Um homem de 28 anos foi encontrado morto com marca de perfuração de arma de fogo em uma localidade conhecida como Morada dos Pássaros, em Barra da Estiva, no sudoeste da Bahia. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Nicanor Alves Miranda tinha pelos menos uma perfuração de arma de fogo na cabeça e marcas de quem havia sido levado até o local amarrado. A vítima já tinha passagens pela polícia e era acusado de praticar roubos na cidade. A polícia esteve no local fazendo o levantamento da ocorrência e peritos encaminharam o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.
As ações cíveis propostas pela Procuradoria da República no Paraná e pela Advocacia-Geral da União (AGU) cobram de empreiteiras, pessoas físicas e até de um partido político indenizações que somam quase 70 bilhões de reais. O valor inclui o ressarcimento de 19,6 bilhões de reais em prejuízos causados à Petrobrás pelo esquema de corrupção desmantelado pela Operação Lava Jato e o restante a multas por danos morais e cíveis, segundo a edição desta segunda-feira do jornal O Estado de S. Paulo. O Ministério Público Federal (MPF) em Curitiba e a AGU já entraram com treze ações na Justiça Federal no Paraná. Há dois anos, cinco empreiteiras (Mendes Junior, Engevix, Galvão Engenharia, OAS e Camargo Corrêa) foram alvos das primeiras ações apresentadas pela força-tarefa da Lava Jato – já as ações da AGU são mais recentes. Nenhum dos processados foi alvo de sentença e parte das empresas acusadas já firmou acordo de leniência – espécie de delação premiada para pessoas jurídicas – o que deve transformar uma eventual condenação em meramente declaratória. De acordo com a Veja, os acordos firmados pela Odebrecht, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Setal, por exemplo, já preveem o pagamento de 9,7 bilhões de reais a título de ressarcimento aos cofres públicos. A maior parte do valor é da Odebrecht (8,5 bilhões de reais) que negociou benefícios não só com autoridades brasileiras mas também com Suíça e Estados Unidos. Nas ações na esfera cível o MPF e a AGU pedem a condenação das empreiteiras e o ressarcimento, aos cofres públicos, dos prejuízos ao erário – além de proibição das empresas de contratar com o poder público – e multas que equivalem a até três vezes o prejuízo identificado. Após a Lava Jato completar três anos, a força-tarefa ajuizou em Curitiba a primeira ação de improbidade contra um partido político, o PP – a ação cobra 2,3 bilhões de reais da legenda e de dez deputados e ex-deputados filiados.
Na última semana, investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) cumpriram mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Penais em desfavor de Cristiano Santos Canguçu, vulgo Baseado, de 24 anos. Os investigadores localizaram o indivíduo em sua própria residência, no Bairro Urbis II. O preso foi conduzido para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista, onde deve cumprir a pena pelo crime de roubo qualificado.
Devido às chuvas que têm caído na cidade nos últimos dias, o Secretário Municipal de Infraestrutura, Renato Mendonça, visitou neste final de semana vários bairros e localidades do município com a finalidade de fazer uma avaliação dos estragos causados nas vias. Segundo o secretário, o objetivo desse trabalho prévio de visita às localidades afetadas e identificação dos danos é planejar ações de recuperação das ruas.
Relator da reforma política na Câmara, o deputado Vicente Cândido (PT-SP) disse ao G1 que vai propor em seu parecer final o fim dos vices em todas as instâncias de governo. Com isso, deixariam de existir vice-presidente, vice-governadores e vice-prefeitos. O relatório, que deverá ser apresentado na terça-feira (4) à comissão especial que discute o tema, também prevê a criação de um fundo para financiar campanhas eleitorais abastecido em 70% com recursos públicos. De acordo com o G1, os 30% restantes viriam de doações de pessoas físicas. Outra mudança prevista no parecer é no sistema de votação das eleições legislativas. Durante um período de transição seria instituído o voto em lista fechada, pela qual o eleitor vota em uma relação de nomes previamente escolhidos pelos partidos. Esse modelo prevê que as vagas destinadas a determinada legenda são preenchidas pelos candidatos na ordem em que aparecem na lista. Depois esse sistema migraria para o distrital misto, por meio do qual metade das vagas no Legislativo é preenchida por lista fechada e outra metade pelo voto nos candidatos distribuídos em distritos. No caso de presidente, governador, prefeito e senador, o modelo vigente seria mantido. Críticos da lista fechada argumentam que o modelo poderá beneficiar os políticos que querem se eleger para manter o foro privilegiado.
