A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira (22) as regras para o Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2017 — referente aos valores recebidos em 2016. Estão obrigadas a declarar o imposto todas as pessoas que tiveram rendimentos tributáveis superiores a 28.559,70 reais. De acordo com a Veja, também é exigido de quem ganhou mais de 40.000 reais em rendimentos não tributáveis, teve ganho com alienações de bens ou bolsa de valores, possuía propriedade com valor superior a 300.000 reais ou teve produção rural acima de 142.798,50. O limite de deduções da opção simplificada — que substitui todas as deduções por uma taxa de 20% sobre os rendimentos — é de 16.754,34 reais. A partir deste ano, dependentes maiores de 12 anos de idade deverão ter CPF — antes, a idade mínima exigida era de 14 anos. O prazo para a declaração vai de 2 de março a 28 de abril e poderá ser feita on-line, através de uma página especial da Receita Federal, ou por meio do software, que tem versões para computador e celular (Android e iOS). Para fazer as declarações na modalidade online e através de celular, porém, há restrições como não ter recebido rendimento do exterior ou superiores a R$ 10.000.000. A estimativa é que os programas comecem a ser disponibilizados a partir desta quinta-feira. A multa para quem perder o prazo varia entre 165,74 reais e 20% do imposto devido.
O projeto de lei do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) encaminhado ao legislativo com a proposta de por fim aos feriados de São Sebastião e de São João vem causando revolta na comunidade. O site Brumado Notícias ouviu o Padre Cleonildio Alves da Silva e o mesmo assegurou que a Igreja vai intervir em defesa dos feriados. “A Igreja vai utilizar dos seus direitos, buscar o diálogo e intervir em defesa da permanência dos feriados religiosos que são citados no projeto do prefeito”, disse o pároco, citando em seguida que o projeto mexe com os sentimentos religiosos, culturais e festivos não apenas da comunidade católica local, mas de toda uma região onde é mantida a tradição de celebrar seus padroeiros. Do ponto de vista do líder religioso, o ideal seria que o prefeito agisse de modo mais flexível e convocasse a população para se manifestar diante da proposta, ao invés de impor a medida que fere os costumes locais. “O ideal seria ouvir a opinião da população para tomar a decisão. No mundo inteiro, os feriados dos padroeiros são aprovados por leis municipais e respeitados por seus gestores. Então, sem polemizar, vamos ouvir a voz do povo, o que o povo decidir assim deverá ser aceito e respeitado. Faça-se um plebiscito”, sugeriu o padre.
O religioso ainda rebateu a justificativa do projeto de que os feriados atrapalham a economia do município. “Esses feriados não atrapalham a economia. Não acredito que apenas dois dias no ano afetem a economia local. Há outros feriados que não mexem com os sentimentos, nem do ponto de vista cívico e religioso, mas que são preservados aqui na cidade. Tem outras situações que acontecem que são mais prejudiciais ao município”, argumentou. Ele acrescentou que, embora a igreja não tenha sido comunicada oficialmente pelo executivo e legislativo, pretende se encontrar com o prefeito e vereadores a fim de tratar do assunto e resolver o impasse. Por fim, o padre disse que o posicionamento do gestor vem causando constrangimento à comunidade católica. “Enquanto igreja, temos a obrigação de preservar essa tradição religiosa. Se formos convencidos de que os feriados realmente estão causando malefícios ao município, iremos convencer a população a respeito e apoiar o projeto em questão”, finalizou o pároco.
