A cidade de Dom Basílio, no sudoeste da Bahia, foi incluída na lista dos municípios que sofrem com a falta de chuva e estão com decretos de emergência decretados pelo Estado. Com o reconhecimento do decreto, é esperado que a cidade receba auxílio de carro pipa, entre outros apoios. Dados da prefeitura enviados à Defesa Civil do Estado apontam que toda a população local, estimada em 12,5 mil habitantes, sofre com os efeitos da seca. A cidade teve o decreto prorrogado por 90 dias, valendo a partir do dia 29 de junho. Segundo a Sudec, em toda a Bahia, 212 municípios estão com decreto de emergência reconhecido pelo Estado. São 4,1 milhões, ou seja, 26,8% da população baiana de 15,2 milhões.
Do ponto de vista do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), várias grandes obras oriundas do estado já estão atrasadas e ele espera que as mesmas sejam inauguradas no mês de agosto pelo governador Rui Costa (PT). A mais aguardada é a inauguração dos vinte leitos de UTI - adulto e neonatal, anexos ao Hospital Professor Magalhães Neto. Para a concretização do feito, o prefeito relembrou que foram realizadas várias reuniões entre os municípios que formam o Consórcio Regional de Saúde. Foi criado, inclusive, o CNPJ da instituição para que seja regulamentada a licitação da empresa que dará manutenção ao empreendimento.
O prefeito disse ao site Achei Sudoeste que o governador deverá realizar um pacote de inaugurações envolvendo outros municípios, o que obrigará o mesmo a mudar a base do governo para a região no intuito de cobrir a sua agenda administrativa. Só em solo brumadense há mais de quatro grandes obras na fila de espera para serem oficialmente entregues à comunidade: o Ifba com o acesso urbanizado, o prédio da 18ª Ciretran, o Sistema Integrado de Comunicação (Sicom) e o presídio. No que diz respeito à unidade prisional, as instalações elétricas e a iluminação já foram concluídas. Além disso, está prevista para esta semana a conclusão da canalização de água, restando apenas a conclusão das obras de alargamento da estrada que liga o complexo à BR-030.
Os artistas brumadenses Chiquinho Amorim e Bruno Leone conquistaram o público que prestigiou o 31º Festival de Música em Itanhandu, Minas Gerais, nos dias 21 e 22 de julho. A canção “Alma Poeta”, do compositor conquistense Igor Murilo, foi uma das catorze selecionadas para a grande final. A canção, interpretada pelo cantor Bruno Leone, que foi acompanhado pelo violão do músico Chiquinho Amorim, encantou não só os jurados, mas a todos os presentes na Praça Prefeito Amador Guedes e acabou conquistando a premiação. Leone também conquistou a premiação por cantor revelação.
O site Achei Sudoeste questionou o vereador Elias Pereira (PV), o Piau, sobre rumores de sua possível migração da oposição para a base do prefeito na Câmara de Vereadores de Brumado. Rumores esses que surgiram após o parlamentar aprovar o projeto de lei nº 023/2017, de origem do executivo, que trata da aplicação de psicotestes nos processos seletivos de cargos efetivos na prefeitura. “Sou independente, livre para votar como bem julgar as propostas. Se o projeto do prefeito não for bom para nossa sociedade darei meu posicionamento contrário, porém não posso deixar de aprovar os projetos que trazem benefícios. Sou oposição quando tenho de ser oposição e sou favorável quando se tratar do bem comum da nossa sociedade. Isso é liberdade de escolha e não voto de cabresto”, defendeu o parlamentar.
A ação que sete agentes municipais de trânsito haviam movido contra o ex-vereador Weliton Lopes (DEM) foi julgada improcedente pelo juiz Rodrigo Souza Britto. Na época, durante discurso na tribuna livre da Câmara de Vereadores de Brumado, o parlamentar fez severas críticas à Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). “Brumado não pode ter a sua cultura de mais de 100 anos modificada do dia para a noite só pelos caprichos do superintendente, que, por ter um péssimo domingo, acorda na segunda-feira mal humorado modificando o sentido das ruas sem avisar nada a ninguém. Isso é um absurdo, uma afronta aos cidadãos brumadenses, pois o Código Nacional de Trânsito prima pela educação e não pelo autoritarismo. É um setor que vive na idade da pedra, prova disso é que os seus membros estão saindo no tapa para resolver questões internas. Não vamos permitir que isso continue, essa brincadeira de mau gosto vai ter que acabar”, disse o vereador, na ocasião. Os agentes se sentiram atacados e ingressaram na justiça com uma ação por danos morais. Na sentença, o magistrado considerou que o vereador estava exercendo a sua função de fiscalizar e de buscar melhorias no atendimento ao público em geral, inerentes ao exercício do próprio cargo eletivo.
