Na noite de quinta-feira (17), uma dupla de criminosos assaltou um posto de combustíveis localizado no Distrito de Itanagé, em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Eles chegaram ao local em uma moto e, armados, renderam o frentista, fugindo após roubar certa quantidade de dinheiro. Uma guarnição do Pelotão Especial Tático Operacional, da 46ª CIPM, esteve no posto assim que foi acionada. Os policiais localizaram os bandidos e deu-se início a uma perseguição. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, os criminosos atiraram contra a viatura, que acabou capotando às margens da rodovia. Os bandidos também perderam o controle da moto e caíram. Mesmo feridos, os policiais conseguiram efetuar a prisão da dupla de assaltantes, identificados como: Washington Rafael Santos Silva, de 24 anos, natural de Brumado, e um menor de 17 anos. Com eles, foram apreendidos a motocicleta usada no crime e um revólver calibre 38. Os três policiais envolvidos na ação foram socorridos e passam bem. Os acusados serão apresentados na Delegacia de Polícia Civil, onde um deles será autuado em flagrante e o menor deve responder por ato infracional.
Após receber uma forte descarga elétrica, um homem de aproximadamente 30 anos morreu na última quinta-feira (17), na cidade de Rio do Pires, região sudoeste da Bahia. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, ele trabalhava em uma construção quando o incidente aconteceu. Ao levar o choque, a vítima caiu de uma altura ainda não revelada. O homem chegou a ser socorrido e levado para a cidade de Paramirim, mas morreu no caminho. Ele deixa esposa e uma filha.
Há mais de treze anos lutando contra um câncer, Plínio Meira da Silva, o Seu Dim da Borracharia, faleceu na noite desta quinta-feira (17) em Brumado. Aos 75 anos, Plínio estava com o quadro clínico bastante delicado nos últimos seis meses e realizava vários tratamentos de forma sistemática na capital baiana. O corpo de Seu Dim da Borracharia está sendo velado na Rua Humaitá, 77, Bairro Novo Brumado. Amanhã às 11h30 o corpo será encaminhado para sepultamento na Fazenda Riachão, no município de Aracatu. Plínio deixa 10 filhos.
A Justiça Federal decidiu suspender a homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcada pera acontecer nesta sexta-feira (18) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas. No documento da 10ª Vara Federal Cível classifica Lula como réu e sugere que o título de Doutor Honoris Causa outorgado pela instituição de ensino tem viés político. A decisão aponta que a homenagem visa "propiciar manifestação ruidosa do réu Luiz Inácio Lula da Silva" no local da entrega da homenagem ao coincidi-la com o evento onde ele está envolvido de visibilidade político-partidária denominado 'Brasil em Movimento'". A tutela de urgência que pediu a suspensão da entrega do título a Lula foi protocolada pelo vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM). O ex-presidente receberia a homenagem durante sua caravana pelo Nordeste, que começa nesta quinta-feira (17) em Salvador.
Um grupo com seis pessoas foi preso, na quarta-feira (16), suspeito de tráfico de drogas e comércio de armas, na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar, com os suspeitos, três homens e três mulheres, foram apreendidas 2 armas, 27 munições de diversos calibres, inclusive restritos ao uso policial, 4 pedras grandes de crack, uma balança de precisão e embalagens para acondicionar drogas. Conforme a PM, as prisões ocorreram durante uma ronda da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), no bairro Alto Maron. Segundo a PM, uma guarnição passava pela localidade, quando visualizou um casal suspeito, em frente a uma casa. Os dois foram interceptados e com o homem foi encontrado um revólver municiado. De acordo com o G1, após o flagrante, os policiais entraram no imóvel onde os suspeitos estavam e encontraram um outro casal. Durante uma busca na residência, foi achado um cofre em um dos quartos. Dentro do equipamento, os policiais encontraram as munições e as drogas.
No último final de semana, seguindo pista de uma denúncia anônima, uma guarnição da Cipe-Sudoeste apreendeu diversas armas de fogo e peles de animais silvestres durante rondas realizadas em uma estrada vicinal no trecho que liga a cidade de Ituaçu ao povoado de Tranqueiras. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, os policiais se deslocaram para uma casa abandonada situada às margens da estrada. No local, foram encontradas várias armas tipo espingardas e outros materiais que são utilizados para recarregar cartuchos, bem como peles de animais silvestres. Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Brumado.
