O Campeonato Brumadense de Futebol 2017 terá Santos e Botafogo neste sábado (25), na disputa que completa a primeira rodada da competição. Já no domingo (26), dois dos favoritos ao título se enfrentam no Estádio Gilberto Cardoso. A partida entre Vila Presidente Vargas e Magnesita promete casa cheia. As duas equipes buscam melhorar o posicionamento na tabela de classificação. O Magnesita amargou uma derrota na estreia, enquanto o Vila apenas empatou o primeiro jogo. O início do campeonato não foi favorável para as duas equipes e a partida será um embate na busca da reabilitação. Os jogos começam às 14h com as preliminares entre os times juvenis.
Está circulando nas redes sociais um vídeo mostrando o momento da briga entre o Secretário Municipal de Agricultura, Rodrigo Vasconcelos, e o professor Gilvan Moreira. Ambos entraram em luta corporal após a sessão extraordinária realizada na tarde desta sexta-feira (24). Durante a sessão, o Projeto de Lei 004/2017, de autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), foi aprovado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a proposta rejeita a representação sindical da APLB-Sindicato e, no local, houve bastante tumulto depois do resultado. O secretário é filho do prefeito e esteve no legislativo acompanhando o irmão, o vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB).
Na manhã dessa sexta-feira (24), o vereador Luiz Carlos (PSD), o Palito, esteve no gabinete do secretário municipal de saúde, Cláudio Feres. Na oportunidade, ele recebeu a notícia de que, a partir da próxima segunda-feira (27), o Posto de Saúde da Família (PSF) de Lagoa Funda contará com um médico. O vereador acompanhou de perto a carência na comunidade e havia solicitado o benefício ao secretário de saúde. Ele destacou que, sem um médico, muitas vezes as famílias tinham de se deslocar para a sede do município em busca de atendimento. “Já realizamos também a solicitação de um dentista para o posto e o secretário nos informou de que as providências estão sendo tomadas. No prazo de aproximadamente trinta dias, já poderemos contar com esse profissional”, afirmou Palito.
Logo após a sessão extraordinária realizada na tarde desta sexta-feira (24), durante a qual foi aprovado o Projeto de Lei 004/2017, de autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que rejeita a representação da APLB-Sindicato, houve uma briga na Câmara de Vereadores de Brumado. O Secretário Municipal de Agricultura, Rodrigo Cunha Vasconcelos, filho do prefeito, compareceu à sessão acompanhando o irmão, o vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB). Depois da votação, o secretário e o professor Gilvan Moreira entraram em luta corporal. Os dois foram separados pelos professores presentes e demais pessoas que estavam no parlamento. Em sua defesa, o professor disse que o secretário o agrediu verbalmente. O secretário registrou queixa na delegacia, acompanhado do presidente da Câmara, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), da assessoria jurídica do legislativo e da assessoria jurídica da prefeitura. O professor também registrou a ocorrência no local, onde compareceu ao lado de advogados e representantes da APLB-Sindicato.
Os gastos de brasileiros no exterior somaram 1,360 bilhão de dólares em fevereiro deste ano, informou o Banco Central (BC) nesta sexta-feira (24). O resultado é 61,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando os brasileiros desembolsaram 841 milhões de dólares. Nos dois primeiros meses do ano, as despesas ficaram em 2,939 bilhões de dólares, 74,8% acima dos gastos registrados no primeiro bimestre de 2016 (1,681 bilhão de dólares). Já as receitas de estrangeiros no Brasil ficaram em 535 milhões de dólares em fevereiro e em 1,196 bilhão de dólares nos dois meses do ano, contra 599 milhões de dólares e 1,249 bilhão de dólares, respectivamente em iguais períodos de 2016. De acordo com a Veja, com esses resultados das despesas de brasileiros no exterior e as receitas de estrangeiros no Brasil, a conta de viagens internacionais ficou negativa em 824 milhões de dólares no mês passado, e em 1,743 bilhão de dólares no primeiro bimestre. A projeção do Banco Central para o saldo negativo da conta de viagens este ano subiu de 10,5 bilhões de dólares para 12,5 bilhões de dólares.
