Uma dona de casa de Guarujá, no litoral de São Paulo, enfrenta há cerca de cinco anos uma batalha para conseguir realizar uma cirurgia bariátrica. Vanessa Santos, de 27 anos, pesava 93 kg em 2011, no entanto, após um erro médico durante o parto do segundo filho, passou a engordar e chegou aos 215 kg. A cirurgia de redução de estômago está garantida, mas agora ela busca fundos para manter-se por três meses em Curitiba, no Paraná, onde a operação deve ser realizada. Segundo Vanessa, tudo começou durante o parto de seu segundo filho, em um hospital de Guarujá. De acordo com o G1, após a cesariana, ela foi informada pelos médicos que eles fizeram uma laqueadura em suas trompas, para que ela não pudesse mais engravidar. “Eles não avisaram que iam tirar as minhas trompas, simplesmente me informaram depois. Foi um erro. Muita gente me criticou por eu não ter entrado na Justiça contra o hospital, mas na época eu não tinha noção das consequências que isso poderia me trazer no futuro”, explica. Após o procedimento, nos anos seguintes, a dona de casa passou a ganhar peso, e sua vida mudou completamente. “Até então, eu tinha uma vida normal. Depois disso, comecei a ganhar peso, adquiri uma hérnia, e complicou toda a minha vida. Eu trabalhava fora, trabalhei em uma padaria e cuidei de criança. Nunca tive uma profissão, mas sempre trabalhei. Hoje eu não trabalho, quem sustenta a minha casa é o meu marido”, revela.
Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Gol Confortline 1.6, 2014/2015. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.
Um homem de 23 anos foi encontrado morto dentro de uma cisterna, nas imediações do povoado de Lagoa dos Patos, em José Gonçalves, distrito de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. A vítima estava desaparecida desde domingo (12), e o corpo foi encontrado na sexta-feira (17). Segundo informações da delegacia de Conquista, a polícia foi informada sobre um corpo dentro da cisterna através de ligação anônima. Após a identidade da vítima ser confirmada, a família foi avisada. O homem era casado, e deixa uma filha de três anos. De acordo com o G1, ele havia sido visto pela última vez na porta da casa onde morava. O corpo foi retirado da cisterna e levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). O caso será investigado pela delegacia de Conquista.
Através de solicitação à Administração Municipal, o vereador Luiz Carlos Caíres da Silva (PSD), o Palito, viabilizou o serviço de coleta de lixo para a comunidade do Ariri, que até então não contava com o benefício. Palito destacou que a coleta do lixo é de fundamental importância, pois contribuirá para a diminuição de doenças causadas pela proliferação de insetos e animais e melhorará a qualidade de vida dos moradores da localidade. Além disso, o parlamentar destacou que o serviço contribuirá para a preservação do meio ambiente. O serviço de coleta na comunidade será iniciado na próxima quinta-feira (23), no período da manhã. O carro de coleta percorrerá toda a comunidade com encerramento do trajeto na Associação de Moradores.
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287, que reformula as regras da Previdência, recebeu 164 emendas que pedem mudanças, retirada ou inclusão de artigos, muitas delas tratando do mesmo tema. O prazo para apresentação de emendas se encerrou às 18h30 desta sexta-feira. De acordo com a Veja, no entanto, só 131 emendas seguirão tramitando na Câmara dos Deputados. É que 33 não conseguiram o número regimental suficiente de assinaturas para seguirem tramitando – cada deputado tem que reunir 171 assinaturas para sua emenda. A maior parte das emendas pede que não haja mudanças nas regras da aposentadoria rural. A proposta prevê que a contribuição do trabalhador rural passe a ser individual e obrigatória. A base contributiva e a alíquota devem ser menores do que a dos demais trabalhadores. Eles terão uma idade mínima de 65 anos para aposentadoria, com 25 anos de contribuição. Na regra atual, a aposentadoria é garantida para os trabalhadores rurais que contribuíram ou não com a Previdência.