A nossa saúde mental influencia diretamente a nossa saúde física. É muito importante ter uma boa higiene mental. A mente é maravilhosa. Portanto, saiba que você sente o que você pensa. A Camila Alvarenga Pereira, especialista da Clínica Mais Vida, destaca que é imprescindível que passemos a cuidar de nossa saúde mental, a fim de que possamos promover a total harmonia de nosso corpo fisicamente e mentalmente. Através da Terapia Cognitiva Comportamental, também conhecida como TCC, um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudanças de padrões de pensamento, Camila Alvarenga Pereira trabalha com problemas relacionados a dependência de substâncias; dificuldade no controle da raiva; ansiedade, depressão; transtornos alimentares; síndrome do pânico; fobias; transtornos da personalidade; problemas de relacionamento; transtornos psicóticos; entre outros. Reflita que nossa forma de agir é desenvolvida a partir da nossa interação com o mundo que nos cerca e a maneira como nos sentimos é determinante para nossas ações. Portanto, busque o seu bem-estar. Agende sua consulta com a psicóloga Camila Alvarenga Pereira, na Clínica Mais Vida. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.
Uma guarnição da Caesg deteve um homem de 32 anos suspeito de receptação em Tanhaçu, no sudoeste da Bahia. Ele foi abordado durante rondas ostensivas realizadas na última sexta-feira (11) com a finalidade de coibir a criminalidade no município. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a prisão ocorreu quando os policiais passaram em frente a uma oficina mecânica, no centro da cidade, e flagraram o desmanche de um veículo de placa GMH-5170, licenciado em Vitória da Conquista. Ao consultar a placa do carro no sistema, foi constatada restrição de roubo. O responsável pelo desmanche, identificado como Natalício Rocha Freitas, foi conduzido à sede da 20ª Coorpin, em Brumado, onde foi lavrado o flagrante. A polícia estipulou fiança de R$ 6 mil, mas, de acordo como delegado, o mesmo ainda se encontra preso por falta de pagamento. O carro foi encaminhado à Delegacia de Tanhaçu.
Uma jovem de 22 anos foi presa com quase 100 quilos de maconha escondidos embaixo de berço dentro da casa onde ela mora, em Feira de Santana. De acordo com a polícia, Vanessa Stefani Falcão era monitorada pelas equipes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e foi flagrada no momento que tentava entregar uma encomenda. Quando os investigadores perceberam a possibilidade de fuga da jovem, fizeram a abordagem. Ainda segundo a polícia, uma pequena quantidade de cocaína foi encontrada com Vanessa. Quando os policiais civis foram até a casa da jovem, no bairro Jardim Cruzeiro, encontraram, embaixo de um berço, 33 tabletes de maconha. Em seguida, localizaram outros 50 tabletes dentro de um armário. Cada um pesando um quilo. Segundo publicou o G1, a prisão de Vanessa e apreensão da droga ocorreram na noite de quarta-feira (16), mas as informações só foram divulgadas nesta quinta-feira (17). De acordo com o diretor do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), Marcelo Sansão, a jovem faz parte de uma quadrilha que é investigada pela polícia.
Na última terça-feira (15), após uma discussão, o filho, que é viciado em drogas, feriu a própria mãe, identificada como Deuzina Elvira de Jesus, de 63 anos, com um espeto de assar carne. O caso aconteceu no Bairro Alto Caiçara, em Guanambi. O espeto atingiu a virilha da mulher e saiu nas nádegas. O agressor encontra-se foragido, mas a polícia está a sua procura. A mulher foi socorrida por uma ambulância do Samu e encaminhada ao Hospital Regional de Guanambi. De acordo com o Sudoeste Bahia, na unidade, ela foi submetida a uma cirurgia para retirada do espeto. Não se sabe o que teria motivado a discussão.
