele faltou a simplesmente todas as 36 sessões realizadas entre o início de fevereiro e o final de abril com tal argumento -, o deputado desfrutou do dinheiro que deveria cobrir exclusivamente gastos decorrentes da atividade parlamentar. As informações são da Veja.
Uma mulher de 19 anos foi presa no Km-385 da BR-242, na cidade de Seabra, região da Chapada Diamantina, ao ser flagrada transportando 25 quilos de maconha em um ônibus interestadual. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o flagrante encontrou a substância distribuída em quatro mochilas no bagageiro do veículo, que fazia a linha Goiânia/ Salvador. Ainda segundo a PRF, durante a abordagem, a equipe revistou o interior do ônibus o compartimento de carga. A PRF apreendeu 25 tabletes, pesando 1 kg cada. Em seguida, voltaram aos passageiros com o intuito de identificar a responsável pelo transporte, momento em que identificaram a mulher. Ela admitiu o crime e disse que saiu de Itaberaba com destino a Goiânia, onde recebeu os pacotes que deveriam ser entregues em Salvador. De acordo com o G1, a mulher foi presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. A substância e a acusada foram levadas para a delegacia de polícia judiciária local.
Um cantor teve que realizar um pequeno concerto durante uma cirurgia para retirar um tumor do cérebro em um hospital de Barretos (SP) na última sexta-feira (13). Conhecido pelo nome artístico de Felipe Reis, o músico Reginaldo Oliveira Santos Junior, 31 anos, tocou violão e cantou durante a operação e agora está se recuperando. Otimista e bem-humorado, ele diz que nunca pensou que fosse passar por um procedimento similar. De acordo com o G1, o músico foi diagnosticado com um tumor no cérebro há aproximadamente 18 meses durante uma consulta a seu médico após passar mal múltiplas vezes por mais de um ano. Assim que ficou sabendo de sua condição, ele foi alertado que deveria ser submetido à cirurgia o mais depressa possível. O tumor que se desenvolveu no cérebro de Reginaldo afeta a parte motora e da fala do paciente. Para auxiliar durante o procedimento, o rapaz de Mogi das Cruzes, que trabalha com música há aproximadamente 13 anos, teve que tocar violão e cantar enquanto os profissionais do Hospital de Câncer de Barretos realizaram a cirurgia em seu cérebro. Inicialmente, Reginaldo diz que a intenção do procedimento é não retirar o tumor por inteiro e o cantor explica que existe a possibilidade de ter que aliar o procedimento a sessões de quimioterapia, mas tudo dependerá de como será sua recuperação nas próximas semanas.
Uma caminhonete do 4º Batalhão da Polícia Militar foi flagrada com caixas de cerveja e um freezer na carroceria, em Formoso do Araguaia, no sul do Tocantins. A imagem foi divulgada no sábado (14). Na imagem é possível ver um homem de camisa, bermuda e chinelos pegando uma caixa com cervejas. Ele não foi identificado. Por telefone, o comandante do 4º BPM, em Gurupi, major Flávio Santos confirmou que o caso aconteceu e disse que vai apurar em quais circunstâncias as cervejas foram colocadas no veículo, se podem ser provenientes de apreensão ou se estavam sendo transportadas de forma irregular. De acordo com o G1, os responsáveis serão identificados.
Coordenador da Operação Lava Jato na Polícia Federal, o delegado Maurício Moscardi Grillo afirma em entrevista a revista Veja que houve um tempo em que os investigadores tinham provas, áudios e indícios que poderiam caracterizar tentativa de obstrução da Justiça por parte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas que, hoje, “os elementos que justificariam um pedido de prisão preventiva não são tão evidentes”. Ele diz também que foi um erro ter levado o petista para depor no Aeroporto de Congonhas porque acabou permitindo a ele passar uma imagem de vítima. O delegado afirma que a PF ainda não digeriu bem o fato de a corporação ter ficado fora da delação da Odebrecht e que “há uma personificação da parte de alguns procuradores como heróis na força-tarefa”. E faz um alerta: mudanças no comando da PF, como cogita o ministro Alexandre de Moraes (Justiça), podem comprometer o andamento da Lava Jato.
