A irmã do senador Aécio Neves (PSDB-MG), Andrea Neves, foi presa na manhã desta quinta-feira (18) no município de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Ela estava em sua casa, que fica em um condomínio fechado. A informação preliminar, quando o mandado de prisão preventiva foi divulgado, era de que ela estava em Londres e que já havia sido acionada a Interpol.
Publicada no Diário Oficial do Legislativo na quarta-feira (17), a Resolução nº 004/2017 dispõe sobre a concessão de Honrarias no âmbito da Câmara de Vereadores de Brumado. Pela resolução foi regulamentado o Título de Cidadão Brumadense e instituiu-se a Medalha de Honra Monsenhor Fagundes, a Comenda Professora Maria Iranilde Lôbo e a Medalha de Honra Capitão Francisco de Souza Meira. O Título de Cidadão Brumadense será destinado à condecoração de personalidades nascidas em cidade distinta que se destacaram pelo desempenho de atividades e serviços relevantes ao município. A Medalha de Honra Monsenhor Fagundes será destinada à condecoração de personalidades do sexo masculino que se destacaram pelo desempenho de atividades e serviços relevantes ao município ou ao Estado da Bahia. A Comenda Professora Maria Iranilde Lôbo será destinada à condecoração de personalidades do sexo feminino que se destacaram pelo desempenho de atividades e serviços relevantes ao município de Brumado ou ao Estado. Por fim, a Medalha de Honra Capitão Francisco de Souza Meira será destinada à condecoração de instituições que se destacaram pelo desempenho de atividades e serviços relevantes ao município de Brumado. Cada vereador poderá, através de Projeto de Resolução de concessão de honraria, indicar personalidades para receberem os títulos. O projeto deverá conter a biografia ou relato institucional da pessoa ou instituição a que se deseja homenagear e da relação circunstancial dos trabalhos ou serviços prestados. Em cada ano, o vereador somente poderá figurar duas vezes, para cada honraria, como autor do projeto de concessão de honrarias.
O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), mandou afastar o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), do mandato de senador. O magistrado, no entanto, optou por não decretar monocraticamente o pedido apresentado pela Procuradoria Geral da República (PGR) para prender o parlamentar tucano. No despacho, conforme apurou a TV Globo, Fachin decidiu submeter ao plenário do Supremo o pedido de prisão de Aécio solicitado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Endereços ligados ao parlamentar tucano também são alvo de mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (18) no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Brasília.
No Diário Oficial do Legislativo, edição de quarta-feira (17), foram publicadas as Resoluções nº 001/2017 e 002/2017. A Resolução nº 001/2017 dispõe sobre a instituição, nomenclatura e regulamentação do uso da Tribuna Livre Vereador Paulo Chaves. Segundo ela, fica instituída que a Tribuna Livre, podendo ser utilizada por representantes, credenciados de partidos políticos, entidades ou movimentos sociais, ou qualquer cidadão, observados os requisitos e condições previstos. A Tribuna Livre funcionará logo após a apreciação do material da ordem do dia, com duração máxima de até vinte minutos. A concessão da Tribuna Livre depende de requerimento escrito, dirigido ao Presidente da Câmara, com menção, obrigatória, do assunto a ser abordado. O requerimento deve ser protocolizado na Secretaria da Câmara Municipal com antecedência mínima de até três dias da sessão.
Já a Resolução nº 002/2017 dispõe sobre a cessão e uso do Auditório da Câmara Municipal Salão Nobre Esther Trindade Serra. De acordo com a resolução, é facultado ao Presidente da Câmara a cessão do auditório aos Partidos Políticos, quando de suas convenções ou atividades afins; a Órgãos Públicos; para a realização de congressos, seminários ou conclaves, cujo interesse público se configure; e às entidades, associações e sindicatos, desde que oficialmente reconhecidos. O responsável pela entidade solicitante assinará termo de responsabilidade com relação à sala e a todos os seus equipamentos. A cessão do auditório depende de requerimento escrito, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal, com menção, obrigatória, do assunto a ser abordado. O requerimento deve ser protocolizado na Secretaria da Câmara Municipal com antecedência mínima de até dez dias.
