A crise na área da segurança pública na Bahia é latente e o que vem acontecendo na delegacia e no setor administrativo da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, em Brumado, expõe a falta de estrutura e investimentos do estado no setor. Desde o final do ano passado, o complexo está sem uma faxineira e delegados e investigadores estão se revezando no serviço de limpeza do local. Em agosto de 2016, houve um impasse entre o estado e a empresa terceirizada que mantinha uma equipe de serviços gerais no prédio e a crise resultou na dispensa dos terceirizados. Por conta da situação, o local permaneceu sujo por um longo período. Na ocasião, um empresário do município interveio e manteve, por com recursos próprios, uma faxineira trabalhando como diarista na repartição. Por questões de vínculos trabalhistas, ele foi impedido de manter a funcionária que já havia sido dispensada pelo estado e pela empresa terceirizada. Desde então, o prédio, que agrega a delegacia, a 20ª Coorpin, a cadeia, o Departamento de Polícia Técnica, o Instituto Médico Legal e o Sicom, está sem prestador de serviços gerais. O delegado Samuel Paz disse ao site Brumado Notícias que a coordenação geral da polícia civil no estado está se mobilizando para sanar o problema e prometeu que nos próximos dias designará alguém para atender a demanda no complexo.
Um grupo formado por cerca de 20 homens invadiu, na noite de terça-feira (31), a cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano, e explodiu a agência do Banco do Brasil. De acordo com a polícia, os criminosos ainda tentaram roubar a agência da Caixa Econômica Federal. Contudo, o local possui um sistema de segurança que lança fumaça, o que impediu a visibilidade dentro da agência, e os criminosos desistiram da ação. Ainda de acordo com a polícia, o grupo cercou a cidade e chegou atirando. Ninguém ficou ferido na ação. Após o assalto, eles abandonaram e queimaram os veículos que utilizaram no ataque. O ato foi uma forma de bloquear a perseguição policial. De acordo com o G1, um dos veículos foi incendiado dentro da Ponte Dom Pedro II que liga os municípios de Cachoeira e São Félix, e que fica sobre o Rio Paraguaçu, além de ser um dos cartões postais da cidade de Cachoeira. Outro veículo foi incendiado na estrada da BR-101, entroncamento com o município. Ainda segundo a polícia, a PM fez buscas pela região. Até a publicação desta reportagem, nenhum suspeito foi localizado.
Após acertos com a prefeitura, dirigentes da Liga Brumadense de Futebol (LFB) e dos clubes se reuniram na noite da última segunda-feira (30) e definiram as regras e forma de disputa do Campeonato Brumadense de Futebol 2017. A competição contará com 12 clubes divididos em dois grupos de seis que disputarão entre si a primeira fase; os oito clubes que tiverem melhor pontuação vão para a segunda fase. As disputas serão eliminatórias com confrontos na ordem decrescente de pontuação. Nesta fase, os primeiros colocados jogarão por igualdade de resultados. Vale ressaltar que o campeonato é paralelo e as equipes irão disputar em duas categorias: juvenil e adulto. Espanhol, Feirense, Boleiros, Califórnia, São José e Bahia formam o grupo A. No grupo B, estão Real, Botafogo, Vitória, Santos, Vila Presidente Vargas e Magnesita. A abertura da competição terá jogo único nas duas categorias: entre Espanhol e Califórnia. Seguindo a rodada, os primeiros confrontos serão entre: Real e Vila (11/03), Bahia e Feirense (12/03), Magnesita e Vitória (18/03), Boleiros e S. José (19/03) e Santos e Botafogo (25/03). A competição reeditará antigos confrontos e pode acontecer um dos clássicos mais acirrados do campeonato local: entre Magnesita, Bahia, Santos e Califórnia que dominaram a competição entre as décadas de 1980 a 1990, período em que o Magnesita, time formado por operários da mineradora, escreveu uma hegemonia na história do futebol brumadense. No entanto, os dirigentes da LBF lamentam a ausência do atual campeão, o Umburanas, que por não concordar com algumas regras da entidade preferiu ficar de fora da competição.