A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) determinou a realização de estudos de controle viário e ação direta para execução de sinalização horizontal nas principais vias da sede do município. Segundo o Superintendente de Trânsito, André Cardoso, a ação visa melhorar a fluidez do trânsito, a não aplicação de multas e lavratura de Autos de Infração de Trânsito (AIT) e, principalmente, a segurança de condutores e pedestres. Os técnicos, agentes escalados e profissionais envolvidos deverão promover o seccionamento da faixa divisora de fluxo, na cor amarela, em toda a extensão das principais vias da cidade. Através da Coordenação de Engenharia e Sinalização - CES, a SMTT também determinou a promoção e realização de estudo de viabilidade e segurança no entroncamento das Ruas Iluminato Lobo e Placídia Rizério. Os estudos foram realizados para promover a segurança de pedestres e condutores em um ponto crítico de deslocamentos e com elevada movimentação. O Superintendente destacou que têm sido empreendidos esforços para promover ações continuadas em prol de um trânsito dinamizado, sem lentidão ou quaisquer interrupções, bem como para criação de possibilidades de estacionamento para todos dentro do espaço urbano.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, criticou nesta sexta-feira (24) o vazamento dos depoimentos sigilosos prestados por executivos da Odebrecht nas ações que pedem a cassação da chapa formada em 2014 por Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB). “Eu exijo que nós façamos a devida investigação nesses vazamentos lamentavelmente ocorridos. Isso fala mal das instituições. É como se o Brasil fosse um país de trambiques”, disse ao participar de um seminário sobre reforma política no TSE. Na quinta-feira, o relator das ações no tribunal, ministro Herman Benjamin, autorizou investigações sobre o vazamento atendendo a um pedido feito pelos advogados de Dilma – em depoimento vazado, o ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Alexandrino Alencar relatou pagamentos de caixa 2 para a campanha da petista em 2014. De acordo com a Veja, Mendes disse que todas as providências serão tomadas e voltou a criticar os vazamentos de informações sigilosas em outras investigações, como as da Operação Lava Jato. “Acho que em todos os setores isso tem que ser feito. Vazamento feito por autoridade pública é crime. Tem que ser investigado e nós vamos investigar aqui”, afirmou.
Os casos de lombalgias, definidas como dores na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna, perto da bacia, aumentaram consideravelmente nos últimos anos. Por conta da quantidade de usuários que se queixam de dores lombares, a Unidade de Saúde da Família - USF Newton Alves de Castro, no Bairro das Flores, preparou, na última quinta-feira (23), uma sessão especial para tratamento de lombalgias. O grupo, composto por seis mulheres, foi orientado pela fisioterapeuta Lidiane Viana. Durante a sessão, foram debatidos casos clínicos, trocadas vivências e experiências, além de terem sido realizados exercícios e alongamentos para alívio do quadro de dores na região lombar.
O procurador-geral adjunto do Rio Grande do Norte Jovino Pereira Sobrinho e o promotor de Justiça Wendell Beetoven Ribeiro Agra foram baleados na manhã desta sexta-feira (24) dentro da sede do Ministério Público do Estado. Ambos foram socorridos. Ninguém foi preso. De acordo com a Polícia Militar, o atirador é o servidor Guilherme Wanderley Lopes da Silva, de 44 anos, que invadiu uma reunião no segundo andar do prédio e efetuou os disparos. O fato aconteceu por volta das 11h30. Logo em seguida, o suspeito fugiu em um automóvel Polo de cor prata. A sede do Ministério Público fica no bairro de Candelária, Zona Sul de Natal. Nem o Ministério Público nem a Polícia Militar sabem explicar o que teria motivado o atentado. De acordo com o G1, o promotor Wendell Beetoven, que durante muitos anos atuou na Promotoria de Investigação Criminal e Combate ao Controle Externo da Atividade Policial, atualmente estava lotado no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Na última quarta-feira (22), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) iniciou o cadastramento de idosos (com idade igual ou superior a 60 anos) e pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida para uso de vagas especiais nos estacionamentos públicos e particulares do município. Para fazer o cadastro, os interessados devem apresentar a seguinte documentação: documento oficial de identificação com foto em que conste RG e CPF (cópia autenticada em cartório ou cópia simples acompanhada do original); comprovante de residência com data de emissão não superior a três meses (cópia autenticada em cartório ou cópia simples acompanhada do original); e para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida: atestado médico (cópia autenticada em cartório ou cópia simples acompanhada do original), de acordo com o Código Internacional de Doenças (CID). A documentação deve ser entregue na sede da Superintendência, de 9h às 12h e de 14h às 17h. No local, os interessados preencherão o Formulário de Solicitação de Credencial para Estacionamento Especial e já levá-lo preenchido) e anexar a documentação, conforme o caso. A credencial é gratuita e válida em todo território nacional.
