No último domingo (27), um homem de 28 anos foi mortos a tiros por dois indivíduos ainda não identificados em Barra da Estiva. Os criminosos invadiram a residência onde Geanilton Santos Caires estava, localizada na comunidade Pé do Morro, na zona rural de Barra da Estiva, e efetuaram os disparos. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a vítima foi levada para o lado de fora da casa, que seria de sua namorada, e morto no local. A dupla fugiu, em seguida, a bordo de uma motocicleta. A polícia está investigando o caso, mas ainda não há informações sobre a motivação do crime.
Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura deram início a uma grande operação tapa-buracos no principal corredor do centro comercial de Brumado, que envolve toda a extensão que liga as três rodovias de acesso ao município: BA-148, BA-262 e a BR-030. As obras fazem parte do programa de recuperação das rodovias promovido pelo órgão federal, que também inclui o recapeamento e a sinalização da BR-030, nos sentidos Brumado/Guanambi e Brumado/Tanhaçu. A infraestrutura local já havia iniciado a operação, porém, neste final de semana, a empresa que presta serviços terceirizados ao Dnit também efetuou parte dos tapa-buracos e já sinalizou que, tão logo a operação seja concluída, dará início ao recapeamento asfáltico de todo o perímetro que envolve desde a Avenida Centenário, entrada da BR-030, até a Avenida Coronel Santos, entrada da BA-262, e a Rua Exupério Pinheiro Canguçu, acesso à BA-148. As obras estão sendo efetuadas nos períodos noturnos e nos finais de semanas, quando há um menor fluxo de veículos a fim de evitar maiores transtornos no trânsito local. O secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, relatou ao site Achei Sudoeste que buscará mais informações com a coordenação regional do Dnit quanto à sinalização horizontal que deverá ser refeita após a conclusão das obras de recapeamento da malha asfáltica.
O jovem Lucas de Oliveira Magalhães, de 21 anos, foi preso em flagrante na última sexta-feira (25) pela Polícia Civil enquanto passava drogas, celulares e bebidas para os detentos da Delegacia Territorial de Caetité, município do Sertão Produtivo. Segundo informações da polícia, Lucas estava com outro homem no momento da abordagem, mas o mesmo conseguiu fugir. O comparsa já foi identificado e as guarnições iniciaram as buscas na tentativa de capturá-lo. Lucas e o material apreendido foram apresentados na unidade policial. O acusado foi autuado em flagrante.
A seleção de Brumado venceu Palmas de Monte Alto por 2x0 em jogo disputado na tarde deste domingo (27), no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, e assumiu a vice-liderança do grupo 14 no Campeonato Intermunicipal de Futebol. O time de Palmas de Monte Alto, que está em seu primeiro Intermunicipal, passa por sérias dificuldades fora de campo, o que tem atrapalhado o seu desempenho na competição. O selecionado montealtense chegou ao estádio com apenas 12 atletas e não conseguiu segurar a pressão do time da casa. O empate em 1x1 entre Guanambi e Vitória da Conquista no outro jogo do grupo ajudou o selecionado brumadense a subir uma posição na tabela, alcançando os 07 pontos. A seleção tomou o segundo lugar do time guanambiense, que fechou a quarta rodada em terceiro, com 06 pontos. O time de Vitória da Conquista ainda se mantém na liderança do grupo, com 08 pontos ganhos, e Palmas de Monte Alto ainda não pontuou na competição. Nos próximos finais de semana, Brumado recebe Guanambi no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, enquanto o Vitória da Conquista retorna ao Estádio 02 de Julho, em Guanambi, para enfrentar o selecionado de Palmas de Monte Alto. Restando duas rodadas para o final da primeira fase, Vitória da Conquista e Brumado já asseguraram vaga à próxima fase da competição; já o time de Guanambi precisa de apenas um empate para assegurar matematicamente a vaga. Mesmo sem ainda ter pontuado na competição, Palmas de Monte Ainda tem chances de se classificar, mas para isso terá a difícil missão de vencer bem os próximos jogos contra Vitória da Conquista e Guanambi e ainda torcer por uma derrota de Guanambi contra Brumado.