A prévia da inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) ganhou força de janeiro para fevereiro, passando de 0,31% para 0,54%, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (22). Essa foi a menor taxa para um mês de fevereiro desde 2012 (0,53%). Em 12 meses, o índice desacelerou para 5,02%. Em janeiro, nessa mesma base de comparação, o IPCA-15 acumulado havia chegado a 5,94%. Em fevereiro de 2016, a taxa foi 1,42%. Em fevereiro, o aumento de preços foi puxado pelo grupo de gastos com educação, cuja alta chegou a 5,17%. Nessa época do ano, os preços dos cursos costumam ser reajustados. No caso das mensalidades dos cursos regulares, o valor subiu 6,94%. De acordo com o G1, o IPCA-15 também foi pressionado pelos transportes. Apesar de terem desacelerado, de 0,71% para 0,66%, os preços ainda influenciaram o IPCA-15. Dentro desse grupo, ficaram mais caras as tarifas dos ônibus urbanos e intermunicipais (3,24% e 3,84%, respectivamente). O avanço de preços foi contido pela queda de 12,45% nas passagens aéreas. O comportamento do preço dos alimentos ajudou o IPCA-15 a não subir ainda mais. De uma alta de 0,28% em janeiro, os valores caíram 0,07%. Subiram os preços do óleo de soja (4,42%) e das hortaliças (4%). Por outro lado, ficaram mais baratos o feijão-carioca (-14,68%), a batata-inglesa (-7,63%) e o tomate (-6,62%). Quanto aos índices regionais, o mais alto partiu da região metropolitana do Rio de Janeiro (0,93%) e o menor, de Goiânia (0,07%).
Em Brumado, mais de 500 eleitores deverão comparecer ao Cartório Eleitoral para regularização de pendências. Isso porque a Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE) publicou o Provimento nº 1/2017, que define orientações para a execução dos procedimentos de cancelamento de inscrições dos eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições (cada turno eleitoral é considerado uma eleição para efeito de cumprimento da norma). Apenas em Brumado, 574 eleitores foram identificados nessa situação. Considerando o eleitorado da 90ª Zona, que inclui os municípios de Aracatu e Malhada de Pedras, o total chega a 728 eleitores. Para evitar o cancelamento do título, esses eleitores devem comparecer ao cartório eleitoral no período de 2 de março a 2 de maio de 2017. O cidadão deverá apresentar documento com foto, título eleitoral e, a depender de cada caso, comprovante de votação, de justificativa, de recolhimento de multa e/ou de dispensa de recolhimento. Na mesma oportunidade, será feito o recadastramento biométricos desses eleitores. O não comparecimento do eleitor no prazo de 60 dias, contados a partir do dia 2 de março, implicará o cancelamento automático do título de eleitor, a ser efetivado de 17 a 19 de maio de 2017. A relação de eleitores com inscrições passíveis de cancelamento poderá ser consultada no cartório eleitoral.Em Brumado, mais de 500 eleitores deverão comparecer ao Cartório Eleitoral para regularização de pendências. Isso porque a Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE) publicou o Provimento nº 1/2017, que define orientações para a execução dos procedimentos de cancelamento de inscrições dos eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições (cada turno eleitoral é considerado uma eleição para efeito de cumprimento da norma). Apenas em Brumado, 574 eleitores foram identificados nessa situação. Considerando o eleitorado da 90ª Zona, que inclui os municípios de Aracatu e Malhada de Pedras, o total chega a 728 eleitores. Para evitar o cancelamento do título, esses eleitores devem comparecer ao cartório eleitoral no período de 2 de março a 2 de maio de 2017. O cidadão deverá apresentar documento com foto, título eleitoral e, a depender de cada caso, comprovante de votação, de justificativa, de recolhimento de multa e/ou de dispensa de recolhimento. Na mesma oportunidade, será feito o recadastramento biométricos desses eleitores. O não comparecimento do eleitor no prazo de 60 dias, contados a partir do dia 2 de março, implicará o cancelamento automático do título de eleitor, a ser efetivado de 17 a 19 de maio de 2017. A relação de eleitores com inscrições passíveis de cancelamento poderá ser consultada no cartório eleitoral.
Em virtude do Carnaval, as lojas de atendimento da Coelba em Brumado vão funcionar normalmente até a próxima sexta-feira (24), mas depois só retomam o atendimento na quarta-feira (1º), às 8h. As lojas da concessionária em Vitória da Conquista e Guanambi seguem os mesmos horários. As turmas de operação e o atendimento às solicitações relacionadas ao fornecimento de energia funcionarão normalmente nesse período. Em caso de dúvidas ou solicitações, os clientes da Coelba têm à disposição a central de teleatendimento 0800 071 0800 e o site www.coelba.com.br. Para comunicar falta de energia, está disponível, ainda, o SMS 25.560. Gratuito, o serviço exige que o cliente informe, na mensagem de SMS, apenas o número da conta contrato disponível na conta de energia.