Questionado sobre sua posição nas bancadas que formam a Câmara de Vereadores de Brumado, o vereador Gluadison Dias (PDT) foi taxativo na resposta. “Nunca fui oposição, apenas não concordei com alguns dos projetos do prefeito e assim continuarei atuando. Se observar que a natureza do projeto é improcedente, estarei em posição contrária ao mesmo, mas não sou oposição, apenas tenho liberdade de escolher como direcionar meu voto”, asseverou o parlamentar ao site Achei Sudoeste. Segundo ele, há vários projetos do executivo que ele aprovou por ter entendido que os mesmos trariam benefícios para a comunidade. “Não tenho que aceitar tudo que o prefeito encaminha para câmara como sendo bom para a comunidade, mas também não posso me furtar em apoiar o que é de benefício para nossa sociedade. Apenas exerço minha autonomia de decisão”, pontuou o parlamentar.
Mesmo após as turbulências políticas, a taxa Selic deve voltar a ser de um dígito após quase quatro anos. A aposta dos analistas de mercado é que o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central deve fazer uma redução de 1 ponto porcentual após a reunião de quarta-feira (26), reduzindo a taxa básica de juros de 10,25% para 9,25%. A avaliação é de que a inflação continuará em queda, mesmo com turbulências políticas e o aumento de impostos anunciado na última semana. A estimativa do mercado financeiro é que a Selic encerre este ano e o próximo em 8%, segundo dados do último Boletim Focus.
O vereador Edmilson Aguiar Silva (PV), o Lek Cabeleireiro, saiu do plenário legislativo de Brumado desapontado com os vereadores da base do governo no município devido à rejeição a sua emenda, a qual propunha ao executivo maior clareza quanto à natureza do projeto de lei nº 023/2017. A proposta visa à implantação de psicotestes nas avaliações de provimentos de vagas de cargos efetivos na prefeitura. A indicação foi rejeitada pela bancada governista, que teve como justificativa, apresentada pelo líder do prefeito na Câmara, Reinaldo Brito, o Rey de Domingão, a ordem do prefeito para reprovar a mesma. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Edmilson Aguiar expressou sua decepção ao apontar a falta de autonomia da bancada governista, disparando que o prefeito é quem decide o modo de votar dos vereadores da base. “O prefeito está empurrando seus projetos goela abaixo dos colegas vereadores que não se dispõem a debater a natureza de tais projetos e isso é prejudicial para nossa comunidade, que fica sem voz na casa da cidadania. O que temos observado aqui é que é o prefeito quem está decidindo o modo de votar dos colegas, que apenas batem continência para o seu comandante”, disse. Lek disparou ainda que fica evidente uma espécie de jogo de interesses entre os vereadores da base e o prefeito, no qual os parlamentares apenas aprovam os projetos sem uma justificava plausível, apenas argumentando que “o prefeito sabe o que é melhor para o município”, tal como se ouviu durante a sessão legislativa.
A segunda fase da Operação Glasnost da Polícia Federal, que investiga exploração sexual de crianças e o compartilhamento de pornografia infantil na internet, em 14 estados, cumpre três mandados de busca e apreensão na Bahia nesta terça-feira (25). Os mandados expedidos são para os municípios de Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Jitaúna. Em todo o país, a ação cumpre mandados em 51 cidades de 14 estados brasileiros. Foram expedidos três mandados de prisão preventiva, 72 de busca e apreensão e dois de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento. Segundo a PF, a investigação teve como base o monitoramento de um site russo utilizado como uma espécie de “ponto de encontro” de pedófilos do mundo todo. De acordo com o G1, os investigados produziam e armazenavam fotos e vídeos de crianças, adolescentes e até mesmo de bebês com poucos meses de vida, muitos deles sendo abusados sexualmente por adultos, e as enviavam para contatos no Brasil e no exterior.