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aderiu à Semana Nacional da Conciliação, que acontece este ano de 27 de novembro a 1º de dezembro, e irá reforçar a ação com a realização da Semana Estadual da Conciliação, de 20 a 24 de novembro. Os processos já podem ser cadastrados no site do TJ-BA, por meio do link do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos (Nupemec), que é órgão do tribunal responsável pelas Semanas de Conciliação. De acordo com o TJ-BA, os processos inscritos serão analisados, antes de serem disponibilizados para conciliar pelas varas de origem. Se uma empresa ou órgão público estiver citado em diversos autos, o tribunal realiza uma audiência prévia, para sensibilizar a parte para se planejar e apresentar boas propostas de acordo durante o mutirão.
O primeiro jogo da grande final do Campeonato Brumado de Futebol 2017 foi digno de um roteiro de cinema, com duas grandes equipes promovendo uma partida dinâmica com vários lances de tirar o fôlego dos torcedores que compareceram ao Estádio Gilberto Cardoso, na tarde do último sábado (26). Magnesita e Umburanas fizeram um duelo de titãs e apresentaram um alto nível técnico que abrilhantou o primeiro confronto da decisão. O Umburanas, atual campeão, dominou a partida, teve mais tempo de posse de bola, criou mais oportunidades no ataque, mas esbarrou na boa atuação do veterano Pí, de 44 anos. O jogador comandou a defesa do Magnesita como um xerife e ainda atuou na segurança das belas e difíceis defesas efetuadas pelo goleiro Raí.
Foi a primeira derrota do time de Umburanas, que sagrou-se campeão invicto na edição anterior da competição e vinha mantendo a hegemonia desde então no campeonato. Também foi o primeiro jogo em que o poderoso ataque saiu sem balançar as redes adversárias. Já o Magnesita soube explorar bem os contra-ataques na velocidade de Léo Coxinha, que, no oportunismo, após uma bela cobrança de falta, passou por traz da zaga adversária, bateu colocado na diagonal para vencer a barreira do experiente goleiro Debilora e fez o único gol da partida. O time perdeu a sua principal referência com uma contusão na metade do segundo tempo, o atacante Kaka, que ainda é dúvida para o segundo e decisivo jogo do próximo sábado (1º). Com o resultado, o time dos operários, que passou oito anos longe da competição, colocou uma mão na taça e poderá conquistar o 13º título de sua história no campeonato brumadense de futebol.
Nesta segunda-feira (28), serão apresentados durante a sessão legislativa na Câmara Municipal os Projetos de Decreto Legislativo 003/2017 e 004/2017, que dispóem, respectivamente, sobre a concessão de Título de Cidadão Brumadense a Daniel Machado Simurro e a Lourival Almeida Trindade, bem como o Projeto de Lei 027/2017, de autoria do Executivo, que institui o Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior (PAEES). Em única discussão e votação, haverá a proposta de emenda à Lei Orgânica do Município. Já em primeira discussão e votação, terá o Projeto de Lei 025/2017, que institui o Dia Municipal do Maçom na cidade e o Projeto de Lei 026/2017, que autoriza o Prefeito Municipal a celebrar Termo de Concessão de Uso de Imóvel, de domínio municipal, com a Associação Comunitária dos Produtores Rurais de Arrecife - Beira do Rio. Por fim, em primeira e única discussão e votação, serão apresentadas diversas indicações e requerimentos de autoria dos parlamentares da Casa.