O mercado de trabalho brasileiro encerrou o segundo trimestre do ano com 26,3 milhões de trabalhadores desocupados e subocupados – cerca de 200 mil a menos que no trimestre anterior. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa ficou em 23,8% no segundo trimestre, o que representa uma queda de 0,3% em relação ao trimestre anterior. “Isso indica estabilidade da taxa”, apontou o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo. A taxa composta de subutilização da força de trabalho agrega os trabalhadores desempregados, aqueles que estão subocupados (por poucas horas trabalhadas) e os que fazem parte da força de trabalho potencial (não estão procurando emprego). De acordo com o G1, os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua – Trimestral para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, referentes ao trimestre encerrado em junho. Os principais resultados da Pnad Contínua já foram divulgados no dia 28 de julho e mostraram uma taxa de desemprego de 13,0%, resultado 0,7 ponto percentual menor que no trimestre encerrado em março.
Por volta de 21h desta quarta-feira (16), um acidente envolvendo um ônibus da Novo Horizonte e um carro de passeio deixou uma pessoa morta na BR-030, entre as cidades de Guanambi e Caetité, no sudoeste baiano. No local, um veículo modelo Fox, de cor vermelha, colidiu no fundo de um ônibus da empresa que estava parado na pista. De acordo com o Caetité Notícias, o impacto foi tão violento que toda parte da frente do carro foi destruída e o condutor, identificado como José Silvério Barbosa, morreu na hora. Ele morava em Caetité e trabalhava na Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Unidades do Samu 192 e da Polícia Civil estiveram no local. As reais causas do acidente estão sendo investigadas.
Um médico plantonista do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), de Araci, nordeste baiano, foi preso, suspeito de ter dado um prejuízo de mais de R$ 2 milhões em Barreiras e região, com o golpe chamado pela polícia de “compra premiada”, ao prometer entregar carros em um consórcio e não entregar os veículos. Ele foi preso na segunda-feira (14). Outras oito pessoas suspeitas de participar do esquema tiveram mandados de prisão expedidos pela Justiça, mas não foram localizados e estão foragidos. De acordo com o G1, o clínico é sócio de uma empresa de consórcios de motocicletas em Barreiras, com atuação nos municípios do entorno, que prometia ao cliente deixar de pagar as prestações restantes quando fosse sorteado, independentemente da quantidade de meses que ainda deveriam ser pagas. Segundo o delegado Rivaldo Luz, coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Barreiras), a empresa chegou a entregar motocicletas aos consorciados no começo, mas depois, como não tinha mais condições de arcar com a promessa, deixou de conceder os veículos. O médico foi preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, com o apoio de policiais da 15ª Coorpin, de Serrinha, na própria clínica em que o médico fazia plantão. Ele foi transferido para Barreiras para prestar depoimento.
Na última quarta-feira (17), uma operação da Polícia Civil resultou na apreensão de uma rede de pesca com vários filhotes de jacaré mortos e apenas um vivo na zona rural da cidade de Guanambi, região sudoeste da Bahia. Segundo informações da polícia, os animais foram encontrados na Fazenda Itaperuna, região do Jatobá. O suposto responsável fugiu do local ao perceber a presença dos investigadores. Na fuga, ele abandonou uma motocicleta de cor roxa e placa policial NZA-1445, licenciada em Brumado. O veículo e todo material apreendido foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Guanambi. As diligências continuam com a finalidade de capturar o suspeito, que pode responder por crime ambiental.
A construção de uma escola, onde foi investido mais de R$ 1 milhão, está parada há mais de dois anos, em Anagé, no sudoeste da Bahia. A unidade de ensino começou a ser construída na zona rural do município em outubro de 2014. A previsão de conclusão da obra era agosto de 2015, no entanto, o serviço foi abandonado e, até agora, nada funciona no local. Apenas parte da estrutura foi construída. A obra é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e a Prefeitura de Anagé. No total, R$ 1.020.061,54 milhão foi investido na construção. Esse dinheiro foi destinado à compra dos materiais de construção usados na obra, já que o terreno onde a escola foi levantada foi doado. O espaço tem 2.800 m2 e pertencia ao aposentado Otávio Ribeiro, que é morador da região.