O delator da Odebrecht Alexandrino Alencar relatou à força-tarefa da Lava Jato que a empreiteira pagou R$ 21 milhões para compra de tempo na TV para a campanha de Dilma Rousseff em 2014. O ex-diretor da construtora contou aos procuradores que o então tesoureiro da campanha, Edinho Silva, pediu que o montante fosse distribuído para três partidos, via caixa dois. PCdoB, PROS e PRB levaram R$ 7 milhões cada para dar à chapa PT-PMDB o tempo de TV que tinham durante o período eleitoral. Conforme reproduzido pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo, três reuniões na sede da Odebrecht com o presidente do PRB, Marcos Pereira (atual ministro da Indústria e Comércio), foram suficientes para a venda de 1m1s. O representante comunista Fábio Tokarski também foi à sede da empreiteira e vendeu o 1m12s que o partido tinha à chapa presidencial. Tokarski chegou até a ser candidato a deputado federal pelo PCdoB, mas foi barrado pela Lei da Ficha Limpa. Eurípedes Júnior, responsável pelo PROS, negociou os 45s de tempo por dia em um encontro num hotel em frente ao aeroporto de Congonhas (SP), de acordo com o delator.
A JBS suspendeu a produção de carne bovina em 33 das 36 unidades do país por três dias, desta quinta-feira (23) até sábado (25). A empresa disse que o objetivo é ajustar a produção até que haja uma decisão sobre as restrições, adotadas por vários países, à importação de carne brasileira. Países da União Europeia, China e Coreia do Sul, entre outros, decidiram barrar temporariamente a compra de carne do Brasil, após a Operação Carne Fraca, que apontou irregularidades em frigoríficos pelo país. Nos últimos dias, a exportação de carne brasileira despencou. No ano passado, 40% da receita da JBS Mercosul, unidade do grupo que produz carne bovina, veio de exportações – o equivalente a R$ 11,5 bilhões. A fábrica da Seara, do grupo JBS, em Lapa (PR), é uma das investigadas na operação. A Polícia Federal apura irregularidades no procedimento de certificação sanitária. Além da Seara, a JBS é responsável pela produção dos produtos da Friboi e Swift. O grupo tem dito que não compactua com desvios de conduta de seus funcionários e tomará todas as medidas cabíveis. A suspensão temporária da produção afeta unidades do grupo em vários estados. Apenas em Anastácio (MS), em Diamantino (MT) e Itapetinga, na Bahia, mantiveram a produção.
Em sessão de julgamento realizada nesta quinta-feira (23), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou parcialmente o pedido de reconsideração formulado pelo ex-prefeito de Ibiassucê, Manoel Adelino Gomes de Andrade (PT), o Neto, e determinou a aprovação com ressalvas das contas relativas ao exercício de 2015. O conselheiro José Alfredo Rocha Dias, relator do parecer, reduziu uma das multas imputadas para R$ 5 mil, mas manteve a outra no valor de R$ 14.400,00. O ressarcimento no valor de R$ 641,02 foi excluído do relatório. No pedido de reconsideração, o gestor apresentou novos documentos atinentes a insumos decorrentes de terceirização e solicitou a dedução do valor de R$ 400 mil da despesa com pessoal. Desta forma, tais despesas alcançaram o montante de R$ 12.581.069,95, reduzindo o percentual de 62,30% para o de 60,38% da Receita Corrente Líquida de R$ 20.834.933,09. A relatoria entende que o percentual de 60,38% não configura descontrole financeiro da gestão. Assim, fica sanada a causa que motivou a rejeição das contas.