Através da Secretaria de Meio Ambiente, a prefeitura de Brumado realizou a instalação de seis caixas coletoras de materiais recicláveis em pontos estratégicos do município, são os Pontos de Entrega Voluntária (PEV). Os equipamentos fazem parte do projeto de regulamentação da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Brumado (Catamarb). Nas caixas coletoras, podem ser depositados plástico, papel, papelão e metal. O secretário municipal de meio ambiente, Charles Granger, ressaltou que não se trata de caixas para depósito de lixo, o que torna inviável o despejo de sobras orgânicas nos recipientes. “Pedimos a colaboração da nossa população para não utilizarem essas caixas como depósito de lixo, pois as mesmas não têm essa finalidade. Se assim fizerem, estarão atrapalhando o serviço prestado pela cooperativa”, alertou o secretário.
O motorista de uma van de transporte alternativo ficou ferido depois de bater no fundo de um ônibus, na cidade de Vitória da Conquista. O acidente aconteceu no último sábado (26). O estado de saúde dele não foi divulgado. O motorista do ônibus, José Fernandes Vieira Matos, conta que momentos antes da van colidir, ele tinha parado o veículo no ponto para que os passageiros descessem, em frente à garagem de uma empresa de transporte público da cidade. “Eu parei para desembarcar os passageiros, porque é um ponto. Foi quando essa van deparou comigo aqui pelo fundo [do ônibus] e aconteceu essa colisão”, explicou ao G1. Ainda havia passageiros no ônibus quando o acidente aconteceu. O motorista da van, Elivelton Silva Ribeiro, de 25 anos, estava sozinho no momento da colisão. Testemunhas disseram que ele ficou com as pernas e cintura presas às ferragens. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Não há informações sobre o estado de saúde.
Na edição do dia 25 de agosto, a Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora publicou no Diário Oficial o Decreto nº 528/2017, que extingue contratos temporários de servidores firmados com o município. A decisão levou em consideração o fato de que a Administração vem convocando candidatos aprovados em concurso público e processo seletivo simplificado a fim de prover as vagas existentes no serviço público municipal. De acordo com o decreto, ficam extintos os remanescentes contratos temporários, salvaguardando as situações excepcionais, para os cargos de: Médico, Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Saúde Bucal, os quais ensejam prestação de serviços públicos classificados como inadiáveis, essenciais e impostergáveis, até ulterior deliberação.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que a bandeira tarifária para setembro será amarela. Isso representa um acréscimo de R$ 2 na conta de luz a cada 100 quilowatts-hora (kwh) consumidos, valor inferior ao vigente no mês de agosto, que adiciona R$ 3 a cada kwh consumidos. Segundo a Aneel, o que determinou a mudança da bandeira de vermelha para amarela foi a melhora das condições hidrológicas nas regiões Sul e Sudeste. A agência afirmou que a metodologia das bandeiras deve ser revisada no ano que vem. O objetivo é evitar mudanças bruscas na conta de luz de um mês para o outro. Ainda assim, a Aneel defende que o sistema atual sinaliza o custo efetivo da energia gerada, estimulando o uso consciente da energia elétrica por parte da energia elétrica.
A jovem Leila Cordeiro, de apenas 18 anos, filha do casal de agricultores Raimundo e Marli, residentes na comunidade Vila Nova, zona rural de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, conseguiu realizar o sonho de estudar no exterior. Leila estudou em uma pequena escola pública na vila onde residia e enfrentou muitos obstáculos até conseguir concluir o ensino médio. Após passar no vestibular, a jovem teve de trabalhar em um supermercado para conseguir guardar dinheiro e então viajar para Salvador e iniciar os estudos na Ufba, onde cursava Direito. De acordo com a rádio 88 FM, a garota conseguiu uma bolsa de estudos para se manter na capital e, logo, surgiu a oportunidade de realizar o sonho de estudar no exterior. Após vários dias de preparação, Leila passou em uma seletiva e conseguiu a vaga para estudar no exterior.