A Polícia Federal cumpriu ordem de prisão, em Brasília, contra o procurador da República Ângelo Goulart Villela. Nesses três anos de Lava-Jato, os procuradores já foram acusados de muita coisa por seus adversários— mas jamais alguém havia botado em dúvida a honestidade de um deles. Com a delação da JBS, isso ficou para trás. Ângelo Goulart Villela foi acusado pelos delatores de ter recebido para repassar informações. Villela, integrante da força-tarefa da Operação Greenfield, está lotado na PGR, o que tornava mais caro seu passe para a organização criminosa. Os delatores mostraram à PGR, por exemplo, documentos sigilosos repassados por Villela. Em conversas com Joesley, Villela que gabava-se de ter pleno acesso às informações da Greenfield e da Lava-Jato, conforme consta dos depoimentos. As investigações mostraram que o procurador foi cooptado por uma figura que transita com desenvoltura entre magistrados da Capital Federal. Trata-se do advogado brasiliense Willer Tomaz. Nesta parte foi o diretor jurídico (e delator) da empresa, Francisco Assis e Silva, quem conduziu as tratativas. As informações são do jornal O Globo.
A Auditoria Pública Cidadã Baiana (Aucib) se reuniu na quarta-feira (17) com o Promotor Ruano Fernando da Silva Leite na sede da Promotoria de Justiça Regional de Brumado para apresentar a associação, as ações realizadas e planejamento. O Promotor destacou a importância da organização e afirmou que o Ministério Público (MP) está à disposição para a realização de parceria institucional com vistas à proteção do patrimônio e da moralidade pública. O presidente da Aucib, Genivaldo Azevedo também falou sobre a parceria. “É indispensável para o trabalho da Aucib uma parceria fortalecida com o MP, pois o trabalho de fiscalização só será completo se conseguirmos punir os envolvidos em desvios de conduta e a promotoria é primordial neste processo”.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou na quarta-feira (17) que registrou o primeiro autoteste para detectar exposição ao vírus da Aids que será vendido em farmácias e drogarias do Brasil. Segundo o órgão, o exame detecta a presença do anticorpo do vírus HIV a partir da coleta de gotas de sangue, e o resultado demora de 15 a 20 minutos para sair. Segundo Marco Colovatti, presidente da Orange Life, fabricante do teste, no momento estão sendo feitas as negociações com as redes de farmácias para distribuir o produto. Ele acredita que estará disponível para o consumidor em cerca de 30 dias. O fabricante não tem como informar o preço final ao consumidor, que depende dos intermediários, mas Colovatti acredita que será ao redor de R$ 50 por unidade. A fábrica da Orange Life, no estado do Rio de Janeiro, tem capacidade para fabricar 100 mil testes por mês. O exame rápido funciona para os dois subtipos do vírus que provocam a Aids e, de acordo com a Anivsa, demonstrou sensibilidade e efetividade de 99,9%. No entanto, só pode indicar a presença do HIV após 30 dias da exposição ao vírus. Se o resultado der positivo, recomenda-se confirmá-lo com um teste de laboratório. Em caso de resultado negativo, o teste deve ser repetido após 30 dias e outra vez depois de mais 30 dias até completar 120 dias após a primeira exposição. De acordo com o G1, até o momento, testes de HIV eram feitos somente com intermédio de profissionais de saúde em laboratórios, centros de referência e unidades de testagem móvel. A Anvisa definiu as regras para a venda de testes rápidos de HIV em novembro de 2015.
A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, esteve proferindo mais uma palestra com base no Projeto Ações Preventivas nas Escolas e Comunidades (PROAPEC), dessa vez no Centro Educacional Darcy Tanajura de Cássia, no Povoado de Arrecife, atendendo a convite do diretor Dedé Lima. O Tenente-Coronel Irlando Oliveira, atual Comandante da 46ª CIPM, abordou os temas: processo educacional, abarcando a dimensão família, escola e sociedade; indisciplina na escola; bullying; drogas; e grupos de pertencimento, envolvendo adolescentes. Além dos alunos e seus responsáveis, estiveram presentes os corpos docente e discente da escola.