O empresário Marcelo Odebrecht disse em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) tinha conhecimento da “dimensão” das doações feitas pela Odebrecht por caixa 2 durante a campanha presidencial em 2014. O depoimento foi prestado no dia 1º de março, no processo movido pelo PSDB que tem o empresário como testemunha e pede a cassação da chapa formada por Dilma Rousseff e Michel Temer. “A Dilma sabia da dimensão da nossa doação, e sabia que nós éramos quem doá... quem fazia grande parte dos pagamentos via caixa dois para [o marqueteiro] João Santana. Isso ela sabia”, declarou Marcelo. Em nota, a ex-presidente negou as informações, classificou a acusação de “leviana” e pediu que o empresário comprove o que disse ao tribunal. Marcelo ressaltou durante a audiência no TSE que nunca conversou com Dilma sobre a campanha à reeleição. “Ela nunca me disse que sabia que era caixa 2, mas é natural, é só fazer uma... ela sabia que toda aquela dimensão de pagamentos não estava na prestação do partido”, reforçou o empresário em outro momento do depoimento.
Uma queimada realizada no fundo de um depósito de gás acabou saindo de controle e assustando os moradores da cidade de Dom Basílio, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o terreno havia sido limpo e o mato seco estava amontoado no local. Populares disseram que alguém, de forma criminosa, ateou fogo no mato. Com a baixa umidade do ar e o calor excessivo, as chamas se espalharam rapidamente, pondo em risco os moradores das proximidades. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o apoio do Serviço de Água e Esgoto de Dom Basílio (SAAE), providenciou um carro-pipa para combater as chamas e a queimada foi controlada. Ninguém se feriu.
Este mini artigo, sob a ótica informacional, tem o objetivo de remeter-nos a uma análise superficial acerca deste relevante tema, apontando aspectos jurídicos e psicológicos, contidos na Lei nº 12.318/2010 (Lei da Alienação Parental). Para tanto, frisamos que a Alienação parental está inserida no contexto das separações e disputas de guarda, bem como nas consequências psicológicas e danosas acarretadas nas crianças envolvidas em conflitos entre seus genitores.
A Alienação parental é conceituada como a interferência psicológica provocada na criança ou adolescente por um ou ambos os genitores contra outro membro da família que também esteja sob a responsabilidade, guarda e vigilância do menor.
A pessoa que provoca a alienação parental tem como o seu intuito principal criar desavenças e sentimentos negativos na criança ou adolescente em relação a um determinado genitor, podendo ser o pai ou a mãe, por exemplo.
Não obstante, é de grande valia citar à Síndrome de Alienação Parental (SAP), um conceito criado no ano de 1985, pelo psiquiatra infantil estadunidense Richard Gardner, onde a síndrome supracitada costuma ser considerada como uma das principais consequências provocadas em uma criança ou adolescente que sofre exposição a atos de alienação por um dos seus genitores.
O psiquiatra estadunidense em seus estudos, demonstra que esta síndrome se configura principalmente quando a criança ou o adolescente se predispõe a desenvolver um grande sentimento de repúdio por um dos progenitores, não apresentando qualquer tipo de justificativa que seja plausível.
Conforme disposto no o art. 2º da Lei nº 12.318/2010:
“Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou adolescente, promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a autoridade, guarda ou vigilância, para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este”.
Os seus incisos apresentam exemplos de condutas que podem caracterizar o ato, vejamos abaixo:
I - realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade;
II - dificultar o exercício da autoridade parental;
III - dificultar contato de criança ou adolescente com genitor;
IV - dificultar o exercício do direito regulamentado de convivência familiar;
V - omitir deliberadamente a genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço;
VI - apresentar falsa denúncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avós, para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou adolescente;
VII - mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avós.