De acordo com o G1, o idoso contou que está revoltado com a paralisação da obra. “A gente vê gastar um dinheirão aí e depois ficar parado aí, sem terminar a obra, né? A gente fica muito revoltado”, contou o aposentado. Enquanto a obra não é concluída, as crianças da zona rural frequentam uma escola provisória, que só tem uma sala, onde estudantes de diferentes séries e idades são colocados juntos. Os adolescentes que moram na região também sofrem porque precisam se deslocar para o centro da cidade. Além dos problemas com as aulas, os materiais de construção que foram comprados enquanto a obra estava em execução foram abandonados após a paralisação dos serviços. O material foi armazenado nas salas que foram construídas e ao redor do terreno. São cerâmicas, pacotes de argamassa, tubulações, ferros, blocos e vários outros materiais, sem nenhuma proteção.
No próximo domingo (20), Magnesita e Vitória entram em campo em partida válida pelas semifinais do campeonato brumadense de futebol. O Vitória levou a melhor no primeiro confronto entre as duas equipes, ainda na chave de grupos da competição, e fechou a partida com o resultado de 3x2. No entanto, o jogo do próximo final de semana terá novas características, com um cenário diferenciado e invertido para as equipes. Embora tenha feito a melhor campanha do seu grupo, o Vitória acabou sofrendo alguns tropeços no final da primeira fase da competição, enquanto o Magnesita, time copeiro, foi o que mais evoluiu em termos técnicos e táticos dentro da competição. Vale ressaltar que, caso o jogo termine empatado, o finalista do campeonato será definido nas cobranças de pênaltis.
Prestes a completar 115 anos, o brumadense Armindo José de Souza, o Seu Armindo, poder entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes, como o homem mais velho do mundo. Na última sexta-feira (11), o homem considerado o mais velho do mundo morreu com 113 anos em Israel. Yisrael Kristal, filho de judeus ortodoxos, nasceu na Polônia em 1903. Ele faria 114 anos no próximo dia 15 de setembro. Yisrael Kristal nasceu em Zarnow, na Polônia, mas vivia em Haifa, a norte de Israel, há mais de 60 anos. Ele foi oficialmente reconhecido pelo Guinness Book como o homem mais velho do mundo em 2016. No site oficial do Guiness Book, eles informam que estão à procura do novo homem mais velho do mundo. Nesta segunda-feira (14), o Portal Bonde publicou a história do Seu Armindo, que completa 115 anos em dezembro deste ano. O brumadense foi encontrado em Alvorada do Sul, região metropolitana de Londrina, no Paraná. A reportagem apresenta imagens da identidade do centenário, com a data de nascimento de 08 de dezembro de 1902, na cidade de Brumado.
Seu Armindo relatou que da Bahia seguiu para Minas Gerais e, em seguida, para o Rio de Janeiro. No entanto, foi em São Paulo que passou boa parte da juventude. Chegou no Paraná em 1944 e foi morar na região de Astorga. Ao se lembrar dessa época, afirmou que o mundo estava muito triste. "Tava uma guerra brava. Eu e dois irmãos fomos para a revolução no Rio Grande do Sul. Foi a coisa mais ignorante que eu vi na minha vida", disse. Durante essas onze décadas de vida, a família de Armindo foi aumentando. Ele teve dez filhos com a Dona Conceição, com quem ficou casado por 69 anos. Ela faleceu em 2010. Dos dez filhos, sete homens e três mulheres, vieram 36 netos, 55 bisnetos e 15 tataranetos. Um neto, inclusive, nasceu no domingo (13). Além de fazer parte de uma família bastante numerosa, Seu Armindo contou à reportagem que sua avó paterna viveu até os 130 anos. E com muito bom humor, afirmou que gostaria de viver mais uns cem anos. Seu Armindo ainda não é reconhecido oficialmente pelo livro dos recordes como o homem mais velho do mundo, pois, como a própria reportagem aponta, o Guinness é meticuloso para oficializar esse tipo de informação, já que se trata de uma busca mundial.
O Ministério Público apresentou à Justiça Federal em Brasília uma denúncia contra o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) por obstrução de Justiça. A acusação tem como base uma suposta tentativa de impedir a celebração de um acordo de delação premiada do operador financeiro Lúcio Bolonha Funaro, apontado como parceiro do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em vários esquemas de propina. Em outra frente, o MPF também apresentou à Justiça uma ação de improbidade administrativa contra Geddel, a qual aponta suposta pressão sobre o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, para liberar a construção de um prédio de luxo em área histórica de Salvador. O episódio, revelado no fim do ano passado, acabou por levar Geddel a pedir demissão da Secretaria de Governo, cargo de primeiro escalão ligado ao presidente Michel Temer.