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pelo deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (17), prevê na Composição do Tribunal de Contas da Bahia a indicação de um de seus membros pela OAB. Para o deputado, a proposta visa equiparar os Tribunais de Contas da Bahia à regra observada no Quinto Constitucional e obedecida pelos Tribunais Judiciais no país. “Assim valorizamos o advogado que é essencial à administração da Justiça, além de democratizar a escolha dos conselheiros”, salientou Ribeiro.
A vereadora Ilka Abreu (PR) está na capital federal participando da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios com o objetivo de obter conhecimentos e discutir importantes temas que buscam o desenvolvimento dos municípios. Pensando nisso, a parlamentar se reuniu com o deputado federal José Rocha (PR) a fim de apresentar reivindicações de melhorias para Brumado, visto que o parlamentar tem sido autor de importantes emendas para a cidade.
Dois deputados federais, Alessandro Molon (Rede-RJ) e João Henrique Caldas (PSB-AL), entraram na noite desta quarta-feira com um pedido de impeachment do presidente Michel Temer, após O Globo revelar que o presidente foi filmado dando aval à compra do silêncio do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Alguns parlamentares pedem ainda a renúncia do presidente. “O governo Temer acabou. Já estamos com pedido de impeachment preparado. Se ele (Temer) tivesse dignidade para renunciar, renunciaria. Não há condições de fazer eleição indireta. Temer cometeu crime de responsabilidade. E que história é essa que não havia condições de continuar a sessão da Câmara? Que história é essa de encerrar a sessão para calar a oposição? É para proteger Michel Temer? Ele (Maia) estava totalmente alterado”, disse Molon.
Em parceria com o judiciário, a administração do Complexo Policial de Brumado iniciou o cadastramento dos mais de 200 veículos, entre carros, motos, bicicletas e carroça, que ocupam o pátio e toda área de estacionamento do prédio. São tantos carros que os policiais encontram dificuldades para estacionar as viaturas. O complexo agrega a 20ª Coordenadoria de Policia do Interior (Coorpin), a delegacia, o Departamento de Polícia Técnica (DPT), o Instituto Médico Legal (IML) e agora também o Sistema Integrado de Comunicação (Sicom). Este último ainda não foi inaugurado. Os veículos amontoados têm gerado inúmeras reclamações da vizinhança, composta por residências, uma unidade básica de saúde, o Hospital Professor Magalhães Neto, o Laboratório Central, um prédio escolar, além de outros órgãos públicos. Muitos veículos estão retidos no local há anos, sendo um berçário do mosquito aedes-aegypti. Tanto que os veículos são constantemente vistoriados por agentes de endemias.
O site Brumado Notícias apurou junto ao delegado titular Leonardo Soares que, no montante, há também veículos de outros municípios. O delegado adiantou que o cadastramento em andamento servirá para o novo leilão que ocorrerá no início do segundo semestre deste ano. No último leilão da natureza realizado em Brumado foram leiloados 90 veículos, porém o pátio continua cheio. Parte dos veículos que ocupava o estacionamento em frente ao complexo foi retirada para liberar vagas de estacionamento para as viaturas.
A Clínica Luiza Feres oferece o que há de mais moderno em tratamento estético e emagrecimento, com o objetivo de atender às necessidades e particularidades em tudo o que se refere à beleza. A clínica trabalha com inovação e alta capacitação, sempre aliando conhecimento e tecnologia para obter os melhores resultados. As avaliações são gratuitas e os protocolos são individualizados, respeitando os objetivos de cada paciente. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.
A Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou o rateio do concurso 4385 da Quina, sorteio realizado nesta quarta-feira, em São Paulo, pelo Caminhão da Sorte. Os números sorteados são: 20 - 22 - 25 - 52 - 67. Duas apostas, uma realizada em Macapá e outra em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, acertaram a quina. Cada um dos portadores dos boletos premiados receberá a quantia de R$ 7.281.351,12. A Quina é sorteada seis vezes por semana, de segunda-feira a sábado, às 20h. De acordo com o L12, a loteria é a que mais sorteia no Brasil. É também a mais barata. A aposta mínima, de cinco números, custa R$ 1,50. Na prática, quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio. Também é possível ganhar marcando quatro, três ou dois números. Se ninguém acertar os cinco números sorteados, o valor acumula para o concurso seguinte.