O ministério da Cultura (MinC) disse que Claudia Leitte perdeu o prazo para fazer a devolução de R$ 1,2 milhão de uma turnê que descumpriu regras da Lei Rouanet, e está preparando o processo para ser enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo o MinC , a produtora da cantora, CIEL, deveria ter feito a devolução integral ou iniciado o parcelamento até o dia 7 de janeiro. O processo está na área de Controle Interno do Ministério da Cultura, onde é preparado para o envio ao TCU em até 45 dias. Em até 180 dias, incluindo o prazo do Controle Interno, é instaurada uma Tomada de Contas Especial que, em que o TCU analisa o caso e pode incluir a produtora de Claudia Leitte no Cadastro Informativo dos Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Federais (Cadin), a lista de devedores da União. A cantora foi comunicada do prazo pelo Diário Oficial da União, pelo site do MinC, “além de contatos por e-mail e telefone”, mas não realizou o pagamento, diz o ministério. Procurada pelo G1, a assessoria da cantora disse: “Neste momento a CIEL Empreendimentos Artísticos [empresa da cantora] não se pronunciará sobre o assunto”. A assessoria não informou o motivo da duração de 180 dias do processo até a inscrição no Cadin, mesmo depois de passado o prazo legal de pagamento, e justificou apenas que este é o “prazo legal”. Outra sanção pelo não pagamento é a impossibilidade de receber recursos da Lei Rouanet durante três anos.
A Operação Pipa faz parte do programa emergencial do Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, cabendo ao Exército a função de controle e fiscalização. Em Caetité, o programa disponibiliza 12 caminhões para atender 2.831 famílias (que representam 14.157 pessoas), em 125 comunidades rurais. A equipe do exército abastece os carros-pipa em sete mananciais do município: Caldeiras, Quebra-braço, Jurema, Ginásio de Esportes, Tabua, Brás, além do Poço Sede. A cada mês é feito um teste de potabilidade para atestar a qualidade da água, garantindo o bem estar da população.
A Receita Federal reduziu para 12 anos a idade mínima exigida para inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) das pessoas que forem incluídas como dependentes na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Antes, o órgão exigia o documento apenas para o dependente com mais de 14 anos. A decisão foi publicada por meio de Instrução Normativa, na edição desta quarta-feira (1º) do Diário Oficial da União (DOU). Em nota, a Receita explicou que a obrigatoriedade de inscrição de dependentes com 12 anos ou mais na declaração do Imposto de Renda reduz casos de retenção de declarações em malha fina, reduz riscos de fraudes relacionadas à inclusão de dependentes fictícios ou de um mesmo dependente em mais de uma declaração.
Uma sessão solene marcada para às 18h30 abre os trabalhos legislativos referentes ao primeiro semestre do ano de 2017 na Câmara de Vereadores de Brumado. O recesso parlamentar aconteceu um modo atípico, visto que os vereadores eleitos iniciaram os trabalhos logo após a sessão de posse. O presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), juntamente com a mesa diretora e vereadores que compõem o legislativo, convidam a todos para participarem da sessão solene. “Estaremos dando início oficialmente aos trabalhos legislativos da Câmara e gostaríamos de contar com a participação de toda população”, frisou Vasconcelos.
O sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer cirurgia bariátrica por videolaparoscopia, técnica menos invasiva em comparação à cirurgia aberta. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (1º). Na cirurgia aberta, o médico faz um corte de 10 a 20 cm no abdômen do paciente. Já na videolaparoscopia, são feitas de quatro a sete mini-incisões de 0,5 a 1,2 cm cada uma, por onde passam as cânulas e a câmera de vídeo. A taxa de mortalidade média da cirurgia videolaparoscópica é menor do que a da cirurgia aberta, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. A recomendação da inclusão do procedimento tinha sido feita pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) em relatório de novembro de 2016. “A evidência atualmente disponível sobre eficácia e segurança do procedimento de gastroplastia com derivação intestinal em Y-de-Roux por laparoscopia para tratamento da obesidade grave e mórbida é baseada em revisões sistemáticas, estudos clínicos controlados e estudos observacionais”, afirma o relatório. O documento também observa que o aumento da escala de compras dos materiais usados na cirurgia bariátrica laparoscópica deve fazer com que o preço desses equipamentos diminua no Brasil.
Como parte da Operação Caixa de Pandora, investigadores da Polícia Civil de Dom Basílio prenderam na última segunda-feira (30) um homem identificado como Joílsom Guedes Lopes, 32 anos. O mesmo é acusado de participar do homicídio que vitimou o empresário Raimundo Caíres Dourado, de 46 anos, assassinado no último dia 13, na cidade de Dom Basílio. Outros quatro suspeitos de estarem envolvidos no homicídio já foram presos. O mandante do crime ainda está foragido, mas a polícia acredita que nos próximos dias ele será preso.