A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) estive em Caetité, no sudoeste da Bahia, para visitar o Projeto Brotando Águas, que visa à construção de barraginhas para armazenamento de água das chuvas. Na ocasião, os representantes destacaram a importância do projeto para a cidade, bem como o pioneirismo do município, que é o primeiro da Bahia a implantar essa tecnologia. O objetivo do projeto é fazer com que a água armazenada infiltre o mais rápido possível no solo para que, na próxima chuva, ela esteja vazia para captar mais água. Cada barraginha tem a capacidade de, em média, 50 carros pipa. Dessa forma, o impacto ambiental é bastante positivo, porque as nascentes brotam, os rios são revitalizados e a disponibilidade de água na região cresce. Em Caetité já são mais de 100 barraginhas construídas nas comunidades de Escadinha, Pirajá e Juazeiro, beneficiando mais de 300 famílias. Estão sendo construídas mais 50 na comunidade Olho D’água, em Santa Luzia. O projeto conta com a parceria das empresas Embrapa, Eólicas Caetité e Banco BNDES.
Uma moderna plataforma de videomonitoramento, que conta com câmeras de alta resolução espalhadas em pontos estratégicos, foi instalado na cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. O sistema transmite imagens em alta definição e em tempo real para uma central de monitoramento, que será operada pela Guarda Municipal. A plataforma visa combater o vandalismo e a violência. O projeto piloto, iniciado com dez câmeras, já se mostra positivo ao interligar, através da tecnologia de ponta, informações que são captadas e repassadas para autoridades, quando for o caso. A iniciativa agradou a população, que tem se sentido mais segura. Esse sistema já funciona em grandes centros e, além da vigilância de logradouros e prédios públicos, oferece suporte na fiscalização do trânsito. Rio de Contas é a primeira cidade turística da região a inaugurar tal plataforma tecnológica a serviço da segurança.
A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o prefeito de Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens (PSD), se reuniram com o senador Otto Alencar (PSD) e com o secretário de Infraestrutura de Transportes do Estado, Marcus Cavalcanti, na última semana. Durante as duas agendas, o prefeito e a parlamentar solicitaram obras de pavimentação asfáltica em vias do município, bem como acompanharam os pedidos feitos anteriormente. O senador se colocou à disposição garantir benefícios para o município. Após a reunião com o secretário, o prefeito seguiu para uma reunião com o superintendente de infraestrutura de Transportes, Saulo Pontes. Segundo a deputada, as intervenções na área de infraestrutura são essenciais para o desenvolvimento do município. “Quando falamos em pavimentação, falamos em progresso, em desenvolvimento, em geração de emprego e renda. Ou seja, só melhorias para a cidade”, disse Bastos.
A subestação II da Coelba, localizada à margem da BR-030, já está recebendo energia gerada pelo Parque Eólico de Brumado. No final do mês de julho, a Enel Green Power Brasil Participações (EGPB) fez um pronunciamento oficial sobre o funcionamento do parque, porém, na época, ainda em fase de teste comissionado. Tão logo passe o período de avaliação de funcionamento, a empresa entrará no mercado comercial a fim de vender a energia gerada para outras partes do país. O site Achei Sudoeste foi o primeiro veículo de comunicação a ter acesso às dependências dos 21 km de extensão do complexo eólico, que começa na região do Distrito de Cristalândia, em Brumado, e vai até o município de Rio de Contas.
Nossa equipe pode registrar toda a estrutura das instalações, que já estão em sua capacidade total de 90 MW. O parque conta com 45 torres aerogeradoras, capazes de gerar cerca de 350 GWh por ano, demanda suficiente para atender anualmente mais de 170 mil imóveis em todo o país. A subestação interna do complexo também está em pelo funcionamento. Comprovando se tratar de energia limpa, os dados apontam que a energia fornecida pelo Parque Eólico evita a emissão de mais de 110 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera. Como se trata de uma fase teste, a Enel ainda não se pronunciou sobre uma data para a solenidade de inauguração, mas a expectativa é de que o evento aconteça até o mês de novembro.