Agentes de endemias que atuam na região do Bairro Olhos D’água, no município de Brumado, estão distribuindo sementes da crotalária, planta que atrai a libélula, predador natural do mosquito aedes-aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Assim como o aedes-aegypti, a libélula deposita sua larva em água parada, porém a mesma se alimenta da larva do mosquito vetor. O mesmo acontece com a libélula adulta, que é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o aedes-aegypti. Várias famílias brumadenses já adquiriram as sementes da planta, que, além de atrair o inimigo do mosquito da dengue, também enfeita por conta de suas belas flores amarelas. Em Brumado, a crotalária se junta a outros inimigos naturais do aedes-aegypti, com o neem. A árvore emite uma essência que é um repelente natural, afasta o mosquito e tem sido cada vez mais vista nas praças e residências da cidade. Na região do Bairro São Félix, a arma de combate mais utilizada está sendo o peixinho “chupa pedras”. Embora os repelentes naturais ajudem a produzir resultados positivos, a Vigilância Epidemiológica alerta a população quanto a manter quintais e jardins limpos e sem água parada. “A crotalária, o neem e o peixinho chupa pedras vão ajudar no combate ao mosquito, mas os cuidados em casa ou na empresa permanecem”, frisou a coordenação de endemias ao site Brumado Notícias.
Agentes da Polícia Federal e do Ministério Público Federal realizam operação da força-tarefa da Lava Jato desde o início da manhã desta quinta-feira (18), no Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Federal, com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), estão sendo cumpridos mandados de busca a apreensão nos apartamentos de pelo menos três alvos: o senador Aécio Neves (PSDB); a irmã dele, Andrea Neves; e Altair Alves Pinto, conhecido por ser braço direito do deputado Eduardo Cunha. Na manhã desta quinta-feira, a TV Globo flagrou carros da PF chegando ao Congresso. Informações dão conta de que imóveis de Neves são alvo de busca pela PF no estado de Minas Gerais. De acordo com o G1, os agentes da PF foram para três endereços: em Ipanema, na casa de Aécio; em Copacabana, onde a irmã tem apartamento; e na Tijuca, casa de Altair. Altair já trabalhou no gabinete do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e também no gabinete de outros deputados ligados ao ex-presidente da Câmara. Ele já foi apontado por Fernando Baiano por ser o responsável por transportar propinas para Cunha. A operação teria tido início após a delação do dono do frigorífico JBS, Joesley Batista, que entregou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma gravação do senador Aécio Neves pedindo a ele R$ 2 milhões. No áudio, com duração de cerca de 30 minutos, o presidente nacional do PSDB justifica o pedido dizendo que precisava da quantia para pagar sua defesa na Lava Jato. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo na quarta-feira (17).
Com investimentos em torno de R$ 3 milhões, o Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, vai ganhar um novo terminal de desembargue, sala vip e refeitório. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o salão de embarque do aeroporto também será ampliado e as obras seguem a todo vapor no local. A expectativa dos conquistenses quanto à operacionalização do novo aeroporto nos próximos quatro anos pode ser adiada. Isso porque a falta de recursos e a tramitação burocrática para a liberação da pista para voos e decolagens não devem acontecer com eficácia por conta de testes que precisam ser feitos com a futura torre de comando do aeroporto.
Certamente, se o atual aeroporto fosse ampliado, com o alargamento da pista, a região sudoeste teria um aeroporto com suporte para grandes voos, no qual poderiam pousar aeronaves de grande porte. Se fosse realizada a ampliação, os custos seriam bem inferiores aos valores da construção de um novo aeroporto.
O presidente Michel Temer teve uma conversa gravada na qual ele incentiva a realização de pagamentos a Eduardo Cunha para comprar o silêncio do ex-parlamentar. De acordo com informações divulgadas pelo jornal O Globo nesta quarta-feira (17), o diálogo foi gravado pelo dono da JBS. Joesly Batista teria entregado uma mala com R$ 500 mil ao deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) para resolver um assunto da J&F, holding que controla a JBS. Em uma reunião com Temer, o empresário comentou que estava entregando o montante a Eduardo Cunha e ao operador Lúcio Funaro. O pagamento seria uma forma de mesada na prisão para eles ficarem calados. Ao ouvir a informação, Temer incentivou o pagamento: "Tem que manter isso, viu?". Ainda de acordo com informações do jornal O Globo, Joesley e seu irmão, também dono da JBS, denunciaram o fato em uma delação premiada à Procuradoria-Geral da República. O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), ainda precisa homologar o acordo. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) também foi gravado pedindo R$ 2 milhões a Joesley. A Polícia Federal teria filmado a entrega do dinheiro a um primo do parlamentar e descobriu que eles foram depositados numa empresa do senador Zeze Perrella (PSDB-MG).