Investigadores da Polícia Civil de Barra da Estiva prenderam em flagrante na quinta-feira (16) o indivíduo Tiago da Silva Dias, de 27 anos, acusado de posse ilegal de arma de fogo. Segundo informações da polícia, o acusado já havia sido indiciado anteriormente pela prática dos crimes de ameaça e lesão corporal. Marco Torres, Delegado de Polícia Titular da Delegacia de Barra da Estiva, representou pela medida cautelar de busca e apreensão domiciliar, a qual foi concedida pelo Juiz de Direito da Comarca de Barra da Estiva. No cumprimento do mandado judicial na residência do acusado foram encontradas uma espingarda cartucheira e munições. O indivíduo foi autuado em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido, pagou a fiança arbitrada e responderá pelo crime em liberdade.
Uma jovem de 18 anos foi executada com 12 tiros dentro de uma academia do município de Catu. Segundo informações da delegacia da cidade, o crime foi cometido por dois homens que chegaram a bordo de uma motocicleta. Ainda de acordo com a polícia, a academia fica no primeiro andar de um estabelecimento comercial. No momento do crime, cerca de 20 pessoas estavam no local. A dupla ordenou que todos se abaixassem, foi até a vítima e realizou os disparos. O socorro foi acionado, mas a jovem morreu antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Testemunhas que presenciaram o crime relataram para polícia que os suspeitos usaram capacetes durante toda ação, e fugiram em seguida. A Polícia Militar (PM) foi acionada e realizou rondas pela região, mas até a manhã desta sexta-feira (17), ninguém foi preso. Em contato com o G1, o delegado Henrique Morais, responsável pelo caso, informou que a vítima não tinha passagem pela polícia. A motivação e autoria do crime serão investigadas pela delegacia de Catu. “A vítima não tinha passagem, e até o momento é muito cedo para levantar qualquer ideia. Estamos ouvindo testemunhas para entender melhor o que aconteceu”, explicou o delegado.
Policiais civis e militares realizaram uma nova vistoria na Cadeia Pública de Brumado e encontraram onze celulares, carregadores, um alicate comum, um alicate com canivete e chave de fenda, fios para extensão de gato de energia, um retrovisor de carro, um espelho, uma serra, uma pequena quantidade de maconha e até baterias reserva para celulares. Segundo apurou o site Brumado Notícias, os policiais descobriram que os presos conseguem puxar energia da rede que sustenta os refletores da cadeia utilizando apenas os alicates, as ferramentas artesanais por eles fabricadas e espelhos para enxergarem a fiação elétrica do lado de fora do teto da custódia. Parte da extensão fica camuflada nas paredes que são rebocadas com sabão em barra. Na vistoria também foram encontrados vários pedaços de lençol onde foram enrolados os objetos arremessados aos presos. Os mesmos seriam utilizados para confeccionarem uma corda em uma possível tentativa de fuga. Os objetos foram encaminhados para o Departamento de Policia Técnica.
Dezoito meses após o último reajuste, a Petrobras anunciou na sexta (17) aumento no preço do gás de botijão. A alta será de 9,8% e começa a vigorar na próxima terça-feira (21). De acordo com a estatal, se o repasse for integral, o preço do produto na revenda subirá 3,1%, ou R$ 1,76 por botijão. O reajuste vale apenas para o gás vendido em botijões de 13 quilos, mais usados por residências. Outros vasilhames maiores e o gás vendido a granel não terão mudança de preços. O último reajuste realizado pela Petrobras ocorreu em 1º de setembro de 2015. Na ocasião, a alta foi de 11%. O preço do gás de botijão permaneceu congelado entre 2002 e 2015, como parte de uma política para controlar a inflação. “Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores”, disse a estatal.
Em comunicado, a Prefeitura Municipal de Brumado informou aos servidores públicos municipais que, com exceção do dia 15 de março, data destinada à paralisação nacional em protesto contra a Reforma da Previdência, as faltas não serão abonadas em caso de os servidores não terem comparecido para realização de suas atividades nos dias seguintes. Segundo a prefeitura, a medida visa resguardar o interesse público, o direito do aluno e não comprometer o andamento do ano letivo. Assim, os servidores públicos municipais devem retornar às atividades normalmente na próxima segunda-feira (20).