O site Achei Sudoeste apurou que com o corte nos recursos para o Exército Brasileiro a Operação Pipa corre o risco de ser interrompida nos próximos meses em Brumado. Nossa reportagem obteve informações de que o oficial do Exército que coordena a operação no município já teria alertado o secretário de recursos hídricos sobre a ameaça de suspensão das atividades. Por conta dos cortes no orçamento que partiram do governo federal, a alimentação dos soldados já está prestes a acabar, o que impossibilitaria a manutenção do agrupamento na região. Caso a previsão seja confirmada, cerca de 18 mil pessoas das mais de 200 comunidades rurais do município que convivem com a seca ficarão sem o recebimento da água tratada. Além disso, haveria uma baixa na economia local, já que os pipeiros ficariam sem o recurso recebido com a operação. Nos últimos meses, a Operação Pipa vem promovendo uma redução no quadro de cadastrados no programa no município: a frota, que era de 23 caminhões contratados para a distribuição de água, caiu para 16. Outro corte que afetou os ruralistas foi a entrega da água em uma única caixa central de distribuição em cada comunidade.
Com a mudança, o programa visa reduzir custos de deslocamento em comparação ao modelo anterior, em que cada morador recebia a cota diretamente em sua residência. “Já diz o ditado que não tem nada ruim que não possa ficar pior. Vamos orar e entregar o assunto nas mãos de Deus pra ver se toca o coração das autoridades pra nossa carência com a água de consumo”, lamentou o lavrador Agnelo Silva a nossa reportagem. A notícia da possível suspensão da operação pipa está circulando nas comunidades rurais e muitos populares já falam em começar a buscar água bruta nas cacimbas e aguadas para armazenamento. Algumas famílias também cogitam migrarem para sede do município para tentar se adaptar a uma nova vida na cidade, fugindo do castigo da seca e da falta de investimentos e projetos concretos dos governantes para amenizar o sofrimento do sertanejo.
O município de Cândido Sales, no sudoeste da Bahia, recebeu mais uma importante obra do Governo do Estado para o abastecimento de água da zona rural. A adutora do Rio Pardo foi entregue pelo governador Rui Costa na manhã desta quarta-feira (16), beneficiando mais de 10 mil moradores dos distritos de Lagoa Grande, Quaraçu e Lagoa do Timóteo. A obra, que vem sendo reivindicada pela população desde 2007, foi levado ao então governador Jaques Wagner pelos deputados Waldenor Pereira (PT) e Zé Raimundo (PT), ao lado do ex-prefeito Jaimilton Acioly. Os investimentos, que totalizam R$ 15,5 milhões, são do Governo da Bahia e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Atendendo outras reivindicações, Rui Costa anunciou ainda a complementação do abastecimento de água para as comunidades de Barra do Furado, Possidônio e Porto de Santa Cruz.
Todos os meses são recolhidos em média 3 mil pneus velhos nas oficinas, borracharias e no perímetro urbano do município de Brumado. Se o material fosse simplesmente descartado na natureza ou incinerado estaria provocando um grande impacto ambiental. Isso porque um único pneu levaria cerca de 400 anos para se desintegrar na natureza. No entanto, a prefeitura de Brumado, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, firmou uma parceria com uma usina que reaproveita a matéria prima desses pneus velhos na fabricação de asfalto e materiais para construção na cidade de Feira de Santana. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, como em Brumado não há uma área destinada para o descarte desse tipo de material, uma empresa terceirizada de limpeza faz a coleta dos pneus e armazena em um galpão. Em seguida, eles são recolhidos pela usina que cobre apenas os custos com transporte.