Um homem de 25 anos morreu atropelado por uma locomotiva no município de Tanhaçu, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Alessandro da Silva Porto foi atropelado na noite da última segunda-feira (20), em uma curva nas proximidades do Bairro Branquinha. A vítima morreu na hora. Alessandro morava no Bairro Jurema, em Tanhaçu. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.
A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (21) projeto de lei que regulamenta a cobrança e a destinação das gorjetas em estabelecimentos comerciais. A proposta define, entre outros pontos, como deve ser feita a divisão dos valores entre os empregados e a parte que será destinada ao pagamento de encargos. O texto, já aprovado pelo Senado, segue para a sanção do presidente Michel Temer (PDMB). A aprovação não altera o caráter facultativo do pagamento de gorjetas nem a proporção a ser paga. Portanto, o pagamento permanece optativo. De acordo com o G1, pelo projeto, a gorjeta deverá ser destinada aos trabalhadores e integrada aos salários desses funcionários. O pagamento será anotado na carteira de trabalho e no contracheque do funcionário. A distribuição do montante recebido pelo estabelecimento será feita segundo critérios definidos em convenção ou acordo coletivo de trabalho.
O deputado federal Artur Maia (PPS) atendeu a solicitação do presidente do legislativo brumadense, Léo Vasconcelos (PDT), e destinou uma emenda no valor de R$ 1 milhão à pavimentação asfáltica do distrito de Ubiraçaba. A Emenda nº 27390007, da Sudene, é relativa a apoio e projetos de Desenvolvimento Sustentável Local Integrado. Léo Vasconcelos agradeceu ao deputado Artur Maia pela emenda, destacando que a verba oportunizará o atendimento de uma antiga reivindicação dos moradores da localidade. Segundo o presidente, o projeto será executado pela administração, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura.
O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF), pelo crime de lavagem de dinheiro. Além dele, seu ex-assessor Ary Filho e Carlos Miranda também foram indiciados. Segundo os procuradores, Cabral praticou crimes de lavagem de dinheiro em 148 oportunidades. O ex-governador já havia sido denunciado por 184 crimes de lavagem. Se a denúncia desta terça-feira (21) for aceita serão 342 crimes apenas de lavagem de dinheiro praticado pelo ex-governador.
Os vereadores de Brumado apresentaram 37 indicações relacionadas ao setor de infraestrutura que foram votadas e aprovadas na sessão realizada na noite da última segunda-feira (20). São muitas as vias carentes de atenção do poder público que estão esburacadas, acumulando lixo e muito mato. Os parlamentares apontaram que há uma carência de ações nos bairros mais afastados do centro, bem como nas estradas vicinais que dão acesso às comunidades rurais. Tais indicações voltadas para melhorias estruturais em vias públicas, nos bairros periféricos e nas comunidades rurais, refletem a escolha dos eleitores por candidatos que representam as comunidades onde moram. Neste início de ano, os vereadores parecem respeitar suas bases, firmando os compromissos de campanha. Também há o interesse de que as indicações contemplarão as áreas de educação, saúde e esporte.
Na Praticook, você tem a opção de adquirir um kit integral e light por apenas R$ 95. No kit estão inclusos: 1 kit de panqueca integral, um escondidinho light, uma lasanha integral, 1 quibe de forno com pasta de ricota, 1 kit de canelone integral e 1 nhoque de batata doce à bolonhesa. Passe agora mesmo na loja e adquira já o seu kit completo. Na Praticook, considerado o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. A loja fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.
O vereador José Ribeiro Neves (PT) apresentou na última sessão legislativa 16 indicações solicitando do executivo municipal, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a efetivação de obras estruturais em diversos bairros da cidade. Em suas proposições, o parlamentar destacou a necessidade de ações nos seguintes bairros: Centenário, São Sebastião, Penha, Urbis II, Jardim de Alah, Cidade das Esmeraldas, São Jorge, Feliciano Pereira Santos, São José, Apertado do Morro I e II, Dr. Juracy, Vila Presidente Vargas e Malhada Branca. Todas as localidades foram visitadas pelo vereador e o mesmo constatou nos bairros a necessidade das melhorias. “Esperamos que nossas solicitações sejam atendidas pelo executivo municipal”, pontuou.