A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) advertiu a população quanto à obrigatoriedade da obtenção de autorização para corte ou poda de árvores em logradouros públicos do município. Os interessados devem se dirigir à sede da Semar munidos de documento de identificação e solicitar a autorização do órgão - não há custo para esse tipo de serviço. Após fazer a solicitação, fiscais da secretaria farão uma vistoria no local para avaliar se a poda pode ser autorizada. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, é proibido podar, cortar, danificar, derrubar, remover ou sacrificar árvores da arborização pública, sendo estes serviços de atribuição exclusiva da Prefeitura. A poda sem autorização está sujeita a multa, sem prejuízo de demais sanções penais e administrativas, conforme o caso. Além de impedir a poda indiscriminada, a medida visa conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente e a importância das árvores. Segundo a secretaria, a retirada dos entulhos gerados pela poda ou corte é de responsabilidade do proprietário do terreno, assim como o pagamento da contratação do serviço.
Em mais um capítulo na troca de farpas entre Renan Calheiros e o Palácio do Planalto, o senador voltou a alfinetar as recentes decisões de Michel Temer neste domingo. No Facebook, Renan publicou um vídeo no qual comenta as recentes notícias sobre a sanção da terceirização e a Reforma da Previdência. No vídeo de apenas 15 segundos, Renan chama o governo de “errático” e diz que “quem não ouve, erra sozinho”. “A sanção presidencial da terceirização irrestrita e a insistência do governo em fazer essa Reforma da Previdência, que pune trabalhadores e o Nordeste, significa dizer que o governo continua errático. E quem não ouve, erra sozinho”, afirma Calheiros. O presidente sancionou na última sexta-feira (31) o projeto da terceirização com três vetos. Segundo o Planalto, os dispositivos foram vetados por Temer por repetirem direitos que já estão assegurados na Constituição. De acordo com a Veja, na última quinta-feira, Renan também fez críticas ao atual governo. “Eu não quero participar do governo, não quero indicar ninguém no governo e hoje, como líder da bancada, diante dessa insatisfação que é generalizada, mais do que nunca”, declarou.
Duas pessoas morreram e seis ficaram feridas em um acidente neste domingo (2), na BR-030, nas proximidades do trevo de acesso ao Distrito de Morrinhos, em Guanambi, no sudoeste baiano. O acidente, que teria sido causado por uma ultrapassagem indevida, envolveu dois carros de passeio e uma caminhonete. Segundo informações da polícia, a professora Ângela Maria morreu no local; já a jovem Bianca Fernandes, de 18 anos, chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Os demais feridos foram levados pelo Samu 192 para o Hospital Regional de Guanambi. A rodovia precisou ser interditada para realização do resgate. O estado de saúde dos pacientes ainda não foi divulgado. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), as causas do acidente serão investigadas.
Há 15 anos atuando como gastroenterologista e endoscopista, o médico Alexandre Campos traz para Brumado um equipamento de última geração para investigação precoce do câncer de estomago, esôfago e duodeno. O médico esclarece que o equipamento de cromoendoscopia e magnificação digital, oferece imagens em alta definição, tendo como grande diferencial a mudança de cor da mucosa do estomago, esôfago e do duodeno sem o uso de corante e aumento do tamanho da imagem. O equipamento diferencia a mucosa dos vasos da mucosa, amplia irregularidades de mucosa auxiliando na prevenção e detecção do câncer gastresofágico, ou seja, o câncer do estomago e do esôfago, precocemente. O diagnóstico precoce dará ao médico e ao paciente tempo hábil para o tratamento.O médico convoca os pacientes que há anos fazem uso de medicamentos como o omeprazol para passarem pela avaliação com o novo aparelho e assim buscarem um tratamento mais preciso diante dos seguidos problemas estomacais. “Meu objetivo é trazer para Brumado uma medicina com dignidade e qualidade top de linha. Embora seja um equipamento de alta tecnologia e precisão, o exame não encarece por ser realizado em uma clínica popular. Estamos em uma era em que a tecnologia está avançando de modo positivo a favor da nossa saúde e essa é a nossa oferta, através da Clínica Mais Vida, para o público brumadense”, afirmou o médico ao site Brumado Notícias, que atende na Clínica Mais Vida todas as quartas-feiras. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.