De acordo com a lei, desqualificando um dos progenitores através da alienação parental deve-se punir na proporção da gravidade do caso em questão, podendo ser desde uma advertência formal ao alienador até o pagamento de multas e suspensão da autoridade parental.
Em considerações finais, a Alienação Parental nos remete a importantes desafios, deve-se ter um grande cuidado no trato deste importante tema, haja vista que o resultado a ser alcançado é a formação de novas gerações de crianças/adolescentes, alicerçadas em ensinamentos saudáveis, para que desta forma possamos desfrutar do convício de crianças e adolescentes amadurecidos, exercendo uma maior compreensão, tolerância e integridade, vislumbrando incansavelmente fortalecer vínculos afetivos e sociais fortalecidos.
Bel. João Carlos Aguiar Soriano
Advogado – OAB/BA 26.650
Yago da Silva Neves
Estagiário de Direito - João Carlos Aguiar Soriano & ADVOGADOS ASSOCIADOS
Referencias: GARDNER, R.A. (1998). The Parental Alienação Syndrome (=A Síndrome de Alienação Parental), Segunda Edição, Cresskill, NJ: Creative Therapeutics, Inc. Disponível em<http://www.rgardner.com>.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010. Dispõe sobre a alienação parental e altera o art. 236 da Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 (DOU de 27/08/2010). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/legislacao>. Acesso em 18 mar. 2017.
Indagado pelo site Brumado Notícias quanto à possibilidade de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2018, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) disse que foi eleito pela maioria para conduzir seu mandato até o final e que ele não pensa em deixar a cadeira executiva antes de cumprir seu mandato. No entanto, o gestor não descarta a possibilidade a depender do que for a vontade do povo. “Tudo vai depender da vontade popular que me elegeu, pois também sabemos que nosso município é carente de um representante nato, tanto na Assembleia Legislativa, quanto na Câmara dos Deputados e até no Senado. Se, por ventura, a população entender que eu deva tentar representação em uma dessas esferas, então poderei atender a esse clamor popular”, destacou.
A vereadora Lia Teixeira (PDT) visitou a comunidade de Cristalândia em companhia do secretário municipal de infraestrutura, Renato Mendonça. Na ocasião, ambos identificaram as principais necessidades da localidade, como a limpeza do cemitério, a troca de lâmpadas queimadas e a limpeza e capina das ruas. O encanamento de água para as residências de Cristalândia também foi uma reivindicação da vereadora, que buscará a sua efetivação o mais breve possível. A troca de lâmpadas também será realizada em Morrinhos e Várzea de Areia. “É uma grade satisfação poder contribuir com o bem-estar dos moradores das comunidades rurais, pois lá estão nossas origens. Agradecemos o secretário pelo comprometimento e atendimento às nossas solicitações”, destacou Teixeira.
O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou na quinta-feira (23) um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra a decisão do ministro Teori Zavascki que remeteu investigações sobre ele para o juiz federal Sergio Moro, responsável pela condução da Operação Lava Jato na primeira instância. A decisão foi tomada de forma unânime no plenário nesta quinta e foi a primeira em que votou o mais novo ministro da Corte, Alexandre de Moraes, que tomou posse na quarta-feira. O pedido de Lula foi feito por meio de uma reclamação sigilosa no STF, que estava há semanas na pauta de julgamento. Em 13 de junho de 2016, Teori invalidou parte da interceptação telefônica feita pela Lava Jato, envolvendo o petista e a então ex-presidente Dilma Rousseff (PT), por considerá-la ilegal, apontando que Moro usurpou a competência do STF ao autorizar os grampos que pegaram a então presidente e o ex-presidente. Teori, no entanto, manteve o processo com Moro. Os advogados de Lula também haviam pedido que a ação do juiz do Paraná fosse investigada pelo Ministério Público, o que foi negado. A decisão de Teori fez com que os processos em que se apura se Lula é ou não dono de um sítio em Atibaia (SP) e um triplex no Guarujá, litoral de São Paulo, sigam tramitando na alçada de Moro. As informações são do Estadão Conteúdo.