A parceria rendeu a adesão de outros municípios da microrregião, que cedem em média 10 mil pneus para fabricação de pavimentação asfáltica. Mesmo com o empenho e a parceria, a secretaria de meio ambiente ainda tem dificuldades de lidar com o descarte inconsciente de pneus nas ruas e margens das rodovias de acesso ao município, além das queimadas que acabam lançando fumaça tóxica no ar. Por diversas vezes, os desavisados promovem queimadas de pneus principalmente no anel rodoviário da BR-030, rodovia mais movimentada da região. Outro agravante é o acúmulo de água nos pneus, o que acaba servindo de berçário para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Na Clínica Luiza Feres você pode aderir ao Programa Na Medida Certa, um tratamento 100% ortomolecular para redução de medidas e emagrecimento de ate 10 kg no mês. O pacote inclui tratamento estético, acompanhamento nutricional, bioimpedância semanal e nutracêuticos ortomoleculares. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Ligue agora mesmo e marque uma avaliação. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise. Vem construir o seu corpo para o verão.
Na última semana, máquinas que prestam serviços urbanos para a prefeitura de Brumado derrubaram parte de um muro à margem do Riacho do Bate Pé, no Bairro São José. A ação tem gerado protestos nas redes sociais por parte da família prejudicada e dos vizinhos que veem seus imóveis ameaçados. O site Achei Sudoeste esteve no local na última quarta-feira (16) e não encontrou mais as máquinas trabalhando no trecho. Os moradores disseram que não irão mais permitir que a prefeitura continue com a obra de canalização do riacho. “Eles vieram aqui, derrubaram o muro, retiraram as máquinas e não voltaram mais. É bom que nem voltem mesmo, se não isso aqui vai virar um campo de guerra”, ameaçaram. Em fevereiro deste ano, a prefeitura notificou os proprietários dos imóveis, dando prazo de 10 dias para recuarem os mesmos. Caso contrário, as máquinas derrubariam as paredes no caminho do riacho. Os imóveis são apontados pela prefeitura como não licenciados, configurando, assim, invasão de espaço público. A notificação apresenta o art. 443, do Código Municipal de Urbanismo, que diz que “toda obra não licenciada em terrenos de domínio da prefeitura municipal de Brumado será demolida, imputando-se ao infrator as despesas ocasionadas com acréscimo da taxa da administração de 30%”.
Por telefone a nossa reportagem, o secretário de meio ambiente, Charles Granger, argumentou que o proprietário do imóvel que teve o muro derrubado havia sido notificado várias vezes pela prefeitura, mas o mesmo ignorou os avisos e continuou erguendo o muro durante à noite. Dessa forma, os operadores foram orientados a derrubar a alvenaria que ficaria no caminho das obras de contenção à margem do riacho. O secretário disse ainda que, desde quando foram emitidas as notificações, a prefeitura vem tentando minimizar o máximo possível dos efeitos nas construções dos populares. “Na Padre Cícero, por exemplo, nós mudamos o projeto para desviar a passagem do riacho para o centro da via para não prejudicar o moradores instalados bem na beira do riacho. Porém, onde o projeto técnico não pode ser alterado, infelizmente, estamos sendo obrigados a usar das nossas prerrogativas e sermos mais enérgicos para o andamento da obra, que se não for executada agora irá prejudicar muito mais os moradores futuramente”, pontuou o secretário.
O governo baixou em R$ 10, de R$ 979 para R$ 969, a previsão para o salário mínimo em 2018. A redução, se confirmada, deve gerar uma economia de R$ 3 bilhões ao governo no ano que vem. A mudança foi divulgada pelo Ministério do Planejamento. Atualmente, o salário mínimo está em R$ 937. Na terça, o governo propôs elevar o teto para o rombo das contas públicas em 2017 e 2018 para até R$ 159 bilhões e anunciou uma série de medidas para aumentar a arrecadação e reduzir custos, entre elas o adiamento de reajustes a servidores e a criação de um teto salarial para o serviço público. De acordo com o governo, as medidas são necessárias porque a arrecadação com impostos e tributos está mais baixa que a prevista, reflexo da recuperação da economia que é mais lenta que a esperada. Atualmente, cerca de 45 milhões de pessoas no Brasil recebem salário mínimo, entre elas aposentados e pensionistas, cujos benefícios são, ao menos em parte, pagos pelo governo federal, já que a Previdência é deficitária (arrecada menos do que gasta). Segundo o G1, com o salário mínimo menor, portanto, o governo economiza nas despesas com o pagamento desses benefícios.