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) é o campeão de pedidos de inquérito na lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A informação é da coluna Expresso, da revista Época. Segundo a publicação, o depoimento de Henrique Valladares, ex-executivo da empreiteira Odebrecht, revelou que o tucano recebeu propina em uma conta secreta em Cingapura, em nome de um amigo. Na delação de Valladares aparecem outras acusações que podem ser devastadoras para o senador. O delator disse que Aécio tinha um esquema com Dimas Toledo, ex-dirigente de Furnas, e que o pagamento feito em Cingapura tem relação com benefícios obtidos pela Odebrecht em Furnas, diretamente a investimentos no Rio Madeira. Outro delator, Sérgio Neves, também ex-executivo da empreiteira acusou Aécio de embolsar propina pelas obras da Cidade Administrativa, sede do governo mineiro. Uma das parcelas do dinheiro irregular foi entregue em uma concessionária Belo Horizonte, que pertence a Oswaldo Borges, apontado como tesoureiro informal do tucano.
Após matéria veiculada no site Brumado Notícias informando que dezenas de servidores terceirizados ainda continuavam sem receber seus salários, a Secretaria Estadual de Educação informou que os salários referentes aos meses de abril, maio e junho de 2016 foram pagos. Em nota, a pasta destacou que os ex-funcionários da Contrate foram absorvidos pelas novas empresas a partir de novos contratos firmados no segundo semestre de 2016. O trabalhador que teve divergência com os dados bancários e, porventura, não visualizou os pagamentos deve enviar os dados bancários atualizados, nome completo, CPF e nome da empresa para [email protected] para que possa ser feita a apuração e adoção de providências.
Na noite de quinta-feira (16), uma mulher de 28 anos foi morta a facadas pelo companheiro no Bairro Monte Pascal, em Guanambi. Ayla Ramone Gomes Alves bebia com o marido, identificado como Sebastião Barbosa, quando iniciaram uma discussão. Segundo testemunhas, eles entraram em luta corporal e, durante a confusão, o marido esfaqueou a mulher com vários golpes na região do tórax. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica. De acordo com o Sudoeste Bahia, a polícia informou que o caso está sendo investigado e duas testemunhas já foram ouvidas. O suspeito está foragido.
Ao mesmo tempo em que publicou a portaria de exoneração do médico Joaquim de Castro Donato Júnior do comando da Secretaria de Saúde de Brumado, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) nomeou o novo titular da pasta. O farmacêutico Cláudio Soares Feres, atual chefe de gabinete, foi reconduzido ao cargo. Feres atuou na pasta durante a primeira e segunda gestão de Vasconcelos, bem como na gestão do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT). “Designar o Chefe de Gabinete do Prefeito, Cláudio Soares Feres, para responder, cumulativa e interinamente, pelo expediente da Secretaria Municipal de Saúde”, diz a portaria 352, assinada pelo prefeito municipal e pelo secretário de administração, João Nolasco da Costa.
Agora, em Brumado, você tem a disposição dois postos de combustíveis da rede Sabrina: o Sabrina II e o Sabrina XI. Nos locais, a gasolina está com preço promocional, por R$ 3,699; Etanol R$ 2,699; Diesel S-10 R$ 2,999 e Diesel S-500 R$ 2,899. Aproveite a baixa no preço dos combustíveis e vá até um dos postos encher o tanque do seu veículo. O Posto Sabrina II fica localizado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, em Brumado. Já o posto Sabrina XI fica localizado em frente à rótula de entroncamento entre as Avenidas Centenário e João Paulo I. O melhor combustível, com o melhor preço, é na rede Sabrina.
Na manhã desta sexta-feira (17), um detento fugiu da Cadeia Pública de Caetité, no sudoeste baiano, após escalar um muro da unidade prisional. Marcelo Pereira de Castro, vulgo Chuck, estava tomando banho de sol quando escalou o muro auxiliado por outros detentos. Chuck cumpria pena por furto, roubo e tráfico de entorpecentes. Os agentes da unidade realizaram buscas, mas até o momento o detento não foi localizado. O acusado foi detido em dezembro do ano passado por policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional no terminal rodoviário da cidade. Com ele, os policiais encontraram uma mochila contendo 36 tabletes de substância análoga à maconha. Na época, o detento foi apresentado na delegacia, mas conseguiu fugir por um descuido da polícia, que o deixou no corredor. O indivíduo foi capturado na zona rural.