O auditório da sede da 21ª Subseção da OAB/Bahia no município de Brumado foi o local escolhido para a 14ª reunião do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (CISP), um braço do Ministério Público Estadual (MPE), que aconteceu na noite da última terça-feira (16). Os encontros anteriores tiveram como meta a reestruturação do Conselho Municipal de Segurança de Brumado (Conseg). A culminância foi a formação da mesa diretora que contará com a seguinte representação: Presidente Jadson Carlos Gruba Ferreira; vice-presidente Idenor Silveira Amorim; Primeiro Secretário Cledson Roberto Lobo Ataíde; Segundo Secretário Marley Mark Lobo Ataíde; Tesoureiro Jose Adalberto Moreira Nunes; e Diretor Patrimonial Alessandro Oliveira Silva. Além destes, o conselho também será respaldado pelo comandante da 34ª CIPM, o Major Jocevã Oliveira, e pelo delegado coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, Leonardo Rabelo, e pelos promotores públicos estaduais em atuação no município. Durante o evento, parte da imprensa local foi criticada por promover sensacionalismo com os índices de criminalidade, uma vez que, segundo as autoridades policiais, o município apresenta registros bem abaixo das demais cidades do mesmo porte no estado, o que não justificaria classificar Brumado como uma cidade violenta. Dentre as metas do Conseg está o reforço da segurança local com implantação de sistemas de monitoramento no centro comercial, bem como a futura instalação de uma base da polícia especializada (Cipe/Sudoeste), delegacias especializadas e melhor aparelhamento e aumento do efetivo das policiais civil e militar junto ao estado.
Na última segunda-feira, o Ministério Público Federal (MPF) anexou ao processo que investiga o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acusado de ser o dono oculto de um apartamento tríplex no Guarujá (SP), outros 72 documentos obtidos pelo órgão que dizem respeito à ação. Dentre esses documentos, ao menos 23 registros de agenda de diretores e presidentes da Petrobras desmentem o que o petista disse em seu depoimento ao juiz Sergio Moro na quarta-feira da semana passada. De acordo com a Veja, na fala a Moro, Lula afirmou que “nos oito anos que eu fiquei na Presidência da República, a gente não tem reunião com a diretoria da Petrobras. Eu em oito anos tive dois momentos”. Os documentos que registram compromissos da estatal apontam que o ex-presidente se reuniu diversas vezes com diretores investigados pela Operação Lava Jato, como Paulo Roberto Costa, Jorge Zelada e Renato Duque. Apenas Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras e um dos primeiros executivos da estatal a fechar delação premiada, tem onze agendamentos de conversas com Lula, entre os anos de 2005 e 2009. O ano em que o petista teria se reunido mais vezes com executivos da companhia teria sido 2008, com sete. No processo em que os documentos foram anexados, o ex-presidente é acusado de ter beneficiado a construtora OAS em três contratos da Petrobras e, em troca, ter sido beneficiado com o tríplex no litoral paulista e com os custos de armazenamento de seu acervo presidencial. As negativas em relação às reuniões com diretores da estatal foram dadas no sentido de defender a tese de que ele, enquanto presidente da República, tem pouca relação com o cotidiano administrativo da Petrobras.
Desde a última segunda-feira (15), os servidores da Uneb, em Brumado, paralisaram as atividades, após decisão aprovada em assembleia. A paralisação em todo estado é um protesto dos servidores devido à falta de respostas da gestão em não atender as suas solicitações. Os servidores da universidade reivindicam a implementação em folha de pagamento das progressões funcionais referente ao processo seletivo do ano de 2016; a abertura de processo seletivo para progressão e promoção ainda no mês de maio de 2017; a extensão de carga horária de 30h para 40h dos técnicos requerentes; a institucionalização em todos os editais de seleção de bolsas para os programas especiais contemplem a participação dos servidores técnicos; e a alteração da resolução Consu nº 228/2003, incluindo o pagamento de incentivo à produção científica para os servidores técnicos. A paralisação será encerrada na sexta-feira (19) e, durante esses dias, os servidores estão mobilizados na unidade.