A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), através da Coordenação de Controle Viário, está fiscalizando a prestação do serviço de táxi no município, atendendo ao disposto no Decreto Municipal nº 4.845, de 14 de abril de 2016. Em Brumado, o serviço de táxi é uma concessão pública, através da qual a Administração concede ao taxista à execução do serviço. Para começar as atividades, o taxista, inicialmente, faz um requerimento à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf). Após obter a autorização de vaga de ponto na respectiva secretaria, o mesmo apresenta a documentação necessária à Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). Em seguida, não havendo nenhum impedimento, o taxista é encaminhado à SMTT para que seja feito o cadastro do profissional autônomo e do veículo e a sua vistoria técnica. Durante a fiscalização, são avaliados os seguintes itens: cor e ano do veículo, documentação do veículo e do condutor, estado dos pneus e demais dispositivos de segurança, a atividade remunerada do condutor e a sua categoria. Depois disso, se todos os itens forem aprovados, é autorizada a plotagem do veículo, que posteriormente também é conferida em pátio, e o taxista poderá dar início as suas atividades. Atualmente, na cidade, existem 45 pontos de táxi.
O município de Brumado já pode planejar a criação e instalação de um agrupamento de bombeiros na cidade. Com o aval da Academia de Bombeiros Civis da Bahia e sob a regulamentação federal de número 11.901/09, foi formada a primeira turma de Bombeiros Profissionais Civis de Brumado no ano de 2016. Durante o período de um ano, os 31 alunos, dentre os quais 09 mulheres, receberam treinamento prático e teórico, coordenado pelo instrutor George Dias. Desde então, a qualificação está ociosa, uma vez que o município não conta com um destacamento para prestação de serviços à comunidade. Em 2013, a então vereadora Liu Vasconcelos fez um requerimento no intuito do Executivo aceitar a proposta de instalação de uma base do Corpo de Bombeiros da Bahia para atender a microrregião, que agrega 21 municípios. Na época, a parlamentar esteve na sede do Corpo de Bombeiros da Bahia em Salvador, onde foi recepcionada pelo subcomandante geral, Tenente Cel. Marcelo, e pelo subcomandante do interior, Tenente-Coronel Barbosa Neto.
Eles declararam na ocasião que já existiam planos para que Brumado tivesse uma Companhia Independente do Corpo de Bombeiros da Bahia, ligada à unidade de Vitória da Conquista. Entretanto, a vereadora, acompanhada do marido, agora presidente do Legislativo, Leonardo Vasconcelos, ouviram dos subcomandantes que, por causa da contenção de despesas por parte do Governo do Estado, a instalação da unidade brumadense teria de esperar. Apesar disso, no encontro, ficou acordado que, caso a prefeitura disponibilize um local provisório e um efetivo de pelo menos seis agentes, o Corpo de Bombeiros poderá ceder um Sargento Comandante e um Soldado Assessorista, além do treinamento para os agentes e um veículo de combate a incêndio. Quase cinco anos se passaram e o requerimento outrora engavetado pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), voltou à tona com a formação dos bombeiros civis. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o bombeiro Tércio Santos Moreno, que vem atuando nas instalações do agrupamento do Parque Eólico, na Serra das Araras, reforçou a carência do município, que não tem uma base operacional de bombeiros.
Ele apontou que frequentemente há ocorrências em que se faz necessário a atuação especializada de bombeiros, como queimadas e acidentes automobilísticos em locais de difícil acesso para os socorristas do Samu 192. No momento, o há um agrupamento de bombeiros civis que atua dentro das instalações do Parque Eólico, o qual conta com o aparato de caminhões tanques de 20 mil litros equipados para o combate de incêndio em matas e áreas urbanas. “É um almejo nosso poder contar com um equipamento desses em nossa cidade e região. Vitória da Conquista já está sobrecarregada com a demanda de 51 cidades do sudoeste, então penso que um agrupamento em Brumado poderia desafogar mais a companhia regional”, destacou. O assunto deve voltar a ser debatido e poderá ser apresentado como projeto de lei na câmara de vereadores.