Em sessão extraordinária realizada na noite desta segunda-feira (24), a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou o projeto de lei nº 023/2017, de autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que trata da obrigatoriedade de aplicação de psicoteste dentre os critérios que complementam o provimento de cargos efetivos no município. Antes de votar o projeto, os parlamentares debateram uma emenda indicada pelo vereador Edmilson Aguiar Silva, o Lek Cabeleireiro, que solicitava ao executivo mais clareza quanto à natureza da proposta. Assim que a sessão foi iniciada, o líder do prefeito no legislativo, Reinaldo Brito (PSB), o Rey de Domingão, declarou que a emenda não seria aprovada. “Nossa bancada foi orientada a não aprovar a emenda”, pontuou o representante do prefeito, que alegou ainda que a emenda não foi apresentada em tempo hábil para discussões entre os parlamentares e o projeto necessitava ser votado o quanto antes pelo caráter de urgência apresentado. Desta forma, a emenda foi rejeitada por 08 votos contrários e apenas 02 favoráveis. Com o projeto do executivo em votação, os vereadores José Ribeiro Neves (PT) e Edmilson Aguiar (PV) se abstiveram do voto e os demais parlamentares presentes, além do presidente, aprovaram o mesmo com 09 votos. Não estiveram presentes os vereadores José Santos, que justificou ausência, e Eduardo Cunha Vasconcelos, que ainda está de atestado médico. O projeto foi encaminhado de volta ao executivo e logo deverá ser sancionado pelo prefeito.
O juiz substituto Renato Borelli, da 20ª Vara Federal de Brasília, determinou nesta terça-feira (25) a suspensão imediata do decreto publicada na semana passada pelo governo e que elevou a alíquota de PIS/Cofins que incide sobre a gasolina, o diesel e o etanol. Segundo o governo, a tributação sobre a gasolina subirá R$ 0,41 por litro. Com isso, a tributação mais que dobrou e deve passar a custar aos motoristas R$ 0,89 para cada litro de gasolina, se levada em consideração também a incidência da Cide, que é de R$ 0,10 por litro. De acordo com o G1, a tributação sobre o diesel subirá em R$ 0,21 e ficará em R$ 0,46 por litro do combustível. Já a tributação sobre o etanol subirá R$ 0,20 por litro.
Na última sexta-feira (21), foi realizada a I Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Região, na Praça da Igreja São Cristóvão, em Brumado. O evento, promovido pela Cáritas Diocesana de Caetité e organizado pela Associação Divina Providência de Amparo Social e Cristão de Brumado e pelo Centro Comunitário da Paróquia São Pedro de Aracatu, reuniu diversos agricultores da região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Padre Osvaldino Barbosa, presidente da Cáritas Diocesana, disse que a feira objetivou a comercialização de produtos orgânicos e plantas medicinais. No local, os produtores familiares expuseram artesanatos e participaram de rodas de conversas e apresentações culturais. O pároco destacou ainda o intercâmbio de experiências entre os feirantes e o conhecimento da produção de seus produtos, bem como a presença de um bom público e escolas que promoveram estágios pedagógicos com alunos de diversas faixas etárias.
Os produtores participantes foram beneficiados com água potável e cursos de capacitação que viabilizaram a produção de alimentos livre de agrotóxicos. Um dos organizadores da Feira, Robério Virgens Aires, destacou que o objetivo é proporcionar o fortalecimento dos agricultores familiares da região, facilitar a comercialização dos produtos orgânicos, além da troca de saberes. Na programação oficial também houve apresentações de Terno de Reis, shows musicais e Celebração Eucarística presidida pelo Padre Osvaldino Barbosa, da Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Macaúbas.
A Diocese de Livramento de Nossa Senhora celebrou o Jubileu de Ouro, ou seja, os seus 50 anos de fundação com uma linda festa. Para marcar a data, foi realizado um momento cívico em frente à catedral da cidade, na Praça Dom Hélio Pascoal. O evento atraiu centenas de fiéis e convidados, alem de autoridades civis e eclesiásticas. A solenidade eucarística foi presidida pelo Bispo Dom Armando Bucciol e acompanhada por Párocos da Diocese em toda a região. A Diocese foi fundada no dia 27 de fevereiro de 1967, por desmembramento da Diocese de Caetité.
Na presença do presidente do Tribunal Eleitoral Regional da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edvaldo Rotondano, do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), do juiz da 90ª Zona Eleitoral, Rodrigo Britto, e da Secretária de Educação de Brumado, Acácia Gondim, foi assinado o convênio de adesão ao Programa Eleitor do Futuro, que será implantado no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o juiz da zona eleitoral esclareceu que o programa objetiva “acabar com a rejeição da população e dos jovens com a política”. O magistrado detalhou que será fornecido material explicativo às escolas no intuito de se instruir os alunos quanto à democracia, à política e o processo de votação em si. O juiz adiantou ainda que as escolas realização um simulado de eleições com partidos fictícios. Os votos serão depositados em urnas eletrônicas verdadeiras com o intuito de familiarizar os jovens com o processo eleitoral e seus equipamentos tecnológicos. “Vamos levar a Justiça Eleitoral às escolas. Será uma brincadeira saudável para reforçar nos estudantes a importância do exercício da cidadania através do voto. Essa é a proposta do Eleitor do Futuro”, pontuou o juiz.