Com apenas 10 anos, o estudante Jean Silva fez uso da tribuna livre da Câmara de Vereadores de Brumado solicitando apoio do parlamento, por intermédio do poder executivo, para revitalização da quadra de esportes do Bairro Baraúnas. Com um pequeno texto, o estudante falou sobre as condições precárias em que se encontra o local, apontando falta de atenção do poder público. Segundo apurado pelo site Brumado Notícias, há um projeto na prefeitura para criação de uma praça na localidade, com instalação de aparelhos para crianças, além da revitalização da quadra esportiva existente. O garoto recebeu apoio dos parlamentares, que ainda estenderam à população o convite para comparecem às sessões e usarem a tribuna livre para apresentar as carências de suas comunidades. “É por isso que aqui é intitulada a casa da cidadania, a casa do povo”, disseram os vereadores.
Professores, guardas civis municipais, agentes de trânsito e de saúde e endemias do município de Brumado aguardam um posicionamento do vice-prefeito Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha, diante dos projetos provenientes da administração municipal que descaracterizam os sindicatos representativos das categorias. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) já fez declarações avessas à questão, afirmando que o excesso de sindicalismo está entre os fatores que atolaram a crise no país, uma vez que, segundo ele, é dada mais atenção ao movimento sindical que aos empregadores, responsáveis pelo empreendedorismo e fomentadores do trabalho e emprego. Já o vice-prefeito é comunista, sindicalista de carreira, e, como vereador, esteve na linha de frente na defesa dos interesses das categorias, apoiando às representações sindicais nas negociações com a administração municipal. Continha foi uma figura importante nos diálogos durante as greves que beneficiaram professores e guardas municipais na última gestão. “Queremos um posicionamento do vice-prefeito, afinal ele ainda se qualifica como sindicalista e quem é sindicalista de verdade não foge à luta”, disse em entrevista ao site Brumado Notícias o presidente estadual do Sindguardas, Pedro Oliveira. Nos bastidores da política, muito se fala que o prefeito causou um racha em sua administração ao provocar a classe sindical e ferir os sentimentos sindicalistas do vice. Na opinião da maioria, Édio Pereira deve se posicionar a favor das suas tradições e pode deixar de ser um aliado do prefeito.
O comerciante Levi Carvalho foi morto a tiros dentro de casa na Rua Turmalina, no Bairro Esmeralda, em Brumado, no início da noite desta terça-feira (21). Familiares relataram ao site Brumado Notícias que um homem que estava em um veículo preto parado na rua aproveitou a chegada da esposa e da filha para invadir a residência. O autor do crime teria gritado o nome da vítima e, quando a mesma apareceu, foi alvejada pelos disparos da arma de fogo. O atirador fugiu do local sem levar qualquer pertence. A polícia foi acionada e tenta agora desvendar a motivação do crime. Esse é o segundo homicídio registrado este ano em Brumado.
O juiz Filipe Aquino Pessoa de Oliveira, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, decidiu pela indisponibilidade de bens no valor de R$ 400.555,80 em desfavor da empresa Limpel Comércio e Representações Ltda, com sede em Guanambi. Do total, R$ 133.518,60 a título de ressarcimento de dano e R$ 267.037,20 correspondente a multa civil, em uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) em face do prefeito Manoel Rubens Vicente da Cruz (PSD), ex-secretários, ex-servidores e empresários, em decorrência da prática de atos de improbidade administrativa consistente em simulação de procedimento licitatório, realizado em Palmas de Monte Alto. De acordo com o Sudoeste Bahia, o juiz acolheu pedido do MPF diante de indícios de que houve fraude. Na mesma decisão, o magistrado negou pedido requerido pelo prefeito de Palmas de Monte Alto, que pleiteou reconsideração para que a indisponibilidade sobre seus bens se restringisse ao imóvel denominado Fazenda Esplanada, mas o pedido foi indeferido.
Denunciado e preso por traficar drogas no Bairro São Félix, em Brumado, Tailan dos Santos Santiago aguardará o julgamento em liberdade. Tailan foi preso em flagrante em outubro do ano passado. Na época, em ronda de rotina, a polícia abordou o acusado nas proximidades de um matagal no bairro. No local, ele havia descartado cerca de 73,9 g de maconha. O réu confessou que pretendia comercializar a droga. A justiça decidiu substituir a prisão preventiva do réu levando em consideração o elevado número de detentos na carceragem. O benefício será revogado, caso o réu não atenda as seguintes medidas: não mudar de residência, nem dela se ausentar por mais de dez dias, sem autorização judicial; recolher-se diariamente em sua residência ou local de trabalho, das 20h às 5h; e comparecer pessoalmente à audiência.