Investigadores da 20 Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) recuperou na última quinta-feira (16) uma máquina pá carregadeira no valor de R$ 180 mil em uma fazenda de propriedade do presidente da Câmara Municipal de Rio do Antônio, André Rogério Bercovitz Soares (PEN). Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, a máquina havia sido furtada na cidade de Itatim Paulista, no Estado de São Paulo, no mês de abril de 2016. Em depoimento a polícia, Soares admitiu ter adquirido a máquina com um amigo brumadense. De acordo com a delegada Ellen Lages, o vereador disse que não sabia da procedência ilícita do bem. A delegada instaurou um inquérito policial e todos os envolvidos serão interrogados. A máquina foi devolvida para a empresa lesada, sediada no município de Aparecida de Goiânia, no Estado de Goiás.
A equipe do Magnesita, maior conquistadora de títulos do Campeonato Brumadense de Futebol, fará sua reestreia na competição neste final de semana. O time de operários manteve uma hegemonia de títulos ao longo das décadas de 1980 e 1990 até meados de 2005, quando a empresa, sob nova direção, decidiu cortar os subsídios de apoio ao esporte. No seu retorno ao campeonato, o time terá como primeiro desafio o Vitória, que faz sua segunda participação no torneio. O confronto entre as equipes acontece neste sábado (18), tendo ainda a partida preliminar na categoria juvenil. Já no domingo (19), o duelo será entre o estreante Boleiros e o tradicional São José. A partida marca uma rivalidade antiga disputada nos torneios de várzea entre bairros. Durante esta semana, o gramado do Estádio Gilberto Cardoso foi rebaixado e recebeu retoque na demarcação do campo, o que facilitará aos jogadores a condução da bola. A melhoria promete partidas mais dinâmicas, com acertos nos passes e melhor pontaria nas finalizações. Com esse ingredientes, a expectativa é de que neste final de semana a rede seja balançada mais vezes para o deleite da torcidas.
Na próxima semana, a nova linha Corolla 2018 estará disponível na A4 Veículos em Brumado. A concessionária está preparando um grande lançamento do líder absoluto de emplacamentos entre os sedãs médios. Com visual atualizado, o modelo passa a ser equipado com controles de tração e estabilidade, além de assistente de rampa e sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista). A A4 Veículos fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 245. O telefone é (77) 3441-4555.
Em nota enviada ao site Brumado Notícias, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) esclareceu que continua investigando as causas da alteração na qualidade da água do Rio das Contas, inclusive acionou o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), responsável pela fiscalização e gestão dos mananciais de água da Bahia, para acompanhar a situação. A empresa refuta a associação do problema do manancial que atende Brumado com a ocorrência registrada no trecho do rio Brumado, compreendido entre as cidades de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, uma vez que o rio Brumado deságua no rio das Contas no trecho localizado abaixo da Barragem de Cristalândia. “O efluente descartado no rio Brumado, no município de Rio de Contas, após passar por tratamento, atende aos parâmetros de qualidade determinados pela Resolução 430/2011, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A presença de agentes patogênicos nas águas do rio Brumado pode estar associada à existência de ligações clandestinas de esgoto por imóveis existentes às margens do rio”, afirmou. A empresa ressaltou que a água distribuída à população também é fiscalizada pela Vigilância Sanitária do Município e pela Diretoria de Vigilância Sanitária Ambiental, que fazem suas próprias coletas e análises para verificação do cumprimento das exigências do Ministério da Saúde.
A Polícia Federal (PF) cumpriu, nessa sexta-feira (17), 309 mandados judiciais em sete estados do Brasil. Entre eles, o Paraná. A operação, batizada de “Carne Fraca”, apura o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) em um esquema de liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos. Diversos fiscais do Mapa foram presos. Segundo a polícia, a operação é a maior operação já realizada pela Polícia Federal no país. As investigações chegaram às principais empresas do setor, como a BRF Brasil e a JBS. Segundo as investigações, o esquema no Paraná era comandado pelo superintendente regional do Mapa, Daniel Gonçalves Filho, e pela chefe do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Maria do Rocio Nascimento, que trabalham em Curitiba. Há, ainda, ramificações em Londrina, no norte do estado, e em Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná. As informações são do G1.