A produção da indústria brasileira terminou dezembro em alta de 2,3% em relação ao mês anterior, mas acumulou, ao longo de 2016, queda de 6,6% – foi o terceiro ano seguido em que o segmento registrou resultado negativo, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com esses dados, o IBGE indica que o quarto trimestre do ano passado encerrou com uma retração de 3,1%. De acordo com o G1, em 2016, a maioria dos segmentos da indústria mostrou resultados negativos, com destaque para os desempenhos das indústrias extrativas (-9,4%), de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-8,5%), além de veículos automotores, reboques e carrocerias (-11,4%). Na outra ponta, as maiores influências positivas partiram de produtos alimentícios (0,6%) e de celulose, papel e produtos de papel (2,5%). No ano passado, a produção de bens de consumo duráveis (carros, por exemplo) recuou 14,7% e a de bens de capital – como máquinas agrícolas –, 11,1%. O IBGE atribui o resultado à queda da fabricação de automóveis (-12,8%) e de eletrodomésticos (-16,3%), assim como de bens de capital para equipamentos de transporte (-12,6%) e para fins industriais (-11,4%).
Desde o ano de 2008, a Rua Antônio Francisco da Silva, popular Caminho da Horta, que liga o Bairro do Tanque ao Bairro Olhos D´água, estava com as obras de pavimentação interrompidas. Durante esta semana, o setor de infraestrutura retomou as atividades no local. A via dupla, com canteiro central, está recebendo uma calçada que margeia o Riacho do Bufão. Na localidade, também será concluído um pequeno trecho ainda sem pavimentação. Com a retomada das obras, o município ganhará mais um percurso que colaborará com a organização do fluxo no trecho que vem ganhando cada vez mais notoriedade com a implantação de várias repartições públicas, dando acesso direto a outras já existentes na região.
O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) usou dinheiro público bancar uma viagem a Curitiba a fim de visitar ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha no Complexo Médico-Penal de Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense, em 30 de dezembro do ano passado. Os recursos saíram da cota para exercício de atividade parlamentar, que só pode ser utilizada para esse fim, e não para ressarcir gastos pessoais. O caso foi revelado pelo jornal O Globo. Procurado, Marun disse que a viagem teve caráter “solidário” e não “político” e alegou ter havido um erro de seu gabinete ao pedir o ressarcimento dos custos. Em nota, o deputado afirma que vai assumir os R$ 1.242,62 gastos em hospedagem e passagens aéreas pelos quais pediu ressarcimento. Parte dos ressarcimentos está registrada nas prestações de contas da cota de atividade parlamentar do deputado. Da de dezembro, consta um reembolso de R$ 327,58 por uma passagem de Curitiba para Porto Alegre emitida em 29 de dezembro pela companhia Azul. Da de janeiro, R$ 154,35 por hospedagem no Hotel Rochelle, em Curitiba, nos dias 29 e 30 de dezembro. O deputado afirma não ter pedido ressarcimento dos gastos com transporte e alimentação feitos durante a viagem.
A Justiça Estadual de Ituaçu, em conjunto com o leiloeiro oficial Rodrigo Brandel Martins, vão realizar um leilão no dia 7 de fevereiro de 2017, às 10h, no Fórum Municipal. Na oportunidade, será leiloado um loteamento em fase de implantação com 101.000m², localizado em Ituaçu. Os interessados podem obter informações pelo site www.leiloesjudiciais.com.br/ba ou então pelo 0800-707-9272.
O desemprego seguiu em alta no final do ano passado e subiu para 12% no quarto trimestre, segundo dados divulgados na terça-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da pesquisa Pnad Contínua. Esse é o maior índice da série histórica do indicador, iniciada em 2012. No ano de 2016, a taxa média de desocupação ficou em 11,5%. No trimestre de outubro a dezembro, o Brasil tinha 12,3 milhões de pessoas desocupadas. O número representa um aumento de 2,7% em relação ao trimestre de julho a setembro e de 36% na comparação com o último trimestre de 2015. Já a população ocupada somou 90,3 milhões de pessoas. Em relação ao trimestre anterior, esse número cresceu 0,5%, mas frente ao quarto trimestre de 2015, caiu 2,1%. Desse total, 34 milhões de pessoas que estavam empregadas no setor privado tinham carteira de trabalho assinada. Do terceiro para o quarto trimestre, não houve alteração no contingente, no entanto, recuou quase 4% na comparação com o final do ano anterior.