O projeto de lei nº 007/2017, de autoria do poder executivo, que visa à concessão de direito de uso de imóvel urbano de domínio municipal à União Federal foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores. O projeto foi sancionado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e, através dele, a administração está concedendo um terreno para construção da sede própria da Receita Federal no município. O imóvel está situado na Praça da Amizade, no Bairro Monsenhor Antônio da Silveira Fagundes. A agência da Receita Federal de Brumado é vinculada à 5ª Delegacia de Vitória da Conquista. O documento de concessão reza que a concessória responsável pela obra tem prazo de cinco anos para construção do prédio, contado a partir da data da publicação da lei. Caso o prédio não seja construído no tempo determinado, a concessionária perderá a concessão e o terreno será reempossado ao município.
A desembargadora Cynthia Maria Pina Resende do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou o bloqueio de R$ 5.736.564,00 em nome do ex-prefeito de Candiba, Reginaldo Martins Prado (PSD), José Lúcio Nogueira, Ernestino Teixeira, Nilton Menezes, Gercino Ribeiro Cardoso e Alberto Jorge Cardoso de Castro Júnior. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a determinação foi publicada no Diário Oficial, após determinação da Justiça Federal. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Reginaldo, participou do esquema criminoso simulando a venda de dez ônibus de sua propriedade a uma empresa de fachada, apenas para que ela pudesse participar da licitação em Riacho de Santana. A empresa “fantasma”, que foi criada de forma fraudulenta por profissionais do escritório de contabilidade Contar, José Lúcio, Ernestino Teixeira e Nilton Menezes, era administrada, na prática, por Gercino Ribeiro Cardoso e Alberto Jorge Cardoso de Castro Júnior – que atuavam para executar, irregularmente, os contratos de transporte da prefeitura municipal. Segundo a ação, as fraudes no transporte escolar municipal, que envolviam recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), foram iniciadas em 2009.
O governador Rui Costa (PT) se reuniu com os prefeitos da região de saúde de Brumado com o objetivo de agilizar os entendimentos visando à assinatura do protocolo para formatação do Consórcio Regional de Saúde. O vice-prefeito Édio Pereira (PCdoB) e o Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, representaram o município na reunião. Para o Secretário Cláudio Feres, a reunião foi bastante produtiva, tendo em vista que, na ocasião, além de agilizar questões pertinentes à formatação do Consórcio Regional de Saúde, o governador reafirmou o compromisso de viabilizar o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e Neonatal, bem como de investir na aquisição de equipamentos para o Hospital Professor Magalhães Neto a fim de oferecer à região procedimentos de alta complexidade. Já o vice-prefeito Édio Pereira acredita que, após a reunião, o tão sonhado consórcio que irá proporcionar a melhoria da saúde na região será, finalmente, viabilizado.
Na Clínica Luiza Feres você encontra o melhor tratamento para melasma. Magical Process é um tratamento seguro e eficaz que controla e melhora o quadro do melasma. O tratamento dura 30 dias e conta com nutracêuticos, quatro ciclos de atendimentos em cabine e linha Home Care. São cuidados de dentro pra fora, sem efeito rebote. Além do tratamento, a clínica oferece pacotes para redução de medidas, estrias, celulite, flacidez e emagrecimento. Agende agora mesmo a sua avaliação. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.
A Escola Municipal Sheilla Barreto, localizada no centro de Brumado, está passando por obras de ampliação. Parte da obra visa à criação de áreas recreativas para os alunos. As obras estão sendo realizadas nas proximidades do salão de leitura e do auditório da Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho, que fica no mesmo anexo. Depois de terminados os trabalhos e com o uso das áreas recreativas, o barulho pode atrapalhar as atividades dos frequentadores do salão de leitura da biblioteca. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a secretária municipal de educação, Edneia Ataíde, declarou que a prefeitura já elaborou um programa de melhorias para atender a demanda da biblioteca para que o local não perca o seu espaço cultural. A secretária disse ainda que as obras na escola são necessárias para oferecer espaços mais adequados aos alunos.