Um jovem teve o braço amputado em Praia Grande, no litoral de São Paulo, após dar entrada em um hospital com quadro de desidratação. Henrique dos Santos, de 22 anos, não apresentava nenhuma lesão no membro, que começou a necrosar após ele ter recebido uma série de injeções. O jovem deu entrada no Hospital Irmã Dulce no dia 2 de fevereiro. A mãe dele, Fabiana Amaro dos Santos, diz que o filho sofre de transtornos psiquiátricos e ficou três dias desaparecido. Quando voltou para casa, ele estava desidratado e precisava de atendimento médico. O medicamento utilizado pelo jovem é recomendado para o tratamento de confusão mental e alterações do comportamento. Por causa da reação, Henrique teve o braço direito amputado acima do cotovelo. De acordo com o G1, desesperado após a amputação, o jovem fugiu do hospital. A família o encontrou no pronto socorro e o levou para o Irmã Dulce novamente. De acordo com a mãe de Henrique, os familiares protocolaram uma reclamação no hospital por causa da reação causada pelas injeções, mas a equipe continua trabalhando no local. Já o filho dela continua nervoso e tendo surtos. Os médicos não deram previsão de alta médica. Revoltados com a situação e com a falta de respostas, os familiares registraram um boletim de ocorrência de lesão corporal na Delegacia Sede de Praia Grande. A polícia investiga o caso.
Na sessão legislativa da última segunda-feira (20), o Projeto de Lei 001/2017, oriundo do poder executivo, foi apreciado pelos parlamentares, em segunda e última votação. A proposta modifica a estrutura organizacional da Administração Direta da Prefeitura, especialmente da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto prevê ainda a criação de cargos para atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. A unidade deve entrar em funcionamento depois que todos os equipamentos necessários estiverem disponíveis. Na oportunidade, os vereadores votaram também pela inserção de uma emenda modificativa, que teve como objetivo suprimir artigos que, segundo os vereadores, abalariam a autonomia do legislativo. Com a votação da emenda, o projeto foi aprovado por unanimidade.
O fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima quinta-feira (23), de 7h30 às 13h30, no Bairro Rural, em Brumado. Serão atingidos os seguintes locais. Fazenda Baixa Grande, Fazenda Baraúna, Fazenda Barreirinho, Fazenda Sucuruiu, Fazenda Tabuleiro, Fazenda Tamburi União, Fazenda Tamburil e Povoado Baixa Grande. O desligamento é necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas, mesmo durante o período da interrupção de energia.
O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), encaminhou ao legislativo o Projeto de Lei 005/2017, que visa extinguir cargos de provimento efetivo no município. O projeto foi apresentado na sessão da última segunda-feira (20), na Câmara de Vereadores, mas só entrará em discussão após o carnaval. A proposta é de que alguns serviços sejam desligados da prefeitura e terceirizados. Os cargos em risco de extinção são os de: guarda municipal, motorista, auxiliar de manutenção e reparos e auxiliar de serviços gerais. Em sua justificativa, o prefeito destacou que houve uma avaliação interna da administração de que tais serviços não devem ser executados diretamente pela prefeitura. A justificativa ainda aponta que tais medidas já são adotadas em outros órgãos públicos, como Tribunais de Justiça e Ministério Público. No esclarecimento consta que a extinção das funções ocorreria de forma gradativa, no modelo de vacância, na medida em que houver o desligamento do servidor por aposentadoria ou outros fatores. O mesmo não seria substituído pelo poder público. Ao final, a explicação ainda reza que a medida “busca o aperfeiçoamento das atividades administrativas”.