Na madrugada do último domingo (29), em patrulhamento de rotina, uma guarnição do Pelotão Especial Tático Operacional apreendeu um veículo clonado na Avenida Coronel Santos, em Brumado. O carro, um Fiat Strada de placa NZK-0722, era conduzido por um vendedor ambulante residente na cidade de Irecê. Após realizaram uma averiguação no sistema, os policiais identificaram divergências na placa e na documentação do veículo. Através do número do chassi, a polícia descobriu que trata-se do veículo de placa policial NTK-6345, registrado em Fátima (Bahia), que possui restrição de furto ou roubo. O veículo, juntamente com o condutor e demais ocupantes, foi encaminhado à 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior.
O juiz Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, em Curitiba, foi chamado de “incapaz” na página oficial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A afirmação foi feita em post publicado hoje com o título “Seis motivos para anular o processo do triplex do Guarujá”, referência à ação na qual Lula é réu, acusado pelo Ministério Público Federal de ser o dono oculto de um apartamento no litoral de São Paulo, que teria sido repassado a ele pela construtora OAS. De acordo com a Veja, nNa segunda-feira os advogados do ex-presidente anunciaram o ingresso de uma ação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região pedindo a anulação do processo “em virtude de diversos atos que mostram que o juiz Sergio Moro perdeu a imparcialidade para julgar Lula”. No Facebook, o post elenca seis motivos para a anulação do processo, entre eles a “condução coercitiva injustificada” do ex-presidente em março de 2016, o vazamento de grampo de conversas entre Lula e Dilma – anuladas depois pelo Supremo Tribunal Federal (STF) -, a “relação íntima de Moro com políticos tucanos, como o senador Aécio Neves e o prefeito João Doria, e o comportamento do juiz nas audiências, que seria hostil à defesa de Lula”. Lula ainda move uma ação contra Moro no mesmo TRF da 4ª região em que alega abuso de autoridade pelo juiz na condução dos processos. O magistrado do Paraná é defendido no caso pela sua esposa, a advogada Rosângela Wolff Moro.
Após o atual presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo (PSL), desistir de concorrer pela sexta vez ao cargo, o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), ironizou, o que para ele, é uma derrota do governador do estado, Rui Costa (PT). “A oposição soube se articular, mais uma vez, e tivemos uma vitória tamanho G”, ironizou o parlamentar se referindo as peças publicitárias em que o marketing utiliza como obras realizadas pelo governo baiano. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Ribeiro destacou a união da oposição em favor de uma nova gestão para a Casa Legislativa. “A união da nossa bancada proporciona uma era para o Poder Legislativo. Parabenizo Marcelo Nilo por tudo que fez em prol do fortalecimento da Assembleia e desejo boa sorte ao candidato Ângelo Coronel”.
Na Praticook, você tem a opção de adquirir um kit com vários lanches por apenas R$ 50. No kit estão inclusos: 1 esfirra integral, um pastel integral, um kit de quiche integral, 1 kibe integral, 2 mini pizzas integrais e 1 kit de empadas integrais. Passe agora mesmo na loja e adquira já o seu kit completo. Na Praticook, considerado o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. A loja fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.
Dois indivíduos foram apresentados na sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), na noite do último domingo (29). Em ronda ostensiva realizada por uma guarnição do Pelotão Especial Tático Operacional (Peto) no Bairro Malhada Branca, eles foram detidos após fugirem em uma motocicleta ao avistarem a presença da viatura. Segundo a polícia, a dupla dispensou um revólver calibre 38 e seis munições intactas durante a fuga. Ao serem indagados a respeito do revólver, um dos detidos, que é menor de idade, assumiu a sua propriedade e alegou ter comprado a arma de um indivíduo desconhecido pelo valor de R$ 890. A motocicleta, de placa policial PJO-7382, foi apreendida por irregularidades administrativas.