Na Clínica Luiza Feres você pode aderir ao Programa Na Medida Certa, um tratamento 100% ortomolecular para redução de medidas e emagrecimento de ate 10 kg no mês. O pacote inclui tratamento estético, acompanhamento nutricional, bioimpedância semanal e nutracêuticos ortomoleculares. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Ligue agora mesmo e marque uma avaliação. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise. Vem construir o seu corpo para o verão.
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.
A população carcerária feminina cresceu 698% no Brasil, segundo dados mais recentes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça. No ano 2000, havia 5.601 mulheres cumprindo medidas de privação de liberdade. Em 2016, o número saltou para 44.721. Apenas em dois anos, entre dezembro de 2014 e dezembro de 2016, houve aumento de 19,6%, subindo de 37.380 para 44.721. As informações foram enviadas ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta semana, por solicitação do ministro Ricardo Lewandowski, em decisão que deu seguimento a um pedido de habeas corpus que pretende libertar todas as mulheres grávidas, puérperas (que deram à luz em até 45 dias) ou mães de crianças com até 12 anos de idade sob sua responsabilidade que estejam presas provisoriamente, ou seja, encarceradas ainda sem condenação definitiva da Justiça. De todas as mulheres presas atualmente no país, 43% ainda não tiveram seus casos julgados em definitivo. De acordo com o jornal A Tarde, a admissão da ação, impetrada pelo Coletivo de Advogados em Direitos Humanos (CADHu), representa uma atitude rara na Corte, pois pretende beneficiar um coletivo de pessoas, não um só indivíduo. Pela extensão de possíveis efeitos, o ministro Lewandowski intimou a Defensoria Pública da União (DPU) para que manifestasse interesse em atuar no caso, o que já ocorreu.
A busca pelos dois desaparecidos – vítimas do naufrágio da lancha Cavalo Marinho I em Mar Grande, em Vera Cruz, que foi suspensa no início da noite deste sábado, 26 – foi retomada logo no início da manhã deste domingo, 27. A Marinha, o Corpo de Bombeiros e o Grupamento Aéreo Da PMBA (Graer) procuram por um adolescente de 12 anos e um idoso de 69 anos, que estavam a bordo da embarcação. A informação oficial das duas vítimas foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), após relatos de familiares que procuram a polícia. Segundo o major Roberto Carlos, comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar de Vera Cruz, ambas famílias estão no local do acidente a procura dos parentes deste o dia que a lancha virou. De acordo com o jornal A Tarde, até o momento, o número de pessoas que estão desaparecidas é incerto, uma vez que não havia um registro de passageiros que embarcaram no Terminal Marítimo da ilha. Segundo nota divulgada pela Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), entidade que coordena a travessia Salvador-Mar Grande, a lancha transportava oficialmente 120 pessoas, incluindo quatro tripulantes.
O clima de campanha pelo interior do Estado acirrada tal qual na capital da Bahia. A movimentação é tanta que a articulação opositora encabeçada pelo prefeito ACM Neto (DEM) já tem mapeados e confirmados palanques em prol do chefe do Palácio Thomé de Souza em 90% dos 417 municípios baianos, de acordo com informação da coluna Satélite do jornal Correio. A situação é vista com bons olhos pelos opositores, pois demonstra construção eleitoral do núcleo em comparação as duas últimas eleições com Paulo Souto (DEM). Desse total, 40% são de gestores que estão no comando do Executivo e os outros conhecidos como “banda B” da política, ou seja, grupos que não venceram as últimas eleições, mas possuem um bom número de eleitores locais.