Na troca de mensagens investigada pela Polícia Federal na Operação Cui Bono, o ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) pergunta, em 2012, ao deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em tom de ironia, se ele acha que Geddel é igual aos ministros indicados por Cunha no governo. À época, Geddel era o então vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal e Eduardo Cunha, o então líder da bancada do PMDB na Câmara. De acordo com o G1, a transcrição das mensagens está em relatório da Polícia Federal sobre a Operação Cui Bono, deflagrada nesta sexta-feira (13), na qual foram investigadas fraudes em empréstimos da Caixa Econômica Federal a empresas entre 2011 e 2013. Segundo a PF, Geddel e Cunha atuaram em conjunto para facilitar a liberação desses empréstimos em troca de propina. egundo relatório da PF e do Ministério Público Federal, uma das empresas beneficiadas é a J&F Investimentos. Segundo a Polícia Federal, “observa-se que as opções citadas por Geddel a Eduardo Cunha referem-se a operações de crédito corporativo da Vice-Presidência de Pessoa Juridica [da Caixa], área do próprio Geddel”. Em razão da operação da PF nesta sexta, a J&F divulgou uma nota, na qual disse que a relação com a Caixa Econômica Federal e com bancos públicos é feita “sempre de forma profissional e na mesma forma de concorrência e tratamento com instituições privadas – ou seja, relações comerciais transparentes, abertas e legais”.
Um bebê de um ano, do sexo feminino, morreu após se afogar na piscina da casa onde morava, em Luís Eduardo Magalhães, município na região oeste da Bahia, na quinta-feira (12). As informações foram confirmadas pela direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, para onde a vítima foi socorrida pelos pais. Ainda de acordo com a UPA, a vítima já estava morta quando deu entrada na unidade. O corpo da bebê foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde passará por necropsia para confirmar a causa da morte. O G1 entrou em contato com a delegacia da região, mas os pais da vítima ainda não haviam prestado queixa sobre o caso.
O vereador Messias Aguiar (PMDB) que tomou posse do cargo com uma das mãos algemada e com paletó sobre o uniforme de presidiário, na manhã desta sexta-feira (13), foi recebido com aplausos pela população e ainda deu risada durante a cerimônia de posse. Messias foi preso com quase 300 kg de drogas um dia após ter sido eleito vereador no município de Ubaitaba, no sul da Bahia. De acordo com o G1, o vereador tem 34 anos e foi o segundo mais votado na cidade, com 571 votos. Nas imagens, é possível notar que o vereador é levado algemado para a posse em uma viatura. Assim que chegou em Ubaitaba para assinar o termo de posse, ele riu para a população que gritava o nome dele e o aplaudia. “Eu, eu, eu, Messias apareceu”, gritava o povo. Logo após a cerimônia, o vereador Messias Aguiar voltou sob escolta para o Conjunto Penal de Valença. O público acenou para o vereador enquanto ele era colocado na viatura. O mandato do legislativo municipal está previsto para começar no dia 2 de fevereiro. No dia 5 de janeiro deste ano, Messias Aguiar foi diplomado para o cargo mesmo sem ter sido solto. A diplomação ocorreu por meio de procuração e foi autorizada pela Justiça Eleitoral.
Os preços médios da gasolina, diesel e etanol subiram na semana encerrada nesta sexta-feira (13) e atingiram valores maiores do que os registrados pelos três combustíveis ao longo de todas as semanas do ano passado. Os dados são de levantamento divulgado nesta sexta-feira (6) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que monitora semanalmente os preços dos combustíveis no país. O preço médio da gasolina no Brasil subiu pela segunda semana consecutiva e atingiu R$ 3,773 nesta sexta-feira (13). Na semana, a alta foi de 0,29% e o aumento acumulado em 2017 é de 0,48%. Nesta quarta-feira (11), durante a divulgação da inflação oficial no país em 2016, técnicos do IBGE disseram que a alta do combustível deve pressionar a inflação de janeiro. O valor médio do diesel atingiu R$ 3,085 por litro no país, uma alta de 1,28% na semana. Já etanol subiu 1,75%, para R$ 2,913, de acordo com dados da ANP. De acordo com o G1, os dados da ANP mostram que o reajuste da gasolina ganhou fôlego a partir de dezembro do ano passado, quando a Petrobras aumentou o preço da gasolina nas refinarias. Apenas em sete semanas, o valor do combustível subiu 2,95%. Em todo o ano de 2016, o preço da gasolina se apreciou 3,3%, abaixo da inflação. Para chegar ao preço médio da gasolina, a ANP consultou 5.667 postos na semana. Para registrar o preço do etanol e do diesel, a agência procurou 5.092 e 3.535 postos de combustível, respectivamente.
Um levantamento feito pelo Ministério da Educação mostra que a maior parte dos municípios brasileiros não paga o piso salarial aos professores da rede municipal. Entre os municípios de todos os estados, incluindo o Distrito Federal, que enviaram os dados, 2.533 declararam que pagam um salário aos professores de pelo menos o valor do piso nacional. Isso representa 45% do total de 5.570 municípios brasileiros. De acordo com o MEC, os dados foram entregues pelos gestores municipais por vontade própria, e são baseados na declaração de cada governo municipal. O levantamento foi feito entre setembro e novembro de 2016. Entre os estados, os seguintes estados declaram cumprir a lei do piso em novembro do ano passado: Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Amazonas, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo não prestaram informações, segundo o MEC.