Ainda é grande a insatisfação de muitos pais, alunos e educadores com relação à implantação da escola de tempo integral em Brumado. Recentemente, os educadores promoveram uma audiência com pais e alunos para debater as propostas “impostas pelo prefeito”, conforme dito no encontro que aconteceu no auditório do CEEP. Especialistas da área de gestão de escolas de tempo integral estiveram presentes e apresentaram o modelo que é aplicado nos centros onde o ensino de tempo integral está consolidado. Eles pontuaram o que é exigido nas unidades no que diz respeito à estrutura física, profissionais capacitados e qualidade da alimentação servida aos alunos. A plateia questionou a falta de todos os itens nos prédios escolares do município. Pais e professores pretendem marcar um novo encontro e levar o assunto para conhecimento e debate da sociedade civil e da população em geral a fim de se provocar o município a primeiro promover as obras de estruturação nas escolas para depois se apresentar a proposta de implantação da educação de tempo integral. “A coisa imposta feita apenas para atender aos caprichos do prefeito, sem uma consulta prévia à comunidade, só tem causado ranhuras à administração e insatisfação geral dos pais, professores e alunos. Por isso queremos provocar a câmara a debater conosco a necessidade de primeiro arrumar e estruturar as escolas para depois se lançar o projeto, o que será mais exitoso do que a imposição do gestor”, argumentaram alguns professores ao site Brumado Notícias.
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.
Um carro-forte foi alvejado por vários tiros na manhã desta sexta-feira (31), na cidade de Anagé, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar, não houve feridos. Segundo a PM, os bandidos estavam em uma caminhonete e um outro veículo de grande porte e perseguiram o carro-forte, que ficou com várias marcas de tiros. A polícia informou que, logo após a ação, o condutor do carro-forte levou o veículo para a sede do pelotão da 79ª CIPM, em Anagé. Nada foi roubado. Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) e da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Sudoeste foram até o local onde o carro-forte foi alvejado e encontraram um dos veículos usados pelos bandidos incendiado e abandonado. Até a publicação desta reportagem, ninguém foi preso.
Assaltantes invadiram uma escola de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, e roubaram a merenda de estudantes. O crime ocorreu na Escola Municipal Jorge Amado, que fica no povoado conhecido como Manoel Antônio, na zona rural do município. Segundo informações da polícia, com base no depoimento de testemunhas, os criminosos entraram no local na madrugada de terça-feira (28), quando não havia ninguém no local. Eles serraram as grades da cantina da instituição de ensino. Segundo a direção da escola, foram roubados 30 quilos de açúcar, 10 quilos de arroz e 13 quilos de feijão. De acordo com o G1, os alimentos já foram repostos. Moradores do povoado estão apreensivos, já que, segundo eles, não é a primeira vez que alimentos são roubados na escola. Nenhum suspeito foi localizado pela polícia. Em nota, a Secretaria de Educação de Vitória da Conquista informou que uma equipe do órgão foi até a escola fazer um levantamento dos danos e que, na próxima semana, as grades das portas e janelas serão reinstaladas, assim como o portão que dá acesso à unidade.
Uma chuva forte que atingiu a cidade baiana de Lajedinho, na Chapada Diamantina, na madrugada deste sábado (1º), causou uma tromba d'água no rio Saracura, que invadiu a cidade e deixou casas e ruas alagadas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Edmundo Carvalho, a situação deixou, ao menos, 94 famílias desabrigadas. Não há registro de mortes ou feridos. “Foi uma tromba d'água igual a 2013. É a sétima vez que isso acontece. As duas vezes mais graves foram em 2013 e agora”, disse o coordenador da Defesa Civil. Ainda conforme Carvalho, a chuva que atingiu Lajedinho neste sábado foi muito semelhante a que destruiu a cidade em dezembro de 2013, quando 17 pessoas morreram e 600 ficaram desabrigadas. Na ocasião, casas e estruturas de prédios públicos foram levadas pela enxurrada. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), na madrugada deste sábado choveu 150 milímetros em Lajedinho. O volume e a força da água assustaram os moradores durante cerca de três horas. No dia da tragédia, em 2013, choveu 120 milímetros na cidade.
Com o aumento de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2016, a arrecadação líquida do fundo foi a menor dos últimos sete anos, em seu terceiro ano de retração. A diferença entre o total de depósitos e de retiradas da conta dos trabalhadores foi de R$ 10,1 bilhões, 29,21% abaixo de 2015. Embora o volume de depósitos (arrecadação bruta) feitos pelas empresas tenha crescido 4,9% em 2016 – para R$ 119 bilhões –, o total de recursos sacados pelos trabalhadores no ano passado foi 9,85% maior ante 2015, o equivalente a R$ 108,8 bilhões, ajudando a reduzir a arrecadação líquida do FGTS. Esse aumento acontece em um ano em que o país voltou a fechar uma grande quantidade de vagas de trabalho com carteira assinada, em meio à forte recessão. No ano passado, o Brasil perdeu 1,32 milhão de empregos formais, segundo dos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo com o G1, com o corte de vagas em 2016, o estoque de empregos formais no país caiu para 38,371 milhões, o mais baixo desde o final de 2011, quando 38,296 milhões de pessoas estavam em empregos com carteira assinada no país. Em 2017, o resultado do FGTS será impactado pela liberação dos saques das contas inativas até 31 de dezembro. A estimativa do governo é que essas contas tenham R$ 43 bilhões depositados por 30 milhões de trabalhadores.