Contrariando os próprios argumentos de que o município precisa reduzir gastos e enxugar a folha, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) abriu licitação para aquisição de um novo veículo para uso do gabinete da prefeitura. O veículo foi avaliado em R$ 125.470,00. O Pregão Presencial nº 010/2017 ocorreu no dia 15 de fevereiro e foi vencido por uma concessionária da Fiat. O veículo já existente para disponibilidade do gabinete é considerado de luxo, foi adquirido na gestão do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e apresenta boas condições de conservação e uso. Levando em consideração os argumentos da própria administração de que o município está cortando gastos, a aquisição soa como uma afronta à interpretação pública.
Agora, em Brumado, você tem a disposição dois postos de combustíveis da rede Sabrina: o Sabrina II e o Sabrina XI. Nos locais, a gasolina está com preço promocional, por R$ 3,699; Etanol R$ 2,699; Diesel S-10 R$ 2,999 e Diesel S-500 R$ 2,899. Aproveite a baixa no preço dos combustíveis e vá até um dos postos encher o tanque do seu veículo. O Posto Sabrina II fica localizado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, em Brumado. Já o posto Sabrina XI fica localizado em frente à rótula de entroncamento entre as Avenidas Centenário e João Paulo I. O melhor combustível, com o melhor preço, é na rede Sabrina.
O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) foi pessoalmente até a capital mineira, Belo Horizonte, a fim de solicitar da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) a liberação da passagem de nível sobre a linha férrea, a qual impede a circulação de veículos entre a nova ponte que liga o Bairro São Félix e o centro comercial, bem como entre a via que margeia o Rio do Antônio, a Avenida Lindolpho Azevedo de Brito e a BA-148. O gestor esteve na sede da FCA. Em entrevista ao site Brumado Notícias, ele declarou que está primeiramente tentado obter a liberação através do diálogo, mas caso não seja atendido irá confrontar os representantes da ferrovia e tomar as próprias medidas. “O município está em expansão e precisa buscar alternativas para melhorar a fluidez do seu trânsito. A FCA se tornou uma pedra no caminho impedindo a passagem do progresso do município”, afirmou o gestor. Além do encontro com os representantes da ferrovia, o prefeito brumadense estaria com uma cirurgia agendada. Por conta da operação, ele ficaria afastado do comando do gabinete administrativo por cerca de duas semanas. O seu vice, o comunista Édio Pereira (PCdoB), assumiria interinamente o comando da prefeitura até o retorno do titular.
Há cerca de 60 dias, os bebês recém-nascidos no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, estão sem receber a vacina BCG. A medicação previne doenças graves como meningite tuberculosa e tuberculose miliar e é indicada a partir do nascimento até os 5 anos de idade. Os recém-nascidos recebiam a dose da vacina ainda no berçário, na unidade hospitalar, porém, segundo queixa de algumas mães ao site Brumado Notícias, nos últimos dois meses, a vacina foi cortada na maternidade. As mães relataram que só encontraram a vacina na Unidade Básica de Saúde do Bairro Baraúnas. Nossa reportagem apurou que, embora haja estoque suficiente da medicação na Vigilância Epidemiológica para suprir o hospital e as unidades básicas de saúde, a reposição nos locais não estaria acontecendo. O site Brumado Notícias tentou contato com o novo secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, e com a diretoria do Hospital Professor Magalhães Neto, mas não obteve êxito.
Após a decisão do ministro Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em favor do ex-candidato a prefeito Emanoel Araújo Lima (PMDB), o Manelão e do radialista José Marcos Gomes Meira (PMDB), o Marquito, ex-candidato a vereador, pode mudar a composição da Câmara Municipal de Brumado. Isso porque os 469 votos de Gomes que foram considerados nulos nas Eleições 2016 passam a ter validade e uma nova recontagem de sufrágios das coligações pode acontecer. Com isso, muitos parlamentares já estão preocupados com a possibilidade de perda do mandato parlamentar. Em novembro de 2016, Marquito havia concedido entrevista ao site Brumado Notícias e declarado da injustiça em ter a sua candidatura rejeitada pela justiça eleitoral. Os próximos dias da política brumadense devem ser movimentados, principalmente, nos corredores da Câmara de Vereadores.