O inverno está aí e, com ele, chega a temporada dos tratamentos estéticos. A depilação a laser, é o mais procurado, pois é preciso de grandes cuidados e proteção contra os raios ultravioletas. Nessa época do ano ficamos menos expostos ao sol e isso contribui para o bom resultado da depilação a laser, principalmente nas áreas do corpo como as pernas e braços, no caso das mulheres e, nas costas e face, no caso dos homens. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 9951-4755 / (77) 9180-9496.
O São José até que estava bem no Campeonato Brumadense de Futebol Sub-20. O time teve uma das melhores campanhas na chave de grupos, porém na partida de mata-mata, válida pelas quartas de final da competição, a equipe não conseguiu superar o atual campeão, o Vila Presidente Vargas. A partida aconteceu na manhã de domingo (23), no Estádio Municipal Gilberto Cardoso. O jogo foi bastante equilibrado, porém o Vila conseguiu se impor e fez o resultado de 1x0, que lhe garantiu vaga contra o Magnesita nas seminais. No próximo final de semana, saíra mais outro semifinalista no duelo entre Vitória e Boleiros.
O governo federal deve editar nos próximos dias uma medida provisória para criar um programa de demissão voluntária (PDV) para os servidores públicos do Poder Executivo, informou o Ministério do Planejamento na segunda-feira (24). De acordo com o ministério, quem aderir terá direito a receber 1,25 salário para cada ano trabalhado. Além disso, informou o Planejamento, está sendo preparada uma proposta de implementação da jornada de trabalho reduzida. De acordo com o G1, ela vai permitir que, ao invés de 8 horas diárias e 40 horas semanais, os servidores possam optar por: trabalhar 6 horas diárias e 30 semanais; trabalhar 4 horas diárias e 20 semanais. Neste caso, o servidor terá o salário cortado na mesma proporção da redução da jornada de trabalho. “Será assegurado ainda, a quem optar pela redução de jornada, o pagamento adicional de meia hora diária, calculada conforme regulamentação a ser editada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão”, informou o ministério em nota.
Já faz uma semana desde que foram iniciados os procedimentos cirúrgicos do programa Mutirão de Cirurgias, no Hospital Professor Magalhães Neto, atendendo Brumado e demais municípios da região. O site Achei Sudoeste apurou junto à direção do hospital que por dia estão sendo realizados em média 15 procedimentos cirúrgicos, já ultrapassando a casa de 120 cirurgias para tratamento de hérnias e histerectomia. A partir do dia 28, serão iniciadas as cirurgias de vesículas com tecnologia de vídeo, que é menos invasiva ao paciente. Nossa reportagem foi informada ainda que, além do mutirão, o corpo clínico da unidade vem mantendo os atendimentos das cirurgias eletivas pré-agendadas pelo sistema local de saúde. Todos os pacientes do mutirão estão recebendo atenção gratuita promovida pelo governo do estado, em parceria logística com a prefeitura de Brumado, e continuam a ser acompanhados no pós-operatório com medicação e atenção médica.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest), em assembleias extraordinárias realizadas na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), a categoria dos técnico-administrativos decidiu paralisar as atividades, entre os dias 24 e 28 de julho, com fechamento dos portões nos 29 departamentos da Uneb. Em Brumado, os servidores técnicos também aderiram ao movimento. O sindicato informou que a paralisação objetiva denunciar a morosidade com que Governo do Estado, bem como a administração das universidades vem tratando as pautas dos servidores, além de chamar a atenção para a necessidade de pagamento total das progressões funcionais. Além disso, o movimento visa cobrar urgência na publicação da Instrução Normativa que deveria autorizar, no ano de 2016, a abertura de processo de promoção funcional, conforme previsto em legislação estadual.
Neste final de semana, foi realizada uma série de blitz através da Operação Paz no Trânsito em Brumado. Promovida pelo Detran-Bahia, a operação contou com o apoio da 18ª Ciretran, 34ª CIPM, Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e Guarda Civil Municipal (GCM). Dados da operação apontam que, nos três dias de blitz, de quinta-feira (20) até o meio dia do sábado (22), foram abordados 790 veículos, dos quais 320 carros e 470 motocicletas, além de 1030 pessoas, envolvendo condutores e passageiros. Deste total, 46 carros e 123 motos foram autuados por apresentarem alguma irregularidade na documentação. Boa parte dos condutores foi notificada por estarem utilizando sandálias, por falta do uso do cinto de segurança ou uso incorreto de capacetes. Também houve recolhimento de documentos: 03 CNH e 10 CRLV. Os veículos removidos foram encaminhados para um pátio particular alugado pelo Detran - boa parte foi liberada após os proprietários conseguirem as regularizações. Nas próximas semanas, devem ocorrer novas etapas da Operação Paz no Trânsito em Brumado, desta vez com possível utilização do etilômetro.