Na manhã de quinta feira (12), foi aprovada, em uma sessão extraordinária na Câmara de Vereadores de Dom Basílio, a lei que autoriza o prefeito Roberval de Cássia Meira a assinar protocolo de intenções visando a participação do município no Consórcio Público de Saúde Regional. O mesmo visa implementar iniciativas de promoção de ações de saúde pública assistenciais, prestação de serviços especializados de média e alta complexidade, entre outros serviços relacionados à saúde, em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Um dos objetivos do consórcio é a construção pelo Governo do Estado, no município de Brumado, da Policlínica Regional, que oferecerá diversas especialidades e procedimentos, facilitando o acesso da população.
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira a Operação Piratas do Caribe que tem como principal alvo a ramificação brasileira de uma organização criminosa de “coiotes” responsável por levar brasileiros ilegalmente para os Estados Unidos. Os investigadores também buscam por elementos que indiquem onde se encontram os doze brasileiros desaparecidos, em novembro de 2016, na região das Bahamas. Cerca de trinta policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva em Rondônia, Santa Catarina e Minas Gerais. As investigações começaram a partir do desaparecimento de um brasileiro que teria tentado entrar ilegalmente nos Estados Unidos, com auxílio de “coiotes”, que são agentes que ajudam na travessia ilegal de áreas de fronteira. Eles cobravam quantias de até 60 mil reais para intermediar o transporte ilegal via Bahamas. De acordo com a Veja, antes de sair do Brasil, os imigrantes ficavam em alguma cidade com aeroporto internacional de fácil acesso, aguardando a ordem de embarque para as Bahamas, que ocorria quando um determinado agente de imigração daquele país facilitava a entrada dos brasileiros. Já nas Bahamas, os imigrantes aguardavam durante vários dias para embarcar para os Estados Unidos de barco. Além dos riscos que envolvem a imigração ilegal para outros países, os “coiotes” escondiam os reais perigos envolvidos na travessia, como a passagem pela região do Triângulo da Bermudas, famosa pelo alto índice de tempestades, naufrágios e desaparecimento de embarcações e aeronaves.
Um adolescente foi detido por populares em uma comunidade rural, na região do distrito de Ubiraçaba, em Brumado, após ter roubado o cavalo de um idoso. O site Brumado Notícias apurou junto à polícia que o menor furtou uma motocicleta que havia sido esquecida estacionada com a chave na ignição no centro comercial. Como havia pouco combustível, o infrator abandonou a moto em um matagal à margem de uma estrada vicinal de acesso à comunidade. Segundo a polícia, após abandonar a motocicleta, o menor se deparou com um idoso que passeava com o seu cavalo e roubou o animal para continuar a fuga. Ele também não conseguiu ir muito longe, pois populares o detiveram. Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional, da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, compareceu ao local e conduziu a motocicleta e o menor para a delegacia. De acordo com levantamento dos investigadores da Polícia Civil, a motocicleta já havia sido usada por meliantes na prática de assaltos.
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ter protocolado nesta quinta-feira (12) uma ação de reparação por danos morais contra o promotor do Ministério Público de São Paulo Cassio Conserino. O ex-presidente pede indenização de R$ 1 milhão. Ao lado de dois colegas, o promotor denunciou o ex-presidente e pediu a prisão preventiva dele em março do ano passado. A peça acusava Lula de ocultação de patrimônio e falsidade ideológica envolvendo a propriedade de um apartamento tríplex no Guarujá (SP). Os advogados de Lula afirmam que Conserino procurou prejudicar a reputação e a honra do ex-presidente. Mencionam que o promotor deixou o processo após decisão da Justiça que manteve a parte do caso relativa ao petista sob a responsabilidade do juiz Sergio Moro, na Justiça Federal do Paraná. A defesa diz ainda que ele chamou Lula, em postagem no Facebook, de “encantador de burros”. Procurado, o promotor disse, por meio da assessoria de imprensa do Ministério Público, que vai aguardar ser notificado.
Os universitários barraestivenses que fazem faculdade em Vitória da Conquista podem ser despejados a qualquer momento da Casa dos Estudantes. Isso porque a atual gestão não renovou o contrato, encerrado no dia 31 de dezembro de 2016. De acordo com o Informe Barra, cerca de 30 alunos, todos bolsistas e de baixa renda, moram em três casas que até então eram mantidas pelo município de Barra da Estiva. Estudantes de duas das três casas receberam na quinta-feira (12) a notificação para desocuparem os locais devido a não renovação do contrato junto à imobiliária. Em nota, a prefeitura informou que se reunirá com representantes da imobiliária para discutir sobre a manutenção da Casa de Apoio aos Estudantes na administração do novo prefeito.