A família de um idoso de 70 anos que está internado no Hospital Luís Eduardo Magalhães, na cidade de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, foi enganada por criminosos que, por telefone, se passaram por médicos da unidade de saúde e cobraram dinheiro para realizar exames no paciente. Os familiares do paciente pagaram, no total, R$ 2.880 pelos procedimentos, que não foram realizados. O caso foi registrado na delegacia da cidade e a Polícia Civil investiga o crime. Até agora, ninguém foi preso. Segundo os parentes do idoso, os suspeitos alegaram que os procedimentos seriam realizados em uma clínica particular do município, porque pelo Sistema Único de Saúde (SUS) demoraria e o paciente poderia morrer se esperasse. O dinheiro foi transferido para a conta de um dos criminosos, que sumiu após a transação bancária. O dinheiro foi pago em duas parcelas, uma de R$ 1.500 e outra de R$ 1.380. A Polícia Civil da cidade informou que recebeu apenas duas denúncias relacionadas ao golpe e investiga os casos. Segundo o G1, a polícia apura se houve participação de algum funcionário do hospital nos crimes, pois os familiares das vítimas relataram que os criminosos sabiam muitas informações sobre os pacientes. A direção do hospital disse que o quadro dos pacientes não são passadas por telefone, apenas presencialmente, por um médico plantonista.
Na última segunda-feira (30), foi realizado na Câmara de Vereadores de Brumado um curso sobre processo legislativo e atribuições e funcionamento das sessões legislativas. Destinada aos vereadores e assessores, a iniciativa partiu do presidente do legislativo, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT). Durante o curso, ministrado pelos advogados Abiara Meira Dias e João Narvaes, os vereadores puderam ter um conhecimento mais claro sobre os trâmites das sessões e as formas legais de direcionarem seus mandatos. Ao final do evento, o presidente falou sobre a importância do legislativo no desenvolvimento do município, visto que é o elo entre a população e o executivo. Além disso, ressaltou que, juntamente com a mesa diretora, deseja que os trabalhos legislativos transcorram de forma democrática e participativa. Vasconcelos ainda informou que novos cursos serão realizados com a finalidade de proporcionar um maior conhecimento sobre o trabalho do legislativo, não só no âmbito municipal, mas também em outras esferas do governo.
Um homem de 53 anos foi preso em flagrante na segunda-feira (30), em Ibitinga (SP), suspeito de abusar sexualmente da enteada, de seis anos. De acordo com informações da Polícia Militar, o caso foi descoberto após a denúncia da mãe da menina. Ela desconfiou do companheiro depois de achar um pen drive escondido no quarto do casal. Ao acessar o conteúdo, a mulher encontrou vários arquivos de pornografia infantil, incluindo vídeos em que o companheiro aparecia abusando sexualmente da filha. Ela denunciou o caso à polícia, que localizou o homem em seu local de trabalho e o prendeu em flagrante. “Na delegacia ele confessou os atos libidinosos com a criança, mas negou a prática de penetração com a vítima”, explica o delegado Marcelo Gambi Alves. Ainda de acordo com delegado, durante o depoimento, o homem indicou o lugar onde tinha acesso a esse tipo de conteúdo. Ele foi enquadrado pelos crimes de estupro de vulnerável e armazenamento de pornografia infantil. De ac ordo com o G1, a criança passará por exames clínicos que poderão comprovar os abusos. O caso segue em segredo de Justiça.
Uma equipe de obras, acompanhada de agentes de trânsito, teve de se deslocar às pressas para a rótula da Avenida Centenário, em Brumado, por volta do meio dia desta terça-feira (31), a fim de controlar o fluxo no local. Isso porque uma faixa de óleo foi despejada na pista por um caminhão não identificado. Com o óleo, a pisca ficou escorregadia e um motociclista acabou derrapando. Ele sofreu algumas lesões. A equipe de obras despejou pó de serra na via, o que ajuda a diminuir os efeitos do óleo na pista.
O fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima sexta-feira (3), entre 7h30 e 13h30, na Fazenda Barreirinho, no Bairro Rural Barra do Rio, em Brumado. O desligamento é necessário para que técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas, mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.
Em sessão extraordinária, a Câmara de Vereadores de Barra da Estiva aprovou na segunda-feira (30) um projeto proveniente do executivo que reduz os salários dos concursados e aumenta os salários dos servidores contratados. Os vereadores de oposição votaram contra o projeto, mas a maioria aprovou a indicação. Em 2016, os vereadores votaram, por unanimidade, pela aprovação do reajuste salarial para os servidores concursados do município, uma vez que a categoria não recebia o benefício desde 2008. De acordo com o Informe Barra, na sessão extra realizada ontem, o prefeito João Machado Ribeiro (PTB), o João De Didi, solicitou aos vereadores a imediata aprovação do projeto. Através do documento, o executivo municipal sugeriu, além da criação de novos cargos comissionados, a atualização da tabela dos valores dos salários dos cargos comissionados (contratados) já existentes, aumentos que ainda podem chegar a 50% de gratificação.