O segundo dia de Festival de Inverno Bahia, realizado no sábado (26), em Vitória da Conquista, sudoeste do estado, foi marcado pelo pop e rock. Com apresentações elétricas de Humberto Gessinger e O Rappa, e acústicas do Jota Quest e Raimundos, a noite não deixou o público arredar o pé do Parque Teopompo de Almeida. O multi-instrumentista Humberto Gessinger abriu o 2º dia de FIB. O artista trouxe para o evento o trabalho “Desde Aquela Noite”, turnê comemorativa em que celebra os 30 anos do disco “A Revolta dos Dândis”. Entre antigos sucessos e trabalhos recentes, Gessinger fez uma rota por vários momentos de sua carreira musical, acompanhado de perto por um público que contou junto a cada canção.
Segunda banda da noite, o Jota Quest misturou sua inconfundível pegada black music a versões acústicas de muitas canções consagradas do grupo. O show, praticamente inédito no país, pegou o público pelas sutilezas da emoção no Parque Teopompo de Almeida, que logo entrou no clima, esqueceu a garoa fina que descia e passou a aquecer o corpo e o coração com cada hit da banda.
Com o repertório baseado na turnê “Nunca tem Fim”, o Rappa, por sua vez, trouxe toda a força da sua poética urbana, mescladas ao rock, o reggae, ao rap e a MPB. Como não poderia deixar de ser, o público levantou-se em mãos para o ar, provocado pelo ritmo de músicas e letras como “Vida Rasteja”, “My Brother” e “Anjos (Pra quem tem fé)”, entre outras canções conhecidas e cantadas de cor pela plateia. Houve ainda espaço para a leitura que a banda fez de “Súplica Cearense”, do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
No festival de Inverno, evento onde se misturam todas as tribos, a essência roqueira dos Raimundos encontrou seu lugar numa vibe afinadíssima com o público. O grupo de Brasília foi o responsável por fechar a 2ª noite do Festival. Na passagem da banda pelo palco, muitos sucessos foram lembrados. O refrão “complicada e perfeitinha”, da música “Mulher de Fases”, e trechos de clássicos do rock, como “Love of my Life”, do Queen, foram exemplos uníssonos de ritmos, vozes e atitude roqueira, trazendo para o presente a história de vozes de antigos e novos fãs. As informações são do G1.
Romance, pop e muita energia marcaram o primeiro dia da 13ª edição do Festival de Inverno Bahia (FIB), em Vitoria da Conquista, que começou na sexta-feira (25) e se estendeu pela madrugada deste sábado (26). Quem compareceu ao parque Teopompo de Almeida teve que encarar um frio de até 12 graus, mas curtiu uma mistura de ritmos que aqueceu a noite. O primeiro a subir no palco principal foi Tiago Iorc, que fez a estreia no FIB. Com “Amei te Ver”, canção do mais recente trabalho, ele deu o pontapé inicial àquele que seria o show mais romântico da noite.
Em seguida, foi a vez da banda Skank tomar o palco. Com os acordes de “Do mesmo jeito”, composição do vocalista Samuel Rosa, o grupo fez a arena do parque Teopompo de Almeida pular ao som de “Ela me deixou”, “Acima do sol”, e principalmente dos ritmos contagiantes de “Vou Deixar” e “Vamos fugir”. A banda fez um espetáculo de tirar o fôlego e inesquecível.
Última atração da noite, Ivete Sangalo superou o frio de 12º C registrado durante a madrugada e fez um show empolgante. Apresentou a nova música de trabalho, cantou hits de antigos carnavais e chegou a dançar com um fã no palco. Vestida com um sobretudo, falou sobre a baixa temperatura na apelidada 'Suiça Baiana'. “Eita frio retado”, brincou com o público. Não demorou muito para o sangue esquentar. A artista tirou o sobretudo e revelou o look brilhante que tinha preparado para o público. “Estou aqui toda gostosinha para vocês”. Para aquecer a multidão que lotou o parque, cantou o sucesso recém-lançado “À vontade” e canções mais antigas do repertório “Sorte Grande”, “Festa” e “Arerê”. As informações são do G1.