O governo decidiu enterrar de vez uma das estrelas do governo Dilma na Educação, o Ciência sem Fronteiras, que pagava cursos de graduação para estudantes no exterior. Mendonça Filho fez as contas e afirma que, com o montante gasto para mandar 30 mil estudantes para fora, seria possível pagar a merenda escolar para 40 milhões de alunos da educação básica. Em 2015, o programa consumiu cerca de R$ 3,2 bilhões, enviando alunos principalmente para universidades americanas e europeias. A avaliação do MEC é que o programa não trouxe resultados devido à deficiência em inglês dos brasileiros e à falta de diretrizes claras sobre que perfil de estudante deveria ser financiado. As bolsas de pós-graduação permanecerão como eram antes. As informações são do jornal O Globo.
Os preços dos remédios poderão subir até 4,76%. Resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) fixou em 4,76% o reajuste máximo permitido aos fabricantes na definição dos preços dos medicamentos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. A regulação é válida para um universo de mais de 19 mil medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro. Em 2016, o reajuste máximo autorizado foi de 12,5%. Em 2015, foi de 7,7%. Em 2014, o reajuste foi de 5,68%. De acordo com o G1, o reajuste leva em conta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 10 de março de 2017, cuja taxa foi de 4,76% no período de março de 2016 a fevereiro de 2017. O Ministério da Saúde informou que o reajuste é o menor registrado nos últimos 10 anos. Para este ano, o ajuste médio autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos ficou em 2,63%, valor abaixo da inflação acumulada de 4,76%.
Eleitores de 12 municípios voltaram às urnas neste domingo (2) para eleger os novos prefeitos e vice-prefeitos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cidades nos estados de Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rondônia, Sergipe e Pernambuco estão tendo nova eleição neste fim de semana porque os candidatos mais votados em outubro do ano passado tiveram os registros cassados pela Justiça Eleitoral. O voto é obrigatório para os eleitores entre 18 e 70 anos e facultativo a analfabetos e a eleitores com 16 ou 17 anos ou acima de 70 anos. A votação iniciou às 8h em Foz do Iguaçu, Piraí do Sul, Nova Laranjeiras e Quatiguá, no Paraná; Sangão e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina; Cafelândia, São José da Bela Vista e Mococa, em São Paulo; Carmópolis, em Sergipe; Ipojuca, em Pernambuco; e Guajará-Mirim, em Rondônia.
O vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), o Dudu Vasconcelos, gravou três vídeos na tarde deste sábado (1º) anunciando a sua renúncia ao cargo e ser contrário aos feriados e cultos religiosos. Filho do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o parlamentar opinou sobre os projetos polêmicos que foram aprovados pela Câmara Municipal de Brumado e lamentou o fato ocorrido com seu irmão, o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Cunha Vasconcelos, que se envolveu em uma briga com o professor Gilvan Moreira na sessão legislativa do dia 24 de março. “Eu sou realmente contra todo e qualquer feriado e, no caso dos que se referem ao calendário católico, também me posicionei contrário. Nada pessoal, mas não se deve rezar para santos, pois o próprio Jesus disse que ninguém vai ao Pai se não for por Ele, então, nessa questão, os evangélicos estão certos”, disse em um dos vídeos.
Vasconcelos se posicionou contra agressões físicas, mas favorável às manifestações pacíficas. “Jogar moeda, protestar, até xingar, faz parte do processo democrático, mas, quando se parte para a agressão física, isso é inaceitável. Então, diante disso, só me resta renunciar ao meu mandato, pois, de forma nenhuma, compactuo com esse tipo de atitude”, afirmou, declarando que não estaria representando o povo, visto que as pessoas não estão satisfeitas com o seu mandato. Ele declarou, em seguida, que o seu suplente assumiria o mandato após a renúncia. Depois de os vídeos terem viralizado nas redes sociais e causado grande polêmica, Dudu Vasconcelos gravou um novo vídeo dizendo que tudo não passou de uma pegadinha de 1º de abril.