Outro ciberataque em grande escala para roubar moeda virtual pode afetar centenas de milhares de computadores em todo o mundo nesta quarta-feira, segundo especialistas em segurança cibernética. Após o ataque da última sexta-feira, um novo esquema vinculado ao vírus Wannacry, chamado Adylkuzz, foi identificado. Segundo especialistas, este malware se instala em equipamentos acessíveis através da mesma vulnerabilidade do Windows utilizada pelo WannaCry, uma falha já detectada pela NSA, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, que vazou na internet em abril. “Ainda desconhecemos o alcance, mas centenas de milhares de computadores podem ter sido infectados”, disse Robert Holmes, vice-presidente da Proofpoint, que indica que o ataque é “muito maior” que o WannaCry. “Ele [Adylkuzz] utiliza com mais discrição e para diferentes propósitos ferramentas de pirataria recentemente reveladas pela NSA e a vulnerabilidade agora corrigida pela Microsoft“, afirmou o pesquisador Nicolas Godier, da empresa de segurança cibernética americana Proofpoint. De forma invisível, o novo malware pode criar unidades de uma moeda virtual não localizável chamada Monero, comparável ao Bitcoin. Os dados que permitem utilizar este dinheiro são extraídos e enviados a endereços criptografados. De acordo com Holmes, há indicação de que o Adylkuzz começou a invadir máquinas em 2 de maio, antes do ciberataque com o Wannacry, mas passou desapercebido por não exigir dinheiro das vítimas. As informações são da Veja.
Na madrugada desta quarta feira (17), um homem foi flagrado andando totalmente sem roupa na Avenida Waldick Soriano, em Caetité, no sudoeste baiano. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o homem chega de bicicleta e para em frente a um bar. A Polícia Militar foi acionada e retirou o homem, cuja identidade ainda não foi divulgada, do local. Também não se sabe se o mesmo sofre de um problema psicológico.
A tradição junina de um autêntico forró pé-de-serra é o que faz a cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, ser um dos principais roteiros procurados no São João. Segundo informações da Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente da cidade, os 20 hotéis de Mucugê já estão com 100% da ocupação, mesmo sem a programação oficial dos festejos ter sido divulgada ainda. Este ano, o São João será comemorado entre os dias 22 e 25 de junho na cidade. Os preços dos pacotes dos hotéis variam entre R$ 2.500 e R$ 5 mil. Mucugê é uma típica cidade do interior baiano que possui casas coloniais, com ruas arborizadas e praças floridas, que durante o São João, ganham decorações juninas. O município que, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem cerca de 10.500 mil habitantes nas zonas rural (5.454 mil) e urbana (5 mil), recebe cerca de cinco mil pessoas no São João. Além do forró tradição, as pessoas que vão a cidade baiana têm a opção de fazer passeios turísticos em trilhas, parques e cachoeiras. A busca pela visitação à cidade é tão grande que, desde o ano passado, 90% dos hotéis já estavam com ocupação completa para o São João. O restante das vagas foram reservadas no início deste ano.
Na segunda-feira (15) teve início a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento reúne mais de 4 mil participantes, entre gestores municipais, representantes do poder legislativo, judiciário, entre outras instituições. Os vereadores brumadenses José Carlos de Jonas, Lia Teixeira, Ilka Abreu, Vanderley Amorim e Léo Vasconcelos marcam presença no evento, consolidado como o maior evento político em número de autoridades do mundo. Durante a Marcha, são discutidos temas de extrema relevância para os municípios. Um deles interessa diretamente Brumado, que é a apresentação dos consórcios como alternativa para o desenvolvimento conjunto dos municípios. O presidente do legislativo brumadense, Léo Vasconcelos, chamou a atenção para a importância do evento e destacou que o município de Brumado não poderia ficar de fora desse debate, tendo em vista que, a partir daí, serão fomentadas ideias para a construção de uma cidade e um Brasil melhor.