Celulares e roupas de marcas conhecidas foram apreendidos com uma universitária de 24 anos, na amanhã desta terça-feira (21), no aeroporto de Salvador. A ação ocorreu durante o desembarque da jovem no terminal. Segundo a Receita Federal, a jovem não apresentou nota fiscal dos produtos. A mercadoria foi retida e, caso não seja comprovada a regular importação, será encaminhada para perdimento, em que não há possibilidade de reaver os bens com o pagamento dos tributos devidos. A jovem será investigada pela suspeita de receptação de produtos roubados. De acordo com o G1, as Polícias Federal, Civil e a Receita Federal iniciaram, nesta terça, a “Operação Céu Azul” de combate ao tráfico de drogas no pré-carnaval baiano. A ação é feita no aeroporto de Salvador até a quinta-feira (23). Durante esse período, haverá fiscalização de voos domésticos, com o objetivo de combater a entrada de drogas, armas e contrabando no estado. Também integram a operação o Departamento de Polícia Técnica e a Coordenação de Operações Especiais.
Os Projetos de Lei 004 e 006/2017, de autoria do poder executivo, propõem, alteram, revogam e restauram os textos originais de dispositivos da Lei 1.212/99 - Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Brumado. Através da sua assessoria jurídica, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que não reconhece a representatividade de diferentes categorias sindicais que defendem os interesses dos servidores públicos do município. No texto encaminhado ao legislativo, o gestor falou sobre o princípio da unidade sindical previsto na constituição federal, segundo a qual na mesma base territorial apenas um sindicato deve representar uma mesma categoria. “Embora existam denominações de cargos diversos na estrutura organizacional do município de Brumado, não há como negar a existência de uma só categoria, a de servidor público municipal. Nesse sentido, não há que se estabelecer representatividade sindical por grupos de servidores que ocupem cargos diferenciados”, diz o texto. O prefeito ainda ressaltou que a administração só reconhece a legitimidade do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (Sindsemb).
O projeto está causando polêmica entre as categorias e os sindicatos que esta semana enviaram seus representantes jurídicos ao município para dialogar com o prefeito. A APLB/Sindicato, que representa os professores, até promoveu uma assembleia através da qual os educadores aprovaram um indicativo de greve. Nesta terça-feira (21), os representantes do Sindguardas, que defende a Guarda Civil dos Municípios do Estado da Bahia, também se reuniram com a categoria no município e programaram uma pequena assembleia na porta da prefeitura no final da tarde de hoje. “O prefeito está sendo mal assessorado pela sua assessoria jurídica, que, ao invés de apresentar um parecer técnico, está apresentando um parecer jurídico. O prefeito, por sua vez, tem de entender que a prefeitura não é uma empresa privada de sua propriedade e por isso deve respeitar as instituições legalmente estabelecidas. Vamos buscar o diálogo diante do impasse, mas já pontuamos que a Guarda Civil Municipal de Brumado tem seu representante que opera em todo o estado, que é o Sindguardas, e não vamos recuar diante dessa imposição”, disse o presidente sindical, Pedro Oliveira, em entrevista ao site Brumado Notícias. Os sindicatos que representam os agentes comunitários de saúde e os agentes de trânsito ainda não se manifestaram.
Sem energia elétrica, as famílias do povoado de Doutor, na região de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, vivem praticamente à luz de velas. Para algumas dessas famílias, a situação já dura mais de 20 anos. Em nota, a Coelba disse que vai enviar uma equipe ao povoado para avaliar a situação. Entre os moradores que vivem sem luz elétrica, está a dona de casa Celuta Rocha de Oliveira. “A partir de seis horas da noite já começa a acender vela, vai para o quarto com vela, vai tomar banho com vela”, disse. Em dias especiais, a vela é substituída pelo lampião. É assim que João Fernandes Gusmão, que mora no povoado há 20 anos, prepara a casa para receber parentes e amigos. “Quando chega gente de fora, que vem aqui para casa, um irmão meu, minha família, a gente coloca [o lampião] perto da pessoa. É um sofrimento", revelou João. São pelo menos 16 famílias na mesma situação. O aposentado Manoel Rocha Santos procurou uma solução para a falta de energia, mas foi um investimento alto para o morador. Ele instalou placas de energia solar para alimentar baterias. "As duas [baterias] foram R$ 360”, disse ao G1. Apesar do esforço, a energia solar só é suficiente para ligar o som ou a televisão. À noite, não tem jeito. Tem que usar vela para andar pelos cômodos do imóvel.