Em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado (SMTT) está disponibilizando aos proprietários de veículos o download de formulários para defesa de multas e de conversão de infrações leves ou médias em advertência. Os formulários podem ser acessados através do site da prefeitura (clique aqui). O Requerimento Único serve para que os proprietários de veículos possam impetrar junto ao órgão defesa contra Auto de Infração de Trânsito (AIT). Depois de imprimir e preencher o Requerimento, o cidadão deve anexar cópia da notificação fornecida pela SMTT e entregue via postal, cópia do documento do veículo (CRLV - Certificado de Registro do Licenciamento Veicular) e cópia da CNH. Em seguida, deve protocolar o documento junto à SMTT. Também está disponível no site o Formulário de Advertência para usuários que tenham sido autuados em infração leve ou média e queiram requerer a conversão da penalidade em advertência escrita. O usuário deve preencher todos os dados e protocolar o documento junto ao órgão. Devem ser anexadas cópia do documento do veículo, cópia da CNH e cópia da notificação. Para esclarecimento de eventuais dúvidas, ligar nos telefones: (77) 3441-8767 ou 3441-8768.
Desde o início da operação que desmontou o esquema de corrupção na Petrobras, uma pergunta tem perseguido o juiz federal Sérgio Moro em entrevistas e eventos: “até quando vai a Lava Jato?”. Em outubro de 2015, ele dizia em tom de brincadeira esperar que a operação estivesse próxima do fim. Na época, Moro alegou estar cansado com o trabalho decorrente da Lava Jato, que então tinha pouco mais de um ano e meio. Nesta sexta-feira (17), a operação completa três anos e, alguns prognósticos frustrados depois, Moro prefere não fazer mais previsões. Em uma entrevista ao jornal Valor Econômico, publicada no último dia 10, o magistrado foi perguntado novamente sobre se tinha perspectiva para concluir os trabalhos da operação em Curitiba. “Não, não tenho”, respondeu. Juiz de primeira instância, Moro tem nas mãos processos que envolvem empresários, ex-diretores da Petrobras e políticos que não têm foro especial. Desde o início da Lava Jato, já houve 38 fases da operação conduzidas pela força-tarefa do Paraná, e 89 pessoas foram condenadas por Moro até agora. Elas podem recorrer em instâncias superiores. De acordo com o G1, a Lava Jato extrapolou as fronteiras da Justiça Federal do Paraná e há desdobramentos no Rio de Janeiro e também no Supremo Tribunal Federal, para onde foram encaminhadas as suspeitas envolvendo políticos com foro privilegiado.
O site Brumado Notícias teve acesso aos resultados das análises laboratoriais realizadas na água consumida em Brumado após passar pelo processo de filtragem da Embasa. A análise realizada no dia 3 de março, no laboratório da base de apoio do Núcleo de Saúde (antiga 19ª Dires), apontou que a água da Barragem de Cristalândia, do Rio das Contas, que é tratada pela Embasa, não apresenta nenhum tipo de contaminação e porcentagem zero de coliformes fecais. Apesar do resultado, a pesquisa do laboratório estadual não encontrou a presença de cloro na água tratada, o que pode explicar o odor sentido por alguns populares, que vem questionando a qualidade da água fornecida pela estatal baiana.
Primeiro preso da operação Lava Jato, que completa 3 anos nesta sexta-feira (16), o empresário Carlos Habib Chater voltou a Brasília para cuidar de perto do Posto da Torre, que deu origem e nome à investigação. Cumprindo pena em regime aberto, ele afirmou ao G1 que não teme novas prisões. O posto de gasolina está localizado no Setor Hoteleiro Sul, em uma das regiões mais nobres da capital federal. A movimentação intensa de carros prova que o estabelecimento funciona bem, sem o mesmo impacto destrutivo causado pela Lava Jato em outras empresas envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras. De acordo com o G1, são 16 bombas de combustível, quatro lojas e dezenas de funcionários que se dividem para atender cerca de 3,5 mil clientes diários. Além de frentistas e seguranças, um grupo responsável é só por atrair novos clientes na rua. “O posto que mais vende no país”, diz um letreiro luminoso. Segundo o Ministério Público, era ali onde ocorriam boa parte das negociatas e dos acordos que deram origem à Lava Jato. Além de encher o tanque dos carros oficiais, os políticos do Congresso Nacional iam ali para abastecer os cofres com propina da Petrobras.