Os usuários da Viação Catarino poderão acompanhar em tempo real a rota dos ônibus. Para isso, basta baixar o aplicativo RotSat através do site www.rotsat.com.br ou ligar para (77) 3453-1734 a fim de solicitar a liberação da ferramenta. Em seguida, digite o usuário “Catarino” e a senha “Popular” e acompanhe a rota dos ônibus online. Em parceria com a Portsat, a Viação Catarino irá fixar em vários pontos de ônibus da cidade wi-fi gratuito para que a população possa ter amplo acesso ao sistema. Com o aplicativo RotSat, você sabe a localização exata do seu ônibus e se programa para fazer a sua viagem com agilidade e praticidade. A Viação Catarino fica localizada na Avenida Lindolfo Azevedo Brito, 101. O telefone é (77) 3441-3650.
O governo anunciou na quinta-feira (20) o aumento da tributação sobre os combustíveis e um bloqueio adicional de R$ 5,9 bilhões em gastos no orçamento federal. Em nota, o Ministério da Fazenda e do Planejamento informou que será elevada a alíquota de PIS e Cofins sobre os combustíveis. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, em Brumado, os valores foram reajustados em meio a protestos populares contra o valor praticado no município, que era de R$ 3,799. Com o aumento promovido pelo governo, os brumadenses estão pagando em média R$ 4,289 no litro do combustível. Houve também reajustes de R$ 0,46 e de R$ 0,20 no litro do diesel e do etanol, respectivamente. “Se já era cara agora ficou pior”, declarou um dos manifestantes que aponta a prática ilegal de formação de um cartel do combustível na cidade.
Preocupado com a saúde dos animais, o deputado estadual Marcell Moraes (PV) pede que os tutores redobrem os cuidados com os animais nesse período, porque eles também estão vulneráveis a doenças. Segundo ele, os de pelagem curta são os mais afetados. “A primeira coisa é mantê-los sempre no interior do lar. Os animais também sentem o impacto da queda de temperatura, em razão disso é importante diminuir a quantidade de banhos e, quando realizados, que sejam em horários mais quentes do dia, mantendo a pelagem completamente seca. Outro fator é que, independente da época do ano, eles precisam estar com a alimentação balanceada e completa”, explicou Marcell. Os animais também estão sujeitos a doenças respiratórias devido à baixa umidade. Nos cães a mais comum é a traqueobronquite infecciosa, conhecida como Gripe Canina ou Tosse dos Canis, transmitida por um vírus ou uma bactéria. Os sintomas são tosse alta e seca, apatia, falta de apetite e febre. Já os gatos podem chegar a desenvolver rinotraqueite, apresentando secreção nasal e ocular, espirros, febre, desidratação e dificuldades ao respirar. “Os cães e gatos ainda podem ter problemas ortopédicos, quando a dor é intensa com a temperatura baixa. Por isso, para garantir e manter a saúde dos nossos amigos, é preciso que eles estejam longe dos ventos, dos locais frios e, principalmente, longe da chuva, dentro de um ambiente confortável. O pote de água tem de ser dobrado para evitar a desidratação e o fundamental é que estejam com a vacinação em dia”, concluiu o parlamentar.
Em decisão liminar, o juiz Antônio Carlos Espírito Santo Filho, de Livramento de Nossa Senhora, determinou a reintegração imediata de duas estudantes, dos cursos de Medicina e Direito, à Uesb. Maria Isabel Correia Silva e Thaline Cirqueira Moreira foram desligadas da universidade no dia 9 de junho, acusadas de fraudar documentos para ingressar na instituição por meio de cotas reservadas para quilombolas. As universitárias e mais cinco alunos frequentavam a faculdade regularmente quando foram informados, por meio de um Ato Próprio Disciplinar assinado pela reitoria e publicado no Diário Oficial do Estado, dos desligamentos. Segundo os estudantes, o ato foi arbitrário, tendo em vista que o edital não mencionava como requisito a condição de morador de comunidade quilombola, bem como nada foi informado a respeito de tal exigência no ato da matricula. Um dos argumentos que teria pesado a favor dos estudantes é que a Uesb, no ato da matrícula, ignorou o requisito morar no local, sendo que os estudantes apresentaram comprovantes de residência de outros locais em Livramento. O magistrado determinou que a universidade reintegre as alunas, sob pena de multa de R$ 50 mil, sem prejuízo das demais sanções.